Pular para o conteúdo principal

Asma e inalador de pó seco - respondendo à leitora

Tenho asma e gostaria de ter mais informações sobre as bombinhas de inaladores secos. Obrigada, Elizia.


O tratamento da asma segue as recomendações do Consenso Brasileiro no Manejo da Asma, organizado por renomados especialistas no país. É ponto pacífico que a melhor maneira de administrar os remédios é por via inalada.

Se uma pessoa inala um medicamento, é comprovado que:
- A dose é menor (micrograma), comparado a comprimidos e xaropes (miligrama).
- O efeito é mais rápido.
- A segurança é maior, já que os efeitos colaterais são menores.

Existem 3 maneiras de inalar um medicamento para tratar a asma:
1.Nebulização ou inalação comum com aparelhos compressores de ar.
2.Spray (ou aerossol) - a popular “bombinha”.
3.Inalador de pó seco.

Atendendo a solicitação da leitora Eliza, hoje falaremos do inalador de pó seco.

Trata-se de um dispositivo moderno para inalação de remédios, muito parecidos com as “bombinhas”, mas que atuam sob forma de um pó muito fino que penetra nas vias respiratórias, atingindo até os brônquios inflamados pela asma.

Existem vários dispositivos inalatórios de pó seco e seus nomes parecem complicados pois são todos em inglês, sem tradução para o português. Os mais conhecidos são:
- Aerolizer – utiliza cápsulas para inalação.
- Diskus – utiliza um aparelho de formato redondo, semelhante a um disco.
- Turbuhaler – assemelha-se a um tubo




Remédios que podem ser encontrados sob forma de inalação de pó seco:

- Remédios aliviadores ou broncodilatadores: Formoterol, Salmeterol. Nomes comerciais: Fluir, Foradil, Formare, Formocaps.

- Remédios controladores ou corticosteróides inalados: Beclometason, Budesonida, Fluticasona, Mometasona. Nomes comerciais: Miflasona, Miflonide, Busonid, Flixotide, Fluticaps, Oximax.

- Terapias combinadas, utilizando combinações de um remédio aliviador com um remédio controlador. Nomes comerciais: Alenia, Foraseq, Seretide, Symbicort.

Os inaladores de pó seco são formados por um bocal e um receptáculo para o remédio que se encontra em forma de pó - podendo vir como cápsulas ou livremente dentro do aparelho. O uso destes inaladores tem bons resultados no tratamento da asma, mas não são indicados para crises agudas ou para uso em crianças pequenas, que não possuem a força necessária para inspiração da medicação.

Técnica de uso:
1.Preparar a dose (varia em cada dispositivo).
2.Expirar, soprando lentamente.
3.Colocar o dispositivo na boca.
4.Inspirar o mais forte e profundo possível.
5.Parar de respirar e mentalmente contar até 10.
6. Lavar a boca, bochechar com água e cuspir.

Atenção: inalar corretamente é fundamental para que o remédio faça efeito. Por isso, se tiver dúvidas, pergunte. Leve seu aparelho na consulta e aplique junto ao seu médico para que ele oriente se a aplicação está mesmo adequada.


Vantagens dos inaladores de pó seco:

- Portáteis, práticos e duráveis.
- Não usam propelentes.
- Tem controle de dose.
- A técnica de uso é simples.

Desvantagens:

- A técnica de uso não é adequada para crianças pequenas ou para pessoas com dificuldade em inspirar com a força adequada para aplicar o medicamento.
- A inalação do pó pode deixar resíduo na garganta.
- O custo ainda é alto.


Em resumo, cada pessoa é única e diferente. Converse com seu médico especialista e escolha junto com ele o medicamento e a forma de inalação que melhor se adapte e que traga maior benefício para seu caso.

Remédios não devem ser usados por conta própria. Mas, o asmático deve conhecer seus medicamentos e saber como e quando usá-los. Para isso, ele deve ter um “Plano de Ação” orientado pelo médico, para que tenha o auto-manejo de sua doença.


Auto – manejo não é sinônimo de auto – medicação !






Comentários

  1. Tenho,1metro e sessenta e nove centimeto.E meu pesso e setenta e oito quilos. tenho um problema muito cerio na hora de dormir.ronco demais e muito alto.A minha respiração chega a parar,minha esposa não dorme mais ao meu lado, não aguenta mais.Não sei mais o que faço, para agabar com com isto ja tomei varios remedios mas não adiantou. alguem me ajuda po favor.

    ResponderExcluir
  2. Muitos fatores podem colaborar para o aparecimento dos roncos, como por exemplo: 1) aumento do peso corporal 2)alterações nasais (desvio do septo, rinite alérgica, obstrução nasal não alérgica, etc) 3)aymento de amigdalas e adenóides 4)bebidas alcoólicas 5) alguns medicamentos, entre outros. Aconselho que procure um especialista para orientar seu tratamento. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Ontem comecei a usar o Miflonide (12/12 h) e Singulair (1 cp. ao dia) e gostaria de saber sobre restrições a bebidas alcóolicas já que, pelo que entendi, o metabolismo dos medicamentos são realizados no fígado.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Renato: a ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere em sua medicação antiasmática. Converse com seu alergista. Obrigado pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Já me falaram que o uso por muito tempo de corticoide a pessoa pode ser acometida de leucemia.
    Gostaria que os mestres falassem a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Wilma; desconheço citações na literatura médica relacionando uso contínuo do corticóide inalado com surgimento de lecucemia. Abraços. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho asma mas sofro com tosse alérgica pelo menos uma vez por ano e minha pneumonologista me deu Oximax e Fluir para usar. Existe alguma restrição quanto ao consumo moderado de bebida alcoólica? Tipo no fim de semana?

    ResponderExcluir
  8. A medicação inalada não sofre interferência da a bebida alcoóloca de forma significativa. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. E quanto à prednisona?

    ResponderExcluir
  10. Não entendi sua pergunta. Prednisona não é um corticóide inalado. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando com mais detalhes a sua dúvida. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/9/11 11:16

    Bom dia, uso Symbicort 12/400 uma vez ao dia e mesmo após o uso ainda sinto tensão no peito e uma leve dificuldade em respirar, dificuldade em engolir a saliva e tenho tremores bem leves. Mesmo com o uso do medicamento certinho, sinto isso, será que seria emocional?

    ResponderExcluir
  12. Os dados que envia não são suficientes para que possa afirmar se os sintomas que descreve são causados por fatores emocionais.Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça esta orientação. O seu médico conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientar seu caso. Contamos com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo uso do Alenia, gostaria de saber se há alguma restrição quanto ao consumo moderado de bebida alcoolica.

    ResponderExcluir
  14. Não há interferência no consumo moderado de bebida alcoolica com o Alenia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. boa tarde,fazia uso de predinisona ha uns dois anos e tenho todas as caracteristicas dos efeitos colaterais que esse medicamento proporciona.vendi isto meu pneumologista me receitou o uso de foraseq 2 vezes ao dia,mas,estou com muitas coçeiras em todo meu lado direito,cabeça,barriga,braço,perna.seria um efeito colateral do remedio?e sera que não vou conseguir emagrecer tudo que engordei com o predinisona.obrigado.

    ResponderExcluir
  16. O seu relato não sugere que seja um efeito do Foraseq, mas não há como afirmar sem examinar: fale com seu médico. O emagrecimento pode ser obtido com persistência, disciplina e dieta adequada. Um nutricionista poderá ajudá-la. E, à medida que a sua asma estiver bem controlada, retome suas atividades físicas o que ajudará tanto no controle da doença como no seu emagrecimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Meu filho esta tomando fluir a 45 dias, esse medicamento pode ter uso continuo?

    ResponderExcluir
  18. Fluir é um broncodilatador de ação longa, ou seja, alivia sintomas mas não trata a doença de maneira completa. Por isso, recomenda-se que deve ser feito sempre em associação com um corticóide inalado. Com o passar do tempo e com a melhora, poderá suspender o broncodilatador e manter o corticóide inalado, que é mais seguro para uso a longo prazo. Converse com o alergista do seu filho e poderá orientar adequadamente para seu caso.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, minha filha foi medicada com Oximax após ter sido diagnosticada com uma crise de bronquite.
    Na bula deste medicamento as indicações de uso são destinadas a crianças maiores de 12 anos, porém minha filha tem 9 anos, consultei a médica e ela me disse que não havia nenhum problema, minha dúvida é, há alguma contraindicação?

    ResponderExcluir
  20. O médico pode indicar uma medicação fora das especificações da bula ("off label") se houver necessidade clínica para tal. Oximax é um corticóide inalado à base de mometasona, uma medicação segura. Existem outros produtos contendo mometasona, como por exemplo, Nasonex, um spray nasal que é liberado para uso a partir de 2 anos de idade. A médica de sua filha poderá esclarecer o motivo de sua escolha. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. ola. estou fazendo tratamento com seretide. gostaria de saber se posso tomar bebidas alcoolicas nas festas de fim de ano

    ResponderExcluir
  22. O uso da medicação inalada não interfere com a ingestão moderada de bebida alcoólica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. oi moro em vitoria da conquista ba meu filho toma alenia vai fazer tres meses,ñ teve mais crises mais fica cansado quando corre anda de bicicleta,quanto tempo ainda tenho ficar dando alenia?

    ResponderExcluir
  24. Mantenha o uso do Alenia e retorne com seu filho ao médico. O seu relato sugere que sua asma não está bem controlada e que necessita ser reavaliada pelo especialista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  25. tomo seretide(xinafoato de salmeterol e proçpionato de fluticasona, quero saber se este remedio provoca inchaço ou engorda...

    ResponderExcluir
  26. Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Não causa aumento do peso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Ana Paula14/4/12 07:45

    Minha mãe tem problema renal, faz diálise peritonial em casa e toma alguns remédios. Recentimente apareceu com uma falta de ar muito forte.Meus tios tem problemas com falta de ar e usam foraseq de 400 com ou miflazol.Qual dos dois remédios são melhores?

    ResponderExcluir
  28. Ana Paula: não recomendo que sua mãe utilize nenhuma medicação sem orientação médica. É essencial fazer o diagnóstico para poder medicar, em especial numa pessoa já portadora de outras doenças. Aconselho que procure atendimento médico para ela. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. a troca do busonid 50 aerossol pelo flixotide 50 é boa? não encontro mais o primeiro para compra... mesmo com orientação do alergista fico insegura. o que a classe médica tem feito?

    ResponderExcluir
  30. Sinome: Busonid aerossol oral foi retirado do mercado e pode ser substituído pelo Flixotide. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. em novembro do ano passado comecei a ter ansiedade generalizada com crises de panico. como esse fator passou a me dar taquicardia, hoje sinto medo de tomar qualquer medicação por achar que pode fazer mal ao coração, porém, tenho asma há 2 anos. há pouco tempo tive que ser internada por causa da asma, desde então, meu pneumologista me receitou onimax 400mg todos os dias e por 20 dias o fluir, porém, a fobia de tomar remédios não me deixa em paz. faço tratamento pscicologico com o pondera. posso ficar despreocupada e utilizar o oximax e o fluir? o meu médico me disse que a utilização prolongada do coticoide pode trazer efeitos colaterais... então é correta a utilização desses medicamentos por esse periodo?

    ResponderExcluir
  32. Jessica: fique tranquila - corticóides inalados não causam problemas cardíacos, mesmo quando usados de forma prolongada.pelo contrário, se sua asma estiver controlada, menos remédios precisará usar. Converse com seu médico, exponha suas preocupações e temores. Confie em suas orientações. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Você sabe me dizer se o inalador o Fluir serve para a cápsula do Alenia? Pois tive a medicação trocada e toda economia inteligente sempre é muito bem vinda, rs.

    No aguardo,
    Élida Oliveira - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  34. Élida: Alenia pode ser inalado com o mesmo inalador do Fluir, permitindo assim que compre apenas o refill do Alenia. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  35. boa noite, ha muito tempo tinha crises recorrentes de tosse fui ao pneumologista, onde foi solicitado rx torax e esperometria os quais deram resultados normais, o laudo final foi de hipersensibilidade bronquica e foi prescrito oximax de 400 mcg, gostaria de saber se essa medicação influi no ganho de peso.

    ResponderExcluir
  36. Marcia: Oximax é uma medicação inalada indicada no tratamento de controle da asma. Não tem efeito nas crises e deve ser usada diariamente de forma contínua a fim de prevenir a piora da asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Não causa aumento de peso. Convido que leia mais sobre este tema em: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/09/asma-e-corticides.html
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  37. Ju: não tenho condições para emitir um parecer sobre seu esposo sem conhecer seus dados clínicos. Desconheço relação entre obstrução nasal e uso de Symbicort. Mas é comprovado que o uso do Naridrin é causa de obstrução nasal e vício. Aconselho que procure o alergista que trata do seu esposo e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Sofro de asma leve e rinussinusite. Faço uso de Budesonida nasal, fiz tratamento com budesonida oral, e faço uso de Fluir em caso de crises. Esses medicamentos contem corticóide? Todos medicamentos antialérgicos contem corticóides?

    ResponderExcluir
  39. Fique tranquila. Budesonida é um corticóide para uso inalado (na asma e na rinite alérgica) Mas, trata-se de um corticóide diferente pois é formulado em doses mínimas (microgramas) de forma que atue diretamente no nariz e não provoque sintomas no resto do organismo. Por isso, pode ser usado por tempo longo, sem problemas. Assim, sua asma e rinite ficam controladas evitando crises, atendimentos em PS e uso dos corticóides sistêmicos (por via oral em forma de comprimidos , xaropes - ou injetáveis). Já os remédios antialérgicos são antihistamínicos e não contém corticóides. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Ola,

    esse blog eh muito bom. Estou com uma duvida: estou planejando engravidar e fui numa Go q me mandou trocar o Seretide pelo Miflonide 400mg
    fiz a troca e precebi q comecei a respirar com sofrimento, chiando...fui ao pneumologista e ele constatou q eu estava respirando abaixo do que deveria atraves d testes no computador. Ele me mandou voltar com o seretide, mesmo sabendo da minha vontade de engravidar porque o miflonide nao estava segurando a asma, mesmo usando o aerolyn. Gostaria de saber se há riscos em usar o seretide na gravidez pois a go disse uma coisa e o pneumo disse outra =(
    Grata, Thais.

    ResponderExcluir
  41. Thaís: o pneumo está com a razão: não há problema na medicação inalada para tratar a asma durante a gravidez. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  42. Olá estou planejando engravidar e faço uso de sertide 50\250 mas a minha alergista disse q n posso usar esse medicamento durante a gravidez.Então como controlar minha asma para realizar meu sonho de ser mãe?

    ResponderExcluir
  43. É possível tratar a asma durante a gravidez com segurança para você e para seu bebê. É importante que sua asma esteja controlada para que a gravidez evolua de forma saudável. Aconselho que peça à sua alergista que oriente o tratamento que ela considera mais adequado para seu caso e que permita uma gravidez com sua asma controlada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. estou usando o alenia comecei hoje uso de 12 em 12 horas entre as doses posso fazer nebulizações com soro e berotec?

    ResponderExcluir
  45. Peça: o fato de estar necessitando utilizar a nebulização com Berotec durante o dia indica que sua asma não está bem controlada com o uso do Alenia. A melhor conduta é retornar ao seu alergista e pedir que reavalie seu tratamento. Berotec apenas alivia mas não trata sua asma. Além disso é um broncodilatador (fenoterol) e o Alenia tambem contém uma substância similar (formoterol). Assim, o ideal é não usar os 2 medicamentos a longo prazo. É preciso avaliar se existe algum fator que impeça sua melhora apenas com o Alenia, como por exemplo: ácaros ? rinite? sinusite? refluxo? etc...Lembro sempre que tratar asma não se resume a usar remédios. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/11/asmatico-que-conhece-sua-doenca.html Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  46. bom dia, uso alenia e estou bem,mas agora o governo dá gratuidamente remedio para asma,mas não tem alenia na lista.Ele pode ser substituido por diopropionato de beclometsona? esse também é bombinha? aguardo resposta. grata

    ResponderExcluir
  47. Infelizmente foram muito poucos medicamentos incluídos na lista de medicamentos gratuitos na farmácia popular. Alenia é uma medicação que contém 2 medicamentos em um mesmo inalador: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide (budesonida). Beclometasona é apenas um corticóide para uso inalatório. Portanto, um não substitui o outro.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo1/8/12 16:25

    Boa tarde, começarei a fazer o tratamento com seretide 50/250 de 12 em 12 hrs. Contudo, tomo o anticoncepcional alestra20 a uns 5 meses. Gostaria de saber se o uso desses medicamentos simultaneamente faz com que anule o efeito do anticoncepcional, ou vice versa! Ocorre aumento significativo de peso!??

    ResponderExcluir
  49. João Luiz2/8/12 09:21

    Bom dia, o uso de oximax em dias intercalados por um tempo superior a seis mêses, pode ter algum efeito colateral? Grato.

    ResponderExcluir
  50. O uso do inalador (seretide) não causa aumento de peso e não interfere com o efeito do anticoncepcional. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  51. João Luiz: Oximax é uma medicação formulada em doses mínimas (microgramas) e por isso pode ser usado (mesmo diariamente) por tempo longo (mesmo por anos) com segurança. É importante lavar a boca (gargarejar e cuspir) após o uso para evitar possíveis efeitos na orofaringe em decorrência do pózinho que pode se acumular no local. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  52. Anônimo6/8/12 12:36

    Boa Tarde! Descobri a mais ou menos 15 dias que tenho asma a médica me indicou oximax na outraconsulta passou buclometasona 250 de 12 em 12 horas e aerolim,me vacinei contra a h1n1 a 15 dias atrás por recomendação dela poís em minas já temos casos.me resfriei a garganta está horrível estou com febre a 3 dias vai e volta ontem fui a emergência da unimed a plantonista me passou azitromicida a dor no peito para tossir é insuportavel o que eu faço?

    ResponderExcluir
  53. Aconselho que faça a medicação indicada pela médica plantonista da emergência e depois entre em contato com o seu alergista para orientá-la na manutenção do seu tratamento. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo7/8/12 23:06

    Olá
    A duas semanas estive internada com crise grave de asma. Fiquei 3 dias intubada e na UTI. Falo por experiência própria que a asma descontrolada pode matar. Agora estou me recuperando aos poucos e a minha dúvida é a seguinte: estou fazendo uso do Formocaps associado ao Miflasona, estou tomando tbm 20 mg de predinisona (esse eu paro amanhã) acho que ganhei uns quilos extras e a minha face está extremamente inchada, esse efeito é da predinisona ou dos outros medicamentos? Como o meu tratamento está no início tenho lido muito material e acho que estou confusa sobre os efeitos dos corticoides no organismo. Os corticoides inalatorios possuem menos efeitos colaterais? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  55. Olá, Tenho asma leve e nesse período de inverno fica difícil para dormir. Em alguns dias do inverno faço uso do Alenia por indicação do pneumologista. O uso deste medicamento realmente pode engordar ?

    ResponderExcluir
  56. É provável que o edema seja ocasionado pelas medicações que foram necessárias para tratar a crise grave na UTI. Corticóides inalados são formulados de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atuam diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo. Podem ser usados por tempo longo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Estes, sim, devem ser usados por períodos curtos e apenas nas crises. Leia mais em: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/09/asma-e-corticides.html Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Thiago: Alenia não engorda porque sua formulação é especial, em microgramas: atua direto nos brônquios e não causa os mesmos efeitos colaterais dos corticóides sistêmicos (comprimidos, xaropes e injetáveis). Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Oi, faço uso do Alenia de 12/12 horas há pouco tempo, fiz um exame pra saber porque sentia falta de ar e constatou asma leve a moderada, eu não tenho tosse nem chiado no peito, tenho rinite, mas esse remédio está me causando reações como tremor, coração acelerado, boca seca e também sinto dor no peito (não tenho nenhum problema cardíaco), li a bula e diz pra voltar ao médico, gostaria de saber se faz mal continuar usando, são sensações horríveis.

    ResponderExcluir
  59. Ola! estou fazendo uso de zenhale inalatorio e gostaria de saber se tenho algum efeito colateral se ingerir bebida alcoólica? Vi nas repostas que não interfere no tratamento,mas gostaria de saber se tem o risco de passar mal? se consumir moderadamente ? Obrigada!

    ResponderExcluir
  60. A ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere com a medicação inalada no tratamento da asma. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Jessica: o ideal é que você entre em contato com seu médico e relate os sintomas para que ele oriente ou a diminuição da dose ou a troca por outro medicamento. Infelizmnte não posso opinar sem conhecer seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Olá, tenho um trabalho para fazer e o meu professor perguntou para que serve um inalador quando a asma ataca ? E para que serve a bombinha ?

    ResponderExcluir
  63. A palavra "inalador" bem como a palavra "bombinha" apenas indica o método usado para inalar um determinado medicamento. Existem 3 tipos de inaladores: 1) aparelhos para nebulização 2) aerossóis ou sprays e 3) inaladores de pó. Todos os 3 tipos de inaladores podem ser usados de duas formas: 1) contendo medicações aliviadoras para serem usadas no resgate de crises asmáticas (broncodilatadores) e 2) contendo medicamentos controladores, para uso todos os dias , mesmo quando a pessoa está bem, para controlar a inflamação dos brônquios e evitar crises de asma. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  64. Tenho bronquite asmática e alérgica. Para controlar, minha alergista e meu peneumologista me orientaram a tomar miflasona 400mg diariamente à noite e Foradil nos momentos de crise e 30 minutos antes da atividade física. Também faço uso diário de budecort. Gostaria de saber se o uso desses medicamentos causa aumento de peso, pois, apesar de ter uma alimentação saudável e praticar regularmente atividade física, tenho engordado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  65. Os medicamentos inalados usados no tratamento da asma são formulados de forma especial em doses mínimas (microgramas) Por isso atuam direto na mucosa brônquica, são seguros para uso prolongado e não provocam aumento do peso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. pode usar o foraseq com alcool ?

    ResponderExcluir
  67. A ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere no tratamento com Foraseq. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  68. Estou fazendo uso de alenia, tendo ficado com o coração disparado e muito angustiada, isso pode ser efeito desse medicamento? Eu também gostaria de saber se alenia engorda, tenho notado o meu rosto muito cheio, arredondado.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!
    Minha Mae tem bronquite,e esta fazendo uso do foraseq ja alguns anos... recentimente ela esta com alguns efeitos colaterais graves, como tosse, diarea, odesidade abdominal, perda de apitite...
    Gostaria de uma orientacão, estou muito preocupada...
    Acredito que esse medicamento deva ser substituido, vcs podem me ajudar?
    Daniela
    Coxim MS

    ResponderExcluir
  70. Daniela: o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet sem conhecer os dados clínicos de sua mãe. Os sintomas que relata não são sugestivos que sejam efeitos colaterais do Foraseq. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata de sua mãe e peça uma nova avaliação e conduta.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  71. Estou gravida e diagnosticada com asma tem 1 semana estou fazendo uso da bombinha zenhale porém só melhorou a falta de ar, meu peito continua chiando e tossindo demais, quanto tempo para fazer efeito? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  72. Débora: a resposta ao tratamento não é padronizada em todas as pessoas. O fato de não ter melhorado com a medicação indica que você necessita ser novamente examinada pelo médico para que indique um tratamento mais apropriado para seu caso. Vale ressaltar que a gravidez pode influenciar na evolução da asma. A gestante necessita uma atenção especial do médico para que a gestação possa transcorrer com saúde para ela e para o bebê. Aconselho que retorne ao seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde, faço uso do Alenia há + ou - duas semanas, duas vezes ao dia, a secreção purulenta que estava expelindo diminuiu, mas ainda continuo a expelir um pouco quando tusso. É normal? Qual é o tempo de resposta do medicamento?
    Grata.

    ResponderExcluir
  74. Luciane: Alenia é uma medicação que contém duas substâncias: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida) sendo usada no tratamento de controle da asma. É indicada para uso a longo prazo mesmo quando a pessoa aparentemente está sem sintomas. Contudo, é preciso analisar a causa da secreção purulenta para que seja feito um tratamento específico. Aconselho que peça ao seu alergista que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  75. Boa Tarde!

    Tenho um filho de 6 anos e sua pediatra receitou o remédio Nasonex, durante 2 meses aplicar um puff em cada narina por dia, porém, quando fui buscar o remédio na farmácia popular de meu município me entregaram como genérico o remédio Oximax 400, gostaria de saber como utiliza-lo sendo que o Nasonex é em gotas e o Oximax é pó pra inalação, como proceder a substituição sem riscos de superdosagem?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  76. Deve haver algum engano: Nasonex não é uma medicação em gotas mas sim um spray nasal (aplicado em forma de jatos) destinado ao tratamento da rinite alérgica. Oximax 400 é uma medicação para asma usado sob a forma de capsulas para inalação. Aconselho que retorne ao médico antes de fazer a medicação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  77. comecei a usar symbicort 6/200 e estou sentindo dor de cabeça 2 dias depois do tratamento. é comum? normal? tende a desaparecer?obrigado!

    ResponderExcluir
  78. Adriano: é raro, mas a cefaléia pode ser um efeito adverso do Symbicort. Em geral o sintoma desaparece em poucos dias. Caso persista, retorne ao seu médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  79. Não tenho asma, mas as vezes tenho faltas de ar, comprei seretide, e uso normalmente, sem prescrição médica, existe algum risco?

    ResponderExcluir
  80. Não recomendo o uso da medicação sem indicação médica. Nem toda falta de ar é causada por asma. Aconselho que procure um médico especialista para fazer o diagnóstico correto e orientar a necessidade desta medicação no seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  81. qual é mais fraco? seretide 50/250 ou symbicort 6/200?

    ResponderExcluir
  82. Seretide 50/250 (salmeterol + fluticasona) e Symbicort 6/200 (formoterol + budesonida) são equivalentes. Ambos são inaladores de pó e contém um broncodilatador de ação longa e um corticosteróide inlado. Contudo, diferem nas propriedades do produto e no tipo de inalador utilizado (turbuhaler no Symbicort e diskus no seretide). Não é uma questão de ser mais fraco ou mais forte, mas de ser mais adequado para cada paciente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  83. existe tratamento de um mês de seretide para tosse seca?

    ResponderExcluir
  84. a descontinuação do seretide 50/250 deve ser gradual? usando 2 x dia , depois 1 x dia e depois em dias intervalados?

    ResponderExcluir
  85. Adriano: Seretide pode ser usado para tratamento da tosse seca nos casos onde há houver suspeita de asma como causadora do sintoma. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Não há necessidade de retirada gradual do Seretide. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  87. a minha tosse seca só ocorre em ambientes frios. num dia quente ou no apartamento fechado não há tosse. existe alergia ao frio? isso ocorreu depois de uma gripe há 4 meses. seria hiperreatividade brônquica por ter tossido muito durante a gripe?

    ResponderExcluir
  88. Adriano: 1) nem sempre a piora ocasionada por frio é mediada por mecanismo alérgico (imunológico) 2) A hiperreatividade não decorre da tosse. Os vírus causadores das gripes e resfriados podem desencadear o problema. 3) O tratamento amplo de sua tosse inclui a investigação da origem para que possa ser feito um equacionamento e tratamento do problema. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  89. Estou a 22 dias com crise de asma. Fazia uso de Alênia 12/400, e Nasonex. Entrei em crise e não consigo sair mais, tenho bronco espasmo várias vezes ao dia. Minha peneumo trocou a medicação, e agora estou no 5º dia de levofloxacino + Zenhale duas vezes ao dia, e não estou sentindo muito progresso. Gostaria de saber se as crises podem durar tanto tempo assim, pois fiz um RX e a Drª disse que além de um pouco de secreção, não havia nada de anormal nos pulmões. Será que posso estar com algum vírus ou bactéria risistente e ela não cogitou essa hipótese? Me disseram para trocar o antibiótico para o Promira, seria esse o caso?

    ResponderExcluir
  90. Peço sua compreensão, mas não é tão simples. Não tenho condições para opinar sobre a conduta de sua pneumologista baseado apenas no seu breve relato, sem uma avaliação criteriosa do seu histórico clínico. A asma pode assumir formas graves e de difícil controle que devem ser avaliadas pessoalmente para poder indicar formas terapêuticas. É essencial pesquisar fatores agravantes, problemas associados, condições de saúde, medicações associadas, etc. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  91. tenho tosse seca há 4 meses depois de uma gripe. só tusso quando saio no ar frio e seco. já usei seretide e predsin. tudo receitado por pneumologistas. diminuiu mas não sumiu.agora fui num clinico geral que me receitou codein. isso procede?

    ResponderExcluir
  92. Adriano: a medicação citada é um antitussígeno, ou seja, tem objetivo de sedar a tosse, independente de sua causa. Aliado ao seu uso, é importante buscar a causa para poder controlar a tosse. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  93. meu filho, que hoje está com cinco anos, usava um medicamento acompanhado com a bombinha, servia para mehorar sua respiração e também o ronco, posso voltar a usar esse medicamento?

    ResponderExcluir
  94. Ariana: por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com informando o nome da medicação para que eu possa esclarecer sua dúvida. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. tenho asma e tomo miflasona a mais de cinco anos gostaria de saber se pode faser algum mal passar tanto tempo tomando esse medicamento.

    ResponderExcluir
  96. Miflasona é uma medicação inalada. É formulada em doses mínimas (microgramas) e exerce efeito diretamente nos brônquios. Por isso é seguro, mesmo no uso prolongado.Os benefícios da medicação suplantam de longe os possíveis efeitos colaterais, já que previne os ataques de asma. gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  97. Olá. Estou fazendo uso do Zenhale a quinze dias, após o inicio percebi q saíram muitas aftas na minha boca e irritação na garganta e agora estou com faringite. queria saber se isso é uma reação do medicamento e se devo supender o uso porque cada dia q passa a minha garganta piora.

    obrigada

    ResponderExcluir
  98. Zenhale contém um corticóide inalado e pode provocar sintomas como rouquidão, dor de garganta. Em geral, basta gargarejar, lavando a boca e cuspindo logo após a medicação para controlar o problema. Mas, como não há como afirmar se é o seu caso, aconselho que entre em contato com seu médico e peça que oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  99. Hermani: não há problema na ingestão moderada de bebida alcoólica durante o uso das medicações intranasais.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  100. após contato com mofo e poeira, tive crise de tosse, o médico receitou alenia e azitromicina 500mg, porém até o momento não sabia que era alérgica, estou no 5°dia de medicação e tenho muita tosse, e iniciou uma dor insuportável no peito, pode ser por esforço ao tussir? Esses dois medicamentos é antitussígeno?

    ResponderExcluir
  101. Alenia é uma medicação contendo um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida. É usada no tratamento de controle da asma. Azitromicina é um antibiótico. nenhum dos dois medicamentos é antitussígeno. Aconselho que retorne ao seu médico para avaliar a causaa dor no peito e da tosse. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  102. Boa noite. Tenho asma desde os 2 anos e a 1 semana estou utilizando o Forazeq por recomendação medica.
    Mas tenho sentido pontadas no peito, tremedeira e uma sensação como se euu tivesse um bolo na garganta dificultando para engolir.
    Será que é reação alérgica do medicamento? Ou será que é normal?

    ResponderExcluir
  103. Cah: os sintomas que descreve não resultam de alergia. Mas,podem ser efeitos colaterais do Foraseq. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  104. Não recomendo que pare a medicação sem falar com seu médico. Assim poderá confirmar se a causa da gastrite é mesmo o Alenia. Caso se confirme poderá indicar uma medicação que mantenha sua asma controlada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Boa noite, comecei esta semana a usar o seratide, nunca havia usado inalador em pó e logo após a inalação de cada dose sinto a garganta muito seca e "pegando", esta sensação é normal? Obrigada.

    ResponderExcluir
  106. Seretide é uma medicação usada no tratamento de controle da asma, sob a forma de um pó para inalação. É importante que esta inalação seja feita com técnica correta e que logo após inalar, a boca seja lavada (fazer gargarejo e cuspir) O seu relato sugere que o medicamento não esteja sendo inalado de forma adequada, restando uma quantidade de pó depositada em sua garganta e originando o incômodo. Aconselho que procure seu médico, leve o inalador e aplique a medicação junto com ele. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  107. Antonio Sidnei17/12/12 20:40

    Boa Noite
    Tenho uma tosse seca e em mouitos momentos não consigo nem falar, assim procurei um médico que me receitou amoxilina + clavulanato de potássio por 15 dias em dozes de 6 em 6 horas.
    Após 7 dias viajei e esqueci o remédio e procurei outro médico para me prescrever o medicamento.
    O médico que me atendeu era um especialista ( Pneumologia) e me disse que o tratamento esta incorreto, pois hoje em dia existe medicamentos mais eficientes e com duração de 5 a 7 dias, me aconselhou a interromper o uso da aumoxacilina e me receitou FLUIR + OXIMAX de 12/12 horas.
    Nunca tive asma ou pelo menos nunca fui internado com crise de asma , mas sim de tosse cronica.
    Gostaria de saber se devo tomar este medicamento e se posso beber durante o uso, pois agora com a chegada do final de ano, é dificil passar sem.

    ResponderExcluir
  108. Antonio: não tenho condições para julgar sua prescrição baseado apenas nos poucos dados enviados e sem examiná-lo pessoalmente. Vale lembrar que uma tosse crônica pode ser o único sintoma da asma, sem chiados aparentes. O uso da medicação inalada não impede a ingestão mnoderada de bebidas alcoólicas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  109. estou gravida de 3 meses e posso fazer o uso da bombinha seretide Diskus ?

    ResponderExcluir
  110. Recomendo que não pare de usar o Seretide e procure seu alergista para que ele programe um tratamento de apoio e controle de sua asma durante a gravidez. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  111. Faço uso continuo (1 x por dia) do Symbicort, há mais de 5 anos. Tenho 56 anos. Tem alguma consequencia continuar fazendo uso deste medicamento por tanto tempo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  112. Symbicort é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (Formoterol) e um corticóide inalado (Budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas) Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo mesmo por tempo prolongado. Não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  113. Faço o uso de Alenia (fumarato de formoterol di-hidratado 12 mcg, budesonida 400 mcg) 1 vez ao dia e também o uso de Budecort Aqua (budesonida 32 mcg/dose) 2 vezes ao dia. Gostaria de saber se eles interferem na ação do anticoncepcional (uso Selene)? Tenho risco de engravidar?

    ResponderExcluir
  114. Os remédios inalados para tratar a asma e a rinite são formulados de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atuam diretamente na árvore respiratória, com mínimo de reflexos no resto do organismo e não interferem no efeito do anticoncepcional. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. Queridos amigos, gostaria de algumas informações.

    Tenho alergia a ácaro, pelo de cachorros e gatos. Faço uso de rilan nasal 4%, seretide 50/250 mcg e, aos finais de semana, tomo dois comprimidos de allegra 120, pois minha noiva tem gatos e cachorros em seu apartamento e já quase morri por estar lá.

    Ocorre que, em setembro deste ano vou casar e temos que levar conosco um cachorro e um gato.
    Assim, gostaria de saber se essa doença pode ser controlada ou se estou perdido pra sempre? rs

    Fora isso, gostaria de saber se vocês poderiam me indicar algum profissional dessa área que atue em São Paulo, que seja do conhecimento de vocês, para que possa me ajudar nessa luta, melhor ainda se conhecerem algum que aceite plano de saúde, mas precisode uma indicação de algum médico bom na área.

    Att,

    André

    ResponderExcluir
  116. André: realmente é uma situação delicada que poderá ser equacionbada com muito diálogo, amor e apoio do alergista, para avaliar o grau e o tipo de sensibilidade que apresenta. Aconselho que procure um alergista em S Paulo no site da ASBAI (www.sbai.org.br) no setor "Localize um especialista"Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Se tiver dificuldade, escreva para nós no e-mail: blogdalergia@gmail.com Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  117. Faço o uso de inalação com atrovente e berotec, quero saber se pode ser misturado com o remedio zenhale?

    ResponderExcluir
  118. Zenhale é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém no mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Este remédio tem objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. Berotec e Atrovent são broncoodilatadores de ação curta usados apenas para liviar crises de asma. Não são usados no tratamento de controle da doença, como o caso do Zenhale. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  119. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ALENIA,FORASEQ,SYMBICORT
    OU TANTO FAZ TOMOAR QUALQUER UM?

    ResponderExcluir
  120. Alenia, Foraseq e Symbicort são medicações inaladas usadas no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Estes remédios têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. Embora o princípio ativo seja similar, estas medicações diferem na técnica inalatória. A escolha do medicamento depende do tipo de asma e da habilidade do paciente no uso dos dispositivos inalatórios. Gratos pela visita.



    ResponderExcluir
  121. Tiago dos santos26/1/13 12:20

    Gostaria de saber se o uso prolongado desse medicamento para asma o forasec que já uso a 10anos pode fazer mal para o organismo já que ando sentindo tontura fraqueza mal estar enfim gostaria que me ajudacem porfavor

    ResponderExcluir
  122. Fique tranquilo Tiago. Foraseq controla a asma e não faz mal. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Convido que leia mais clicando aqui: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/esclarecendo-duvidas-sobre-cortisona.html
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  123. Tenho 48 anos e uso Alenia há cerca de um ano. Tenho asma desde criança e me sinto muito bem com o medicamento. Por isso, gostaria de saber se posso usá-lo em dias intercalados (dia sim, dia não), ou seja, dose de 6/100 a cada 48 horas, ou mesmo a cada 36 horas. Há algum problema, por se tratar de corticóide?... pois constatei que não necessito usá-lo diariamente. Tenho receio dos efeitos colaterais a longo prazo. Grato.

    ResponderExcluir
  124. O uso do Alenia é seguro. Este medicamento tem condições para controlar a asma com mínimos efeitos colatrerais. Mas, deve ser usado todos os dias. Para usar em dias alternados é essencial que procure seu médico para orientá-lo adequadamente. Não modifique a dose por conta própria. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  125. Faz dois anos que uso oximax400 e fluir para asma, estou gravida de 2 meses, minha medica suspendeu a medicação e disse me indicou inalação com soro fisiológico para aliviar. Consegui ficar 10 dias sem a medicaçao mas agora durante a noite, quando vou me deitar sinto um desconforto na respiração. Oximax tem corticoide nao? Só com o fluir ja me sinto boa, eu poderia usar? Nem é necessário o uso todos os dias, eu poderia usar 2 vezes na semana, a asma ja ficaria controlada. O fluir faz mal ao bebe, a gestacao? Obrigada Ana

    ResponderExcluir
  126. Aninha: discordo dessa atitude. A asma pode (e deve) ser tratada na gravidez com segurança para a mãe e para o feto. A interrupção do tratamento de controle pode agravar a asma, provocar crises que são indesejáveis ao desenvolvimento do bebê. Existem medicamentos seguros para tratar a asma na gestção. Mas, peço sua compreensão: não é possível orientar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la adequadamente. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2006/11/asma-na-gravidez.html
    Agradecemos sua visita a nosso blog.

    ResponderExcluir
  127. Ola, boa noite, uma duvida que eu acho que deve ser bastante frequente é, o seretide pode causar algum problema no coração ?

    ResponderExcluir
  128. Há um mito de que "bombinhas" fazem mal ao coração. Não. Este pensamento é errado. É um mito. Aliás, a palavra “bombinha" é inadequada, pois não indica um remédio. É uma palavra usada para definir o método de uso do remédio inalado em forma de "spray" . Portanto, quando se diz "bombinha", deve-se informar o nome do remédio, para que se possa saber qual é. No caso do Seretide, é uma associação de um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona).Os remédios inalados sob a forma de bombinhas são os melhores para tratar a asma, pois atuam mais rápido, têm doses menores e provocam menos efeitos colaterais. Infelizmente o preconceito sobre a "bombinha" pode atrapalhar o uso e impedir o tratamento da asma. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2006/10/bombinhas-fazem-mal-ao-corao.html
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. meu filho de 7 anos usa busonid 200 mcr 1x ao dia (pela manhã. quando parar de usar o medicamento tem que retirar aos poucos ou nao tem problema de parar de uma vez? Esse medicamneto faz engordar?

    ResponderExcluir
  130. Não há necessidade de fazer retirada gradual da medicação. Busonid é formulado em doses mínimas (microgramas) de forma que atue diretamente nos brônquios e sem causar reações adversas no organismo e por isso não causa aumento do peso corporal. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Boa tarde! Possuo esofagite eosinofílica e preciso fazer uso do propionato de fluticasona (Fluticaps). Esse medicamento causa o inchaço promovido pelos corticóides sistêmicos como a prednisona?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  132. Fluticasona é um medicamento formulado em doses mínimas (microgramas) e por isso seus efeitos colaterais são significativamente menores que os corticóides para uso sistêmico.

    ResponderExcluir
  133. Boa Noite, gostaria de saber quanto tempo demora pra o Seretide Diskus começar a fazer efeito, pois estou muito gripada e com crise de bronquite, a tarde inalei o remédio, porém não senti nenhuma melhora ainda.

    Grata,
    Lais Soares

    ResponderExcluir
  134. Lais: Seretide não é um remédio para alívio de crises, mas sim para controle da asma a longo prazo, devendo ser usado todos os dias, mesmo que a pessoa esteja bem. Se você está inalando a medicação e não melhorou, é aconselhável que entre em contato com seu médico e peça que a oriente uma medicação para aliviar os sintomas de sua crise de asma. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  135. Bom dia faço uso de foraseq a uns 7 anos ja, e agora descobri que estou gravida de 6 semanas, gostaria de saber se o foraseq é prejudicial para o bebe, pois nao consigo deixar de usa-lo pois sinta falta de ar. Uso uma vez ao dia só. Obrigada

    ResponderExcluir
  136. Caroline: mantenha o uso do Foraseq mas procure seu alergista para que a acompanhe periodicamente, mesmo que esteja bem, durante sua gravidez. O tratamento com especialista é fundamental para proporcionar o controle adequado da asma e condições saudáveis para seu bebê. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  137. ESTOU USANDO FORASEQ HA UNS 2 MESES, TIVE UMA CRISE FORTE E FIQUEI NO HOSPITAL DESDE ENTAO FICO BEM DURANTE O DIA E A NOITE FICO C/ UM POUCO DE FALTA DE AR, O MEDICO PASSOU VAIOS REMEDIOS DE MANIPULACAO, PARA ALERGIA, EXPECTORANTE, MAIS PARECE Q NUNCA MIS FIQUEI NORMAL, AS VEZES PENSO EM PARAR O FORASEQ, TOMO 2 X POR DIA, MAIS AS VEZES PARECE Ñ TER EFEITO, PQ MSM FAZENDO TD CERTINHO AS VEZES AINDA SINTO CANSAÇO?

    ResponderExcluir
  138. O uso da medicação é importante, mas além disso, é importante ampliar a visão: o tratamento moderno da asma se baseia no combate à inflamação dos brônquios e na auto gestão da doença pelo próprio paciente em parceria com seu médico. Estes são os pontos principais do tratamento:
    -Controlar fatores desencadeantes da asma,
    -Saber quais são os remédios de alívio e os preventivos,
    -Aprender a reconhecer e prevenir crises e saber ser monitor da sua própria asma,
    -Esclarecer preconceitos sobre os remédios,
    -Tratar também os sintomas nasais,
    -Tratar a alergia com a imunoterapia nos casos indicados,
    -Melhorar o condicionamento respiratório e fazer fisioterapia respiratória, se necessário, para reabilitação e preparo para a prática de atividades esportivas.
    Convido que leia mais aqui: "De bem com a asma" http://blogdalergia.blogspot.com.br/2007/03/de-bem-com-asma-em-qualquer-idade_19.html
    Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  139. Faço Miflonide porém engoli a cápsula por engano. Há problema?

    ResponderExcluir
  140. Sendo apenas uma cápsula, não haverá problema. Miflonide é uma cápsula para uso inalado usada no tratamento de controle da asma. Após o uso, lembre-se sempre de lavar a boca, gargarejar e cuspir. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  141. Olá doutora, depois que descobri que o meio correto de lavar o inalador é com uma escovinha, eu vinha lavando o mesmo com água e secando-o com secador de cabelo com ventos quentes, gostaria de saber tem algum problema de lavar e secar o inalador com esse procedimento, obrigado !

    ResponderExcluir
  142. Olá doutora, fui receitado a um longo tratamento utilizando Oximax, ao ler a bula visualizei que a possibilidade de glaucoma e catarata, gostaria de saber se há realmente um risco real para desenvolver essas doenças, também reparei que há na bula uma informação dizendo que há um comprometimento hepático, durante esse tratamento não é aconselhável o uso de bebida alcoólicas? Obrigado.

    ResponderExcluir
  143. É obrigatório que a bula cite todas as possibilidades de efeitos colaterais. Contudo, medicações inaladas atuam diretamente nos brônquios, com mínimos efeitos sistêmicos, ao contrário dos medicamentos para uso em comprimidos, xaropes ou injetáveis. A ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere de forma significativa no efeito. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  144. Dependendo do tipo de inalador, não deve ser lavado pois o pó necessita estar bem seco para ser inalado e fazer seu efeito. A umidade remanescente pode interferir no efeito do remédio. Aconselho que peça esta orientação ao seu médico para que possa tomar os cuidados necessários sem alterar o efeito do seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  145. Anônimo7/3/13 15:22

    Olá,por favor me tirem uma dúvida,minha mãe faz uso de Foradil, há mais de dez anos,esse medicamento está em falta na cidade onde ela mora,a mesma foi orientada por um farmacêutico á trocar esse medicamento pelo Fluir. está correto?
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  146. Foradil e Fluir são similares (contem o mesmo princípio ativo - formoterol) Aproveito para lembrar que este medicamento deve ser usado em conjunto com o corticóide inalado para melhor resultado no tratamento de controle da asma. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  147. Luciana: infelizmente no Rio de Janeiro, o processo é bem complicado e pouquissimas pessoas conseguem obter a medicação. De qualquer modo, fica o recado!Obrigado.

    ResponderExcluir
  148. Ola. Eu uso alenia a três meses foi o que a pneumologista pediu pra min usar só que eu ainda me sinto cansada ao fazer qualquer esforço tenho reniti o que devo fazer devo continuar com alenia por mais algum tempo?

    ResponderExcluir
  149. Lia: mantenha o uso do Alenia mas entre em contato com seu médico e peça que a oriente, pois o seu relato sugere que sua asma não está bem controlada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  150. Anônimo3/4/13 12:12

    bom dia!

    o medico pneumologista, indicou o oximax para tratamento de bronquite. Ja estou usando a 15 dias, estou melhor mas continuo com tosse.
    é normal?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  151. Liliana: o uso da budesonida nasal é muito importante para tratar a rinite e a sinusite pois são fatores que podem agravar e provocar crises de asma. Não há problema na associação dos medicamentos pois ambos são formulados em doses mínimas (microgramas) sendo eficazes e seguros. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  152. A persistência da tosse pode indicar que sua asma não está controlada de forma adequada. Oximax é um corticóide inalado eficaz no tratamento da asma. Mas, em alguns casos, pode ser necessária a associação com um broncodilatador. Aconselho que entre em contato com o seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  153. Anônimo8/4/13 09:08

    ola,

    mas bronquite nao demora mais para tratar? o medico me deu um tratamento de 03 meses de oximax. devo voltar antes de começar o 2º mes de tratamento?

    ResponderExcluir
  154. Acredito que seu médico tenha marcado o retorno em 3 meses para acompanhar sua resposta ao tratamento. O tempo de uso da medicação é em geral longo, mas não é igual em todos os pacientes. Por isso, o médico alergista avalia e acompanha cada pessoa para poder definir um tratamento adequado e personalizado para cada caso. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  155. Minha filha tem 2anos e 5 meses ela tem asma e o pneumologista passou o flixotide 250mcg mas causou uma reação amormal nela, ela ficou muito agitada,ñ esta dormindo direito,vc percebe que ela quer dormir mas ñ consegue e ela por qualquer coisa quer morde ,parece que fica alguma coisa irritando dentro da boca pois ela morde ate a mão dela o que faço?

    ResponderExcluir
  156. Bom dia
    Tenho 36 anos e sempre tive problemas de tosse alérgica(seca), mas nunca tive asma. Fiz tratamento com vacinas que resolveram por um bom tempo. De tempos em tempos volto ao alergista pra tomar mais uma dose da vacina e manter seus efeitos. já faz algum tempo que tomei a última dose e agora comecei a ter sintomas de asma, principalmente durante o exercício físico (corrida). Fui ao pneumo e me diagnosticou com asma leve e receitou o oximax 200mg + fluir.
    Não costumo ter crises, como disse em sua maioria ocorrem apenas quando estou correndo. O médico me disse que posso tomar a medicação apenas nos dias que vou praticar esporte, isso é correto? Esse tipo de uso tem eficácia ou apenas o uso contínuo? Essa asma pode ter origem alérgica, o tratamento com a vacina pode resolver?
    Grato

    ResponderExcluir
  157. Bom dia
    Tenho 36 anos e sempre tive problemas de tosse alérgica(seca), mas nunca tive asma. Fiz tratamento com vacinas que resolveram por um bom tempo. De tempos em tempos volto ao alergista pra tomar mais uma dose da vacina e manter seus efeitos. já faz algum tempo que tomei a última dose e agora comecei a ter sintomas de asma, principalmente durante o exercício físico (corrida). Fui ao pneumo e me diagnosticou com asma leve e receitou o oximax 200mg + fluir.
    Não costumo ter crises, como disse em sua maioria ocorrem apenas quando estou correndo. O médico me disse que posso tomar a medicação apenas nos dias que vou praticar esporte, isso é correto? Esse tipo de uso tem eficácia ou apenas o uso contínuo? Essa asma pode ter origem alérgica, o tratamento com a vacina pode resolver?
    Grato
    Marcos

    ResponderExcluir
  158. tenho asma desde pequena e faço tratamento com seretide. Posso praticar corrida tranquilamente?
    Obrigada, Rebeca

    ResponderExcluir
  159. Flixotide é uma medicação inalada formulada em doses mínimas que atua diretamente na mucosa nasal com mínimos efeitos colaterais. por isso, não é habitual que cause os efeitos citados. Aconselho que entre em contato com o médico que trata de sua filha Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  160. Gaspar: na maioria das vezes, o tratamento da asma é feito por tempo longo e de forma contínua. Em alguns casos, pode ser feito apenas nos períodos de atividade física. O tratamento com as vacinas pode contribuir sobremaneira para o controle da asma nas pessoas alérgicas. Sugiro que converse a respeito com seu alergista Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  161. Rebeca:o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar se sua asma está bem controlada e se você está apta para prática de corrida, é essencial examiná-la pessoalmente Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista Gratos pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  162. Marcos: a tosse pode preceder o aparecimento da asma e pode ainda ser o unico sintoma da asma (mesmo sem chiados aparentes). Por isso, é importante que investigue a sua tosse para afirmar se os sintomas que apresentou foram apenas relacionados ao exercício ou se você pode ser portador de uma asma não diagnosticada. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que oriente como deve proceder. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  163. Meu nome é Jéssica, 20 anos e tenho bronquiectasia, minha pneumologista passou alenia 6/200 mg é um tratamento para o resto da vida, segundo ela não posso ficar sem, tomo omeprazol tb pq tenho refluxo. Gostaria de saber como o alenia age nos brônquios. Eu tenho secreção diariamente e quando eu aplico o alenia, a secreção não sai, mas tb sinto q não fica no peito, me sinto bem. E gostaria de saber tb se o alenia causa algum problema se usar por um período longo, como é o meu caso. e pq não pode engolir. Obrigada, Jéssica

    ResponderExcluir
  164. Uso Miflonide assim como outros produtos com corticoides inalatórios, quero saber se o mesmo engorda.

    ResponderExcluir
  165. Estou grávida de dois meses e tenho bronquite asmática,uso o Fluir(fumorato de formoterol di-hidratado de 12 mcg)tenho muitas crises de falta de ar e gostaria de saber se eu posso continuar usando o remédio ou ele pode prejudicar o bebê?

    ResponderExcluir
  166. Jessica: Alenia contem dois medicamentos num mesmo inalador: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida) É medido em doses mínimas (microgramas) e por isso atua diretamente nas vias pulmonares e não provoca efeitos colaterais significativos, podendo ser usado com segurança por tempo prolongado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  167. A gravidez não impede o tratamento da asma. Pelo contrário, a gestante deve respirar bem e controlar sua asma de forma adequada, para ter uma gestação saudável. Mas, é necessário que seu tratamento seja orientado por um médico especialista. Fluir não deve ser usado isoladamente mas sempre em associação ao corticóide inalado para que seu uso seja seguro para a mãe e para o bebê. Recomendo que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  168. Dayane: Miflonide é dosado em doses mínimas (microgramas). Por isso, seu efeito é direto nas vias pulmonares e não causa aumento de peso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  169. Uso fluir já a cinco anos e hoje estou com dois meses de gravidez.Gostaria de saber se posso continuar usando?Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  170. O uso do Fluir isolado não é adequado (na gravidez ou fora dela). O ideal é que a asma estaja bem controlada na gestação, para o bem estar da grávida e do seu bebê. Mantenha o Fluir mas não deixe de procurar um especialista a fim de ter uma gravidez saudável.

    ResponderExcluir
  171. Por favor, escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com
    ou para
    alergiapgrj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  172. oi, estou fazendo um tratamento com seretide diskus, e desde que começei o tratamento tenho tido muita dor de cabeça e vomito, constante, praticamente todos os dias, a DRA me falou que nao é por causa do remédio, mais nao vejo outra explicação.

    ResponderExcluir
  173. Os sintomas que relata não são sintomas habitualmente relacionados com uso de medicamentos inalados, como é o Seretide. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  174. Eu tenho asma fiz o tratamento com seretide, gostaria de saber se posso usar só algumas vezes quando estiver com falta de ar e depois parar?

    ResponderExcluir
  175. Não recomendo. Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. Por isso, Seretide deve ser inalado todos os dias, mesmo quando a pessoa não sente nada, para controle da asma e para prevenir a crise da asma.

    ResponderExcluir
  176. oi douteres me chamo cida uso o alenia continuo mas me apareceu sensibilidade na lingua uma mancha como se fosse um caminho pode ser o alenia esta me encomodando muito vcs poderiam me orientar desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  177. Olá o médico passou para meu irmão de apenas 5 anos de idade o medicamento Zenhale que é utilizado através de uma bombinha, mas enfim, quando olhei na bula vi que é para uso pediátrico a partir dos 12 anos. E ficamos inseguros de dar a criança. O que sugere??? Agradecemos!

    ResponderExcluir
  178. Cida: não é comum que o Alenia cause uma reação como descreve. Para diagnosticar, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  179. Meu nome é Cida.Faço uso do Fluir 12mcg e uma ou duas vezes na semana uso acebrofilina 50mg-5ml.Tenho uma chieira no peito junto com tosse.Diagnosticada de bronquite.Às vezes tenho uma saliva grossa que parece estar agarrada na garganta,é nesse momento que começo a tossir e sentir falta de ar.Sempre tenho sintomas mais agudos à noite ou pela manhã.Uma coisa estranha me acontece já desde muito tempo:quando começo a tossir muito e não uso o medicamento em um determinado ponto nas minhas costas do lado direito começa a coçar de dentro para fora,exatamente no local onde o médico coloca o estetoscópio.Então o que me resta é coçar.

    ResponderExcluir
  180. Não posso opinar sobre o caso do seu irmão pois não conheço seus dados clínicos. Mas, um médico pode prescrever uma medicação fora da faixa etária indicada na bula desde que ele considere os benefícios inerentes ao caso. Aconselho que exponha seu temor e suas dúvidas ao médico que trata dele para que possa esclarecer adequadamente. Lembro sempre que o diálogo e a confiança entre o médico e a família são essenciais para o sucesso do tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  181. Cida: o seu relato sugere que seu tratamento não está adequado. Fluir é um broncodilatador, atua no alívio dos sintomas mas não trata a asma e nem previne crises. Acredito que você se beneficiará com um tratamento regular e diário utilizando medicação para controle de sua asma. Para isso são usadas as chamadas terapias combinadas em forma de medicações inaladas. Estas medicações contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador de ação longa e um corticóide inalado, com objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atuam diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo Aconselho que retorne ao alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  182. Lenilza Carvalho28/5/13 08:44

    Sofro de asma e faço uso de Symnicort 6/200 2 vezes ao dia, agora o médico me receitou também o Deflazacorte, me senti bem aliviada e mais confortável, porém ainda tenho muitos problemas em exercitar, subir até mesmo pequenos morros, andar depressa, subir escadas, sinto muita falta de ar. E nos últimos seis meses engordei muito, será devido ao Symbicort, já que a deflazacorte comecei a usar agora.

    ResponderExcluir
  183. Lenilza: não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso sem uma avaliação pessoal. Symbicort não causa ganho de peso. Mas, como descreve ser portadora de asma mais grave, é provável que tenha utilizado mais vezes o corticóide por via oral, que poderia ocasionar este efeito adverso. Aconselho que peça esta orientação eo seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  184. Oi faço uso do medicamento Foraseq 12/400mcg ele realmente engorda?

    ResponderExcluir
  185. Não, Agatha. Medicamentos inalados como Foraseq são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que sejam inalados diretamente nos brônquios e com mínimos efeitos no organismo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  186. Faço uso do Oximax 200 e do Nasonex faz um ano por indicação médica, porém estou preocupado pois eles são à base de fuorato de mometasona, e o uso de corticóides por uso prolongado pode causar efeitos colaterais.. Há algum risco de atrapalhar o cresciento (sim, sou adolescente) ou qualquer outro efeito, ou não existe risco por ser inalado ao invés de ser ingerido? Obrigado!

    ResponderExcluir
  187. Oximax e Nasonex são corticóides inalados. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, o remédio atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Estes, sim, devem ser usados por períodos curtos e apenas nas crises. Leia mais em: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/09/asma-e-corticides.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  188. Olá, eu faço uso do Alenia faz 2 semanas, fui diagnosticado com asma faz pouco tempo, gostaria de saber quanto tempo terei que fazes uso desse medicamento e tbm se ele causa diabetes.

    ResponderExcluir
  189. Alenia é um medicamento inalado usado no tratamento de controle da asma. Deve ser usado todos os dias, mesmo que a pessoa esteja bem. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não provoca diabetes. Ressalto que Alenia pode ser usado com segurança mesmo em pessoas que sejam diabéticas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  190. Olá! Eu faço uso esporádico de Symbicort e contínuo do anticoncepcional Iumi. Gostaria de saber se tomando o iumi da forma indicada(sempre no mesmo horário e respeitando a pausa de 4 dias) ocorre alguma interação entre esses dois medicamentos que afete o desempenho de algum deles. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  191. Não há interação medicamentosa entre o medicamento inalado e o anticoncepcional. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  192. Eu concordo com a Jessica e a Adriana, eu não tenho chiado no peito, tenho rinite, e muita tosse nas ultimas semanas... O pneumologista disse que eu tenho asma e me receitou Alenia. Estou usando há 1 ano, mas ao contrario do que vcs dizem, estou certa de que este medicameto faz engordar sim... Não percebi no inicio, mas nos ultimos 6 meses estou ganhando, em media, 1 kg por mes...e o remédio está me causando reações como tremor, coração acelerado, taquicardia, fadiga extrema, boca seca e também sinto dor no peito (não tenho nenhum problema cardíaco), e acho que Alenia esta me causando a tosse. Assim, nos primeiros meses que usei, foi muito bom, mas agora, os efeitos colaterais sao muitos... Ate minha pele está sensivel, e arde como se estivesse queimando e se eu coçar ficam manchas vermelhas, horriveis. Também estou com um "bolo" na garganta que me sufoca, e qdo me dã tosse, tbem me dá ansia de vomito, as vezes chego a vomitar mesmo. Já engasguei algumas vezes que achei que ia morrer sufocada, sem ar...são sensações horríveis.
    Penso que ha muitos problemas com este remedio. So funciona no inicio do tratamento. Depois os efeitos colaterais superam as vantagens, ou seja, ele causa tantos problemas maiores que não compensa... Voltei para a inalador de ultrasom com Bromidrato de Fenoterol e Brometo de Ipratropio. Sem que so aliviam... mas Alenia tbem não está adiantando, pelo contrario...

    ResponderExcluir
  193. Alenia pode provocar efeitos colaterais, como todos os remédios e incluindo o fenoterol e o ipreatrópio mas não há evidências de que cause aumento do peso.Vale ressaltar que cada pessoa é unica e por isso é essencial buscar um tratamento personalizado, ou seja, que seja de acordo com seu caso. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  194. Oi, gostaria de saber se 2cps de Alenia 200mg, equivale a 1cps de Alenia 400mg.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  195. André: inalar uma cápsula de Alenia 12/400mcg equivale à inalação de duas cápsulas de Alenia 6/200mcg. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  196. Olá, reiniciei o tratamento semana passada (13/07), antes usava Miflasona, nao deu certo...agora estou tomando Predsim por 5 dias e Alenia continuamente, me sinto bem melhor, nao uso Aerolim há 3 dias, isso seria resultado do Predsim? Pois acho q o Alenia ainda nao estaria fazendo efeito pelo pouco tempo de uso.
    Obrigada! O site de vcs é THE BEST!! Mto esclarecedor!! :)

    ResponderExcluir
  197. Natália: a melhora se deve à associação dos 2 medicamentos. Após o término do corticóide (Predsim), é importante que mantenha o uso do Alenia todos os dias, mesmo que se sinta bem, para controlar adequada mente sua asma e evitar novas crises. Mas, vale sempre lembrar que tratar não é só tomar remédios! Obrigado pelas palavras carinhosas. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  198. Estou tomando Seretide há 7 dias, estou com caroços nas costas, e peito pode ser hipersensibilidade oa medicamento?

    ResponderExcluir
  199. O seu relato não sugere que seja uma alergia ao Seretide. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça uma orientação pessoal. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  200. O Seretide me melhora muito, mas quando paro a Asma volta, posso fazer uso continuo do Seretide.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno