Pular para o conteúdo principal

Reações à picada de insetos - 2ª Parte

As reações alérgicas aos insetos podem ser de 2 tipos:
- causadas por insetos sugadores (mosquitos, pulgas, carrapatos)
- causadas por insetos picadores (abelhas, vespas, marimbondos e formigas)


REAÇÕES A INSETOS PICADORES
Os principais insetos picadores são as abelhas, vespas, marimbondos e formigas, sendo conhecidos como himenópteros. Estes insetos injetam veneno, provocando dor, eritema, calor e inchação no local da picada em qualquer pessoa. Contudo, algumas podem apresentar reações alérgicas que podem variar desde uma reação localizada na área da picada ou evoluir para urticária ou até mesmo para reações graves como o choque anafilático.

Uma pessoa pode ser picada sem exibir reações graves e a partir daí se sensibilizar, apresentando reações sucessivamente mais intensas em picadas posteriores. Trabalhadores rurais e apicultores são pessoas mais susceptíveis a apresentar sensibilização, embora possa ocorrer em qualquer pessoa.

Sendo possível, o ideal é identificar o tipo de inseto. Por exemplo, abelhas deixam o ferrão no local da picada, ao contrário de vespas e marimbondos.

Sintomas das reações alérgicas a insetos himenópteros:

Reações locais ou discretas:
Podem ocorrer em qualquer pessoa. Consistem em dor, vermelhidão e inchação no local da picada. Podem ser resolver espontaneamente ou com tratamento sem deixar seqüelas.

Reações alérgicas do tipo anafilático:
- Placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada,
- Mal estar, ansiedade,
- Dificuldade para respirar, sensação de que a garganta está fechada,
- Dor na barriga, enjôo, diarréia, incontinência urinária,
- Queda da pressão arterial,
- Desmaio, sensação de morte iminente e perda da consciência.

Reações tóxicas:
Resultam de picadas múltiplas e simultâneas, podendo levar uma pessoa à morte, pela ação direta do veneno injetado


Manejo das reações do tipo anafiláticas aos Insetos picadores

Nos casos de reações ou mesmo de suspeita de reações graves a venenos de insetos picadores, ou seja, abelhas, vespas, marimbondos e formigas, é recomendado um maior rigor nas medidas preventivas, pelo risco de reação grave.

O diagnóstico preciso deve ser estabelecido pelo alergista através da análise clínica e dos testes, que podem ser realizados no sangue através da dosagem do anticorpo específico ou na pele. Ressalta-se que os testes cutâneos só devem ser realizados com cuidados especiais devido ao risco de reações graves.

A reação aos venenos de insetos é muito rápida e por isso deve ser medicada prontamente. Como muitas vezes a pessoa pode estar em locais afastados e sem recursos, é recomendado que leve consigo um material de emergência. A principal medicação é a adrenalina, pois é a única substância que atua rápido e pode regredir um choque anafilático.

Um Kit de emergência deve conter: adrenalina injetável (epinefrina 1:1000), seringas descartáveis de 1ml do tipo tuberculina, insulina ou alergia e chumaços de algodão com álcool para assepsia. O médico poderá orientar outros tipos de medicamentos para colocar no Kit, como: antihistamínicos, corticóides, etc.

Existe um tipo de adrenalina auto-injetável importado e bem mais prático, pois já vem pronto para uso (exemplos: Epipen ou Anapen). Infelizmente são caros, com prazo de validade curto e difíceis de se encontrar, sendo restritos a lojas especializadas e importadoras.

É importante ressaltar que, mesmo após a aplicação da adrenalina, é importante procurar atendimento em hospital de emergência.


Tratamento Preventivo

Uma pessoa que já teve reação a estes insetos poderá evoluir para reações mais graves em picadas posteriores e por isso está indicada a Imunoterapia, isto é, a vacina específica, realizada com a diluição do veneno do inseto, para proteger contra futuras reações alérgicas.

Contudo, as aplicações devem se acompanhar de cuidados específicos e feitas com acompanhamento médico. O paciente deve permanecer em observação por 30 minutos após cada dose.

O médico poderá fazer um cartão de identificação de sua alergia para que carregue em sua carteira.

Medidas Protetoras contra insetos


- Procurar e destruir colméias ou ninhos de vespas, marimbondos, formigueiros, em áreas próximas à residência
- Evitar locais onde é maior a presença dos insetos: porões, beiras de telhados, proximidade de lixeiras, bosques.
- Colocar telas nas janelas
- Evitar uso de perfumes ou produtos cm odor forte
- Evitar roupas em cores vivas
- Use sapatos ou botas ao caminhar em gramados
- Limpe a área retirando do chão as frutas maduras caídas das árvores
- Não deixar lixo descoberto ou restos de comida pois atraem vespas e formigas.
- Se detectar presença de abelhas, vespas ou marimbondos, evite movimentos bruscos.

Comentários

  1. MAY CRAVO19/5/10 14:49

    OLÁ AMIGOS,EU DESCOBRI QUE SOFRO DE ALERGIA A POUCO TEMPO, TENHO 25 ANOS E FOI CONSTATADO QUE TENHO PRURGIGO ESTRÓFULO, TO DESESPERADA POIS NÃO ESPERAVA QUE A MUDANÇA SERIA RADICAL.
    MEU CORPO COÇA, FICA AVERMELHADO A SENSAÇÃO QUE TENHO , É QUE NUNCA MAIS VAI PARAR..
    DEPOIS DE TER LIDO ESSA MATERIA ACHEI DEIXOU BEM CLARO TODAS AS MINHA DÚVIDAS

    ResponderExcluir
  2. May: o tratamento da alergia pode proporcionar excelentes resultados. Aconselho que exponha ao seu alergista suas dúvidas e ele poderá ajudá-la a superar o incômodo causado pela alergia. Volte sempre para nos visitar. Se preferir, assine o blog e receba nossas postagens diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei uma picada de algum inseto faz 3 dias e a dor subiu na minha perna e comecei sentir dores ao respirar e dores ao mover a perna esquerda e não sei oq é

      Excluir
  3. OLÁ BOA NOITE ENTREI NESTE SITE PARA ENTENDER MELHOR O QUE ESTÁ ACONTECENDO CMG PQ A 2 SEMANAS TEM APARECIDO MANCHAS UNS CAROÇOS VERMELHOS NAS MINHAS PERNAS E QUE COÇAM MUITO E FICA MUITO QUENTE E INCHADO COÇA TANTO QUE AS VEZES EU CHEGO A ME MACHUCAR NÃO SEI O QUE PODE SER !

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como afirmar a causa das lesões em sua pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  5. Bom.. Li o Blog e me ajudou bastante pois fui mordida por uma abelha a 2 dias, e retirei o ferrão sem expremer pois acho q ela não firmou ele bem em meu braço,e ficou uma pontinha e eu o puxei, enfim.. só q mais ou menos um dedo abaixo de onde ela mordeu tem uma mancha meio grande e sempre que eu coço ela levemente passando apenas a mão com carinho, ela fica vermelha, só q ela não arde, só arde se eu ficar mexendo, porém eu já coloquei a mão sobre a mancha e ela é mt quente, parece até q estou com febre, e tá um pouquinho enchado ñ dá nem p perceber direito, só q nunca fui picada por abelha to meio assustada,:( , já li as reações alérgicas e ñ estou cm nenhum sintoma, apenas cm os q sitei a cima, obrigada!

    ResponderExcluir
  6. O seu relato não sugere um processo alérgico, mas é recomendado que procure atendimento médico para examinar o local. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Olá! meu filhinho de um ano e quatro meses apresenta pápulas no rosto, pernas e tronco. Leigamente falando, assemelha-se a picada de inseto, que justificaria uma reação alérgica. Mas ele apresenta febre de 39. Apesar de não ser médica, a lesão não me parece infectada para justicar o aumento da temperatura. A pediatra me disse que os sintomas não são característicos de nenhuma doença específica, e que precisamos aguardar a evolução mas como sou um bichinho chamado "mãe", tenho medo de estar deixando de tratar logo uma doença grave. Parece-lhes alergia? Poderia causar febre mesmo sem estar infectado? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer sobre a lesão apresentada por seu filho através de um aconselhamento por e-mail. É sabido que uma lesão causada pela alergia pode se complicar e infectar. Mas, é essencial examinar para julgar. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  9. ha 1 ano fui picado por 1 marimbondo enquanto fazia trilha de moto, começou 1 reaçao alergica, corri para o hospital mais proximo,cerca de 30 km de distancia,logo que cheguei entrei em choque
    anafilatico grau 4, aplicaram adrenalina varias vezes e usaram desfibriladores, algum tempo
    depois iniciei 1 processo de imunoterapia com o proprio veneno, mas tinha varias reaçoes como febre e outros e resolvi abandonar, agora quero voltar a fazer mas gostaria de saber se ha outro tipo de imunoterapia?

    ResponderExcluir
  10. A imunoterapia deve ser especícica ao tipo de veneno do inseto causador da alergia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/1/11 14:46

    fui picada ppor uma abelha na lingua a 9 meses e tenho depois da picada tive alergia a cheiro todo o tipo de cheiro o que e

    ResponderExcluir
  12. Não entendi sua dúvida. Por favor, envie um email informando mais detalhes para: blogdalergia@gmail.com. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Mauro Lopes31/1/11 12:06

    "Uma vespa me picou sábado a noite no braço tive diversas reações como pro exemplo inchaço nos lábios. Hoje o local está inchado, vermelho e febril." "Quero saber se devo procurar um médico, ou se posso aguardar o organismo se virar até acabarem os efeitos do veneno. Podem me ajudar?"

    ResponderExcluir
  14. Mauro: o seu relato sugere um processo inflamatório gerado pela picada do inseto, sendo recomendável procurar atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. ola boa noite eu entrei neste site para saber o que fazer eu tenho alergia e medico nehum descobre que tipo de alergia eles dizem que e do calor mais nao é porque eu moro no sul e aqui e´bem frio me sai um vermelhao e cocça muito e incha se eu coçar deemais faz ate ferida nao posso sair no sol que fica pior ate a noite me da alergia fico quase louca por favor preciso de ajuda temho 48 anos

    ResponderExcluir
  16. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma alergia na pele através de um aconselhamento por e-mail e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, meu filho foi picado por varias abelhas,tomou soro e injeção no hospital,mas ficou soluçando direto , isso tem a ver com as picadas das abelhas/

    ResponderExcluir
  18. Rosanete: os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar a causa dos soluços apresentados por seu filho. Conto com a sua compreensão. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que acompanhou seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. resido num local muito arborizado.Sempre que sou atacada por um inseto a area atingida coça intensamente e incha.Hoje minha mão direita está deformada.Já passei por isso diversas vezes.Depois tudo volta ao normal, mas até chegar a este estagio, nossa!!! Incomoda muito. Devo continuar deixando meu organismo trabalhar sozinho ou seria melhor procurar um médico?

    obriada.

    ResponderExcluir
  20. Aconselho que procure um alergista para analisar seu quadro e avaliar a indicação das vacinas (imunoterapia específica). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo4/1/12 17:07

    ola fui picado por uma vespa, começou reaçao alergica,fiquei por duas horas em coma.Queria saber se tem tratamento ou remedio para esse tipo de alergia

    ResponderExcluir
  22. O caminho mais adequado é procurar um médico especialista em Alergia que analisará seu caso e avaliará a possibilidade de um tratamento específico através da imunoterapia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/3/12 21:54

    Meu filho tem 5 anos, e a 3 anos está fazendo tratamento, e a alergia a abelha não está passando, ele toma injeção no braço de 12 em 12 dias, gostaria de saber se o epipen não tem no Brasil, ja que tem tanta gente passando por estes problemas....como devemos fazer?

    ResponderExcluir
  24. Epipen e Anapen são dispositivos contendo adrenalina para a auto-administração (ou administração por familiares / cuidadores, no caso de crianças) em situações de emergência alérgica – anafilaxia, que está disponível em duas apresentações – adulto e pediátrico. Este produto, assim como qualquer outro medicamento, só deve ser adquirido por orientação médica. A sua principal indicação é para pacientes com histórico de anafilaxia por alergia a alimentos e/ou insetos (abelha e maribondo). O auto-aplicador de adrenalina não é fabricado no Brasil e pode ser importado através da Fundação Ruben Berta - Tel./Fax: (11) 5090 8001 E-mail: medex@frb.org.br Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. olá,estou bem preocupada,minha neta de tres anos começou a apresentar pequenas bolinhas,que na realidade se parecem com bolhas,as pernas,braços estão cheios tem algumas no rosto e barriga,levei-a ao dermatologista que disse se tratar de prurigo estrofulo,passou anti histaminico e uma pomada a base de corticoides,mas parece que não esta surtindo resultado.O tratamento medicamentoso ja se encerrou e as bolinhas não param de sair,e o mais engraçado é que durante o dia ela parecem que ficam mais controladas e quando ela acorda,esta cheia delas de novo.`Por favor me digam como devo proceder,isso é normal?
    Grata,

    Giselle

    ResponderExcluir
  26. Giselle: o seu relato sugere que sua nete necessita tratamento com vacinas para controlar sua alergia a insetos (estrófulo), Aconselho que a leve a um alergista Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite. Fui picado por uma abelha a três dias, teve inchaço e vermelhidão, fui ao médico e estou sendo medicado com cefalexina e predinisolona, porém a coceira e um pouco de vermelhidão na perna não param. Só gostaria de saber qnt tempo em média esse sintoma da coceira deve persistir, pois não consigo dormir a três dias. Muito obrigado! Maurilio.

    ResponderExcluir
  28. Maurílio: não posso julgar sem examinar. Em geral o efeito da medicação é sentido após 72 horas. Mas, se não obtiver melhora em 5 dias, sugiro que retorne ao seu médico para nova avaliação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo6/8/12 15:16

    Oi fui picada por um marimbondo a dois dias o local continua muito inchado e vermelho posso ser alergica ? devo procurar um medico ?

    ResponderExcluir
  30. O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. FUI PICADO POR UMA ABELHA DEU UMA COCERA NO CORPO TODO MEU ROSTO FICOU ENXADO ANSIOSO PENSEI QUE IA MORRER

    ResponderExcluir
  32. As reações à picada de inseto podem ser intensas e provocar sintomas muito desagradáveis. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. Minha filha, tem 4 anos, já tomou a vacina Nikko Vac, mas não melhorou.A pele dela fica toda marcada.Estou muito preocupada, pois ela tem rinite, e qualquer produto com perfume a incomoda.Atualmente moramos no Rio de Janeiro, e gostaria de saber como marcar consulta na Policlínica, aceita plano de saúde, SUS ou particular.

    ResponderExcluir
  34. A nossa clínica atende sem hora marcada de 2ª à 6ª feira de 8 às 11 e de 13 às 15 horas. Para se informar sobre planos, ligue para (21) 2210 2810 e fale com Cleuza, nossa secretária Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Tenho 20 anos e nunca tinha sido picado por algum inseto picador até quarta-feira (20/09) agora. Uma vespa entrou em meu quarto e picou embaixo do meu olho esquerdo.
    No começo tudo normal: o susto, a dor da picada e tal. 5 minutos depois e o local estava lateijando. 10 minutos depois e eu estava com muita coceira no corpo, desesperador. Coçava até meu couro cabeludo. Comecei a ficar vermelho e aparecer um monte de vergão. Tinha desenvolvido uma urticária muito forte. Comecei a sentir falta de ar. Minha mãe teve que me levar correndo ao hospital.
    Tomei duas injeções (fernergan e adrenalina).
    Fiquei uns 30 minutos de observação e como moro praticamente ao lado do hospital fui liberado.
    Isso era 6 horas da manhã. O fernergan me deu tanto sono que acordei as 20:00H.
    Quando acordei tudo tinha sumido, a coceira, os vermelhões, os vergões, respirava normalmente.
    Mas já era de esperar que eu fosse alergico a insetos picadores, sou alergico a tudo. kkkkkk
    Fica ai minha experiência. O importante é manter a calma e procurar pronto atendimento.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Obrigado por seu depoimento Bruno. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo4/1/13 19:56

    Meu filho foi picado por marimbondo pela segunda vez,a reação foi pior,ele ficou mais inchado e o braço da picada ficou enorme e não parava de inchar.Levei ele ao médico,e ele passou adrenalina,fernegan e corticoide e antibiótico para ele tomar em casa,só que o braço dele não desinchou totalmente à 4 dias.

    ResponderExcluir
  38. As reações à picada de marimbondo podem ser muito intensas, em especial quando já ocorreram reações anteriores. Infelizmente não é possível orientar sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para avaliar sua evolução e adequar seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. Estava na praia e fui picada por algum inseto..
    e no dia seguinte a parte em que eu fui picada está inchada , vermelha e não consigo mexer...
    oque eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  40. É aconselhável que procure atendimento médico. Não recomendo que use medidas caseiras. As picadas de inseto podem complicar, inflamar e provocar consequências desagradáveis. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo5/3/13 22:41

    Fui picada no braço por marimbondo no próprio salão de beleza, até estava fazendo uma hidratação nos cabelos. Isto aconteceu a noite na segunda-feira, meu braço inchou muito na hora e me passaram alcool. Quando foi na quarta-feira de manhã minha testa estava toda inchada, na quinta-feira levantei já com o lado esquerdo do rosto todo inchado, testa, olhos e ao lado orelha uma enorme bola. Faltei ao trabalho e corri para o médico. Tomei injeção anti-alérgica fiquei em observação por meia hora, e ele também receitou comprimidos anti-alérgicos por 6 dias.
    No domingo, voltei ao mesmo hospital por causa da garganta muito irritada, ele me disse que era faringite, me receitou dois tipos de xaropes por 20 dias. Não sei dizer se o inchaço foi da hidratação que também tinha cheiro forte ou do inseto. Hoje terça-feira ainda a garganta não melhorou, tosse mas não aquela seca e sinto pouca ardência como algo está arranhando. Pinto sempre o cabelos de 10 em 10 dias, tintura mesmo. Posso ter ajudado alguém. Pois daqui pra frente não fico sem carregar na bolsa um anti - alérgico que é fundamental.Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Obrigado pelo depoimento. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo6/4/13 12:31

    Há quase 40 minutos, meu irmão de 16 anos sentiu que foi picado por algum inseto. Ele estava fazendo uma trilha e nela havia bastante teias de aranha. No meio do caminho, um marimbondo chegou perto do rosto dele e meu irmão o afastou. Tempo depois, ele começou a sentir que foi picado por algo. Quando chegou em casa, vimos que ele estava com várias manchas vermelhas perto do ombro esquerdo, nas costas. Meu irmão é alérgico a picada de insetos e não sabemos se pode ser alguma reacao alérgica ou simples picadas. De mosquito e abelha já sabemos que não é, pois não há ferrão ou focos de picada.
    Preciso muito da ajuda de vocês!!
    Obrigada.
    Luana.

    ResponderExcluir
  44. Luana: infelizmente não é possível afirmar o tipo de alergia ou indicar tratamento para seu irmão através da internet, baseado apenas nos poucos dados relatados e sen examiná-lo pessoalmente. É aconselhável que ele seja atendido por um médico especialista em Alergia. Estamos ao dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  45. Fui picada por algum inseto mais nao sei qual foi,minha mao esta inxando,meu dedo indicador nao consigo dobrar,tem um calombo saliente e um buraquinho devido a picada,minha mae esta queimando e esta subindo em direçao ao punho,o q sera isso?
    Fui ao medico e ainda nao consegui ser atendida pois alegaram nao ser grave,mais doi muito e esta me atrapalhando pois tenho um bb recen nascido com 19 dias e nao to conseguindo pega-lo no colo.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, desde os meus 6 meses de idade, hoje tenho 20 anos, sofro de alergia a insetos(todos os tipos), porém minha preocupação nesse momento é com relação a picada de pernilongos. Já procurei vários dermatologistas e eles sempre passam remédios apenas para as manchas que ficaram na minha pele desde a infância, onde coçava muito e eu sem nenhuma preocupação com estética, arranhava com minhas unhas e acabavam virando feridas e permaneço até hoje com algumas manchinhas na pele. Mas gostaria de saber se não posso fazer esse tratamento de imunoterapia para talvez tentar aliviar, ou acabar com essa minha alergia? Ah! lembro também que em algumas épocas a alergia ataca. Será que pode ser também por imunidade baixa? Fazia tempo que não atacava assim!!

    ResponderExcluir
  47. O tratamento com vacinas (imunoterapia) é muito eficaz no controle da alergia a picada de insetos. Aconselho que procure um alergista.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  48. Meu filho de 1 ano e 8 meses foi picado por algum inseto na perninha esquerda, acho q pernilongo, e o local da picada tá bem vermelho, muito inchado e quente. O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  49. Yasmin: é possível que seja necessário o uso de um medicamento no local da picada para amenizar a reação, mas não tenho condições para prescrever pela internet, sem examinar seu filho pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  50. Fui picada por abelha há um tempão atras! Anos! Mas o local frequentemente fica vermelho, inchado e coçando. Será que ficou algo por baixo da pele? Até é possível verificar um ponto vermelho mas cicatrizado.
    Ass. Fatima

    ResponderExcluir
  51. Fátima: não tenho condições para definir o motivo da permanência da lesão neste aconselhamento na internet. É essencial examinar sua pele. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  52. minha filha de 5 anos ela foi picada por uma formiga ou um marimbondo ñn sei o certo e logo em seguida vem uma reação. os olhos dela ficam muito enchados porque?

    ResponderExcluir
  53. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico pela internet. Pode ser que ela seja alérgica à insetos, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  54. no sábado fui picada por uma vespa acho eu, na hora doeu muito e eu desinfetei coloquei gelo e pomada. ficou td bem mas no domingo começou a inchar e hoje 2ª feira tenho o braço todo inchado. será alergia?

    ResponderExcluir
  55. Peço sua compreensão, mas não é possível afirmar se a reação descrita é uma alergia, pela internet, sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  56. Olá, fui picada por um maribondo à alguns meses atrás, depois disso percebi que ao tomar friagem, chuvas, tenho uma reação alergica a esse frio do tipo coceiras, vermelhidão, e inchaço.
    Gostaria de saber se o maribondo é a causa da alergia oa frio

    ResponderExcluir
  57. Não há relação direta entre o marimbondo e a alergia ao frio. Aconselho que procure um médico alergista e peça que a oriente de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  58. Marcela: compreendo sua dificuldade, mas infelizmente não é possível definir a causa e orientar pela internet, sem examinar pessoalmente. Recomendo que procure um oftalmologista para examiná-la e orientar de forma apropriada. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  59. Fui picado por uma formiga com asa ardeu um pouco depois passou e ficou so vermelho por que cossei sera que mesmo assim sou alergico ?

    ResponderExcluir
  60. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia. mas não há como opinar pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia meu filho de 6 anos foi picado por um inseto a mão dele inchou ,ficou vermelha , dei polaramine e passei pomada , no dia seguinte saíram 2 bolhas é normal

    ResponderExcluir
  62. É preciso examinar a lesão para opinar. Contudo, a descrição da bolha sugere que o processo inflamatório não tenha sido debelado. Caso persista, sugiro que entre em contato com seu médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Fui picada por uma formiga, e estão espalhando bolinhas pelo o meu corpo, tem dois dias já, estou passando pomada e tomando anti alérgico mas não passa, devo ir ao hospital?

    ResponderExcluir
  64. Sim. É recomendável que procure um pronto atendimento médico. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  65. Olá fui picada por um marimbondo na nuca passei muito mal começou inchando meu rosto a boca as mãos os pés senti falta d ar e desmaiei a caminho do hospital começei a me tremer fiquei enconciente.. Parecia q eu ia morrer , cheguei ao hospital minha pressão estava baixa tomei muitas injeçoes soro e respirei um pouco com oxigenio. Será q sou alergica?

    ResponderExcluir
  66. O seu relato sugere que tenha sido uma alergia à picada do marimbondo. É aconselhável que procure um alergista para orientá-la adequadamente e prevenir novos episódios. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  67. meu filho foi picado por uma abelha e na mesma hora ocorreu uma reação alergica,coceiras pelo corpo e vermelhidão a picada foi no dedo porem teve inchaço no dedo e orelhas de imediato ele tomou fenergam e outro remedio que nao lembro no soro porem no outro dia apareceram vermelhidoes gostaria de saber se e normal isso pois o medico receitou ploramin 8 dias de 8 em 8 horas

    ResponderExcluir
  68. Mukito: não há como avaliar se a vermelhidão que descreve é normal sem examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que peça ao médico que o atendeu para orientar de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia. Meu filho é alérgico a formiga ele já teve choque anafilatico e foi recomendado a imunoterapia. Não começamos ainda o tratamento . Gostaria de saber se ele pode ter perdido a sensibilização a picada pois ele já foi picado pela formiga de novo e não teve a reação anafilatica o local ficou inchado e vermelho. Pode acontecer de nem sempre ele apresentar a reação? E tem como o teste específico sanguíneo dar um valor baixo e o cutâneo dar o contrário? Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  70. Sabado fui picada por uma abelha europa no dedo mindinho doi muito coca esta hiper inchado
    Esta vermelho nao consigo nem mexelo nao sei se vou ao ps por sectratar de uma picada de abelha mas como tenho alergia tomei histamin mas nao ajudou

    ResponderExcluir
  71. A imunoterapia é a forma mais eficaz para mudar o curso da doença alérgica, porém tem de ter os cuidados necessários para ser instituída. Após sensibilização por um determinado inseto, faz parte do tratamento evitar novo contato, sob o risco de nova reação.
    Gratos pela vista

    ResponderExcluir
  72. Anônimo3/3/14 14:26

    Meu primo levo uma picada de um bicho nao sabemos qual bicho e esta vermelho e quente o que pode ser

    ResponderExcluir
  73. É aconselhável que seu primo procure atendimento médico, pois não é possível fazer diagnóstico e orientar tratamento pela internet. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde. Gostaria de saber se uma pessoa que é alérgica a picada de formiga e teve como reação o choque anafilatico ela corre o risco de sofrer a anafilaxia se ela for picada de novo? E porque ocorre o choque, qual o fator que desencadeia ele além do veneno do inseto,pois tem pessoas que são alergicas mas não sofrem a anafilaxia. Desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  75. Elias: procure atendimento médicopara que possa receber orientação apropriada. Não é possível fazer diagnóstico ou orientar pela internet sem examiná-lo. Gratos pela visita ao Blog da alergia.

    ResponderExcluir
  76. Sim, em caso de nova picada de inseto existe o risco de anafilaxia. Os motivos são vários entre eles predisposição e produção de imunoglobulina especifica para o veneno do inseto.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  77. Bom dia. Levei uma picada de inseto, não consegui descobrir qual inseto seria. (penso que poderia ser de micuim ou pulga) o local ficou bem vermelho inchado e apresentando como um nódulo duro. No dia seguinte apareceu uma íngua que ficou bem inflamada no lado direito da virilha. Fui ao porotno socorro e o médico passou uma injeção anti alérgicva e mandou passar nebacetim. Iosso aconteceu há uns 7 meses. Fiquei com uma mancha escura no local. Bem esses dias começou uma coceira no local, voltou a inflamar coçcar e novamente estou com íngua. Gostaria de saber se é possível ter reação novamente no local pela mesma picada ou se foi muita conscidência uma outra picada no mesmo local.
    obrigada

    ResponderExcluir
  78. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  79. Boa noite, estou muito preocupada pois meu filho de 11 anos disse que pisou em uma abelha.Isso foi a cerca de 36 horas mais ou menos, seu pé ficou mto inchado no dia seguinte e hj a noite esta ainda muito mais inchado.Não consigo visualizar nenhum ferrão e acho que não era abelha pois ele não sente dor, apenas não para de inchar e coça bastante, embora agora a noite ele tenha me dito que não esta mais coçando, mas ainda esta mais inchado que ontem.Seus dedos nem se mechem mais. É preciso leva-lo ao médico.
    Uma amiga me deu loratadina e me disse para lhe dar.Posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  80. Oi eu fui picada por uma abelha ja tem tres dias e minha mao ficou ichada cosando e vermelho e eu nao seu se eu so alergica a picadas de inceto.mi ajude alguem oque eu faço?

    ResponderExcluir
  81. O seu filho precisa ser levado a um setor de pronto atendimento médico. Não é possível orientar tratamento pela internet, sem examiná-lo pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia,

    ResponderExcluir
  82. Para saber se você é alérgica à picada de insetos, procure um médico alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  83. Oi boa noite, sou branco e tenho uma mancha de cor negra enorme no meu braço esquerdo, que começa no ombro e vai ate o começo do antebraço. Essa mancha foi causada por alergia a mosquitos (pernilongos), quando eu tinha uns 6 anos hoje tenho 19 e a mancha não saiu. Queria que meu braço ficasse com a cor normal da minha pele, pois ele tem a cor semelhante a cor de pele de uma pessoa negra, a mancha parece com Vitiligo mais não é pois, só é nessa parte do corpo e ela não cresce ou se espalha por outras partes do corpo. Então queria saber o que é isso e se tem alguma forma que me ajude a remover essa mancha, tou pensando em fazer uma tatuagem por sima será que pode dar algum problema ?

    ResponderExcluir
  84. Lucas: não é possível opinar sobre sua pele sem examinar pessoalmente Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  85. Ola. Fui picada por algum inseto, provavelmente, nos pes e tornozelo. Gostaria de saber o q pode ser pq estah cocando a umas duas semanas ou mais. Ja estou com feridas devido a coceira e incomoda demais por causa disso. Nunca aconteceu isso comigo. Geralmente cocava de 2 a 3 dias. Agora mais de 2 semanas nunca.

    ResponderExcluir
  86. As reações a picada de inseto podem em alguns casos durar vários dias, dependendo do antígeno e da sensibilidade do indivíduo. Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  87. Ola.meu sobrinho Foi picado por algum inseto, nos pes . Gostaria de saber o q pode ser; por que agora depois de uma semana ou mais piorou e a febre não passa e ele se encontra internado e os médicos não sabe o que pode ser e o curioso é que ele vive de tênis e meia o tempo todo ,estamos muito preocupados a primeira vez que ele foi ao hospital ele foi medicado e estava tomando medicação mas não adiantou por isso teve que voltar e o médico achou melhor interna-lo. gostariamos de saber o que pode ter acontecido e se ele corre algum risco e o que seria bom fazermos , estamos muito preocupados.

    ResponderExcluir
  88. O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Não é possível afirmar qual foi o inseto, o que aconteceu e sobre as condutas a serem tomadas, sem examinar pessoalmente o seu sobrinho. Aconselho que exponha suas dúvidas ao alergista que trata dele e peça que oriente a família. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  89. Oi. Levei uma picada de abelha, tirei o ferrão na hora. Foi ontem às 11 da manhã. Agora, às 18:30 da noite meu dedo ainda está enorme, vermelho e duro. Nenhuma reação diferente desta. Mas tomei um comprimido de nimesulida hoje pela manhã e um antihistamínico ( receitado pelo posto de saúde). Continua a mesma coisa! O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  90. Algumas reações podem ocorrer tardiamente na picada de abelha gerando dor e edema importante. Converse com seu médico.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  91. Bom dia. No último dia 07/07 fui picada por abelhas. Estou com 4 picadas, sendo uma na testa, uma no queixo, uma atrás da orelha direita e uma no dedo médio esquerdo. As picadas não tinham ferrão e lavei rapidamente. Estou há 10 dias tomando anti-inflamatório por outro motivo. Porém, no último dia 10/07 (ontem) notei a aparência de uma espécie de nódulo no meu pescoço, do lado direito. Pensei ser uma íngua devido às picadas, mas, um dia depois, percebi que apareceu um exatamente igual em baixo da minha orelha esquerda, local em que não se encontram ínguas, pelo que sei. Isso pode ser uma reação alérgica às picadas? Percebi que elas ainda coçam muito e ainda estão inchadas. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  92. Lívia: infelizmente não posso ajudá-la pela internet, sem examinar sua pele pessoalmente para que seja possível identificar o tipo de lesão em sua pele. Aconselho que procure um pronto atendimento médico. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Ola meu irmão estava jogando bola e foi pegar a bola no mato e disse q varios besourinhos bem pequenos subiram nele e q na hora não causou nada mas depoie começou a coçar todo o seu corpo ele disse q a coceira é tanta q da agonia e ele fica rolando pelo chão. Ele foi no hospital o medico deu duas enjessões e não resolvel. Ja tomou ati-alegico e naw resolvel tambem passou pomada q nae resolvel e de vez enquanto se ve uns besourinhos nele ja passou remedio e nada. O q nelhorou mais foi gelo. O q seria bom fazer caso q coceira não pare?

    ResponderExcluir
  94. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  95. Boa noite meu filho de 4 anos faz tratamento a base de vacina, contra sua alergia a picada de insetos de 7 em 7 dias, mas ja vai p sua terceira dose, ja usou 6 tubos de pomadas a base corticoide, e nao param de nascer essas manchas vermelhas que cocam demais, gostaria de saber, em quanto tempo a vacina comeca a inibir, ou diminiur esses terriveis sintomas ?!

    ResponderExcluir
  96. Luanda: os primeiros frascos da vacina são diluidas, com objetivo de indução ao tratamento. De uma maneira geal, é a à partir do quarto ou quinto frasco que começa a fase de manutenção ou tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. ola meu filho foi picado 2 vezes por varias picadas a 1 vez ele ficou com sintomas de gripe e logo em questao de minutos ele inchou os 2 olhos e mal conseguia ficar em pe estava abobado ,levei ao medico e ele me disse que meu filho estava com a garganta muito inchada ... a 2 vez varias formigas o picou ele começou a torci e chiar enchou o olho ficou meio abobado e chorava muito levei ao medico e fui para casa ele brincou a tarde toda melhorou so que ao chegar a noite ele começou a chiar e ficar cansado ,teve uma febre aulta e que durou ate de madrugada ,ficou completamente muito mais muito vermelho o corpo todo ...fiz o ige de formiga e o resultado foi 8.92 ku/l o que esse relato e o resultado de exame dele quer dizer? obriga

    ResponderExcluir
  98. O seu relato é sugestivo de alergia a picada de formiga e o exame é confirmatório.
    Converse com seu médico alergista ele vai poder instituir a melhor terapêutica possível.

    ResponderExcluir
  99. Ola minha filha foi picada por pernilongo e quando isso acontece fica vermelho e inchado e coça mto e agora ela foi picada no dedo e ela esta reclamando q esta doendo o dedo ele es bem vermelho o que devo fazer. Obrigada

    ResponderExcluir
  100. Luciene: a sua filha deve ser examinada para que possa recber um tratamento adequado. Mas é aconselhável que procure um alergista Caso seja confirmada a alergia a picada de mosquitos, a vacina (imunoterapia) tem excelentes resultados, evitando outros problemas no futuro. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  101. Boa Tarde,
    no início de julho, desde ano, apareceu uma mancha em minha perna que coçava muito. Durante um mês, nada além desta mancha apareceu em meu corpo, porém seu tamanho aumentava com o passar do tempo. No início de agosto começaram a surgir algumas bolinhas muito pequenas, quase imperceptíveis que também coçavam muito, e a medida que eu coçava elas se desenvolviam. Passei betametasona, mas não regularmente e como não estava me incomodando tanto demorei a procurar ajuda médica. Apenas em setembro fui a um dermatologista e assim que viu a mancha ele diagnosticou como picada de inseto e disse que eu estava tendo uma reação alérgica. Ele pediu que eu continuasse com betametasona e receitou hixigine, 2 vezes ao dia. Durante 2 semanas fiz esse tratamento que não adiantou, então tomei 7 dias de antibiótico Fluxocip, conforme ele mandou e fiz um exame de sangue que não acusou nenhuma irregularidade. Eu tinha uma viagem marcada para a Hungria, onde estou agora e assim que cheguei, faltava apenas 1 dia para finalizar os 7 dias do antibiótico, porém minha alergia piorou muuuuito, muito mesmo. Antes haviam cerca de umas 10 bolinhas, só pelas pernas, mas cerca de 3 dias depois que cheguei fiquei com o corpo inteiro empolado e a perna com feridas que cresciam a cada dia. Procurei um médico por aqui, e me foram receitados mais 15 dias de antibióticos, anti fungos, betametasona, antialérgicos e enfim...os resultados não são bons. Estou nesse tratamento a 10 dias e não vejo quase diferença. As feridas começaram a secar um pouco, mas não param de surgir novas bolinhas e a coceira ainda incomoda muito. Estou preocupada com a duração de tudo isso, afinal de contas a picada aconteceu a cerca de 4 meses, a reação demorou a se desencadear e está demorando ainda mais para ser solucionada. Isso é normal? As feridas soltam uma secreção transparente, principalmente a mancha maior onde foi a picada. Não possuo nenhum outro sintoma, nem febre. Não sei mais o que fazer.Volto para o Brasil em 1 semana, lá pretendo procurar meu dermatologista novamente.Mas queria apenas ser tranquilizada sobre o meu quadro.
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  102. Compreendo sua difilculdade por se encontrar no exterior, longe do acesso ao seu médico. Contudo, peço sua compreensão: não é possível julgar seu tratamento ou indicar condutas pela internet, sem examinar sua pele, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. A análise pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e de tratamento, em especial num caso complexo como descreve. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Gleiciane pereira da silva29/11/14 01:53

    Oq fazer minha foi picada por algum inseto mas não sei qual ,a mão dela esta muito inchada e coçando muito e também está quente oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  104. Gleiciane: a sua filha precisa de atendimento médico na forma tradicional em consulta realizada pessoalmente. Não é possível orientar sem examiná-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  105. Olá, gostaria mto da sua ajuda, fui picada por uma formiga a duas semanas, não sabia q era alérgica, o inchaço, a dor e a vermelhidão do local da picada ja passaram mas estou com um inchaço na garganta q não diminui, ja tomei antialérgicos, mas nada adiantou e como jah se passaram 2 semanas os hospitais não tratam mais como emergência, o que eu faço?? Me ajudem por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  106. Amanda: aconselho que procure um(a) médico(a) alergista para confirmar o diagnóstico e orientar a medicação apropriada para seu caso. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. fui picado por uma abelha ah alguns dias e passou 2 semanas inchado nas proximidades da picada isso e normal?

    ResponderExcluir
  108. Daniel: a picada de abelha pode provocar uma reação inflamatória, gerando edema (inchação) localizada, independente da alergia. Mas, não é possível opinar sobre seu caso sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na policlínica geral RJ para examiná-lo e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  109. Ontem fui picada no dedo por um bichinho mas não vi qual pois quando senti a dor, estava apenas a picada com um pouquinho de sangue. Na hora meu dedo inchou e ficou muito vermelho. Hoje, toda minha mão está inchada, dói bastante, coça e está quente, não consigo ficar com a mão para baixo pois a dor se torna mais intensa. O que pode ser? Devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  110. Olá, boa tarde! Meu filho ficou com a mão inchada, bem avermelhada e quente. Estou preocupada, principalmente pq não vi qual inseto o picou! O q me indica por gentileza?

    ResponderExcluir
  111. Débora e anônimo: como não foi confirmado o tipo de inseto que provocou a reação, a conduta mais adequada é buscar atendimento médico para que o local seja examinado . As reações decorrentes da picada de insetos nem sempre é alérgica. A reação no local pode resultar da ação do veneno na pele. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. boa ttarde levei uma picada de marimbondo pois tomei duas injeçao ontem mas hoje acordei com a buchecha inchada quero saber se demora muito a sair a inchaçao

    ResponderExcluir
  113. Yago: o tempo para que a reação e o edema (inchação) desapareça varia de acordo com o tipo, local da picada e gravidade da reação. Por isso, não é possível responder sua pergunta sem examinar você pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Estou com calombos nas pernas que estão inchado, quentes e vermelhos ,fui ao médico e ele me passou cefalexina por 7 dias,já estou tomando a dois dias e ainda está quente e vermelhos e parece que está se espalhando o que faço volto ao médico ou tomo os 7dias de remédios esta inchadoe doendo?

    ResponderExcluir
  115. Boa noite. É complicado orientar a respeito de lesões na pele sem vê-las. Se as lesões estão aumentando em tamanho ou quantidade, ou haja dúvida a respeito da medicação, procure o atendimento médico, para que você possa ser orientado(a). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  116. Meu filho tem 7 ano e é uma criança especial.... Ele pisou num formigueiro faz 6 dias.... Levou 28 picadas no pé... Demos anti-histamínico, corticóide oral e pomada. As lesões já estão bem sequinhas, só que ele está chorando muito... Toda vez que toma uma picada de formiga, alguns dias depois se mostra muito incomodaddo.... Pode ter alguma relação com as picadas? Por quanto tempo o veneno fica no corpo?

    ResponderExcluir
  117. Daniela: sinto muito, mas não é possível prever o tempo para melhora da alergia do seu filho sem saber o tipo e a gravidade da reação, o tipo de tratamento feito (você não mencionou o nome dos medicamentos, a dose e o tempo de uso) e sem examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico e peça nova avaliação e orientação de tratamento. Contamos com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. Eu fui picado por uma aranha transparente esta inchado e ardendo oque fasso?

    ResponderExcluir
  119. Eduardo: é aconselhável que procure atendimento médico Não é possível avaliar o caso ou tratar pela internet. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  120. Oi bom dia, hoje de manhã, eu estava revirando o lixo daqui de casa procurando por uma sandália do meu filho que tinha sumido, e sentir uma picada no meu braço e olhei para ver o que era e vi um pequeno bem pequeno inseto preto, passei a mão imediatamente e matei e depois criou um pequeno caroço e então cocei e apertei para ver se saia alguma coisa e já se passaram quase 24 horas e o local agora está doendo e com inchaço, o que será que deve ter me picado?

    ResponderExcluir
  121. Como não foi confirmado o tipo de inseto que provocou a reação, a conduta mais adequada é buscar atendimento médico para que o local seja examinado . As reações decorrentes da picada de insetos nem sempre são alérgicas. A reação no local pode resultar da ação do veneno na pele. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. Anônimo2/7/15 01:20

    Oi fui picada por uma abelha italiana na noite do dia 01/07. A picada foi no início do dedo próximo a unha, mais o vermelhidão e o inchaço se espalhou por quase toda mão , no dedo picado e em mais dois dedos. Só to conseguindo mexer o indicador e o polegar. Já tive outras três experiências com picadas desse tipo de abelha duas quando criança e uma quando jovem, os sintomas que descrevi sempre se espalham além da picada e duram em torno de 5 dias pra desaparecer. Tomei antialérgico Decatron no hospital mais pareceu não fazer efeito. Estou tomando pressiona e passando pisorex no local. A minha pergunta é devido a minha reação ser um pouco mais intensa e já ter histórico de outras picadas corro o risco de numa próxima evoluir para uma caso mais grave como uma alergia ao veneno levando a um choque anafilático? E o que posso fazer para aliviar esses sintomas tem algum tipo de injeção nos hospitais que sejam mais eficazes? Agradeço.

    ResponderExcluir
  123. O seu relato não deixa claro que a reação à picada de abelhas seja causado por alergia. Por isso, o melhor caminho é buscar um especialista ppara orientar de forma adequada e segura. Como diz o ditado popular, "Prevenir é melhor do que remediar". Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor público: “Localize um especialista”. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Meu filho de 3 anos foi picado no dedo indicador por um insecto (não vi bem o que foi) na hora ficou inchado, vermelho e quente. Desinfectei e coloquei gelo, passado mais ou menos uma hora estava tudo normal. Hoje 32 horas depois da picada voltou a ficar vermelho, inchado. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  125. Oi, acabei de ser picada por uma abelha e estou desesperada. Já li em vários sites mas não entendi nada. Eu tenho medo de ter uma reação alérgica. Mas só dói onde a abelha picou, e ela deixou uma coisa quando me picou, mas eu arranquei com tudo. Não está doendo muito, já tem uns 40 minutos. Esta um pouco inchado, e não está vermelho nem quente. Mas mesmo assim estou apavorada, estou tendo alguma reação? O fato de não doer e não apresentar vermelhidão ou sensação de queimação é pior? Por favor..

    ResponderExcluir
  126. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à picada da abelha. Mas, não é possível opinar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure atendimento médico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Ana Domingues: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia. A inchação pode ser sinal de reação tardia inflamatória à picada do inseto. Aconselho que leve seu filho ao pediatra para que seja examinado e orientada a melhor conduta para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  128. Fui picada por uma abelha e removi o ferrão, porém após uns dias percebi que minha pele passou a ficar muito sensível e começou a aparecer umas erupções de bolinhas, essas bolinhas incham e ficam vermelha. Já tomei vários antialergicos e nada funciona, o pior é que agora coçam e estam mais espalhadas. O mais estranho é que essas bolinhas somem e minha pele fica com aparência normal como se nada tivesse acontecido. Tirei fotos pra mostrar para o médico, mas estou muito incomodada. Muito ruim isso.

    ResponderExcluir
  129. Tamyres: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à picada de abelha. Mas, não posso avliar neste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Anônimo7/8/15 01:05

    Olá, sou Nathalya e tenho 16 anos, fui picada por uma abelha, e meu dedo inchou, ficou adormecido, qualquer toque dói, não consigo movimentá-lo, metade de minha mão ficou vermelha e sinto que está quente, ouvi de muitos que pode ser alergia, mas queria saber se pode ser isso mesmo e como faço pra curar, pois amanhã é meu aniversário e não quero estar assim:/

    ResponderExcluir
  131. Nathalya: sinto muito, mas não podemos ajudá-la O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: é proibido medicar ou indicar nomes de remédios pela internet. É essencial examinar opessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico, Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. No meu caso,penso que algum insecto mordeu e eu n reparei ou ent estava a dormir e a reacção foi tardia e só apareceu agora.Sinto uma dor ligeira,uma ligeira vermelhidao e custa um pouco a mexer o dedo,mas hoje ta melhor.Tenho posto vinagre que dizem por aqui que é bom e pomada para picadas chamada Systral. Espero que passe rápido assim como nos casos das outras pessoas aqui ;))

    ResponderExcluir
  133. Andreia, o seu relato não sugere que não tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à picada de inseto. Contudo, não é possível afirmar sem examiná-la. Aconselho que, se não obtiver melhora, procure atendimento médico tradicional, na forma de consulta médica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Eu sofro diariamente com essas reações alérgicas .. seu alérgica a formigas, abelhas e etc..meu corpo coça todo, é agoniante isso... o q faço? Alguem mim explique...

    ResponderExcluir
  135. Alguns tipos de alergias a insetos podem ser controladas com vacinas específicas. Mas, não é possível opinar sobre seu caso pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente Aconselho que procure um(a) alergista para orientar de forma adeqquada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. Fui picada por um carrapato e dentro de uns dois dias notei que apareceu uma ingua na minha virilha, será que tem alguma relaçao com a picada?

    ResponderExcluir
  137. Não sei. É preciso examinar para afirmar se há uma relação com a picada do carrapato. Aconselho que procure atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. ao acordar sabado, sentia forte dores no braço direito, e uma ingua debaixo do mesmmo, reparei entao que algum inseto tinha me picado perto do dedo polegar pois havia uma mancha avermelhada, entao passei o resto do dia com a mao e o braço muito doloridos, bebi anti alergicos, e remedio pra tirar dores mais de nada adiantou,e hoje segunda sinto uma ardencia muito forte e incomodante no lugar da picada, isso pode ser algo serio?

    ResponderExcluir
  139. O seu relato não sugere que não tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à picada de inseto. Contudo, não é possível afirmar ou avaliar a gravidade do caso, sem examinar pessoalmente. Aconselho que, se não obtiver melhora, procure atendimento médico tradicional, na forma de consulta médica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Algo me picou não sei o que foi, mas as redondezas do local onde foi a picada ta inchado e onde foi a picada também. No caso parece que foram duas uma no lado esquerdo e outra no lado direito do pé e ambos os locais ficaram com uma pinta vermelha (acho eu q são duas picadas). Vocês teriam alguma noção do que possa ser?

    ResponderExcluir
  141. Matheus: os dados que envia em seu relato não são suficientes para que se possa fazer um diagnóstico sobre seu caso. Aconselho que procure um (a) alergista, na forma de uma consulta presencial. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Fui picada não sei direito, pensei que fosse por uma abelha, mais depois tava echado quente e suando ao redor da picada fiquei preucupada, mais passou de sair o liquido agora tá roxo, fui ao hospital mais não tinha atendiment médico

    ResponderExcluir
  143. Sinto muito, mas não poderei te ajudar sem examiná-la. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um setor de pronto atendimento Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  144. bom dia minha filha foi picada por um marimbondo e passou uns minutinhos ela desmaio teve uma convulçao o que fazer

    ResponderExcluir
  145. Adriana: infelizmente não tenho condições para ajudá-la. Sua filha precisa de atendimento médico pessoalmente. Não é possível avaliar seu caso pela internet. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  146. Boa noite,
    Minha filha tem 1 ano e 10 meses e começou a fazer careta mexendo na mãozinha fui olhar a mão dela estava muito inchada com uma cor roxa avermelhada e o local estava duro,então imaginei que fosse uma picada de pernilongo igual da outra vez mas percebi que essa é diferente de uma picada de pernilongo no local agora tem um carocinho duro e ela continua a se quixar e a coçar. Estou pensando em lava-la ao PS mas tenho receio que o médico não dê muita importância e empurre remédio nela (temos convênio) então gostaria de uma segunda opnião ou se alguém sabe dizer o que é.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  147. Sinto muito, mas não posso ajudar. Para opinar, é preciso examinar sua filha. Avaliar pela internet pode gerar erro.Sugiro que entre em contato com o(a) pediatra que trata dela e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  148. Dr. ás vezes meus lábios incham do nada, já fiz todos os exames de alergia, cutâneo e d sangue, no de sangue deu que tenho alergia a poeira e fungo, meus lábios as vezes incha do nada, de uma hora p outra. Será que foi por causa de algum alimento?

    ResponderExcluir
  149. Olá Jade, boa tarde. Definir a causa do seu inchaço sem examiná-la ou conversar pessoalmente com você, não é possível. O que podemos lhe orientar é que continue a investigação com um especialista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  150. Bom dia! Meu marido foi picado por um inseto não identificado n canela. O local ficou a bolinha da picada bem vermelho, inchado e carne ficou toda dura em toda região da canela! Será que é uma reação que precise ir ao medico? Ou passa com um tempo?

    ResponderExcluir
  151. Boa noite. Não é possível opinar sobre lesões cutâneas sem examina-las. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  152. Olá fui picada por um inseto não indentificado na região da barriga pela dor acho que foi escorpião, isso já faz mais de 25 anos eu ainda era criança. Daí ficou uma coceira insuportável no local. É agora ta pior parece que está se espalhando, ta coçando muito o local estou preocupada. Isso ainda pode ser o veneno do inseto depois de tantos anos? Me ajudem o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  153. Manu: é improvável que a reação atual seja uma consequência do veneno do inseto de uma picada ocorrida há mais de 25 anos. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente, uma vez que não é possível orientar sem examinar você. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  154. Oi,sábado fui picada por uma abelha no pé. na escola,e quando acordei domingo o meu pé estava inchado,vermelho e coçando,gostaria de saber oq posso fazer?e se é grave?

    ResponderExcluir
  155. Stefani: O parecer que solicita não pode ser feito pela internet. Para dizer se a reação ocorrida à picada da abelha é grave, é preciso examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um local de pronto atendimento médico próximo de sua residência. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  156. Olá, meu nome é Juarez e gostaria de saber oque tem pra me fala sobre uma alergia que minha sobrinha, minha irmã e eu temos. Ela se parece muito com a calor mais esta mais para mudanças de temperatura. Exemplo se eu estou parado e começo a correr meu corpo fica todo vermelho coçando muito e fica quente, algumas vezes ele imporá e fica todo empolado. Porém se eu tiver correndo e tomo um banho frio acontece os mesmos sintomas. Já fui no médico e ele disse que poderia ser algo que eu comi. Bebo poloramini, histamina e zina mais tenho que alternar pq depois de um tempo eles perdem o efeito.

    ResponderExcluir
  157. Boa tarde. Me chamo Allini, fui picada por uma abelha no domingo. Tirei o ferrão com a unha pq no momento não tinha acesso a outra coisa. Depois senti muito enjoo, dor de cabeça bem forte e o corpo meio mole. Meus pais passaram alcool no local e eu tomei um antialergico. Porém o hoje (terça) a mancha está maior quase uns 15 cm, bem vermelha e coçando bastante. Eu lavo com sabonete e passo pomada diprogenta varias vezes e tomo antialergico uma vez por dia. Coloco gelo uma a duas vezes por dia e nada. Pode ser alergia? Continuo colocando gelo? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  158. eu ja fui picado por abelha marimbondo vários tipos de formigas e uma vez por aranha e não tive reações apenas uma dorzinha no local da picada e um caroço no local pequeno um pouco de ardência tambem no caso da abelha e marimbondo mais so isso no caso da aranha só dor local vermelhidão nada mais nenhuma reação do tipo vomito febre isto quer dizer que não sou alérgico ? a empresa que eu estou a entrar pediu teste o exame de sangue de picadas qual e a chance de sucesso no meu caso ?

    ResponderExcluir
  159. Alini: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas você precisa ser examinada. Recomendo que procure atendimento médico para que seja avaliada. Só assim será possível conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  160. Juarez: o seu relato sugere que possa ser uma urticária física, mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar pessoalmente.
    Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Por favor, para que possamos orientá-lo, peço que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail,com e informe o nome do teste sobre o qual deseja as informações. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  162. Oi minha mão esta toda escura como roxos como se tivesse batido ou estourado alguma veia, ou manchado com limão e em cima de uma veia tem uma bolinha de bicada de algum inseto,é o que aparenta ser. Ja tem 4 semanas, no inicio ardia e ficou vermelha,agora esta assim.
    Fui no dermatologista nao soube dizer,disse que possa ser algum bicho que picou.

    ResponderExcluir
  163. Thamy: O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Olá, fui picada por uma formiga preta na segunda feira, doeu na hora ardeu um pouco tbm e deu coceira e deu tbm um carocinho q agr esta escuro. Na quarta iu quinta talvez comecei a ter umas dores na barriga, pensei ser gases ent tomei um comprimido de antigases mais não resolveu mta coisa a dor continuou , logo em seguida comecei a ter diarréia, tudo q eu comia ou bebia eu tinha q ir pro banheiro logo em seguida , hj é domingo e ainda nao melhorei os sintomas são os mesmos. Nao sei se oq esta acontecendo cmg é por causa da picada, mais eu pensei pq nao ?! Isso nunca aconteceu antes. Espero que me ajudem!

    ResponderExcluir
  165. Bom dia...eu fui picada por um bicho,eu fui ao médico e ele me receitou anti inflamatórios e anti alérgico. Tomei conforme fui orientada,porém ja se passou mais de uma semana do dia da picada e meu pé ainda esta inchado e ainda doe. Fui a outros dois médicos,a segunda me falou que eu tenho ma circulação a outra falou que é da picada. Eu quero saber o que eu faço,porque eu não consigo ir trabalhar e os médicos não me dam atestado! Podem me esclarecer,obrigada@

    ResponderExcluir
  166. Os sintomas que descreve em seu relato não sugerem que possa ser uma alergia à picada de inseto. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  167. Sinto muito, mas não posso ajudar. Se você foi picada por um "bicho" desconhecido, foi medicada e não teve melhora, é preciso examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  168. Anônimo3/1/16 21:25

    Fui picado por uma formiga já se passaram nove dias e o braço contínua doendo muito, tenho duas bolhas vermelhas que cossa muito, estou tomando antialérgico, passando pomada polaramine e colocando gelo mas ainda contínua doendo. Tenho risco de ter ainda uma reação alérgica grave.

    ResponderExcluir
  169. Se a medicação não está resolvendo e o incômodo gerado pela picada do inseto continua, é recomendável que procure atendimento médico. Não é possível avaliar seu caso sem examinar você pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Boa tarde!
    Fui picada por uma abelha faz dez dias. No dia da picada, o local ficou quente e dolorido. No dia seguinte, desapareceram os sintomas. Dez dias depois, apareceu uma urticária intensa q já perdura por 4 dias. Pode acontecer essa reação tardia à picada da abelha?

    ResponderExcluir
  171. Bom dia! Semana passada estive em um sítio afastado da região metropolitana de SP. Estava tudo indo bem, estava sentada no sofá assistindo tv quando senti um incômodo na perna, quando olhei um marimbondo estava em cima e já havia me picada, bati a mão nele por puro impulso, ele saiu e ai a dor começou, a picada inchou na hora e apliquei compressa gelada assim a dor e o inchaço foram embora.
    O problema veio quase doze horas depois, tive diarréia e vomitei tudo que tinha no estômago. Achei que tivesse sido algo que comi, mas depois lembrei da picada. Gostaria de saber se pode ter alguma relação ou teria dado alguma reação alérgica logo após a picada?
    Obrigada, aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  172. Boa noite a 9 dias fui picada por Um inseto voador eu não vi só senti a picada no braço. Dói um pouco ao tipo de movimento que faço. Isso é normal depois de quase 10 dias.

    ResponderExcluir
  173. A maioria das reações a picada de insetos é leve, provocando coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias. Uma reação tardia pode desencadear febre, urticária, dor nas articulações e inchaço nas glândulas. Leia mais sobre este tema no portal da SBD: http://www.sbd.org.br/orientacoes/picada-de-insetos/
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  174. Boa tarde. Esses sintomas gastrointestinais que ocorreram provavelmente não tiveram relação com a picada, visto que quando esses sintomas acontecem por causa de venenos de inseto, são constituintes de um quadro anafilático, que normalmente não leva tanto tempo para o inicio dos sinstomas. Procure um(a) alergologista para orientar-lhe. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  175. Boa tarde. Reações à picadas de inseto não costumam durar 10 dias. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  176. Tomei uma ferruada de marimbodo na testa meu rosto inchou tudo por uma semana

    ResponderExcluir
  177. Olá tomei ferruada de marimbodo na testa e estou com o ferrão ainda será ke e perigoso se eu tomar outra ferruada

    ResponderExcluir
  178. Bom dia Claudio. A orientação que podemos lhe dar é: procure atendimento médico! Não temos como opinar sobre lesões que não examinamos. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  179. Olá boa tarde sou alergico a dipirona sódica um dia tomei saiu umas bolas pelo meu corpo todo cocava muito suei bastante ea garganta dava sensação de trancada será que foi um choque anafilatico

    ResponderExcluir
  180. Claudio: O seu relato não sugere que tenha ocorrido um choque anafilático. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo de forma adequada, esclarecer suas dúvidas e evitar novos episódios de alergia. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  181. Sou alergico se eu tomar três ferroadas de abelhas e perigoso pois onde eu moro e muito quente nesse tempo e eu uso um perfume de cheiro doce

    ResponderExcluir
  182. Boa tarde. Acordei e estava com 15 bolinhas espalhadas pelo braço. Não estavam coçando mas nitidamente parecem picadinhas. Quando fui tomar banho encontrei mais 2 na barriga e 3 nas costas. Como tenho cachorro em casa fiquei com receio de ser pulga. Minha pergunta é a seguinte: se for pulga ela não pegaria meu marido tb? Obrigada

    ResponderExcluir
  183. Claudio: você necessita um tratamento específico para picada de abelhas. Além disso, será orientado sobre medidas de prevenção e sobre uso da adrenalina auto-injetável. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Nininhah: cada pessoa tem uma maneira individualizada para reagir à picada de insetos. Algumas pessoas têm reações mais intensas do que outras. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  185. Fui na praia no Domingo e fui picada na coxa por um inseto que me deixou um ferrão. Não sei dizer se era abelha ou vespa. Na hora doeu um pouco e ficou inchado. Tirei o ferrão na hora mesmo e continuei na praia.
    Nao senti mais dor nenhuma e só mais a noite lavei o local com água e sabão.
    Na terça feira a área começou a ficar vermelha em volta da picada. Não sinto coceira. Ontem comprei polraramine e passei. Parece que na hora a vermelhidão passou e hoje ainda continua igual, e continuo sem coceira. Estava com uma ingua na axila na segunda porém já passou.
    Quanto tempo a vermelhidão demora pra sarar? Irei pra praia nesse final de semana. Se eu tomar sol no local ficará a mancha?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  186. Anônimo5/2/16 12:35

    olá boa tarde o meu filho a uma semana a trás apareceu com umas borbulhas vermelhas no corpo todo tem muita comichão esta quarta feira tive uma consulta com ele foi visto pela medica,a medica afirmou que ele tinha sido picado pelo insecto que fez reação alérgica na quinta começou com febre hoje que e sexta ainda esta com febre eu suspeito que ele foi picado por uma aranha normal não muito venenosa porque quando alevantei o colchão dele tinha 2 aranhas agarradas ao estrado cama do meu filho,o meu filhote tem 2 anos gostaria saber se e alguma coisa grave

    ResponderExcluir
  187. Carol: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia. A dor no local, inchaço (edema) e avermelhamento podem ocorrer nos casos de picada de abelha ou de vespa. O inchaço pode aumentar nos dias seguintes à picada mas costuma involuir e desaparecer espontaneamente. Evite exposição demorada ao sol. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. As picadas de aranhas variam de acordo com o tipo de aranha. Por isso, o ideal é coletar e levar o espécime ao médico. No caso de aranhas inofensivas, a reação é incômoda mas tende a desparecer em alguns dias. É importante que siga as orientações dadas pela médica que atendeu seu filho. Se não melhorar ou surgirem novos sintomas, é aconselhável procurar um pronto atendimento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  189. Olá,sou mãe de duas filhas e ambas tem alergia a picada de inseto, sempre no período de muriçocas elas ficavam todas cheias de bolinhas vermelhas, quentes, inchavam, e tinha até pus, sempre ia no dermatologista e aplicava pomadas loções a base de úreia, mertiolate, etc. Resultado a minha filha mais velha depois dos 7 anos não apresentou mais a alergia,agora a caçula coitadinha até hoje com 11 anos tem alergia muito forte , hj mesmo está com as pernas cheia de feridas com pus e tem até febre e sempre é no período de muriçocas. Gostaria de saber se tem injeção para melhorar, pq os demartologistas daqui só passam pomadas que resolvem no momento e depois volta tudo de novo e ela tomou muito antialergico com corticoide o que a fez engordar muito. Como mãe isso me aflinge bastante pois ela sofre muito. Por favor me ajude com um melhor resultado, sei que nãopode fazer muito sem ver o paciente mas moro muito longe no interior do rn numa cidadezinha de 8000 mil habitantes. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  190. A alergia a picada de inseto pode ser tratada com vacinas específicas orientadas pelo(a) alergista, com ótimos resultados no controle desta doença alérgica. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  191. Ontem meu esposo foi picado por uma abelha na palma da mão, e em questão de minutos ele ficou com o rosto os braços e as pernas todo inchado, e coçando muito, pensei q nao fosse mais sair, fomos ao hospan e la ele tomou uma injeção como nome de fenergan, e aos poucos foi sarando o inchaço do rosto e corpo, porém a mão dele ainda está muito inchada, teria como me indicar um remédio pra ele tomar??

    ResponderExcluir
  192. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. O seu esposo deve procurar atendimento médico pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  193. Fui picada por algum inseto, a dois dias atrás, no local da picada está inchada e ficando com pus, o que eu posso fazer algum tratamento caseiro? ou procurar um médico?

    ResponderExcluir
  194. Minnha filha foi picada por marinbondo a 5 dias ja.. já desinchou.. mas agora o local ta roxo é normal?? Ela é bem branquinha a pele dela

    ResponderExcluir
  195. Nath Camila e Kevin: recomendo que procurem atendimento médico. Não é possível avaliar uma lesão sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a compreensão e agradeço a participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. Linda: se sua filha foi picada por marimbondo há 5 dias mas persiste uma lesão, recomendo que procure atendimento médico. Não é possível avaliar uma lesão sem examinar pessoalmente a sua filha. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a compreensão e agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Meu filho de 1 ano tomou uma picada de abelha no dedo como posso saber como ele tem alergia ou Não quais reações são mais frequentes

    ResponderExcluir
  198. Minha filha foi picada por uma abelha na quarta de manhã não apresentou nada demais. Porém na sexta feira o local estava inchado e vermelho fui à farmácia e indicaram um antialérgico Histamim e uma pomada promergam. O local não está mais inchado, não doi mais ainda está um pouco avermelhado. É normal?????

    ResponderExcluir
  199. Leila: é normal que a picada de uma abelha provoque dor, irritação e edema no local da aplicação. Mas no caso da alergia, a reação é mais intensa e se acompanha de sintomas à distância como por exemplo: placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada, mal estar, ansiedade, dificuldade para respirar, sintomas cardiovasculares, etc. de acordo com a gravidade em cada caso. Aconselho que eve seu filho a um(a) alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno