27 outubro 2008

Sono infantil

sol com sono

"Criança tem que dormir bem, comer bem, para crescer bem".

Ditados populares têm sua parcela de razão. O sono é necessário para manter a saúde, recuperar forças e para que o organismo se desenvolva saudavelmente. Dormir 8 horas por dia auxilia na concentração, no combate ao estresse. Crianças que dormem menos tendem a ser irritadas e desatentas na escola.

Mas, a qualidade do sono é essencial. E o que pode perturbar uma noite de sono infantil?

Respirar bem ajuda a dormir bem...

Distúrbios respiratórios são fatores ligados à respiração que podem prejudicar o sono, como por exemplo: respirar pela boca, roncar, tosse, respiração difícil, nariz entupido, entre outros.

- Asma: os sintomas da doença podem piorar à noite, fazendo com que a criança desperte uma ou várias vezes durante a noite, impedindo seu descanso.

- Rinite alérgica: pode se acompanhar de obstrução nasal. A sensação de nariz entupido prejudica a respiração e altera a qualidade de sono.

- Aumento da adenóide (ou amígdala adenoideana) é um fator bastante comum em crianças e provoca obstrução nasal, impedindo um sono tranqüilo.

- Apnéia do sono, ou seja, a criança faz paradas rápidas de respiração durante o sono.

- Roncos:não aparecem apenas em adultos, mas acometem crianças, levando ao ruído desagradável e incômodo, sendo um alerta para problemas de saúde.

- Respiração bucal: ao alterar o padrão respiratório e respirar cm a boca aberta, a criança apresenta grande desconforto ao dormir, favorece roncos, boca seca, etc.

Cigarro e sono: é provado que crianças em lares com fumantes apresentam mais distúrbios de sono. Filhos de fumantes tendem a ter mais distúrbios do sono e maior prevalência de doenças respiratórias.

Algumas conseqüências do sono infantil alterado:

- sonolência durante o dia
- sonolência na escola
- prejuízo no aprendizado
- prejuízo nas atividades físicas
- Hiperatividade, irritabilidade durante o dia
- Piora da alergia e de infecções respiratórias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...