20 outubro 2007

Eczema de contato domiciliar

Água, sabão e detergente: este trio é conhecido das donas de casa, profissionais de cozinha, de limpeza e de muitos trabalhadores. Estes e outros produtos químicos são úteis e facilitam o trabalho de limpeza, mas também podem trazer problemas, em especial nas mãos.

A pele humana possui uma camada protetora em sua superfície que serve para hidratar e para proteger das agressões externas. No caso das mãos, esta característica é muito importante, já que possuem menor quantidade de glândulas sebáceas e sofrem de forma direta a agressão dos produtos de limpeza.

O eczema pode ser produzido pela ação direta de determinadas substâncias cobre a pele, ou seja, de sua irritação direta, bem como por mecanismos alérgicos.


Sabões e detergentes atuam como irritantes da pele e alteram a camada de queratina, dissolvendo os óleos ali presentes e modificando a acidez natural da epiderme. Por isso, com o passar do tempo, tendem a surgir ressecamento e posterior eczema nas mãos. Lavar a louça com água quente pode contribuir para diminuir esta oleosidade natural, deixando a pele menos protegida e mais sujeita ao eczema. As lesões surgem principalmente nas palmas e dedos das mãos.

No ambiente domiciliar são encontrados outras substâncias capazes de sensibilizar, como plásticos, materiais cromados, óleos, materiais de cozinha, inseticidas, plantas.

A cera de assoalho pode produzir eczemas de contato principalmente nas mãos, resultante de substâncias sensibilizantes como os corantes, graxas e solventes.

As donas de casa e cozinheiros também estão sujeitos a eczemas nas mãos produzidos por alimentos, tais como: cebola, alho, cebolinha, aspargo, tomate, aipo, etc.

Como prevenir?

- Utilizar regularmente luvas especiais para serviços domésticos (como lavar louças ou cuidar das plantas).

- Trocar a luva ao menor sinal de desgaste para evitar acumulo de umidade.

- Lavar as mãos com água morna (nem fria nem quente) com sabonete suave.

- Secar bem as mãos após o trabalho (umidade favorece fungos).

- Usar um creme hidratante diariamente Deixe um pote no banheiro e outro na bolsa para usar com facilidade.

Lembre-se: um ponto importante no eczema de contato é afastar a causa e por isso recomenda-se procurar um especialista em Alergia. O médico fará uma análise clínica, examinará a lesão e, se necessário, realizará testes de contato para detectar o fator desencadeante da lesão.

83 Dê sua opinião:

O Meu Jeito de Ser disse...

Muito bom.
Uma coisa que observei ao longo da vida, é que houve uma época em que tinha muito mais frequente esse tipode alergia, do detergente, principalmente.
Entre os dedos, ficava com a pele toda saliente.
Isso não ocorre mais.
Seria uma mudança na base do produto, ou será que adquiri resistência, endurecendo a pele?
PS: Não uso luvas, elas me incomodam.
PS2: Embora com atraso, Dra Fátima, parabéns pelo dia do médico, à você e toda sua equipe, que nos tem ajudado tanto com esse trabalho.
Um beijo

Dra. Fátima e Equipe PGRJ disse...

Olá Aninha: muito obrigada, em nome de toda a equipe PGRJ. Sua observação é verdadeira: hoje os fabricantes de produtos de limpeza estão mais atentos em melhorar sua fórmula e na utilização de produtos mais neutros. O uso de luvas, embora bem chato no iníco - todas nós reconhecemos - é uma questão de hábito. Eu, por exemplo, hoje me incomodo é quando estou sem luvas...Isso, é claro, depois de muuitos resmungos!

raiana disse...

Eu tenho uma alergia na mão. Fui ao médico e ele me receitou alguns cremes pra passar na mão.
No começo deu uma melhorada, mas depois estacionou e não quer melhorar mais.
Essa alergia não coça, apenas resseca muito a mão e quando está muito ruim a mão chega até a cortar.
Eu sou cozinheiro.. Por isso a médica disse que provavelmente minha alergia é relacionada aos produtos da cozinha como, vinagre, detergentes.
Como faço pra minha mão voltar ao normal?? Eu nem tenho mais digitais direito.
Existe algum tratamento com homeopatia para esse tipo de alergia???

Aguardo sua resposta...

Muito obrigada pela atenção!!!

Raiana Rodrigues Pimentel

Equipe PGRJ disse...

Raiana: Compreendo sua dificuldade e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como emitir um parecer sobre uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Sugiro que procure um especialista em lergia e Imunologia para que possa fazer testes e confirmar sua alergia. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do RJ.

Anônimo disse...

ola, tudo bem? tenho um aalergia nas maos fica ressecada, fazem cortes. e sai muito sangue desses cortes!se coloco a luva de latex piora tb, por favor me de uma dica do que possa ser! abraços e bo trabalho a todos!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível afirmar um diagnóstico sem examiná-la pessoalmente. A sua queixa pode sugerir uma dermatite de mãos por irritante primário ou por mecanismo de contato alérgico. Neste caso, é preciso também aventar a possibilidade de uma sensibilidade à borracha ou ao látex. Para emitir um parecer, só examinando pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Obrigado pela sua visita ao nosso blog.

Margaret disse...

Tenho um ressecamento excessivo nas mãos e agora está passando tb para os pés.Sou dona de casa, já usei luvas de látex, vinil e tb de silicone.Mas não tem nada que dê jeito nisso.Já fui em diversos dermatologistas, usei diversas pomadas e cremes mas nada adianta.Estou ficando desesperada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Margaret: gostaria de poder ajudar, mas não há como opinar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para identificar o tipo de alergia e assim indicar um tratamento. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

luiscadeira@hotmail.com disse...

Tenho uma alergia na palma da mão... ele some depois de um tempo ela volta

Quando ela volta ela me da sensação de coceira por segundos... com tempo ela vai esfolando a pele da palma
Formando tipo de umas rachaduras na palma da mão e ela fica toda ressecada...

Estou passando uma pomada CETOBETA “BUNKER” mas não resolveu muito..

Que tipo de alergia é...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luis: a informação que solicita não pode ser atendida através de aconselhamento por e-mail, pois para afirmar a causa de sua alergia é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. A nossa equipe está ao seu inteiro dispor na Policlínica geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Meu nome é marleide antes de eu ter o meu primeiro filho eu não tinha qualquer problema depois que ele nasceu e tinha alguns meses fiquei com as minhas mãos como se ela fosse um plastico rachada e saia pedacos hoje em dia elas ficam menos duras porem fiquei com a pele muito sencìvel e para fazer as atividades do dia a dia ficou mais complicado pois quase tudo faz ela arder e as pessoas não entendem e me jugam quando reclamo ja fiz uso de varios remedios e metodos e nada adianta ja não aguento mais

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marleide: aconselho que procure um alergista: ele poderá realizar testes de contato e identificar o tipo de alergia que apresenta. É importante proteger suas mãos durante o trabalho doméstico. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

gostei

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Catarina disse...

Olá meu nome é Catarina tenho 13 anos, e a minha Mão direita está totalmente deformada.
ela ta muito ressecada e cortada quando minha mão fika fechada por alguns miasnutos no momento em que vou abrila ela rasga em machucados e também está começando a crescer bolinhas de água.
Minhas cúticulas cairam todas. eu não tenho mais digitais apenas cortes. oque posso fazer para q isso melhore?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Catarina: compreendo sua preocupação, mas não posso ajudá-la através da internet. É essencial examinar pessoalmente para confirmar o diagnóstico e indicar tratamento. Contom com a sua compreensão. Aconselho que procure um atendimento especializado em Alergia para orientá-la. Caso more no Rio, estamos ao dispor. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

anonima diz
Eu tenho um eczema cronico nas palmas das mãos já faz uns sete anos minhas mãos começaram a dar bolinhas e depois descascar por varias vezes com muita coceira aí procurei uma dermatologista ela me falou que não tem cura só amenisa as feridas, minhas mãos tavam horiveies com rachaduras, aí me pediu o teste de contato que deu reação em diversas coisas quimicos, borracha,tintas, madeira,perfumes,cobre,remédios sei lá nem me lembro de tds, e por isso tenho que ficar longe de qualquer produto de limpeza pois até da vassoura por causa da madeira, pra aminizar uso um creme (URE HIDRA) que me ajuda muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O maior problema da dermatite de contato é que não há uma vacina ou remédio que cure o problema. Para controlar, é preciso afastar o(s) contactante(s) o que nem sempre é tarefa fácil. Mantenha seu tratamento, esclareça suas dúvidas, estabeleça um bom diálogo com seu médico. Gratos por sua visita.

Bazar da Guh disse...

Olá, minha filha de 4 anos está com uma alergia nas mãos, fica vermelha, meio quente e coça muito, a médica indicou loratadina e um creme de calendula, na primeiras semanas melhorou e passou a coceira, e ontem voltou a coçar, enão sei se tem relação q qdo ela come catchup ela fica meio alergica e essa semana ela comeu sem q eu visse .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Guh: É pouco provável que a ingestão de catchup se manifeste com uma lesão localizada apenas em mãos. Mas, não é possível diagnosticar sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao alergista e peça nova avaliação. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Ola, meu nome eh Leo, nao moro no Brasil. Trabalho como barista eatendente em um cafe, e uso muitos produtos de limpeza. fazem uns 3 meses que desencadeou um aspecto de eczema na palma da minha mao, e comecei a tratar com hidrocortizone. minha mao estava melhorando, porem, agora o eczema esta voltando, umas bolinhas bem pequenas inchadas com um pontinho preto em volta.. tem como me indicar algum produto para tomar ou passar para que sare isso? nao sei mais o que fazer...
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leo: compreendo sua dificuldade, mas não posso atender sua aolicitação. Infelizmente não há como medicar uma lesão cutânea através da internet,sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Marcele e faz 1 ano que sofro com estes pequenos cortes no cantinho do meu polegar direito. Sempre no mesmo lugar, e quando começa a cicatrizar, abre novamente, fundo, dolorido e com sangramento. Vivo com esparadrapo e já tentei até colar. Já fui em 2 dermatologistas que me passaram pomadas mas sem surtir efeito algum e nem me disseram o nome deste problema. O que é pior pra mim é que sou dentista e além de lavar as mãos mais de 15 vezes por dia( o que tira todo o hidratante que passo) tenho contato com materiais contaminados o tempo todo e fico com receio de adquirir alguma doença por ter este campo aberto na mão. Uso luvas a mais de dez anos, será que posso ter adquirido alergia ao látex só agora, após tanto tempo de uso? Será alergia mesmo? Devo insistir com dermatologista ou procuro outro especialista? Obrigada, Marcele

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcele: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

dau disse...

Poxa como estar tendo esses ressecamentos das mãos, o que seria esse problema tbem estou com este problema mas percebi que depende muito de meu humor, como estar minha vida, as vezez quando estou muito estressada hummmmmmmm fica horrivel mas quando estou bem cara parece que nem tenho esta coisa horrivel na mão. Mas assim que der irei no médico aqui na barra do garças-MT so tem um por sinal muito bom.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dau: algumas doenças cutâneas sofrem a influência de fatotres emocionais. O médico poderá orientar seu tratamento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Leo Muniz disse...

Olá, eu tenho uma alergia que geralmente se manifesta com o aparecimente de placas avermelhadas na palma da mão (tem um exemplo que encontrei no link: http://img196.imageshack.us/img196/3246/manchavermelhamao.jpg). Ela aparece em alguns momentos do ano quando vou malhar, andar de muleta, carregar mala. É insuportável, coceira muito chata, a mão parece ficar dura e rachada. Durante o período alergico, que às vezes dura meses, qualquer lugar abafado no corpo fica com placas, ex: o pé por causa do sapado, a cintura por causa do cinto, a virilha, atrás da cabeça etc. Não sei qual o fator desencadeador, mas é muito estranho, já que na maior parte do ano faço as mesmas atividades e não aparece reação nenhuma.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leo: os dados que envia em seu relato não são suficientes para definir seu diagnóstico. O ideal é examinar pessoalmente. Uma mesma lesão pode acompanhar doenças diferentes.Por isso, é essencial conhecer também os dados de seu histórico clínico e correlacionar com o aspecto da lesão. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Carlos Henrique disse...

Olá,na palma minha mão esquerda aparece umas manchas em baixo da pele,e quando a pele sobe essas manchas ficam descascando e já aparece outras em baixo dessas cascas e ai começa tudo de novo e isso já faz uns trés meses tem vez que fica tipo escamas de peixe e se eu tiro essas escamas aparece uns machucadinhos e esses também descascam! já não sei mais o que fazer!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carlos: infelizmente não posso ajudá-lo através da internet. Para diagnosticar e indicar tratamento de lesões na pele, só examinando pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor.Gratos pela visita ao nosso blog.

Juliana Leme disse...

To desesperada! to com dermatite de contato, minhas mão estão ressecadas e chegam a sangrar! e ta crescendo!!
O pior é que agora que estou grávida não posso passar pomadas que usava antes... só cremes, mas não ajudam!
Fiz o teste de contato, com a fita nas costas, tiro daqui dois dias...
Será que me ajudará em algo isso????dói demaisss!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: a dermatite alérgica pode ser tratada na gravidez com segurança tanto para a mãe como para o bebê. O teste de contato tem objetivo de identificar as substâncias que podem desencadear o problema e ainda, impedir a melhora de sua alergia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Leticia Crepaldi disse...

Comecei usar Detergente Limpol - Crystal essa semana, e meus dedos estão todos coçando, sem falar nas bolhas...
Minhas mãos estão ásperas, tive que tirar minha aliança, pois já estava ficando na carne viva.
Dóis demais, e não sei o que fazer pra aliviar a não ser deixar de usar o produto ...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Letícia: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma dermatite de contato com o detergente. Mas, não é possível afirmar pela internet sem examiná-la pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Eliane Baloneck disse...

Ola sou Eliane, minhas maos só ressecam e descamam qd trabalho em casa nis finais de semana, pois trabalho fora...e o ressecado é pouco porem me incomoda.Meu calcanhar acho ressecado tb, ele tem marcas de rachaduras porem não fundas e nem sangra, já faco o uso de ureadin 20, mas só vejo resultado qd estouvem uso , se eu ficar 2 dias sem usar voltar td dnovo, existe algo que eu possa fazer para me libertar disso, ou vou ter que usar pro resto da vida todos os dias cremes nos pés, pq as vezes esqueço na correria do dia, grata pela atenção!
Eliane Baloneck

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eliane: mantenha os cuidados de hidratação que são muito importantes para prvenção de dermatoses, alérgicas ou não. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá, há cerca de 25 dias comçaram a surgir fissuras entre os dedos das minhas mãos, essas fissuras estão em carne viva, doem e coçam,não cicatrizam de forma alguma..já passei neomicina,vaselina,kolagenese...Estou desesperada. Ouvi dizer que não tem cura pra essas alergias.É verdade?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível esclarecer sua dúvida pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Antes de mais nada, preciso fazer o diagnóstico da causa das fissuras que descreve e confirmar se são mesmo causadas por alergia. Só assim será possível afirmar se há cura. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Paloma.

Hoje, descasquei uma grande quantidade de alho, e a palma da minha mão e as pontas dos meus dedos, estão doendo muito, e estão vermelhos também, como se eu tivesse queimado. O que pode ter ocasionado isso? E o que eu faço pra aliviar a dor? Que por sinal é grande.

Agradeço desde já.

Atensiosamente,

Paloma Lizandra Ferreira

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paloma: a reação que descreve em sua mão pode resultar de alergia mas também de irritação cutânea pelo contato com o alho Para fazer o diagnóstico e indicar um tratamento, é preciso examinar pessoalmente Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Olá, minha filha teve impetigo nas mãos á uns 4 meses atrás, começou com uma feridinha que se estendeu de um dia para o outro, tomando a mão toda cheia de feridas, com pus. Fui ao pediatra, e tratei com a pomada indicada. Logo passou. Porém hoje está começando novamente. a mão fica com a pele dura, ressecada e nas dobras começa a abrir as feridas. Estou pensando que pode ser alergia á massinha que ela usa na escola, será que isso nao tem cura?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para poder afirmar se sua filha ficará curada, é preciso conhecer o diagnóstico da doença que apresentou, o que não é possível pela internet, sem examinar sua filha. Aconselho que procure o médico que trata dela e peça que a oriente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Jaqueline e tenho 11 anos,acima das minhas cuticulas da mão direita e esquerda ficam duras e parece estar amassado,já tentei tirar com o alicate de manicure mais depois de dias volta denovo oque sera que tenho?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jacqueline: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Minha irmã está com um problema nas mãos e já passou por diversos medicos e já fez uma bateria de exames,não descobre o que ela tem,as mãos dela incham muito,sente como se tivesse areia nas mão e sente uma sensação horrivel,ela não consegui segurar nada por muito tempo nas mão porque já fica irritada as mãos,ela não sabe mais a quem recorrer,ajuda ela

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar sua irmã. Mas, não é possível orientar ou medicar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

JajáSantoos! disse...

olá,eu,tenho uma filha de 2 anos,há un 15 dias,as maos eos pes começaram a descamar principalmentes nas pontinha dos dedo,i e fica vermelho rachado a pele dela tmb ta bastante seca e aspera ,oque pode se isso,algo muito serio ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jajá: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve levar sua filha para atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Gisele Souza disse...

Olá! Justamente debaixo da aliança, que é grossa, está ressecado e aparece bolinhas vermelhas que coçam. O que pode ser? Será algum tipo de alergia? Tenho o cuidado de sempre secar debaixo da aliança quando lavo as mãos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gisele: o seu relato não é suficiente para que possamos afirmar se as lesões descritas são causadas por alergia. É preciso examiná-la pessoalmente. Sugiro que procure atendimento médico tradicional, na forma de uma consulta para que possa ser orientada de forma adequada. Gratos pela visita.

hercules disse...

ola, meu nome é Hermelino e há 27 meses tenho uma alergia nas pontas dos dedos (DEDO MAIOR, INDICADOR E POLEGAR) devido ao contato com uma cola pra JEANS. ha mais de 18 meses nao faco mais o uso desta cola e mesmo assim a irritação nao parou. JA fui em 3 dermatologista e ate fiz o teste alergico e nada constou.Será q pode ser alergia com alimentos. aguardo resposta, me ajude!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Hermelino: o seu relato não sugere que possa ser uma alergia alimentar. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

ingreth disse...

Oi bom dia, uma duvida, tenho alergia de contato, gostaria de saber se não existe cura??? apareceu depois que tive meu filho, tem alguma relação? meu organismo fica mais sensivel??
no aguardo
bjs

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite, Ingreth. A dermatite de contato alérgica só pode ser tratada através de medidas de controle, ou seja, não entrando em contato com a substância causadora da alergia. Essa não tem cura. Já a dermatite de contato por irritante primário, aonde não há uma causa imunológica, pode ter cura sim, a partir do momento que a lesão é tratada, a barreira cutânea é restaurada e medidas de proteção e controle são adotadas. A gestação mexe muito com o sistema imunológico, e é comum algumas manifestações surgirem nesse período. Em caso de dúvidas ou na busca de orientações, procure um(a) especialista. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite! Não sei se é coincidência... Mas há algum tempo estou utilizando este detergente com frequência e também estou com esse problema!!! Já não utilizarei mais!!! Ass. Elizabeth

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elizabeth: mesmo trocando o tipo de detergente, é importante que utilize luvas ao fazer o trabalho domético e ao lavar a louca. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola Boa Noite

Minha alergia é principalmente nas mãos, mas tambem tenho nos pes, começou no vão do dedão, agora esta se espalhando e minha digital esta sumindo, ja fiz varios tratamentos, e naõ deu certo, Quando uso detergente, sabão em pedra, Sabão em pó, ate mesmo shampoo, sabonete e aguá muito quente, minha mão corta, tem uma piora, mas tenho os sintomas com frequência. Mesmo usando luvas,não alivia, Tenho esse problema ha muito tempo, não sei mais o que fazer...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O primeio passo é fazer o diagnóstico do seu caso: se é mesmo uma alergia e quais os fatores que podem provocar ou agravar os sintomas. O teste de contato poderá ser útil. Mas, só mesmo examinando pessoalmente para emitir um paracer. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Bárbara Pereira Moretti disse...

Olá meu nome é bárbara to namorando a alguns meses e de 1 mês pra ca meu dedo aonde uso a aliança ta branco e com rachaduras não duras, e quando eu estico o dedo DOI queria saber se isso é algo ruim?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Barbara: o seu relato sugere que possa ser uma dermatite de contato Mas, para confirmar e diferenciar o tipo da dermatite (irritativa ou alérgica), é essencial examinar pessoalmente. Não é possível diagnosticar pela internet. Por isso, sugiro que procure um(a) médico(a) alergista para orientá-la de forma adequada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, boa tarde. Meu nome é Victória e estou notando uma alergia um quanto "estranha" nas mãos. Já vem aparecendo durantes anos após contato com a água. Antigamente, eu achava que era alergia a produtos diversos (sabonete, detergente, produtos de cabelo etc), mas venho fazendo testes e ficou constatada que a alergia ocorre APÓS O MERO CONTATO COM A ÁGUA! A parte afetada é só a palma das mãos, as quais ficam totalmente descamadas e ressecadas. Não chego a sentir dor, apenas um mero desconforto. Passado algumas horas, minha mão volta ao normal. Não sei o que fazer e não encontro muitas informações a respeito. Estou desesperada, pois já se manifesta após poucos minutos em contato com a água. Será que poderiam me ajudar?? Agradeço muito pela atenção! Atencionamente, Victória C.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Victória: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia, uma vez que o contato com a água sóprovoca a reação nas mãos. Por isso, para fazer um diagnóstico e para orientar adequadamente, é essencial que se faça uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para atendê-la em nosso ambulatório e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Miin Appel disse...

Tambem sofro com isso desde que casei e faço comida todos os dias... nao sabia oque era,medico falou q era desidrose... gastei tanto dinheiro com pomadas a base de corticoide que nao adiantavam nada. Depois de quase um ano com os dedos que inchavam..coçavam muito... bolhas q estouravam... os dedos ressecam e racham ficam em carne viva, muita dor... fiquei sem digital.. nao conseguia nem escrever no celular...descobri sozinha que era o alho.. comecei a usar alho de potinho mas nao e mesma coisa alem de conservantes... semana passada usei alho .. e hj estou com os dedos em carne viva... :/

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O afastamento do contato com a substância causadora da alergia é essencial para evitar novas lesões. Infelizmente, se voltar a ter contato, as lesões também reiniciarão. Converse com o alergista que a acompanha e peça que oriente Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Ola tenho coceira nas mao tbm e ficam rachadas já usei muitos tipos de pomadas tbm consultei médicos mas nada adiantou esta pior pq tbm afetou a outra mão descasca e corta oqud eh? Espero resposta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As dermatites que acometem as mãos podem ser alérgicas (dermatite de contato) ou não (lesões por irritante primário) No caso da alergia, o sintoma mais comum é a coceira, podendo também ocorrer erupção avermelhada no local onde a substância entrou em contato com a pele. Com o passar do tempo podem surgir bolhas e crostas.
Na dermatite irritante, a pele fica seca, vermelha e áspera, com fissuras e a coceira é pouca ou mesmo ausente. Pode ter sensação de ardor, dor ou então de queimação. As mãos são locais comuns da dermatite de contato. Antes de mais nada é preciso estabelecer o tipo da dermatite e a(s) causa(s) pois variam em cada pessoa. Não é possível fazer diagnóstico pela internet: é necessário examinar você pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Borbajessica746@gmail.com disse...

O meu problema é exatamente igual ao seu,eu sofro muito com isso. Queria encontrar uma solução.

Unknown disse...

oi trabalho como atendente de padaria uso luva com talco o dia todo e de uns tempos pra ca minha pele esta muito ressecada as minhas digitais praticamente sumiram tenho que usar senha para bater o ponto ate, poderia me explicar oque seria isso

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de dermatite de contato, provavelmente de origem ocupacional. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em Alergia para orientá-lo de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Borba Jessica: é provável que tenha ocorrido algum problema na digitação e seu comentário ficou incompleto. Para que possamos esclarecer sua dúvida, peço a gentileza que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

Tina Palma disse...

Gostei. Muito útil. Obrigado

Samanta Paula Cândida disse...

Oi meu dedinho mindinho esta com a pele grossa mais apenas o mindinho q está assim. Isso me encomoda muito e coça tbm. O que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Samanta: O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Natalia Souzs disse...

Boa dia, tenho alergia nas mãos as minhas quanto mais uso material de limpeza( todos) chega a dar feridas.
E dizem que piora com tempo, estou seriosa por que já me custa muito não mexer com material de limpeza imagina se piorar.

Obrigada !!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Natalia: grande parte das reações causadas por produtos de limpeza não é causada por alergia, mas sim pela ação irritante destas substâncias. Está indicada a realização de um teste da contato para fazer o diagnóstico e para indicar tratamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

as pontas dos meus dedos vem tipo "ficando finas" e doem quando aperto algo, o que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

E quando você tem a sensação somente de mãos ásperas como se tivesse sujas de areia mas aparentemente ta tudo normal, o que pode ser? talvez seja um sintoma desse problema?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sensação de mãos ásperas sem outros sintomas não sugere que possa ser uma alergia. É essencial examinar pessoalmente para definir o diagnóstico e indicar tratamento adequado. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anny Araújo disse...

Oi... Já tenho esse problema há quase 2 anos, já fui a vários médicos e nenhum receitou algo pra melhorar... Uso luvas pra fazer os trabalhos domésticos. porém minha mão fica horrível, e somente em 3 dedos e na palma da mão do lado esquerdo, sendo que o lado direito tem muito mais contato com sabão. Não sei mais o que fazer, pq só melhoram quando eu uso bandaid, só que não posso usar mais que um dia por que começa a coçar e criar umas bolhas, que estouram em criam mas rachaduras.Sem contar que machuca até embaixo das unhas. Se puder me dar umas dicas fico muito agradecida!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anny: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não há como orientar sem fazer o diagnóstico da causa do problema. Para orientar, é essencial examinar você pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

Keila Cris disse...

Minha mão ela tá dando umas bolinhas entre os dedos.. e coça muito.. quando coça tipo que estora.. quando mas eu coço mas dá vontade de coça.. e ela fica toda vermelha a mão.. e áspera.. e descascando..Oq pode ser? Pode ser alergia a algo ou alguma micose?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Keila Bom dia. Não é possível apontar a causa das "bolinhas" que descreve entre os dedos, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Lesões na pele podem ser muito parecidas e acompanhar doenças diferentes. Por isso, só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. É aconselhável que você procure atendimento médico pessoalmente com um(a) especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".