Pular para o conteúdo principal

Viroses - infecções respiratórias na infância


As infecções respiratórias (IR) constituem o maior grupo de doenças na criança, principalmente nos primeiros anos de vida. Uma criança pequena pode ter, em média, 9 a 10 infecções respiratórias por ano, representando estas cerca de 40% das causas que levam as crianças a recorrer aos Serviços de Urgência.

A grande maioria das infecções respiratórias em crianças pequenas é causada por vírus, (vírus sincicial respiratório, vírus influenzae e outros).

Os vírus são microorganismos que se aproveitam das células do hospedeito (homem, animal, bactéria) para se poderem multiplicar. Neste processo podem lesar essas células destruindo-as e causando a doença. São estes os agentes que, de longe, mais infecções respiratórias causam na idade pediátrica. Após um primeiro contacto, a criança ganha defesa contra o vírus e alguns subtipos semelhantes. Entretanto, é enorme o número de vírus. Por exemplo, um resfriado comum pode ser causado por 100 tipos e subtipos de vírus, e por isso, é fácil perceber que podem decorrer vários anos até que uma criança se torne imune à maioria das viroses comuns.


Os antibióticos, medicamentos que combatem as bactérias, não têm ação sobre os vírus. Medicar indiscriminadamente com um antibiótico qualquer febre numa criança, quando o mais frequente é esta ser causada por um vírus, não só não apressa a evolução natural dessa doença como contribui perigosamente para aparecimento de bacterias resistentes aos antibióticos mais comuns.

Um outro aspecto das infecções respiratórias na criança pequena é a frequência com que se acompanham de “chiado” (sibilo ao respirar). Sabe-se que 20% de todas as crianças têm pelo menos uma infecção respiratória acompanhada de sibilo. Este fato causa ansiedade nos pais que questionam frequentemente se o seu filho é, ou poderá vir a ser, um asmático. Cerca de um terço dessas crianças terão outros episódios similares até depois dos seis anos. Essas crianças geralmente apresentam história familiar ou antecedente de alergia e a infecção com sibilos poderá ter sido uma manifestação precoce de uma asma futura. Os outros dois terços tendem a ficar bem após os três anos de vida, idade em que o número de infecções respiratórias diminui acentuadamente. Infelizmente não é possível reconhecer nos episódios iniciais a qual destes dois grupos pertence a criança. Por isso, a resposta à questão só pode ser dada ao longo do tempo de acompanhamento da mesma.

O combate eficaz às infecções respiratórias passa, antes de mais nada, por uma atitude preventiva que inclui o correto cumprimento das vacinações. Se a criança necessita permanecer em creche, o ideal é que seja arejada, com bastante ar livre e com uma boa relação ocupante/área. As crianças não devem ir para a creche ou escola quando febris.


Os pais devem ser alertados que crianças expostas a fumaça de cigarro têm maior incidência de infecções respiratórias, frequentemente acompanhadas de sibilância ou dificuldade respiratória.


Outro fator preponderante nas infecções respiratórias é o aumento das alergias nas crianças. É sabido que "os doentes alérgicos estão mais sujeitos às infecções respiratórias". Nos últimos anos houve um aumento da prevalência de 3% no caso da asma, 8% no caso da rinite, 4% no da rinite associada à conjuntivite e 1% no caso do eczema. Fatores hereditários, mas também ambientais (poluição) e alimentares (maior ingestão de alimentos com corantes e conservantes) estão entre os fatores que poderiam explicar este aumento. O médico alergista está habilitado para reconhecer estas crianças com tendência para asma e/ou rinite no futuro.

Texto de autoria de Rosa Silvestre - Blog Criancices:
http://www.criancices.blogspot.com/

Comentários

  1. Por toda a dedicação e empenho com que expõem o vosso trabalho na blogosfera, dedico mais um prémio....está no criancices, um grande abraço através do atlântico para vocês todos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa: obrigado pela sua visita e pelo carinhoso incentivo que dedica a este Blog da Alergia. A qualidade do "Criancices" é um exemplo e um incentivo para nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno