24 agosto 2008

Reações à picadas de insetos - 1ª Parte

As reações alérgicas aos insetos podem ser de 2 tipos:

1) causadas por insetos sugadores (mosquitos, pulgas, carrapatos)

2) causadas por insetos picadores (abelhas, vespas, marimbondos e formigas)


Publicaremos hoje a primeira parte do texto, referente à alergia aos mosquitos, pulgas e carrapatos. A segunda parte, referente às reações causadas pelo veneno dos insetos himenópteros, será publicada na próxima quarta feira, dia 27/08/08.

MosquitoREAÇÕES A PICADAS DE INSETOS SUGADORES: ESTRÓFULO

Os insetos sugadores pousam na pele, sugam o sangue e através da saliva deixam substancias que podem provocar a sensibilização. As reações características à picada destes insetos na pele é chamada de ESTRÓFULO. Alguns livros denominam como: Prurigo Estrófulo ou como Urticária Papulosa.

Os principais causadores de estrófulo são: mosquitos, pernilongos borrachudos, mosquitos palha ou birigui, mutucas, mosquitos pólvora ou mauim. Com relação às pulgas, existem famílias diferentes para cada espécie animal, como a pulga do cão, a pulga d gato, a pulga do homem e até a pulga da galinha e do pombo.

Uma curiosidade é que a pulga do cachorro dá “preferência” ao cão e só vai picar o ser humano quando o cão é afastado e fica sem alimento, o que explica porque , em alguns caso, o afastament do animal piora temporariamente a criança, pois as pulgas passa a atacá-la.

No Brasil, o estrófulo é a alergia de pele mais comum na infância.

Como são as lesões devido à picada de insetos?


O estrófulo se inicia com o aparecimento de pequenas plaquinhas (pápulas) avermelhadas na pele, acompanhadas de muita coceira e podem se confundir com urticária. No entanto, as pápulas tendem a ter pontos minúsculos de sangue e que evoluem para bolinhas de água (microvesículas).

Com o passar do tempo, estas microvesículas se rompem e formam crostas (“casquinhas”). Como a criança tende a coçar, arranhar e irritar a pele, podendo evoluir com uma infecção no local e necessitar uso de antibióticos para curá-la.

O problema, em especial nas meninas, é que após sarar podem ficar manchas na pele, muitas vezes indeléveis, trazendo problemas estéticos que incomodam à criança e à sua família.

As lesões de estrófulo são mais comuns nas áreas do corpo expostas aos insetos, ou seja, braços e pernas. Em alguns casos, pode ser intenso, surgindo muitas lesões, sem a necessidade de várias picadas.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do estrófulo é feito pelo médico após analisar os dados clínicos e examinar a lesão, seu aspecto, características, pela coceira e por sua localização típica.

É comum que a família informe que houve piora após fins de semana, passeios no campo ou à beira-mar, visitas a casas de parentes com cachorros e/ou gatos ou em épocas de mosquitos.

O médico especialista fará a diferenciação com outras reações alérgicas da pele ou com outras doenças, como por exemplo, a catapora, que pode se confundir com o estrófulo.

Os testes com antígenos de insetos não são necessários na maioria das vezes, sendo restritos a casos específicos.

Controle e Tratamento do Prurigo Estrófulo

O tratamento das alergias à picada de insetos deve incluir:

1) Medicamentos para tratar a lesão: orientados pelo médico alergista, após avaliação de cada paciente

2) Imunoterapia: vacina específica com objetivo de dessensibilizar, controlando o estrófulo e evitando suas complicações.

3) Medidas para prevenir novas picadas:

- Calafetar o piso e dedetizar a casa para eliminar pulgas.

- Usar inseticidas. Pedir orientação do médico no caso de alergia respiratória.

- Colocar telas nas Janelas e cortinados nas camas.

- Eliminar plantas e depósitos de águas paradas nas proximidades da casa

- Aplicar inseticidas nos ralos

- Afastar animais domésticos. Não sendo possível, mantê-los livres de pulgas.

- Evitar fatores que atraem insetos, como perfumes, loções ou óleos perfumados.

- Usar roupas claras. Evitar cores vivas em passeios ao ar livre.

- Usar repelentes de inseto sempre que necessário.



136 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Esse artigo foi ótimo para mim, pois sofro disso e não sabia. Sempre que vou a casa de pessoas com animais com pulga sempre acabo voltando cheia de estrófulos o causa manchas em minha pele.
Existe algum tratamento para eu não ter mais esta alergia ?

Anônimo disse...

Adorei esse artigo e o blog em geral, muito interessante.Sou alergica a picada de pernilongo e é horrivel, apesar deles picarem e causar toda a coceira ainda deixam a marquinha deles como foi dito.Vocês estão de parabéns!!
agora uma pergunta a imunoterapia leva quanto tempo aproximadamente para obter resultado?
Desde já muito obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente as cicatrizes resultantes das lesões de alergia a insetos são de difícil resolução.A imunoterapia tem excelente efeito e leva em média de 2 a 4 anos. Obrigado por seu carinhoso incentivo. Aproveitamos para convidar que assine nosso blog e receba nossos textos diretamente em seu email.

dayane disse...

gostaia de saber se tem algum remédio para tirar essas manchas e se o tratameno a lise resolveria o problema.
grata,

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dayane: nem toda mancha resultante de picada de inseto é igual. O tipo de tratamento se baseia no exame clínico, a fim de definir o grau de acometimento cutâneo. Aconselho que procure um dermatologista experiente para orientá-la. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Nunca tive nenhuma alergia em relação a nada... agora com 28 anos eu resolvo ser alergica a picada de moquito.. ai meu Deus!ainda não levei meu exame para o medico.. ate porq ela se mudou para manaus e parece q não volta.. e edico por aki vc marca e depois de 1 mes e meio eh atendido.. será que poderia traduzir pra mim.. diz assim: o quadro histológico é compativel com a hipótese clinica de prurigo estrófulo.
interpretação: dermatite crônica perivascular e interticial com eosinófilos.
ah, e mais uma pergunta... isso tem cura? vou ter q me cuidar sempre.. ?
obrigada desde já.. e parabéns´pelo blog.. fiko no aguardo da resposta..
Michele PAranaguá-Pr

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michele: prurigo estrófulo é o nome dado à alergia a picada de insetos.O tratamento depende das condições avaliadas por seu alergista ao realizar o exame físico e, em especial, o exame das lesões em sua pele. A imunoterapia (vacina) específica tem ótimos resultados no tratamento. Agradecemos sua visita.

sara_franco71@hotmail.com disse...

Gostei de ler sobre os estrofulos, a minha filha sofre disso desde novembro de 2009, começaram por aparecer na cara,depois nas maos e agora nos braços , não entendo porque lhe aparece assim tão vagarosamente em zonas diferentes do corpo, é horrivel,se puderem expliquem me melhor obrigado sara faria

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sara: as reações alérgicas às picadas de inseto resultam de uma sensibilidade aumentada e acometem áreas descobertas do corpo, que são as mais atingidas pelos mosquitos, como por exemplo: braços, pernas e face. A vacina (imunoterapia)é uma grande arma para tratar este tipo de alergia com excelentes resultados. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Oi, em qualquer ambiente que eu va , se tiver pulgas elas logo me picam e fico sentindo coceiras por dias, ate virar bolha, estourar e virar machucadinhos que deixam marcas. Po favor me indiquem um remédio...uma solução!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível atender sua solicitação através de um aconselhamento na internet. Para indicar um remédio é essencial examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Sugiro que procure atendimento médico. O tratamento com vacinas (imunoterapia) tem excelentes resultados no controle da alergia a pucada de insetos. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

repelentes de insetos pode causar alegias ou doenças?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim. Embora seja raro, os repelentes podem causar alergia em pessoas sensíveis. Agradecemos sua visita.

isabel disse...

Ola. Há uma semana comecei a sentir fortes dores na canela direita, tontura e cansaço. As dores se estenderam para a coxa e me apareceu uma ingua na virilha direita. Somente ha 3 dias é que percebi várias picadas de inseto já infeccionadas, no pé direito que está muuuito dolorido. Não consigo pisar no chão. As picadas estão inchadas e com prurido. Em algumas parece ter pus. Fui no hospital, mas qdo disse ao medico que tinha alergia a anestesicos e antiinflamatorios ele disse que nada poderia fazer. Que eu deveria ir para casa e tratar com compressas de água quente, enquanto procurasse um ambulatorio. Isso demoraria meses! Por minha conta estou limpando as feridas com água oxigenada e depois passo creme de acetato de dexametasona, 3xdia. Que acham, vou melhorar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isabel: não há como avaliar sem examinar. Mas, gostaria de fazer algumas considerações: 1) substitua a água oxigenada pelo soro fisiológico. 2) O uso da água oxigenada por tempo longo pode dificultar a cicatrização. 3) o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma infecção no local, sendo provável que necessite do uso de antibiótico (tópico e/ou sistêmico). Aconselho que procure novo atendimento para uma segunda opinião e, se possível, com um especialista em Alergia ou em Dermatologia. Gratos por sua visita.

isabel disse...

Ola. Quero agradecer a resposta imediata. Devido a dor intensa, fui até o Hospital Butantã, muito bem atendida por sinal, diagnosticaram meu problema que parecia com picadas de inseto, na verdade é Cobreiro, ou Herpes-zoster, como demorou para ser tratado não pude tomar um antiviral. Hoje, depois de 11 dias, as vesículas já estão secando, mas fui informada de que as dores continuarão. E este é o maior problema devido minha alergia aos medicamentos. Procuro ficar com a perna apoiada, mesmo assim as dores são insuportáveis. Não tenho mais nada a fazer a não ser esperar melhorar. Muito obrigada a vcs. OTIMO BLOG.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isabel: infelizmente as dores que acompanham o heres zoster costumam ser intensas. Mas, é possível usar analgésicos alternativos. Aconselho que peça uma orientação ao seu alergista. Agradecemos seu incentivo ao nosso Blog. Volte sempre.

Elvis crey disse...

