04 novembro 2006

Bebês com asma: ansiedade para os pais




Crianças abaixo de 2 anos podem apresentar tosse acompanhada de falta de ar e cansaço, sendo erradamente conhecidas como portadoras de bronquite ou bronquite asmática. Na verdade apresentam asma brônquica ou simplesmente asma.

Os sintomas podem variar desde tosse isolada até quadros clínicos de intensa falta de ar e chiado, necessitando muita das vezes internação.

Alguns fatores favorecem ou predispõem o

surgimento da asma. Dentre os mais importantes destacam-se: pais alérgicos; bebê prematuro; exposição precoce a fumaça de cigarro; infecções virais respiratórias e ambiente com poeira, mofo e pelo de animais.

É comum pais e responsáveis comparecerem as Clínicas e Consultórios, especializados em Alergia, com dúvidas em relação ao próprio dia

gnóstico, o que fazer nas crises e a medicação mais adequada.

É importante saber que:

- Nem todos os bebês que têm asma serão alérgicos no futuro. A maioria estará livre das crises até os 3 anos de idade.

- Os sintomas podem persistir porque a inflamação dentro dos pulmões (brônquios) não foi devidamente tratada.

- É comum a criança com asma ter outras doenças alérgicas associadas como: rinite alérgica, dermatite atópica, alergia ao leite de vaca etc.

- Outras doenças não alérgicas também devem ser investigadas, como: refluxo gastro-esofágico, sinusites e imunodeficiência.

- Bebês não devem mamar deitados e nunca aumentar o tamanho do furo do bico da mamadeira sob risco de exacerbação da asma por engasgos, tosse e microaspirações.

- Ambientes domiciliares com acúmulo de poeira, ácaros e fungos sensibilizam precocemente o bebê. Assim, tapetes, carpetes, cortinas pesadas, bichos de pelúcia, almofadas, colchão e o travesseiro devem ser retirados ou encapados.

- A medicação deve ser feita de preferência por inalação. Para isso, pode-se utilizar: nebulizadores, bombinhas de spray, cápsulas inaladas, etc.

E lembre-se:

Procure amamentar seu bebê. O leite materno é importante nos bebês potencialmente alérgicos, impedindo ou minimizando o impacto das manifestações alérgicas.


0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...