Pular para o conteúdo principal

Amígdalas e adenóides: quem responde é o especialista

Médico


1. O médico falou que meu filho tem adenóide. Eu não entendi bem, poderia me explicar?

Adenóide não é uma doença, mas sim um tipo de amígdala, normal em qualquer pessoa. Existem 3 tipos de amígdalas (também conhecidas como tonsilas):
- Amígdalas palatinas: facilmente vistas ao examinar a boca aberta.
- Amígdalas faríngeas ou adenóides (localizadas atrás das fossas nasais)
- Amígdalas linguais (atrás da língua)
Provavelmente o médico quis dizer que as adenóides do seu filho estão aumentadas de tamanho, ou seja, hipertrofiadas. Adenóides estão situadas no final da garganta, na região atrás do nariz (numa região chamada de “cavum”). Costumam ser chamadas popularmente como “carnes no nariz”, embora não seja uma denominação adequada.

2. Para que servem as amígdalas?


As amígdalas têm a função básica de defender o organismo. Por isso, estão localizadas de forma estratégica para ter contato com o ar respirado. Ao entrar em contato com os germes, dão início à defesa contra eles.
Os problemas ocasionados podem ser de 2 tipos: a) infecções por germes (bactérias, vírus) originando as chamadas amigdalites, ou b) pelo aumento (hipertrofia), gerando obstrução e dificuldade respiratória.

3. O que é a amigdalite?


Amigdalite é a inflamação das amígdalas. Os sintomas mais comuns da amigdalite são: dor ao engolir, mal estar, mau hálito, voz alterada, febre, garganta avermelhada e com placas esbranquiçadas. É comum que surjam gânglios no pescoço acompanhando o quadro.
Na amigdalite crônica e repetida, as amígdalas podem ficar permanentemente aumentadas de tamanho e com fendas (ou criptas) onde se acumula secreção, ocasionando sintomas persistentes, mau hálito, dificuldade em engolir alimentos sólidos, etc.

4. Algumas vezes sinto que se soltam pequenas bolinhas brancas e com mau cheiro de minha garganta. O que é isso?


É provável que você tenha uma amigdalite caseosa, que resulta do acúmulo de secreção e restos de alimentos nas fendas amigdalianas. Estas substâncias sofrem ação de bactérias e se desprendem em formato de bolinhas esbranquiçadas ou amareladas com odor fétido. A palavra cáseo deriva do latim "caseum", que significa queijo, pela semelhança com uma pequena bola de queijo.

5. Como saber se uma criança tem adenóides aumentadas?


Adenóides só podem ser vistas com métodos especiais, como por exemplo, na radiografia tirada com a face em perfil, também chamada “radiografia do cavum”. Suspeita-se do aumento adenoideano quando acriança dorme com a boca aberta, tem sono agitado, ronca durante a noite e baba no travesseiro. Com o passar do tempo, o problema pode se complicar e ocorrer também respiração bucal persistente, sono alterado, chegando a passar momentos sem respirar (apnéia) alterações dentárias, faciais, prejuízo da audição, infecções repetidas, etc.

6.É preciso operar?

A decisão de operar é tomada de acordo com a gravidade do caso, em comum acordo com o otorrino. A maior parte das crianças se beneficia com o tratamento da alergia, corrigindo a rinite e evitando a cirurgia.

7. Qual a relação com a alergia?


A rinite alérgica é uma doença que se acompanha de inflamação da mucosa nasal, que pode se estender às estruturas vizinhas, como as amígdalas. Além disso, a obstrução nasal repetida causada pela rinite pode acarretar respiração bucal e aumento de adenóides.

8. Adultos podem ter adenóides aumentadas?


Sim, mas não é o habitual. As adenóides diminuem de tamanho com o passar dos anos. Caso ocorra, é importante investigar se a pessoa é portadora de alguma doença que justifique o problema.


Leia mais sobre o tema na página da ASBAI
E no site da Fundação de Otorrinolaringologia



Você tem mais alguma dúvida?

Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Teremos prazer em responder.

Comentários

  1. como é feita a operação da adenoide?

    ResponderExcluir
  2. Nossa equipe trata apenas clinicamente. Visite o site da Sociedade de otorrinolaringologia (www.aborlccf.org.br) onde terá as informações que deseja. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. O médico me disse desde que eu tinha 11 anos que tenho rinite.Tomei vacina durante cinco anos e nada,quando fiz tratamento homeopático é que melhorou um pouco,pois eu estava viciada em soluções nasais.Já tinha usado mais de cem frascos desses perigosos medicamentos.Acabou o vício mas meu nariz continuava entopido e eu tinha que dormir de maneiras nada confortáveis para conseguir respirar melhor.Pois bem com o passar dos anos descobri que também tenho sunusite.Com uma crise bem forte,agora com 32 anos voltei a usar soluções nasais e parecem não ter mais efeito.Sofro a todos esses anos,não tenho plano de saúde e preciso contar com a boa vontade dos médicos do sus e até hoje não encontrei nenhum que desse uma resposta satisfatória para o que tenho.Estive observando e vi que uma bolinha de carne cresce lá dentro do meu nariz Quando coloco o remédio ela diminui.Sei que não devia ter feito isso,Mas outro dia coloquei uma pinça pra empurrar a bolinha e foi muito bom queria que tivesse uma pinça permanente pra resolver esse problema.Não espirro não tenho coriza nada que indique que eu tenha rinite.Pelo menos uma vez por ano tenho crise de sinusite.Embora eu sofra muito com essas crises nada me faz sofrer mais do que esse entopimento constante do meu nariz.Há vinte e dois anos que não sei o que é dormir respirando bem.Tudo começou depois de uma catapora aguda que tive aos 11 anos.Será que tem alguma ligação?Será que vcs podem me ajudar de alguma maneira?Desde já agradeço muito.Um abraço.Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Patrícia: infelizmente não há como afirmar a causa do seu problema sem examinar pessoalmente. É provável que a "bolinha" que refere visualizada em suas narinas corresponda ao corneto nasal, estrutura responsável pelo trabalho de filtração, limpeza e condicionamento do ar. Não é raro que se encontrem aumentados de tamanho numa pessoa portadora de rinite. Não recomendo que introduza objetos em sua narina pois há risco de causar um ferimento local. Aconselho que procure um Serviço de Alergia ou de Otorrino para orientar seu caso. Existem Serviços Universitários que oferecem um atendimento de alto padrao e gratuitos para a população. Obrigado por sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal quero dizer da importancia das informações que sua equipe,nos trazem a população em geral.É um trabalho,que mereçe muitos agradeçimêntos.muito obrigado,aprendemos muito com voçês.que DEUS,os ilumine,os proteja,e os enxa de sabedoria.Nilton/floripa

    ResponderExcluir
  6. Nilton: suas palavras são um estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Obrigado!
    Aproveito para convidá-lo a assinar nosso blog e receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  7. meu filho fez um rx cavum e deu adenoides aumentadas, nos ultimos 6 meses, ele teve infecções causadas por sinusites, 5x da qual acaba dando uma inflamação no ouvido...levei para a otorrino e ela falou que era rinite alergica...deu um tratamento, ele ficou bom uns 20 dias, e logo voltou o nariz a ficar entupido com secreção...ela falou que o aumento da adenoide dele é muito pequena, mais ou menos 30%, neste caso o tratamento é apenas medicamentoso ou cirurgico...

    ResponderExcluir
  8. Não há como afirmar se o caso do seu filho tem indicação cirurgica sem examinar pessoalmente. Mas, lembro que a rinite alérgica é a causa mais comum do aumento das adenóides. Não adianta operar se a alergia não for tratada. Aconselho que leve seu filho a um alegista. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. eu queria saber uma coisa,é que eu repiro mais pela boca e menos pelo nariz,pois então,eu fico resfriada direto,com garganta inflamada as vezes.Mas aí um dia saiu o chamado "caseum" da minha garganta.isso aconteceu ano passado 1 vez e esse ano 1 vez.foram apenas essa vezes.
    essas 3 coisas podem estar relacionadas?
    me explique com clareza,por favor.
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  10. Os dados que relata sugerem que seja portador de uma rinite alérgica, cujos sintomas podem se confundir e fazer com que se pense que sejam resfriados repetidos. A obstrução nasal recorrente pode gerar a respiração bucal e as amigdalites de repetição. Os pequenos grãos (caseum) não são considerados como doença mas resultam do acúmulo de resíduos de alimentos e secreção nas criptas das amigdalas. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá!Gostaria de saber o tratamento para amigdalite crônica e se ela volta com o tempo.
    ?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber :eu estou com um lado de amigdalite e outro não,mas,ontem saiu um caseum da minha boca.Se eu fizer o tratamento necessario para a amigdalite sumir,eu não corro o risco de ter mais caseum?
    Tank you!

    ResponderExcluir
  13. O tratamento da amigdalite crônica deve ser acompanhado de uma pesquisa dos fatores que desencadeiam as infecções. Aconselho que procure um especialista (otorrino ou alergista) para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. O tratamento da amigdalite não impede que surjam novos episódios de caseum. Aconselho que procure um especialista para orientar seu tratamento. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/2/11 14:37

    Gotaria de saber com quantos anos pode-se fazer a cirurgia para retirada das amígdalas e adenóide. Grata.

    ResponderExcluir
  16. A indicação para adenoamigdalectomia se baseia na análise do histórico clínico do paciente e não apenas em sua idade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/5/11 10:49

    Meu filho de 2 anos e 7 meses tem 70% da adenoide aumentada. O otorrino sugeriu tratamento com alegista com rinite alergica. Fiz o exame IgE total e o mesmo constatou que o mesmo não é alergico. Estou fazendo tratamento com Plurair e Singulair 4 mg. Ele vive com o nariz entupido, respira pela boca e tem sono muito agitado e varias apneias noturnas. Você acha que nesse caso é melhor operar? Pois pelo visto é a adenoide que está causando esses problemas e não alergia.

    ResponderExcluir
  18. Peço que compreenda: não tenho condições para opinar se o seu filho deve ou não operar através de um aconselhamento por e-mail e sem examiná-lo pessoalmente. Entretanto, lembro que o fato isolado da dosagem da IgE específica estar negativa não afasta a possibilidade de alergia já que este exame pode ter um índice de erro, em especial nas crianças pequenas. É importante avaliar clinicamente: sintomas, história familiar e pessoal, aspectos do exame otorrinolaringológico, em especial com video, etc. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Gotaria de agradecer por voces nos ajudar a escrarecer as nossas duvidas. aproveitando para esclarecer mais uma meu filho tem 22 anos apareceu um buraquinho nas amidlas nele entra alimentos ele esta ficando sempre com poblema de garganta ele e alergico a antiemflamatorios e esta tomando muitas vezes antibioticos tenho medo deles nao fazer mais efeito sera que deve retirar as amidlas que medico consultar otorrino ou alergo

    ResponderExcluir
  20. Rozane: pode ser um caso de amigdalite caseosa: oriente seu filho a procurar um otorrino. Se for necessário, ele encaminhará ao alergista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  21. Minha filha de 2 anos e 10 meses tirou as amigdalas e as adenoides neste início de ano. Desde que entrou para a escolinha, teve infecções repetidas de garganta, muito catarro e por último até otites. Levei a uma alergista e ela recomendou tratamento com singulair 4mg (apesar de IgE e teste cutâneo negativo) durante uns 6 meses. Fiz tudo conforme o recomendado ela melhorou do catarro, mas as amigdalites de repetição continuaram (uma por mês) e então acabei cedendo e tomando coragem para a cirurgia. Agora ela melhorou muito (até porque não está indo na escolinha!) Tenho duas perguntas: Ela pode ter rinite alergica apesar de IgE e teste cutâneo negativos? Após a cirurgia ela corre risco de queda na imunidade por falta das amigdalas? Ela pode tomar vacinas via oral como a Sabin que terá o mesmo efeito na falta das amigdalas?
    Desde já muito obrigada pela atenção
    Simone

    ResponderExcluir
  22. Simone: 1) a rinite nas crianças pequenas pode cursar com testes negativos. 2) O fato de ter retirado as amígdalas não causa baixa imunidade. 3) Sua filha pode receber as imunizações sem problemas. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  23. ola tudo bem minha filha passou por uma cirurgia de adenoide aos 4 anos hoje ela tem 19 e tem o mesmo sintomas tem alguma possibilidade de ter que passar por outra cirurgia? obrigada pela atenção
    Eliane

    ResponderExcluir
  24. Eliane: aos 19 anos, as adenóides estão em franca regressão. Adultos já não têm mais as amígdalas adenoideanas. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  25. boa tarde, no começo do ano fiz um cirurgia de desvio de septo e uvuloplato, após dois meses fiquei surdo de um ouvido e qdo voltei o médico fui informdo de um aumento de tecido linfóide no cavum, isso é normal? será por causa dos medicamentos que usei? seria uma alergia?

    ResponderExcluir
  26. O parecer que solicita é complexo e não pode ser feito baseado apenas nos poucos dados enviados. O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Meu filho só tem 03 anos e tem adenóide suas amídalas estão muito inflamadas e a difiguldade de respirar está muito grande, o médico só receitou amoxicilina pra garganta, plunair para adenóide e polaramina para alergia. Qual os melhores medicamentos na sua ipinião para tratar adenóide, amídalas e alergia pois ele esta tendo febre muito alta de 39,5 à 40 graus

    ResponderExcluir
  28. O tratamento da criança portadora de infecções repetidas de amígdalas e adenóides não é igual em todos os pacientes. É importante avaliar cada criança, analisar seus dados clínicos, verificar quais são os fatores agravantes da doença e comprovar se é portadora de alergia respiratória. O exame clínico apontará os casos de indicação cirúrgica. Por isso, não há como atender sua solicitação através de um aconselhamento na internet. Aconselho que retorne no alergista e peça nova orientação. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  29. Estou há dois meses sentindo dolorido o meu pescoço, não chega a ser uma dor, mas me encomoda. Esta dor fica especificamente na altura das amígdalas do lado direito do meu pescoço. Não tenho febre nem dificuldade para engolir ou respirar, mas sinto que tem alguma coisa, e antes que eu esqueça tenho alergia respiratória a fungos do e poeira. Agradeço se alguem me der algum esclarecimento, mas brevemente tenho consulta no otorrino.

    ResponderExcluir
  30. O seu relato não fornece dados para um diagnóstico. O caminho mais adequado é aguardar o parecer do seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Olá, suas informações são muito boas. Adorei o blog de vocês. Gostaria de tirar uma dúvida: Minha filha vêm desde janeiro tendo reações alérgicas e os médicos dizem que é a garganta e dão antibióticos, porém este mês a crise foi pior, o nariz dela parece ter crescido, a garganta ter aumentado e ter ínguas atrás das orelhas e a médica disse que pode ser adenóide já que ela tem rinite alérgica e nós moramos perto de uma refinaria de petróleo. Eu gostaria de saber se a médica pode estar certa ou não, pois ela mandou que eu procurasse um otorrino. E mais, eu tenho amigdalite, minhas amídalas crescem uma vez por ano e quase fecham a garganta. Isso pode ser hereditário?
    Muito obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  32. Tatiana: 1) a rinite alérgica é de origem genética (hereditária).2)A causa mais comum das amigdalites repetidas é a rinite alérgica.3)Aconselho que leve sua filhinha a um alergista.4)Escreva para nosso e-mail e enviarei para você uma cópia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" para que compreenda melhor a alergia de sua filha Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. ola, adorei o site eu operei de adenoide a 1 ano tinha muita falta e ar at´hoje tenho rinite alergica( poeira, morfo e outros) agora dscobri que tambem tenho sinuzite e so descobri que tinah adenoide a 1 ano Com o passar do tempo passei a ter respiração bucal persistente, sono alterado, chegando a passar momentos sem respirar (apnéia) alterações dentárias, faciais, infecções repetidas, etc
    depois da cirurgia nossa nunca fi tão bom respirar novamente pelo nariz. bom eu gostaria de saber se tem a possibilidade da adenoide voltar pois os sintomas que tinha antes da cirurgia esta voltando e gostaria de saber se o contato com morfo e poeira pode agravr ou ter relação com a volta da adenoide? agradeço desde ja e quero resaltar que adorei o site ele ajuda muitas pessoas a entender melhor sobre o assunto obrigada marcy

    ResponderExcluir
  34. Marcy: o caminho mais adequado é procurar um alergista para tratar sua rinite alérgica, pois é certamente um fator agravante para outras doenças respiratórias. Se a rinite não é tratada de forma apropriada, os sintomas tendem a retornar. Escreva para nosso e-mail e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  35. o meu filho tem anos de idade,a cada quinze dias ele gripa e tem febre,nariz entupido,mau hálito,sempre fui no médico e passavam antialérgico,antitérmico,recente resolvi levá lo ao alergista,fiz vários raio x,foi diagnosticado aumento das adenoides com obstrução?gostaria de saber isso cura só com medicamento? antialérgico resolve alguma coisa?por favor me responda não aguento mais comprar tantos medicamentos,minha casa virou uma mini farmácia. grato vera-Bahia

    ResponderExcluir
  36. O tratamento da hipertrofia adenoideana depende do grau do aumento das adenóides. Casos mais leves podem ser controlados com tratamento medicamentoso e com o controle adequado do quadro alérgico. Contudo, alguns casos mais avançados necessitam procedimento cirúrgico. O alergista que trata do seu filho poderá emitir parecer sobre seu caso pois o examinou e conhece seus dados clínicos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  37. Ola,meu nome é Raquel tenho 2 perguntas a fazer 1-meu filho te 8 anos ele tem um grau de renite alergica muito alta,desde pequeno sempre os exames sao os mesmos inclusives agora estão começando a mexer com os globumos brancos dele e descbri hoje que a denoide dele esta muito aumentada,sera que tem alguma coisa relacionada uma com a outra.
    2-sou eu a mais ou menos 1 anos que venho tendo corisa diariamente pricip. de manha parece uma torneira ligada,junto com espirrros as vezes um atras do outro,fui ao clinico ele me disse que é renite e sinusite pq tem a dor no nariz que parece estar quebrado,ñ sei mais aonde ir ninguem tem uma solução tenhos dificuldade ao engolir,uns diz que é por causa do refluxo,estou me sentindo perdida,ficarei grata se puderem me orientar em alguma coisa

    ResponderExcluir
  38. Raquel: a rinite parece uma doença simples, mas na verdade pode provocar muitos problemas. O tratamento da rinite, em crianças ou em adultos deve incluir: 1) uso de remédios adequados 2) controle ambiental contra ácaros em sua casa 3) tratamento com vacinas (imunoterapia)Aconselho que procure um alergista. peço que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro "È mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. ola,eu sou a Raquel muito obrigada por me responderem entrarei no e-mail que vc sugeriram grata

    ResponderExcluir
  40. ola, sou eu novamente Raquel, gostaria de fazer uma pergunta:ontem levei meu filho no otorrino, ele me disse que a denoide dele n esta tão aumentada assim e mandou de volta p o pediatra que ele resolva,que o caso dele é por causa da asma dele,mesmo eu repetindo varias vx que ele n tem asma(aquela falta de voltade p atender),e que a denoide n causa cansaço,mas ele ja passou por um cardiologista,pneumologista e todos eles falam que é a renite,ja fui em outros otorrino do sus diz que n pode fazer nada ficam passando um monte de remedio que n resolve nada e manda p o pediatra(coitado do pediatra tem que resolver sozinho),mas o que acontece´e vcs me perdoem pq eu n poderia nem ta dizendo essas coisas,mas vcs imaginem uma mae cansada e ja adoecendo tb e vendo seu filho piorar cada vx mai o cansaço dele é constante e agora ele qualquer esforço que el faz ele começa com sangramento no nariz,eu n sei mais o que fazer. me perdoem que estou até meia perdida em minha plv mas eu preciso de uma soluçao,o proprio ped dele ja pediu um monte de rx c laudo pq ele ja suspeitava disso que só falta isso e agora ele vem me dizer que o pediatra resolva.grata
    eu n tenho condiçoes de pagar um otorrino pq eu conheci um tempo atraz que eu cheguei a fazer um tratm com vacinas ele teve 100% de melhora mas agora eu n posso

    ResponderExcluir
  41. Raquel:o seu filho tem uma rinite alérgica. O ideal é que ele se trate com um alergista. Remédios aliviam mas não resolvem o problema se a alergia que origina o problema não for tratada. No Rio de Janeiro, temos bons hospitais que oferecem tratamento com alergistas na rede pública: Hospital Fernandes Figueira, Hospital dos Servidores, Hospital do Fundão, Hosdpital São Zacharias, Hospital Gafrée. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  42. ola, sou Raquel,obrigada pelo interesse e me perdoem aquele dia eu estava esgotada to tendo vario prbl de saude tb,aquilo foi ate um desabafo,vou fazer mais uma tentativa aqui com um alergista se eu n obter resposta, vou ter que fazer alguma coisa pq ate eu ja estou doente,espero que entenda que p mim ir p o rio é muito longe e ate falta de consideraçao tendo tanto hospital por aqui e eu ter que ir p ai. mas de qualquer modo fico grata e continuarei mantendo contato se vcs permitirem é claro e for do interesse de vcs. me perdoe e muito grata

    ResponderExcluir
  43. Fique tranquila, Raquel, não há o que perdoar. Estamos ao seu dispor. Caso prefira, pode escrever diretamente para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com onde receberá uma resposta direta para você e que não será publicada no blog. Abraços e volte sempre.

    ResponderExcluir
  44. ola,obrigada por me responderem e me compreenderem. entrarei em contato por e-mail, muito grata, Raquel

    ResponderExcluir
  45. Boa noite,
    tenho a amígdala direita furada,onde de vez em quando acumulam caseos.
    Toda vez que me alimento sinto coceira nessa amígdala mesmo não tendo caseo.
    Por ter essa sensação de coceira e que parece que ter um caroço do lado direito me dificulta a comer os alimentos e beber líquidos.Já emagreci 2 Kg por conta disso.As crises são maiores a noite,ás vezes fico com medo de perder a respiração.Eu tenho rinite também,mas o nariz nem fica entupido,de vez em quando sai da gragabnta um muco esbranquiçado.O que pode ser isso??O que faço??
    Obrigada!!
    Carolina

    ResponderExcluir
  46. Carolina: o seu relato sugere que você apresente prurido palatal que acompanha a rinite e uma amigdalite caseosa. A secreção resultante da rinite que escorre por trás das narinas em direção à garganta (chamada de gotejamento pós nasal) agrava o problema. Aconselho que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar tratamento apropriado.Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. boa noite, estou com as amigdalas lingual com tamanho alterado. Parece qie cresceram o que pode ser?

    ResponderExcluir
  48. É essencial examinar pessoalmente para poder afirmar a causa do problema. Aconselho que procure atendimento com alergista para esclarecer sua dúvida. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. boa noite, retirei as amigdalas e adenoide a +- 25 anos. quero saber se a adenoide pode voltar, e se msm sem as amigdalas posso ter caseos.percebi essas bolinhas qdo tossi, e estou c mau halito. obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Adenóides são amigdalas que existem na infancia e tendem a regredir na adolescência e que praticamente desaparecem no adulto, mesmo numa pessoa que nunca operou. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  51. Anônimo1/6/12 11:27

    Olá, tenho 28 anos e a uns 3 anos comecei a perceber que o lado direito do meu nariz permanece quase que tdo o ano entupido e a algum tempo percebi que isso acontece com o meu ouvido direito também, o ouvido parece estar inchado por dentro além de ser sensível a sons muito altos, porém, não sinto dor. Também tenho uma ou duas crises de enxaqueca no ano com dor apenas acima do olho direito. Será que meu caso tem algo haver com o já citado? Não sei se tem relação mas sou alérgico a banana e abacaxi, e não tinha quando era criança. Desde já muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  52. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite, mas não deixa claro se é de origem alérgica. Aconselho que procure atendimento com alergista para definir o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Olá, boa noite. Tenho 20 anos e tenho rinite alérgia. Hoje ao ir no otorrino o médico constatou que tenho a adenóide muito grande. Ao pesquisar na internet vi que isso é raro em adultos. O médico, dentre outros pedidos de exames, pediu um teste anti hiv. Vi na internet que é um procedimento padrão em casos de hipertrofia da adebóide em adultos,mas mesmo assim fiquei assustado. Vi também que pode ser um tumor. Devo me preocupar tanto assim ou é mais provável que seja por causa da rinite? Vi

    ResponderExcluir
  54. Vi: não posso opinar sobre seu caso sem conhecer seus dados clínicos. O médico está correto em pesquisar as causas. Mas, vale ressaltar que na sua idade algumas pessoas podem ter ainda uma regressão lenta do tamanho das adenóides, sem significar que seja grave. Tenha calma e aguarde: converse com seu médico, exponha a ele seu temor e assim ele poderá te ajudar esclarecendo melhor seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. Tenho 39 anos e fui ao otorrino,pois ronco demais e minha respiração para por algums segundos,é preciso meu marido me chamar e sempre sai uma massinha fetida das minhas amigdalas e o médico disse que tenho adenóide e que preciso fazer uma cirugia,será que não causa nenhum problema? pois já tenho 39 anos.

    ResponderExcluir
  56. Não tenho condições para julgar seu caso baseado apenas neste breve relato e sem examinar pessoalmente. A presença de adenóides no adulto deve ser investigada pois é habitual que desapareçam com a idade. Aconselho que procure uma segunda opinião para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Débora

    Oi! Quando criança fui Diagnosticada com Adenoide e sinusite , hoje aos 24 continuo com o mesmo problema o medico disse que não seria necessário a cirurgia.ressaltando que desde criança não voltei ao otorrino. ano passado tive uma dor de garganta muito forte, as amígdalas estavam bem alteradas e com pequenas manchas que pareciam pus , acredito que se tratassem mesmo de pus, visto que doía muito, tomei alguns remédios sem ir ao medico! Meses depois acabei abaixando o pescoço e senti uma saliência que doía e fazia um barulho de algo se deslocando, era um ganglio bastante dolorido situado próximo ao pescoço em baixo de uma das amígdalas! por volta de um mês fui em uma medica ( clinica geral) que nem se deu o trabalho de examinar, sou Obesa morbida e a unica coisa que ela fez foi apalpar minha barrigada ( a procura do que eu não sei) e me encaminhar para um endocrinologista.fiquei realmente aborrecida por ela não ter dado a minima ao meu problema,não fui ao medico surgerido, achei até que o ganglio diminuiu um pouco , porém, depois dessa dor de garganta passei a ter caseum algo que nunca tive , e esses me incomodam muito, era como se tivesse algo preso na garganta, minhas amigdalas vivem inchadas, mesmo sem doer, mas elas são gigantescas e os caseuns não são de fáceis remoção, certa vez enfiei um contonete numa cripta que sangrou abundantemente.sem falar que os caseuns são tão grandes a maioria das vezes que ficam revestidos em sangue. em janeiro desse ano, tive uma dor de cabeça muito forte e não tenho certeza mas acho que desenvolveu um novo gânglio dessa vez no maxilar, Não dei muita importância, mas agora no inicio do mês de junho, acordei com o maxilar meio dolorido, fiquei assustada e comecei examinar toda a região da face, e encontrei no outro lado da amígdala um novo gânglio, um pouco menor que o primeiro mas que doí sempre que apalpo com força, Desculpa todo esse rodeio pra chegar a essa simples pergunta, mas estou com um ganglio alterado a cerca de 9 meses outro a cerca de 5 meses e um recém descoberto, doem quando aperto , não tenho nenhuma infecção aparente, só alguns dentes cariados na boca, queria saber se é possível esse aumento de gânglios ter sido por consequência da infecção que tive a 1 ano, ou por conta da sinusite e da adenoide? desde já agradeço pela atenção! ficaria muito agradecida se vocês respondessem minha duvida

    ResponderExcluir
  58. Débora: não há como afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Vale lembrar que gânglios são formados basicamente por glóbulos brancos que procuram defender a área na qual se localizam. Sendo assim, quando ocorre aumento do volume dos gânglios situados no pescoço, em geral apontam para uma causa próxima. Infecções (inclusive dentárias) podem causar aumento ganglionar cervical. Adenóides são amigdalas que desaparecem com a idade sendo raras em adultos. Por tudo isso, recomendo que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Débora
    Oi Obrigada Pelo esclarecimento, vou sim procurar um medico, só que estou passando por um desgaste emocional, por conta do meu estado físico e por esses gânglios , não durmo bem a noite pensando ser um linfoma! mas não tenho febre, sudorese, conceira só o aumento dos linfonodos. vocês acham que as alergias(sinusite) também contribuem para o aparecimento desses ganglios? desculpem o incomodo constante mas essas duvidas estão me matando

    ResponderExcluir
  60. Tive Uma infecção urinária, não fui ao médico tomei medicação por conta própria, na verdade fui indicado por um farmacêutico a tomar a medicação. houve uma melhora, mas descobrir umas inguas no pescoço. será que isso aconteceu por causa da infecção? pelo que li as inguas aparecem proximos aos locais infectados não é? obrigado adorei o blog bom parabéns pela paciência e dedicação

    ResponderExcluir
  61. Débora: o seu relato não sugere que seja um caso de linfoma. A infecção ocasionada pela rinite alérgica pode ser causa de aumento ganglionar no pescoço. Escreva para nosso e-mail e encaminharei para você a cópia do nosso livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Embora não seja uma regra, o aumento do volume dos gânglios em geral apontam para uma causa próxima. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo4/7/12 12:10

    tenho um filha de 3 anos,ela tem problema de adenoide.ja passei por um otorrino na primeira consulta ele diz que so opera depois do 5 anos,e passou tratamento manipulado foi muito bom,durante um ano ficou muito boa,agora ela gripou e começou a roncar a noite,levei no mesmo otorrino ele falou que tem que operar,e de cara cobrou 3 mil reais.gostari de saber si posso repetir o tratamento manipulado.poi foi muito bom.obrigado Petersson goiania -GO

    ResponderExcluir
  64. Petterson: o parecer que solicita não pode ser emiido através deste contato na internet, sem examinar seu filho e sem saber as substâncias contidas na medicação citada. Aconselho que procure uma segunda opinião com um alergista em sua cidade. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia!estou com 51 anos e quando ronco,me engasgo e me falta o ar,para pegar o ar outra vez preciso fazer um pigarro com a garganta para retornar este ar,as vezes tenho a impressão que a minha lingua fecha a passagem do ar para meus pulmões,achava que era problemas do coração,não sei,quando fáz calor ainda é pior,não posso nem ficar em ambiente fechado,tenho isso desde novinha,tenho uma gosma na garganta que me sufoca,eu tiro ela do canal do nariz e tento jogar para a garganta para pegar com a boca e cuspir,mas ela acaba me sufocando e ai meu coração despara,por que sem ar,é impossível,aonde devo ir e a qual especialidade procurar,obrigado aguardo resposta urgente,antes que a apinéia me de uma parada cardíaca?

    ResponderExcluir
  66. Habbo:os médicos especialistas em alergia e em otorrinolaringologia estão capacitados para orientar seu tratamento. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo1/9/12 20:38

    sou adulto, e ha 15 anos atras saiam da minha garganta umas bolinha com mau cheirosas e por isso atraves de uma cirurgia,na epoca,foram retiradas as amigdalas,depois disso não saiu mais as referidas bolinhas mas após me minhas refeições percebo que ficam alimentos alojados na região da garganta(faço teste como se fosse engolir ali percebo algum corpo estranho na região da garganta) que causa mau halito que saem das narinas e boca.Ja passei por 02 medicos otorrinos e me falaram quase a mesma coisa;um me mandou procurar um psicologo,disse que não tenho nada,outro mandou eu abrir a boca,fez eu falar ahhhhh e disse que não ha nada de anormal comigo. o que fazer nestes casos? tem algum exame que detecta onde esta o problema (que tenho plena certeza que existe,pois ja confirmeu com outras pessoas),tem alguma cirurgia que posso estar sendo cometida?muito obrigada,aguardo resp

    ResponderExcluir
  68. Os dados que envia não sugerem que você seja portador de alergia. Quanto às suas perguntas, é preciso examinar pessoalmente para poder afirmar se há indicação cirurgica ou para indicar uma conduta de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure um Serviço Universitário de atendimento em otorrinolaringologia que possa avaliar se há indicação de exame específico para seu caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  69. olá tenho 27 anos e não estou mais aguentando de dores na garganta na amigdalas....doi p engolir doi o pescoço o fundo da lingua tudo e nçao sara.....oq pode ser? obgada

    ResponderExcluir
  70. Vivi: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para afirmar a causa das dores que relata, é essencial examiná-la pessoalmente. Aconselho procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Anônimo8/9/12 21:19

    sou adulto, e ha 15 anos atras saiam da minha garganta umas bolinha com mau cheirosas e por isso atraves de uma cirurgia,na epoca,foram retiradas as amigdalas,depois disso não saiu mais ...
    dou uma pincelada, só pro Sr saber quem eu sou...
    Doutor, como ja mencionei, infelizmente, aqui em SP, não encontrei um profissional que possa me ajudar,em toda esta caminhada ja passei com pelo menos uns cinco,em um deles em que fui atraves de uma materia encontrada em uma revista disse que o problema estava na escovação da lingua(tinha varias pessoas neste consultorio pelo mesmo motivo e todos tinham o problema pq ñ escovavam a lingua,e ai foi vendido uma escova pra lingua,alem se ser cobrado um valor absurdo na consulta. Então,vê como o caso é sério, é constrangedor e alguns ainda assim se aproveitam da situação.Confesso que se tivesse condição pagaria o valor que fosse preciso. Eu resido em SP,na capital,gostaria se puder,que me indicasse alguem aqui, algum local com referencia, pode ser ate pago, eu dou um jeito,ou na pior das hipoteses estaria disposta a ir ate o RJ pra passar com algum prossifional que me pudesse indicar, ou que me pudesse citar todos os examaes que poderiam diagnosticar o problema, pois com estes na mão eu poderia sugeri-los a algum profissional ou sei la...ele poderia ser dispertado e ver no meu caso qual o mais indicado. Aguardo a sua resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
  72. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que procure a Divisão de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas em S Paulo para que seja avaliado e indicada a conduta apropriada para seu caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. boa noite! fui no medico, ele me falou q preciso operar a adenoide. tenho 34 anos, qria saber qto tempo leva a recuperação? soube tb q nao pode nada quente.. sou fumante, qria saber se poderei fumar dpois da cirurgia ou dpois de quantos dias poderei.. agradeço pelas dicas.

    ResponderExcluir
  74. O nosso site é dedicado ao esclarecimento das doenças alérgicas, formas de prevenção e tratamento. A sua pergunta infelizmente foge deste tema Aconselho que procure um site de otorrinolaringologia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Bom dia!
    Tenho constantes casos de caseum(bolinhas amareladas que se acumulam nas amígdalas), principalmente quando como carne.
    Quando muito me incomoda, retiro os resíduos com auxílio de um cotonete, mas não consigo retirar todos, pois se "escondem" nas frestas das amígdalas.
    Isto tem me causado um grande mau hálito!
    Existe um tratamento que me deixe livre desse acúmulo ou pode ser preciso retirar as amígdalas?

    ResponderExcluir
  76. Mário: nem toda amigdalite caseosa tem indicação cirúrgica. Aconselho que procure um especialista em otorrinolaringologia para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  77. oi gente meu filho tem 6 anos e a seis mese ele fez uma cirurgia da adenoide, so que a poucos dias ele vem tendo os mesmos sintomas de ante, como por exemplo o ronco, o sono agitado, as babadas no travesseiros etc.. gostaria de saber se ha alguma possibilidade de a adenoide te aumentado novamente, desde ja agraceco

    ResponderExcluir
  78. Bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida a respeito de um inchaço na amigdala (sininho), mas que não dói nem nada. Apenas incha. Isso nunca aconteceu antes. De 1 mês pra cá, aconteceu isso umas 5 vezes e não faço idéia do que possa ser. Se puderem ajudar...abraços.

    ResponderExcluir
  79. Riciene: Não posso afirmar a causa sem uma avaliação criteriosa do seu filho. A rinite alérgica sem controla também pode provocar os mesmos sintomas. O alergista do seu filho poderá orientar de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  80. Felipe: o seu relato não envia dados que permitam fazer um diagnóstico. É essencial examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  81. Tatiane, olá há 6 meses venho apresentando coceira intensa nas amigdlas isso me encomoda muito, observo que estão hiperemiadas e com lesões(orificios),o que pode ser??

    ResponderExcluir
  82. Tatiane: a coceira na região da garganta e céu da boca (palato) pode ser sintoma de alergia respiratória Mas, não há como afirmar sem examinar É indicado que procure um alergista Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. eu ja tirei varias vezes uma bolinhas brancas da minha garganta e no lado esquerdo da minha garganta com mal cheiro e agora so fico com falta de ar parecendo que tem algo impedindo de respirar o que pode ser?por favor me respondam

    ResponderExcluir
  84. É possível que seja um caso de amigdalite caseosa, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  85. tinha desvio no nariz fiz fiz cirurgia o medico tirou minhas amigdalas tirou a uvula parte do palato e fez atrofiamento na lingua tudo isto para mim respirar melhor mas ja faz 5 anos e nada melhorou fiquei pior tenho um catarro sinto que em baixo das fossas nasais chegando a garganta isto esta sempre a me sufocar parece que cortaram alguma coisa agora esta sempre a verter este maldito catarro

    ResponderExcluir
  86. Julie: a cirurgia corrige os problemas anatômicos mas não atua na secreção. Aconselho que procure um alergista pois seu relato sugere que você seja portadora de uma rinite. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde, a aproximadamente 4 dias amanheci com o lado direito da garganta( acredito que a amígdala) inflamada, incomodando bastante para engolir, passei a tomar nimesulida, passado 4 dias, a dor do lado direito melhorou, porém passou para o lado esquerdo, estou tossindo bastante e fiquei rouca. Será que estou com problema nas amígdalas?

    ResponderExcluir
  88. Peço sua compreensão, mas não há como afirmar se é um caso de amigdalite através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Grato pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  89. P. Favor, de uns poucos anos para cá, apareceu na minha narina direita uma "carnezinha" que ora inchava ora desinchava, sempre tive problemas de "nariz entupido" desde jovem e muita secreção também, só que a tal "carnezinha" inchou a ponto de obstruir a narina e tive até que usar um esparadrapo daqueles redondinhos e fui procurar um otorrino alergista, chegando lá ele me examinou e constatou ser hipertrofia do corneto + polipo nasal, então me receitou NOEX 100mg-TAMIRAM 500mg e PREDSIN e Eu passei a usar os medicamentos e a tal carnezinha foi diminuindo até quase sumir, mas depois parece que volta tudo de novo, então Ele pediu um RX dos seios da face que resultou em uma leve sinusite e tive que repetir os remédios novamente; resumo: melhoro, mas depois, não sei se devido a "lidar" tanto com poeira, volta tudo de novo.
    Só para constar no comentário: essa tal "carnezinha" sempre que altera, vem sempre acompanhada de muita secreção "grossa e esverdiada".


    ResponderExcluir
  90. A presença da polipose nasossinusal é um fator que favorece a obstrução nasal, a secreção, que pode se tornar catarral. O tratamento varia de acordo com as causas envolvidas e de acordo com o grau da hipertrofia e da polipose. Alguns pacientes podem necessitar de cirurgia. Para avaliar seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  91. ola, queria tirar uma dúvida...
    estou com a amigdala (minha) direita inflamada, mas tem placas na esquerda... e esquerda esta toda esbranquiçada e a da direita tenho uma leve impressão que ela não está no lugar ou é só impressão mesmo.. pq enquanto a esquerda esta grande, a direita está pequena..
    e quando eu toco por fora.. da de sentir-la do lado direito.. parece que esta um pouco inchada .. já fui ao médico e estou tomando medicamento, devo ir em outro médico ou esperar?
    Obrigada desde já...

    ResponderExcluir
  92. É bem difícil opinar pois seria necessário confirmar o diagnóstico, bem como conhecer a medicação (tipo, dose, quanto tempo está em uso) e ainda caractarósticas específicas (história pessoal atual e pregressa,exame físico com diagnóstico exato do problema) etc. De qualquer modo, os antibióticos costumam levar de 48 a 72 horas para atuarem com eficácia. O ideal é que retorne ao seu médico, evitando a troca do profissional pois prejudica o raciocínio clínico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  93. meu filho não tem plano de saúde , sempre q ele passa mal levo-o à emergência do UPA , um dia a pediatra me disse q ele tem uma distrofia na garganta , no momento ele estava com febre , agora eu tenho percebido q ele está com dificuldades para engolir , será q é por causa da distrofia ? aguardo urgentemente uma resposta .

    ResponderExcluir
  94. Roberta: compreendo sua preocupção, mas não há como afirmar se o diagnóstico está correto através da internet, sem examinar seu filho. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica Gratos pela sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. Olá,gostaria de uma informação. A aproximadamente 9 anos minha filha que na época tinha 5 anos fez a cirurgia para retirada de amígdalas e adenoide, na época eu possuía um excelente plano de saúde e condições financeiras para arcar com as despesas do processo, foram feitos todos os exames pré operatórios inclusive a audiometria para verificar se havia algum problema nos ouvidos, na época o médico disse que se fosse acusado algum problema na audição trataríamos tudo de uma vez só. A audiometria deu normal, não acusou nada e ele fez somente a cirurgia programada.Aos sete anos minha filha ficou surda aos poucos e hoje aos 13 estamos tentando encontrar a causa da surdez de 99,99% no ouvido direito, sendo que o esquerdo é completamente normal. Hoje trato pelo SUS,não moro mais na mesma cidade e não vou ao mesmo médico da época da cirurgia. Depois de fazer audiometria que constatou a surdez e fazer uma ressonância magnética sem contraste os médicos não possuem respostas pra mim. Eles alegam que ela sempre foi surda e eu que não percebi até ela entrar na escola, como eu não possuo os exames da época da cirurgia pra comprovar que ela não era surda até os 5 anos fico sem crédito com os médicos, agora estou no 3º especialista que me dispensa sem resposta. Entrei em contato com a clínica que fez as cirurgia e consegui o histórico da minha filha, lá consta no prontuário médico que ela fez as audiometrias e que elas estavam normais,porém a clínica não possui os exames para comparação com os de hoje. O mais estranho no prontuário é que consta normalidade na audiometria antes da cirurgia, porém na audiometria realizada 3 meses depois da cirurgia não consta resultado, como se não houvesse sido feito, esta em branco. Seria possível ficar surdo por causa da cirurgia, apesar dela ter sido aparentemente bem sucedida?O médico atual falou que o nervo nunca foi estimulado, mas ela houvia até os 5 anos. A cirugia poderia ter prejudicado o nervo de alguma forma?

    ResponderExcluir
  96. Edson: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudá-lo. Contudo, somos uma clínica de Alergia e sua pergunta foge da nossa especialidade. Aconselho que procure um site especializado em otorrinolaringologia onde poderá receber uma orientação apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Minha filha solta bolinhas amarelas e tem um mau cheiro insuportavel e ela tem um mau halito que ninguem suporta ela tem 11 anos e tem vergonha e sofre bulem na escola , eu levo em medicos publicos e eles dizem que e normal passa um desimflamatorio e nao adianta nada pois nao tenho recusso de pagar um profisional particular entao resolvi pidir orientacao por favor me ajudem pela minha filha obrigada.

    ResponderExcluir
  98. Rosiane: adenóides são amogdalas, que todos temos na infancia. Em geral as adenóides regridem com a idade desaparecendo no adulto. Aconselho que procure um otorrino para avaliar seu caso e indicar o diagnóstico e tratamento adequado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. Compreendo a dificuldade que passa com sua filha, mas infelizmente não tenho condições para diagnosticar ou para sugerir tratamentos pela internet, baseado apenas em seu breve relato e sem examiná-la. Estamos ao seu dipor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo8/5/13 18:01

    Valéria: Estou a 1ano com umas bolhas na garganta depois de um quadro de ansiedade...sinti uma queimaçao fui olhar era uma irritaçao na garganta e ja fui a tres otorrino e os mesmos nao me dão nem uma soluçao e nem dizem nada...fico preocupada pois quando olho no espelho la estao elas... nao sinto nem uma dor ou qualquer outra coisa...De vez enquando sai essas bolinhas fedidas tenho muita saliva e as vezes sinto ela meio salgada...Precisos de ajuda ja nao sei mais o que fazer..Desde ja agradeço!!!!

    ResponderExcluir
  101. Valéria: infelizmente não é possível definir o diagnóstico ou indicar tratamento para seu problema sem examiná-la pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  102. Meu filho de 6 anos tem ganglios aumentados (até quase 3cm o maior deles..)na cadeia cervical por mais de 1 ano, e sofre de rinite alergica cronica..Já o levei num infectologista e num hematologista, e ambos dizem para não me preocupar porque os ganglios sao flexiveis, e que tirando os efeitos da rinite alergica (que o tratamento com vacinas, desalex e controle do meio nao foram eficientes..) ele não tem nenhum outro simtoma mais grave ou febre .
    Mas fico muito preocupado quanto ao fato da nao regressão dese ganglios, poderia me dizer se essa não é uma situação incomum ( a não diminuição dos ganglioes) considerando esse histórico de rinite ?

    Paulo H.

    ResponderExcluir
  103. Paulo H: a informação que recebeu do médico está correta: crianças pequenas portadoras de rinite e sujeitas a infecções de vias respiratórias superiores podem ter hipertrofia de ganglios sem significado de doença. Gratos por sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  104. passei 2 noites em uma casa que estava incrivelmente empoeirada, inclusive os colchoes. 1 dia apos sair da casa eu senti que estava co uma certa sinusite e uma ingua debaixo do ouvido. o sintoma da sinusite sumiu e apos uma semana a ingua diminuiu. mas ainda nao sumiu completamente, e isso ja faz 2,5 meses. sinto o ouvido da ingua meio entupido, o palato mole que cobre a amigdala esta umpouco vermelho, e parece q ela esta meio descolando (nao esta igual a amigdala do outro lado) mas n esta inxada. em momento algum tive dor de garganta, apenas coceira. gostaria de saber se a ingua pode ser do contato alergico de 2,5 meses atras. grato

    ResponderExcluir
  105. Íngua é o nome popular usado para definir o linfonodo ou gânglio linfático e faz parte do sistema de defesa do organismo. Os gânglios são formados basicamente por glóbulos brancos que procuram defender a área na qual se localizam as infecções Esses gânglios são formados por glóbulos brancos que têm a função de defender o organismo dos agentes infecciosos. Para afirmar a causa do aumento dos gânglios s se ainta há relação com o episódio de 2 meses atrás, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure seu alergista Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  106. Olá
    tem bastante tempo que não consigo respirar totalmente pelo nariz,utimamente estou roncando muitooo,e levanto a noite para beber agua pois minha garganta está ficando muito ressecada,ao acordar minha garganta está muito ressecada e chegar a doer,senti tamebem dores de cabeças não é frequente,um barulho no ouvido,percebo tambem que meu ouvido desentope,tenho um pouco de alergia a cheiro.Gostaria de saber o que pode estar acontecendo eu posso ter adenoide? tenho 22 anos ou isso pode estar estar sendo causado por alergia?Qual médico procurar

    Grata,

    Ithana

    ResponderExcluir
  107. Ithana: adenóides são órgãos linfóides (amígdalas) que diminuem a partir da adolescência e que em geral, desaparecem na idade adulta. Aconselho que procure um médico alergista para orientá-la de forma adequada Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  108. Oi,meu filho vive resfriado,ja levei ele em otorrino,que disse que a adenóides dele sao pequenas,levei ele no alergista e fez todos os testes alergicos e ele não e alergico,ele baba as vezes ronca e se mexe muito na cama e muito agitado,isso são sintomas de adenóides,mesmo elas (adenoides) sendo pequenas sera que tem que opera?

    ResponderExcluir
  109. Aline: compreenso sua preocupação, mas não é possível afirmar pela internet se seu filho deve ou não operar as adenóides. É essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde, minha filha tem 3 anos e 7 meses e está com hipertrofia de adenóide, ela praticamente não respira mais pelo nariz, só com a boca mesmo... a otrrino disse que precisa operar,mas a pediatra disse que isso aconteceu devido a renite alergica e que devo fazer 6 meses de singulair e nasonex que o quadro pode melhorar...., o que gostaria de saber é se com apenas o tratamento a adenoide pode diminuir, ou se no caso dela que é quase 100% de hipertrofia só cirurgia mesmo?
    obrigada

    ResponderExcluir
  111. Julianna: compreendo sua preocupação, mas não há como julgar a necessidade de cirurgia para sua filha sem examinar pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista. vale lembrar que mesmo que opere, a alergia precisa ser tratada pwlo especialista, pois se não for bem controlada, as adenóides podem voltar a aumentar. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Olá, tenho 23 anos e minha mãe sempre dissi qu tenho que fazer uma cirurgia para retirar as amigdalas... elas são avermelhadas, quando inflama fica com pus e elas praticamente se juntam de tão grandee que são.. a dois dias estava durmindo e enggasguei achando que era so uma tosse, fui ao banheiro para jogar fora quando começei a escarrar sangue, e um sangue bem vermelho.

    ResponderExcluir
  113. Infelizmente não é possível avaliar a necessidade de operar suas amigdalas através da internet. É essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um médico otorrinolaringologista para orientá-lo de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. Infelizmente não é possível avaliar a necessidade de operar suas amigdalas através da internet. É essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um médico otorrinolaringologista para orientá-lo de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. Anônimo1/9/13 11:29

    Bom dia,

    Sofro muito com caseum. Ha anos tenho esse problema, minha amidala inflama as vezes, mas nao chega a ser algo que so cura com antibioticos, gostaria de fazer a remoçao delas, mas creio que o medico nao vai autorizar por nao ser um motivo justificavel. Gostaria de saber se da pra fazer a cirurgia particular mesmo sabendo que talvez nao seja necessario operar. E se tem algo que eu possa fazer para diminuir esse problema, tem alguma soluçao caseira para diminuir essas criptas?? Desde ja, grata. Keyla

    ResponderExcluir
  116. Keyla: a cirurgia nem sempre é a solução para os casos recorrentes de amigdalite caseosa. Para opinar, é essencial examinar pessoalmente. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para que se possa indicar consutas de tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. Anônimo2/9/13 10:23

    Bom meu nome é karen tenho 19 anos e tenho Adenoide e isso me atrapalhar demais nao consigo Respirar pelo nariz só pela Boca Ronco muito eu teria que Operar mas quando fui No Hospital o Medico disse que nao precisava e passou um Remedio Nasal que nao adiantou de nada posso operar agora aos 19 anos ?

    ResponderExcluir
  118. Karen: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. É essencial examinar pessoalmente para afirmar a causa dos sintomas que descreve e se há indicação cirúrgica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  119. boa noite, estou precisando muito de um otorrino para avaliar meu neto de 8 anos, ele ronca,não respira direito,tem garganta inflamada de 15 em 15 dias, nenhum remedio que usou até agora deu resultado, e a maioria dos médicos não veem problema algum, preciso de ajuda,por favor

    ResponderExcluir
  120. Auda: a avaliação do otorrino é essencial para fazer o diagnóstico e definir se há necessidade de cirurgia (amigdalas e adenoides). Além disso, seu neto precisa também ser avaliado por um alergista já que a causa mais comum das infecções repetidas em amígdalas é a rinite alérgica. O tratamento associado reverterá em melhores resultados. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  121. Boa noite,
    recentemente fui a alergista e ela me disse que tenho rinite alérgica (que parece ser por um longo tempo), ela me receitou o spray nasal alvamys... Sempre tenho crises de amigdalites e já criei resistência a antibióticos e até a penicilina não funciona muito!
    Hoje já faz quase um mês que tem uma placa de pus em uma das amidalas.
    Quero saber se isso pode ser de origem da rinite e se for... tem como acabar com a placa com remédios direcionados a rinite?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  122. Não tenho condições para opinar específicamente sobre seu caso na internet, sem examinar pessoalmente. Contudo, vale ressaltar que a rinite alérgica é a causa mais comum de amigdalites repetidas. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Espero que a ajude na compreensão de sua rinite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  123. Ola meu filho tem 2 anos e 1 mes, desde o comeco do ano qur ele tem infeccoes repetitivas nas amigdalas, levei a 3 otorrinos diferentes e os msmos falaram que eh caso de cirurgia, visto que as amigdalas sao extremamente grandes e ele esta com adnoide mt grande tbm. Gostaria do endereco de vcs, p mais uma avaliacao, estou mt preocupada, pq alem disso notei um caroco no ceu da boca dele. Sera algo mais grave, ou so uma auteracao pelo yamanho da adenoide?

    ResponderExcluir
  124. Jessica: o nosso endereço está na coluna da direita deste blog:
    Clinica de Alergia da Policlinica Geral do Rio de Janeiro Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefones: (21) 2517-4206 e (21) 2210-2810 A causa mais comum na criança de amigdalites repetidas e da hipertrofia das adenóides é a rinite alérgica. Por isso, é essencial tratar a alergia que origina o problema. Não adianta operar se a alergia não dor corretamente tratada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  125. Alessandra: o seu relato sugere que seja uma alteração esperada pós cirúrgica. Contudo, para afirmar é essencial examinar seu filho pessoalmente. Por isso, o melhor mesmo é entrar em contato com o cirurgião e pedir que esclareça sua dúvida. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  126. quero retira minha amigdalas quanto +- eu vou gasta com exames e cirurgia uns 5 mil reais aguardo retorno

    ResponderExcluir
  127. Este blog se dedica à divulgação de formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas e seu questionamento foge deste tema. Conto com a sua compreensão. Aconselho que procure um site especializado em temas de otorrinolaringologia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  128. Olá, recentemente acordei com a tonsila direita alterada e bastante dolorida. Tomei antinflamatorio e quando a dor amenizou parei de tomar. No entanto no quinto dia percebi uma fenda e um pouco de secreção, além de ainda estar sensível, embora nao estejam saindo aquelas bolinhas fétidas. Esta fenda irá cicatrizar?

    ResponderExcluir
  129. É provável que sim, mas não é possível afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu medico e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  130. Anônimo9/2/14 18:39

    Boa noite , é o seguinte retirei minhas amigdalas a 3 dias pur presença de caseos amigdalianos mas nunca tinha visto nada nas amigdalas sentia q tinha alguma coisa e como tava com um mau halito muito mau decidi retirar as amigdalas desde q retirei as amigdalas ate hoje so bebi iogurtes liquidos, e na zona das amigdalas ficou uma massa esbranquiçada amarelada e continuo com o mau halito talvez ate pior do q estaava sera que esta massinha esbranquiçada amarelada sai depois da cicatrizaçao das amigdalas ?

    ResponderExcluir
  131. A cirurgia está recente e ainda podem ocorrer reações locais, compatíveis com o período de cicatrização. Aconselho que peça ao cirurgião que realizou o procedimento que oriente de forma mais apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  132. bom dia ....meu filho tem 10 anos e fez a cirurgia para retirar as amígdalas e a adenóide ... faz um mês, e agora e está se engasgando com facilidade .... isso é um problema ???? tenho que procurar o otorrino novamente ????? desde já obrigado...

    ResponderExcluir
  133. Como seu filho foi operado recentemente, sugiro que faça nova avaliação com seu médico.
    Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde, ah dois anos sinto dificuldade em me alimentar do solido, sinto a comida entalada por dentro das amigdalas, sai umas bolinhas das minhas amigdalas e varias noites acordei sem respirar durante a noite. o medico passou endoscopia i larindoscopia mais nada consta! Gostaria da ajuda oque pode ser isso? sofro dms...

    ResponderExcluir
  135. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para fazer o diagnóstico e apontar a causa dos sintomas que relata, é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. A análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. tenho 17 anos e retirei as amigdalas com 4, por eu nao possui-las estou sujeita a inalar, por exemplo fumaças de cigarro mais do que o normal quando a muitas pessoas por perto fumando ? pois esses dias comecei com uma tosse horrivel em um lugar onde havia varios fumantes ao meu redor, tem haver com a retirada das amigdalas ?

    ResponderExcluir
  137. Existem vários estímulos e causas de tosse não é possível pela internet e sem consulta-lo emitir um parecer.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  138. Anônimo8/4/14 02:17

    Olá, minhas amígdalas é cheia de buraquinhos e aparece as vezes aquelas bolinhas o caseum, mas recentemente elas estão meio estranhas, a mais ou menos,uma semana atrás começou a aparecer uma espécie de massa branca revestindo uma parte delas, não em formato de bolinhas e estava sentindo dor ao engolir, passou e esqueci delas, hoje fui olhar e vi que ainda estão com uma massa branca revestindo elas além de nos locais onde não esta com essa massa estar vermelha e um pouco inchado, mas não sinto dor, fiquei assustada porque peguei um cotonete e passei e ele saiu meio amarelado e com um pedacinho desse branco que parecia mais uma pelinha. Também estou com uma alergia faz mais de um mês, onde meu corpo enche de bolinhas que pinicam muito, estou tentando descobrir o que é, fui no alergista e estou com o retorno marcado, gostaria de saber,se essa camada esbranquiçada nas minhas amigdalas pode ser por causa dessa alergia ou algo mais grave, porque não dois minha garganta e segundo o que sei tudo que esta estranho e não dói é sinal de perigo.

    ResponderExcluir
  139. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  140. Anônimo6/5/14 07:52

    Bom dia
    sou charlote
    fiz uma cirurgia de septo a uma semana e desde então sinto muita dor nos dentes da frente e também um pouco se dormência tanto nos dentes como no céu da boca. quero saber se isso e normal e quanto tempo leva pra passar?

    ResponderExcluir
  141. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Favor entrar em contato com seu médico, ele é a melhor pessoa para esclarecer suas dúvidas.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  142. Ola eu tenho infecção de garganta desde os 8 anos o ano inteiro sai umas bolinhas amareladas da minha garganta, e por sinal fede muito ja tomei tantos remédios mas com o passar do tempo eles acabam não resolvendo mais as amídalas ficam inchadas e bem vermelhas posso dizer que alguns dias do mês ela fica mais inchada e doe ate para respirar . Tenho 23 anos hoje e não suporto mais isso. O que eu posso fazer me ajudem

    ResponderExcluir
  143. Izabella: o seu relato sugere que possa ser um caso de amigdalite caseosa, mas não há como afirmar pela internet. Só mesmo examinando pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Anônimo3/7/14 08:34

    Meu filho fez cirurgia de adenóide, tem dois meses, ele está roncando muito, é normal?

    ResponderExcluir
  145. A cirurgia de retirada das adenóides em geral se acompanha da melhora do ronco. Recomendo que retorne ao otorrino e peça nova avaliação para o seu filho. Escreva para nosso e-mail e receba o livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  146. oi meu nome é bruna todo mes tenho eficcao das amigdalas... to sentindo qw to ficando surda e to bem nervoza (posso perder toda minha audicao ?) ja fiz tratamentos homeopaticos e ja tomei todo tipo de remedio tenho uma lista de todos que tomei... no meu caso só a cirurgia mesmo ?

    ResponderExcluir
  147. Bruna: as infecções repetidas de amígdalas podem estar relacionadas com a rinite e com a alergia das vias respiratórias superiores. Por isso, é aconselhável que procure um alergista para analisar seu caso e indicar a conduta mais apropriada. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  148. Eu tenho 14 anos e minha garganta fica cocando com dor meu nariz fica irritado e minha garganta tipo fica estúpida o que é

    ResponderExcluir
  149. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite, mas não há como afirmar pela internet É essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  150. eu tenho uma filha de dois anos,ela um vez ficou com cheiro ruim no ouvido ai levei ela no pediatra e ela passou lidosporin.
    so q agora depois de quatro meses o cheiro ruim voltou e ela tem muita coceira no ouvido e esses dias sangrou mas foi so um dia
    o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  151. olá boa tarde minha filha de dois anos teve sangramento no ouvido
    levei ela no medico e nao atenderam pq disseram nao ter medico e vaga
    gostaria muito q vcs me desse alguma informação sobre o q aconteceu com minha filha
    obrigado

    ResponderExcluir
  152. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  153. É muito importante que seja feita uma consulta médica com o otorrinolaringologista.

    ResponderExcluir
  154. Olá, boa noite.
    Quando eu era criança tive Amigdalite e passei a maioria dos meus dias sempre resfriada, com dificuldade de comer, febre e íngua no pescoço.
    Retirei as amigdalas com 6 anos. Mas sempre que fico com dor de garganta, fico com íngua do lado esquerdo do pescoço.
    É só o tempo mudar, ou eu ter contato com alguém que esteja resfriado que é certo eu ficar e ter a íngua do lado esquerdo.
    Estava uns 3 meses sem ficar, agora estou com dor de garganta e íngua do lado esquerdo do pescoço. Isso é normal?
    Não fico mais resfriada com tanta frequência como antes.. Mas é certo eu sempre ficar com essa íngua. Teria como me explicar pq tenho isso?
    Já fui ao médico e ele passou um Anti-inflamatório, mas até agora não senti nenhuma melhora.
    Aguardo resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
  155. Caroline: os sintomas recorrentes mesmo após a retirada das amigdalas podem decorrer de faringite, que pode estar relacionada com uma alergia das vias respiratórias superiores. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  156. Meu filho tem asma alérgica e rinite crônica,uma duvida caso ele tenha catapora ele poderá tomar normalmente os remédios de prevenção da asma e rinite?

    ResponderExcluir
  157. Dayane: não é possível responder sua pergunta sem saber quais são os remédios que seu filho utiliza. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  158. Meu filho tem asma alérgica e rinite crônica,uma duvida caso ele tenha catapora ele poderá tomar normalmente os remédios de prevenção da asma e rinite? Ele faz uso dos medicamentos flixotide 25 mg e flutican

    ResponderExcluir
  159. Tenho crises de rinite mais frequentemente depois que parei de fumar há dois meses. Tem alguma relação? Tenho 32 anos.

    ResponderExcluir
  160. Os medicamentos inalados não precisam ser suspensos durante a catapora, salvo em condições específicas orientadas pelo(a) médico(a). Corticóides sistêmicos (gotas, xaropes, comprimidos ou injeções) não devem ser utilizados nesse período. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela atenção!! Que Deus abençoei esse trabalho! E todos vocês!

      Excluir
  161. Obrigada por seu carinho. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba a cópia do livro: "Alergia doença do século XXI".

    ResponderExcluir
  162. Simone: n]ão há relação entre a piora da rinite e o fato de ter parado de fumar. Pelo contrário, é um fato comprovado cientificamente que o cigarro prejudica a saúde e agrava a alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo1/1/15 22:20

    Olá. . Há alguns anos sofro com alergia. . E nao sei bem ao certo o q e.. tenho crises de espirros, nariz coçando, coriza e muita falta de ar.
    De vez em quando se cria bolinhas brancas na minha garganta q sao muito fedidas.

    De uns dias para ca achei q estava com crise de garganta. Dores na garganta, dificuldades de respirar, para engolir.. e como se tivesse um caroço. . Além disso sinto um mal estar na garganta. . Nos nervos dp pescoço. . Rstou tomando nimesulida e nada de melhorar. . Ja me disseram q pode ser as amígdalas crescidas. . Sera q e isso mesmo...? Tenho 30 anos e estou sofrendo bastante com isso.

    ResponderExcluir
  164. Sinto muito, mas não é possível qual é a causa dos seus sintomas sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. Sugiro que procure atendimento com alergista.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  165. Olá, sou o Samuel, e a dois anos aproximadamente, tenho um vicio em por a linguá nas minhas amígdalas e no canal do meu nariz, mas pela a garganta, isso tem me torturado, podem me ajudar? oque é isto?

    ResponderExcluir
  166. Samuel: infelizmente não é possível orientar ou indicar tratamento pela internet, É essencial examinar pessoalmente e analiasr seus dados clkínicos de forma criteriosa. Aconselho que procure atenimentosob a forma tradicional de uma consulta médica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. Boa noite
    Tenho 16 anos e sofro muito para dormir a noite, tenho adenoides aumentadas e renite meu medico me receitou um remedio que melhora mais acabou ea receita venceu. Eu queria saber se presiso de cirurgia ou só nos remedios, eu parei de tomar e encomoda muito, nao consigo respirar, muita coriza, coceira no nariz olhos, garganta e ouvido.

    ResponderExcluir
  168. O seu relato não sugere que seu caso tenha indicação cirúrgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar pessoalmente e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  169. Tenho problemas na adenoide e sinto minhas amígdalas inchadas, ultimamente sinto odores da minha própria boca, isso pode ser por conta que já está inflamada? preciso operar com urgência?

    ResponderExcluir
  170. A cirurgia só pode ser definida após exame físico e análise dos seus dados clínicos. Adenóides tendem a diminuir na adolescência e a desaparecer em adultos. Aconselho que procure atendimento médico para que possa receber a orientação adequada para seu caso. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Fiz uma videolaringoscopia e deu hipertrofia das amígdalas lingual. O laudo foi pedido para um concurso ao qual fui convocada para pedagoga. Isto poderá me prejudicar na perícia médica?

    ResponderExcluir
  172. Não sei informar, pois desconheço os critérios utilizados pela perícia médica na avaliação dos candidatos à cargos na educação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  173. Anônimo3/4/15 13:14

    Gostaria de saber se existe algum tipo de tratamento para amigdalite careosa

    ResponderExcluir
  174. Sim. Amigdalite caseosa pode ser tratada. Mas o tipo de tratamento (clínico ou cirúrgico) varia de acordo com o tipo e gravidade de sintomas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Excelente blog. Parabéns. Alem da alergia, passamos pelo estresse de 2 cirurgias em nossa filhinha. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em meu blog http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/
    Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas. Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  176. Agradecemos seu depoimento e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  177. Tenho um grande encomodo na garganta. as vezes parece espinha, outras vezes carne
    é ruim mais ainda na hora de beber água. sinto um gosto amargo na boca as vezes.e de vez em quando aparece bolinha na minha amigdala, só em uma, e atrás desta notei que esta crescendo um caroço que parece uma espinha, o que eu tenho ?

    ResponderExcluir
  178. Piu Lima:O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  179. Oi nao aguento mais o mal estar e garganta sempre está inflamada com as amidalas inchadas mas não sinto febre e e mais nada oque pode ser isso ?

    ResponderExcluir
  180. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  181. Anônimo4/7/15 16:22

    boa noite. tenho tido dores de ouvido, principalmente quando falo mais alto, e tambem sinto dor noutro sitio. nao e bem na garganta... e como se fosse debaixo dos dentes, mas n me doi os dentes... acho que e o musculo debaixo deles. pode-me dizer o que poderá ser?

    ResponderExcluir
  182. Sinto, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet e apontar a causa das dores que descreve. É essencial examinar você pessoalmente. Aconselho que procure atendimento tradicional, na forma de uma consulta médica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  183. Ola, boa noite , bom a algumas semanas meu filho de 4 anos começou a fazer um barulho estranho na garganta, como se estivesse coçando , foi passando os dias achei estranho e pedi p ele abrir a boca, quando abriu tomei um susto , tinha uma bola de carne enorme na garganta mais só de um lado , levei ele urgente no médico a medica falou que e amídalas passou trez remédios entre eles dois antiflamatórios, entaun dei a ele certinho durante os dias que ela mandou ,entaun acabou os remédios e nada mudou continua inchado estou muito preocupada por que essa bola de carne está só de um lado e todos falam que amídalas são dos dois lados , ele não tem febre n tem dor fica só fazendo esse barulho na garganta . Por favor vcs podem me esclarecer afinal amídalas incham sempre os dois lados ? Sempre tem febre e dor ? Estou muito preocupada desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  184. Gislaine: o aumento das amigdalas pode não ser simétrico, podendo um lado estar maior do que outro. Com o passar do tempo as amigdalas permanecem de tamanho aumentado, mas sem dor local e sem febre. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  185. Boa noite! Vão fazer um mês q passei pot cirurgia para retirada das amígdalas. ...r agora apareceu pontos branco parecendo caseun o q pode ser estou preocupado

    ResponderExcluir
  186. Aí boa tarde, vi no comentário mais a cima que é mais feliz quem respira pelo nariz vou te dizer uma coisa não sei o que é isso só respiro pela boca acordo com a língua dura seca dentes seco como isso meu deus tem várias crises de sinusite resolvi ir no otorrino e pediram endoscopia nasal fiz sexta passada o médico na septo ficou horrorizado disse que só respiro 20% pelo nariz e que tenho adenoide grande coisa de criança ne pois tenho 34 sair de lá com risco cirúrgico pois tô surda do ouvido direito a 20 dias ele falou que a adenoide crescer e vai no canal do ouvido por isso tô meia surda adorei esse blog tem algum a mais que eu possa fazer obrigada

    ResponderExcluir
  187. Cesar: não é possível afirmar a causa da lesão que descreve sem examinar pessoalmente. Você deve entrar em contato com o médico que realizou sua cirurgia e solicitar que o oriente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. Tatiana: desejo melhoras em seu tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  189. Boa tarde, tenho dor na amigdala do lado esquerdo já faz 2 anos, faz uns 20 dias fiz endoscopia e levei ao otorrino ele me disse que trata-se de refluxo me passou um remédio ( pantoprazol sódio sesqui-hidratado 40 mg) mais estou com dor ainda lembro que +ou- 1 ano tive bolinhas brancas fedidas nesse mesmo lado e eu tirava com pinças,me ajundem pelo amor de DEUS.

    ResponderExcluir
  190. O seu relato sugere que você apresenta um refluxo faringo laríngeo, que pode causar sintomas como a dor, pigarro, sensação de bolo na garganta, halitose, rouquidão, fadiga vocal, regurgitação, tosse, entre outros. Este tipo de refluxo, está relacionado a um edema da região da faringe e laringe, que se encontra inflamado. O diagnóstico é feito pelo otorrino com exame chamado nasofibroscopia que possibilita a visualização das estruturas laríngeas por meio de uma câmara. ´Se você está fazendo a medicação e não obteve melhora, é aconselhável que retorne ao seu médico para que ele reavalie e modifique seu tratamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Anônimo4/9/15 08:16

    Tudo bem? Tenho 17 anos é há alguns anos atrás comecei a perceber que tenho cristas nas amígdalas, minhas primas sempre falavam que eu tinha mal hálito na.infância deve ser decorrente,estou pensando em.fazer um plano de saúde e fazer a cirurgia, gostaria de saber se a cirugia das amidalas e dada como preexistente. E gostaria de tirar uma dúvida,os casem aparecem por causa de alguma alergia?

    ResponderExcluir
  192. A avaliação se a cirurgia poderá ou não ser autorizada, deve ser discutida com o plano de saúde, uma vez qyue o contrato deve ser claro quanto às situações consideradas pré existentes. As causas mais comuns são: diminuição do fluxo de saliva, respiração bucal e hábitos que irritam a região, como fumar, beber álcool e consumir alimentos muito quenteObrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  193. Minha mãe está com tosses frequentes se queixando de ter engasgado com o próprio ar, ao expelir as secreções vem acompanhada de sangue, houve também o aparecimento de íngas em seu pescoço e feridas no exterior da sua boca ( em volta dos labios ), alguém poderia me ajudar a descobrir o que ela tem?

    ResponderExcluir
  194. Olá boa noite,fiz a cirurgia para retirar as amigdalas a 20 dias,operei porque eu tinha uma amigdala bem inchada e incomodava muito parecia que eu tinha comida enganxada desse lado,porem mesmo apos a retirada ainda sinto esse incomodo como se a amigdala ainda estivesse ali e nchada,dei uma olhada na garganta e parece que do lado que era maior tem tipo um pedaço de carne que fica encostando na lingua,será que eles podem ter deixado um pedaoço da amigdala ali???

    ResponderExcluir
  195. Oi eu tenho 14 anos e desde domingo estou com dor de ouvido fui ao medico e ele disse que era cera e me passou o oticerim pra mim pingar no ouvido,a dor do ouvido aliviou,mas quando foi na quarta sinto como se estivesse bolhas no final da minha lingua nao doi mas ,a minha amigdala direita esta um pouco inchada e quando como tenho a sensaçao que a comida esta presa,o que pode ser isso ??

    ResponderExcluir
  196. Não é possível fazer diagnóstico pela internet e afirmar a causa dos sintomas que descreve sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno