Pular para o conteúdo principal

Asma e Rinite: doenças que vão e vem...


Como evitar as recaídas
Quem tem asma ou rinite,sabe!
A crise e o sufoco passam, parece que está tudo bem...
Mas depois de um tempo, volta tudo: espirros, tosse, cansaço, etc.


Por que os sintomas voltam? O que faz com que a crise torne a aparecer?

Recidiva é a recaída ou o reaparecimento da doença após sua cura aparente. A alergia até o presente momento ainda não tem cura total, mas o tratamento adequado, associado a cuidados ambientais, imunoterapia e a um programa de educação do paciente permite um controle na imensa maioria das pessoas.

As doenças alérgicas, como a asma e a rinite provocam muitas recidivas pois têm origem genética (herdada) e resultam da sensibilidade a fatores do ambiente. As vias respiratórias ficam inflamadas e esta inflamação permanece mesmo quando se está bem. As substâncias que provocam alergia, como por exemplo ácaros, são comuns e estão presentes nas casas e em especial nos quartos, sendo difícil seu afastamento total. Por isso, os sintomas tendem a voltar.

“Prevenir é melhor do que remediar”. Como evitar as recaídas?

Antes de mais nada, siga corretamente as instruções dadas pelo médico. Não tenha medo dos remédios: combata mitos e preconceitos. Por exemplo: Aprenda que “bombinhas” não fazem mal ao coração e que o uso da cortisona é seguro, desde que orientado pelo médico. Se tiver que usar um antibiótico, faça pelo tempo correto e não pare assim que se sentir bem.
E, o mais importante, mantenha os cuidados e o tratamento após a crise passar. O fato de não sentir nada não significa que ficou curado.

Como evitar as substâncias que provocam alergia?

Siga alguns cuidados:

- Abra as janelas: vento não faz mal.
- Limpe a casa todos os dias, com pano úmido, sem vassouras ou espanadores.
- Tire o excesso de objetos (brinquedos, almofadas, papéis) que dificultem a limpeza.
- Combata focos de umidade e mofo.
- Evite tapetes e cortinas. Escolha materiais fáceis de serem limpos.
- Travesseiros devem ser de espuma inteiriça, evitando flocos e penas.
- Encape travesseiros e colchões.
- Evite animais de estimação, mas se já os tiver, afaste-os da área social, evite que durmam nos quartos. Banhe-os semanalmente.
- Não fume e não deixe que fumem em sua casa.
- Vacine-se anualmente contra a gripe.

Existem meios de prevenir as recaídas?

Sim, hoje a medicina dispõe de recursos para evitar crises de alergia, como:
Medicamentos controladores: devem ser usados de maneira contínua e não apenas nas crises.
Imunoterapia ou vacinas para alergia: é uma forma de tratamento com o objetivo de diminuir a sensibilidade de pessoas que se tornaram alérgicas a determinadas substâncias. A imunoterapia induz a modificação da resposta imune e leva à melhora da doença.

O tratamento estabiliza e controla a doença, mas sem cura total.
Não deixe que a doença o pegue desprevenido: mantenha os cuidados
mesmo quando está bem.


Comentários

  1. Obrigada pelas excelentes dicas!

    ResponderExcluir
  2. Irani:ficamos felizes em poder ajudá-a a superar sua alergia. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Não Tem Cura?????

    ResponderExcluir
  4. Asma e rinite são doenças de origem genética O tratamento permite o controle da doença, uma vida normal e saudável ao seu portador. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o site e as informações são precisas, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas informações! Eu estava muito preocupada com a rinite de meu filho, pois melhora e de repente volta as crises de espirro, corisa e coceira nos olhos ( mesmo tomando todos os cuidados com a casa e o quarto dele). Agora entendi que o tratamento é para controlar e não curar...

    ResponderExcluir
  7. Ficamos felizes em saber que nosso trabalho voluntário está sendo útil! Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno