09 março 2008

Acampando sem alergia


O feriado da semana santa está chegando e acampar pode ser uma experiência inesquecível, seja viajando com amigos ou para novas amizades. Trata-se de uma aventura saudável que proporciona a oportunidade de conhecer lugares e fugir da rotina diária. É possível viajar para locais badalados ou para recantos longínquos, livres de poluição e plenos de paz.

Acampar em família também pode ser um programa divertido e ajudar a estreitar laços, longe da interferência de parafernálias eletrônicas, televisão, computador, favorecendo um clima de diálogo, cooperação e íntima harmonia com a natureza.

Mas, se você é alérgico, pode aproveitar tudo isso?
Claro que sim. Mas antes, vá ao seu médico para que ele faça uma avaliação do controle de sua alergia e oriente os cuidados necessários. É importante lembrar que a alergia não tira férias. Por isso, mesmo viajando, mantenha a medicação contínua e os cuidados preventivos orientados pelo médico.

Cuidados gerais:

1. Confira o equipamento que irá usar, em especial a barraca e o saco de dormir: estão bem limpos? Se estiverem guardados, lave-os - mesmo que não tenham cheiro de mofo.
2. Caso não seja possível lavar, areje e coloque no sol. Certifique-se de que não há nada mofado.
3. Escolha o local com antecedência e procure saber se existem recursos próximos, como farmácias e hospitais.
4. Verifique se no local há telefonia celular ou telefones de fácil acesso?
5. Leve um Kit de primeiros socorros, soro fisiológico e medicações básicas. A possibilidade de ocorrer algo inesperado existe para qualquer pessoa e não só para o alérgico. Por isso, o ideal é levar um cartão de identificação plastificado com nome, endereço, telefone de contato, tipo sanguíneo, seguro saúde.

Casos específicos:

ASMA E RINITE:
- Leve com você a sua medicação controladora e não descuide de manter o uso contínuo durante a viagem.
- Peça ao seu médico que oriente um plano por escrito e leve o medicamento indicado para usar no caso de ter uma crise.
- Leve um frasco de solução salina para lavar narinas.
- Certifique-se se alguém fuma e peça que evite fumar.

ALERGIA A INSETOS:
- Use sempre um repelente, inclusive na nuca e nas orelhas.
Reaplique toda a vez que molhar o corpo ou entrar na água.
- Prefira roupas claras e cores neutras: cores brilhantes atraem insetos.
- Evite perfumes, cremes ou produtos perfumados. O odor ativo atrai insetos.
- Proteja o corpo, especialmente no entardecer e à noite.
- Mantenha alimentos e bebidas fechados. Não acumule lixo - atrai insetos.
- Ao calçar sapatos, verifique antes se estão livres de insetos.
- Leve um antialérgico e um creme prescrito por seu médico para uso imediato nas picadas e assim evitar que inflamem.
- Pessoas muito sensíveis devem levar uma medicação de emergência contendo adrenalina.

ALERGIA ALIMENTAR
- Comunique aos companheiros de viagem quais os alimentos que deve evitar.
- Leia os rótulos das embalagens de alimentos industrializados antes de ingerir.

DERMATITE ATÓPICA E OUTRAS ALERGIAS NA PELE
- A pele tende a ficar ressecada e irritada com a maior permanência no sol e exposição constante a banhos de mar, rios, lagos e piscinas. Por isso, não descuide da aplicação de hidratante após o banho.
- Use protetor solar e repita a aplicação ao se molhar ou entrar na água.
- Evite ficar com a roupa molhada durante muito tempo.

ALERGIA A MEDICAMENTOS
- Providencie um cartão informando os remédios que apresenta alergia e quais as alternativas de uso em caso de necessidade. Se possível, plastifique, para evitar que borre ao molhar.


Dica final:
Como arrumar a mochila
Há duas maneiras de arrumar uma mochila: - Empacotando em um saco plástico cada uma das mudas de roupa (meia, lingerie, bermuda/calça, camiseta). - Empacotando em sacos plásticos itens iguais: meia com meia, camiseta com camiseta, etc.
Montagem da mochila:
- Embaixo, coloque o saco de dormir, já levado e arejado. Enrole-o bem apertado para diminuir o volume. - Depois, coloque os sacos com as roupas leves (camisetas e bermudas) ou coloque as sacolas com as mudas de roupa. - Em cima delas, as roupas pesadas (calças, casacos e cobertores), os calçados e o embornal. - Em lugares de fácil acesso (bolsos laterais), guarde tudo o que você possa precisar em uma emergência, como lanterna, carteira de dinheiro, documentos, chaves, medicamentos, entre outros.
Leia em:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/jovens_2003/levar_acampamento.html

E, bom feriado!

2 Dê sua opinião:

Yasmim disse...

Muito boas as dicas, gostaria de saber como faço esse cartão com as alergias porque tenho alergia à vários medicamentos, alimentos, insetos,...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Yasmin: O seu alergista poderá confeccionar o cartão. Outra opção é adquirir na Alergo House que disponibiliza um Cartão Alerta Médico no formato de cartão de crédito, onde são gravados as substâncias perigosas ao paciente. Visite:
http://www.alergohouse.com.br/produtos-para-alergicos/produtos-diversos/especiais-para-alergicos/cart-o-alerta-medico.html

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".