31 agosto 2008

Parece asma, mas não é

pulmões
Uma pessoa com crises de tosse, chiado, cansaço e falta de ar tem asma?

É provável, mas

é preciso diferenciar de outras doenças que podem se confundir com a asma.

Bronquite Crônica

É comum que as pessoas perguntem se asma e bronquite são a mesma doença. Na verdade, o que contribui para esta confusão é o fato da asma ser chamada também de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite. Estes nomes foram incorporados à asma pois assustam menos e são vistos com menos preconceito. Mas, existe uma doença chamada de Bronquite Crônica, que não tem causa alérgica e que se manifesta por tosse, em geral com catarro, sendo o cigarro o maior causador da doença. Outras causas são: poluição, gases químicos irritantes e infecções por bactérias ou vírus. Deve-se suspeitar no caso de expectoração na maioria dos dias de 3 ou mais meses do ano, durante 2 anos consecutivos. É classificada como uma DPOC: doença pulmonar obstrutiva crônica. A bronquite crônica se caracteriza por uma produção excessiva de muco na via respiratória, causando tosse repetidamente sempre com eliminação de catarro, com piora matutina, ao se levantar e à noite. É comum que não seja valorizada no início, sendo rotulada como uma tosse “normal” do fumante, mas, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais intensa, surgindo infecções respiratórias repetidas.
A doença tende a ser mais grave quanto mais cedo a pessoa começar a fumar. Da mesma forma influi também quanto tempo fumou e o número de cigarros fumados diariamente.

Contudo, mesmo as pessoas que nunca fumaram, mas que vivem ou trabalham com fumantes, também estão em perigo de contrair a doença.


Enfisema Pulmonar

O enfisema pulmonar resulta da agressão contínua e repetida dos pulmões e se acompanha de um comprometimento mais profundo, atingindo os alvéolos pulmonares e resultando na redução da capacidade respiratória.
O sintoma principal do enfisematoso é a falta de ar, fazendo com que a pessoa se canse aos mínimos esforços, como por exemplo, ao se vestir ou tomar banho. Em geral são pacientes emagrecidos, de aspecto cansado, com tórax aumentado de tamanho, assemelhando-se a um barril: é o chamado “tórax em tonel”. A tosse e a expectoração nem sempre são evidentes. A causa mais comum é o tabagismo, mas citam-se outros fatores, como por exemplo, gases industriais e infecções respiratórias. Assim como a bronquite crônica, o enfisema também é classificado como uma DPOC: doença pulmonar obstrutiva crônica.

Asma Cardíaca

As pessoas portadoras de asma cardíaca têm crises abruptas de falta de ar, em geral à noite, muitas vezes confundidas com a asma brônquica, mas se diferencia por se acompanhar de outras doenças do coração, hipertensão arterial, batimentos cardíacos acelerados e ritmo de galope (batimentos cardíacos em três tempos, assemelhando-se ao barulho de um cavalo a galope).


Parece fácil?
Não, nem sempre é fácil distinguir as doenças, pois em alguns casos elas se misturam. Por exemplo, uma asma brônquica pode ocorrer em uma pessoa cardíaca. Ou, um paciente com asma pode evoluir com um enfisema. Cabe a médico analisar cada caso, realizando uma análise clínica cuidadosa e criteriosa a fim de solucionar o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada para cada paciente.





Não fume e não permita que fumem junto de você

9 Dê sua opinião:

Aninha Pontes disse...

Interessante a matéria.
Acabei de mostra para o meu filho.
Acho que o caso dele se encaixa.
Mais uma vez parabéns, a matéria nos ajuda muito.
Um abraço.

Equipe PGRJ disse...

Aninha: obrigado pelo comentário. Aceitamos sugestões de temas. Abraços a todos e ao Erick.

joseildo disse...

Se eu não fosse caminoneiro eu seria Medico; nos temos uma missão importante ajudar ao proximo eu agradesso a deus todos os dias que vivo por existir os medico que faz con carinho sua profição, eu viajo muito e sofro com sinuzite renite etc. porque durmo dentro da cabime do meu caminhão. sempre que chego de viaje passo no medico e fico muito feliz quando ele me escuta falar dos meu sintoma, e faz a receita ou me medica um remedio. gostaria de agradesr a vocês medicos. adorei esse brogue achei hoje por sorte.

joseildo disse...

Boa noite. eu tenho sinuzite e renite, estou sempre indo ao medico e consultalo. aqui encontre a resposta que procurava sobre a sinuzite. sou camioneiro e estou esposto a todo tipo de clima poeira sou mais afetado eu acho. muito obrigado por esse espaço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado Joseildo, por seu depoimento. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor para ajudá-lo a combater sua alergia.

Anônimo disse...

Olá. Ajudaram-me muito, pois me foi diagnosticado asma e a devida medicaçâo e comtinuo com faltas de ar, sempre à noite e com o ritmo cardiaco acelarado. Muito obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos seu depoimento. Aproveitamos a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

tales milker disse...

A asma pode evoluir para um enfisema pulmonar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A asma e o enfisema (DPOC) eram tradicionalmente estudados separadamente. Mas hoje se sabe que estas duas doenças têm muitas características em comum. Tanto a asma como a DPOC são caracterizadas pela inflamação crônica e remodelamento da via respiratória. Algumas formas da asma podem ter apresentações clínicas e respostas ao tratamento semelhantes aos da DPOC. Da mesma forma, portadores de DPOC podem e comportar como asmáticos. Por isso, hoje se defende a ideia que em alguns casos pode haver sobreposição ("overlap") das duas doenças. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...