23 dezembro 2006

Asma na Adolescência

A adolescência é um período turbulento onde mudanças ocorrem no corpo, na maneira de pensar, na relação com o mundo! E tudo é mais fácil se você não tem nenhuma doença, podendo fazer tudo que quer: praticar esportes, dançar, rir...

E se você tem asma? Aí a coisa muda de figura, pois aquela tosse chata pode surgir no meio de uma partida ou "aquela falta de ar" pode iniciar no momento que você menos queria, quando está com seus amigos!

Então saiba que a melhor maneira é enfrentar o problema de frente e procurar entender o que está ocorrendo. A asma pode ocorrer em qualquer idade, mas na adolescência tem um aspecto importante, pois é comum afirmar-se que: "a asma cura com a idade". E quando isso não ocorre, surgem sentimentos de raiva, frustração, revolta, tristeza, etc.

Mas o melhor meio de vencer a asma é através do conhecimento e do tratamento correto: aprenda sobre sua doença:

A asma é uma doença de origem genética e as crises ocorrem por uma alteração nos brônquios (tubos que levam o ar aos pulmões) que ficam inflamados, prejudicando a respiração e provocando falta de ar, chiados no peito, tosse e catarro. Os períodos de piora são chamados de crise e podem surgir de maneiras diferentes: fortes ou fracas. Algumas vezes, a pessoa está bem, em outros momentos, está chiando! É preciso entender que a asma continua existindo mesmo quando não se está em crise.

Por isso, é importante manter o tratamento mesmo quando a pessoa se sente bem.

As crises aparecem como resultado da soma da tendência individual (genética ou hereditária) com os fatores que provocam as crises. É como numa arma: é preciso puxar o gatilho para detoná-la. Tudo aquilo capaz de provocar sintomas nas vias aéreas que já estão sensíveis, pode ser chamado de "gatilho", como por exemplo: a poeira de casa, mofos, fumaça de cigarros, infecções por vírus (gripes), sinusites, aspectos emocionais, etc.

Na adolescência, é comum a alergia à poeira de casa e aos ácaros do ambiente. A poeira domiciliar compreende uma mistura de matérias (vivas ou inertes) como restos de alimentos, escamas da pele humana e dos animais fragmentos e fezes de baratas, ácaros, bactérias, fungos, etc. Por isso é preciso colocar em prática as medidas de controle do ambiente.

Cuide bem do seu quarto: mantenha-o limpo, arejado. Evite acumular objetos que dificultem sua limpeza. Travesseiros devem ser forrados com plástico tipo napa ou com material próprio impermeável. Se possível, não tenha animais, mas se você já possui um cão ou um gato, não deixe que entre em seu quarto ou que suba em camas ou sofás.

Para que você possa tomar as atitudes certas para evitar as crises, procure também conhecer o máximo possível sobre a sua doença e aprender sobre os medicamentos. Assim você poderá participar do seu tratamento, em parceria com seu médico. Se você não entendeu bem as explicações dadas por ele, procure esclarecer suas dúvidas. Algumas vezes, coisas simples para o profissional de saúde podem parecer complicadas para você. Seu médico é um amigo: não tenha vergonha de conversar com ele sobre seus medos, suas dúvidas.

E o mais importante: saiba que com sua asma controlada, você pode ter uma vida saudável, ao ar livre, praticando esportes e sem proibições descabidas.

A adolescência é um período muito especial para qualquer pessoa. Existirão momentos de altos e baixos, mudanças e desafios. Muito em breve você será um adulto e sentirá saudades dessa época.

2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

e aaaaaaamei este blog e criativo e massa porem nao encontrei o que queria!!!!!!!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Então, escreva para nosso e-mail para que possamos esclarecer sua dúvida. Abraços e volte sempre ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...