19 outubro 2006

Falando sobre Asma


A asma é uma doença que pode acometer tanto crianças como adultos e que se acompanha de crises com falta de ar, chiado no peito, cansaço e tosse. As crises resultam em função do broncoespasmo e da inflamação que se instala nos pulmões. Os brônquios inflamados reagem de maneira anormal e mais intensa à uma série de estímulos, que são chamados de fatores desencadeantes, ou seja, que podem provocar ou piorar os sintomas da doença.
São eles:
· Alergia: poeira, ácaros, mofo, pêlos de animais,
· Infecções: viroses - como as gripes e resfriados, ou ainda as sinusites.
· Irritantes: mudanças de tempo, fumaças, odores ativos
· Esforço físico exagerado
· Fatores emocionais
· Outros fatores: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou à escola, asma provocada por outras doenças, etc.

Tipos de asma:
· A asma pode ser uma doença esporádica, com sintomas leves – por exemplo uma tosse com chiado que “vai e vem” (asma esporádica)
· Em outros casos, os sintomas já surgem com maior frequência - mais de duas vezes por semana e menos de uma vez ao dia. (asma leve)
· Os sintomas podem ocorrer com maior frequência, com crises mais de duas vezes por semana e podendo durar dias (asma moderada)
· Os casos mais graves, acompanham-se de crises diárias, com falta de ar evidente, e
prejuízo da qualidade de vida da pessoa (asma grave).

1 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Puxa, eu pensava que a bronquite era mais fraca e só crises fortes fossem asma. Sugiro que falem mais da asma. Obrigada.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...