07 abril 2008

Espirros, comichão e tosse permanente…


Será que o seu filho sofre de rinite alérgica?


Aquele comichão irritante no nariz. O seu filho de boca aberta porque não consegue respirar. O nariz está constantemente obstruído ou com coriza. Os espirros se repetem em sua casa. Será que o seu filho tem rinite alérgica?

Sintomas devem ser valorizados

Para reconhecer a rinite alérgica, é importante que os pais estejam atentos aos possíveis sintomas. “Crianças que estão constantemente com coriza, nariz molhado e coçando. Estão, muitas vezes, com a boca aberta porque não conseguem respirar e coçam os olhos. A tosse noturna é um quadro permanente. Começa a ser rara a noite em que a criança dorme bem e, de manhã, acorda mais cansada do que quando se deitou. O passo seguinte mais adequado é uma visita ao médico para saber o que se passa com a criança.
A rinite alérgica tem a particularidade de ser o principal fator de risco para o aparecimento da asma brônquica, pois o nariz e os pulmões são órgãos intimamente relacionados no quadro das situações alérgicas”. Por outro lado, o tratamento precoce da rinite pode prevenir ou minimizar a asma, cujas consequências são amplamente conhecidas”.

Causas da rinite alérgica infantil

Em Portugal, assim como no Brasil, os ácaros do pó doméstico estão na origem da rinite alérgica, seja na criança, seja no adulto. Ácaros são minúsculos aracnídeos extremamente bem adaptados às nossas condições habitacionais e ao clima. Outras causas importantes são os fungos (mofos), animais de estimação, pólens. Crianças expostas à poluição, à fumaça do cigarro e às mudanças climáticas também são fortes candidatas a sofrer de alergias.

Como prevenir?

“A prevenção primária da rinite alérgica começa desde os primeiros meses de vida: promover o aleitamento materno, fazer uma introdução de alimentos, o mais tradicional possível, impedir a exposição ao fumo de tabaco e limitar a exposição aos ácaros e fungos, são dicas essenciais”.

Os mitos e verdades da rinite alérgica infantil

A asma e a rinite alérgica são a mesma doença
Falso. Na rinite, é comum que ocorra obstrução nasal, a comichão, o corrimento pelo nariz (coriza). Bem próximo ao nariz, temos o outro andar inferior onde se manifesta a asma, ou seja, os brônquios. Aqui temos a tosse, a falta de ar e a sensação deaperto no peito. Se a rinite não é controlada, em 40 a 50 por cento dos casos, a asma poderá se manifestar.

O controle do ambiente ajuda a tratar a rinite.
Verdadeiro. O tratamento adequado da rinite começa por ser realizado com medicamentos e, em alguns casos, é usada também a imunoterapia ou vacina para alergia. Mas além disso, é muito importante o controle ambiental: arejar e ventilar o ambiente, aspirar a casa com regularidade, encapar travesseiros, colchões, almofadas e lavar periódicamente.

As crianças com rinite alérgica estão proibidas de ter animais de estimação.
Falso. O ideal é não ter animais de estimação. Mas, se já têm animais, é conveniente que os animais não frequentem os quartos de dormir e que a ventilação e a aspiração da casa sejam frequentes.

Adaptado de um artigo de: Cláudia Pinto / 07-04- 2008
Leia na íntegra em: http://www.medicosdeportugal.pt/action/2/cnt_id/1834

15 Dê sua opinião:

Marcio disse...

Boa Tarde.
Estou conhecendo o Blog da Alergia.Que legal!!!
Sou farmacêutica e representante de um produto específico para alérgicos.
Aqui no meu Estado,RS,a situação é bem frequënte (as alergias)e comercializo bastante o produto na
área da saúde.
Deixo aqui meu e-mail para informações.
naturalprotectio.rs@gmail.com

Equipe PGRJ disse...

Obrigado pela dica. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Volte sempre para visitar o Blog da Alergia.

Rui Cruz e João Rodrigues disse...

Estamos muito gratos pela vossa apreciação ao nosso blogue.
Ficamos muito lisonjeados pelo nosso esforço ser reconhecido por esta equipa clinica.
Como alunos de um curso Técnico de Gestão Ambiental, gostariamos de saber se é possivel um fornceimento de dados acerca da qualidade do ar na vossa cidade, sendo que é uma das maiores e mais povoadas do Mundo.
Mais uma vez agradecemos a vossa apreciação ao nosso blogue.
E não se esqueçam a "Blog(ar) é que a gente se entende!".
Muito obrigado...

Equipe PGRJ disse...

Rui e João: sejam bem-vindos. Infelizmente não temos os dados que solicitam. Obrigado pela visita:Blog(ar) é muito bom.

Anônimo disse...

Gostei muito do Blog, sou farmacêutica e mãe de 2 cçs muito alérgicas. Estou cansada de visitar os médicos e não conseguir resultados com nehum tipo de tratamento. Gostaria de saber a opnião de vcs a respeito do Singulair. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Singulair é um antileucotrieno, ou seja, atua na inflamação que acompanha a alegia inibindo uma substância denominada de leucotrieno. Como é uma ação específica, algumas pessoas respondem muito bem ao medicamento e outras nem tanto, pois depende da participação dos leucotrienos em cada caso. Lembro que a alergia é uma característica genética e que não existe um remédio que atue em todas as suas etapas. Por isso, o tratamento deve ser acompanhar de medidas não farmacológicas como: controle ambiental, imunoterapia (vacinas), reeducação respiratória, educação do pacienete (familiares e cuidadores). Obrigado por sua visita.

Anônimo disse...

eu sofro de rinite alergica mas somente quando o clima esta umido, porem minha filha de 5 anos quando esta seco ela desencadeia tosse alergica e fica o temp todo respirando fundo como se quisesse desentupir o nariz . A minha pergunta é: rinite e tosse alergica andam juntas? uma desencadeia a outra?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite é uma doença que parece simples, mas não é. A repetição dos sintomas pode provocar outros problemas, como por exemplo tosse. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Nossa equipe está ao dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Obrigado por sua participação em nosso blog.

Anônimo disse...

A minha filha esta com tosse ha uma semana, de dia quase nao tosse quese nada, mas na hora de deitar e nas primeiras hs de sono tosse muito, depois de 4 ou 5 hs parece melhorar, nao apresenta outros sintomas. Outra vez ja teve esse tipo de tosse e durou 1 mes mais o menos, a pedriatra tratou como alergia. Essa tose é alergia mesmo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pra afirmar se a tosse de sua filha é causada por alergia, é preciso examinar pessoalmente. Aconselho que a leve para consultar um alergista e assim esclarecer esta dúvida. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Hélio disse...

Estou com tosse frequente irritante. Me está encomodando demasi. Tenho 59nanos.
Tenho uma broquite asmática. O que fazer???
Todo ano esse época sofre muito com gripes e respfriados intenso. Estou H á dois meses tentando curar uma gripe e vai e volta..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Hélio: seu relato sugere que possa ser portador de uma rinossinusite alérgica que pode se associar à asma (ou bronquite asmática) e causar tosse. Os sintomas podem se confundir com gripes e resfriados. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

oi meu nome é claudia meu filho tem sinusite alergica tosse muito mesmo,a tosse é seca pela manhã mas depois ela fica com muita secreção.isso é normal.ele faz tratamento com medico e faz uso de bombinhas mas não adianta muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claudia: a persistência da tosse indica que o quadro alérgico do seu filho não está bem controlado e que deve ser investigado para que se defina a(s) causa(s) envolvida(s). Aconselho que solicite nova consulta com o seu alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola!!!! gostei do q li e cheguei numa conclusao...vou levar minha filha que tem 1 aninho a um alergista pq ja fui em td q é medico e tds me receitando nebolizar com birotec. isso é certo ou errado???? em dois e dois meses se repete essa situaçao. 2 ultimas x ela veio de um find na casa da madrinha q tem um cachorrinho dentro de casa.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".