Pular para o conteúdo principal

Crises de asma e mudanças de tempo

   

As crises de asma podem surgir por fatores variados, sendo citada pelos próprios asmáticos a influência das mudanças de tempo no surgimento de crises. Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado recentemente na revista Annals of Allergy chamou a atenção para este fato.

Os autores estudaram os atendimentos realizados num Hospital de Detroit e relacionaram com fatores ambientais. No período entre Janeiro de 2004 e Dezembro de 2005 foram realizadas cerca de 25.000 consultas de crianças em crise de asma. Os pesquisadores analisaram fatores climáticos incluindo temperatura, umidade, poluentes e aeroalérgenos.
Ao final relacionaram o número de atendimentos de crianças em crise de asma com os períodos de mudanças bruscas climáticas.

Concluíram que as mudanças de umidade relativa do ar e de temperatura estavam ligadas a um maior número de atendimentos 1 a 2 dias após as mudanças de tempo .

Ainda não se sabe o exato mecanismo envolvido. Este estudo confirma uma queixa já verificada pelos próprios asmáticos que costumam relatar este achado aos seus médicos.


Estudo publicado na revista Annals of Allergy, Asthma and Immunology 2009, vol. 103, no. 3, pp. 220 - 224

Comentários

  1. Boa noite ! Tive uma crise de falta de ar tem.um.mês .Fui ao pneumologista ,ele diagnosticou asma moderada ,me passou Alenia 12/400 duas vzs ao dia .. Gostaria de saber em quanto tempo o remédio começa a agir,pois ainda sinto falta de ar ,não tem nem 12 horas que comecei a toma.

    ResponderExcluir
  2. Gláucia: o tempo para que a medicação exerça seu efeito não é padronizado pois depende de vários fatores incluindo: tipo de crise, intensidade da asma, técnica da inalação, etc. Por exemplo, pessoas que estejam em crise podem ter dificuldade em inspirar profundamente, diminuindo o alcance da medicação nos brônquios. Aconselho que observe seus sintomas e se necessário, entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Escreva para nosso e-mail e receba a cópia do livro "Alergia, doença do século XXI" Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, tenho asma desde pequena, sempre tomei inalação com 5 gotas de berotec diariamente, por volta dos 21 anos o pneumologista receitou o seretide, a partir de então comecei a tomar uma dose por dia e nao fiz mais usó de inalação . Hoje tenho 32 anos e o seretide por ser corticoide me prepcupa com os efeitos colaterais a longo prazo. Gostaria de saber qual remédio a longo prazo pode ser mais nocivo a saúde, o berotec ou o seretide? Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Olá Liliane: fique tranquila. Seretide é uma medicação inalada segura usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se emgolir um comprimido do Alenia por esquecimento vai fazer o mesmo efeito de inalar o pó?

    ResponderExcluir
  6. Não. A medicação inalada será distribuída no sistema respiratório. A medicação engolida será dirigida ao sistema digestório. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia doença do século XXI”. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/9/15 21:53

    Que mal tem em engolir uma cápsula de Formocaps? Engoli por engano.

    ResponderExcluir
  8. As cápsulas de Formocaps devem ser inaladas e não ingeridas.
    A ingestão acidental de apenas uma cápsula não é passível de provocar reações graves.
    Pode ocorrer uma discreta taquicardia e tremor. Aconselho que comunique seu médico e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Olá, faço uso do Alenia, e tomo anticoncepcional, altera o efeito do anticoncecional?

    ResponderExcluir
  10. Alenia não interfere no efeito do anticoncepcional.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. vou inicir o uso do Alenia e tomo lexotan 3 mg, tem algum problema?

    ResponderExcluir
  12. Ryane: Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma e deve ser inalada de modo contínuo, mesmo que a pessoa esteja bem, para combater a inflamação dos brônquios e prevenir crises. É uma medicação bem tolerada, que utiliza doses mínimas (microgramas) e exerce seu efeito diretamente nos pulmões, com mínimos efeitos no resto do organismo. Não há necessidade de suspender o Lexotan. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/5/16 20:55

    Boa noite, estou com crises muito fortes ultimamente devido ao inverno e me receitaram Alenia, porem ja estou tomando espironolactona para retenção hídrica, posso tomar esses dois remédios ou há interação? É necessario descontinuar a budesunida nasal 32mcg que utilizo para rinite e o allegra? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Alenia e Busonid são medicações inaladas que atuam diretamente nas vias respiratórias e por isso não interferem na medicação citada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Fiz um teste de asma e o mesmo deu negativo, mesmo assim meu médico receito um remédio para asma devido meus sintomas. Que mal isso pode me fazer?

    ResponderExcluir
  16. O diagnóstico da asma não se baseia em exames ou testes, mas sim na análise clínica e exame físico feitos pelo médico. Não possoopinar sobre o remédio sem saber o nome do medicamento que refere. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Olá dei uma olhada na bula do symbicort e diz q aumenta o risco de morte ou problemas respiratórios agora estou com medo.de usa medicação

    ResponderExcluir
  18. Anderson Symbicort é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Olá boa tarde. Minha sogra faz uso do seretide 25/250 ele vem com 120 doses eu gostaria de saber quanto tempo dura pois ela precisa usar duas vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  20. Beatriz: se sua sobra inalar dois jatos duas vezes ao dia, o frasco com 120 doses durará 1 mês. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde fui ao medico e ele me passou alenea só q na farmácia me venderam o refil sem o aspirador sera q se eu fizer em modo de nebolizaçao vai resolver,pq meu nebolizador diz q e inalador TB mas não sei utilizar esse modo dele

    ResponderExcluir
  22. Bom dia. Alenia não pode ser usado nebulizador. Trata-se de uma cápsula com pó para inalação e necessita do dispositivo próprio que acompanha o remédio. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite faço o uso de seretide queria saber se engorda.


    ResponderExcluir
  24. Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo, não causa ganho de peso e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticoides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Oi se faço tratamento para alégia a acaros fugo e barato tomo a imunoterapia sublingual posso fazer uso de vitaminas de qualquer Tipo

    ResponderExcluir
  26. Luzia: para orientar com segurança, seria necessário conhecer a formulação da imunoterapia e qual o tipo de vitamina necessita utilizar. Por isso, recomendo que entre em contato com seu alergista e será orientada de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Tive uma crise de tosse em 2016 diagnosticada como bronquite. tive novamente crise de tosse em janeiro agora 2018 voltei ao mesmo pneumologista. Ele receitou Lugano inalatorio para que eu tomasse até retornar. Pediu uma espirometria com broncodilatador. Eu disse a ele que iria viajar, ele disse que poderia fazer quando eu voltasse da viagem. Desejo saber se é prejudicial fazer uso do medicamento Lugano com interrupções?

    ResponderExcluir
  28. Lila Boa noite Lugano é uma medicação usada no tratamento de controle da asma. Por isso, deve ser inalado todos os dias, mesmo que esteja bem. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você a cópia do livro: "Viver bem com asma" Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno