16 agosto 2009

MAQUIAGEM NÃO É COISA DE CRIANÇA

maquilagemCriança pode ser vaidosa e se enfeitar. Quem não gosta? Isso é normal. Mas, a brincadeira tem limites quando se fala de maquiagem, pois pode causar alergia!

O que antigamente se fazia esporadicamente, numa apresentação de dança ou num casamento, como as damas de honra, hoje se torna cada vez mais prematuro, crescendo o número de meninas que usa maquiagem no dia-a-dia.

Estojos coloridos, esmaltes purpurinados, desenhos com florzinhas, certamente são uma verdadeira tentação à vaidade das meninas. É bom ressaltar que o cuidado com a aparência é um aspecto positivo para crianças e adultos.

Mas, cuidado com o exagero: quanto mais cedo a criança usa produtos de beleza, mais precoce poderá ocorrer sensibilização e aparecimento de alergia. Da mesma forma, quanto maior o número de vezes em que a criança usa maquiagem aumenta as chances de alergia. A pele da criança é mais fina e sensível, com um poder de absorção diferente da pele dos adultos.

Hoje existem linhas especiais para maquiagem infantil, com menores quantidades de corantes e fragrâncias, com produtos hipoalergênicos, mas mesmo assim não são isentos de riscos e devem ser usados com moderação. A questão não é impedir, mas sim regular a forma e a freqüência com que as crianças lançam mão de cosméticos.

A alergia mais comum é a dermatite de contato, que não aprece da primeira vez, mas sim com o passar do tempo e com a repetição do uso. O problema é que uma vez instalada, a tendência alérgica ao produto permanece e reaparece sempre que voltar a utilizar aquela substância.

Aspecto das lesões: em geral se inicia com avermelhamento da pele e coceira. Com o passar do tempo tende a piorar surgindo erupção, descamação, edema (inchaço) e até bolhas.

O rosto e, em especial as pálpebras, são áreas sensíveis e podem manifestar a alergia. Os esmaltes, por exemplo, podem causar descamação e coceira nas pálpebras, devido ao ato de coçar. O uso de sombra e rímel pode irritar os olhos, pois como não estão habituadas, as crianças podem coçar ou esfregar com as mãos, provocando alergia e conjuntivite.

Como prevenir?

- Oriente a criança para usar em eventos especiais, mas não como um hábito.

- Ensine a criança a remover a maquiagem com produtos adequados antes de dormir.

- Se a pele está irritada ou apresenta algum tipo de problema ou machucado, não use a maquiagem, pois aumenta o risco de reações.

- Use produtos próprios infantis, autorizados pela ANVISA – são produtos hipoalergênicos, com baixo poder de fixação, que saem facilmente com água. Produtos para adultos não são adequados. Verifique na embalagem se há um número de registro que é precedido pelas iniciais MS, ANVS ou pelo nome Anvisa. Formulações sem corantes e sem álcool são sempre as melhores opções. - Consulte o manual de cosméticos infantis editado pela
ANVISA

- Não use maquiagens que acompanham brinquedos, pois não são formuladas com produtos próprios para a pele infantil. Cuidado com os estojos de maquiagem vendidos em lojas de brinquedos: costumam ser de baixa qualidade e origem duvidosa.

10 Dê sua opinião:

Aninha Pontes disse...

Acho que tuido tem sua hora.
Não concordo com essas pequeninas maquiadas como se adultas fossem.
Fica feio, força a natureza das coisas, e ainda correm risco com a saúde.
Por que não esperar que a vida tome seu curso normal?
Beijos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Concordo plenamente!

Anônimo disse...

há mas um mês que estou com uma tosse primeiro começou seca e agora esta cheia e com um chiado, quando eu tusso doe a cabeça e o estomago meus olhos ficam vermelhos e só piora a noite e só alivia quando eu vomito uma baba branca o que pode ser já tomei EXPEC e não resolveu o que faço me ajudem tenho 30 anos me chamo Elenilde e moro em NATAL RIO GRANDE DO NORTE.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Unknown disse...

Olá estou grávida de 8 meses estou com um tosse seca e com pigar na garganta oque devo tomar pra passa já tomei xarope e não resolveu também sinto uma dor no lado da barriga

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Você deve procurar atendimento médico. Por não haver condições de medicar um paciente sem examiná-lo, e por estar grávida. Obrigado pela visita

Alessandra Sobral Cesar disse...

Pois é... também sou contra a criança se maquiar, antecipa etapas, além de desenvolver alergias. Minha filha tem sete anos e a avó a maquiou num domingo a noite com produtos para adulto: sombra, blush, pó de arroz, lápis de olho e batom. Na segunda pela manhã, ficou empolada com várias erupções parecendo "picadinhas". Na parte da tarde começou a vomitar. A pediatra relacionou à maquiagem. Pois a minha filha não comeu nada demais. A única novidade foi a maldita maquiagem. É possível o vômito também ser causado por maquiagem?
Agradecida!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alessandra: é pouco provável que o vômito seja causado pela maquiagem. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Alessandra Sobral Cesar disse...

Eu sou totalmente contra maquiagem em crianças e a avó, mesmo sabendo disso, fez a tal maquiagem e, hoje, soube que pintou as unhas da minha filha com esmalte com glitter. Ficou toda empolada e coçando na barriga e nas costas. E depois a sessão de vomito... Os olhos também coçam e ardem, pois passou sombra e lápis no canto dos olhos. Só não passou rímel porque minha filha ficou com medo. Estou indignada. Obrigada pelo retorno!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente, Alessandra, muitas vezes as pessoas não acreditam e insistem em usar cosméticos e produtos de uso adulto em crianças. Fica a advertência. Obrigada por sua visita. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...