12 agosto 2007

Alergia a alimentos: quem responde é o especialista



Ouço falar mas não sei bem o que é uma alergia a alimentos: vocês podem me explicar?
Alergia Alimentar é uma reação a determinado alimento e resulta de uma resposta exagerada do organismo a uma substância (proteína) presente no alimento. Envolve portanto um mecanismo imunológico.
Os sintomas da alergia surgem toda vez que se ingere o alimento e podem se manifestar com sintomas na pele, coceira e inchaços na boca, sintomas no aparelho digestivo, respiratório. Podem ser leves ou mesmo graves, comprometendo vários órgãos.
Dados fornecidos pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) indicam que as reações alimentares de causas alérgicas verdadeiras acometem 6-8% das crianças com menos de 3 anos de idade e 2-3% dos adultos.

Eu sempre comi amendoim e no outro dia, logo depois que comi, minha pele coçou muito e fiquei todo empolado. O médico disse que era alergia. Como pode?
A alergia não surge na primeira vez que ingerimos um alimento. O organismo primeiro precisa conhecer a substância química para depois se sensibilizar e assim surgir a reação alérgica.

Meu filho é alérgico a leite. Posso substituir pelo leite de cabra?
Não, o leite de cabra tem as mesmas características do leite de vaca. É importante lembrar que se a alergia ao leite foi confirmada, recomenda-se também suspender a ingestão de todos os derivados do leite, como: manteiga, bolos, biscoitos, iogurte, danoninho, queijo, pão de queijo,etc.

Uma criança alérgica ao leite pode comer carne?
Sim, pois as proteínas do leite não são encontradas no tecido muscular da carne do gado, que por isso pode ser ingerida sem provocar alergia.

Eu tenho um bebê de 9 meses que tem alergia ao leite: ele nunca ficará bom?
Cerca de 80% das crianças alérgicas ao leite de vaca desenvolvem tolerância imunológica após 5-6 anos de idade, ou seja passam a ingerir leite e derivados sem problemas.

Existe vacina para alergia a alimentos?
Não. Até o momento, não existe um remédio ou vacina para prevenir a Alergia Alimentar. Uma vez diagnosticada, trata-se a crise e faz-se a orientação para que se evite novo contato com o alimento provocador.

Tenho alergia alimentar e estou grávida: meu bebê poderá ser alérgico também?
A tendência para ser alérgico obedece a um componente hereditário, mas existem outros fatores que influenciarão. Por isso, não há como prever se seu filho terá algum tipo de alergia.

Eu tenho asma e rinite alérgica: preciso fazer alguma dieta especial?
Não. É importante que se tenha uma dieta saudável e equilibrada, mas só serão indicadas dietas especiais para casos específicos.






Você tem mais alguma dúvida?
Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da
Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.

58 Dê sua opinião:

Claudia disse...

estou sofrendo de uma alergia há 2meses, não se se foi do remedio q o medico me receito ( acido folico)depois de 5 meses, em dezembro no dia 10 come torta de camarão, caranquejo, e carne de porco acostumada come.Essa alergia é assim se movimento muito ou pouco vem pinta vermelha, e ser torna bolha grossa sem liquido,nas primeiras vinha coçando muito mais de tanto tomar remedio de alergia (todo o tipo), que o medico passava diminuiu a coceira.Me explique ou existe algum remedio pra esse tipo de alergia estou desesperada?

Equipe Médica PGRJ disse...

Claudia: gostaríamos de poder ajudá-la, mas infelizmente não há como indicar uma medicação sem examiná-la pessoalmente. Antes de mais nada, é necessário que se faça uma análise minuciosa do caso para que se possa definir a causa. Os remédios são úteis para aliviar o problema, mas devem ser usados ao mesmo tempo em que se combate a causa. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ.Obrigada pela visita e volte sempre.

claudia disse...

passei na dermatologista, ela passou varios exames mas aprofundados ela fala:- Que pode se reumatismo no sangue(lupus)caso muito raro.No exame do fator anti nuclear (FAN) deu reagente, nucleolo não reagente,citoplasma não reagente, aparelho mitotico não reagente, no titulo deu 160 a padrão deu nuclear pontilhada fina. Nesse titulo tem uma observ.q/ a triagem titular é de 80P/LE ou Maiorque 160. A terapia imunossupressora ou uso de corticóide essa alteração tem haver pelo uso de corticoide injetavel e por v.o c/ substancia em corticoide, quando estava grossa demais.Exame de Hemossedimentação VHS apos 1h deu 39mm o normal é de 20 mm .No exame de teste de alergia o IGE deu 8,70KUI/1, o normal é menor q/ 200,00KUI ,ultimo exame de sumario de urina EAS no sedimentoscopia deu presença de 8 a 12 leucocitos por campo, frequente. celula epitelias normal é 10 por campo , hemacias até 5 por campo esse resultado pode haver sobre menstruação:- Porque antes de fazer o exame faltava 6 dias p/ mim fica menstruada e dentro de 4 dia saiu pedaço de sangue depois parou tem haver.Com esse resultado ela me encaminhou p/ a reumatolgista, que confirmou é reumatismo no sangue antes do exame vim positivo E daí ela me aconselhou a escolher o melhor tratamento o forte á base de corticoíd prejudica á fertilidade da mulher ou tratamento fraco. Eu escolhi a medicação fraca de Hidroxi cloroquina (manipulação) de 340 mg de 30 capsula 1 ao dia, á hixizine de 25mg de cloridrato de hidroxizina estou tomando em 12/12h,na 2caixa 8/8h.Agora Artinizona a prednisona de 20 mgeu tomava em 5 dias em 9/9h no horario de 7h,15,23h,depos de 5 dias tomar 1 cp ao dia e no ultimo tomar meio cp ao dia em 5 dias.A vitamina stressan polivitamina,pliminerais c/ zinco tomar 1 cp ao dia depois do almoço.Queria saber ser o procedimento foi ocorreto da médica, ou tem algo que deve acrescentar,no momento estou bem melhor. Doutor a magnesia de leite é indicada para irritação da pele, porque qdo ficava muito grossa eu colocava, e ela ia aliviando e ao mesmo tempo ela sumia, mas algumas vezes elas se consentravam em varias articulações no joelhos e pé. e quando eu paro de passa elas volta de novo e mais força. Então doutor ela é indicada a magnesia.Poque dizem q/ ela ressecar mais comigo ela nunca ressecou.Muito obrigado pela sua dedicação e espero á sua resposta,eu queria saber mais sobre o que vc conhecer o historico dessa doença.

Equipe PGRJ disse...

Cláudia: peço sua compreensão, mas neste Blog não é permitido medicar ou emitir parecer sobre tratamentos. Na realidade, é difícil (eu diria quase impossível) julgar a conduta de sua médica sem conhecer seu caso de maneira minuciosa e sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor para esclarecer dúvidas sobre as doenças alérgicas através do email: blogdalergia@gmail.com

Anônimo disse...

minha mae ta com 83 anos e tem diabete presao alta e mesmo quando esta controladas ela nao ta bem sente cansaço o naris escorendo e falta de ar nao concege andar fica cansada oode ser alergia me responde por favor des de ja agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Idosos podem ter cansaço e falta de ar por outras doenças, não alérgicas. Para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o médico que a acompanha para que a oriente. Sendo comprovada uma alergia, o clínico encaminhará para um alergista.Obrigado
pela participação em nosso blog.

Anônimo disse...

Estava me sentindo meio enjoada e sem fome nesse dia, quinta feira última, (hoje é terça, portanto 5 dias depois do primeiro sintoma)
à noite na hora de dormir me deu uma coceira na virilha e parte superior das pernas. De lá pra cá se alastrou para o tronco, barriga, pescoço... Toda vida tive reações alérgicas que nunca consegui determinar a que. Normalmente vem em forma de urticária. Dessa vez é uma espécie de brotoeja que coça muito e depois fica semelhante à catapora mais branda. Se puder me ajudar agradeço,
Ana Araujo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana: peço sua compreensão, mas não há como emitir um parecer sobre uma alergia de pele sem examinar pessoalmente.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Estou há uns quase dois meses,passando pormomentos complicados, toda vez que como derivado de leite ou leite sofro depois, com coceira e ematomas horrorosos, estou evitando o máximo que posso injerir alimentos afins.Vir na matéria como se faz o teste, irei procurar um homeopata, pois tenho medo de tomar remédio que o dermatologista receitar e engordar muito, tenho 32 anos e só deu reação agora.Isso é hereditario?
Não conheço meu pai nem a família dele, posso ter herdado?
Me ajuda estou descontrolada de tanto corsar.

Elis - Distrito Federal.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elis: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento por e-mail. Para dizer se sua alergia é hereditária é preciso examiná-la e fazer o diagnóstico do seu problema. Aconselho que peça esta explicação ao médico, quando for à consulta. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

toda vez que como carne de gado me da coçeiras e logo fico empolada e os labios incham, sera que é alergia a carne de gado. ada e os labios incham, sera que é alergia a carne de gado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro: pode ser uma alergia à carne, mas não há como afirmar sem uma consulta pessoalmente. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um médico alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá boa noite! há um ano traz desenvolvi problemas alergicos, comia alguns alimentos e depois me ocorria purido pelo corpo, fiz um teste alergico que acusou alergia a peixe, carne de porco, clara de ovo, evitei esses alimentos e notei melhora, depois de algum tempo essa alergia sumiu! isso é normal!? ela pode voltar? fui em um alergista e ele me falou que o teste alergico era balela e que era tudo psicologico. Em quem devo acreditar? desde ja agradeço!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Testes alérgicos realizados com técnica adequada e material padronizado têm eficácia científicamente comprovada. Fatores psicológicos podem interferir e agravar uma alergia mas não são a causa do problema. Gratos por sua visita.

Flavia disse...

ola me chama Flavia e meu filho tem 3 anos e tem alergia alimentar, fez alergia a todo que comeu quando era bebe ( tipo inhame, maça, feijao, leite de vaca e soja...)mamo 1 ano e pouco o neocate e evitei isso tudo, praticamente viveu do leite ele ja tinha medo ate de comer! mudei de medico e agora com 3 anos ela acha aceitar melhor os alimentos mando mudar o leite para o pediasure, ele aceito bem e falou para deixar comer de tudo para ele volta a gosta de comida pq agora vc pode manda ele come feijao que ele nao gosta, dei danoninho ele odio. ele faz muita alergia respiraoria e na pele, e o intestino e preso mais ate que funciona sem remedio antes nao funcionava, ele ainda toma 2 anti alergicos singular e zaditen!! So tenho um problema que nenhum medico resolve ele nao engorda de jeito nehnhum nem quando mamava neocate e nem agora!! tem 3 anos e pesa 11 kg, cresce pouco mais cresce!! Preciso engorda -lo !! nao sei mas aonde ir!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Flávia: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como orientar o caso do seu filho através de um aconselhamento na internet sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar o caso e prestar maiores esclarecimentos.Agradecemos sua visita e contamos com a sua compreensão.

Marcelo disse...

Senhores, minha filha de três anos e meio possui alergia comprovada à proteína do leite e intolerância à lactose, também comprovada através de exames. Minha dúvida é a seguinte: existe alguma vacina para a alergia à proteína do leite?
Devo procurar algum especialista ou clínica especializada?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcelo: ainda não há uma vacina para alergia à proteína do leite de comprovada eficácia até a presente data. O Hospital das Clínicas em S Paulo realiza um trabalho específico nesta área. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar o caso de sua filha e prestar maiores esclarecimentos.

suelle melia ramos disse...

Criança com alergia alimentar, sem reação visível no momento pode apresentar VHS alterado por conta da alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

VHS é uma sigla que significa "velocidade de hemo-sedimentação" ou "velocidade de sedimentação das hemáceas". É um exame inespecífico pois pode se alterar em inúmeras condições, algumas fisiológicas (ex: menstruação, gravidez, envelhecimento), tabagismo, alcoolismo e em muitas doenças (ex: processos inflamatórios, reumatológicos, tireoidites, etc) Mas, o exame de VHS não serve de parâmetro na alergia alimentar. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, tenho um filho de 3 anos q ainda é um mistério no caso da alergia, ja foi feito exames e todos negativos, mas desde q nasceu teve febre quase todos dias, infecções, diarreias e sangramento intestinal, esteve internado por quase um ano por ter sempre hemorragia intestinal baixa, fez transfusão e sempre perdendo sangue nas fezes e febre, as vezes acontece depois de comer uva, carne, leite nem pensar, nem soja, os médicos me deram um relatório dizendo...criança com hiperplasia nodular linfóide e alergia alimentar, porém ele fez os exames e não acusa alergia a nada. Ele fez uso de neocate por mais de um ano. Ficou meses só comendo arroz, carne de rã, e mamando fubá, salvação foi o neocate (doado pelo estado) único q melhorou. Ele faz tratamento com uma gastropediatra na UFMG, porém a parte de alergia não é tratada, já q não tem alergista pelo SUS. Hoje ele não toma mais o neocate, nem leite algum, nem derivados do leite nem da soja, nao come carne vermelha, e evito o açúcar e mesmo assim tem febre direto, um catarro insuportável. O Pediatra dele sempre me fala, ninguém na verdade sabe o q ele tem, nem como descobrir. Se vcs puderem me ajudar de alguma forma, pois ele já vai fazer 4 anos e sofre bastante na escola, nunca foi em aniversário, e como ele "rejeita" a transfusão de sangue, sempre acho q ele ta correndo risco de vida se ingerir algum alimento.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que eu possa orientar de forma mais adequada. Os comentários são abertos ao público e não permitem uma resposta individualizada e particular diretamente ao paciente. Gratos por sua visita.

ana beatriz disse...

eu tenho alergia a varios alimentos e remedios q n sei quais são tem como eu descobrir?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Beatriz: o primeiro passo é procurar um médico especialista em Alergia para analisar seus dados clínicos, realizar testes, estabelecer o diagnóstico e indicar tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde, meu pai tem alergia confirmada a gergelin, teria algum medicamento injetavel que possa levar para o exterior? Grato

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As pessoas portadoras de alergia anafilática a alimentos devem levar consigo adrenalina (epinefrina). Sugiro que peça ao alergista do seu pai que oriente a via de aplicação, dose, etc. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Nathália Arêas disse...

Olá, Bom dia, ontem minha filha de 6 meses comeu um pouco de Iogurte natural com frutas e algumas horas depois começou a ficar toda empolada e foi aumentando e derrepente sumiu tudo, isso é normal?

Anônimo disse...

Boa noite!
Gostaria de saber o telefone ou endereço de médicos especializados em alergia a proteína do leite. Meu filho já tem 1 ano e nós descobrimos a sua alergia aos 3 meses e meio. De lá para cá ele só toma soja, come frutas, legumes e proteína só do frango, ovo e peixe. A reação dele é até de contato, sua pele fica toda empolada.
Tenho plano de saúde Bradesco.
Cristiane Moretto.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristiane: para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor público: “Localize um especialista”. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.

Anônimo disse...

Olá,
Meu organismo já tem reações alérgicas a certas substâncias e alimentos, como o pó, a lixivia o camarão…e agora neste fim de semana comi significativamente um creme de chocolate com avelãs ( o que quase nunca faço) ..e agora tenho borbulhinhas por grande parte do corpo , com placas avermelhadas e alguma assinável coceira…Terá sido reação alérgica? No entanto, eu já comi antes avelãs e produtos derivados (embora não frequentemente) e nunca noite nada! É possível que só agora esteja manifestando-se?

Queria esperar passar e voltar a comer um pouco do mesmo creme para certificar se foi mesmo isso? É prudente fazê-lo ou incorro de algum risco?
Obrigada desde já!

Cumprimentos,

IA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

IA: a alergia nunca surge da primeira vez em que ingerimos um alimento, mas sim com o passar do tempo e com a repetição do uso. Uma característica da alergia alimentar é que se repete se a pessoa voltar a ingerir o alimento que causou o problema. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro “ Alergia doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Grata pela orientação!

Cumprimentos!

IA

Anônimo disse...

meu nome e gessica tenho um filho de 5 nos ele ta com alguma reação no corpo ta todo inchado, eu tava dando um xarope pra tosse que contém ambroxol, mais ele também comeu uva a tarde e no outro dia amanheceu todo inchado me ajudem por favor. desde ja muito obrigado pela atençao

Anônimo disse...

meu nome e gessica tenho um filho de 5 nos ele ta com alguma reação no corpo ta todo inchado, eu tava dando um xarope pra tosse que contém ambroxol, mais ele também comeu uva a tarde e no outro dia amanheceu todo inchado me ajudem por favor. desde ja muito obrigado pela atençao

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Sempre comi carne de porco mais ultimamente sempre que como fico empolada pq só agora estou tendo essa reação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser uma alergia alimentar - no cas descrito, à carne de porco. A alergia alimentar surge em qualquer momento. Não se tem alergia de um alimento que se comeu pela primeira vez. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Sempre que como fiambre, carne e queijo e a seguir ingiro agua fico super enjoada sem conseguir comer mais e com vomitos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia. Pode ser uma intolerância alimentar. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) gastroenterologista para orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

marimigotto disse...

Ola! Boa tarde!
Fiz a ingestão de feijoada, logo percebi q havia bolinhas pelo corpo, e coceira também... Estou fazendo uso de um antibiótico chamado alginac 1000. Existe a possibilidade de ser reação do medicamento? Ou seria mesmo oq eu comi? Existe algum tipo de tratamento caseiro para melhorar?
Agradeço por enquanto.

fernanda piccolli disse...

Tenho notado q quando meu filho de 13 anos come carne de porco fica com calombo horríveis no corpo todo.será q pode ser a carne? Alguns dizem q é mito alergia da carne de porco. Por favor me ajudem. É comum está alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernanda: a alergia a carne de porco existe, embora não seja tão comum como se ouve falar. Mas, para fazer o diagnóstico é preciso analisar seu filho de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que o leve a um(a) alergista, para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marimigotto: tanto alimentos como medicamentos podem causar urticária. Mas, não é possível afirmar a causa do problema para seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita.

Junior Milfont disse...

Boa noite. Me chamo Júnior e meu filho de 5meses é alérgico ao leite de vaca. Ele não aceitou o leite com soja e também não aceita o pregomin. Poderíamos dar o leite ninho zero lactose?Não sabemos mais o que fazer,pois minha esposa vai começar a trabalhar e ele não pode ficar sem tomar leite até ela chegar em casa. Obrigado e aguardo resposta.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Junior: crianças alérgicas à proteína do leite de vaca NÃO PODEM tomar leite sem lactose pois HÁ RISCO de reações sérias. Aconselho que entre em contato com o(a) pediatra antes de dar qualquer alimento ao seu filho. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Gleisi disse...

Eu as vezes empolo os lábios.. incham um pouco.. E ficam cheio de bolinhas no lábio superior todo.. o que será que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gleisi: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia alimentar. Você deve procurar atendimento médico com alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

pri disse...

Ola tenho um filho de 2 anos e 5 meses e ele sempre comeu linguiça industrializada so que de um tempo pra ca depois que ele come a boca dele por dentro fica vermelha e com feridinhas o que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pri: nem toda reação a alimentos é causada por alergia. Linguiça industrializada não é um alimento adequado para crianças pequenas. Recomendo que entre em contato com o pediatra do seu filho e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

paulo Da Silva disse...

Toda vez que minha filha de um ano come feijão quando ela defeca o bumbum fica irritado e coça muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paulo: o seu relato sugere que possa ser uma reação adversa alimentar. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que leve sua filha para uma consulta com uma(a) alergista em sua cidade. Gratos por sua visita.

Leandro Augusto disse...

Olá, gostaria de tirar uma dúvida. De uns anos pra cá desenvolvi uma alergia a peixes, especialmente salmão (a mais intensa), bacalhau, atum. Peixes brancos comuns me dão uma alergia mais suave. No caso do salmão, sinto uma irritação na boca, inchaço dos lábios e até fechamento da garganta, nos outros, geralmente não passa de uma forte irritação na boca. Além de peixes, ovos em omeletes ou fritos também me causam uma leve irritação na boca por alguns segundos após comer, mas é tão sutil, quase imperceptível, tanto que continuo comento todos os dias e aparentemente os sintomas estão sumindo. Antigamente comia os peixes sem problemas, como gosto de cozinhar, gostaria de saber se é possível um tratamento para anular o sintomas. Vou ir em um médico mas enquanto isso gostaria de saber qual seria o fator em comum entre esses peixes que pode estar causando a alergia, já que o branco é bem mais leve e o salmão sinto que pode até me matar. O estranho é que frutos do mar além de peixes eu como sem problemas, como camarão, polvo, marisco. Também tomo óleo de peixe diariamente sem sintomas. Gostaria de saber se dependendo do tipo de alergia seria possível algum tratamento para controlar os sintomas já que eu gostaria de voltar a comer peixes porque gosto de cozinhar e me faz muita falta.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem todas as reações causadas por alimentos são causadas por uma reação alérgica (imunológica). Por isso, é muito importante analisar cada caso. Sendo necessário, pode-se confirmar através de testes (na pele ou no sangue) O seu relato não sugere que a reação causada pelos peixes seja alérgica, uma vez que você tolera pequenas quantidades. Sugiro que procure um alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá, minha filha tem dóis anos,sempre que come iorgut fica com a pele vermelha,o que fazer. tenho que suspender?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não há como responder se é uma alergia baseado apenas no que você informou em seu relato. Recomendo que entre em contato com o(a) pediatra de sua filha. Se for o caso, encaminhará para um(a) alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

olá,toda vez que como carne de porco começo a ter coceiras no rosto e fica até inchado,mas sempre comi carne de porco e nunca tive nada,mas agora estou tendo essas reações,e é só no rosto, principalmente ao redor dos olhos e nos lábios e ao redor da boca ,devo me preocupar com isso pode ser grave???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. Uma alergia não surge da primeira vez em que se ingere um alimento, mas si com o passar do tempo. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".