10 agosto 2008

Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento














Caminhar é uma das atividades mais naturais do ser humano. Ao se tornar um bípede, o homem ganhou degraus em sua evolução. Não sei se é verdade, mas dizem que caminhar com dois pés gasta menos energia do que como um quadrúpede.

Os anos se passaram, o progresso foi chegando e a vida se tornando mais confortável. Das carroças aos automóveis foi um pulo. E assim foi se instalando a vida moderna, atarefada, corrida, tempo contado nos dedos. O homem retornou à locomoção “quadrúpede”, mas desta vez com 4 rodas.

Com a informatização crescente, o computador trouxe o trabalho para dentro da vida de todos. É claro que trouxe diversão, também, porém cada vez mais, sentados. De mau hábito em mau hábito, o fato é que hoje pouco se caminha.

Mas, para trabalhar bem e viver melhor, com mais saúde, é a atividade física que faz a diferença. E, caminhar, convenhamos, pode ser uma boa forma de retomar o pique! Não há necessidade de academias, aparelhos, ou seja, custos baixos, mas grandes lucros.

Cada vez mais se conhece o benefício da atividade física e das caminhadas. No caso das pessoas portadoras de alergia respiratória, como a asma e a rinite alérgica, nem se fala: caminhar é uma atividade saudável e benéfica à saúde.

Caminhar também é indicado em outras condições: ajuda a perder peso, melhora o condicionamento cardiovascular, fortalece ossos, aumenta taxas do bom colesterol, sendo benéfico para idosos e no tratamento de diversas doenças crônicas. Então, vamos começar?

Seguem algumas dicas:

Antes de começar a atividade física:

- Converse com seu médico e peça que avalie sua capacidade física.
- Se você tem asma, é importante avaliar o grau de controle da doença e a sua capacidade para tolerar esforços físicos. Peça ao médico que oriente a medicação prévia, caso necessário.
- Escolha sapatos confortáveis – de preferência tênis, já que há uma tendência em inchar os pés. Tênis com solado flexível, salto baixo e amortecimento no calcanhar são mais indicados.
- Prefira roupas de tecido de algodão, folgadas, sem elásticos apertados
- Antes de caminhar, faça uma refeição leve e saudável. Evite exageros: não caminhe de estômago vazio e nem após refeições copiosas.
- Beba água: hidratação é fundamental, antes, durante e após o exercício.

- Alongue-se antes de iniciar o trajeto. Por exemplo: entrelace os dedos e eleve as palmas das mãos juntas para cima. Eleve os calcanhares durante o exercício. Depois, separe as pernas e desça com as mãos em direção ao chão. Deixe seu corpo relaxar completamente. Não é necessário tocar o chão.

Durante a caminhada:

- Procure caminhar tranqüilo, procurando seu próprio ritmo.
- Mantenha postura ereta, mas com o corpo relaxado.
Olhe na linha do horizonte. Não caminhe encurvado, olhando para baixo ou para os lados. Deixe que os braços balancem de forma natural. - Inspire sempre pelo nariz, pois é ele o órgão responsável pela limpeza e filtração do ar ambiente. Expire pela boca.
- Durante a inspiração, encha a barriga lentamente e durante a expiração, encolha a barriga.
- Caminhar com companhia é bom, pois estimula o hábito, mas evite falar durante o trajeto.

Após a caminhada

- Procure relaxar e repita os exercícios de alongamento.
- Mantenha o hábito com regularidade, se possível, 3 a 4 vezes na semana. Não adianta caminhar quilômetros nos sábados e domingos e passar dias o resto da semana sem atividade.
- Se o tempo é curto, aposente o carro e caminhe. Ao usar ônibus, procure descer 2 a 3 pontos antes e complete o percurso a pé.

A doença não pode ser desculpa para não ter atividade física.


Tratando de forma adequada, é possível ter uma vida saudável.
smile

4 Dê sua opinião:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio.
Um abraço desde Portugal

Carlos Emerson Jr. disse...

Gostei. A caminhar é natural e não custa nada, além de fazer muito bem.
Também recomendo.

Equipe PGRJ disse...

Obrigado, amigos. O Blog da Alergia procura abordar temas que interessem ao público, que possam orientar condutas e contribuir por uma vida melhor às pessoas portadoras de doenças alérgicas. Agradeço a visita - voltem sempre.

Rosa Silvestre disse...

Parabéns por mais este excelente artigo.
Bjinhos do CRIANCICES, RS.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...