20 dezembro 2008

Asma e Rinite: a "cara"e a "coroa"da mesma moeda

Quantas pessoas você conhece que têm rinite por muito tempo (até anos) e não se tratam? Muitos, nem sabem que é rinite e chamam de “gripes ou resfriados” repetidos. Mas, se a coisa piora e surge algum sintoma pulmonar, aí tudo muda de figura: corre-se para o médico!
Se uma pessoa tem asma e rinite, não é raro que a alergia nasal fique relegada para segundo plano.

Por que isso?

A verdade é que o nariz é pouco valorizado, sendo os pulmões considerados órgãos principais da respiração. Contudo, trata-se de um trabalho integrado, onde cada parte do aparelho respiratório é interligada e essencial para uma respiração saudável.

O nariz é a primeira defesa das vias respiratórias e participa de funções importantes como a olfação, o paladar, a fala (auxilia na ressonância da voz). É nele que começa o trabalho respiratório e o ar, ao passar pelas narinas, é filtrado, limpo, aquecido, umedecido e condicionado de modo a chegar ao tecido pulmonar plenamente preparado para a passagem do oxigênio do ar para o sangue, essencial para a vida humana.

Nariz e brônquios compõem a mesma via respiratória: um único caminho, revestido por um mesmo tipo de mucosa.

Respirar é essencial para uma adequada qualidade de vida, colaborando para o repouso, sono, apetite, paladar, fonação, tranqüilidade, etc. Ou seja, se respiramos bem, vivemos bem, mas se a respiração está prejudicada, altera-se o sono, apetite, poder de concentração, estudo, falta-se à escola e ao trabalho, etc. E não faz a menor diferença se o prejuízo da respiração ocorre no nariz ou nos pulmões, pois o resultado será sempre o mesmo: prejuízo da respiração e da qualidade de nossa vida. Por isso, corrigir problemas nasais é tão importante quanto tratar as doenças pulmonares.

E a asma e a rinite, como se relacionam?

A asma é uma doença da via respiratória bronco-pulmonar e a rinite alérgica, uma afecção do nariz e seus anexos.
- A asma é uma doença que se caracteriza por crises de falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhadas de tosse.
- A Rinite Alérgica se manifesta por crises de espirros, coriza, coceira e entupimento nasal, podendo atingir também os olhos, ouvidos e a garganta.
As duas doenças têm muito em comum: cerca de 80% das pessoas que têm asma, apresentam também rinite. Por outro lado, a rinite alérgica pode ser considerada uma manifestação inicial da asma. Pessoas que tiveram asma na infância deixam de ter crises, mas mantém rinite, que não valorizam, não tratam, podem na idade adulta voltar a ter asma.

Controlar a rinite significa prevenir contra a asma

E, na base das duas doenças, estão os mesmos problemas: a inflamação que atinge as vias respiratórias e a alergia aos ácaros da poeira de casa e aos inalantes.

Podemos então concluir que a asma e a rinite alérgica estão ligadas e que alguém que sofra de rinite alérgica está mais exposto a ter asma do que uma pessoa não alérgica. Da mesma forma, nas pessoas que sofrem dos dois problemas, é necessário tratar a rinite para se conseguir sucesso no controle da asma.

7 Dê sua opinião:

Rosa Silvestre disse...

Umas excelentes Festas para a equipa do Blog da Alergia!

Anônimo disse...

Tenho 28 anos e desde pequena tenho asma e sofro muito com isso, uso bombinha e faço inalação, minha casa é velha cheia de infiltração e mofo, trabalho fora e não tenho como limpa-la diariamente então acumula muito pó e quando resolvo limpa acabo sempre espirando, será que se eu começar a usar a mascara poderia diminuir essas crises alergicas?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem várias maneiras de melhorar seu controle ambiental e uma delas é usar um lenço umedecido (ou máscara de pano umedecida) durante a limpeza. O ideal é consertar focos de infiltração pois medidas paliativas são em geral ineficazes. Encape travesseiros e colchões. O seu alergista poderá orientar produtos adequados e formas baratas de encapá-los. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

nossa gente! obrigada por todas as informações, desse, e de váarios outros posts do blog que eu li :D eu tenho rinite cronica, e isso tudo me ajudou muito! obrigada! =D

Equipe PGRJ disse...

O seu comentário é um estímulo importante para nosso trabalho voluntário no blog da Alergia. Obrigado!

Anônimo disse...

quero agradeser a policlinica do rio de janeiro pelas informaçao contida no seu saite sobre asma e alergia rinite alergica me ajudou bastante com sue esclerecimento . agora me apareceu outro problema estou com urticaria e estuo fazendo tratamento hixizini e predinizona a 5 dias mas ainda ta aparesendo os vergoes renponda por favor estou com o tratamento correto, obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento da urticária necessita do uso de remédios que aliviem os sintomas das crises, como é o caso da Prednisona (corticóide) e do Hixizine (antialérgico). Mas, além disso, é importante pesquisar a(s) causa(s) do problema. Assim será possível combater a origem e evitar novas crises. Agradecemos sua visita e o incentivo ao nosso trabalho voluntário. Volte sempre.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...