11 julho 2009

Natação cura a asma?

smile natação Não.

A asma é uma doença de origem genética e que se acompanha de inflamação nos brônquios, tornando as vias respiratórias sensíveis e ocasionando crises de falta de ar, chiados, tosse. O tratamento deve ser feito não apenas nas crises, mas todos os dias, combatendo a inflamação e evitando a piora.


Como as crises de asma assustam, a tendência é que os pais (e os próprios asmáticos) se afastem e evitem atividades físicas. Mas, esta não é a atitude certa: a asma não impede uma vida normal, desde que se mantenha a doença controlada.

O portador de asma (adulto ou criança) pode escolher a atividade que mais goste. A natação tem vantagens como esporte e também na socialização da pessoa, pois propicia vida ao ar livre e estimula o companheirismo, o trabalho em equipe e a formação de novas amizades.

De forma resumida, pode-se dizer que a natação fortalece a musculatura respiratória, é uma atividade aeróbica e trabalha basicamente com a coordenação respiratória.


A natação pode ser praticada por adultos e crianças, desde que estejam com a asma controlada. Contudo, algumas situações impedem a prática da atividade, como por exemplo, deformidades torácicas, respiração bucal ou se a pessoa não está com os sintomas controlados. Algumas pessoas necessitarão de acompanhamento especializado e realizar fisioterapia respiratória, para depois iniciar a natação.

Grandes nadadores são asmáticos. A asma na impede o esporte, mas é fundamental educar sobre a doença para que a pessoa mantenha seu tratamento.

Mas, outras atividades esportivas também podem ser praticadas. Até porque nem todos se adaptam à natação: algumas pessoas têm rinite e/ou alergia ocular e podem piorar ao contato com o cloro. Outras simplesmente não gostam de nadar. Cada um deve procurar o esporte com o qual se identifica e que lhe dá mais prazer. Vale tudo: futebol, judô, vôlei, capoeira, etc. A asma não impediu que a jogadora Marta se tornasse a atleta numero um do mundo, no futebol feminino.

Algumas pessoas podem ter crises deflagradas pelo exercício físico e por isso, antes de iniciar a prática esportiva, é muito importante que a pessoa seja orientada por seu médico especialista.

A dica é: escolha o esporte que mais goste, mas mantenha seu tratamento. Natação não cura a asma.

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...