09 fevereiro 2008

TOSSE



Tosse seca, tosse cheia, tosse de cachorro, tosse quando acorda, tosse à noite, tosse braba que não deixa ninguém dormir!
 Tosse incomoda... E quando menos se espera, lá vem a tosse: em casa, no trabalho, de forma inoportuna, em momentos importantes. Em 2007, durante a realização dos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro, um atleta perdeu a oportunidade de participar das competições de tiro nas Olimpíadas de Pequim devido a um acesso durante a prova.
A tosse inspirou ditos populares:
“Nem que a vaca tussa” ou “Vai ver o que é bom pra tosse”
e deu origem a um provérbio:
“O amor é como a tosse, você tenta esconder mas não consegue”.E as simpatias? Essa era conhecida por todos que viveram em Mato Grosso nos idos de 1950: “Se uma criança tosse, traga uma vizinha nascida em Janeiro e em estado interessante para acudir o doente depois da meia-noite. Ela deve repetir várias vezes: "Tosse violenta, tosse sem fim, vai-te arrebenta, lá nos confins". 
Tosse nem sempre é doença.
Tossir é normal. É um ato de defesa do organismo contra fatores agressores do aparelho respiratório, como por exemplo, quando estamos próximos a um carro “fumacento”. Mas, pode também ser um sintoma de inúmeras doenças, variando desde gripes e resfriados até casos graves pulmonares. Xaropes e expectorantes têm efeito paliativo, proporcionando apenas alívio passageiro. O mais importante é investigar e tratar a causa.
Como ocorre a tosse:

A tosse é um reflexo complexo composto de uma inspiração profunda seguida pelo fechamento da glote e de uma expiração súbita e forçada, acompanhada da contração dos músculos do tórax, do diafragma. Ao mesmo tempo, os músculos abdominais sofrem uma violenta movimentação em direção ao aparelho respiratório, “empurrando” o diafragma , expulsando o ar. Segue-se a abertura da glote, culminando com a saída ruidosa e súbita do ar pela boca. 
Existem ainda os chamados “centros de tosse”, que são verdadeiros sensores localizados na árvore brônquica e ainda em locais variados do organismo, como: seios da face, laringe, esôfago, estômago, coração, etc. Estas estruturas são sensíveis ao reflexo e estão conectadas ao cérebro, que é o verdadeiro coordenador da tosse. Assim, emitem um aviso, o cérebro responde e envia a ordem para desencadear o sintoma. Ou seja, a tosse é um reflexo que depende parcialmente de nossa vontade e em alguns momentos não há como evitá-la. O fato destes sensores existirem em locais variados do corpo humano explica o porquê de algumas doenças distantes do aparelho respiratório provocarem tosse, como por exemplo num refluxo gastro-esofágico ou numa inflamação do pericárdio.
Para que serve a tosse?
A tosse é um verdadeiro jato de limpeza: elimina o excesso de secreções e corpos estranhos, como por exemplo, partículas de pó. Defende contra um sem número de agressões: micróbios, infecções, poluição, fumaça, etc.
A tosse pode ser transitória, ou seja, quando desaparece em pouco tempo, ou pode ser crônica, quando permanece por mais de 3 semanas. No primeiro caso, não há problema, mas quando persiste, é importante procurar um médico para avaliar a causa de sua permanência. Na realidade, qualquer tosse deve ser valorizada, pois é a tosse recente que originará a tosse crônica, caso não seja resolvida.
 O que pode provocar tosse?
Situações que provocam tosse: inflamação, secreção anormal, ressecamento ou resfriamento do ar inspirado, corpos estranhos ao local, irritantes químicos e gases. Momentos de estresse emocional são capazes de desencadear o sintoma.
Doenças que podem se acompanhar de tosse: resfriados, gripes, alergias respiratórias, infecções virais, asma, rinite, sinusite, DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crônicas), refluxo gastro-esofágico
Citam-se ainda os remédios que podem provocar tosse : alguns antihipertensivos (inibidores da ECA e betabloqueadores), colírios para glaucoma, analgésicos e antinflamatórios em pessoas sensíveis à aspirina.
É importante lembrar que na prática, a medicina não é como a matemática - uma pessoa pode apresentar mais de uma causa simultaneamente. A análise do médico é preciosa para combater o problema da melhor forma possível.
As doenças que acometem o nariz e os seios da face podem fazer tossir em decorrência do muco que tende a escorrer por trás das narinas em direção à faringe, denominado de gotejamento pós-nasal. Esta secreção provoca os centros da tosse localizados nesta região e provocam um estímulo reflexo em direção ao cérebro, surgindo a tosse. Em geral, ocorre piora à noite pois a permanência na posição deitada durante o sono aumenta o gotejamento e a irritação dos sensores localizados na hipofaringe.
Pessoas portadoras de asma tossem com facilidade. Um dado curioso é que em cerca de 20% de casos, a tosse pode ser o único sintoma da asma, surgindo em forma de crises, ao correr, rir ou praticar atividades que exijam esforço físico.
A tosse do fumante surge em função da inalação da fumaça contendo várias substâncias químicas nocivas que podem irritar o aparelho respiratório. Muitos pensam que neste caso, tossir é normal, mas não é verdadeiro: é sim, um sinal de agravamento dos males do cigarro.
Causas digestivas podem provocar tosse, como por exemplo nas pessoas portadoras de refluxo gastro-esofágico. Neste caso, há uma regurgitação do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, gerando uma inflamação local e daí ativando os centros reflexos, originando a tosse que em geral é seca com piora noturna e podendo se acompanhar de rouquidão. Nem sempre há sintomas gástricos, como azia, dor ou queimação, acompanhando o quadro.

Crianças: as principais causas de tosse também são a asma, rinite, sinusite e refluxo GE. Uma situação que pode ocorrer na infância é a aspiração de objetos provocando tosse. Além disso, verifica-se o surgimento do sintoma por ação irritativa, como por exemplo naquelas que convivem com fumantes ou em momentos de tensão emocional. A inalação da fumaça do cigarro piora a asma e a rinite, além de provocar tosse mesmo em crianças saudáveis.  Em crianças pequenas, recomenda-se que a mamadeira não seja oferecida durante o sono e na posição deitada pois constitui uma causa comum de piora noturna. A última refeição deve ser feita com a criança acordada, devendo deitar pelo menos uma hora após alimentar-se.

Tosse pós-viral: uma criança pode continuar tossindo semanas após uma infecção viral de vias respiratórias – um exemplo é a bronquiolite – em especial naquelas portadoras de alergia.

Em qualquer idade, uma atenção especial deve ser dada às condições do dormitório, travesseiros e colchões já que os ácaros são causas de alergia respiratória e tosse. A presença de animais domésticos (gatos e cães) pode contribuir, em especial quando permanecem nos quartos ou dormem nas camas junto aos seus donos.

Como combater a tosse?
Procure um médico: é necessário tratar a causa para combater a tosse.
Dicas que podem ajudar:
- beber muita água, de preferência fora das refeições.
- os fonoaudiólogos lembram que o pigarro e a tosse são hábitos que podem prejudicar a voz. O atrito brusco nas cordas vocais cada vez que tossimos pode provocar à longo prazo os chamados calos vocais. Beba água sempre que tiver vontade de pigarrear e combata a causa do problema. Leia: daniruiz@centrinho.usp.br
- iniciar uma medicação aliviadora orientada previamente por seu médico. Nos casos de asma, o uso de um broncodilatador, sob forma de aerossol ou nebulização pode aliviar a tosse e evitar uma crise. Na rinite, a lavagem nasal com solução salina e uso de antialérgico contribuem para a melhora.
- verificar se existe algum fator no ambiente da casa (pintura, odores ativos, focos de umidade, etc.) e comunicar ao médico.
- gripes e resfriados têm uma evolução própria, melhorando em geral no decorrer de 4 a 5 dias. A ingestão de líquidos, uma dieta equilibrada, repouso e uso de antitérmicos em geral são suficientes para a cura do processo.
- evite uso de vaporizadores e umidificadores no quarto pois aumentam a possibilidade de mofos, fungos e ácaros no ambiente.
 
Um conselho: não use remédios para gripe e tosse sem orientação do médico. Recentemente foi publicado no Globo on line um alerta do Comitê consultivo do FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo americano que regulamenta o mercado de medicamentos nos EUA sobre os riscos destas medicações em especial nas crianças pequenas. Os princípios ativos presentes nos xaropes de tosse e nos descongestionantes podem provocar efeitos colaterais desconfortáveis, como: alteração do ritmo cardíaco (taquicardia), no sistema nervoso central, (sonolência, irritabilidade) e intoxicações. Pessoas idosas também têm maior sensibilidade. Por isso, só devem ser utilizados com a receita do médico. Leia mais em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia

161 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Sou mulher,tenho 52 anos, e ha varios meses que venho tendo uma tosse seca, irritante, com coceira interminavel na garganta.
Acontece algumas vezes durante o dia, mas de madrugada é certinho, tosso ate nao poder mais, chega a doer tudo ca dentro, comeca entao o ritual desde fazer um chazinho, a beber agua, tomar mel, besuntar a garganta e peito com Vick e chupar pastinhas para a garganta, depois vem o descanso.
Quando acordo e durante cerca de meia hora a minha voz é rouca, o que aflige imenso quem me ouve, depois passa, mas todo o dia é o mesmo filme.
Podem-me ajudar?
Maria Leonor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Leonor: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível tratar sem examinar pessoalmente. Na verdade, xaropes não resolvem se a causa da tosse não for identificada e controlada. Sugiro que procure um médico especialista para orientá-la. Obrigado pela visita e participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Meu filho tem cinco anos e não sei mais o que faço, ha uns tres anos ele tem crises de tosse seca sem parar parece um ciclo, são crises fortes que causam até vomito,o pulmãozinho dele é sequinho o que prova ser alergia. em casa não tem tapete, animais, cortinas etc... já levei em especialistase nada, me ajudem , junior

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Junior: compreendo seu sofrimento e sua preocupação com seu filho, mas infelizmente, não é possível esclarecer a causa da tosse através da internet, pois é necessária uma consulta médica. Recomendo que leve seu filho a um médico alergista para o esclarecimento diagnóstico da manifestação que apresentou. Obrigado pela visita

Márcia disse...

Tenho 27 anos e sofro de rinite há mais ou menos quatro anos, agora estou fazendo um tratamento bem mais rigoroso, com medicação indica por um médico otorrinolaringologista especialista na área de ele me indicou: noex spray, ebastel com.,descongex comp. e rilanspray. Assim que comecei o tratamento iniciou uma tosse (constante)já faz tres dias que ela persiste. Tentei um retorno com o medico, mas ele está viajando, provavelmente só consiguirei após o carnaval.
Gostaria de saber se esta tosse está relacionada a medicação? E se devo interromper o tratamento?
Marcia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Márcia: o seu relato sugere mais uma complicação da Rinite do que um efeito colateral dos medicamentos. Caso não consiga contato com seu médico e não tenha melhora, aconselho que procure um serviço de atendimento médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Gostaria de opiniões, meu filho tem 3 anos e desde os 2 anos quando tem mudança de tempo ele começa uma tosse muito intensa, já levamos em especialistas, no início até que a medicação deu certo mais com o passar do tempo não fizeram mais efeito nem Seki que era nossa salvação pelo menos a noite para ele e eu e minha esposa dormimos, não está mais fazendo efeito, por favor me ajudem.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento na internet. A base para tratar a tosse é definir sua causa. Xaropes não resolvem se a causa não for combatida e controlada. Na faixa etária do seu filho, as causas principais de tosse são: asma (ou bronquite), rinite, sinusite, viroses e refluxo gastro esofágico. Refluxo, por exemplo, é comum nas crianças pequenas. Mesmo que seu filho não tenha sintomas, nunca dê de mamar deitado e só o deite pelo menos uma hora após mamar. Controle o ambiente em sua casa. O tratamento da alergia por médico especialista colabora sobremaneira na melhora dos sintomas e no controle adequado da tosse. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

estou desespeerada a tres dias meu filho de 8 anos nao consegue dormir tosse dimais doeme so depois daa quatro o que mais me agonia que ele produzz uma secrecao estranha bem espumosa e groossa incolor muito viscoza ate engasga ele tem rinitemas nenhum medicamentoresove por favor me ajude doutor

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmentenão há como auxiliá-la através de um aconselhamento na internet. Somente através de uma consulta médica é possível diagnosticar a causa da tosse do seu filho e assim poder prescrever o tratamento adequado para seu caso. A rinite alérgica pode causar tosse com piora noturna, mas numa criança é importante também pensar em uma sinusite, em refluxo gastro esofágico, asma, entre outras situações clínicas. Aconselho que leve seu filho ao alergista para uma avaliação. Agradecemos sua visita.

Fabi Gestora disse...

Bom dia!
Quando era criança sofria de bronquite alérgica que foi "curada" ainda quando era criança, isto e, fiz o tratamento e nunca mais tive problema. Isso já faz 17 anos, sempre sofri re rinite alérgica, mas sem grandes crises. Só que de um mês pra cá tenho tido ataques de bronquite com chiado no peito, tosse e falta de ar, o curioso é que só acontece a noite e na primeira parte da manhã, no resto do dia fico bem, como se nunca tivesse tido nada. Então fiz uma verdadeira revolução no meu quarto, tirei tudo que poderia ser fonte de ácaro e poeira, proibi minha gata de entrar, e descobri um canto da parede com bolor que no passado havia tido uma infiltração de água, o quarto foi reformado, pintado e aquele bolor voltou, então usei cloro ativo para limpar e tirar todo o foco de mofo, uso um anti mofos e desumidificador e controlo ao máximo para o problema não voltar, mas as crises noturnas continuam. Existe alguma possibilidade do fungo do bolor ter causado algum dano em meu aparelho respiratório? Penso na possibilidade de mudar meu quarto, já que essa parede faz divisa justamente com o banheiro. Desde já agradeço a atenção!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabi: fatores ambientais podem provocar sintomas respiratórios. A tosse recorrente pode ser um sinal de agravamento da rinite ou mesmo ser o único sintoma da asma (ou bronquite). A rinite parece uma doença simples, mas na verdade pode causar muitas complicações. Sabe-se que a rinite sem controle pode ser a causa do retorno dos sintomas de sua asma (ou bronquite) Aconselho que consulte seu alergista para que ee a oriente tratamento adequado e as medidas ambientais necessárias para controle dos seus sintomas respiratórios. Caso more no Rio, nossa equipe médica está ao seu dispor, Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Velyza
Eu tenho 28 anos, eu sofro com uma tosse insuportavel, tenho crises terriveis, passo noites sem dormir, já até perdi um emprego por causa dessa tosse chata, eu passo a maior parte da minha vida tossindo, fico uma semana boa e 3 meses com crise, não sei mais o que fazer, nem quem procurar, me orientem por favor.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Velyza: a tosse crônica pode ser uma doença muito incômoda e necessita avaliação de um médico especialista. Estudos mostram que na tosse de duração prolongada é raro que seja decorrente de uma única causa. Em geral, há associação de causas que resultam no sintoma. Por isso, o diagnóstico e o tratamento nem sempre são fáceis. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

stella disse...

olá,meu nome é stella,meu bebÊ tem um aninho,e sofre de crises alergicas e tosses,desta vez ja faz um mês que os remedios dele ajudam mas não resolvem totalmente a tosse,principalmente de manhã e a noite,todos os medicos que ele foi,disseram que apenas depois de uma certa idade tende a melhorar...ja tomou muitos remédios ,tem épocas que ele fica super bem,mas tem épocos que tem tosses que duram de um e dois meses pra sessar totalmente.Sei que cada caso é um caso,mas será que esses médicos estão certos msm?Não tem nenhum remédio pra parar completamente?
ele ja tomou uma medicação chamada singolair baby,por 5 meses,melhorou,mas as vesez dava crise denovo,ai ele tomava injeção de corticóide,sabe,já estou até me acostumando,pois sempre volta a ter crises,nosso ambiente é totalmento propicio de higiene,mas msm assim,ta dificil...obrigada...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Stella: é importante entender que crianças pequenas podem ter sintomas respiratórios sem que sejam causados apenas por alergia. E por isso, o tratamento é mais difícil. Crianças pequenas têm características próprias: seu organismo é imaturo As vias respiratórias infantis, são mais estreitas, sua imunidade ainda é imatura. É importante pesquisar também outros processos, como por exemplo, vírus, refluxo. Singulair pode ser util no tratamento destas crianças. Aconselho que converse com o alergista de seu filho; ele conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientar. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa Tarde,
Nunca tive tosse e sim rinite alérgica.Ha 2 semanas não paro de tossir não tenho resfriado.Uso um colírio para glaucoma ha mais ou menos 7 meses esta parecendo que é do colírio, pois a lendo a bula fala em bronquite e na verdade minha tosse vem com mto muco.Poderia me dizer o que posso fazer para amenizar.Obrigada. Petropolis.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para afirmar a causa de sua tosse, é essencial examinar pessoalmente. A tosse pode resultar da própria rinite, de uma sinusite ou um efeito adverso do colírio, entre outras possibilidades. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor! Abraços.

Dálete disse...

Boa Tarde,
Sei que não se pode avaliar uma pessoa por uma conversa na internet, mas gostaria de ouvir opiniões.Minha filha tem 3 anos e meio,e sempre que começa as mudanças de temperatura para iniciar o inverno, ela é acometida por várias gripes. Segundo diferentes pediatras, essas gripes se agravam pelo fato dela ter rinite, daí vem logo catarro, em função disso, ela já teve dois inícios de pneumonia. Depois da recorrência do problema, o pediatra recomendou a vacina pneumo 23,da qual ela fez uso. Ultimamente,minha filha está com uma tosse, que se agrava muito com a noite, levei-a a um pneumologista e alergo, ele recomendou um spray para a rinite e um bronco dilatador, mas os remédios já estão acabando e nenhum sinal de melhora da tosse.Obrigada! Dal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dálete: a rinite parece uma doença sem importância mas pode provocar muitos problemas, incluindo infecções respiratórias repetidas e tosse crônica.Os sintomas da rinite podem se confundir com gripes repetidas. Por outro lado, a asma (ou bronquite)sem controle adequado também pode causar e/ou agravar a tosse. Em alguns casos, a tosse pode ser o único sintoma da asma. O tratamento exige persistência e disciplina até que se possa controlar todos os fatores envolvidos, o que numa criança pequena nem sempre é fácil. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

por que sempre que eu quero falar começo a tossir? é tosse seca e a minha fala vira em tosse, qual é a causa? tenho este problema a 16 anos sempre aparece no inverno.os médicos não resolveram o meu problema até o momento. a pergunta que não quer calAr é: PORQUE A TOSSE APARECE SEMPRE QUE TENTO FALAR? me ajudem existe remedio para isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você descreve uma tosse que possui há 16 anos, o que significa um quadro clínico de difícil diagnóstico. Peço sua compreensão, mas não é possível apontar a causa deste problema através de um aconselhamento por e-mail, baseado apenas nos poucos dados enviados. É preciso conhecer seu histórico clínico, sua idade, saber se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, história familiar, hirtória pregressa (se é portador de asma, rinite ou outra alergia respiratória, ou seja, investigar as causas de tosse crônica em adulto). É essencial que se realize uma consulta formal para fazer o diagnóstico e indicar tratamento adequado para sua tosse. Caso more no Rio, estamos ao dispor para examiná-lo e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

tenho um filho de 6 anos q tem tosse com frequencia. ja foi feito nele cirurg adenooide e amidalas, e a tosse so agravou. Tenho feito contato com alergista quase que em vao. remedios e xaropes nao tem conta. aceito sugestoes. vou levá-lo ao pneumologista para fazer estudo. oq acham? b noite..meu email é pororoca4@hotmail.com
meu nomeé mag

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mag: a tosse infantil pode ter causas variadas, sendo as mais comuns: 1) Rinite 2) Sinusite 3) Asma 4) Refluxo gastro esofágico 5) Infecções respiratórias, entre outras. É indispensável investigar cada caso. Xaropes não resolvem se a causa não for detectada e combatida.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

artesanato disse...

Oii
Minha mãe tm tosse alérgica, e sempre da falta de ar..foi no medico ela fez uma injeção a betatrinta..resolveu na hora mas passou uns dias e voltou agora..o que posso ajudar ela..eh horrivel ela naum consegue fazer nada com a falta de ar..ja tomou varios xaropes

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A base para tratar tosse é diagnosticar a causa do problema.Xaropes não resolvem se a causa não for combatida. Aconselho que leve sua mãe a um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

oi! o meu filho tem 8 anos e esta com tosse seca e pigarro, já levei ao pediatra onde passou remédio anti alergicos , onde ja foi medicado conforme recomendado mesmo assim o meu filho continua com tosse e pigarro . gostaria de um auxlio . Poder ser : vervoso , tiques, pois ele nunca teve isso antes. desde de já agradeço .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para afirmar se uma tosse tem origem psicológica, é esencial examinar a criança e afastar a possibilidade de outras possíveis causas envolvidas. Aconselho que leve seu filho a um alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

revolução disse...

Olá tudo bem?
Eu fumei durante um tempo e estou com uma tosse seca insuportável, suspendi o cigarro e a tosse continua.Queria saber se a tosse deve sumir com o passar do tempo devido ao afastamento do cigarro, ou se essa tosse é por outro motivo?
vou começar a tomar notuss xarope+dextromorfano
não consigo parar de tossir.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse pode ser causada pelo tabagismo, mesmo depois de ter sido interrompido o uso. De qualquer modo, outras causas podem contribuir e para afirmar sobre o seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico caso não obtenha melhora com a medicação. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

OLÁ MIM CHAMO THAIS , E FAZ 3 MESES QUE TENHO UMA TOSSE SECA IRIITANTE TIPO TOSSE DE CACHORRO DECIDI IR A UM CLINICO GERAL QUE MIM RECOMENDOU O REMEDIO ASTRO+ALTIVA+PERCOF E EU MELHOREI , MAS LOGO DEPOIS DE UMA SEMANA A TOSSE VOLTOU O QUE DEVO FAZER?,JÁ FUI A PNEUMOLOGISTA E ELA PASSOU O RAIO X DO TORAX , TESTE DE FUNÇAO PULMONAR , RAIO X DA FACE E NÁO DEU NADA.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thais: são muitas as causas de tosse. A sua médica atuou corretamente solicitando os exames. Como os resultados foram normais e a tosse persistiu, é recomendável que você retorne para nova consulta e assim ela avaliará o que está acontecendo. Talvez seja o caso de pesquisar uma alergia como causa da tosse. Gratos por sua visita.

Georgina disse...

Estou a um mês lutando para descobrir o que meu esposo tem, vou fazer um rápido resumo:


À um mês, meu esposo começou com uma tosse seca, sem febre nem catarro, após uma semana tossindo, ele começou a sentir uns estalos, mas muito teimoso não quis procurar o médico.



Só salientando, meu esposo tem 35 anos, esta acima do peso, não bebe e nem fuma.



Após a segunda semana, esta leve tosse foi piorando, principalmente no início da noite e durante toda a madrugada, até aparecer um quadro assustador, onde ele acordou a noite e teve um acesso com umas 15 tosse uma atrás da outra chegando a ficar roxo e desmaiar. Com esse novo quadro, ao amanhecer fomos ao médico particular que fez alguns exames e não percebeu nada pedindo que voltássemos para casa.



Na mesma noite, mais um novo ataque de tosse seguido de desmaio, bastando para isso apenas ele deitar, depois de acorda-lo percebi que meu marido colocara para fora uma baba grossa parecida com clara de ovo, fomos direto ao Hospital. Lá fizemos, eletrocardiograma, exames de sangue, raio x dos pulmões e nada, foi a madrugada acordados, depois de passarmos por 2 Hospitais do SUS, ele foi diagnósticado com pneumonia atípica, foi receitado; Notuss e Azitromicina.



Começamos o tratamento e nada de melhorar, a tosse continuava de dia e a noite vinham as crises terríveis seguidas de desmaios.



Como sou uma pessoa que gosto muito de pesquisar, fui ao Google e comecei a comparar o quadro clínico de meu esposo com algumas doenças e cheguei a Coqueluche, como o antibiótico já havia acabado e as crises não melhoravam voltei novamente ao hospital do SUS e para nossa azar, fomos atendidos pelo primeiro médico, apresentei o raio x e este disse que não tinha nenhum indício de pneumonia, e não entendia o porque do desmaio, indaguei ao médico a possibilidade do acesso de tosse esta impedindo que o oxigênio chegasse ao cérebro, este fez uma cara de contrariado e disse que era besteira, sem ter o que falar, ele sugeriu que devíamos fazer uma endoscopia, eu novamente o indaguei dizendo que meu esposo nunca tinha tido uma azia, não tinha refluxo, havíamos levantado a cabeceira e nada de melhora e cogitei a possibilidade de coqueluche. Após uma sarcástica risada fui informada por ele, que coqueluche estava extinta e só dava em criança (Totalmente o contrário que li em muitos textos na Internet), sem ter mais o que falar fui embora.



No outro dia as crises pioraram, os acessos de tosse que só apareciam deitado, começaram a se manifestar sentado, seguido de desmaio e engasgo, corri para um Hospital particular.



Ao chegar ao mesmo relatei todo o acontecido, não sugerindo nenhuma doença, o médico ouviu, viu os exames e pela primeira vez fez uma escuta, onde o mesmo induziu a crise de tosses e o desmaio, este chegou a conclusão novamente de pneumonia atípica e para a minha surpresa coqueluche. Foi receitado: Taveflox 500mg (14 comprimidos), Seki, Hexomedine e Aerosol (Soro, berotec e atrovent).



Estamos na metade do tratamento com o antibiótico, e no segundo vidro de Seki, as crises de desmaio acabaram pois agora ele faz o exercício proposto pelo médico colocando a ar para dentro, mas a tosse continua e os acessos ao levantar também, sempre seguidos de vomito e arrotos.


Espero realmente que meu marido melhore, estamos esperando acabar o tratamento para voltarmos ao médico, ele esta exausto de tanto tossir e muito contrariado por saber que ao acordar tem que passar por estas terríveis crises de tosse e vômitos, a sensação que ele tem é a de que começa a se formar uma baba na garganta e ele tem que expulsar para se sentir melhor.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Georgina: compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer ou indicar um tratamento para seu esposo através de um aconselhamento por e-mail, sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1) O atendimento em setor de emergência é limitado aos casos de urgência. Passada a crise inicial, o ideal é procurar atendimento especializado. 2) as equipes de plantão se modificam, dificultando que o médico faça uma análise criteriosa do caso. 3) É preciso investigar as diversas causas de tosse. 4) Refluxo gastro esofágico deve ser avaliado como fator agravante do problema do seu esposo. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

OLÁ,TENHO PELA SEGUNDA VEZ UMA TOSSE QUE IGUAL NUNCA VI.SO TUSSO QUANDO ACORDO, ATÉ ENQUANTO EU NAO DEITAR E QUANDO ME DEITO NAO TENHO NEHUMA TOSSE.ELA É SECA FIZ RAIO X NAO TENHO NADA NO PULMAO,DEU UMA ALTERAÇAO NA FACE, O MEDICO ACHA SER ALERGIA,MAS ALERGIA DA E VOLTA?PORQUE A ULTIMA VEZ QUE TIVE ESSA TOSSE FOI A 9 ANOS.TOMO O ANTI ALERGICO NEO LORATADIN E NADA. A NOVE ANOS QUANDO TIVE ESSA MESMA TOSSE,EU ESTAVA TOMANDO GESTRELAN ANTICONCEPCIONAL, E NELE DIZIA:ESSE MEDICAMENTO CAUSA TOSSE DE ORIGEM DESCONHECIDA,PAREI DE TOMAR E COM UMA SEMANA PAREI DE TOSSIR.ESTOU USANDO UM COLIRIO A DOIS MESES,O CLAROFT,E A UM MES ESTOU DE NOVO COM ESSA TOSSE. E LI NESSE SITE QUE COLIRIO CAUSA TOSSE,MINHA DUVIDA É ESSE INFELIZ QUE ESTA CAUSANDO ESSA TOSSE??POR FAVOR ME RESPONDA PARA QUE POSSA PARAR DE TOMAR. OBRIGADA. SOL.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sol: Os colírios que podem causar asma e consequente são os betabloqueadores. Não é o caso pois trata-se do cloridrato de nafazolina (Claroft®). É recomendado investigar se existem fatores psicogênicos envolvidos na tosse que desaparece durante o sono. A tosse causada pela rinossinusite alérgica tende a piorar com a postura deitada durante o sono. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu filho tem 8 anos e a mais ou menos uns quinze dias esta tendo uma tosse preocupante, pois tasse muito e depois vomita.já levei a dois médicos e esse útimo disse que ele tem asma. Receitou inalações que são feitas de 6 em 6 horas e antialérgico. Mas já fazem dois dias que estou fazendo essa medicação e ele continuar tendo as mesmas crises sem melhora. Na verdade estou muito preocupada pois não pode ser normal uma pessoa vomitar tanto.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse é um sintoma que pode acompanhar doenças variadas. É correto que a asma na criança pode se manifestar apenas com tosse, mas os dados que envia não são suficientes para julgar se esta é a causa da tosse no caso do seu filho. Os vômitos podem ocorrer em função dos peóprios acessos de tosse ou pela presença de outras patolofias, como por exemplo refluxo gastroesofágico. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

LUIZ ANTONIO DE TOLEDO BORDINI (antoniobordini@ig.com.br) disse...

SOU INTERNAUTA COMO MUITA GENTE O É NESTES TEMPOS DE INFOMATIZAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS, ENTRETANDO QUERO AVISÁ-LOS QUE NÃO DE NADA ADIANTA FAZEREM PERGUNTAS, POIS, AS RESPOSTAS SERÃO SEMPRE AS MESMAS: SEM EXAMINAR NÃO DÁ...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É uma verdade, caro Luiz Antonio. O nosso objetivo é orientar sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e ajudar o paciente´para que ele possa atuar em parceria com seu médico alergista. Mas, medicar, só mesmo examinando pessoalmente. Obedecemos a orientação do Conselho de Medicina. Agradecemos sua visita e seu depoimento ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Olá! Minha filha tem 1 aninho e desde os 7 meses tem apresentado uma tosse seca e com crises ao deitar-se. Levei a um alergologista e fizemos exame de citologia nasal, que deu positivo. O ultra som de refluxo esofágico também já foi feito e deu positivo. Ela já tomou alegra, ixizine, seki, fluimucil e a tosse continua. O nariz escorre bastante porém uma secreçao clara e bem liquida. Já pesquisei bastante coisa e li muita coisa. Tudo me leva a crer que ela sofra mesmo de rinite alergica. Nao temos animais e nem somos fumantes, os tapetes e cortinas do quarto, assim como bichos de pelucia já foram retirados por recomendaçao médica. Neste caso, gostaria muito de encontrar uma soluçao definitiva. Desde já, agradeço a atençao.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia é uma condição herdada (hereditária). O tratamento das doenças alérgicas respiratórias inclui o uso de medicamentos (para alívio e para prevenção), as medidas de controle ambiental e ainda a detecção dos fatores agravadores da rinite. A imunoterapia específica(vacina para alergia) pode obter excelentes resultados. Mas, não há, que eu saiba, uma solução definitiva para as doenças alérgicas. Convido-a que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que eu possa enviar uma cópia do nosso livro sobre a Rinite Alérgica, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

minha mãe tem uma tosse terrível, o seki é bom ? ela já tem 74 anos e estou bastante preoculpada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse ocorrendo em pessoas idosas deve receber atenção especial, pois pode ser um sintoma de outras doenças que necessitam cuidado. Aconselho que leve sua mãe para atendimento médico a fim de se estabelecer um diagnóstico preciso O uso de xaropes pode mascarar o problema e atrasar o tratamento correto. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola minha filha tem 7 anos tem uma tosse que não para as vezes ela do nada para de tossir mais de repente volta e não tem nenhum charope que melhora ai do nada a tosse some sem charope não sei o que fazer as vezes acho que do tempo as vezes ela dorme a noite toda ai chega de manha começa a tosse o que faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A base para tratamento da tosse repousa na detecção da causa. Xaropes e remédios não resolvem o problema se a causa não for detectada e controlada. As causas mais comuns são: asma, rinite, sinusite,refluxo gastro esofágico. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

Anônimo disse...

oi tenho 15 anos e estou torcindo muito mas eu acho q e pq eu fiquei gripado ou resfriado mas ja tem quatro dias q melhorei da minha gripe e continuo torcindo pode ser algo grave?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que a tosse seja uma indicação de que o quadro gripal não foi resolvido ou que persiste secreção pós nasal, ocasionando a tosse. Aconselho que procure atendimento médico para avaliar seu caso.Graos por sua visita.

Anônimo disse...

Meu medico me receitou Fluimicil D e Nutoss. Estes remédios podem ser tomados em conjunto?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim. A escolha dos medicamentos depende da análise clínica feita pelo seu médico. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá tenho 29 anos, estou com uma tosse muito desconfortável, começou com uma dor de cabeça toda vez que tossia, agora a dor se concentra no abdome, provocando uma dor intensa ao tossir inclusive irritação na garganta e isso está ocorrendo há uns três dias; o qu e eu faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo seu sofrimento mas não posso ajudar através da internet pois o primeiro passo é investigar a causa da tosse. Xaropes não resolverão se a causa não for detectada e controlada. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O melhor caminho para localizar um especialista em Fortaleza é através do site da ASBAI (www.sbai.org.br)no setor "localize um especialista" que lista os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia em todo o Brasil.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

oi,estou procurando ajuda pq ja nao aguento mais tossir tanto,sinto uma coceira na garganta e tusso ate ficar rouca,estou usando flogoral spary e pastilhas amidalin,nao posso sentir cheiro de nada q começo a tossir,vcs podem me dizer se é uma alergia ou faringite.obrigada.sc

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não é possível afirmar a causa dos seus sintomas através da internet sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

ola caro amigos doltores queria que vcs me ajudassem por favor ja tomei tanto remedio e nada da tosse ir embora viajei de sao paulo para o pernambuco a passeio e desde quando cheguei peguei uma tosse seca ja faz quase um mes e nada de sarar e tosse muito seca chego ate vomitar e ficar com dores nas cota por conta dessa tosse queria saber que tipo de tosse seria essa...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para afirmar a causa de sua tosse, é preciso examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Fabiana disse...

Olá,gostaria da opinião de vocês.Tenho um filho de 6 anos que desde o 4,5 anos sofria de rinite alérgica,ele tinha adenóide e amigdalas.Ele roncava muito a noite,mas respirava pelo nariz,as amigdalas eram enormes,mas não inflamavam.Passei em vários médicos e ele já tomou praticamente de tudo,fez tratamento com antialérgicos,o último que ele havia tomado foi o Clarintin e Nasonex por 90 dias.Passados 90 dias voltou tudo de novo,foi qdo o médico otorrino recomendou a cirurgia de retirada das amidaglas/adenoide.Foi feito no dia 16/01.Pensei que com isso iria melhorar o quadro alérgico,mas de uma semana prá cá voltou tudo de novo,principalmente cedo,logo que acorda tem uma tosse seca que dura uns 40 min e depois passa.Gostaria da opinião de vocês,pois já fiz de tudo,até operação foi feita e ele não sara!Muito obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiana: o seu relato não refere que seu filho fez tratamento com alergista. A imunoterapia (vacina para alergia) associada à medidas de controla embiental e ao combate de fatores agravantes tem excelentes resultados (embora sejam demorados). Tratando a rinite de forma adequada, pode-se evitar suas complicações incluindo o aumento das adenóides. Escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) e enviarei uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá Tenho 22 anos e há mais ou menos 1 ano venho tendo uma tosse que minha gargante fica coçando e junto com a coceira sinto que fica como se fosse catarro ai preciso ficar o tempo todo tocindo para melhorar um pouco,isso acontece apenas na periodo da manhã mais ou menos entre 10:00 e 11:00 da manhã e também á noite ás vezes apartir das 19:00 ou mais tarde as 23:00 eu sempre marco os horários que começa... Essa coceira e isso que parece ser catarro ai tenho que tossir para aliviar dura mais ou menos de uma a duas horas e depois passa... O que pode Ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não há como apontar a causa de sua tosse baseado apenas na análise do seu breve relato e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Minha filha estava com tosse e catarro no pulmão e agora depois de um tratamento com antibioticos ela eliminou o catarro mas ela ainda esta com tosse principlamente quando esta dormindo e é uma tosse seguida de engasgo o que poderia ser essa tosse Deivid...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Deivid: os dados que envia não são suficientes para fazer o diagnóstico da causa da tosse de sua filha. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

OI MEU NOME E ARNALDO TENHO UM FILHO DE 2 ANOS E TODA VEZ QUE ELE ACORDA PELA MANHÃ ELE TEM UMA CRISE DE TOSSE, COISA QUE ELE NÃO TINHA FOI DEPOIS QUE ELE ENTROU NA ESCOLINHA
ELE TOSSE POR CERCA DE UNS 20 MINUTOS DEPOIS PARA
NOS PROCURAMOS DAR MAMADEIRA SO DEPOIS DA CRISE DE TOSSE, DURANTE O DIA ELE NÃO TOSSE MAIS O QUE ISSO PODERIA SER ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Arnaldo: peço sua compreensão, mas não há como apontar a causa da tosse do seu filho baseado apenas no seu breve relato e sem avaliar seus dados clínicos de maneira criteriosa e pessoalmente. Este tipo de tosse pode ter causas variadas, mas cito: gotejamento pós nasal que acompanga a rinite e a sinusite, refluxogastro esofágico, alergia, etc. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

BOA TARDE, MINHAS FILHAS UMA DE 1 ANO E A OUTRA DE 11 ANOS ,ESTÃO COM TOSSA QUASE 3 MESES LEVO NA PEDIATRA ELA PASSA REMEDIO MANDA FAZER INALAÇÃO E NADA DE PASSAR A TOSSE. NO COMEÇO FOI DETEQUITADO QUE ELAS ESTAVAM COM COQUELUCHOIDE, TOMARAM ANTIBIOTICO, MAS A TOSSE AINDA NÃO PASSOU, SERÁ QUE PODE SER UMA TOSSE ALERGICA ? VANESSA M.G.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa: a possibilidade de que a tosse possa ser causada por alergia existe, mas não há como afirmar se é o caso de suas filhas neste aconselhamento na internet e sem examiná-las pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

ola minha filha tem 2 anos e ja faz mais de 15 dias que apresentou uma tosse cheia tomou a medicaçao por sete dias e nao deu jeito nao tem febre nem falta de apetite e é corada sim ela é alergica tem rinite mais estou muito preoculpada por ja fazer tanto tempo presciso de uma resposta desde ja muito obrigada estou aguardando bjs

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse infantil pode ter causas variadas, destacaando-se: rinite, sinusite, viroses respiratórias, refluxo gaastro esofágico. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.

Marlon Ribeiro disse...

Minha filha de 6 anos começou com pigarro há uns 90 dias, mas eles aumentaram nos ultimos 40 dias, e a noite na hora de dormir ataca e ela não para de pigarrear até dormir ai quando dorme parar.
Durante o dia também faz mas não tanto, fizemos tratamento com singulari e avamys durante 60 dias sem melhoras , e agora fizemos exames de raio x e não deu sinusite, o médico pediu tomografia para ver se tem algo. Gostaria de saber o que poderia ser se não apresentar nada na tomografia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marlon: são várias as causas de tosse infantil, destacando-se: rinite, sinusite, infeções respiratórias, asma, fatores do ambiente, fatores emocionais, refluxo gastro esofágico, entre outras. Infelizmente não há como opinar especificamente sobre a causa da tosse de sua filha sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

meu filho tem 06 meses de idade e esta com uma tosse forte que ele ate vomita catarro , mos tambem esta seca eu nao sei mais o que fazer ja levei no medico tres veses e ainda nao resolveu quandoele tosse ele ate chora da dó alguem recomenda alguma coisa por favor!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não sei como posso ajudar através deste aconselhamento na internet, sem conhecer os dados clínicos e sem examinar seu bebê. Na sua faixa etária, é essencial pesquisar o refluxo gastro esofágico como um fator provocador das tosses. Mas outras causas devem ser afastadas como por exemplo, viroses respiratórias, alergia, asma, etc. Recomendo que não deixe seu bebê mamar deitado e que só deite pelo menos uma hora após cada mamada. Evite o atendimento em setores de emergência e a troca de médicos. Prefira o acompanhamento do pediatra que conhece bem seu filho. É muito importante que se estableça o diálogo entre o pediatra e a família, para que possam ser esclarecidas dúvidas e temores, facilitando a resolução do caso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Tenho 52 anos,há um mes estou com uma tosse seca e salivo muito,fiz endoscopia e estou tomando nexiom para refluxo e expec para a tosse, o qual amenisa um pouco essa tosse, mas continuo com muita saliva e boca seca. Estou passando por problemas emocionais, há uma ligação com esses sintomas?
Grata,
Ionice

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ionice: fatores emocionais não são a causa, mas certamente podem agravar os problemas de saúde assim como a tosse. Gratos por sua visita.

Quality disse...

Tenho 43 anos, não fumo e não bebo bebida alcoólica, estou um pouco acima do peso e moro em brasília, Nao aguento mais tossir, ja usei todo tipo de medicamento e fui em varios medicos e fiz varios exames, porem continua a tossir com crise forte de até dar ansia de vomito, aprendi que o cravo diminui consideravelmente minha tosse quando eu mastigo ele, mas tenho que ficar 24 horas do dia e da noite com cravo na boca e mesmo assim so diminui, quando a crise é muito feia eu uso o Benalete para garganta e diminui consideravelmente, Que tipo de TOsse é esta? e quem eu procuro, ja teve um medico que mandou eu procurar um psicologo o que fazer

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não há como afirmar a causa de uma tosse atravpés da internet sem examinar pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica RJ Gratos pela visita

Anônimo disse...

Boa noite, no ano passado quando fiquei doente tive imensa tosse. Sentia imensa comichão na garganta e à noite tinha tendência para piorar. Fui ao médico e fiz exames. Disse que teria tosse alérgica. Receitou-me medicação e aos poucos fui melhorando. Penso que se deveu ao uso de ar condicionado no meu local de trabalho.

Desde ontem que estou com esta tosse outra vez (de segundo em segundo estou a tossir sem parar. Acabo por ficar sem voz e com imensas dores de garganta). Tomo o tal medicamento que me foi receitado (Aerius) mas sem sucesso. Já tentei medicamentos naturais mas nada. Existe alguma forma de aliviar um pouco esta tosse horrível e super incomodativa?

APARECIDA disse...

É MADRUGADA ..... 5:00 HR. ..... E PESQUISANDO SOBRE A TOSSE DO MEU FILHO, ENCONTRO ESSE SITE TAÕ MARAVILHOSO COM TANTA INFORMAÇÃO CLARA E OBJETIVA .....MUITO OBRIGADA POR EXISTIREM ...........VOÇÊS , FAZEM A DIFERENÇA ....COM UM BRILHO ÚNICO E ESPECIAL......ABRAÇOS A TODOS ....ASS. APARECIDA MARIA DE JESUS. E-MAIL: BORBOLETASAZUIS09@HOTMAIL.COM

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aparecida: a sua mensagem nos comoveu. Muito obrigado! É um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Estamos ao dispor. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não existe uma doença denominada "tosse alérgica" mas sim a tosse que surge como um sintoma de uma doença alérgica. Por isso, a base para tratar, é definir a causa do problema. É provável que a tosse de sa tosse atual não seja a mesma do ano passado. O melhor é procurar um alergista para definir a causa e tratarde forma mais adequada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

anônima,
Tem um mês que estou com tosse, o médico disse que é proveniente de uma esofagite, ja tomei vários remédios e não melhorei, isso demora a melhorar?, o que tem que fazer para melhorar mais rápido,

Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse causada pelo refluxo e consequente esofagite pode ser de difícil controle, O seu médico poderá avaliar se existem outros fatores associados que possa impedir sua melhora ou se há necessidade de mudar sua medicação. lembro que a medicação é importante mas também são recomendadas medidas anti refluxo, tais como: 1) dieta - evitar alimentos à base de cafeína, bebidas gasosas, temperos, condimentos, bebidas alcoólicas. 2) não permanecer lonfo tempo semse alimentar3) fazer refeições leves com menor intervalo entre as refeições 4) não deitar após se alimentar - esperar pelo menos uma ou duas horas) 5) elevar a cabeceira da cama, entre outras. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Oi meu ome é Selma, gostaria de saber o que meu filho tem mesmo, porque toda vez que ele faz qualquer esforço fisicotipo correr, rir muito,etc... essas coisas de criança ele da uma crise de tossse que não consegui respirar direito muito forte, isso pode ser problema de coração? a medica dele na receitou seretide de 25/125 pra usar mas no inverno que é quando ataca mas essas crises queris saber se isso dele nãopoder correr seja problema cardiaco, por favor m ajude desde de ja agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Selma: infeliamente não posso afirmar a causa da tosse do seu filho através da internet, sem examiná-lo. Mas, a sua descrição não sugere que seja um problema cardíaco. A tosse na criança que piora com riso e esforços físicos é mais sugestiva de asma (ou bronquite). Por isso, a médica recomendou o uso de Seretide. Na criança, a asma ou bronquite pode se manifestar apenas com tosse, sem chiados ou falta de ar aparente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ola meu filho de 3 anos esta com tosse com catarro a 3 semanas, ja tomou antibioticos e xarope e nao melhorou o que fazer

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse infantil pode ter causas variadas mas destacam-se: rinite, sinusite, asma, infecções virais e refluxo gastro esofágico. Não tenho condições para apontar a causa da tosse do seu filho através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao alergista do seu filho e peça nova avaliação. Gratos por sua visita.

SEXY disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada. Funcionamos de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:30 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária Cleuza e informe-se sobre preços e convênios. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

veronica da emef lais sidrim targino disse...

Realmente não é fácil viver tossindo. Há mais ou menos um ano, estou sofrendo com essas tosses constantes e tomando
todo tipo de medicação. Já fui ao médico Otorrinolaringologista e só melhoro da tosse ao tomar a medicação Predinissona e com isso já engordei muito, mas fico mais conformada de saber que não estou só nessa luta,
pois milhares de pessoas também sofrem desse mal.Se as pessoas acreditarem noque a bíblia realmente ensina podem ter a esperança de Isaías 33:24.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Verônica: o tratamento da tosse crônica nem sempre é fácil. Mantenha seu tratamento e converse com seu otorrino se não estaria indicado também a avaliação da alergia como fator causal de sua tosse. O tratamento conjunto dos dois especialistas pode contribuir para um melhor resultado. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

olá ...boa noite estou á mais ou menos 6 meses com uma tosse saliva grossa na boca queimaçao no peito ja fui no gastro fiz os exames nao deu refluxo pintava tela parei faz 1 mes melhorou bem agra nao sei qual médico procuro pneumo ou alergista mechia com aguá raz terebentina e oleó de linhaça esqueci de falar p? o médico sinto pontada nas costas nao tenho falta de ar .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e buscar uma solução para a sua tosse. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá minha irma apresenta uma tosse seca a dias que se desenvolve na parte da noite quando a crise começa ela fica horas tossindo sem parar, fez um tratamento com antibiótico por 10 dias e apresentou melhora mas ao fim do tratamento a crise voltou achamos que é uma tosse alérgica gostaria de saber qual seria um bom tratamento que fosse eficaz e na necessidade de procurar um médico qual especialista indicado para esse caso?
Aguardo resposta, desde já obrigada e parabéns pelo blog!
Gabriela

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gabriela: se a suspeita é de uma tosse alérgica, é aconselhável que sua irmã procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

polyanna disse...

pode me esclarecer algo sobre seredite para crianças de 2 anos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Convido que leia mais clicando aqui: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/esclarecendo-duvidas-sobre-cortisona.html
Em crianças pequenas, a tosse pode ser o único sintoma da asma Em geral é uma tosse que piora com riso, chorp, aos esforços ou à noite. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola...a +- uma semana começei uma tosse seca. Que eu acredito ser uma tosse alergica. Pois moro em um local que é constantemente frio. Nao tenho febre, dor de cabeça, nao me sinto indisposto.Apresento pouca secreção a tosse, de cor esbranquiçada a amarelada as vezes. Minha garganta nao esta inflamada.Sem quaisquer sinais de infecção ou algo do tipo. E a bendita tosse seca continua. E devido a tosse acaba ferindo um pouco minha traqueia. Sinto dificuldades de engolir. Pois doi um pouco, ao fazer isso. Ja tomei um anti alergico e nada. Teve uma medico que quis me passar diclofenaco sodico.kkkk. Enfim, o que ajudou foi um xarope antitussivo. Enfim o que poderia fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A base para poder tratar uma tosse é examinar o paciente e detectar a causa do problema. Por isso, não tenho condições para opinar ou para indicar uma medicação baseado apenas em seu breve relato. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Heliana Gonçalves disse...

Minha bebê de 2 meses está, há uma semana, tossindo muito até vomitar, saindo uma secreção transparente junto com o leite materno. O médico disse que é a gripe veio acompanhada de tosse alérgica. Quanto tempo esse quadro pode durar? Existe outra forma da secreção ser eliminada senão pelo vômito? É que ela sofre muito com isso e tem até falta de ar já que o nariz está entupidinho...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Heliana: a tosse pode ser sintoma de várias situações clínicas, em especial no bebê. Normalmente nessa faixa de idade é mais comum que não seja alergia. Muitos fatores podem influenciar nos sintomas respiratórios: bebês tem vias respiratórias muito estreitas, sua imunidade é imatura, passam a maior tempo deitados, não sabem expectorar, etc... etc... Além disso, com 60 dias de vida, ainda não têm seus próprios anticorpos formados (recebem da mãe pela placenta e depois no leite materno) Por isso, vírus são as causas mais comuns. E algumas viroses podem perdurar com sintomas por tempo longo. Refluxo também contribui para tosses nessa idade. É preciso pesquisar em cada caso para poder afirmar quanto tempo vai durar. A secreção pode ser reabsorvida pelo organismo sendo eliminada sem que vejamos. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

DR. meu tem 9 ans filho esta com uma tosse seca muito persistente isso já a mas de dois meses, já levei ao medico passou xarope e nada resolve, ele bronquite teve a ultima crise em maio, depois disso aparaceu essa tose seca que só para quando ele dormi é impressionante,quando dorme não tem tosse mas é só acordar que ela volta, não sei mas o que fazer, a unica coisa que ele reclama é que senti uma coceirinha na garganta e por isso que tosse, o que pode ser isso? desde de já obrigada, Selma.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Selma:peço sua compreensão, mas não tenho condições para apontar a causa da tosse do seu filho sem examiná-lo pessoalmente.As causas de tosse na criança são variadas, incluindo rinite, sinusite, asma, refluxo, entre outras. Mas, no caso da tosse que se manifesta durante o dia e desaparece durante o sono, devem ser pesquisados fatores emocionais que possam estar envolvidos. Aconselho que converse com o alergista que trata do seu filho. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

É normal tossir sangue com catarro quando está gripada? Me ajude a desvendar essa curiosidade....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não, a presença do sangue no escarro deve ser investigada para que a causa possa ser detectada e controlada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Tenho uma filha de 1 ano e desde o 7 mês ela utiliza Serestide 2x ao dia e singular baby na ultima refeição, tive que tirar ela da creche durante quase 3 meses, neste periodo ela estava super bem... não tinha mais nada, mas foi voltar a creche que começou com as tosses novamente. Tem dias que tosse tem dias que não tosse, quando da alguma crise de tosse eu faço 4 jatos de aerolyn 3 X ao dia, ajuda, mas noto que passa alguns dias ela volta a ter novamente tosse. Ai me pergunto, pq qdo ela estava em casa não tinha nada e volta para a creche começa com crises de tosse? tbm percebo que na ultima mamadeira da noite (dormindo) ela tbm ganha essas crises de tosse.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Estudos mostram que as causas principais de tosse na criança pequena são: asma, rinossinbusite, vírus e refluxo gastro esofágico e o seu relato chama a atenção para estas hipóteses, crianças pequenas são imaturas e a convivência em grupo propicia viroses respiratórias causadoras de tosse. A tosse após mamada chama a atenção para o refluxio. Um cuidado simples: crianças nunca devem mamar deitadas (nem dormindo) e só devem deitar pelo menos uma hora após deitar. Agradecemos sua visita

Campista Coutinho disse...

veja so estou com uma tosse horrivel to com um problema eu começo a tossi ou se eu rir muito pareci que vai faltar oxigenio no meu celebro ando me engasgando ate com o ar esa semana me engasguei com um gole de cafe pensei que ia morrer foi um sacrificio pra pega o folego. tenho 56 anos. me chamo maria

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria: a tosse pode ter causas variadas, sendo as mais comuns: asma, rinite, sinusite, infecções respiratórias e refluxo gastroesofágico. É preciso examinar para afirmar a causa no seu caso. É aconselhável que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Gostaria de esclarecer uma duvida: com relação ao tratamento de rinite, nos episódios de crise alérgica, corticoides poderiam se indicados no caso do paciente nao mais responder adequadamente aos anti-histaminicos? ( mesmo com os cuidados ambientais e tudo mais). Nesse caso poderia-se pensar em utilizar corticoides? Inalatorio ou sistêmico? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os corticóides inalados usados sob a forma de spray nasal são indicados rotineiramente co tratamento de controle da rinite alérgica (não apenas para alívio das crises). Contudo, corticóides sistêmicos serão usados apenas em casos de crises, sempre com prescrição, dose e tempo de uso determinados pelo médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

Liliane Nascimento disse...

Bom dia quero saber se já ouviu falar de algo semelhante. Há dois meses estava com um problema de tosse com pulmão cheio, depois descobri que a causa era mofo. Junto com esse problema começou uma tosse com engasgo. O problema com o pulmão curou mas agora engasgo ao rir e quando bocejo, sempre começa a tosse, engasgo e da ânsia de vômito. Parece com refluxo mas não assunto nada voltando do estômago. O que será??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Liliane: o seu relato sugere que seja mesmo um caso de refluxo gastroesofágico. Mas, não há como afirmar através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconbselho que procure um gastroenterologista para orientá-la Gratos pela visita.

Daniela disse...

Boa noite. Moro em Teresópolis, interior do Rio. Tenho rinite alergica. Minha filha tem 2 anos e meio. Desde 1 ano e meio ela tem uma tosse alergica que ocorre mais a noite. Primeiramente tratamos o refluxo (voltamos com a medicacao) e nao resolveu. Ja usou: desalex, zelaterg, koide d, decongex, koidexa,, predisin, noex, flixotide, aerolin spray, nbz com berotec e atrovent. Faço Consultas com alergista e imunologista. Inicialmente ele nao passou a imunoterapia. Recentemente passou alguns exames de sangue para ver imunidade e deu baixa de iga. Esta em uso de leucogen, 2,5 ml 2 x ao dia. Percebo que quando o tempo vira ela vira tb. Ja nao sei mais o que fazer e o que dar. Ano passado teve 3 pneumonias. Queria muito saber mais sobre a rinite. Obrigada desde ja. Daniela

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daniela: a rinite alérgica parece uma doença simples e sem importância, mas não é verdade. Pode provicar muitos problemas incluindo: tosse crônica, sinusite, asma, infecções respiratórias repetidas, quadros catarrais, etc. Caso queira, escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita ao nosso blog.

Cristienne Rodrigues disse...

Meu filho desde nasceu tem crises de tosse, às vezes tosse seca e às vezes tosse produtiva, sendo a segunda a mais insistente... Teve bronquite ano passado, está com 5 anos. Foi receitado inalações, antialérgico e corticóide. De tempos em tempos é sempre a mesma coisa, só o tempo mudar que ocorre tudo novamente. Fica fanhoso, às vezes com muita secreção nas narinas, nunca diagnosticaram sinusite, sempre rinite. Penso que seria as duas coisas, uma "rinossinusite", e claro, respirando mal pelo nariz, sobra para as pulmões, causando as bronquites. Sei que está mais do que na hora de consultarmos um profissional, mas seria bom ir primeiro no alergista ou pneumologista? Gostaria de receber a cópia do livro sobre rinite alérgica que vcs mencionam aki, o " É mais feliz quem respira pelo nariz". Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristienne: o médico capacitado a tratar de doenças alérgicas é o alergista. Você pode localizar um alergista em sua cidade através do site da ASBAI (www.sbai.org.br): procure no setor "Localize um especialista". Quanto ao livro, para receber basta que escreva para nosso e-mail "blogdalergia@gmail.com e enviaremos em formato PDF para você. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Meu filho tem continuamente tossido, principalmente a noite.
De dia a tosse é muito exporádica e normalmente se apresenta quando há esforço físico envolvido.
A noite a tosse se manifesta diariamente quando ele está no começo do sono. Uma vez que ele dorme, a tosse some. Quando acorda no meio da noite, a tosse volta nessa seqüência.
Ele toma mel diariamente e esfregamos um bálsamo na hora de dormir. Seu quarto é periodicamente limpo, sem animais de estimação e com piso frio.
Ele se sentiu mais confortável com um umidificador ligado. No entanto, moramos na praia o que aparentemente não teria relação com ar seco.
Além disso ele usa um travesseiro do tipo anti-refluxo para facilitar o escoamento de qualquer secreção e evitar um possível refluxo.
Gostaria de saber se diante desse quadro é possível se tratar de uma questão emocional uma vez que na grande maioria das vezes ele somente tosse de noite quando está acordado.
Também gostaria de saber se o uso de bálsamo não estaria prejudicando a situação uma vez que alguns textos afirmam que estes são irritativos.
Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O diagnóstico de uma tosse por fatores emocionais é um diagnóstico de exclusão. Ou seja, é preciso afastar outras causas para poder afirmar se é mesmo a causa da tosse do seu filho. É aconselhável que procure um alergista para que seja orientada adequadamente. O uso do bálsamo é controvertido. Por ter um cheiro muito ativo pode irritar as vias respiratórias e agravar a tosse. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

joão disse...

estou com uma tosse que vem e vai mas quando vem me tira o folego, sou alergico, fui ao médico que receitou anti-alergico comprimido e um para acalmar a tosse em gotas, sera que é renite!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

João: rinite pode causar tosse, mas não é possível afirmar se é o seu caso sem examinar pessoalmente.
A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Policlínica RJ para orientá-lo.

Anônimo disse...

Meu filho tem 8 anos, e de vez em quando dá uma tosse, e isso se repete o dia todo, a tosse é seca, não é caso de tosse contínua, quando dorme não tosse, estou achando que é mania de tossir, estou pensando em leva-lo num alergologista, ( acho que o nome é esse), gostaria de saber opinião a respeito.obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem várias causas de tosse e o melhor é mesmo levar seu filho ao médico especialista (alergista ou alergologista) para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado para seu caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Estou com uma irritação na garganta, tossindo muito, não consigo controlar. Tosse cheia, com dor no peito, sem apetite, fraqueza..já fui no medico e ele me receitou ambroxol, mas nao melhorei, ele disse tambem que meu pulmão ta limpo, mas estou com medo que seja tuberculose, pois a noite estou suando muito, e sinto que minha garganta ta inchando, o q vc me diz?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como emitir um parecer sobre sua tosse através da internet, sem examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

Segildo Oliveira disse...

Olá ! meu filho de apenas 2 anos tosse muito quase sempre isso acontece na madrugada a tosse é tão intensa que chega a vomitar , ja levei varias vezes nos medicos , e sempre receitam antialegicos como : predisim , loratadina , celestamine , cloridrato de cobutinol , maleato de dexclorfeniramina +betametasona , de nada tem adiantado .. se puderem me informar um antialergico mais forte agradeço , de ja muito obrigado !!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Segildo: a tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. O tratamento da tosse varia em cada pessoa e depende portanto da causa envolvida em cada caso. Não há um remédio que seja "mais forte" ou mais eficaz que resolva a tosse se a causa não for combatida e controlada. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Maria Inês disse...

Olá,meu filho tem 3 anos e diagnostico de rinite alérgica,começou com tosse à noite há uns 5 dias, o clima esta muito seco (Palmas TO). Qual é o melhor especialista para levar que vcs me recomendam? (Alergologista, otorrinologista?)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Ines: a tosse pode ser um sintoma da rinite alérgica. o ideal é que seu filho seja avaliado por um médico especialista em Alergia. Para localizar um alergista em Palmas, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Stephane Renner disse...

Êxiste contra indicação em dar o ebastel e o babair no mesmi periiodo para a criança de 5 anos ?por favor tirem minha duvida. obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Stephane: dependendo do quadro clínico e da necessidade, é possível associar Bambair e Ebastel, sempre com prescrição, dose e tempo de uso definidos pelo médico. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Gostaria de saber porque uma criança de 2anos da crise frequente de tosse após mamar uma mamadeira de leite de vaca, mesmo estando numa posição certa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que a criança possa ser portadora de refluxo gastro esofágico ou de intolerância alimentar, entre outras causas que podem estar envolvidas. Aconselho que solicite esta informação ao pediatra que trata do seu filho, pois conhece seus dados clínicos e o examinou pessoalmente, sendo a pessoa mais adequada para orientála. Gratos por sua visita,

Anônimo disse...

Tenho 43 anos, estou com tosse seca a cerca de uns 10 dias, só que na ultima semana ela piorou muito, não sinto falta de ar nem dor no peito.
Só uma pequena irritação na garganta, que na maioria do tempo passa desapercebida.
Porem, quando começo a tossir, em poucos segundos sinto minha garganta fechar totalmente, falta o ar e chego a desmaiar, essa semana minha mulher presenciou uma crise de tosse e ficou muito assustada.
Eu estava com uma pequena tosse quando fui viajar com uns amigos, peguei muito frio ( moto ), acabei fumando um ou outro cigarro ( de palha ) e bebida gelada.
Isso nunca tinha acontecido antes, estou tomando muita água e um xarope que comprei na farmácia, mas ainda não deu resultado.
Será que deve ser algo mais sério?
Obrigado(a),

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Xaropes não resolvem o problema se a causa da tosse não for detectada e controlada. Aconselho que procure atendimento médico para que possa ser examinado e orientado de forma apropriada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Rosa Blanca disse...

Adorei o blog! ótimas reportagens! Parabéns!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosa: obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Um abraço!

Biblioteca CCBH disse...

Olá pessoal, gostaria de uma dica sobre qual especialista consultar:

fui à um pneumologista, após uns 2 meses de tosse persistente, daquelas com pigarro pela manhã. Seu diagnóstico foi de sinusite e fiz todo o tratamento por 14 dias com levoxin.

A tosse continua, sempre de manhã, aquela sensação de pigarro na garganta que não sai. Será que o pneumologista é o mais indicado, tendo em vista que os pulmoões estão aparentemente normais, ou é melhor ir no otorrino ou alergologista?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de tosse ocasionada por secreção decorrente de rinossinusite alérgica Sugiro que procure um alergista. Gratos pela visita

maria disse...

Minha filha tem.4 anos depois da gripe ficou a tosse ela as vezes vomita e fica as vezes sufocada levei ela ao otorrino e ele dïsse que ela tem adenóide

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria: adenóides são normais em qualquer criança e são um tipo de amigdalas (órgãos linfóides). Acredito que o médico tenha informado que as adenóides estejam aumentadas de tamanho, o que pode trazer problemas. É importante investigar se sua filha tem rinite alérgica, que é a causa mais comum de aumento das adenóides na infancia. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Sou Asmatica eu usava uma bombinha chamada Vannair6/200 um dia meu medico viajou para o Exterior em meio uma crise o medico que fui pediu que eu trocasse naquele momento pelo Seretide Disco 50/250 MAIS noto uma coceira na garganta e uma tosse seca depois que uso pode ser do remédio... Eu lavo bem a boka como ele pediu..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso de medicamentos inalados no tratamento da asma representou um grande progresso para controle da doença e para melhora da qualidade de vida. A eficácia é comprovada, seja qual for o método utilizado. Contudo, a aceitação é individual. Por isso, a escolha deve ser personalizada. Aconselho que converse com seu médico, peça que avalie se a técnica inalatória está correta e que a ajude a escolher o medicamento mais eficaz para seu caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

hurgent ola meu nome maria pasei noit toda sem dormi hontem fui ao medico apos medicacao ele me liberou mais to mal peito chiando falta de ar dor cabeca ..me ajudem a aliviar esta roquidao agora.....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

estou com tosse 4 dias com saliva salgada tenho 40 e sou fumante pode me ajudar?











































Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse é sempre agravada pelo hábito de fumar, mesmo que existam outras causas para este sintoma. É aconselhável que procure atendimento médico, pois o primeiro passo para tratar é definir a causa do sintoma. Gratos por sua visita,

Anônimo disse...

Bom dia..meu neto tem 2 anos e 4 meses, há 15 dias ta com uma tosse q chega a provocar vômitos...com baba grossa, n tem febre, nem gripe...já levamos no pediatra. ela passou um ante alérgico, xaropes , anabilizantes..e nada..continua a mesma tosse, levamos noutro medico, passou percof...ta do mesmo jeito..n sei o q faço, me ajude!! jorgina

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jorgina: a tosse na criança pode ter causas variadas e nem sempre tem causa alérgica. Infelizmente não é possível avaliar o caso do seu neto ou orientar um tratamento pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato e sem examiná-lo pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

Sindyl disse...

Oiii, minha mãe está, na verdade tem uma tosse seca qe incomoda. Por vezes acorda durante a madrugada, com crises.. Fora a visita ao médico,o que podemos fazer pra aliviar nos momentos e crises?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sindyl: o principal é detectar e controlar a causa da tosse. Medidas que podem ajudar: 1) tomar bastante líquido 2) Mel 3) Arejar a casa, janelas abertas. 4) Limpeza diária da casa com pano úmido sem produtos de cheiro ativo 5) Trocar os travesseiros e encapar com capas antiácaros. Encapar também o colchão. 6) Controlar focos de mofo e umidade em casa 7) Afastar animais de estimação dos quartos e da área social da casa. Gratos pela visita.

Vania Kelem disse...

Meu filho tem 2 anos e meio e e so o tempo mudar q a maldita tosse rouca aparece chega lhe faltar o ar! Oq posso fazer pra ajudar ja dei tantos remedios q os medicos passamas nao resolve! Me ajudem!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse nesta idade apresenta-se com causas multifatoriais. Esta muito relacionada com hiperreatividade bronquica, infecções virais, reações alérgicas, asma, rinite alérgica, sinusites... Sugiro que faça nova consulta com seu alergologista.
Grato pela visita.

Anônimo disse...

MINHA MÃE TEM 76 ANOS E ADQUIRIU UMA TOSSE QUE A ANOS A ACOMPANHA. É DE ASPECTO TRANSPARENTE OU CLARA DE OVO. ELA NUNCA FUMOU E QUANDO TOSSE, PARECE QUE SUA GARGANTA ESTA CHEIA DE SECREÇÃO CHEGA A QUEBRAR, MAS NÃO SAI O SUFICIENTE PARA QUE PARE DE TOSSIR. ELA NÃO FICA CANSADA E NEM COM PIADO. JÁ USOU O XAROPE EXPEC, NOEX, MAS AINDA NÃO SE LIVROU DESSA TOSSE. SERÁ QUE HÁ UM TRATAMENTO EFICAZ. ESTOU MUITO PREOCUPADA. ESTE CASO É PARA ALERGOLOGISTA? ESTOU MUITO PREOCUPADA.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sugiro que sua mãe seja avaliada pelo geriatra, e a partir deste avaliação, caso necessário seu médico solicitará parecer de um alergologista e/ou pneumologista.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Ola boa noite. Meu bebe tem 1 ano e 1 mês. O pediatra dele que também é alergista disse que é quase certo que ele tenha rinite. . Ele quase não fica doente mas quando fica só Deus! Dias tomando prelone, desalex, nbz com clenil....... fico arrasada. Eu e o pai dele temos rinite e sinusite mas o médico dele disse que so pode fazer o teste com 2 anos!!! Ele está bem agora, sem crise. Mas depois da ultima crise alergica ele esta ha 4 dias após acordar fazendo aquele barulho de expectoração. Ai ele tosse e para. Às vezes acontece mais de uma vez ao dia. Mas sem secreção no nariz nem falta de ar ou chiado. Será que pode ser só rinite mesmo? O medico dele esta de férias e só volta em 20 dias. O que eu faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite parece ser uma doença simples e sem importância, mas pode provocar muitos problemas, em especial nas crianças pequenas. A rinite sem controle adequado pode provocar complicações como por exemplo: infecções (nos seios da face, ouvidos, garganta, pulmões etc.), tosse, alterações do sono, interferência nas atividades diárias da criança, no apetite, etc. É comum que a rinite se associe à asma (ou bronquite) Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita

Anônimo disse...

Ola,meu nome é Daiane, minha filha tem três anos começou ater uma febre na qual não passava ate que levei ao pediatra , o mesmo a medicou dizendo que as glândulas estavam alteradas,e a garganta inflamada foi medicada, então depois da medicação passou mas começou a ter uma crise de tosse na madrugada e pela manha ao acordar, passei novamente pelo medico que passou outra medicação mas a mesma tem duas semanas que ninguém dorme com a tosse no período noturno como se estivesse rancando tudo, eu não sei mais o que fazer, mesmo sendo medicada não passa a tosse.Já tirei tudo do quarto dela que pudesse provocar uma alergia, limpo a casa com pano úmido,mas mesmo assim nada. O que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Daiane: o primeiro passo para controlar a tosse é detectar e controlar sua causa. A tosse infantil pode ter causas variadas. A piora noturna pode apontar para presença de secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta ou ainda para refluxo gastro esofágico, em especial nas crianças que mamam à noite. Aconselho que retorne ao pediatra que trata de sua filha para nova avaliação. Se for o caso, ele encaminhará a um médico especialista em Alergia. Obrigado pela visita.

adriana gonçalves disse...

tenho tosse a 1 ano e nao consigo respirar ja fui ao medico, ja fiz varios exames medicos nao sabe o'que e, e tenho contato contato com fumante. So queria sabe se tem alguem com a mesma coisa ou parecida ? obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem casos de tosse persistente e recorrente que merecem um acompanhamento multidisciplinar.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...