02 novembro 2009

Crises de asma e mudanças de tempo

Smile - chuva    As crises de asma podem surgir por fatores variados, sendo citada pelos próprios asmáticos a influência das mudanças de tempo no surgimento de crises. Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado recentemente na revista Annals of Allergy chamou a atenção para este fato.

Os autores estudaram os atendimentos realizados num Hospital de Detroit e relacionaram com fatores ambientais. No período entre Janeiro de 2004 e Dezembro de 2005 foram realizadas cerca de 25.000 consultas de crianças em crise de asma. Os pesquisadores analisaram fatores climáticos incluindo temperatura, umidade, poluentes e aeroalérgenos.
Ao final relacionaram o número de atendimentos de crianças em crise de asma com os períodos de mudanças bruscas climáticas.

Concluíram que as mudanças de umidade relativa do ar e de temperatura estavam ligadas a um maior número de atendimentos 1 a 2 dias após as mudanças de tempo .

Ainda não se sabe o exato mecanismo envolvido. Este estudo confirma uma queixa já verificada pelos próprios asmáticos que costumam relatar este achado aos seus médicos.


Estudo publicado na revista Annals of Allergy, Asthma and Immunology 2009, vol. 103, no. 3, pp. 220 - 224

21 Dê sua opinião:

Gláucia disse...

Boa noite ! Tive uma crise de falta de ar tem.um.mês .Fui ao pneumologista ,ele diagnosticou asma moderada ,me passou Alenia 12/400 duas vzs ao dia .. Gostaria de saber em quanto tempo o remédio começa a agir,pois ainda sinto falta de ar ,não tem nem 12 horas que comecei a toma.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gláucia: o tempo para que a medicação exerça seu efeito não é padronizado pois depende de vários fatores incluindo: tipo de crise, intensidade da asma, técnica da inalação, etc. Por exemplo, pessoas que estejam em crise podem ter dificuldade em inspirar profundamente, diminuindo o alcance da medicação nos brônquios. Aconselho que observe seus sintomas e se necessário, entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Escreva para nosso e-mail e receba a cópia do livro "Alergia, doença do século XXI" Gratos pela visita.

Liliane Martins disse...

Bom dia, tenho asma desde pequena, sempre tomei inalação com 5 gotas de berotec diariamente, por volta dos 21 anos o pneumologista receitou o seretide, a partir de então comecei a tomar uma dose por dia e nao fiz mais usó de inalação . Hoje tenho 32 anos e o seretide por ser corticoide me prepcupa com os efeitos colaterais a longo prazo. Gostaria de saber qual remédio a longo prazo pode ser mais nocivo a saúde, o berotec ou o seretide? Desde já agradeço pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Liliane: fique tranquila. Seretide é uma medicação inalada segura usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se emgolir um comprimido do Alenia por esquecimento vai fazer o mesmo efeito de inalar o pó?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não. A medicação inalada será distribuída no sistema respiratório. A medicação engolida será dirigida ao sistema digestório. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia doença do século XXI”. Agradecemos sua visita

Anônimo disse...

Que mal tem em engolir uma cápsula de Formocaps? Engoli por engano.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As cápsulas de Formocaps devem ser inaladas e não ingeridas.
A ingestão acidental de apenas uma cápsula não é passível de provocar reações graves.
Pode ocorrer uma discreta taquicardia e tremor. Aconselho que comunique seu médico e peça que a oriente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá, faço uso do Alenia, e tomo anticoncepcional, altera o efeito do anticoncecional?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alenia não interfere no efeito do anticoncepcional.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Ryane disse...

vou inicir o uso do Alenia e tomo lexotan 3 mg, tem algum problema?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ryane: Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma e deve ser inalada de modo contínuo, mesmo que a pessoa esteja bem, para combater a inflamação dos brônquios e prevenir crises. É uma medicação bem tolerada, que utiliza doses mínimas (microgramas) e exerce seu efeito diretamente nos pulmões, com mínimos efeitos no resto do organismo. Não há necessidade de suspender o Lexotan. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Ryane disse...

Muito Obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite, estou com crises muito fortes ultimamente devido ao inverno e me receitaram Alenia, porem ja estou tomando espironolactona para retenção hídrica, posso tomar esses dois remédios ou há interação? É necessario descontinuar a budesunida nasal 32mcg que utilizo para rinite e o allegra? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alenia e Busonid são medicações inaladas que atuam diretamente nas vias respiratórias e por isso não interferem na medicação citada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Fiz um teste de asma e o mesmo deu negativo, mesmo assim meu médico receito um remédio para asma devido meus sintomas. Que mal isso pode me fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O diagnóstico da asma não se baseia em exames ou testes, mas sim na análise clínica e exame físico feitos pelo médico. Não possoopinar sobre o remédio sem saber o nome do medicamento que refere. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anderson Jeronimo disse...

Olá dei uma olhada na bula do symbicort e diz q aumenta o risco de morte ou problemas respiratórios agora estou com medo.de usa medicação

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anderson Symbicort é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Gratos por sua visita.

Beatriz Loiola disse...

Olá boa tarde. Minha sogra faz uso do seretide 25/250 ele vem com 120 doses eu gostaria de saber quanto tempo dura pois ela precisa usar duas vezes ao dia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Beatriz: se sua sobra inalar dois jatos duas vezes ao dia, o frasco com 120 doses durará 1 mês. Gratos por sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...