23 julho 2007

Jogos Pan-americanos (PAN 2007)

Os Jogos Pan-americanos são realizados a cada quatro anos, desde a década de 50. Em 2007 coube ao Rio de Janeiro sediá-lo, numa festa unindo 42 países das Américas e com milhares de atletas competindo em 41 modalidades esportivas.

Fiz uma pequena pesquisa no Google entre os participantes da delegação brasileira e detectei alguns portadores de asma entre os nossos atletas “medalhistas”:


- Carla Moreno (triatlon)
- Felipe "Mega" (polo aquático)
João Derly (judô)
- Kaio Marcio (natação)
- Rebeca Gusmão (natação)
- Marta (futebol feminino)

Por que isso é importante?

Participar de um Pan-americano não é fácil: os atletas selecionados são escolhidos entre os melhores de cada país e inscritos no Comitê Organizador dos Jogos. Para o atleta, significa uma colocação entre os melhores e a chance de competir nas Olimpíadas e atingir o máximo em suas carreiras.

Por tudo isso, é muito importante chamar a atenção para a presença de vários atletas portadores de asma e que tiveram que lutar para vencer as barreiras naturais do corpo e ainda, a limitação imposta pela asma. São vencedores, independente das medalhas que recebam, pois conseguiram atingir um grau de saúde e capacidade física invejável a qualquer pessoa e considerada por muitos como proibida aos asmáticos.

Além disso, constituem exemplo e incentivo às pessoas portadoras de asma: se a doença não tem cura à luz dos conhecimentos atuais, pode ser tratada e permitir uma vida normal ao seu portador.

Se não se vence a asma, a doença torna-se a vencedora.
É vital assumir e enfrentar a asma sem resignação,
lutar, desafiá-la e superá-la!


Jogos Parapan-americanos

É claro, não poderia deixar de citar os Jogos Parapan-americanos, organizados pelo Comitê Paraolímpico internacional, exemplo máximo da superação e rompimento de limites, já que os atletas são portadores de deficiências como: paralisia cerebral, lesão medular, portadores de amputação, deficiência visual, deficiência mental e outros.

No Rio, serão realizados em agosto 2007, com a participação de 1000 atletas que disputarão em 10 modalidades esportivas: Atletismo, Natação, Basquete em cadeira de rodas, Voleibol sentado, Futebol de 5, Futebol de 7, Halterofilismo, Judô, Tênis em cadeira de rodas e Tênis de mesa.

A todos, nossos parabéns!
Atletas e todos os que se dispõe a vencer suas limitações,
sejam quais forem!

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".