Pular para o conteúdo principal

Parece rinite alérgica mas não é

espirros

Uma pessoa com crises de espirros, coriza, nariz entupido tem rinite alérgica?
É provável, mas ...
é preciso diferenciar de outras doenças que podem se confundir com a Rinite.

Rinite é um nome que deriva do grego (rino=nariz e ite=inflamação). Por isso, pode ser usado para definir qualquer tipo de inflamação ocorrido na mucosa nasal, embora seja, na prática, mais relacionado com a Rinite Alérgica.
É verdade que a forma alérgica da rinite é mais comum: os dados apontam que uma em cada 7 pessoas é portadora da doença. Tem origem hereditária, mas também sofre forte influência do ambiente.
A prevalência da rinite alérgica aumentou nas últimas décadas de maneira significativa, no mundo inteiro. Infelizmente é um reflexo das modificações ambientais, do estilo de vida, de moradia, alimentação e atividade física do ser humano. A violência das grandes cidades também contribui para este fato, pois em virtude do medo, fica-se mais tempo dentro de casa ou de ambientes fechados, diminuindo a vida ao a livre e aumentando a convivência com os ácaros, grandes causadores da alergia.

Mas, nem toda rinite é alérgica:

Rinite Infecciosa

É bem freqüente e o exemplo mais conhecido é a gripe, onde os sintomas são causados por vírus. Diferencia-se da rinite alérgica porque é contagiosa, pode ou não se acompanhar de febre e tem curta duração. Recomenda-se vacinar anualmente contra a influenza, se possível antes do outono – inverno, para evitar complicações.
A Rinite infecciosa também pode ser causada por bactérias ou por outros tipos de germes. Embora mais raramente, algumas doenças, como por exemplo, a hanseníase, a tuberculose e a sífilis, podem causar sintomas nasais e confundir o diagnóstico.

Rinite Idiopática


Neste caso, o nariz fica muito obstruído e a pessoa quase não espirra, tem pouca ou nenhuma coriza, sem coceira aparente. Pode piorar com diversos fatores, como: cheiros fortes, emoções, mudanças bruscas ambientais; mas não se conhece a sua causa. É conhecida também como Rinite Vasomotora.

Rinite Hormonal


Os sintomas surgem em função de causas hormonais, como na gravidez, período pré menstrual, menstruação, menopausa ou em decorrência do uso de remédios contendo hormônios (ex: pílulas anticoncepcionais). Algumas doenças hormonais podem se acompanhar de sintomas nasais, sendo o exemplo mais freqüente o hipotireoidismo.

Rinite por medicamentos


Um fato pouco lembrado é que alguns tipos de remédios podem causar obstrução nasal como efeito colateral. Exemplo: alguns antihipertensivos (betabloqueadores, reserpina e inibidores da ECA). Uma curiosidade é que os betabloqueadores também são usados sob forma de colírios para tratar glaucoma e mesmo assim, em pessoas sensíveis podem provocar sintomas respiratórios, rinite e asma.
Certos remédios de uso corriqueiro, como a aspirina, dipirona e antinflamatórios, podem provocar rinite, embora de ocorrência rara.

Rinite causada por gotas nasais

É comum que os remédios indicados como descongestionantes nasais em gotas piorem o problema. O uso repetido pode provocar o chamado “efeito rebote”, ou seja, a própria gota, que a princípio deveria desobstruir, passa a contribuir para o entupimento do nariz, levando ao vício. Isso não seria um problema se não tivesse conseqüências, mas pode evoluir para a respiração bucal prejudicando o organismo ou ainda provocar taquicardia e elevação da pressão arterial.

Rinite por drogas ilícitas

O uso de cocaína pode provocar alterações na mucosa e perfurações do septo nasal, resultando em situações de alta gravidade.

Rinite por alimentos


Algumas pessoas descrevem que ao ingerir alimentos muito quentes ou temperados, iniciam com coriza, espirros e obstrução nasal: trata-se da Rinite Gustatória. A pimenta contém uma substância chamada capsaicina que pode provocar esta queixa. Contudo, a rinite causada por alergia a alimentos é rara.


Rinite irritativa


Esse tipo de rinite costuma se manifestar em quem vive nas grandes cidades em razão da inalação de produtos químicos, gases, partículas de óleo diesel, ar frio, seco, etc. Fumaças originadas por chaminés, queimadas, escapamentos de automóveis também podem provocar irritação nasal e gerar sintomas.
Não se pode deixar de ressaltar o mal que faz o TABAGISMO, em especial dentro de casa, tanto para o fumante como para a família. A fumaça do cigarro é capaz de irritar o aparelho respiratório e provocar crises de asma, tosse, rinite e outras doenças nas pessoas que convivem com o fumante.


Rinite Ocupacional


Pessoas que trabalham em ambientes poluídos, ou submetidos a inalação de odores ativos, farinhas, sementes, produtos químicos, fumaças, etc. podem ter sintomas nasais bastante incômodos. Uma característica que ajuda na diferenciação com a rinite alérgica é que os sintomas costumam desaparecer em períodos de férias ou de afastamento prolongado do trabalho.


Rinite emocional


É rara, mas pode ocorrer em situações de extremo estresse. Alterações psiquiátricas e síndrome de pânico podem se acompanhar de sintomas respiratórios, sensação de falta de ar, dispnéia e obstrução nasal.


Rinite Atrófica


É rara e se acompanha de atrofia da mucosa nasal, crostas e secreção muco-purulenta exalando forte mau cheiro.

Rinite secundária a variantes anatômicas


Assim como as feições do rosto não são iguais para todas as pessoas, a estrutura nasal também é individual, podendo ter variações que influenciem na permeabilidade do nariz e na qualidade da respiração. Nem sempre são consideradas doenças, mas sim fatores que podem causar rinite por si só ou que podem agravar a alergia, numa pessoa já portadora de Rinite alérgica. Os exemplos mais comuns: desvios do septo, presença de esporão ósseo no septo, aumento de adenóides, pólipos nasais, etc. Muitas vezes o diagnóstico só pode ser feito através de RX, vídeoendoscopia ou pela tomografia.


Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno