23 agosto 2009

Influenza H1 N1 - uso do álcool gel e cuidados com as mãos


A prevenção da nova gripe influenza H1n1 repousa em cuidados simples: lavar as mãos com água e sabonete ou usar álcool gel. Mas, como lavar corretamente?

A Organização Mundial de Saúde lançou uma campanha: “Salve vidas: limpe suas mãos”, com intuito de sensibilizar as pessoas para o valor deste simples ato na prevenção de doenças. A campanha enfatiza que o ideal é lavar as mãos por no mínimo 20 segundos e dá uma dica para calcular o tempo sem ter que olhar para o relógio: basta cantar “parabéns pra você” por duas vezes seguidas.

Estas são as instruções da Organização Mundial de Saúde:

- Molhe suas mãos em água corrente

- Passe sabonete esfregando entre os dedos, nas costas das mãos, punhos e sob as unhas. Lave por 20 segundos, pelo menos.

- Seque as mãos. Use folhas de papel descartável ou secador de mãos elétrico

- Use uma toalha de papel quando fechar a torneira e tocar a maçaneta de portas (banheiro) para evitar novamente a contaminação.

Em residências, pode-se usar o sabonete em barra, mas em locais públicos é preferível usar sabonetes líquidos. Uma opção é o uso de álcool gel 70%, tão eficaz quanto a lavagem e com a facilidade de poder ser usado em qualquer lugar..

Mas, é importante lembrar que as mãos possuem menor quantidade de glândulas sebáceas e sofrem de forma direta a agressão dos produtos de limpeza. Como as pessoas alérgicas, em especial os portadores de dermatite atópica tem comumente uma pele mais seca, o uso repetido dos produtos pode irritar as mãos, provocando o aparecimento de reações na pele.

Aqui vão algumas dicas para os alérgicos:

- Lavar as mãos (ou usar o álcool gel) após espirrar, tossir ou assoar o nariz.

- Preferir sabonetes glicerinados ou contendo hidratantes. Os estudos mostram que são tão eficazes quanto os antibacterianos e ressecam menos.

- Enxaguar bem para retirar o sabonete.

- Usar pequena quantidade do álcool gel.

Leia mais no site da Organização Mundial de Saúde:
Save lives. Clean your hands

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...