OLA EU NUNCA TIVE ALERGIAS A INSETOS AO MENOS NÃO PERCEBI JA RECEBI PICADAS DE INSETOS MAS NUNCA DEU NADA. MAS A 6 MESES ATRAS FUI A UMA FAZENDA A TRABALHO PERCORRO ELA TODA ANDEI NO MATO MESMO ENTÃO EM UM PONTO FUI ATACADO POR VARIOS MOSQUITOS E TBM FUI PICADO POR CARRAPATOS E SABE DEUS AMS O Q RESULTADO MIN HA PELE FICOU TODA VERMELHA CRIOU BOLHASSS HOJE JA DIMINUI QUASI Q 100% PORÉM FIOCU ALGUMAS CICATRIZES ESCURAS NEGRASUNS PONTOS NA MINHA PELE UNS 10 NO TOTAL BRAÇOS E PERNAS E ALGUNS AINDA COÇAM GOSTARIA D SABER OQ FAÇO PRA PARAR D VEZ COM A COCEIRA E ME LIVRAR DAs CICATRIZes. VCS ESTÃO D PARABENS

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elvis: manchas são comuns como parte da evolução das alergias a picadas de insetos. Existem métodos para amenizar o problema, mas é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientar seu tratamento. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Olá,já fiz uma outra pergunta uma vez,mas agora me ocorreu um detalhe:tenho uma tendência a ficar marcada por qualquer coisa,por exemplo,no Natal,usei uma sandália que não estava apertada,mas o simples contato da minha pele com a tira dessa sandália,me deixou com a marca da tira,com uma coloração escura,marrom.
A mesma coloração que picadas de pernilongo me deixaram nas duas vezes em que tive contato,após coçar muito,acabei ficando com a cicatriz,que está desaparecendo sozinha,após 4 meses.Essa cicatriz é exatamente igual as cicatrizes de espinhas que tenho,por coçá-las.
É possível que eu não tenha exatamente uma reação alérgica a picada de mosquitos,mas que o meu caso seja mais um problema de cicatrização?
No calor,tenho umas alergias,nascem umas bolinhas parecidas com espinhas,mas que coçam e,quando eu não coço,elas desaparecem logo,mas,quando coço,duram um bom tempo e chegam a deixar cicatrizes.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sua descrição pode corresponder á uma cicatrização alterada, mas não há como confirmar sem examinar. Aconselho que procure um alergista que possa examiná-la e assim possa fazer um diagnóstico e indicar tratamento adequado. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Agradeço a resposta,é que percebi que,na maioria dos relatos,as pessoas afirmam possuirem cicatrizes antigas,e fala-se muito sobre a dificuldade de retirá-las completamente mesmo com o tratamento,já as minhas,via de regra,em até 6 meses começam a ter uma melhora grande,na verdade acontece de repente,em questão de uma semana uma mancha escura começa a clarear.Algumas ficam,mas logo passam pelo mesmo processo,até que fiquem tão claras que mal possam ser notadas,a maioria desaparece.
Vou buscar um tratamento para isso,afinal,desconfio que realmente tenha mais a ver com algum problema na cicatrização e isso me desanima em fazer uma tatuagem,que era a minha vontade,mas receio ter problemas.Tenho outras alergias,até uns 4 anos atrás,pressionando um pouco a unha contra a pele,conseguia escrever e ficava em alto relevo por um bom tempo.Hoje,se pressiono qualquer cravo na pele,fico com uma bolinha grande no local.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos seu depoimento. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar o caso e prestar maiores esclarecimentos

Anônimo disse...

moro em um sitio ha 4 meses tem muito mosquito pricipalmente borrachudo estou cheia de bolha nas pernas e nos braços coça demais chega ate ferir minhas pernas e meus braços estão horrivel ja tomei varios remedio passei pomada nada faz efeito me ajudem.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Compreendo seu sofrimento, mas não há como indicar tratanento através da internet, baseado apenas nos dados enviados. Aconselho que procure um alergista. Caso more próximo ao Rio, nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

fui picada por um mosquito no pescoço e queixo, eu cocei e agora está inchado!! quanto tempo vai demorar para esse inchaço passar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tempo de duração de uma reação à picada de inseto depende de vários fatores, como por exemplo: 1) qual foi o inseto, 2) gravidade da reação, 3) se ocorreu um processo alérgico (imunológico) ou não; etc. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Óla encontrei esse site e achei interresante. Eu estou tendo uma reação estranha e não tenho nem como mostrar ao medico pois a noite só mente a noite esta me aparecendo umas manchas vermelhas parecendo picada de inceto e é só nas costa só observo por sinto uma leve corceira e quando vou coçar sinto o calobo mas depois que dormo e acordo já na manhã não tem mais nada. não sei como vou mostrar ao médico já que só encontro dermatologista durante o dia. e não aparece durante o dia só a noite. será que pode ser algum tipo de inceto que me pica a noite ou algum tipo de alergia? mas o que mais me intriga é que só acontece a noite.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não sei informar a causa das lesões em sua pele, pois para isso seria necessário examiná-lo pessoalmente. O alergista analisará seus dados cínicos e seu histórico, examinará sua pele para poder orientar a forma de tratamento mais adequada para seu caso. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Recentemente fui picada por algum tipo de insecto, e apareceram bolas de agua grandes. O que causa tal efeito?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É provável que a lesão cutânea tenha ocorrido em resposta à reação inflamatória causada pela inoculação do veneno do inseto. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Minha filha tem 1 ano e meio e quando é picada por um mosquito várias outras erupções aparecem. A alergista disse que ela possui alergia a saliva dos mosquitos, isso é mesmo possível ? Qual a melhor forma de tratar as erupções, elas não formam bolhas e nem ficam inflamadas , pórem coçam muito. Aguardo resposta! Desde já obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeiro passo é tentar controlar com medicamentos tópicos (cremes ou pomadas) ou então sistêmicos e cuidados preventivos. Mas, se persistir, a imunoterapia (vacina específica para alergia a insetos)poderá ser um valioso tratamento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Li os artigos do site e achei muito interessante. Já fui em vários médicos dermatologista, por causa das minhas manchas(não sei se é os mosquitos) mais eles me incomodam e ficam como vocês falaram. Gostaria de saber se há diagnostico e se tem como acabar com as manchas! Tenho elas a bastante tempo.Tenho que procurar um alergista ou um dermatologista? Se possível me indiquem clinicas em Belo Horizonte. Aguardo resposta! Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Manchas,na maioria das vezes, resultam do acometimento da pele que permanece mesmo após a resolução da alergia causada por insetos. O médico alergista poderá analisar seu caso e afirmar a causa do seu problema. Para encontrar um especialista, consulte o setor “Localize um Especialista” no site da ASBAI: WWW.asbai.org.br . Basta clicar no campo referente ao Estado e depois na cidade e abrirá uma lista de nomes de médicos portadores de título de especialista em Alergia em Belo Horizonte. Gratos por sua visita.

Zandy Latyki disse...

Olá, eu sou alergica a vários insetos, e abelha.. eu fui picada por uma pulga, e no começo apareceram manchas nos pés, isso foi no domingo, qnd fui picada, e ontem na sexta feira notei que meu pescoço ta cheio de alergias, e não são marcas pequenas... estou tomando anti-alergico, e passando pomada, eu deveria tomar a injeçao? ai me ajudem, essas coisas parecem estar ''tomando'' meu corpo, e coça demais. Tomo o remedio de 8 em 8 hras, e passo pomada 2 x por dia.. me ajudem, e eu amei o blog !

Aline L* disse...

Olá. Bom eu tenho bastante problemas com picadas de insetos e tenho cachorros em casa(3) , tenho várias cicatrizes escuras na minha perna e isso me deixa super incomodada, passo alguns remédios que cicatrizam mais a manchas continuam.
Eu gostaria de saber se essas manchas somem com o tempo ou se tenho de fazer algum tratamento?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Zandy: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Nãorecomendo que use nenhuma injeção sem prescrição médica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pelo incentivo ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: nem toda mancha causada pela alergia a picada de insetos é igual. Pode ser superficial, profunda, entre outros detalhes. Por isso, é essencial examinar sua pele para poder emitir um parecer sobre seu caso. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Gratos por sua visita.

josy disse...

adorei tudo.sofre deste problema desde minha infancia e sei o quanto é horrovel ´so descobri que se tratava dessa doença quando fui ao alergista só que no meu caso aparece mais no inverno (para nós no tempo chuvoso).sofro muito com as manchas pois tenho muita vergonha de mostrar as minhas pernas por causa das cicatrizez.Existe algum tratamento que ajude a eliminar essa manchas?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Josy: o tratamento das manchas não é igual para todos os casos, pois depende do tipo, grau de intensidade, localização, etc. Mas hoje existem recursos da medicina cosmiátrica incluindo cremes e técnicas com laser para este tipo de tratamento. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

Anônimo disse...

Olá,meu filho de 2 anos tem varias alergias inclusive de picadas de insetos,começou o tratamento com as vacinas no mes passado mas ainda é cedo para obter resultados,e ontem ele foi picado por mosquito natesta,na cabeça e no pescoço em todos os locais estão muitos inchados mas estou ficando preocupada com o inchaço do pescoço parece que quando ele dorme incha mais ainda,será q ele pode ter dificuldades para respirar por conta desse inchaço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É pouco provávelque isso aconteça. Mas, as lesões podem causar extremo desconforto e devem ser examinadas e tratadas pelo médico alergista ou pelo pediatra. Com o passar do tratamento com vacinas, a reação alérgica será controlada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

não sou anônimo, meu nome é wagner.
poxa, muito esclarecedor este artigo. sofro deste mal desde criança, e ainda hoje, aos 28, não uso shorts e nem camisetas, pois meus braços e pernas têm marcas que me envergonham demais, muitas vezes até choro. vou procurar um alergista e tentar a imonologia. eu quero ficar bom e poder andar de shorts. e, pais, cuidem de seus filhos, pois eu sei o quanto é ruim, e o quanto mexe com nossa auto-estima.

patricia disse...

tenho alergia a picada de mauim ou burrachudo, na minha cidade tem muito e eu só consigo ficar ao ar livre usando repelente ou com roupas que cubram braços e pernas, tem meses que os ataques são tão constantes que nem as orelhas escapam. minha pele é muito manchada e tenho vergonha de usar roupas curtas,apesar de necessitar muito delas por conta do calor. que faço para acabar com as manchas e aliviar a coceira causada pelas picadas?
patricia timon maranhão

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: as manchas decorrentes da alergia à picada de insetos são de difícil resolução.O tratamento depende da análise da lesão em cada pessoa. Por isso, não há como afirmar através de um aconselhamento na internet, sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu filho esTA COM ALERGIA SO QUE ESTA SARANDO,MAIS O ROSTO DELE ESTA TODO RESSECADO O QUE EU FASO ESTA MUITO VERMELHO

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O ressecamento pode ser combatido com uso de hidratantes próprios para uso na face, como por exemplo Epidrat rosto ou então Fisiogel face, após confirmação pelo alergista do seu filho. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As manchas ocasionadas após reação de alergia a picada de insetos não são iguais: podem ser brandas, moderadas ou mesmo muito acentuadas. Por isso, não tenho condições para especificar sobre seu caso sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

guilherme blake disse...

Eu tenho esse problema .. dessa alergia.. e queria muito fazer uma tatuagem ,tem algum risco de saúde ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Guilherme: não posso opinar se poderá fazer uma tatuagem sem conhecer seus dados clínicos, o tipo de sua pele e o grau de sua alergia. Aconselho que peça ao seu alergista que o oriente antes de fazer a tatuagem. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

tenho manchas horrivel e uma coisa chata quando sai pra alguma coisa ele oergunta se eu tenho manchas no corpo ne chama de reloginho eu me

sinto culpado como que tira essas manchas nome dayvison

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem toda mancha causada por picada de inseto é igual: é preciso examinar sua pele, identificar o tipo de reação cutânea que apresenta para poder tratar. Não há um creme que resolva o problema definitivamente. Aconselho que procure atendimento médico.Gratos por sua visita.

isa.negao disse...

TENHO ESSE TIPO DE PROBLEMA EM MINHA CASA COM MINHA FILHA E MEU NETO, ELA É MORENA E APÓS AS INFECÇÕES FICAM MANCHAS ESCURAS NA PELE E MEU NETO PARACE TER SIDO ATACADO POR ABELHAS É DE FAZER DÓ. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM TIPO DE REMÉDIO CASEIRO OU ERVA QUE AMENIZE ESSES ATAQUES DE INSETOS PORQUE REPENTE NÃO RESOLVE SEJA QUAL FOR A MARCA NENHUM RESOLVE.
AGRADEÇO DESDE JÁ E PARABÉNS PELO SERVIÇO PRESTADO.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isa: não é recomendável o uso de ervas ou medicamentos caseiros pois podem agravar o problema, causar alergia de contato ou ainda provocar manchas, em especial na pele morena. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

Anônimo disse...

Boa tarde, tenho 33 anos, diabeticatipo 1 desde os 4 anos, faço uso de insulina lantus e humalog, tenho hipotiroidismo desde os 11 anos.
Tenho manchas escuras nos braços e nas pernas, (parece catapora),a doze anos, não uso saia, bermuda, vestido curto, ja sofri muito por isso, depois de muitos demartologista, pomadas, cremes, remedios e nada resolver, fui encaminhada para imunologista a 3 anos, atraves dos exames descobriu que tenho imunidade baixa igual de uma criança IGA = 6.
A medica receitou vacina para prurigo estrofulo, apos tomar 5 vidros, graças a Deus quase não esta saindo, geralmente sai mais no verão. Gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer para diminuir as manchas escura nas pernas e nos braços, para que assim eu possa viver e usar uma bermuda, saia e vestido, obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem todas as manchas são iguais. Desta forma, para indicar tratamento, é essencial examinar pessoalmente para identificar o tipo de mancha e o grau de acometimento cutâneo. Dependendo de cada caso, o uso de produtos tópicos ou técnicas com laser podem ser eficazes. A vacina (imunoterapia) corrige o problema, impede a reação alérgica e evita novas manchas. Gratos por sua visita

Carem Andre disse...

Nossa minha pequena tem 4 anos e tem uma alergia forte,forma aquela bolinha de aguá e depois aquela ferida que é muito difícil de cicatrizar.O que posso fazer para melhorar,me ajudem.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

carem: a imunoterapia (vacina para alergia) é o único tratamento capaz de controlar a alergia a picada de insetos. Os medicamentos apenas aliviam os sintomas. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Bom dia, moro em São Paulo, teria algum lugar ao qual vocês pudessem me indicar para tentar o tratamento com tecnicas a laser? As manchas me incomodam demais, tenho muitas manchas escuras no corpo, principalmente nos braços e pernas, neste calor sofro muito por nao conseguir usar uma simples bermuda ou vestido, as pessoas me peguntam se eu estou com catapora, desde ja agradeço, gostaria muito de encontrar um tratamento para ajudar a eliminar estas manchas escura, muito obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento com laser é feito nos Serviços Especializados em Dermatologia. Aconselho que entre em contato com a Sociedade Brasileira de Dermatologia - regional S Paulo no site: http://site2012.sbd-sp.org.br/
Acredito que lá você possa obter a informação que deseja. Gratos pela visita ao nosso blog.

Johnny Morrison disse...

Olá amigos, eu tenho uma alergia diferente e estou procurando informações. Os pernilongos e mosquitos sempre me adoraram, sempre tenho picadas onde quer que eu vá. Só que a alergia era só local. Hoje, ela se alastrou. Se tenho uma picada de pernilongo na perna por exemplo, meus braços ou costas ficam com alergia, e fico coçando e cria como se fosse uma "crosta" temporária. Essa alergia é comum? abraços e aguardo se puderem me ajudar com alguma informação.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Johnny: a alergia a insetos pode se manifestar no local da picada ou se acompanhar de lesões à distância. Mas não posso afirmar se é o seu caso através da internet, sem examinar sua pele. Estamos ao dispor na Policlínica RJ Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Tenho alergia a insetos, posso fazer tatuagem?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é aconselhável que faça a tatuagem sem antes pedir a orientação do seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Minha filha tem 01 ano e 10 meses, ela está apresentando um quadro de urticária porém o alergologista diz que não é pois não coça. Toda urticária coça?
Suspeito que seja de alimentos como doces, balas, chocolate, até mesmo de remédios com cor alaranjada, etc.
Tb.suspeito de picada de inseto, pois algumas manchas são parecidas com urticárias e outras como picadinhas de insetos. Quando o inseto pica em um local pode aparecer manchinhas como se fosse picada em outros pontos do corpo como torax,antebraço, etc?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A coceira é um sintoma característico da urticária.As reações resultantes da alergia à picada de insetos podem surgir em vários locais do corpo, predominando nas áreas expostas, como os braços e pernas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Aline disse...

Oi,então eu fui picada no calcanhar por um inseto só que não sei qual foi, e já vai passar 2 dois dias que tá inchado enorme, vermelho, doendo toda a região e o musculo,não coça muito,só doi bastante eu não consigo andar ou ficar de pé, tomei anti alergico e não desinchou, nem parou de doer, passei pomada anti alergica também e não melhorou,o que pode ser??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: o seu relato sugere que esteja apresentando uma reação inflamatória alérgica consequente à picada de inseto. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Olá,eu estou com um problema fui mordida por um inseto não sei qual é,agora estou chaia de bolinhas que coça e doe não sei o que fazer.
Oque eu faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É prudente que procure atendimento médico para avaliar a gravidade da reação apresentada após picada de inseto Infelizmente não há como orientar sem examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

Hyan Teixeira disse...

ola eu queria saber se tem como fica bom desa alergia para leva a feruada e não vira firida.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Hyan: a imunoterapia (vacina para alergia) é o único tratamento capaz de controlar a alergia a picada de insetos. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor caso você more no Rio. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Tenho muitas manchas na perna,oque faço para estas manchas sumirem?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Manchas não são todas iguais: é preciso examinar e identificar o problema para poder orientar de forma apropriada. Agradecemos sua visita e participação no blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia, sofro com essa alergia des dos 3 anos faço tratamento comecei com as de gotas e fui para as injeçoes hj tomo 1 vez ao ano mas tenho muitas manchas principalmente nas pernas nao uso short nem saias, estou fazendo tratamento de peeling quimico ja faz 1 ano e as manchas continuam não sei mas o que faço
Danielly

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Danielly: compreendo sua preocupação, mas não posso ajudá-la sem examinar sua pele. Manchas não são iguais: é preciso identificar para poder orientar. Aconselho que converse com seu médico, exponha seus temores e dúvidas para que possa orientá-la. A confiança e o diálogo entre o médico e seu paciente são essenciais para o bom resultado de qualquer tratamento. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Olá eu sofro de alergia , eu tenho mais na área dos lados de fora das pernas e um pouco na frente e atrás , não tenho muito nas coxas e nem nós braços . só me incomoda é as manchas que desde pequena tenho e vou fazer 15 anos e ainda tenho queria saber se sai com o tempo, ja fui no dermatologísta e ele disse que tenho alergia e se chama estrofulo mais meu caso não é muito grave. Só as manchas que não saem ;á usei um repelente feito em clínica e minhas manchas sumiram mais com o passar do tempo volto tudo de novo, nunca tomei vacina e agora só uso repelente e produtos que contém leite , fico muito triste tenho vergonha de poe um short ... me ajudem, pelling de romã é bom e minancora ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para avaliar as manchas de sua pele pela internet, sem examinar pessoalmente. De qualquer modo, não recomendo que use nenhum produto sem orientação do seu médico. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola sou alergico a picada de mosquito borrachudo normalmente quando picado por ele me da febre por uma noite e logo passa, mas a uns tres dias atras fui pescar e fui picado por alguns borrachudos deu febre a noite como sempre mais agora apareceram uma marquinhas como se fossem picadas de mosquito por varios lugares do corpo cossam muito e incomoda bastante, pergunto quanto tempo dura isso e se tenho que fazer uso de algum medicamento?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que seja uma alergia à picada do inseto, mas não há como afirmar pela internet, sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure seu alergista e peça qua o oriente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá,eu estou tomando diprospan há seis meses por recomendação médica.tenho alérgia a mosquisto e minhas perna e braços são todos manchandos.mais eu gostaria de saber com quanto tempo essas manchas irão sumir da minha pele?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Manchas não são iguais, podendo variar em sua intensidade e resultar em maior ou menor acometimento da pele. Por isso, não é possível afirmar o tempo de duração através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida ao médico que acompanha seu tratamento para que possa receber uma orientação adequada. Agradeço sua visita ao Blog daAlergia.

Anônimo disse...

Dormir e acordei com uma picada no braço esquerdo bem no músculo. E parte da minha pele acordou dormente e 06 horas depois continua a dormencia. A picada parece como se fosse de duas pontas de um grampo. Não doe e nem coça nem inflamou. Mais é perceptivel. .. Isso é uma reação a picada?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que seja uma reação à picada do inseto, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

Domingos Sousa disse...

Queria agradecer ao blog, me ajudou muito, estou muito grato pelas informaçôes aquí obtidas...
Obrigado!

Domingos Sousa disse...

O blog clínica de alergia me ajudou muito, agradeço imenso por disponiblizar o vosso o tempo para responder todas as questôes aquí obtidas. Obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nós é que agradecemos seu retorno, Domingos. As suas palavras são um grande incentivo ao trabalho voluntário dedicado neste blog. Um abraço!

Anônimo disse...

estou com os braços empolados, so do cotovelo para cima, e coça muito, ai quando coço da "casquinha" e depois fica manchado. seria picada de inseto ou alguma alergia alimentar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, para medicar com segurança, é essencial conhecer os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

PANTERA disse...

Preciso de ajudar URGENTEMENTE: Estou desesperada, tenho um cachorro em casa, e nessa época de calor ele ta com pulgas, fazemos dedetização dia sim e dia não aqui em casa. Sou alérgica e as picadas coçam muito. Minhas pernas estão cheias de manchas, e estou com muito MEDO delas não saírem :'( Estou passando a pomada HISTAMIN e a DEMACEDERME. Por favor preciso se ajuda urgentemente :(

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pantera: a ajuda que solicita não pode ser feita pela internet. Para orientar, é essencial examinar sua pele pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ.

PANTERA disse...

Ótimo site e ótimas dicas. Mas infelizmente moro em Minas Gerais :/ São Lourenço.
Mas mesmo assim obrigada pela atenção. BJ

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pantera: o site da ASBAI (www.sbai.org.br) oferece uma lista de nomes e telefones de médicos alergistas em muitas cidades brasileiras. Acesse o setor "Localize seu especialista" e procure o alergista mais próximo de sua cidade. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia, meu filho tem estrofulo e gostaria de saber qual a diferença e qual a melhor opção para imunoterapia: tomar uma unica dose de 6 em 6 semanas ou tomar pequenas doses a cada semana? obrigada Bárbara

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia específica utilizada em nosso Serviço é feita com intervalos semanais, por via subcutânea, sob supervisão dos nossos alergistas. Gratos pela visita.

SRezende disse...

Fico cheia de "ematomas" como os da foto sempre que sou picada por mincuins ou mutucas não sei mais o que fazer

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

SRezende: você deve procurar um alergista para confirmar o diagnóstico e realizar tratamento com a imunoterapia (vacina para alergia). Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Vanessa disse...

Oi , Dr. tenho manchas na minha pele e tenho vergonha de usar Shorts . Gostaria de saber oque fazer para acabar urgente com essas manchas

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa: gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível atender sua solicitação pela internet. Manchas não são todas iguais: é preciso examinar e identificar o problema para poder orientar de forma apropriada. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Agradecemos sua visita e participação no blog da Alergia.

Daiane G. disse...

Apos ir a um jardim, percebi que tinha sido picada por algum inseto, no rosto. Que tipo de inseto que deixa duas marquinhas iguais . . (como se fosse marca de cobra)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daiane: desconheço o inseto que descreve. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ola! minha filha tem 3 anos e tem alergia a insetos, estou passando uma pomadada de alergia mas pouco resolve fica bolinhas vermelhas, as vezes parece com uma agua dentro e demoram sumir....o que me aconselha fazer para ajudar ela....muito obrigado pela atenção de vcs.

Anônimo disse...

quantos dias demoram para sumir picadas de pernilongo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso ajudar: nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar as lesões apresentadas por sua filha. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tempo para resolução das picadas de pernilongo é varoiável de acordo com algumas características: 1) se a pessoa é alérgica 2) grau de acometimento cutâneo 3) se ocorreu infecção secundária 4) idade e tipo de pele da pessoa acometida Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Minha filha tem 4 anos ,foi picada por algum inseto,levei a medica e hoje esta no segundo dia fazendo uso de corticoide e outro q nao me vem a mente. Fico tranquila por! saber que o tratamento depende de dias,pois fiquei muito preoculpada quando as manhas foram e voltaram. Voltei lá e a medica disse q esperasse uns 3 dias para o efeito do remedio. Estou aqui sem durmir', observando ela. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A orientação da médica que atendeu sua filha está correta. Após sua melhora, aconselho que a leve a um alergista para fazer o tratamento com vacinas e evitar novos episódios desagradáveis. Gratos pela visita ao nosso blog.

cinthia disse...

Ola tomei varias picadas de pernilongos, nunxa tive reação alergica, mas dessa vez 1 dias começou uma dormencia na perna onde estava as picadas, e estou desde entao com essa dormencia ja faEm 2 dias, isso pode ser por causa das picadas? Tem algum tratamentou ou para naturalmente? Desde ja agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cínthia: os dados enviados em seu relato não deixam claro que tenha ocorrido uma reação de origem alérgica à picada de insetos. Por isso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa tarde. Minha filha é alérgica a picada de formiga fogo ela vai começar a fazer imunoterapia para Hymenoptero pois ela teve choque anafilatico. Agora ela Ta apresentando uma outra alergia ñ sei ainda se é de alimento ou de picada de pernilongo, vou leva-lá no médico daqui a alguns dias. Gostaria de saber se ela for alérgica a pernilongo se tem vacina pra isso também é se no caso ela fazendo a imunoterapia pra formiga vai amenizar as picadas de pernilongo. Desde já agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A vacina para alergia deve ser específica ao antígeno causador da reação alérgica (imunológica). Aconselho que relate os dados ao alergista que trata de sua filha para que a oriente de forma adequada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Ola! Preciso de ajuda. Minha filha quando rescem nascida levou uma picada de pernilongo no rosto que formo uma mancha.. hj ela esta com um ano e seis meses e a mancha ainda nao saiu, eu ja usei varias pomadas mas nenhuma fez efeito..hj de manha quando acordei percebi que ela tinha levado uma outra picada so que dessa vez na orelha e como da outra vez tambem esta formando uma pinta. Estou ficando preocupada o que posso fazer ? E como saber se e perigoso para ela???

Anônimo disse...

Quero agradecer pela orientacao vcs estao de parabens!obg

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que sua filha apresente alergia a picada de insetos, mas não há como afirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que a leve a um alergista O tratamento adequado controla as lesões e evita as manchas e cicatrizes. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos sua gentileza em nome da equipe médica do Blog.

Monica Naomi Oi disse...

fui a ilhagrande e tomei algumas picadas de inseto que para mim pareciam normais... o problema é que elas ainda estão aqui. e coçam muito e já faz 5 meses que viajei... já fiquei internada passei por varios médicaos mas nada foi resolvido... nenhum anti histamínino melhorou meu quadro,,, não sei mas o que fazer...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Monica: sinto muito, mas não é possível ajudá-la sem examinar pessoalmenhte É essencial examinar pessoalmente para emitir um parecer. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

RNAN disse...

Sofro com alergia de mosquito desde quando nasci, para ajuda meu filho também tem essa alergia meu corpo é todo manchado por causa das picadas, por favor gostaria de saber se esse tratamento de vacinas tem a cura ou só vai amenizar? Por favor me responde não agüento mais essa alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento é baseado em prevenção, medicamentos quando houver as lesões e a vacina específica com objetivo de dessensibilizar, controlando o estrófulo e evitando suas complicações.

Anônimo disse...

ola sofro com a alergia a picada de pernilongo ja faz dois anos tenho 21 anos e agora que veio se agravar essa situacao e terrivel minhas pernas e meus pes ja estao todos manchados e com feridinhas coca de mais eu nao aguento mais ja fui em duas dermatologistas e elas me passaram diprosone em creme para passar em cima das lesoes durante 15dias e loratadina via oral durante 15 dias mas nao deu muito resultado nao so durante esses 15 dias que melhorei depois voltou tudo como era antes nao aguento mais nao tenho nem coragem pra sair pois minhas pernas estao bem manchadas nao posso usar shorts nem saia so uso calca o tempo todo e dificil pra mim porque a calca encomoda nossa estou super triste nao tenho vontade mais pra nada...
na minha cidade nem tem dermatologista fui em uma cidade vizinha pra me consultar e nao teve resultado nenhum gostaria que me ajudassem onde eu posso encontrar essa vacina? qual o nome dessa vacina que melhora a reacao a picada de pernilongo por favor me ajudem.

Anônimo disse...

ola meu nome e maellly moro em Novo Progresso no Para ,e gostaria de saber se voces fazem consulta via e-mail por fotos,tenho alergia a picada de inseto e na minha cidade e bem pequena e nem tem dermatologista e ja faz um tempo que sofro com isso.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maelly: Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: Não é permitido o atendimento da internet, prescrever ou indicar nomes de remédios. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola sou a maelly fico grata pela atencao de voces vou procurar viajar para um lugar que tenha recursos para me tratar desse problema que me incomoda muito entao eu so queria saber se devo ir ao dermatologista ou a um alergista ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maelly: os dois especialistas são capacitados. Contudo, o alergista tratará a alergia que é a causa do problema, através das vacinas (imunoterapia específica) Gratos por sua participação em nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A vacina para tratar alergia a picada de insetos (imunoterapia específica) é preparada pelo médico alergista de forma personalizada, para cada paciente. Gratos pos rua visita.

Anônimo disse...

É verdade que a vacina só é eficaz no tratamento,quando criança?
Grato.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A vacina para tratamento da alergia a insetos é eficaz em qualquer idade. Mas, antes de utilizá-la, é essencial confirmar o diagnóstico e afastar a possibilidade de outras doenças associadas. É aconselhável que procure um alergista Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Oii. Estou com uma picada mto estranha. Nunca tive nd assim. Esta a picada e uma vermelhidao enorme em volta. Minha perna ta mto inchada e estava doendo como se estivesse tendo uma caimbra. Nao conseguia nem andar. Em volta da picada cossa mto. Oq poderia ser? E o que devo fazer? Desde ja agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito, mas não dá para identificar o que pode ser a lesão que descreve sem examinar pessoalmente Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

estou com muita alergia coceira de mas pelo corpo todo to inchando a boca tambem. ja tomei polaramine de 6 mg e 10 mg tomei loratadina de 10 mg e allegra de 180 mg durante 15 dias direto no dia q parei de tomar ao final do dia minha boca inchou...acho q estou com a imunidade baixa ja fiz exame de sangue para saber mas ainda não saiu o resultado para levar p alergista imunologista quero uma luz.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O edema (inchação) de lábios pode ter causas variadas, algumas alérgicas, como por exemplo o edema resultante da ingestão de medicamentos. Mas, a origem pode não ser alérgica. Por isso, a conduta mais sensata é aguardar os exames e a avaliação do seu médico. Gratos pela visita.

Paola disse...

Gostei muito deste blog. Tenho a pele muito sensível a picada de inseto, etiquetas e exageradamente à abelhas e vespas, onde se formam bolhas de água. E assim, tenho que tomar anthistamínico. Será que se tomar a vacina pra alergia, ficarei livre deste incomodo? Pois sempre que viajo levou meu kit alergia. Desde já muito obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paola: o tratamento com a vacina de alergia (imunoterapia específica) tem alta eficácia no combate às alergias a picada de inseto. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

sthefany roweder disse...

Me ajudem, por favor. Estou com os pés cobertos por picadas de maruim, e os braços tambem tem, mas em menor quantidade. Um clinico geral me indicou uma pomada de dexatametasona e clarityn, mas nao melhora em nada as coçeiras. Eu estou gravida de 32 semanas. Quero muito saber em quanto tempo as coçeiras passam?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sthepany: não é possível responder sua pergunta e afirmar em quanto tempo os sintomas melhorarão sem examinar sua pele. Conto com a sua compreensão. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...