01 outubro 2009

Gordura abdominal eleva risco de asma em mulheres


Mulheres com muita gordura abdominal têm mais risco de ter asma, mesmo que não estejam acima do peso. É o que mostra um novo estudo publicado na revista "Thorax". A pesquisa foi realizada com 88.304 voluntárias nos EUA.

Entre aquelas com IMC (índice de massa corporal) normal (até 24,9 kg/m2), as que tinham a medida da cintura maior do que 88 cm tiveram três vezes mais chance de ter a doença.

A pesquisa também confirmou que a asma é mais frequente em pessoas com sobrepeso e obesas. Quanto maior o peso, maior o risco de asma. A prevalência de asma em mulheres com obesidade leve foi de 10,9%, nas com obesidade moderada, de 13,4%, e nas com obesidade grave, de 18,3%.

"Sabe-se que a obesidade é um fator de risco para a asma, mas poucos estudos avaliaram os efeitos da gordura visceral sobre o problema", escreveram os autores do trabalho.

Leia mais na Folha On Line:

3 Dê sua opinião:

Aninha Pontes disse...

Uma excelente matéria.
Nós que na nossa idade começamos a acumular gordurinhas, é bom ficarmos atentas.
Coloquei o link lá no blog da matéria da folha.
Um beijo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O que antes se resumia na vaidade, hoje merece atenção em nome da saúde (não apenas relacionado com a asma) Obrigado por sua visita.

Maria Lúcia Marangon disse...

É... gordura só atrapalha a nossa vida mesmo.
Abraços!

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...