Pular para o conteúdo principal

Alergia e perfume: fato ou tabu? Respondendo ao leitor

Eu tenho um problema sério com perfumes e cheiro. Se eu fico ao lado de alguém usando um perfume forte, começo a espirrar, tusso, sinto falta de ar, meus olhos ficam muito vermelho, o que me deixa muito envergonhada. Gostaria de saber se sou alérgica a perfumes.
Obrigada, Marília.
Cara Marília.

Antes de responder sua pergunta, gostaria de explicar que são duas situações diferentes:

1) A alergia ao perfume ocorre na pele no local onde se aplicou o produto, sendo conhecida como alergia de contato ou como dermatite de contato.

2) Perfumes e odores ativos podem ser irritantes ao aparelho respiratório e provocar sintomas respiratórios, mesmo que a pessoa não seja alérgica a eles.

Então, vamos explicar cada uma destas situações:


1) DERMATITE DE CONTATO ou ALERGIA DE CONTATO

As fragrâncias perfumadas podem ser encontradas em muitos produtos, desde perfumes propriamente ditos como também em águas de colônia, lavandas, desodorantes, loções após a barba, hidratantes, protetores solares, bronzeadores, cremes e loções corporais, óleos, essências, maquiagem, depilatórios e muitos outros produtos.

Mesmo os produtos anunciados como “sem perfume” podem conter ingredientes mascarados para melhorar o odor natural do cosmético.

Estas alergias de contato dependem de um processo de sensibilização e por isso não surgem na primeira vez que uma pessoa usa um determinado produto, mas sim após algum tempo.

Na pele, manifesta-se como um eczema e uma coceira intensa, podendo evoluir para o surgimento de áreas avermelhadas (eritema), com bolinhas de água (vesículas) e que podem se romper eliminando um líquido pegajoso (exsudação). Com o passar do tempo, o liquido seca, podendo surgir crostas e descamação. Utiliza-se a denominação de eczema, dermatite ou alergia de contato.

Um ponto importante é analisar o local da pele onde surge a alergia, pois em geral está associado com o uso do produto. Por exemplo, desodorantes produzem reações nas axilas. Perfumes podem provocar lesões no pescoço, atrás das orelhas e braços.

2) PERFUMES E ODORES ATIVOS ATUANDO COMO IRRITANTES RESPIRATÓRIOS

A asma e a rinite alérgica são as principais alergias respiratórias e têm origem genética (hereditária), que faz com que as pessoas portadoras destas doenças tenham vias respiratórias mais sensíveis que o habitual, reagindo exageradamente a alguns estímulos. Por isso, poderão piorar seus sintomas ao inalar odores ativos.

O papel exato do perfume como provocador de crises de asma e rinite ainda não está bem estabelecido, mas sabe-se que não é uma alergia propriamente dita. Recentemente foi publicado um estudo na Suécia demonstrando que a inalação de perfume é capaz de afetar negativamente a função respiratória dos asmáticos.

É claro que a sensibilidade aos cheiros ativos varia em cada pessoa, pois depende do grau de sensibilidade de cada um. Além disso, quanto menos controlada estiver a alergia, seja asma ou rinite, maior será o efeito negativo do perfume nas vias respiratórias.

Infelizmente neste caso, testes e vacinas não serão úteis, já que não há um mecanismo alérgico comprovado, sendo a causa o poder irritante que os odores ativos exercem sobre as vias respiratórias.

Asmáticos não precisam fugir de perfumes, mas devem dar uma atenção especial a estes fatores no seu ambiente:

- Se possível, não use perfumes. Mas se fizer muita questão, converse com seu alergista e peça que oriente a escolha de uma fragrância suave, hipoalergênica e aplique pequena quantidade em áreas do corpo longe do nariz, por exemplo, nas costas ou nas dobras dos joelhos. Lave as mãos após a aplicação do perfume.

- No caso de crianças alérgicas, pais e cuidadores devem evitar usar perfumes quando estiverem junto delas.

- Prefira desodorantes e óleos corporais sem fragrância.

- Não use incensos, velas perfumadas, aerossóis em sua casa.

- Se você tem dermatite de contato alérgica aos perfumes, leia sempre os rótulos e evite os produtos que contenham as palavras: “fragrância”, “perfume” e “botânicos.A maior dificuldade é que os fabricantes de perfumes podem utilizar “fórmulas secretas”e omitir a listagem específica de todos os componentes. Se tiver dúvidas, não use antes de falar com seu alergista. Se for necessário, ele realizará o teste de contato para definir melhor a substância causadora da alergia.

Sabemos que é impossível fugir completamente dos produtos perfumados. Quanto menos se espera pode-se ganhar um cartão, um enfeite ou até um brinquedo perfumado. Mas, a nossa mensagem para você é que procure manter sua alergia tratada e bem controlada. Isso significa tratar sempre e não apenas nas crises.

O alergista orientará os cuidados, os medicamentos e o uso de vacinas (imunoterapia), de forma que suas vias respiratórias permaneçam desinflamadas e suportem melhor a agressão aos fatores irritantes que forem inevitáveis.






Comentários

  1. Excelente a explicação.
    Muito clara e objetiva.
    Parabéns por mais esse grande serviço.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Aninha. É um prazer receber sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal esse artigo, embora perfumes sejam um toque pessoal de personalidade marcante, podem também ser muito irritantes.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Nathan: é a cara e a coroa numa mesma moeda! Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito boa a explicação. Mas gostaria de saber mais uma coisa. Tenho alergia de contato a perfumes. Existe algum perfume anti alérgico? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Para orientar o perfume mais adequado para seu caso seria necessário realizar o teste de contato e identificar a substância causadora da alergia. Desta forma, é possível escolher um produto que não contenha a substância. Infelizmente a aceitação é individual, o que impossibilita a indicação de um perfume que seja bem tolerado por todas as pessoas alérgicas. Sugiro que peça esta orientação ao seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. principalmente produtos de limpeza e perfumes, quando sinto o cheiro, imediatamente sinto um gosto estranho na boca, a minha língua queima muito, parece que estou bebendo o produto, meu rosto arde muito, e perco o paladar, isso é normal, de uns tempos pra cá, piorou, até o cheiro do shampoo me irrita muito, o que será, qual médico devo procurar, será que vocês podem me orientar, obrigada. Maria José.

    ResponderExcluir
  8. Maria José: Os sintomas que relata resultam da ação irritante dos odores. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. As vacinas são para deixar o sistema imunologico fortalecido.Eu gostaria de saber se durante as 6 primeiras aplicações,as crises podem aparecer ?

    Grata....M.Edna

    ResponderExcluir
  10. M Edna: a imunoterapia (vacina para alergia) é bastante segura, sendo muito baixa a ocorrência de efeitos colaterais. Contudo, em tese, uma reação adversa pode ocorrer em qualquer uma das doses utilizadas.Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. acabei de inalar o odor da acetona. Doi o nariz, a cabeça pescoço e ombros! Eh angustiante....

    ResponderExcluir
  12. Geyrison: o seu relato sugere que não seja uma alergia, mas sim uma intolerância química Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2012/02/sensibilidade-cheiros-nem-sempre-e.html
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!

    Tenho alergia a "perfume mix". Existe algum perfume no mercado que não o contenha. Encontrei algumas fragâncias (poucas) em um site e só gostei de uma, gostaria de encontrar mais e se possível variar.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  14. Samyra: Perfume mix é na verdade uma mistura de substâncias usadas em fragrâncias. Pessoas com teste positivo ao perfume mix devem evitar os seguintes componentes: - Aldeído cinâmico - Alcool cinêmico - Alcool alfa-amil cinâmico – Geraniol – Eugenol – Isoeugenol - Oak moss absoluto - Hidroxicitronelal. O seu alergista conhece seus dados clínicos e pode orientá-la melhor. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  15. amei muito bom vou colocar em pratica algumas sugestões parabéns a todos os profissionais de saúde por este blog Deus os abençoe.
    ju

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Ju Estamos ao seu dispor. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  17. Sou asmática faço uso do Seretide, no entanto manifestei uma laringite com bastante edema, dificuldade para engolir e ao realigar exame em otorrino ele verificou sinais de queimadura na região popularmente da garganta e sugeriu investigação de refluxo. Já ouvi dizer que atualmente o refluxo tem sido tratado como um processo alérgico e não só fisiológico por má formação da válvula,etc. Teria mesmo esta relação? O que estudos mais modernos defendem nesse sentido. Na oprtunidade fui medicada com Betametasona - celestone soluspan 3mg intramuscular. Devo manter o Seretide independente da outra droga estar no meu organismo?

    ResponderExcluir
  18. Você deve manter o uso contínuo do Seretide Contudo, como está com a faringe irritada, deve usar um espaçador para aplicação do spray, para diminuir o impacto ao inalar a medicação.O refluxo gastro esofágico não é causado por alergia. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Olá,tenho alergia perfume mix II,atualmente estou com as mãos coçando com bolhas e pele grossa estou tomando anti alérgico alektos e pomada que já melhorou um pouco,esta super seca a pele.comecou em uma mão e agora passou pra outra também será que tem a ver com alergia que tenho ou será outro problema parece um quadro de disidrose.

    ResponderExcluir
  20. Rosana Boa noite. Sinto muito, mas para opinar sobre seu caso, só examinando pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. tenho rinite e bronquite e ultimamente tenho sentido uma forte intolerância a cheiro. todo tipo de cheiro me incomoda sinto minha garganta inchada um incômodo na garganta muito grande. ja fiz alguns testes de alergia e deram negativos.Isso me incomoda bastante porque em todo lugar que vou entro em contato com diferentes odores.o que fazer para melhorar esse sintomas? Isso é alergia ou outro problema?

    ResponderExcluir
  22. Eleni: O seu relato sugere que possa ser um caso de intolerância e não de alergia. Por isso, os testes podem ser negativos. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Oi boa tarde, ultimamente tenho sentido muita sensibilidade aos odores que parece que fica na minha garganta, minha pele esquenta, meu coração dispara e me dá um pouco de falta de ar. O que pode ser isso, é como se eu pudesse sentir o gosto dos cheiros. Fico no aguardo. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. O seu relato sugere que possa ser um caso de intolerância aos odores ativos, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho alergia a perfume, e nunca se da no local onde eu apliquei, só de sentir o cheiro me da muita coceira na area do rosto, e minha dermatologista me disse que isso se dá ao "vapor" do perfume

    ResponderExcluir
  26. Bom dia O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica imunológica). É provável que seja uma intolerância ao odor ativo. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Minha filha tem 9 anos e não pode usar nem alfazema como perfume! o nariz e a garganta começam a coçar.
    Há perfumes antialérgicos para criança?

    ResponderExcluir
  28. Perfumes não causam alergia respiratória. O odor ativo pode irritar as vias respiratórias e provocar sintomas. Por isso, não há um perfume "antialérgico". A orientação do tipo de fragrância deve ser feita de forma individual, para cada pessoa, não sendo possível fazer esta indicação pela internet. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. OLÁ!!BOA TARDE! EU TENHO ALERGIA AO PERFUME MIX, MAS ATÉ ENTÃO, EU ACHAVA QUE ERA SÓ AS COISAS QUE EU USAVA, MAS NÃO, SÓ EM INALAR UM PERFUME QUE CONTENHA OS COMPONENTES DO PERFUME MIX, ME PROVOCA REAÇÃO, QUE NÃO É IMEDIATA, DEMORA ALGUMAS HORAS.E É SÓ O ROSTO, EM TORNO DO NARIZ VARIAS BOLINAS AMARELAS, NOS SUPERCÍLIOS, PÁLPEBRAS, NAS LATERAIS DOS OLHOS, BOLINHAS TIPO BROTOEJA COÇA E A ÁREA FICA BEM DOLORIDA. SOU OBRIGADA A USAR POMADAS ANTIALÉRGICAS E QUANDO MUITO AGRESSIVO, TOMO INSTAMIN. CHEGA A SER CÔMICO, MAS QUANDO VEJO ALGUÉM COLOCAR PERFUME ME AFASTO RAPIDAMENTE.
    PERGUNTO AO SR. DR., EXISTE ALGUM TRATAMENTO A BASE DE VACINAS QUE EU POSSA FAZER?
    A LONGO PRAZO, POSSO DESENVOLVER ALGUM PROBLEMA, POR ESTAR FAZENDO USO DE CORTICOIDES DA POMADA? E ANTI ALÉRGICOS?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde A dermatite de contato ocasionada pelos perfumes não é tratada com vacinas (imunoterapia com alérgenos). Quanto aos medicamentos, podem proporcionar alívio, mas não controlam ou previnem a alergia. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno