05 julho 2009

Teste seus conhecimentos sobre a asma

smile pensando
Assinale se as afirmações são verdadeiras ou falsas.

Mas, antes de responder, saiba que:
Asma = bronquite asmática = bronquite alérgica

1. Crises de asma sempre têm chiados
Verdadeiro ( ) Falso ( )

2. O tratamento da asma pode ser feito durante a gravidez.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

3. Corticóides inalados engordam e fazem mal
Verdadeiro ( ) Falso ( )

4. ”Bombinhas” são seguras, não viciam e não fazem mal ao coração.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

5. Natação não cura asma
Verdadeiro ( ) Falso ( )

6. Asmáticos não podem tomar gelados nem andar descalços
Verdadeiro ( ) Falso ( )

7. Eu fumo na varanda e assim não prejudico meu filho.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

8.O tratamento da asma deve ser mantido mesmo quando não se sente nada.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

9. O tratamento da asma deve ser feito para o resto da vida.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

10. A asma é uma doença nervosa e de fundo emocional.
Verdadeiro ( ) Falso ( )

Agora, confira suas respostas:


1. Falso. Os sintomas principais da asma são: dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, falta de ar, chiados e tosse. Mas, existe um tipo de asma onde a tosse é o único sintoma. Em geral esta tosse é seca, surge quando a pessoa ri, corre ou faz esforços. Pode também surgir à noite, prejudicando o sono e o repouso.

2.Verdadeiro. A asma bem controlada não impede a gravidez. O tratamento pode e deve ser mantido na gestação, pois é muito importante que a gestante respire bem para que seu bebê se desenvolva bem. O médico alergista trabalhará em parceria com o médico obstetra.

3. Falso. A cortisona inalada é segura e formulada de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo – não engorda, não vicia, não incha e nem faz mal ao coração. ”Bombinha” não mata – o que mata é a asma mal tratada que se torna grave.

4. Falso. “Bombinha” é uma palavra que significa apenas “spray”, ou seja, o dispositivo usado para inalar o remédio. A pergunta é: “bombinha” de que? Pois existem muitos remédios usados em forma de sprays: alguns servem apenas para tratar crises, como os broncodilatadores. Este tipo de “bombinha” serve apenas como aliviadora, mas não trata a asma. Quanto menos necessitar melhor! Mas, existem remédios que não aliviam de imediato e servem para controlar a asma à longo prazo. A cortisona, por exemplo, deve ser inalada todos os dias, mesmo que se esteja bem, sem sentir nada, para prevenir as crises e controlar a asma. Estes remédios inalados não incham, não viciam e não fazem mal ao coração.

5. Verdadeiro. Natação é um excelente esporte que produz muitos benefícios e que fortalece o aparelho respiratório. Mas, natação não é um tratamento e não serve para curar a asma. Na realidade, a pessoa que tem asma pode fazer qualquer esporte aeróbico, desde que a doença esteja controlada. Peça ao seu alergista para orientar seu caso.

6. Falso. Pessoas que tem asma (crianças, adolescentes, adultos ou idosos) podem ter uma vida normal, sem restrições. Mas, para isso, é importante tratar sua asma com médico especialista e controlar a doença.

7. Falso. A fumaça do cigarro é prejudicial ao asmático! Se você faz pipoca na cozinha, dá para sentir o cheiro na sala, não é? A fumaça se espalha e é trazida pelo vento.

8. Verdadeiro. A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação nas vias respiratórias. Esta inflamação faz com que as vias respiratórias se tornem sensíveis a vários fatores (como por exemplo, ácaros da poeira), surgindo as crises. O problema é que esta inflamação permanece mesmo quando a pessoa não sente nada. Por isso, é importante manter o tratamento todos os dias, para combater a inflamação e controlar a asma.

9. Falso. Não existe regra, pois varia em cada pessoa: depende da idade, tipo, gravidade da asma, etc. Mas, de qualquer maneira, o tratamento é prolongado e não se resume ao uso de remédios. Pessoas alérgicas se beneficiam com o controle do ambiente e com a imunoterapia (vacinas para alergia), diminuindo a necessidade do uso de remédios. Converse com seu alergista e peça uma orientação para o seu caso.

10. Falso. A asma tem causa genética (hereditária), ou seja, a pessoa já nasce predisposta a ter asma. Mas, é preciso que ocorra uma interação com os fatores ambientais para que surja a doença. Concluindo, os fatores emocionais não são causa da asma, mas podem agravar crises.

positivo

96 Dê sua opinião:

aninha pontes disse...

Estou ficando boa no assunto. Mas ainda errei trs das dez, ou seja, só setenta por cento de acerto.
Mas ainda vou saber mais.
Um abraço.

gabrieleadv disse...

gostaria de saber mais sobre o singulair baby... Dizem que é o que se tem de mais avançado para prevenir, não impedir, a asma, inibindo os leucotrienos.
Gabriele

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gabriele: Singulair é uma medicação indicada para tratamento de controle da asma e da rinite pois atua no processo inflamatório alérgico inibindo os leucotrienos que são potentes inflamatórios da arvore respiratória. Lembro sempre que o uso do remédio deve ser concomitante ao controle dos fatores agravadores e ao tratamento da alergia, como é o caso das vacinas. Obrigado por participar do nosso blog.

Anônimo disse...

É maravilhoso o trabalho de vcs!!!! Parabéns e agradeço o apoio e a informação que vcs acrescentam a cada dia, me ajudando a lidar melhor com a asma do meu filho.
Que Deus os abençoe!!!!
Abraços;
Janaina

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Janaína: o seu comentário é certamente um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.Obrigado e volte sempre para nos visitar.

Anônimo disse...

gostaria de saber se pra bronquite asmatica os medicamentos mais atuais ou mais indicados. sao:predsin/prelone/seretid/nebulizaçao com atrovent + berotec.Ou a cada 01 o medicamento é diferente. ou nao. minha filha tem 12 anos e usa somente esses medicamentos. Ha e tbem seretid. 25/125

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

os medicamentos que cita pertencem a grupos diferentes: Predsim, Prelone, nebulizações com berotec e atrovent são remédios aliviadores, ou seja, para uso apenas nas crises de asma (olu bronquite asmática). Seretide é uma medicação para uso diário, mesmo que a pessoa esteja bem, para controlar a inflamação dos brônquios e evitar crises. Convido que leia nosso texto: "Entendendo como os medicamentos controlam e previnem a asma", publicado em 30-11-2006. Agradecemos sua visita.

Rejane disse...

Estou levando o meu filho de 11 meses ao Pneumologista,devido as crises de bronquite.Ele prescreveu o Singulair Baby,mas ele teve uma crise e ficou internado.O Pediatra prescreveu o Seretide uso diário e Aerolin spray,para as crises.Confesso que estou confusa,sem saber que orientação seguir.Qual seria a melhor opção?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rejane: não tenho condições para julgar o tratamento do seu filho pois para isso seria essencial conhecer os seus dados clínicos de forma minuciosa. Aconselho que fale com o pediatra de seu filho que certamente o conhece bem e poderá orientar adequadamente. Se for o caso, ele poderá indicar um especialista de sua confiança para dar uma segunda opinião. Obrigada pela visita.Convidamos que assine nosso blog e passe a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

tayna disse...

Oi eu gostaria de saber se o remedio sigulair baby tira um pouco do sono do bebe? Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tayna: a resposta aos medicamentos não é uniforme: cada pessoa tem uma resposta própria. Aconselho que faça contato com o alergista do seu filho. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

minha filha usa singulair e vai ter que fazer um exame chamado prova de função pulmonar como é feito esse exame?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O exame de avaliação da função pulmonar (espirometria) serve para confirmar o diagnóstico clínico da asma. É recomendado suspender o uso de broncodilatadores na véspera e no dia da prova. A técnica do exame é a seguinte: a pessoa deve soprar diversas vezes em um aparelho próprio que medirá estes sopros. Depois, receberá um broncodilatador (uma nebulização ou aplicação em forma de spray. Após alguns minutos, as medidas são repetidas para que se possa avaliar se ocorreu modificação dos valores após o uso de broncodilatador. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

olá,minha filha tem 2 anos ela está tendo crise sem intervalos, ela faz uso de seretide 25/125 a um ano e agora o alergita passou cetrezina,triancinolona e budesonida.fiquei assustada com esses nomes será que vcs poderiam me ajudar com 1 duvida,a alergia dela é tão séria assim?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar a gravidade da asma de sua filha. Para emitir um parecer, o ideal é examinar sua filha e avaliar também os dados de seu histórico clínico. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica para uma orientação mais precisa. Gratos por sua visita.

Ane disse...

Eu gostaria de saber se agua gelada faz mal a quem tem asma?eos alimentos que mas prejudica asma?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ane: 1) asmáticos podem tomar água gelada. 2) Alimentos não interferem na asma, a não ser em casos especiais de pessoas que também apresentam algum tipo de alergia alimentar. O mais importante é tratar sua asma não só nas crises. O controle adequado da doença permite uma vida normal. Gratos por sua visita.

alcineia disse...

meu filho tenhe dois ano e toma singular beby sache ,so nao sei como da esse remedio para ele., poder se na agua;(o que e formula para bebe?)obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alcineia: os grânulos orais de Singulair Baby 4mg podem ser administrados diretamente na boca da criança ou misturados com uma colher cheia de alimentação leve (por exemplo, papinha de maçã) à temperatura ambiente ou fria. Uma opção é o uso de Singulair 4mg em comprimidos mastigáveis, que dissolve na língua e tem sabor agradavel, facilitando a administração da medicação. Gratos por sua visita.

lais regina disse...

meu filho tambem usa o singular beby so que eu dissovo o po em uma colhezinha de agua ,foi a unica maneira que eu consegui que ele tomasse; isso e certo ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lais: a recomendação é do fabricante pois a medicação dissolve melhor em alimento pastoso. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

alcineia disse...

ola bom dia ,meu filho tem rinite alergica ,faz um mês que nao tem crises, hoje amanheceu com o nariz escorrendo e congestionado o que fazer ...
(Davi 2 anos) obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alcinéia: não recomendo que medique seu filho sem acompanhamento médico. Lavagens nasais com soro fisiológico podem ajudar até que o seu alergista oriente. caso queira receber uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

Chirley disse...

olá é normal usar o singulair eo Seretide Juntos? o médico não suspendeu o singuleir...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Chirley: não há problema na associação de uso de Seretide e Singulair, Obrigado pela visita ao nosso blog.

Chirley disse...

Me desculpe insistir, vcs são muito gentis e eu confesso estar meio desesperada com o uso de bombinha no meu filho da 4 anos, muitos falam que vicia, faz mal, comecei com o sereride spray ontem, o singulair ainda é preciso? ou só o seretide resolve, a consulta com o pneumo ainda é daqui 30 dias novamente e eu estou na dúvida de comprar ou não o singulair... Gostaria muito da opinião da relevancia do singulair, já que me esquecí de perguntar ao médico...Desde já agradeço e o Blog é ma-ra-vi-lho-so...especialmente para mães como eu...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Chirley: não posso esclarecer sua dúvida sem conhecer o tipo de asma apresentado por seu filho. Algumas crianças podem necessitar a associação dos dois medicamentos e em outras o uso do Seretide pode ser suficiente. Aconselho que faça um contato telefônico com o alergista ou então fale com o pediatra do seu filho, que também o conhece bem.Conto com a sua compreensão.

Chirley disse...

Como saber se o seretide está fazendo efeito? Logo que aspira meu filho tosse muito, é normal isso?

Anônimo disse...

pode tomar singulair durante a gestação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Chirley: o efeito do Seretide se verifica com o controle dos sintomas evitando as crises de asma. Fale com o alergista do seu filho e comunique a ocorr~enciua da tosse após a aplicação do spray. Em alguns casos pode ser controlado este sintoma com uso de espaçadores apropriados. Gratos por sua visita

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Singulair pode ser usado na gestação com estrito acompanhamento médico. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Meu filho é alérgico ácaro e poeira domiciliar, ano passado fez tratamento com vacia, durante seis meses ficou muito bem, no fim do ano ele teve a H1N1 depois disso fiquei com medo de continuar com as vacinas, atualmente estou dando vacinas como penumo 13, gripe etc. a alergista passou singulair baby para rinite e aumentar a imunidade dele e sugeriu que entrasse com a vacina novamente, eu poderia durante algum tempo ficar sem dar vacina anti-alérgica nele ou os efeitos serão melhores dando com o singulair baby, estou com muito medo de dar vacina anti-alérgica pois um pediatra me disse que as vacinas e remédios anti-alérgico mascara uma doença, por favor me orientem, quase perdi meu filho!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Medicamentos são uteis no controle de sintomas da doença. Mas a imunoterapia é o único recurso de tratamento que modifica a história natural das doenças alérgicas, controlando o processo de forma mais duradoura e eficaz. Gratos pela visita ao nosso blog.

MARA disse...

MEU FILHO VAI FAZER CINCO ANOS,E TODAS ÀS VEZES QUE FICA DOENTE COMEÇA SEMPRE COM UMA TOSSE SECA , EM 24 HORAS JÁ ESTÁ CHEIO DE CATARRO,E A PEDIATRA PASSAVA REMÉDIOS MAIS SIMPLES, ATÉ CHEGAR EM UM PONTO QUE SÓ OS ANTIBIÓTICOS RESOLVIAM, COMECEI A PERCEBER, QUE DEPOIS DE UM TEMPO, NEM ELES ESTAVAM RESOLVENDO,ATÉ UM ANO ATRAS ELA RECEITOU INJEÇÃO TRIAXIN MUITO FORTE E DOLOROSA,UM MES E MEIO DEPOIS ESTAVA ELE TOSSINDO NOVAMENTE FIQUEI MUITO PREOCULPADA ELA RECEITOU ASTRO EELE FICOU 7 MÊSES SEM ADOECER .TRÊS MÊSES ATRÁS TUDO DE NOVO TOSSE CATARRO NARIZ ENTUPIDO, CANSADO,E EU SEMPRE COLOCANDO BOMBINA E MUITO SORO TODOS OS DIAS , MESMO QUANDO NÃO ESTÁ DOENTE.ELA RECEITOU NOVAMENTE TRIAXIN,ELE DEMOROU DEMAIS A MELHORAR,DESSA VEZ , E A 4 DIAS COMEÇOU COM A TOSSE OUTRA VEZ,CONVERSAMOS MAIS E FALEI QUE MEU FILHO ESTÁ FICANDO DOENTE MAIS VEZES E QUE ESTÁ DEMORANDO PARA MELHORAR,E QUE QUERIA UM REMÉDIO QUE MELHORASSE SUA IMUNIDADE, CONSEQUENTEMENTE, TODOS OS SINTOMAS QUE ELE SEMPRE TEM, QUANDO ADOECE, SINTOMAS DE BRONQUITE RENITE ETC..,E A PEDIATRA RECEITOU HOJE SINGULAR, POR 3 MÊSES ,CEWIN, E PLURAIR PARA O NARIZ , QUE ELE JÁ USA A MUITO TEMPO,QUANDO ESTÁ TOSSINDO E ZYXEN POR 3 SEMANAS, TOMARÁ QUE DÊ CERTO.OBRIGADA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mara: mantenha a medicação orientada. Mas, aconselho que leve seu filho a um alergista para investigar sua imunidade, sua alergia e para receber um tratamento especializado para seu caso. Obrigado pela visita e pelo depoimento ao nosso blog.

Claudio Bezerra de Carvalho disse...

Tenho duas filhas e ambas tem problemas respiratórios e moramos no RS, o pediatra delas nos falou que o Singulair Baby tem um efeito muito bom nos três primeiros meses de uso. Estamos sem saber se iniciamos o tratamento agora em Abril, pois o efeito iria até Julho, ou deixamos para usar mais pra frente, o problema é que já estão aparecendo os primeiros sintomas das problemas.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claúdio: o ideal é que o tratamento não se limite ao uso de remédios, mas inclua também a pesquisa e controle de fatores agravantes bem como o equacionamento da alergia que é uma das origens do problema. Aconselho que procure um alergista para orientar o tratamento.

Anônimo disse...

ola,eu tenho uma filha de tres anos e sofre com essas crizes de tosse constante atrapa a se alimenta,e 2meses e esta usando o seretide spray,e usou o aerolin spray por alguns dias,e agora estar comencado dinovo a tosse,,,voce pode me dize se esses sintomas sao asma ou brokuite,muito obrigado por sua atencao,sou michelle de uberaba minas gerais,,,

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michelle: a asma (ou bronquite) na criança pode se manifestar apenas com acessos de tosse sem chiados ou outros sintomas. Em geral esta tosse tende a piorar com riso, choro, aos esforços ou à noite. Gratos por sua visita ao nosso blog.

simone sell disse...

simone ...minha filha tem crise de bronquite tosse muito tem dias que da uma dó fico doida de tanto que ela tosse levei médica é deu aerolim e predsim mas a crise passa mas a tosse continua empre pela manha onde levo ela o que faco...obrigada pessoal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Simone: o uso do Aerolin e Predsim apenas aliviam os sintomas da crise, mas não tratam a alergia que origina o problema. Aconselho que leve sua filha ao alergista para uma avaliação mais completa.Gratos por sua visita

Anônimo disse...

SERETIDE FAZ MAL AO CORAÇÃO?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Seretide é uma terapia de controle da asma, devendo ser usada todos os dias, mesmo que se esteja bem. Este medicamento é seguro e medido em doses mínimas (microgramas).Por isso, podem ser usados por tempo longo e provocam poucos efeitos colaterais. Convido que leia um texto que publicamos anteriormente: http://blogdalergia.blogspot.com/2006/10/bombinhas-fazem-mal-ao-corao.html Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Rosi...Olá,tenho um filho de 4 anos com asma,usa seretide 25/250 2 jatoa pela manhã e 1 jato a noite(usa a2 meses),singulair 4mg 1 cp à noite (usa a 2 anos),nasonex 1 jato em cada narina,e desloratadina 10 ml por 6 meses.Para crises tem prescrito salbutamol 6 jatos de 4/4hs e predsim 10ml por 5 dias (os dois).Porém meu filho não sai da crise a muitos meses,fica bom 3 dias depois volta novamente a tossir muito.Tem crises de rinite,sinusite,toma antibióticos melhora qndo termina o tratamento passa 3 dias volta tudo de novo.Gostaria de saber se o medicamento pra controlar a alergia é somente as vacinas ?.sabendo que não devemos descontinuar a medicação e frizando lá em cima que tem que ser controlada a causa do desencadear da crise alergica .Quais exames alergicos são mais precisos.desde já agradeço a orientação pois moro em brasilia e meu filho sofre com isso desde bebe quando surgiu a dermatite atopica nele.Modifiquei tudo em casa usamos capas em travesseiros e colchão.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosi: o tratamento da asma se baseia em um conjunto de várias etapas, incluindo o uso de remédios, as medidas de controle ambiental e o uso das vacinas (imunoterapia)A questão é que a asma se manifesta de forma diferente em cada pessoa. Por isso, é muito importante que se conheça cada criança para definir quais são os fatores que podem estar agravando a doença ou então impedindo sua melhora. Não há um exame que seja definitivo para detectar a alergia infantil. O ponto principal é a análise clínica feita pelo especialista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Ana Paula disse...

Devo dar o singulair baby e na bula pede para ser dissolvido em leite materno, fórmula de leite ou comidas leves. Posso dar com leite integral, suco de laranja ou iogurte?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Paula: o ideal é misturar com alimento pastoso em pequena quantidade para que a criança tome toda a medicação. Criança maiores podem usar o comprimido mastigável de 4mg que tem a mesma composição do Singulair baby. Por ter sabor agradável, facilita a aceitação e a ingestão dadose correta da medicação. Gratos pela visita.

graziela disse...

meu filho esta tomamdo sigulair baby a dois meses misturado no suco de laranja mais eel continua tendo crise sera que a medicaçao nao esta fazendo e feito?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Graziela: não posso opinar especificamente sobre seu filho sem examiná-lo pessoalmente. Vale ressaltar que o tratamento da asma não se resume a tomar remédios. É preciso pesquisar e controlar fatores agravantes, controlar os ácaros da poeira em sua casa, tratar sintomas nasais associados, etc. Talvez seja necessário associar outros medicamentos para seu tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Natacha disse...

Para que serve o Singulair Baby? E o Seretide? Qual a diferença deles?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Natacha: Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. Singulair é uma medicação usada por via oral (em sachets ou comprimidos mastigáveis) a partir dos 6 meses de idade. Atua impedindo a ação dos leucotrienos, que são substâncias que participam do processo inflamatório que acompanha a asma e a rinite alérgica. Agradecemos sua visita ao nosso blog

Moisés disse...

Boa noite, a uma semana tive crise de asma devido a exposição ao pó mofo, depois de dois anos sem usa-lo sob orientação médica retomei o uso de foraseq ao qual usei por + ou - 8 meses devido aos mesmo sintomas, porém por mais tempo de crise. Atualmente ja me sinto bem, tenho vontade de parar de usa-lo e começar um tratamento homeopático com lobelia inflata. Gostaria de saber se posso misturar os dois medicamentos e se é comum casos de asma se controlar e o paciente não necessitar mais do uso de medicação.

um abraço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Moisés: Foraseq é uma medicação usada no controle da asma e não apenas para alívio de crises. Por isso, deve ser mantida por tempo prolongado (varia em cada pessoa) para que as crises não retornem. É uma medicação segura. formulada em microgramas (dose mínima) para que seu efeito seja dirigido aos brônquios sem danos ao seu organismo. Não aconselho que interrompa a medicação sem orientação do seu alergista. Quanto à homeopatia, não tenho condições para emitir um parecer pois não sou especialista nessa área. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

minha filha tem 4 anos é sofre com renite de do seu nascimento,hoje ela faz uso de montilair ,nozonex 2 vez ao dia,É a alergista prescreveu tbm fluxetide mas fiquei com medo ,pq minha filha n tem asma ela so tosse muito .O que devo fazer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A asma é uma doença que se manifesta de formas variadas, desde crises fortes até sintomas leves e discretos, podendo passar despercebida. Em crianças, a asma pode se manifestar com tosse, sem chiados e sem falta de ar aparente. Em geral é uma tosse seca, que piora aos esforços, ao riso ou à noite. Aconselho que converse com a alergista que trata de sua filha, exponha seus temores e peça que a oriente. Gratos pela visita ao nosso blog.

Guiguinha -siga-me disse...

Tive tosse seca por três meses e antes do Natal, tive muita dificuldade para respirar fundo fiquei cansada;fiquei apavorada pensando que estivesse com problema pulmonar ou do coração.Fiz muitos exames e todos deram negativos.O médico que fez a prova de função pulmonar disse que teria que aprender a respirar, pois tenho hipertrofia nasal, Mas eu tenho 69 anos e é a primeira vez que sinto isto.Fui na Pneumologista que disseque eu estava com alergia mas passou Oximax.Quando li a bula vi que era remédio para asma e fiquei com medo dos efeitos colaterais, que são muitos.Estou com receio de usar pois quando era mais jovem e estava resfriada, o médico me receitou um comprimido para asma
e eu quase morri, me colocaram no balão de oxigênio.E olha que tomei só a metade ,pois não costumo ficar doente. Me oriente por favor.A Pneumologista é de outra cidade e a consulta Demora para ser marcada.Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Guiguinha: não tenho condições para opinar especificamente sobre a indicação do remédio para seu caso baseado apenas nos poucos dados enviados em seu breve relato. Oximax é um corticóide inalado, formulado em doses mínimas (micrigramas) A inalação da cápsula faz seu efeito diretamente nos brônquios e por isso seus efeitos colaterais são mínimos, comparados aos remédios formulados em xaropes ou comprimidos. Mas, se o médico diagnosticou que seu caso tem origem alérgica, é aconselhável que procure um médico especialista em Alergia para orientar seu tratamento. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

seretide 25/125 CONTROLA A TOSSE?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Estes remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Seretide controlará a tosse que seja causada pela asma. Gratos pela visita.

vanessa Paes disse...

O que pode acontecer com a criança de 5anos quando recebe a quantidade de jato errada?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa: não entendi sua pergunta. Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com enviando mais informações Gratos pela visita.

Izabella Mendes disse...

Oi meu filho tem falta de ar desde os 2 anos de idade e é contante, no frio então piora demais, é uma tosse seca, que em pouco tempo se enche de catarro e ele quase nem consegue andar de tanta falta de ar, tenho quase certeza de que é asma, mas só vou fazer o os exames de Função pulmonar depois de amanhã e só gostaria de saber se pode ser que eu esteja errada e se existe outras doenças que causam estes mesmos sintomas sem precisar ser a asma, pois tenho terror a esta doença, ninguém da minha família teve ou tem isso e eu não quero que meu filho esteja com essa coisa horrivel
Ass: Izabella

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Izabella: não há como afirmar se seu filho tem asma pela internet, sem examinar pessoalmente. Contudo, é importante tranquilizá-la pois a asma é uma doença que quando tratada de forma apropriada pode ser controlada, permitindo uma vida normal, em qualquer idade. Pelo contrário, o sofrimento vem da falta do diagnóstico correto e de tratamento inadequado. Converse com o alergista que trata do seu filho e peça que a oriente. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Mariane disse...

Mariane :Minha filha tem 2 anos e esta fazendo uso de singulair 4mg e nasonex diariamente 1 x dia , tem algum problema usar o aerolin spray junto com eles ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariane; não há problema no uso de Aerolin em pessoas que fazem uso de Singulair e Nasonex, Gratos pela visita.

Ana Gomes disse...

Tenho asma, uso oximax, aerolin e plurair. Não encontrei o Plurair e comprei o Fluxetide, não reparei que era spray para uso oral. Será que teria problema usar Aerolin e Fluxetide junto??? Deixo o Oximax ou uso ele também??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não podemos opinar sob qual tipo, uso e dose de medicamentos deve ser utilizado.
Converse com seu medico
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Boa noite!!A medica da minha filha disse para ela fazer o uso de seretide , mas se estivesse em crise era para usar aerolin. Posso fazer os dois no mesmo dia ou tenho que parar com o seretide? Posso usar o mesmo espaçador para os dois? Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O ideal é usar separadamente, já que Seretide é uma medicação destinada ao controle da asma e Aerolin tem efeito aliviador de crises. Pode-se usar o mesmo espaçador. Assista o vídeo no site do INCOR
(http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/) em: "como usar os inaladores" que ensina o uso bem como as técnicas de limpeza e conservação dos espaçadores. Gratos pela visita.

Suzana Santos disse...

Socorro minha filha de 2 anos e 10 meses tem asma mas hj ela teve uma crise que não passou com os dois jatos no espaçador a cada 2 horas fiquei louca ai dei um jato a cada uma hora e quando meu esposo chegou nebolizou com berotec e atrovent, quando sei que é a hora de levar para o hospital ????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas narrados já são indicativos de atendimento hospitalar
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

O aerolin não funciona no meu caso. Sou asmática desde criança, tive fases de melhora radicL voltou, tambem de forma radical , na minha priimeia gravidez hoje to com 60 anos e tomo fluix 400 e besonid a uns 4 anos me aliviando muito. Hoje, porem, não esta mais fazendo o mesmo efeito, tomava aoenas uma vez ao dia, e estou sofrendo acessos diariamente. O seretide pode subztituir?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Pode-se usar aeroflux junto com inalações de berotec/atrovent numa criança de 6 anos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ambos os medicamentos são broncodilatadores. Dessa forma quando usados simultaneamente aumenta-se o risco de efeitos colaterais.

FRANCIANE NASCIMENTO disse...

bom saber que quem tem asma pode bebe gelado pois tava ficando meio neurotica com minha filha .....obrigado pelos esclarecimentos

FRANCIANE NASCIMENTO disse...

gostaria de saber se tem clinica de vcs aqui em são paulo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Franciane: não temos filiais. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em S. Paulo, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Simone disse...

olá por gentileza, o otorrino do meu filho receitou piemonte mastigavel já estou no fim do tratamento de 30 dias e notei leve melhora, o pneumologista receitou singulair baby, seria a mesma formula do piemonte?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Simone: Singulair baby e Piemonte 4 mg contém o mesmo princípio ativo - montelukaste - na mesma dosagem 4mg - mas em apresentações diferentes (sachet e comprimido mastigável) Gratos pela sua visita.

Anônimo disse...

Bom dia tenho uma filha de de 2 anos e 3 meses, ela nasceu prematura de 32 semanas e com pneumonia, quando ela fez um ano e 2 meses do nada começou uma tosse que evoluiu em poucos dias para uma pneumonia, depois disso descobriu se que ela era um bebe chiador, teve que fazer fisioterapia respiratória por 2 meses. Depois desse periodo ela começou a fazer uso da "bombinha" de clenil todos os dias 2x e a de aerolim quando estiver em crise, mais alguns xaropes dilatadores. Recentemente ela teve uma crise muito forte que teve que ir pro ponto socorro, agora a pediatra passou de novo a bombinha de clenil e um medicamento chamado piemonte, minha dúvida é a respeito desse medicamento pois a filha da minha cunhada usou para aumentar a imunidade mais na bula está escrito que é pra tratar asma cronica.
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Piemonte(montelukaste) éum medicamento com ação de impedir a ação de substâncias que atuam na inflamação da asma e da rinite chamadas leucotrienos. O objetivo é controlar a inflamação que origina a doença e assim evitar crises.Em crianças a pneumonia pode resultar da rinite e/ou da asma sem controle adequado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite qual o tempo limite para usar singular

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tempo de uso para o medicamento Singulair (montelukaste) não é padronizado. Varia em cada caso, dependendo de caractarísticas da doença (tipo e gravidade da alergia) e do paciente (idade, aceitação individual). Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Simone Andréa. disse...

Bom dia. Meu bebê tem 8 meses e vive com sintomas de gripe. O pediatra passou montelair (monteluksate) por apenas nove dias. Li acima que o tempo de uso não é padronizado, porém gostaria de saber se existe um tempo mínimo para fazer efeito. Não deixo meu filho pegar friagem, mantenho a casa limpa sem poeira e até parei de usar perfume, mas meu bebê está sempre com narizinho escorrendo, tossindo e encatarrado, tem vezes que tosse tanto que chega a vomitar. Comecei com o montelair ontem a noite e gostaria de saber se na sua opinião nove dias serão suficientes, pois as mães que eu li comentários em outros blogs disseram sempre que foi receitado por meses e que só funciona depois de usar por 15 dias, por isso estou com essa dúvida. Desde já agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Simone: Montelukaste é uma medicação de ação inicial lenta e deve ser usada por tempo prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

kariny resende disse...

Olá. Hoje fui em uma médica pneumologista e ela constatou que tenho asma, tenho 37 anos. Meu pulmão está na média de 60% CVF. O diagnóstico foi: "distúrbio ventilatorio obstrutivo leve, com redução da CV". Ela me indicou 2 meses de tratamento com FOSTAIR DPI. Não bebo álcool em excesso, mas como é fim de ano... Tem problema misturar este remédio com bebida(moderada)?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kariny: a ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere no efeito do medicamento Fostair Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Aerolin vs Berotec, qual o melhor? Grato!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há melhor, nem pior. Ambos (Berotec e Aerolin) são boncodilatadores de ação curta, indicados nas crises de asma. Não tratam e não são usados para tratamento de controle da asma. A escolha varia em cada caso de acordo com as características clínicas em cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Oii
Minha filha tem alergia na pele
A dermato receitou pelmonte 4mg
Pra almentar a imunidade.
Mas li a receita e fala sobre asma bronquite.
Estou com medo de dar o remedio

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso do montelukaste (Piemonte) pode estar indicado em algumas alergias na pele. Mas não tenho condições de avaliar se é o caso de sua filha sem examiná-la. Aconselho que exponha ao médico seu temor e peça uma orientação. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

posso associar o seretide com aerolin spray?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Seretide é uma medicação composta por uma terapia combinada de um broncodilatador de ação longa (Salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona) É indicado no tratamento de controle da asma. Aerolin é um broncodilatador de ação curta (salbutamol) indicado no tratamento de resgate dos sintomas de crises de asma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

TENHO 46ANOS E ASMA DESDE OS 3MESES FUI A UNICAMP E ME PASSARAM ALENIA 12/400 DE 12/12HRS JA USO HÁ QUINZE ANOS GOSTARIA DE SABER SE NÃO FAZ MAL POR TANTO TEMPO POIS SOU HIPERTENSA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo. Não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes e pode ser usado em hipertensos. Gratos por sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...