Pular para o conteúdo principal

Volta às aulas



As férias acabaram e chegou a hora de voltar às aulas. Uma boa idéia é aproveitar este momento para fazer uma visita ao alergista e reiniciar o ano letivo com boa saúde.
As doenças alérgicas são muito comuns nas crianças e adolescentes em idade escolar. Dados de pesquisa realizada no Brasil apontam que em uma classe de 30 alunos, cerca de 5 podem ter asma e 9 a 10 alunos podem ser portadores de rinite alérgica.

É comprovado também que a alergia é uma das maiores responsáveis por falta às aulas. Sem contar que em muitas crianças e adolescentes, há uma nítida interferência da doença no aprendizado. E, não são apenas as doenças mais graves que prejudicam. Um exemplo é a rinite alérgica, causando obstrução nasal persistente, aumento de adenóides ou otite, acarretando diminuição da audição, muitas vezes de forma discreta e nem sempre percebida, mas suficiente para atrapalhar o aluno nas aulas e ditados.

Por isso, vamos chamar a atenção para as doenças alérgicas e influências na escola:




ASMA

È muitas vezes chamada de “bronquite asmática”, “bronquite alérgica” ou simplesmente “bronquite” e se caracteriza pela presença de inflamação nos brônquios e por crises de falta de ar, chiados, tosse e catarro no peito. Inicia-se em geral na infância, mas pode acometer qualquer idade.

As crises de asma são muito variadas, podendo se manifestar por pequenos sintomas, como exemplo, uma tosse que aparece quando a pessoa ri, corre, faz esforços ou à noite. Em outros casos, a asma se acompanha de sensação de aperto no peito, dificuldade para respirar, cansaço, tosse e catarro. Crises graves podem necessitar hospitalização e ameaças a vida.

Os sintomas de asma podem ser intermitentes, ou seja, surgirem de vez em quando, alternando com longo tempo sem se manifestar; ou sintomas persistentes e repetidos, atrapalhando suas atividades diárias. As crises de asma podem surgir em resposta a fatores do ambiente – na casa ou na escola – e necessitam tratamento imediato para evitar atendimentos em pronto socorro e internação hospitalar. A medicação inalada é importante para o controle da asma, mas sofre preconceito por grande parte das pessoas.

Por tudo isso, é muito importante que a equipe escolar conheça a asma e atue em sintonia com as orientações médicas.


RINITE

Rinite alérgica é uma doença que se manifesta por inflamação da mucosa nasal e com sintomas repetidos de: espirros em salva, coriza abundante, obstrução nasal (nariz entupido) e coceira em nariz, olhos, ouvidos e garganta.

Os sintomas da rinite se assemelham a um resfriado comum e por isso podem passar despercebidos pelo paciente, pela família ou mesmo pelo médico. Com o passar do tempo, pode piorar e surgir comprometimento em olhos (conjuntivite), ouvidos (otites), seios da face (sinusite), pulmões (bronquite ou asma), etc. Ou seja, a repetição das crises pode acarretar outras doenças, desconforto, noites mal dormidas, faltas à escola e prejuízo no aprendizado. Crianças com rinite podem ser confundidas com crianças hiperativas, pois tendem a ser irritadiças, desatentas com os colegas e professores.

O controle de fatores ambientais, em casa ou na escola, é essencial para o sucesso do tratamento da rinite alérgica.


DERMATITE ATÓPICA

A dermatite atópica se caracteriza por uma pele seca, irritadiça, com muito prurido (coceira) e pela presença de lesões eczematizadas, em especial em dobras dos braços, pernas e pescoço. Pode variar desde formas leves e quase imperceptíveis até acometimento severo da pele. Pessoas portadoras de dermatite atópica podem sofrer com o preconceito, seja pelo aspecto das lesões, seja pelo medo de ser contagioso.

É importante ressaltar que a presença do eczema na pele pode influenciar o relacionamento social, prejudicando seu desenvolvimento, bem como o rendimento escolar e o companheirismo com os colegas.

A orientação adequada do professor e da equipe escolar é muito importante, a fim de combater preconceitos e tranqüilizar o aluno. Além disso, a compreensão de que algumas medidas poderão ajudar o aluno atópico.

- O calor e a sudorese são fatores que pioram a DA e por isso, os uniformes devem ser de tecido leve (algodão). Evitar uniformes confeccionados com tecidos grossos (ex: jeans) ou sintéticos (ex: helanca, lycra). O aluno deve ter a opção de uso de bermudas e de modelos mais leves, de preferência em algodão.

- Algumas crianças necessitam tomar banhos com sabonetes especiais e usar hidratantes, em especial após aulas de educação física, atividades esportivas e piscina.


ALERGIAS ALIMENTARES

Alergias alimentares resultam de uma reação anormal do sistema imunológico a um determinado tipo de alimento e podem surgir como urticária, manchas na pele, diarréia, vômitos, entre outros. Sintomas graves vêm no máximo duas horas depois da ingestão de alimentos. Falta de ar, inchaço e desmaio costumam indicar choque anafilático.

Uma vez detectada a alergia alimentar, resta evitar o alimento suspeito. Mas, não basta: é preciso evitar também os derivados daquele alimento. Por exemplo, uma pessoa alérgica a leite deve evitar também: biscoitos, yogurtes, manteiga, chocolates ao leite, etc. Por isso, é importante ler os rótulos e, se não tiver rótulos, avaliar a composição dos alimentos antes de ingeri-los.

A orientação do professor e da escola é fundamental para que se evite a crise, que pode ser grave.


Como a escola pode ajudar:

- A limpeza das dependências da escola deve ser feita fora do horário das aulas, na ausência dos alunos
- Obras, pinturas e dedetizações devem ser programadas para o período de férias
- As salas de aula devem ser bem ventiladas
- O fumo não deve ser permitido nas salas de aula
- Nas turmas de crianças pré-escolares e nas aulas de artes prefira utilizar tintas e substâncias com pouco odor
- Evite o uso de cortinas nas salas de aula e, se necessárias, lavá-las periodicamente
- Ventiladores devem ser limpos diariamente com pano úmido e a limpeza dos aparelhos de ar condicionado deve incluir a lavagem do filtro de ar (espuma)
- O pó do giz pode provocar irritação das vias respiratórias e piorar a asma e rinite. O ideal é usar quadro branco, mas se não houver outro jeito, a limpeza do pó de giz deve ser feita com pano úmido.
- Para pré-escolares, que tiram sonecas na escola, usar colchões e travesseiros encapados.

Aulas de Educação Física e prática de esportes podem ser realizadas pelos alunos portadores de asma, desde que tenham sua doença sob controle. O uso de medicação adequada pode ser prescrito pelo alergista para evitar as crises de asma.

É importante estabelecer um diálogo com a família e o médico para que se possa colocar em prática os cuidados necessários. No ato da matrícula, deverá ser feita uma ficha com os dados da criança, incluindo cópia a receita e do plano de ação. A equipe escolar deverá ser orientada pelos pais sobre os primeiros sintomas de crise e ter disponíveis números de telefones para eventuais necessidades. Caso seja necessário, é preciso que se permita o uso de remédios no horário escolar, desde que sejam seguidas as orientações médicas pertinentes

O aluno asmático não deve ser considerado “diferente” ou ser tratado com mimos especiais: bem controlado, estará apto a se integrar às atividades executadas na escola ou fora dela. As situações especiais deverão ser discutidas com a família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno