Pular para o conteúdo principal

Meu filho vive tomando antibióticos...

Qualquer pessoa que conviva com crianças pequenas reconhece como elas são predispostas a apresentar infecções repetidas das vias aéreas superiores – conhecidas pelos médicos pela sigla IVAS.

As vias aéreas superiores (ou vias respiratórias superiores) se iniciam no nariz e continuam pela faringe, laringe e traquéia, em íntima relação com os seios da face, ouvidos e olhos. Os pulmões representam as vias respiratórias inferiores, englobando brônquios, bronquíolos e alvéolos.

E quais são as infecções respiratórias chamadasIVAS?

As infecções mais comuns são: resfriados, gripes, sinusites, otites, amigdalites, faringites, laringites e traqueítes.

Estas infecções são freqüentes em crianças, sendo causa de grande incômodo e sofrimento, prejudicando a freqüência às aulas, o convívio social e a participação nas brincadeiras, esportes e atividades físicas. Tudo isso resulta num grande impacto na qualidade de vida para ela e para os pais que se preocupam com a doença e pela necessidade do uso repetido de antibióticos. Mas, o problema central não é o uso dos antibióticos e sim o fato daquela criança fazer infecções repetidas.

Antes de mais nada é preciso compreender que é normal que uma criança apresente nos dois primeiros anos de vida, infecções respiratórias em vias aéreas superiores. Isso acontece porque o sistema imune infantil é imaturo, com uma defesa imunológica naturalmente limitada.

É comum que se brinque: “quando o médico não sabe o que é, diz que é uma virose”. Mas, o fato é que mesmo crianças saudáveis poderão apresentar 5 a 8 episódios virais (viroses) por ano.

A criança ao nascer é protegida pelos anticorpos maternos, desde a gravidez através da placenta e depois pelo leite materno. Começa as suas próprias reservas imunológicas no decorrer do primeiro ano de vida. Por isso, é tão importante a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida e depois mantida, juntamente com a introdução de alimentos, até pelo menos 1 ano de idade.

Crianças que não tenham sido amamentadas, que tenham irmãos mais velhos ou freqüentem creches, tendem a ser mais sujeitas às viroses. Mas, quadros repetidos de IVAS também podem ser sinais de algo mais sério e podem estar relacionados com uma alergia respiratória ou com outras doenças. Por isso, estas crianças necessitam de uma investigação especial do pediatra e do alergista.

A Rinite Alérgica é uma causa comum de infecções respiratórias em bebês e crianças pequenas, pois a repetição dos sintomas nasais (espirros, coriza, congestão e coceira nasal) mantém a mucosa do nariz permanentemente inflamada e termina por atingir os órgãos vizinhos. Assim, a criança com rinite tende a apresentar sinusites, otites, amigdalites, etc. Além disso, crianças portadoras de rinite têm mais tendência a ter viroses, resfriados e gripes, pois a inflamação da alergia resulta numa modificação de moléculas e maior adesão destes vírus. A presença de adenóides aumentadas, obstrução nasal persistente e respiração bucal contribuem sobremaneira para agravamento do quadro.

Uma situação comum e que pode agravar o quadro é a presença de refluxo gastro esofágico.
É importante diferenciar a doença do refluxo, que nem todos têm, dos problemas causados por maus hábitos, como as mamadeiras noturnas, que tanto mal causam, facilitando as infecções.

Crianças pequenas nunca devem mamar deitadas e só deitar uma ou duas horas após mamar. Chupetas também devem ser retiradas até os 2 anos de idade pois favorecem infecções.




O médico deve investigar as chamadas imunodeficiências, ou seja, situações onde a criança apresenta uma doença do seu sistema imune e por isso apresenta as infecções repetidas, mesmo que não seja alérgica.

Por isso, a criança que apresenta infeccões respiratórias repetidas deve ser acompanhada em parceria pelo pediatra e pelo alergista. É importante que seja analisada clinicamente pelo especialista e que se investigue através de métodos e exames complementares, para se fechar o diagnóstico. Testes alérgicos são de grande utilidade. Exames como: hemograma completo, dosagem de IgE sérica total, dosagem de IgE específica, dosagem das imunoglobulinas ou diagnóstico por imagem. Algumas crianças mais acometidas necessitarão de outros exames, como: endoscopia nasal, dosagem das subclasses de IgG, avaliação da resposta funcional de anticorpos, sorologia anti-HIV, dosagem de sódio e cloro no suor e biópsia nasal.

O tratamento será certamente mais eficaz com um diagnóstico efetivo e com tratamento da doença de base. Recomenda-se também o controle do ambiente na casa e que estas crianças recebam vacinas para gripe e pneumonia.

O atendimento integrado com o otorrino indicará os casos onde uma intervenção cirúrgica se fará necessário. A fisioterapia respiratória, aplicada à correção da respiração bucal, complementará o tratamento.

A imunoterapia específica (vacina para alergia) é indicada nos casos de alergia respiratória e poderá certamente auxiliar na melhora da criança, no retorno às brincadeiras smile bambolêe no abandono do uso de antibióticos.

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno