Pular para o conteúdo principal

Local de trabalho propicia alergias


Com objetivo de esclarecer a relação entre a qualidade do ar em ambientes internos de trabalho com a saúde das pessoas que freqüentam esses locais, o alergista José Luiz Rios, doutorando da UFRJ e médico da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, aponta em sua tese uma série de fatores que favorecem a manifestação de alergias respiratórias. Seu estudo, feito em conjunto com José Laerte Boechat, também alergista, traz à luz os elementos que podem contribuir para que, nesses ambientes cujo controle do ar é feito de forma artificial, haja não o surgimento, mas o desencadeamento de doenças respiratórias crônicas.

Em ambientes fechados, onde a troca e renovação do ar são baixas ou inexistentes, gera-se um acúmulo significativo de poluentes, trazendo para os trabalhadores, que costumam permanecer em torno de 8 a 10 horas dentro do local onde atuam sintomas respiratórios alérgicos. José Luiz Rios destaca que a qualidade do ar pode provocar diversas manifestações na área respiratória:

– Os sintomas podem ser respiratórios nasais, como a obstrução, corisa, espirros, lacrimejamento, coceiras nos olhos, ardência, ou ainda sintomas respiratórios baixos como tosse, falta de ar, sintomas de asma, chiado no peito, entre outros.

O foco da pesquisa é estudar as doenças respiratórias que tem relação com o ambiente. Rinite, sinusite, conjuntivite e, do ponto de vista das vias baixas, bronquite e asma, que representam a mesma coisa.

– A asma é uma doença que tem um conceito estigmatizado na cabeça das pessoas, por ser ligada diretamente a crises graves de falta de ar, mas na verdade o nome da asma é "asma brônquica" e pode ter níveis variados de gravidade, mudando de indivíduo para indivíduo. Como a asma é uma doença inflamatória dos brônquios, se cunhou o termo bronquite, que seria essa inflamação, mas bronquite asmática ou asma brônquica são a mesma doença.
A pesquisa, desenvolvida no Setor de Ciências Pneumológicas do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, possui duas vertentes, racionalizando a apuração dos dados: de um lado é feita a análise de dois prédios; um selado e refrigerado artificialmente, outro não selado e ventilado naturalmente, sendo um edifício mais antigo, mas que possui, também, algumas salas com refrigeração - porém, nesse caso, a refrigeração é periférica e há troca e circulação de ar entre ambiente interno e externo. Na outra extensão da pesquisa é feito o estudo da repercussão da qualidade do ar, nos ambientes anteriormente analisados, na saúde respiratória de trabalhadores.

– No primeiro caso, em parceria com o Instituto de Química da UFRJ, nos focamos na qualidade do ar desses prédios, colhendo algumas amostras para verificar os compostos químicos presentes, os compostos orgânicos voláteis, a temperatura, o nível de gás carbônico, de monóxido de carbono e de materiais particulados. Do outro lado, que configura melhor a minha área de especialização, estudamos a saúde dos indivíduos. No primeiro momento fizemos isso por meio de um questionário de sintomas que foi repassado aos funcionários expostos às condições de cada ambiente e, agora, estamos fazendo exames médicos nesses funcionários - teste alérgico, prova de função respiratória e um exame de sangue simples –, complementa.

Retomando a questão da influência do ambiente na manifestação da alergia, José Luiz Rios explica que existe um termo antigo que é “síndrome do edifício doente”. “Quando se fala desse edifício, que é um local onde as condições internas são inadequadas para o ser humano, temos duas fontes de problema. O de origem microbiológica, com algumas bactérias se proliferado, por exemplo, nas bandejas do ar-condicionado, ou nos dutos deste e que poderiam causar doenças respiratórias no alérgico, ou podemos ter também algumas formas de pneumonia típica, tendo a mesma propagação de micro-epidemias: uma pessoa gripada pode disseminar a gripe devido à circulação do ar. Esse ambiente faz, inclusive, da questão do tabagismo um problema muito sério, porque não há um lugar reservado para que os fumantes façam uso; onde quer que se fume o ar re-circula e todos acabam fumando com ele. Contudo, é importante ressaltar que o espaço lacrado não gera o problema, apenas propicia sua manifestação, como esclarece o doutor José Luiz.

– O indivíduo precisa ter uma predisposição. Na minha tese de mestrado, que era sobre ambientes externos influenciando alergias respiratórias, já havia estudos apontando que a poluição do ambiente influenciaria no aumento do número de indivíduos alérgicos. Mas em termos de ambiente interno não há estudos que comprovem isso. A alergia, para se manifestar, precisa da conjugação de dois elementos. Um deles seria a existência de uma carga genética que predisponha a pessoa a isso, ou seja, família alérgica, e a outra é a exposição ambiental que possa suscitar a genética, fazendo esses sintomas se apresentarem.

Muitas vezes atendemos pessoas no consultório que dizem nunca ter tido alergia e que, de um tempo para cá, manifestaram os sintomas, por exemplo, de uma rinite. Na verdade ele já era um alérgico que não se manifestava e devido a maior exposição a um ambiente inadequado, apresentou os sintomas.
Julianna Sá (Coordenadoria de Comunicação da UFRJ)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno