09 agosto 2009

TOSSE: quem responde é o especialista






1. Por que tossimos?

Todo mundo tosse, pois tossir não é doença. A tosse é um mecanismo de defesa, normal em qualquer ser humano e útil para expulsar agentes estranhos das vias respiratórias, como por exemplo, poeira, tabaco, muco,etc. No entanto, a tosse também pode ser um sintoma de doença.Portanto, a tosse funciona como um “barulho” produzido pelo organismo para mostrar que algo não vai bem nas vias respiratórias.


2. Quais as principais causas de tosse?

As causas mais comuns são:
-doenças alérgicas (asma ou bronquite, rinite, sinusite, laringites, traqueítes)
-infecções virais (gripes, resfriados, coqueluche, sarampo) - -infecções bacterianas (sinusite, pneumonias, tuberculose), - refluxo gastro esofágico,
-certos medicamentos,
-doenças pulmonares crônicas
-corpos estranhos aspirados pela pessoa.
A fumaça do cigarro causa tosse, tanto para o fumante como para as pessoas que convivem com ele (tabagismo passivo). A Organização Mundial de Saúde cunhou uma frase que se tornou célebre:  
“Pais fumantes = filhos tussidores”.


3. De que maneira a tosse pode ser sinal de asma?

A tosse faz parte do quadro clínico da asma clássica, associada à falta de ar, cansaço e sensação de chiados no peito. Mas, em alguns casos, a tosse pode ser a única manifestação da asma (ou bronquite).
As crises de asma podem se iniciar com uma tosse após exercícios ou ao riso. Este dado é importante, pois é o momento de tratar para que não progrida para crises fortes.


4. Sinusite provoca tosse?

A tosse pode acompanhar a rinite alérgica e a sinusite, principalmente em resposta ao gotejamento de secreção do nariz para a garganta, irritando os receptores ali situados.
Este tipo de tosse pode ser reconhecido pela presença de sintomas nasais como espirros, coriza hialina ou mucosa, prurido nasal, ocular, coceira no palato, pigarro, além de história familiar e pessoal atópica. Uma característica importante é que a tosse causada pela rinossinusite piora à noite ou quando a pessoa se deita


5. Refluxo do estômago pode fazer tossir?

O refluxo gastro-esofágico consiste na regurgitação do conteúdo do estômago para o esôfago e pode atuar como causa de tosse. Também pode ser um fator agravante de asma.
Em alguns casos, o diagnóstico é facilitado pela presença de outros sintomas, como azia, dor (no peito ou na barriga), enjôo e vômitos. Mas, uma grande parte das vezes pode ser silencioso, sem que a pessoa perceba.
Em crianças pequenas, o refluxo pode ser causado pelo mau hábito das mamadas noturnas. Por isso, é sempre bom lembrar que crianças nunca devem mamar deitadas e que só devem deitar pelo menos uma hora após mamar.


6. É verdade que remédios que podem provocar tosse?

Sim. Alguns remédios usados para tratar a hipertensão, chamados de inibidores da ECA podem provocar tosse seca moderada ou severa, de predominância noturna. Os betabloqueadores podem induzir asma e tosse em pessoas susceptíveis.

7. A tosse pode ser de origem emocional?

Sim. A tosse pode surgir, na criança e no adulto, como consequência de perturbações emocionais. Em geral, apresenta-se como tosse alta, seca, irritativa, bastante incômoda, porém desaparecendo durante o sono.

8. Qual o tratamento para a tosse?

O tratamento deve visar descobrir a causa, já que os remédios têm efeito muito limitado.
Um xarope pode melhorar a tosse mas não vai tratar a causa do problema. O ideal é não usar remédios indicados por amigos ou por balconistas de farmácia, mas sim procurar um médico, que irá investigar e tratar adequadamente a causa da tosse.

Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail: alergiapgrj@gmail.com
e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.

200 Dê sua opinião:

Ilce Cabreira disse...

Muito obrigada pelo trabalho e dedicação de vocês neste blog.A informação é de grande importância para todos, principalmente para nós leigos, pais aflitos, doentes, que estamos em lugares distantes e sem recurso. Um grande trabalho desta equipe de profissionais que merece nosso reconhecimento e total gratidão.
Ilce Cabreira - Altamira - Pará

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigada a você Ilce, pelas suas carinhosas palavras, que muito nos incentivam neste trabalho voluntário do Blog da Alergia. Volte sempre!

Anônimo disse...

olá gostaria muito de saber o que posso fazer para ajudar minha filha pois ela tem 10anos e sofre muito com sinusite e bronquinte asmático quando está em crise ela tosse muito e na maioria das vezes toma medicamentos na veia e nada resolve não sei mais o que fazer gostaria muito da ajuda de vcs desde de já agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que leve sua filha a um alergista para que inicie tratamento especializado. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-la e prestar maiores esclarecimentos.

Salete Marinho disse...

Meu bb de 1 ano e 3 meses já está quase com 2 meses com uma tosse, já tomou varios tres tipos de xarope e nada de passar. será Alergica?
Salete

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pode ser, Salete, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente.Na idade do seu filho existem outros fatores (e não apenas alergia) que podem provocar tosse. Sugiro que o leve para uma avaliação com o especialista. Gratos por sua visita.

ELEN DANTAS disse...

BOM DIA!
GOSTARIA DE SABER SE A TOSSE COM PIGARRO E SEMPRE NO MESMO HORÁRIO (NOITE AO DEITAR) É SINAL DE ALERGIA?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pode ser, Elen, mas não há como afirmar sem examiná-la.Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde!

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo Blog, e pela dedicação em divulgar informações à sociedade.
O meu caso é de sinusite, diagnosticada a partir de um quadro de tosse com secreção por 20 dias e ouvido tampado. Após realizar exames de raio X o médico receitou amoxicilina por 14 dias. Já estou no 7° dia e continuo tossindo e com o ouvido tampado, porém os sintomas são menos intensos. Gostaria de saber se é normal, ou se os sintomas já deveriam ter desaparecido. Outra dúvida: durante a sinusite é recomendada a prática de atividades físicas ao ar livre, tipo corrida ou caminhada, ou deve-se evitar para impedir uma possível contaminação por outros patógenos?

Muito obrigada pela atenção,
Letícia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Letícia: é possível que sua resposta ao tratamento possa demorar, pois depende de cada pessoa e da gravidade do problema. Até mesmo as atividades físicas devem ser aconselhadas de acordo com cada caso, intensidade, etc. Aconselho que converse com seu médico, conhecedor de seu histórico clínico a fim de que possa orientar de forma personalizada e adequada. Gratos por sua visita.

rick disse...

Olá, tenho tido ataque do tosse, fui na farmácia me indicaram um remédio anti alérgico não adiantou nada. as crises tem piorado muito, Qual especialista devo procurar ? O que posso fazer para melhorar ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rick: se sua cidade não tiver especialista, o clínico geral poderá orientar seu tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá! parabéns pelo blog, eu estava com uma tosse seca que me deixava irritada, tomei varios anti alergicos só que não melhorava depois que entrei no seu bloq vi que poderia ser do estomago e fui ao médico e encontrei a causa da minha tosse chata.srsrs... moro em Palmas - to

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ficamos felizes em saber que nosso blog ajudou no controle de sua tosse. Obrigada pelo retorno. Volte sempre.

Joana disse...

Olá adorei conhecer este blog. Acho que estou no lugar certo.Tenho 52 anos e carrego comigo desde criança uma tosse rouca de ficar sem a voz,sinto falta de ar, não escorro o nariz e não tenho febre.Acontece sempre que muda o tempo.Qual o médico que devo procurar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joana: aconselho que procure um alergista para investigar seu caso. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Abraços.

Anônimo disse...

Minha filha tem tosse desde pequena,uma tosse ceca sem catarro, ela ficou uns 5 anos sem esta crise, mas agora voltou novamente, esta tosse quando ela dorme minimisa muito, fica quase sem tossir.O medico receitou os seguintes medicamentos.Maleato de Dexclorfeniranina+Betametasona,o mesmo não cortou a tosse, então ele receitou o Crticorten, mas continua mesma coisa,e ela reclama muito de dor debaixo da costela.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

o tratamento da tosse não se baseia apenas no uso de remédios. É importante pesquisar e detectar as causas envolvidas de modo a indicar o melhor tratamento para sua filha. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica Geral. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

oi, ha 13 anos sofro com uma tosse seca e irritativa, qndo criança ela só aparecia na hora de dormi e eu ficava umas 2 hras tossindo sem nem coseguir respirar ate q aceitava tomar xaropes q cortam a tosse, só q ela só vinha uma noite dps sumia por um bom tempo, só que conforme mais velha fui ficando as crise foram piorando de 1 noite passou a ser 2 , agora tenho crises durante o dia tbm, já fui em varios especialitas e nenhum descobriu o q havia comigo alguns disseram q minha mãe inventava essa crise ja q teve uma época q ela só dava na hr de dormir

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem sempre é fácil definir a causa de uma tosse. É preciso investigar de forma criteriosa seu histórico clínico e relacionar com os dados do seu exame físico. Se necessário, exames poderão complementar o diagnóstico. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

Anônimo disse...

tenho uma tosse a mais de 2 anos ja tomei todos os xarope que diseram que era bom ja fui a medico mas ainda tenho tosse eu tomo remedio para presao nao sei se e por causa do remedio que tomo eo capitropil de 25 as vezes penso que pode ser por causa dessa medicaçao

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Captopril faz parte de um grupo de medicamentos chamados de "inibidores da ECA" e podem causar tosse como efeito colateral. Converse com seu cardiologista para orientar uma nova medicação que não pertença a este grupo. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

boa tarde!estou com uma tosse faz 2 semanas e piorou nessa última semana principalmente ao deitar, fico meio sentada e posso dizer que nem durmo.. fui ao médico e receitou celestamine, um spray nasal e amoxicilina por 14 dias uma vez que descartou qualquer possibilidade de pneumonia e me sugeriu que era sinusite (eu havia relatado que uma vez escorreu do nariz uma secreção amarelada), mas não tenho dores na região dos seios. É normal tomar antibiótico por 14 dias pelo fato de se sugerir que é uma sinusite numa consulta de 10min?Ainda não comprei, gostaria de uma orientação por favor.. obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O gotejamento pós nasal ocasionado por uma sinusite pode ser causa de tosse O antibiótico está indicado no tratamento da sinusite e da tosse. Mas, não tenho condições para afirmar sobre seu caso sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico ou peça uma segunda opinião. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Fernanda e estou indo para a 3ª semana com uma tosse com secreção, tenho chiado no peito que as vezes dá a sensação que também esta nas costas, além de um barulho, como se ouvisse o ar no peito,o meu nariz escorre o tempo todo, secreções claras, no entanto fui a um médico que não me examinou apenas pediu rx do pulmão e da face, disse-me apenas que não deu nada e passou nimesulida e ibuprofeno.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernanda: os dados que envia não são suficientes para se fazer um diagnóstico. Lembro que a base para tratar uma tosse é definir sua causa. Xaropes não resolvem se a causa da tosse não for combatida. Aconselho que realize os exames e se persistirem dúvidas, ouça a opinião de um outro médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

A minha filha de 5 anos tosse bastante. Normalmente seca e profunda! Muito incomudativa mesmo... Já lhe foi diagnosticada rinite alérgica. Pratica natação e ballet, alguma destas atividades podem ser prejudiciais?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite alérgica pode causar tosse. Mas, é preciso investigar outras causas, em especial sinusite e asma.A criança portadora de alergia respiratória que se encontra em tratamento e com sua alergia controlada pode praticar atividades esportivas normalmemte. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá boa tarde!

meu nome é Cintia.

e venho por meio deste, através de algumas pesquisas que estava realizando pela internet, buscar uma ajuda ao que se refere o problema de minha mãe.

Minha mãe tem 55 anos, com 76 kilos, toma alguns medicamentos para um problema que tem no joelho e para pressão também.

Tem uma tosse que lhe acompanha por mais de 1 ano.

Tosse seca, irritante que lhe deixa vermelha de tanto tossir, as vezes com uma secreção de escarro.

já procurou algumas especialidades como alergista, e pneumologista, recentemente fez exames de endoscopia, um outro que não irei me lembrar o nome, de escarro e um outro que foi injetado uma medicação dois dias antes de realizar o exame.

na conclusão desses exames o pneumologista concluiu ser apenas um refluxo gastro intestinal.

mas a tosse dela não passa.

o que faço, pois diante dos médicos e medicamentos que ela já foi e tomou, nada resolveu. estou muito preocupada e preciso de ajuda.

Agradeço desde já toda atenção dispensada!

Cintia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não há como emitir um parecer específico sobre a tosse apresentada por sua mãe através da internet, sem examiná-la pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações:
1) O tratamento da tosse se baseia na análise clínica de cada paciente
2) É preciso controlar a(s) causa(s) da tosse para controlar o problema
3) Nem sempre há apenas uma causa envolvida
4) Refluxo gastro esofágico é uma causa de tosse, em especial quando há sobrepeso associado.
5) Alguns tipos de antihipertensivos podem provocar tosse.
Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

ola,a mais de 1 semana venho tussindo e isso vem aumentando,agora sempre tenho crise pela manhã por volta das 6:30 todos os dias e com isso vem uma dor de cabeça forte os olhos ficam vermelhos e muita dor abaixo do umbigo, o que sera e quem procurar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse é um sintoma que pode acompanhar várias doenças. É importante conhecer os dados clínicos e examinar pessoalmente para poder afirmar a causa do problema. Aconselho que procure um alergista. caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Bazar da IZA disse...

Boa tarde , fui no medico aqui em sp , uma otorrino, e falei o seguinte pra ela, estou com tosse a mais de ano, quando deito piora muito , sinto como se o ar q passa enrritase minha granganta e com isso tussso ,as vezes sinto q escorre algo da vias nazas pra garganta , ,agora ando tussindo com umas pequenas placas brancas , ela me tratou como sinusite , me deu antibioticos ,mas nao paro de tussir ,uns dias mais q outros , outros bem poucos , mas nao melhorei nadaa, fico aplicado essa solução de cloreto de sodio 9mg ,e nao sinto melhora , o que vc acha q seja , sera mesmo sinusite ? obrigada ,iza 32 anos sp

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Iza: tosse com piora noturna pode ser causada por sinusite, bem como por outros problemas como por exemplo asma, refluxo, etc. Aconselho que retorne para nova consulta com a sua médica otorrino para que ela possa reavaliar seu caso e modificar seu tratamento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Estou desconfiada que minha filha está com tosse emocional pois ela passa quando dorme. Qual seria o tratamento neste caso? Ela usa Depakene...Também pode causar tosse?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O diagnóstico de tosse causada por fatores emocionais deve ser feito pelo médico após excluir a possibilidade de outras causas. Desconheço relatos científicos de tosse causada pelo uso de Depakene. Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Sres. gostaria de saber se existe tosse de origem emocional e se tem tratamento, pois desde que perdi meu marido (fazem 10 meses) tenho uma tosse irritante que aparece as vezes, normalmente de manhã ao levantar ou a noite ao deitar, durante o dia ela aparece quando sinto friagem ou calor excesivo... O que me recomendam?? Moro em Caldas Novas-GO. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existe a tosse de origem emocional. Mas, este diagnóstico só pode ser feito após afastar outras causas de tosse. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e indicar o tipo de tratamento mais adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

videobb disse...

ola meu nome é naiane tenho renite alérgica desde q tive meu filho parto cesáriana sinto muita dor de cabeça será q é por causa do meu problema respiratório.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pode ser, Naiane. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure seu alergista. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a Rinite Alérgica, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

boa noite! minha filha tem tosse seca direto, entao procurei um alergista, ele a diagnosticou com rinite alergica e disse que tosse desse jeito por causa do gotejamento pós nasal. passou uso continuo do nasonex, allegra e singulair! só que ela continua tendo essas tosses, as vezes vem bem mais forte como esta semana. eu dei por conta propria o prelone por 3 dias e nao melhorou. o lergista disse que nao melhorou pois ela nao tem nada no pulmao. o corticoide nao corta a tosse seca mesmo sendo so da rinite? a tosse ta cada dia pior, pensei que ele ia passar antibiotico, mas nao, mandou somente continuar com os 3 q ela ja usa ha um tempao (allegra, nasonex , singulair e mto rinossoro no nariz) ele disse que o rinosoro que vai dar jeito nisso.. o que eu faço???ta mto forte e seca mesmo...att

Anônimo disse...

gostaria de saber com quanto tempo de uso as vacinas de imunoterapia comecam a fazer efeito +/-??grata

Anônimo disse...

Ola! Fui diagnosticada com rinite alergia por ter uma tosse seca constante! A minha duvida é a seguinte: Tosse seca pode ser o unico sintoma de uma rinite alergica? Como o senhor(a) trataria uma tosse seca de rinite alergica(que classe de remedios)?obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Uma criança portadora de rinite pode tossir por causas variadas, como por exemplo: 1) gotejamento pós nasal pela rinite ou por uma sinusite 2) asma que se manifesta apenas por tosse (sem chiados nem cansaço aparente) 3) refluxo gastro esofágico (em especial nas crianças pequenas); entre outros fatores. Ou seja, não tenho condições para opinar especificamente sobre o caso de sua filha através de um aconselhamento na internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há um tempo padronizado para início do efeito benéfico da imunoterapia pois depende de vários fatores - alguns ligados ao paciente (idade, gravidade, componente alérgico, etc) - outros ligados ao tratamento( extrato utilizado, concentração das fases etc) ou à própria doença(alergia respiratória, alergia a insetos, etc). Além disso, cada pessoa tem seu ritmo próprio na resposta ao tratamento. Em alguns casos, além da vacina o tratamento inclui também medidas de controle ambiental e combate aos fatores agravantes. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas principais da rinite alérgica são: espirros em salva, coriza em geral clara e abundante, coceira no nariz, olhos,garganta. A tosse é um sintoma que acompanha a rinite alérgica e pode expressar a presença de gotejamento de secreção pós nasal. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola estou em crise a 3 semanas nao aguento mais e uma tosse seca provocada por coceira na garganta a momentos q da crises fortes ao deitar principalmente nao aguento mas fica tudo dolorido cabeça garganta peito fui ao medico tomei injessao e asesticein nao adianta parei com asesticeina me ajudem porfavor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para tratar a tosse é essencial avaliar o paciente pessoalmente e de forma criteriosa para investigar as causas envolvidas. Xaropes não resolvem se a causa não for detectada e combatida. Peço sua compreensão, mas infelizmente não posso ajudá-lo através da internet, baseado apenas no seu breve relato. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá minha filha teve pneumonia com 1 ano e 11 meses, teve que ficar internada por 11 dias. Hoje com 2 anos e 2 meses voltou a tossir com muito catarro. Gostaria de saber se devo levar ela para um pediatra ou um pneumologista.Adorei esse blog,abraços!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeiro passo é levar sua filha ao seu pediatra. Caso ache necessário, ele poderá encaminhar ao especialista (alergista ou pneumologista) Gratos por sua visita.

jaqueline disse...

Olá parabêns pelo blog e pelo trabalho de vcs. De uns dias pra cá tenho tido crises a noite, começa no finalzinho da tarde qualquer friuzinho me incomoda e vem tosse espirros e corisse, fecho a casa toda ai vem o calor, abro uma janela começa tudo de novo.Tenho sentido dores no peito durante as crises e as vezes sinto um chiado. Por favor ajude-me, desde já obrigada

Anônimo disse...

bom dia! o pulmao de quem está tendo crise de asma pode estar "limpinho" na escuta do medico?att

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim, tanto numa crise muito leve como numa crise muito grave de asma, os sibilos podem não ser ouvidos na ausculta feita pelo médico. Gratos por sua visita.

Daniele disse...

Meu filho está com tosse e dores de cabeça a quase um mês, ele fez tratamento com antibiótico e não resolveu em nada, o pediatra disse q é devido a mudança de tempo(resfriado), mas ele tosse a noite toda,fica cansado o dia todo.Qual especialização médica devo procurar neste caso?
Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Olá!Há um mês mais ou menos,estou tendo crise de tosse.Aumenta quando deito,mas tusso durante o dia tambem.Não estou tendo força pra tossir,e da vontade de vomitar,então tomo agua e passa ,mas volta logo a tosse.Não fui ao medico ainda,estou esperando pra vê se passa.Tem alguma ideia do que pode ser?Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daniele: o alergista é o médico especialista indicado para avaliar seu filho. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As principais causas de tosse no adulto são: rinite, sinusite, asma, alguns tipos de infecções respiratórias, refluxo gastro esofágico, entre outras. Aconselho que procure atendmento médico. Xaropes não resolvem se a causa não for combatida. Gratos por sua visita

Robson Medeiros disse...

Boa Noite,

Preciso de uma orientação, minha filha hoje têm hoje 4 anos com 3 anos foi levei a mesma em um Especialista em Alergias, fez todos os testes e o mesmo falou que ela tem Asma Alergica, Rinite e Sinusite. Hoje a mesma qundo em crise toma Predsin, Singuler de 5 mg, a mesma já faz muito tempo que não para de tossir e não sei mais que medicação eu dou pois não para de tossir nenhum segundo o que faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Robson: compreendo sua preocupação mas não tenho condições para ajudar através deste aconselhamento na internet já que a base para controlar uma tosse é detectar sua causa, o que não é possível sem examinar pessoalmente. Em crianças pequenas, nem sempre é fácil esta tarefa. Sabemos que tanto a asma como a rinossinusite podem causar tosse. E, os sintomas nasais ocasionados pela rinite podem ser um agravante, impedindo que a asma melhore e consequentemente, mantendo a(s) causa)s) da tosse. Aconselho que exponha sua preocupação ao alergista que acompanha sua filha pois como ele conhece seus dados clínicos, poderá orientar de forma mais adequada. Gratos por sua visita.

Elisaine disse...

ola, adorei o blog, as informações me tiraram dúvidas importantes. Há uns 5 meses tive crises de tosse seca após uma gripe muito forte, as quais persistiram até chegar o momento que meu palato começou a ficar com uma textura diferenciada e com uma cor tambem diferente, fiquei desesperada..fui ao médico otorrino e fui diagnosticada com rinite alergica, agora tomo anti-alergico e outro remédio que é inserido no nariz. Mas, fiquei com uma dúvida para o diagnóstico da renite somente o raio-x é necessário?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elisaine: o diagnóstico da rinite alérgica se baseia na análise do seu histórico clínico (pessoal e familiar), nos dados do exame físico, na realização de testes (feitos na pele ou no sangue). Os exames solicitados pelo médico, como é o caso da radiografia, complementa este processo. Agradecemos sua visita e seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

oi minha mãe esta no tratamento contra a tuberculose. éram 4 comprimidos por dia agora são 2 faz 3 meses que éla esta no tratamento seguido passo a passo e apareçeu uma tosse muito estranha dor no corpo talves febre e pouco suor oque pode ser uma gripe ? ou o remedio não esta fazendo mais o efeito contra a tuberculose .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito mas não posso ajudar sua mãe: para indicar a causa da tosse, é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho que retorne ao pneumologista que trata dela para uma nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

meu filho tem quaze 3 anos e tosse muito,todos os dias pela manha.dura de 1 a 2 horas.mesmo sem comer nada ele vomita.sempre ao acordar as 6 da manha.ele vomita uma espuma branca com catarro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não adianta tratar a tosse com xaropes se a causa do problema não for estabelecida e controlada. As causas de tosse infantil são variadas e incluem: alergia, rinite, sinusite, asma, viroses, refluxo gastro esofágico, entre outras. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que possa ter um tratamento adequado. . Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

joycy disse...

Boa tarde, minha filha tem 1 ano e 3 meses, esta com uma tosse seca e chiado no peito, já foi diagnosticada com rinite alergica. Mas lembro bem o dia que a tosse começou ela engasgou com um biscoito e vomito, passou bem mal e nesse mesmo dia começou a tossir, já dei xaropes, antibióticos , a tosse melhorou, mas não cessou e sempre a noite começa a tossir. Gostaria que me ajudasse o que fazer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joyci: gostaria de poder ajudar, mas para afirmar a causa da tosse de sua filha é essencial examiná-la pessoalmente. Pode ser que haja uma relação direta do engasgo com a tosse, mas também pode ser uma coincidência já que neste período de outono é comum que a rinite piore, podendo evoluir com sinusite. Nas crianças pequenas, muitas vezes o unico sintoma de uma sinusite pode ser uma tosse com piora noturna. Aconselho que a leve ao seu alergista para uma avaliação individualizada. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz", envie sua solicitação para nosso e-mail:
"blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho. Enviei um e-mail para vocês!

Fabiana.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado Fabriana. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse de duração arrastada é chamada de tosse crônica e pode ter causas variadas mas destacam-se: tabagismo, rinite, sinusite, asma, infecções virais, certos medicamentos antihipertensivos, e refluxo gastro esofágico. Não tenho condições para apontar a causa da sua tosse através da internet, sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

anonimo.fiquei espirrando e cim a garganta ardendo,so porque fiquei sem meia,estava coberta com cobertor anti alergico.o que pode ter acontecido irani bauru

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Irani: não é possível afirmar se você está apresentando uma alergia baseado apenas nos poucos dados enviados e sem conhecer seu histórico clínico. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e assim poder orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, minha filha está tossindo há 5 meses, que começou em uma viagem onde ela entrou em contato com uma grande quantidade de poeira.

Após 2 meses sentia bastante falta de ar e tosse. Agora está sendo tratada como asma, fazendo tratamentos com broncodilatadores.

A falta de ar melhorou muito porém a tosse continua. Esta tosse é uma mescla de tosse seca e tosse com secreções claras. Ela não apresenta crises, mas as tosses são constantes durante todo o dia, porém, desaparece durante o sono.

Mesmo desaparecendo durante o sono esta tosse pode ser de origem asmática ou a maior probabilidade é que seja emocional?

Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará os dados clínicos de sua filha, julgará os fatores envolvidos, a examinará e, se for necessário, solicitará exames. Por isso, não há como orientar um tratamento ou opinar sobre a causa da tosse de sua filha através de um aconselhamento na internet, sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Gostei muito do blog,estou com tosse muito seca e expelindo catarro verde e tenho dor no peito ha mais de uma semana o que faço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sua tosse está persistente e há secreção de aspecto catarral, o que indica a necessidade de procurar atendimento médico para que possa ser feito o diagnóstico da causa da tosse e o tratamento adequado. Infelizmente não há como indicar uma medicação sem examinar pessoalmente. Obrigado pela visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

minha esposa esta com crise de bronquite segundo o médico que ela foi como ela nuca teve isso ela recrama de muinta dor nas costelas para broquite ela esta sendo medicada mas para essa dor oque eu posso fazer para aliviare se essa dor faz parte do processo da bronquite

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A dor não é um sintoma típico da crise de asma (ou bronquite asmática) Aconselho que retorne ao médico para nova avaliação Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

estou grávida de 34 semanas, gripada e com muita tosse. mês passado tive uma crise muito forte de rinite e sinusite. o que posso fazer para eliminar essa tosse? agradeço sua ajuda desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para tratar a tosse é essencial examiná-la pessoalmente para detectar e controlar a causa do problema. Xaropes não resolvem se a causa não for controlada. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

estou com tosse e muita dor no peito ao tossir não tenho febre e nem estou tossindo tanto a ponto de dizer que a dor é por tossir demais mais basta tossir que parece que estou com o peito machucado por dentro oque pode ser isto?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para afirmar a causa de sua tosse baseado apenas no seu breve relato sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso você more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

cassia disse...

OI GOSTARIA DE SABER UMA COISA MINHA MAE TA COM UMA TOSSE JA TM MAS DE MES ELA JA FOI NO MEDICO FEZ RAIO X E NAO DEU NADA NO PULMAO MEDICO PASSOU CHAROPE MAS NAO PASSA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cassia: a tosse precisa ser investigada pelo médico especialista. Xaropes não resolvem se a causa não for detectada e combatida. As causas de tosse no adulto são variadas e incluem: tabagismo, rinite, sinusite, asma, viroses, refluxo gastro esofágico, uso de medicamentos, entre outras. Ou seja, nem toda tosse é causada por um problema localizado nos pulmões. Peço cua compreensão, mas infelizmente não há como apontar a causa da tosse sem examinar sua mãe pessoalmente. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica RJ.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola, gostaria de saber qais exames de sange devem ser feitos pra detectar a tosse alergica!
meu filho ta tossindo a dois meses e nao melhora.
bj brigada

Anônimo disse...

harla meu filho tem reniti alergica nao sei mais um quer fazer ele toma vacina alergica e loratadinha nao ta fazendo efeito nao aguento mais ver ele tussei muito principalmente anoite

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A pesquisa da tosse depende da suspeita da causa em cada paciente. As causas de tosse na criança são inúmeras, mas destacam-se: asma, rinite, sinusite, infeções virais, refluxo gastro esofágico, entre outras. Em grande parte das vezes o diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, baseia-se na avaliação clínica feita pelo médico. Esta avaliação inclui diversos ponos: a forma com que a tosse se manifesta, se é seca ou se tem expectoração, se tem horário predominante, se associa com outras doenças, se a pessoa está usando medicamentos que possam causar ou exacerbar a tosse, etc... Com base nesta avaliação, o médico solicitará os exames (radiografia, exame de sangue, testes,etc.) para confirmar o diagnóstico. Agradecemos sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Harla: a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, um gotejamento de secreção na parte posterior do nariz em direção à garganta provocando tosse. Se seu filho não melhorou com a loratadina (antialérgico) é possível que tenha alguma complicação da rinite, como por exemplo, uma sinusite. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata dele e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

sei la oque é isso só sei que após uma irritação na garganta agora cuase morro toss indo parece até que tem um bichinho que fas cosegas em minha garganta e e´inposivel não tossir,vcs podem me esplicar oque é isso obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que seja uma tosse causada por alergia. É essencial examinar para confirmar e para indicar tratamento. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite ja faz mais de 30 dias que estou com uma tosse que chega me dar ânsia de vomito e com secreção amarelada , ja fui ao médico fiz rx e esta tudo normal , o médico disse que nao podia receitar remedio pq estou gravida de 3 meses só me receitou um anti alergico , só que a tosse nao passa sao crises pela manha e no começo da noite a tosse é tanta que chego a fazer xixi na calça nao sei mais o que faço , me ajudem

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tosse não é doença, mas sim um sintoma de alguma doença. A base para tratar a tosse é detectar sua causa. Por isso, não há como tratar sem examinar pessoalmente, em especial numa gestante. Aconselho que retorne ao médico para nova avaliação. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

OLÁ. PRECISO DE AJUDA, POIS MINHA SOBRINHA DE UM ANO E NOVE MESES ESTA HA MAIS DE UM MES COM TOSSE E REMEDIO NENHUM FAZIA EFEITO. LEVAMOS AO PEDIATRA E O MESMO PEDIU UM RAIO X QUE DETECTOU UM CORPO ESTRANHO NO PULMAO DELA E PEDIU QUE FIZESSE DEZ SESSOES DE FISIOTERAPIA E SE NA ADIANTAR TERA QUE FAZER CIRURGIA. GOSTARIA DE SABER QUAIS AS CHANCES DE ESPELIR SO COM A FISIOTERAPIA. GRATA PELA ATENÇAO.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas não há como emitir um parecer sobre sua sobrinha sem ver o exame, saber o tipo e a localização do corpo estranho. Aconselho que exponha suas dúvidas ao médico que a acompanha pois conhece seus dados clínicos sendo a pessoa mais adequada para orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita.

Ronaldo disse...

meu filho está com bastante tosse há mais de uma semana...
já tomou vários xaropes e remédios caseiros e não melhora nada...
não tá passando nem com bastante vick no peito...
qual especialista devo levá-lo. ao otorrino ou ao pneumologosta????
voces tem me ajudar aqui mesmo pela web????
eu não sei se tem catarro..acho que tem pouco...
me ajudem...manaus-AM

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ronaldo: crianças podem ter tosse por caiusas variadas, mas destaco as infeções respiratórias, que são causas comuns nas crianças pequenas. Aconselho que o leve ao seu pediatra Ele analisará o caso e poderá orientar um tratamento ou, se for necessário, indicará a ida ao médico especialista. Infelizmente não é possível prescrever através da internet. Xaropes não resolvem se a causa da tosse não for detectada e tratada adequadamente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Estou com tossindo a uns 30 dias. Inicia uma coçeira na garganta insuportavel en seguida vem a tosse forte, seguida de falta de ar que tampa agarganta, vindo a vomito. Ja não aguento mais de dor na barriga, no peito. Ja fui 3 vezes ao clinico. O segundo disse que os remedios passado pelo primeiro estava certo, mas passou outro que diz que seria ótimo. Tomei e fico na mesma. Fui em outro escutei a mesma coisa: E normal vai passar, ja foi bem medicada.Mas tambem passou outro remedio dizendo ser muito bem. Entre os medicamentos tomei antiotico charope para expectorante e alergico. Ja fiz raio x e esta tudo bem com. Existe exame especifico que possa saber a doença que esta causando a tosse, quais? sempre fui sadia. A unica doeça q tive foi gripe mesmo, mas sem febre. Estou farta desta tosse com gosma branca.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há um exame específico que dê o diiagnóstico da causa de tosse. O médico primeiro analisa sua história, seus dados clínicos, se usa algum medicamento contínuo e sua história pregressa. Depois, faz um exame clínico, com especial atenção no aparelho respiratório. Só então, baseado nos dados obtidos, estabelece quais exames serão necessários (variam em cada paciente) para avaliar a causa da tosse. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

ivanda disse...

Olá prezados profissionais da saúde. tenho 44 anos e a um mês a´rpximada,emte estou com uma respiração pesada. às vezes acordo afogando. OUtro dia às 1 hora da manhhã, tossi tanto que trancou a garganta e quase me afoguei. Fui ao PS. , pediu Rx. Ok, uma ingessão que melhorou bem também fiz inalação, assim consegui dormir bem. Continuo com inalação por 5 dias, amoxilina, antialérgico. O médico disse ser rinite alerigica. Irei a um alergologista. Estou bem melhor, mas após 3 dias, mas me afoguei sem motivo. Mas a pergunta é? pode ter algo a ver com o esôfago? refluxo? Outra pergunta? Qual a diferença entre rinite e faringite?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ivanda: os sintomas que relata podem ocorrer na tosse ocasionada por gotejamento pós nasal consequente à rinossinusite alérgica, como parece ser o seu caso. Contudo, não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ivanda: concluindo - rinite é a inflamação da mucosa nasal e faringite é a inflamação da faringe. Gratos pela sua visita.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que meu pai tem pois ele está tossido a mais de 5 meses nao doi nada so no rumo da barriga e queria saber qual o prossisional deveria procurar pois aqui so tem cilnico geral e queremos saber o especialista para podermos levarmos ele ao profissinal adequado pois estamos muito preocupados com saúde dele pois ele ja é de idade!!!obrigada e boa tarde!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu pai pode ser encaminhado a um médico alergista ou para um pneumologista. Se não tiver nenhum, deses especialistas em sua cidade, o clínico geral poderá orientar a pesquisa da causa da tosse do seu pai. Gratos pela visita ao nosso blog.

Sirley Lewis disse...

Olá,

minha filha de seis anos está tossindo há 4 meses. Já tomou vários antibióticos, xaropes, antialérgicos, etc. e nada! Ás vezes ela vomita após a tosse. Tomou omeprazol por 2 meses e os vômitos diminuiram, mas não passaram. Levei á alguns pediatras, alergistas e gastro-pediatra e ninguém sabe a causa. Fez raio-x, ultrasonografia, exames de sangue, mas mesmo assim os médicos não conseguem chegar a uma conclusão. Que outros exames posso pedir a pediatra? Houve a suspeita de coqueluche.

Obrigada,
Sirley

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sirley; não existe um exame que seja definitivo para diagnosticar a causa de uma tosse crônica. É essencial avaliar cada paciente, de forma criteriosa e pessoalmente para poder definir. É comum que mais de uma causa esteja associada. Muitas vezes,o médico faz o diagnóstico baseado na anamnese (história do paciente) e no exame físico, sem necessitar exames especiais.
Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua filha e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Adriane disse...


Boa noite,estou com uma tosse q nao é continua,ela demora umas duas ou 3 horas pra dar novamente,vem com uma coceirinha na garganta como se fosse pelinhos outra hora como se a garganta estivesse seca,eu fico sem respirar e parece q vou morrer asfixiada,como se fosse um afogamento,fui ao medico e a medica disse q eh sinusite,me passou acetil cisteina,prednisona e azitromicina,comecei a medicaçao hoje,mas to morrendo de medo de ficar novamente sem respirar,eh muito ruim.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sinusite pode causar tosse, em geral seca, com piora durante a noite, interferindo e prejudicando o sono e o descanso.O tratamento da sinusite se acompanha da melhora da tosse. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Bom dia equipe Clinica de Alegria.

Estou com uma tosse a três meses,e de um mes pra cá comecei a ficar com falta de ar e vomitar uma secreção clara muito pegajosa não sei se é catarro porem não tem cor amarela.Fiz exame de sangue ok o rx do pulmão não apontou nada e o rx do seio da face apontou um pequeno acumulo de secreção abaixo os olhos.
Não sinto dor e nem tenho febre.
Em meu tratamento tomei fluimucil,amoxicilina, loratadina e fiz inalações com berotec.
ja fui em quatro medicos inclusive pneumologista e receitam remeios sem diser com serteza o que temos e já gastei muito.
Um dado importante e que minha esposa tem os mesmoos cintomas e começou a tossir um mes antes de mim porem ela não tem ancias de vomito e não consegue por pra fora a secreção.

me ajudem por favor moro em São Paulo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gostaria de poder ajudar, mas não é possível tratar sua tosse através da internet. Aconselho que procure um alergista. Para localizar um especialista em S Paulo, procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes dos médicos alergistas na localidade desejada Gratos pela visita.

Anônimo disse...

preciso urgente de uma orientação e o e-mail disponivel no site não funciona, pos já enviei e e-mails e voltaram, favor infomar o e-mail correto. Eliana

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eliana: recebemos uma média de 30 e-mails diariamente. Estamos ao dispor em: blogdalergia@gmail.com ou em: alergiapgrj@yahoo.com.br Aguardaremos seu contato.

Anônimo disse...

Olá,

Depois de gripes ou resfriados, sempre fico com muita coceira na garganta e tosse. Teve uma ocasião em que fiquei com essa coceira por três meses. Agora estou novamente, desde meados de fevereiro. Isso deve ser alguma infecção? Bactéria? Vírus?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para indicar a causa de sua tosse. É essencial axaminar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

OLá! Tenho uma filha de 3 anos que tem a "asminha". Sempre que começa a tosssir a noite levo correndo ao pediatra. Na ulrima visita, na semana anterior, o chiado não existi. O medido receitou celestamini xarope por 7 dias e passou. Exatamente há uma semana ela estava bem e hoje começou a tossir a noite novamente. Não sei se devo dar celestamini em menos de 7 dias. Estou em dúvidas, a levarei novamente no médico. Acho super estranho pois quando estamos para fort da cidade ela fica super bem 9Mesmo com mudanças d temperatura). Minha pergunta? Será que a única saída será eu mudar-me para um local menos poluído? É sério o que pergunto, pois estamos em março e já passei por duas ituações assim.....tenho medo pois ela é tão pequena e me sinto impotente.

Anônimo disse...

Gostaria k me ajudassem estou com tosse faz 4 anos k apareceu,é so mas na época de chuva: sinto comichão na garganta e isso começo a tossir as vezes chego a vomitar, dá-me de manhã de se estiver mto frio durante o dia eu sou professora as vezes o giz tb me faz tossir ou até qdo a sala esta abafada mto cheia...ja fiz mtos exames alguns médicos dizem k tenho alergia outro bronquite ,outro asma
Ñ tenho tido sintomas de falta de ar respiro normalmente a tosse é seca por vz acompanhada com um pouco de escarro branco,ha uns meses me foi diagnóstica anemia hemoglobina baixa....gostaria mto k me ajudassem kual o especialista devo procurar ,ja tomeu xarope antibióticos e nada sinto coceira na garganta e começo logo a tossir
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O diagnóstico da tosse não pode ser feito pela internet pois depende de uma análise criteriosa dos dados clínicos, exame físico e exames complementares. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que sua filha precisa do acompanhamento de um médico especialista em Alergia para trabalhar em conjunto com o pediatra. A tosse pode ser o unico sintoma da asma na criança mesmo sem chiados. Infelizmente não temos as respostas para todos os fatores envolvidos na "asminha" de sua filha Mas, lembro que não só o clima e fatores externos influenciam, mas o tipo de moradia, condições ambientais, vida ao ar livre, etc. O alergista poderá analisar os fatores envolvidos no caso de sua filha e orientar de forma mais apropriada. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

nara disse...

Boa tarde minha filha tem 7 anos ela torce bastante uma torce seca, ela faz natação ela esta tendo de duas crises no mes, sera que é por conta da agua da psina?
ela faz em um horario q ainda esta sol, sera agua quente,?
seria melhor ela fazer anoitinha quando nao tem mas sol:? Mim indique um remedio pra torce alergica;desde ja obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nara: é pouco provável que a agua da piscina seja a causa da tosse de sua filha. E, para orientar ou para indicar um remédio, é essencial que ela seja examinada pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Bom dia,gostaria que me ajudassem estou com uma tosse insuportavel ,faz 1 mês ela começou seca e agora está com catarro e não deu febre ,fiz rx e não deu nada,as vezes eu sinto meu peito giar,não aguento mais tossir e esta saindo bastante muco amarelo pelo nariz e garganta quando tosse e meu ouvido tampou,ja tomei injeção deprospan e decadron ,tomei amoxicilina,varios xaropes e nada resolveu me ajudem por favor,obrigado!!!!!!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico e indicar tratamento para sua tosse pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

Anônimo disse...

Meu nome e fernanda.....pq o nariz de um bebe de e ano e meio escorre a 15 dias e entope a noite?e nao tem outros sintomas.
Desalex foi indicado...melhorou o entopimento....ja o escorrimento nao....faz 10 dias q toma o remedio...sera rinite?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernanda: é possível que possa ser uma rinite alérgica, mas para avaliar é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos.

Srta Paxzy disse...

Olá, espero que vcs mantenham esse blog por muito tempo, pois é de grande utilidade pública.Há exatamenete três meses eu tive uma falta de ar seguida de fraqueza. Fui ao medico e diagnosticada com pneumonia, tomei por 10 dias amoxlina+clavulan, passando os 10 dias me senti melhor, porém uma semana depois comecei com dores nas costelas, fraqueza, e falta d ar, voltei ao medico, fiz outro rx, e diagnosticaram pneumonia denovo. Tomei mais 10 dias de amox+clavulan e acebrofilina. Nesse ínterim eu fiz uma tomografia do torax, que segundo a pneumologista, estava normal. Passando o tratamento do antibiótico, continuo com dores nas costela, um pouco de fraqueza e desanimo, à noite me dá tosse, e dores no peito e falta de ar. A pneumologista me passou SERETIDE, caro demais, porém, já na segunda semana de SERETIDE, tenho tosse seguida com vontade de vomitar, mas sai uma gosma transparente. Eu choro todos os dias porque eu não sei exatamente o que eu tenho, por favor, me ajude! Qual médico devo procurar?

lorenana disse...

Ola. Meu filho tem 4 anos e 10 meses e twve uma crise de laringite no ano pasado nesse mesma epoca. Ha 20 dias essa laringite se repetiu e levei ao ps tomou nebulizacao de adrenalina e decadron por 4 dias de 12/12 hs. So que ele ha uns dias ele esta com uma tosse sempre que vai deita, acordar spela manha, joga bola. Uma tosse que parece que pinga catarro na garganta, com pigarro, sem febre, sem coriza. E hj ele teve uma pequena crise de tosse de "cachorro" umas 5 da mnha mas não precisei levar ao ps. Dei o decadron e ele consegiu dormir. Ele ja teve sinusite e com dois anos e meio teve uma serie de ites quando entrou na escola a primeira vez. Posse dar o singulaer pra ele, ou zirtec .devo procurar um alergista?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lorenana: aconselho que leve seu filho a um alergista. Infelizmente não é possível indicar tratamento sem detectar a causa da tosse. Estamos ao dispor,caso você more no Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Boa tarde.

Tive uma crise de sinusite com bastante tosse com catarro no inicio do mês de abril. A médica me receitou Predinisona e Amoxilina por 7 dias. Após o tratamento melhorei, mas continuo com um pigarro e com uma coceira insuportável na garganta, principalmente à noite. O que seria isso e qual especialista devo procurar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que a sinusite não tenha sido resolvida completamente pois o tempo do antibiótico foi curto. Aconselho que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar tratamento. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Srta Pxzy: aconselho que procure um especialista em alergia para que seja avaliada a causa do seu problema e indicada uma conduta terapêutica apropriada. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Obrigado pela visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

Rose disse...

Olá, tenho uma tosse que aparece do nada, já observei se tem alguma coisa que faço que pode estar desencadeando mas não tem nada específico. Já fiz RX dos seios da face, testes alergicos, endoscopia e nenhum deu nada!
As crises vem e ficam por semanas, depois passam também sem eu fazer nada.
Primeiro começa uma coceira na garganta, depois vem a tosse que é tanta que provoca vomitos.
Preciso de uma orientação de qual especialista devo procurar, desde já obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rose: se a alergia foi afastada como causa de sua tosse, aconselho que procure um médico clínico geral para uma avaliação criteriosa e completa do seu quadro clínico.Gratos por sua visita,

Anônimo disse...

Intetesante tudo isso !

Anônimo disse...

Oi a tres semanas estou com uma tosse forte que chega até a vomitar as vezes, parece que a garganta fecha e falta o ar, e ai vem o vomito. De uma semana para cá começou a doer como se fosse o final do pulmão apenas de um lado das costas, fiz raio x e não deu nada meu peito está limpo, fiz exame de sangue e não deu nada também. Estou com uma coceira na garganta na hora que eu respiro e tomo agua. não tive febre nem estou com o nariz entupido. Fui 4 vezes no médico e eles me deram anti alergico e até agora nada de resolver o meu problema. A unica coisa que o médico falou é que estou com os bronquios fechados que apareceu no raio x e agora o que fazer? Patrícia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: infelizmente não tenho condições para ajudar, pois para afirmar a causa de uma tosse e para indicar tratamento é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para analisar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita

Amanda disse...

Estou com uma coceira na garganta que causa tosse... Antes das tosses estava com o nariz escorrendo e com uma coceira nos olhos..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Amanda: o seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica ocasionando tosse em consequência de secreção pós nasal. É aconselhável que procure um alergista. Gratos pela visita.

MineiroDespachante disse...

Bom dia!!!

Estou com uma tosse seca a quase um mês, as vezes tenho uma crise de tosse que minhas vistas escurecem, me da tontura e dores de cabeça, e ja me deu até dores nas costas, gostaria de saber o que é isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mineiro: para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará seus dados clínicos, julgará os fatores envolvidos, examinará o paciente e, se for necessário, solicitará exames. Por isso, não há como orientar opinar sobre a causa de sua tosse através de um aconselhamento na internet e sem examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Rodrigo disse...

Blog muito bom, vou recomenda ele para meus amigos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado Rodrigo. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

felippe disse...

Ola bom dia parabens pelo trabalho da equipe

Jonas Alves Santos Arrais disse...

Minha filha tem 22 dias de vida e tosse sempre durante e após as mamadas.As tosses começaram secas e agora estão apresentando muco. Pode ser alergia a formula?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jonas: os dados que envia em seu relato não são suficientes para fazer um diagnóstico. A sua filha é muito pequenina e nesta fase os bebês são imaturos, podendo apresentar outras alterações que propiciem o problema independente de uma possível alergia. Aconselho que entre em contato com seu pediatra e peça uma orientação.

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Eustou fazendo tratamento contra tuberculose ha dois meses, sinto como se fosse um bolo na garganta, o que pode ser? Posso tomar algum anti-alergico?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser feito pela internet. Para afirmar a causa dos sintomas que descreve é essencial examiná-lo pessoalmente Aconselho que retorne ao seu médico e peça que oriente seu tratamento. Gratos pela visita.

andreza Naves disse...

oi estou com tosse seca a 4 semanas nao tem catarro, eu tenho ataque de tosse meus olhos enchem de lagrimas, nao consigo respirar , e me da ansia de vomito, e sinto uma pressao no peito oq pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andreza: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível afirmar a causa de sua tosse pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Agradecemos sua visita ao nossoblog.

Anônimo disse...

Bom dia, eu já fui a vários médicos, que só me passaram antialérgicos, que não ajudou em nada, eu já sentia náusea de tantos comprimidos, fui a um otorrino e ele disse que era vicio de tossir tentei parar, mas nada. Vou começar do inicio, nunca tive alergia na minha vida, mas a quase um ano peguei uma virose parecida com o resfriado e minha tosse começou, me curei dela e a tosse continuou e começaram os antialérgicos, depois de uns 8 meses peguei uma gripe e fui socorrida para a UPA lá tiraram raio x e não tinha nada de catarro nos pulmões, me deram uma medicação e voltei para casa, enquanto eu estava doente nem sinal da tosse, depois que me curei a tosse voltou, fui a um otorrino ele disse que não tinha nada de mal na garganta e isso poderia ser vicio voltei para casa tentando controlar a tosse que vem as vezes durante o dia e ataca a noite, mas quando durmo ela para e quando acordo de manhã é como não existisse, depois de 9 a 10 horas da manhã ela aparece, agora já faz quase 1 ano e 6 meses que estou com ela(tosse seca). E agora estou há três dias com uma sessão de espirros e voz fanha. Otorrino disse que não tenho cera no ouvido e isso pode causa coceira as vezes e me prescreveu um remédio.(esse fato pode não ser importante)Eu não acho que seja alergia por que segundo os exames não tenho sinal físico de alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem sempre é fácil detectar a causa de uma tosse. Alguns estudos evidenciam que nos casos de tosse de duração arrastada, pode se associar mais de uma causa. É essencial analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, realizar um exame físico cuidadoso e solicitar exames complementares para definir o diagnóstico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Boa tarde, moro em SP e há anos minha mãe convive com esse problema sem solução. Tem época que melhora mas sempre volta com força total. Uma tosse seca fortíssima que dura o dia e a noite inteira, que só alivia depois de jogar uma baba(tipo clara de ovo) para fora. Mas esse alívio é momentâneo, praticamente em seguida volta tudo novamente. tosse e baba por inúmeras vezes seguidas. Ela fica assim o tempo todo, é muito muito intenso, tem vezes que quando ela começa a tossir ela fica forçando a saída dessa baba, pois se ela não jogar para fora a tosse não passa. Ela sente coceira na garganta e também na parte de fora no pescoço. Sente dor na garganta, acredito que seja de tanto forçar, sem falar do constrangimento, pois muitos sentem nojo dela ficar o tempo todo escarrando essa baba. Por favor....... me respondam, o que pode ser isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente, não posso ajudá-lo. Não é possível fazer o diagnóstico e apontar a causa dos sintomas e da tosse apresentda por sua mãe pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e examiná-la pessoalmente. Pedimos sua compreensão e agradecemos sua visita.

Simone disse...

Boa noite! Meu nome é Simone. Meu filho tem crises de tosse quando pratica atividade fisica (uma simples corrida ou futebol). Tem bastante tempo que isto acontece, o que pode ser? E qual especialista devo procurar? Alergista, pneumologista ou otorrino? Obrigada desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Simone: a principal causa de tosse que se altera na atividade física é a asma (ou bronquite) Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-lo e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

OLÁ! MINHA FILHA TEM 3 ANOS E 9 MESES,HA 20 DIAS ESTAVA COM TOSSE SECA,DEI 3 TIPOS DE MEDICAMENTO POR CONTA PROPRIA,EXPEC8 DIAS,NAO PASSOU,PREDSIN5 DIAS NAO PASSOU,E POLARAMINE 2 DIAS,NAO PASSOU,FUI AO MEDICO E ELE PASSOU UM RX DEU CATARRO NO PEITO,ELE PASSOU AMOXICILINA 250/5MG,EM 12/12 HS,JA ESTA NO 4 DIA,E AINDA ELA TOSSE DE VEZ EMQDO EXPECTORANDO,VOU VIAJAR DE ONIBUS SABADO NUMA VIAGEM DE 26 HORAS,ESTOU PREOCUPADA,ELE TB PASSOU PERCOF,PRA TOSSE,ELA NAO DEU NENHUMA VEZ FEBRE E NEM PERDEU A APETITE.....O QUE FAÇO DOUTOR(A)?JACQUELINE.MEU EMAIL E JJACQUELINEOLIVEIRA@HOTMAIL.COM

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jacqueline: aconselho que mantenha o antibiótico e as instruções feitas pelo médico Infelizmente não tenho condições para opinar baseado apenas nos dados enviados em seu relato, sem examinar sua filha.Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

Marcio Silveira disse...

Boa tarde, dia 23 de dezembro fiz uma viagem a trabalho para um interior aqui próximo, estive próximo a vacas, cavalos e algumas aves, uns 5 dias depois começou uma tosse, bem forte e intensa, dia 6 de janeiro começaram os engasgos, me sufocava e demorava pra voltar a respirar, é um desespero! dia 9 de janeiro fui ao medico e no raio x ele viu que havia algumas inflamações em meu pulmão, passou xarope e antibiótico... dia 14 voltei novamente ao medico, pois os sintomas não mudaram com os remédios! fui atendido por outro medico que me passou novamente um xarope e outro antibiótico... hoje estou do mesmo jeito, tosse forte e intensa com sufocamento, a tosse é com pouco catarro e espumada... li em algumas artigos que isso pode ser um fungo em meu pulmão, que tipo de especialista devo procurar?... os médicos que me atenderam foram clínicos gerais...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcio; o seu relato não sugere que seja uma alergia. Neste caso, é aconselhável que procure um pneumologista para orientá-lo. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa Noite e Parabéns pelo blog.
Meu Neto, tem 7 anos, há cerca de 01 mês atrás, foi acometido de uma gripe, onde teve os sintomas característicos, inclusive tosse. Após uma semana ele passou a ter um sintoma diferente: Durante o sono em determinado momento que pode ser depois de uma hora ou várias horas dormindo, subitamente ele acorda como se estivesse se afogando, com tosse e respiração profunda, sensação de sufocamento e transpiração, a maioria das noites acomete somente uma crise e algumas noites ele chega a ter duas ou três crises. Logo no começo a tosse vinha com expectoração branca , de uns 10 dias prá cá não há mais expectoração, somente os outros sintomas. Já o levei em 02 médicos, o primeiro diagnosticou (sem exames de laboratório) como uma espécie de faringite passou o antibiótico ASTRO e Kaiodex, O segundo médico diagnosticou como uma tosse alérgica passou um xarope, Nenhum dos medicamentos cessou os sintomas. Peço sua orientação pois ficamos muito preocupados com essa situação.
Luiz Iran Margalho - Belém-Pará

Anônimo disse...

Eu sinto uma tosse seca a quase um ano sinto dores nas costa e no brasso direito de tanto tossir eu fumo a 12 anos já estou quazi parando de fumar não esta e facio para de uma vez então diminui o cigarro aos pouco antes fumava 1 carteira e meia por dia agora estou fumando de 8 a 10 p dia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A causa mais provável da tosse é o tabagismo. Contudo, não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que peça orientação ao seu médico. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luiz Iran: a tosse infantil com acessos noturnos pode estar relacionada com vários fatores, como por exemplo: refluxo gastro esofágico, sinusite, laringite estridulosa, asma, entre outras. Por isso, não há como apontar a causa pela internet. É imprescindível examinar a criança pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Patrícia Lopes disse...

Boa tarde, doutor, meu filho está fazendo uso de Sinot Clav, gostaria de saber se posso dar Allegra, após 2 horas do antibiótico. A outra médica tinha liberado, mas o antibiótico anterior foi o AZI. Grata. Patrícia Lopes.

nelson disse...

Por favor! estou a um mês com um tosse que acredito ser de gotejamento pos nasal. Tenho a sensação de que o muco entra na larainge / faringe e aí gera a tosse. Além disso, tenho uma coriza muito leve que quase não é possivel assoar o nariz. Já fui ao otorrino e ja tomei uma serie de antialergicos (desalex, fexofenadina e Celestamine). também estou aplciando Busonid e agora estou já no Antibiotico (Sinotclav). No entanto, a evolução do quadro é quase insignificante. Tem horas do dia que estou bem e outras com essa iritação constante na garganta (laringe / faringe). A noite, conigo dormir bem. Por favor, o que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: não há problema no uso do Allegra e do Sinot clav com intervalo de duas horas no uso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Minha tia tem muita Tosse,segreçao no estomaço,cansaço,falta de ar ela ja foi em muiitos especialitas mas os remedios prescritos por ele so prioram o problema ...Ela nao pode se esforçar pq a tosse vem cm muita frequenciae acaba ela fikando cm muita falta de ar ...e ja faz bastante tempo q ela tem isso ah 2 anos ja..
oq ela pode fazer para amenizar ou melhorar disso??
Por favor mim ajude nao sei oq fazer mais para ajuda-la...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Gostaria de uma informação,minha filha de 4 anos tem refluxo e asma.Usava bombinha de Aerolin e koide d.Tem uns 9 meses que ela não tem crises,mas a qualquer mudança de temperatura ela começa a tossir a princípio seca e percebo que tem secreção nasal,porem nao escorre.A tosse piora a noite e as vezes ela ate vomita.Qual profissional devo procurar já que o refluxo nao é patológico segundo o medico e os testes alérgicos deram normais.Detalhe,minhas irmãs dumam muito fora da casa mas o cheiro fica na casa toda e tem cachorro também.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sugiro que sua filha seja avaliada por um alergologista e por um pneumologista.
Obrigado pela visita.

GEMILI disse...

Boa noite, tive um derrame pleural, nao sei qual a causa, fiz exames que apenas comprovaram o derrame pleural, tomografia, ultra son, raio x, sangue, ppd, escarro, eu desconfiava de tuberculose mas foi descartado pelo escarro, mas o ppd deu positivo, o liquido foi retirado, mais de 1 litro ,fui num especialista que me indicou uns exames de alergia, tenho uma tosse seca que fica cheia quando mudo de clima, saio na rua, fico no sereno, no sol e etc, meu apetite esta péssimo, tudo que venho a comer a tosse vem e colocar pra fora,sinto dor quando respiro fundo ainda, sinto falta de ar quando faço esforço, não estou tomando nenhum remédio, nao sei oque fazer, me dêem uma ajuda por favor obrigado,

Anônimo disse...

Olá! Minha filha de 9 anos está fazendo uso de 10ml de amoxilina de 8/8h porque estava com tosse e secreção. Após 5 dias de tratamento a tosse intensificou e ela chegou a ficar sem ar. Isso pode ser uma reação alérgica? Devo suspender a medicação? Vale ressaltar que ela tem histórico de asma. Me ajudem por favor, pois estou com dificuldade para ter um diagnóstico e tratamento preciso.
Agradeço imensamente.

Anônimo disse...

Parabéns! Vocês transmitem segurança e dedicação aos pacientes. Moro em Fortaleza e gostaria de indicação médica aqui, pois tenho uma filha de 9 anos com crises de alergia, mas até agora não consegui descobrir a causa. Ajudem por favor. Agradeço imensamente.
Aline Gondim

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gemili: A tosse não é uma doença mas sim o sintoma de algum problema. O relato do seu caso indica que há necessidade de atendimento pessoalmente. Para opinar, é essencial conhecer seu histórico clínico de forma criteriosa e de examinar pessoalmente. Avaliar pela internet tem restrições e pode incorrer em erros. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Fabiana Vital disse...

Ola, gostaria da ajuda de vcs.
Eu a 8 anos atras tive 2 tumores benignos sendo 1 deles hemorragicos e ambos de grandes celulas, foi no pulmão direito, sempre fiz acompanhamento com pneumo para ver como estava, entao a mais ou menos 2 anos atras, quando fiz uma nova ressonancia apareceu um de 5 milimetros.
O meu medico falou para eu ficar calma e que aquilo era apenas um restinho dos tumores que foram retirados, perguntei porque so tinha aparecido agora, sendo que desde a cirurgia eu ja fiz mais de 15 ressonancias por motivo de dor e desconforto,
O medico pneumo me respondeu " não sei porque não apareceu antes, mais sei que isso não é nada."
Contei todos esses detalhes, para facilitar que me ajudem.. depois deste dia eu me mudei de cidade fiquei longe do meu convenio, ha 1 ano comecei a tossir e nao parei mais, a tosse vem e vai, mas a tenho todos os dias, o que é muito chato, a mais ou menos a 1 mes e meio eu tive uma crise de tosse, vou descrever... comecei a tossir, e foi ficando mais e mais intenso, nao podia me controlar, comecei a sentir tontura e fraquesa, quando estava quase desmaiando
Começou a sair um liquido abundante e espumoso, como agua, sem gosto, sem cheiro apenas agua e espuma meio viscosa, depois que isso aconteceu melhorei, pois a sensaçao era de estar me afogando, no entanto a tosse constante continua e desde esse dia nao consigo mais dormir deitada, preciso ficar tipo sentada com o apoio de travesseiros, e mesmo assim tenho tosse a noite inteira,
SOS preciso de ajuda e de um profissional que nao me diga que é assim mesmo e sentirei essas coisas para sempre, que é normal.
Agradeço a atençao.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para localizar um médico em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br). Clique na aba onde está escrito: “Público” e depois em : “Localize um especialista” Basta indicar o Estado e a cidade, e surgirão os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia na localidade mais próxima de sua residência.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiana: a tosse é um sintoma de alguma doença. Por isso, para apontar sua causa, é essencial uma análice criteriosa e pessoalmente. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para ajudá-la através deste aconselhamento por e-mail. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico. Aconselho que procure atendimento médico em sua cidade. gratos por visitar nosso blog.

Guilherme Bemerguy Chêne Neto disse...

Prezados, adorei o blog e o fato de vocês proporcionarem um retorno às dúvidas das pessoas.
Pois bem, chamo-me Guilherme e tenho sofrido com problemas respiratórios constantes.
Nos últimos três anos uma falta de ar me acometeu, aliada a uma tosse (em alguns momentos seca e em outros com secreção) e a um chiado no pulmão. É como se tivesse uma enorme quantidade de secreção presa ao pulmão onde somente a tosse a retire de lá.
Ontem tive uma crise de falta de ar que me levou ao vômito. Isso é normal?
Além disso, uso Alenia há 2 anos e não apresento quase nenhuma melhora.
O que sugerem?

Att.,

Guilherme B.

lucia disse...

estou com uma tosse com secreçao transparente, ja fui a vários médicos ja tomei vários anti alergicos agora estou tomando antibiótico .Há umas 4 semanas inalei produtos que estavam pulverizando os bananais na minha região apos isso comecei a tossir devagar e agora não aguento mais .Por favor me ajudem .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Guilherme: os sintomas que descreve indicam que sua asma não está bem controlada com o uso do medicamento. Por isso, é inportante que retorne ao seu médico para avaliar se há algum fator que impeça esta melhora ou se a medicação precisa ser modificada Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

RICARDO LOPES disse...

Ola eu tenho um filho que tinha uma tosse econtrolavel ai minha pediatra disse que e coqueluche. Ai ela indico dos medicamentos um foi o eritrex (eritromicina) um antibiótico e um xarope (dexametazona) para acalmar as crises dele esse medicamento e o certo? ou tem outro

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
Obrigado pela vista

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Almir Fernandes disse...

Olá eu estou com uma tose acontease sempre que a garganta inflama e na madugrada a garganta fica cosando e tem uma semana e agora sinto quando eu tose uma sozinha no estômago tou tomando um charop

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Almir: a tosse não é uma doença, mas sim o sintoma de que algo está necessitando atenção em seu organismo. Xaropes não resolvem se a causa da tosse não for detectada e controlada. Aconselho que procure atendimento médico Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

olá, meu filho tem 7 anos, há quase 3 meses ele tá com uma tosse seca e eu gostaria de saber em qual especialista devo levá-lo?
obrigado, gleyson.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Glayson: a alergia é causa frequente de tosse na infância Aconselho que leve seu filho a um alergista. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá! Meu avô está com uma tosse seca há mais de duas semanas,e já tomou muitos remédios para sarar e até agora nada. Ele nunca teve nenhum tipo de alergia,ele pode estar com um começo de tuberculose ou são os remédios que ele tomou para tosse que podem ter feito algum mal?

Grata.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Boa noite!! Tenho com frequencia falta de ar e refluxo. Fiz varios exames cardologicos e felizmente nao foi constatado nenhuma gravidade, porem na endoscopia uma ferida na parte do esôfago. Agora estou com faringite junto com uma tosse persistente e intensa. Estou tomando antiflamatorio, antibiotico e sinto que a parte das infalamoçoes estão melhorando porem a tosse continua persistente. é uma tosse seca e incontrolavel. Cheguei até a vomitar por 2 vezes durante estas tosses. Há 4 anos atras tive desvio do septo e carne esponjosa e por coincidencia ou nao nao possuo mais esta alergia. Em resumo gostaria de saber se meu reluxo x falta de ar e tosse estão relacionados a alguma alergia. grata. karen

Anônimo disse...

Boa noite!! Tenho com frequencia falta de ar e refluxo. Fiz varios exames cardologicos e felizmente nao foi constatado nenhuma gravidade, porem na endoscopia uma ferida na parte do esôfago. O gastro me disse que eu nao precisaria tomar nenhuma medicação pois isto sumiria conforme o tempo. Agora estou com faringite junto com uma tosse persistente e intensa. Estou tomando antiflamatorio, antibiotico e o Prelone. Sinto que a parte das inflamaçoes estão melhorando porem a tosse continua persistente. É uma tosse seca e incontrolavel. Cheguei até a vomitar por 2 vezes durante estas tosses. Há 4 anos atras tive desvio do septo e carne esponjosa e fiz a cirurgia. Por coincidencia ou nao nao possuo mais esta renite de alergia. Em resumo gostaria de saber se meu refluxo (que ainda continua) x falta de ar e tosse estão relacionados a alguma alergia. Grata. karen

Anônimo disse...

Minha filha de 2 anos estava com tosse seca depois de duas semanas deu febre o medico passou Koid D e dipirona, a febre continuou ela bateu raio x do torax o medico disse que estava com um pouco de secreçao passou amoxilina por 7 dias, ela já terminou de tomar a amoxilina, a febre parou. Agora o nariz está escorrendo e tosse com secreçao mais a secreçao é transparente. Ja fazem quase 1 mes que ela esta assim podem me ajudar. Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O Refluxo Gastro Esofágico pode causar tanto a tosse quanto a queixa de falta de ar, principalmente se o paciente for portador de asma.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Tenho 48 anos e desenvolvi uma tosse maldita, toda vez que tusso urino ao mesmo tempo, não aguento mais, sinto uma coceira por dentro e logo preciso tossir, já estou sentindo dores no ouvido e pescoço. Será uma alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não sei. Para afirmar se a sua tosse é causada por alergia, é preciso examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karen: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar se sua tosse é causada pela alergia ou se é pelo refluxo, é necessário examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ para que possamos prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola Doutor! meu filho de 3anos teve pneumonia e ja sarou mas se ele a noite estiver sem coberta e mesmo bem agaslhado ele começa a tossir muito ate cobrir ele ai passa . Ele passou a ter isso depois da pneumonia antes era uma criança muito saudavel.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse é um sintoma Por isso, não adianta tratar com xaropes. É essencial investigar a causa do problema. Aconselho que leve seu filho a um especialista em alergia para que seja identificada a causa e a tosse possa ser tratada de forma apropriada. Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

gostaria de saber meu filho tem 14anos ja faz duas semanas que ele apesenta uma tosse rouca e esta escarando verde levei ao posto e o medico disse que ele nao tem nada no pulmão mas a noite ele tosse muito o que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...