17 junho 2009

Deu no New York Times

Alergia é coisa de família?

O fato: é bem sabido que traços como cor dos olhos e cabelos, altura e até mesmo certos aspectos de personalidad
e podem ser hereditários. 

E quanto à alergia?

O ambiente certamente influencia no problema, mas os cientistas constataram que doenças alérgicas (como a asma e a rinite) têm forte componente genético. Mas, diferem do clássico padrão de Mendel. Ao contrário da determinação de cor de cabelo e olhos, essas doenças derivam de interações entre uma multidão de genes, alguns dos quais conferem proteção contra e outros contribuem para o desenvolvimento de alergias.

Como resultado, as pessoas podem não herdar as alergias específicas de seus pais a determinadas substâncias, mas terão maior probabilidade geral de sofrer alergias, especialmente se ambos os pais as tiverem.
 

Um estudo envolvendo 344 famílias, por exemplo, constatou que quando nenhum dos pais tem histórico de asma, apenas 6% das crianças desenvolvem o problemas. Se um dos pais sofre dessa condição, a porcentagem de crianças afetadas sobe a 20%, e atinge os 60% nos casos em que os dois pais são asmáticos.

Há provas mais convincentes oferecidas por dezenas de estudos sobre gêmeos. Em termos gerais, quando um gêmeo idêntico sofre de rinite, asma ou eczema, o outro tem probabilidade de 50% a 80% de sofrer da mesma doença. Nos casos de gêmeos fraternos, a probabilidade se reduz para entre 25% e 40%.

A conclusão:


O ambiente e os genes contribuem para a alergia. 
Contudo, os estudos sugerem um predomínio da genética.

Fonte: Terra Brasil

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".