Pular para o conteúdo principal

Como usar os sprays nasais

Corticóides para uso nasal
* São medicamentos eficazes para tratar a rinite alérgica
* Têm um bom perfil de segurança, podendo ser utilizados por tempo prolongado.
* Estes medicamentos não têm os efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos, xaropes ou de injeções.
* Não viciam e não engordam.
* Devem ser usados diariamente, mesmo que os sintomas estejam controlados.


Mas, é importante que sejam aplicados com técnica adequada. O jato do spray não deve ser aplicado em direção ao septo nasal, mas sim para as às asas laterais das narinas. Desta forma o medicamento se distribuirá melhor e com menor risco de efeitos colaterais como por exemplo: ardência, irritação e sangramento local.

Como usar o spray nasal
1) Antes do uso, lave as narinas com solução fisiológica e assoe suavemente
2) Agite o frasco e remova a tampa
3) Segure o frasco na posição vertical, mantendo o polegar na sua base e colocando os dedos médio e indicador em torno do bico aplicador.
4) Se estiver usando pela primeira vez, dispare a válvula até que ocorra a liberação uniforme do medicamento.
5) Incline levemente a cabeça para baixo, como se estivesse lendo um livro.
6) Introduza  a ponta do aplicador na narina  e pressione para disparar o jato

Tenha o cuidado de aplicar com a mão esquerda na narina direita. Depois, utilize a mão direita para aplicar na narina esquerda. Assim, o jato disparado não atingirá o septo nasal.
7) Repetir o procedimento na outra narina
8) Limpe  o aplicador e guarde tampado a fim de proteger o aplicador.


Corticóides para uso intra nasal disponíveis no Brasil são: Dipropionato de Beclometasona (Alerfin nasal, Beclosol e Clenil nasal), Budesonida (Budecort aqua, Busonid e Noex); Propionato de fluticasona (Flixonase, Flutican, Plurair) Furoato de Fluticasona (Avamys), Furoato de mometasona (Nasonex), Triamcinolona (Nasacort) e Ciclesonida (Omnaris).

Fonte: World Allergy Organization

Comentários

  1. Olá! O medicamento Plurair é recomendado para crianças a partir de 4 anos de idade, porém o médico receitou ao meu filho de 2 anos. Posso realmente utilizar nele? Qual o motivo de ter esta restrição na bula? Muito Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia. Meu nome é Suely e hj estou feliz pq descobri que nós alergicos, não estamos sozinhos. Fiquei sabendo desse blog da alergia e tirei muitas dúvidas. Gostaria de fazer uma visita a vcs e gostaria de saber onde é o endereço que vcs atendem.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Suely! Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Atendemos na Policlínica Geral do Rio de Janeiro Avenida Nilo Peçanha 38 sobreloja (Castelo - Centro). Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e passar a receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail.



    ResponderExcluir
  4. Olá. Gostaria de receber a copia do livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" meu email é linaorigami@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. O Plurair apresenta liberação a partir dos 4 anos, pois foi a faixa etária mínima presente nos testes laboratoriais. O uso em crianças menores não é proscrito, porém isso vai da experiência profissional de cada médico. Na dúvida, pergunte a seu médico(a), converse. Pacientes e responsáveis seguros do que estão fazendo acabam gerando melhores resultados e adesão ao tratamento.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Lina: o livro foi enviado para seu e-mail. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostaria muito de saber se pode ser usado o clenil nasal em crianças de 4 anos e quantas vezes ao dia?!
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Clenil nasal pode ser usado em crianças de 4 anos. O numero de doses diárias e o tempo de uso variam de acordo com as necessidades de cada caso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Por favor, faço tratamento de renite há anos com o Nasacort/Airclin, porém não consigo localizar mais esse medicamento; nem na internet...saberiam me dizer alguma coisa a respeito???

    ResponderExcluir
  10. O laboratório descontinuou a fabricação do produto. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que substitua a medicação. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Oi,estou aqui desesperada meu filho de dois anos e meio esta a 14 dias tossindo muito de madrugada ja levei pra 3 medicos ja não sei em quem acreditar,não sei se é rinite alergica ou laringite ou bronquite asmatica,cada um que diga uma coisa e nada de melhorar,ja tomou koid d,hixizine,nasonex,nebulização com ambroxou,xaropes caseiro e nada durante o dia tosse qualse nada mais na madrugada não parar de tossir,ele teve uma gripe pesada passou a tosse cheia e ficou a seca dai começou as noites mal durmidas e nariz entupido roncado,ja não sei mais o que faço dou água passo vick nas costas peito mais nada passa,mim ajudem ele tem 2 anos e 7 meses

    ResponderExcluir
  12. Olá Samara, boa tarde. A tosse pode ter várias causas e algumas vezes ela é realmente difícil de tratar. Orientar medicação sem examiná-lo não seria correto nem prudente de nossa parte. Nossa orientação é que procure um especialista a fim de obter um diagnóstico e trata-lo. Às vezes, procurar várias opiniões pode confundir mais do que esclarecer. Siga a opinião do profissional que mais lhe passou confiança e em caso de persistência de sintomas, você terá a quem recorrer. Caso você seja do Rio, teremos um prazer em atender-lhes na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Uso o avamys ( 27,5 mcg ) a uns 7/8 meses, devido a uma crise de sinusite. Com ajuda do remedio melhorei bastante e até hoje não fico sem aplicar todas as noites ( um jato em cada narina ). A minha dúvida é se o uso prolongado pode causar algum problema de saúde, visto que, o medico receitou ( o mesmo que me atendeu na crise de sinusite ) informou que eu deveria usa-lo diariamente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Marcus: o uso do spray nasal é seguro, mesmo por tempo prolongado. Mas, vale ressaltar que o remédio é apenas uma parte do tratamento da rinite alérgica. É preciso combater os ácaros em sua casa e nos casos indicados tratar com as vacinas (imunoterapia) Assim será possível controlar a alergia e não necessitar do uso dos medicamentos. Aconselho que procure um alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Olá levei meu filho no otorrinolaringologista e apos pedir raio x da face ele disse q meu filho de 4 anos tem carne esponjosa e receitou busonid 1x ao dia por 60 dias, dia 18 começou o tratamento e hoje dia 30 o nariz começou a sangrar só do lado esquerdo, é efeito do medicamento sera que devo parar ou é o remedio fazendo efeito?

    ResponderExcluir
  16. tenho rinosinusote, gostaria de saber quem estar amamentando pode usar o antialergico alektos?

    ResponderExcluir
  17. Não há como afirmar a causa do sangramento apresentado pelo seu filho sem examinar pessoalmente Pode ser uma reação adversa do medicamento, bem como pode ser uma consequência de técnica de aplicação inadequada do spray. Aconselho que entre em contato com o otorrinolaringologista que prescreveu a medicação e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Segundo a bula do produto: "Alektos não deve ser administrado a gestantes e lactantes, a menos que seja absolutamente necessário, uma vez que a experiência clínica sobre seu uso em mulheres nestas condições é limitada". Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite. Pode mandar esse livro para mim? Estou com meu filho a 4 anos sofrendo de rinite. Estou usando noex nele comecei hoje. É pala apliar de 12/em 12/horas? E por quantos dias?

    ResponderExcluir
  20. Flávia: para receber a cópia do livro, basta escrever para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com). O uso do Noex deve ser feito de acordo com a prescrição do(a) alergista que trata da rinite de seu filho. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Olá!! Estou desesperada a dois anos meu nariz fica escorrendo, minha otorrino me passou o nasonex já vai fazer um ano que uso ele, mas não resolveu nada, voltei e ela me disse que preciso ter paciência que o medicamento vai fazer efeito. Sério eu não aguento mais vou procurar ajuda com outro profissional. Vcs podem me ajudar não queria passar o natal assim de novo , queria que meu nariz ficasse sequinho, cheirinho, gostosinho..... O vida!!!

    ResponderExcluir
  22. Simone: o seu relato sugere que sua rinite seja causada por alergia. O tratamento inclui não somente o uso de medicamentos, mas deve incluir também o controle da alergia que origina o problema. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Oi gostaria de saber se em vez de usar o nasonex spray nasal de 120 doses posso usar o de 60 doses....
    Desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Sim, Aline. Você pode substituir o Nasonex 120 doses ppelo frasco com 60 doses. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Olá, tenho 62 anos e uso há anos Nasonex para controlar minha rinite alérgica e prevenir sinusite. Mas agora minha endócrino descobriu que estou com supressão de cortisol e me pediu para parar com Nasonex e só usar Montelair.
    Minha pergunta é como fazer isso de forma segura, para que não tenha efeito rebote. A dose que uso é uma espirrada antes de dormir, Nasonex 50 mcg.
    Agradeço muito desde já!
    Marie Rolim.

    ResponderExcluir
  26. Marie: para orientar de forma específica sobre seu caso, seria necessário conhecer a dose, tempo e periodicidade do uso do medicamento. Mas, de uma maneira geral, a retirada do spray nasal contendo corticóide não causa rebote. Aconselho que fale com o(a) alergista que trata de sua rinite e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo5/1/16 14:35

    Muito bom esse site, sana as dúvidas. Qualquer problema que venha a surgir procure um médico, não existe um médico Online por enquanto. Cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  28. Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  29. Beclosol pode causar arritmias e aumento da pressão arterial?

    ResponderExcluir
  30. Beclosol é um corticóide para uso intra-nasal. É formulado em doses mínimas (microgramas) de forma que atue diretamente na mucosa nasal, com mínimos efeitos no organismo. Por isso, não é causa habitual de hipertensão arterial e de arritmia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde.. sempre usei remedio para desentupir nariz, comesei com ATURGIL,DEPOIS AFRIM, DEPOIS NASONEX, DEPOIS SORINE, E AGORA NARIDRIM.. mas o problema e q eu ja tem uns 10 anos q sempre usei para dormir, somente para dormir, mas agora tem uns 8 meses atraz, q uso o naridrin frequentemente, ou seja toda hora o dia todo, meu naris fica escorrente, eu começo a espirrar, garganta coça, ouvido coça, essa crise me da todos os dias, ela vem e vai , tipo ela fica durante uns 30 minutos 1 hora, ai some, e assim sucessivamente... axo q se trata de uma alergia, um farmaceutico me indicou uso do AVAMYS.. disse q e muito bom e q vai resolver meu problema.. e andei vendo uns depoimentos, e me parece ser muito bom, gostaria de saber a opinião de vcs, muito OBRIGADA, AGUARDO RESPOSTA... NÃO AGUENTO MAIS ESPIRRAR REMEDIO NO NARIZ...

    ResponderExcluir
  32. O seu relato sugere que você seja portador de uma rinite medicamentosa, além da rinite alérgica. Embora Avamys seja uma boa medicação, é pouco provável que seu uso isolado, sem outras medidas de tratamento seja suficiente para resolver completamente o seu problema. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  33. Ola, a quase dois anos eu tinha uma vida normal e de repente, de um dia para o outro, começou um incomodo muito forte, uma secreção que escorre por trás da garganta, que também tranca um pouco os ouvidos, essa secreção nao para de incomodar, descobri a alergia a ácaros e mofo, faço tratamento imunoterapia a 1 ano e 5 meses e estava melhorando bastante, cheguei a melhorar 90%, mas a um mês os sintomas voltaram e não sei mais o que fazer, estou desanimada, também fiz tratamento com avamys, mas o medico pediu pra parar com a medicação por causa da melhora, agora que piorou não sei se devo voltar a usar, so consegui consulta com o médico para daqui 20 dias, nao consigo dormir mais e isso esta me deprimindo...será que é normal ter uma crise de varios dias depois de estar melhor por causa da imunoterapia? Ou a imunoterapia já nao faz mais efeito?

    ResponderExcluir
  34. Edna: As vacinas para alergia provocam diminuição dos sintomas de rinite, com melhora perceptível na qualidade de vida da pessoa alérgica. Mas podem surgir crises durante a vigência do tratamento. Neste caso, a consulta deve ser antecipada para que sejam avaliadas as possíveis causas e a modificação do seu tratamento. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  35. Olá fuquei aliviada ao let este artigo meu alergo receitou Dymista Nasal, e vi aqui que não engorda corticóide nadal. Yfa rinha receio por este efeito.

    ResponderExcluir
  36. Fabiana:corticóides intranasais não causam aumento do peso corporal. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Nasonex so é vendido com receita ?

    ResponderExcluir
  38. Tenho rinite alérgica. Sempre quando desencadeia as crises faco uso de corticoides. Quase não durmo direito por causa da obstrução nasal. Sinto falta de ar se nao uso medicamento. Faço uso de Avamys atualmente.Mas, o que está me preocupando agora é que descobri que tenho pressão alta ocular. terei que fazer tratamento a base de colírio. mas, ainda preciso fazer exame cardiológico pra ver se posso usar colirio. Posso continuar fazendo uso do Avamys? Estou sem usar e estou com a respiração ruim demais, não to aguentando. Por favor, queria um esclarecimento sobre qual intranasal posso usar?

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de receber a cópia em PDF do livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Por favor! Agradeço, desde já.

    ResponderExcluir
  40. Sueli: pessoas portadoras de glaucoma podem utilizar sprays nasais contendo corticóide, mas apenas sob estrita supervisão médica. Não é possível avaliar pela internet.. A minha sugestão é que procure o (a) alergista que trata sua rinite e peça que a oriente. Para receber a cópia do livro, basta escrever para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Nasonex pode ser vendido sem receita. Mas vale ressaltar que seu uso deve ser sempre sob orientação médica Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo3/3/16 11:58

    Bom Dia! Tenho um filho de 3 anos que vive com o nariz congestionado, o mais engraçado é que a noite ele dorme super bem, some tudo. Ao acordar pela manhã começa a coriza. Sempre começa com uma coriza transparente, depois uma coriza mais espessa e verde. Começam as tosse e crises de laringite,dessa vez tossiu por duas horas seguidas, depois dormiu igual um anjinho e acordou duas horas depois berrando de dor de ouvido. Será que ele tem alguma alergia? Ele fez um exame de sangue e acusou IGE 423,40 ui/ml, seria alguma alergia? Pois o médico não considerou muito o resultado.

    ResponderExcluir
  43. Os sintomas que descreve sugerem que possa ser uma alergia. Mas, a dosagem da IgE não é a base para o diagnóstico. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu filho. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Olá. Meu filho de 3 anos teve vários episódios sucessivos de tosse, garganta inflamada, nariz entupido e com catarro, febre. Foram tratados com antibióticos, salsep. Desta vez a pediatra encaminhou para um otorrino. A médica fez um exame e viu a adenoide em tamanho normal porem a amigdala um pouco maior que o normal. Receitou Budecort 32 mcg - 3 frascos, fazer 2 aplicações em cd narina 1 x por dia à noite antes de dormir. Porém na bula fala que é para criança acima de 6 anos, e como um dos efeitos colaterais está inibição do crescimento. Estou com muito receio deste tratamento. Pode ajudar?

    ResponderExcluir
  45. Drica: Budecort 32 está autorizado em bula para uso em crianças após 6 anos de idade Contudo, pode ser usado em crianças menores, como é o caso de sua filha, a critério do médico. Nasonex e Avamys são autorizados em bula para 2 anos de idade. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  46. EU TENHO DESVIO DE SEPTO NASAL BUDOSIN VAI MELHORAR MINHA FALTA DE AR E MINHA GARGANTA

    ResponderExcluir
  47. Renato: Busonid não é uma medicação para alívio de sintomas. O seu efeito se instala lentamente e tem objetivo de atuar na inflamação da mucosa nasal e controlando a rinite a longo prazo. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  48. A minha filha já está usando Avast desde o dia 16/05 e hoje apareceu com alergia no corpo. Será a é do remédio?

    ResponderExcluir
  49. Desconheço a medicação que refere Por favor, escreva para nosso e-mail informando melhor sobre o produto para que eu possa ajudar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Olá meu filho tem 5 anos e já operou adenoide e amígdalas, mais porém continua a roncar e a noite nariz fica entupido fica com dificuldade de respirar, sempre com coriza!!! O que devo fazer????

    ResponderExcluir
  51. O seu relato sugere que seu filho tenha uma rinite alérgica Mas não é possível orientar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Olá meu nome é Ludmila, tenho rinite cronica minha medica receitou o Avamys por 3 meses pois estou com obstruçao nasal, o tempo de tratamento não é muito longo? Tenho medo de viciar no remedio.

    ResponderExcluir
  53. Avamys não causa vício. Os corticoides usados sob a forma de sprays nasais são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Olá, meu filho tem 8 anos e tem asma moderada junto com renite alergica.Depois de muitas tentativas os remedios que deram certo foram o plurair ,monteler e o spray flixotide.Já faz 3 anos que ele usa esses medicamentos contínuo, só o flixotide que no verão ele ficou sem por uns dias.Será que isso pode causar algum mal pra ele no futuro?
    Obrigada ,aqui e um blog muito informativo .

    ResponderExcluir
  55. Jamile: os medicamentos inalados são seguros mesmo para uso prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Plurair e alegra D cortam o efeito do anticoncepcional? Tbm qro saber se esses mesmos medicamentos citados engordam.

    ResponderExcluir
  57. Fui médica com o busunide e loratadina para um entupimento no ouvido, mais não me esplicaram o porque.
    Gostaria de saber para que serve esse medicamento para o meu problema?

    ResponderExcluir
  58. Amanda: Plurair e Allegra D não engordam e não intreferem no anticooncepcional. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Amanda dos Santos: Busonid e Loratadina são remédios usados no tratamento da rinite alérgica. Os estudos comprovam que muitas vezes os sintomas de ouvido podem estar relacionados com a rinite alérgica. Se for o caso, não adiantará tratar o "entupimento do ouvido! se a rinite não for controlada. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. Anônimo1/7/16 17:58

    Olá, tenho renite alérgica. Já usei o noex, mas gostaria de saber se o nazonex é melhor.
    Também gostaria que me enviasse o livro sobre renite.
    Grata; Lindiane.

    ResponderExcluir
  61. Lindiane Boa noite Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a rinite alergica. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite! O meu filho tem 6 anos e está com sinusite. Foi medicado a ele azitromissina durante 7 dias 5ml de 24h em 24h. Hoje já é o 8 dia e desde ontem as tosses voltaram e a conjedtao nadal. Acha que a medicação foi fraca?

    ResponderExcluir
  63. Junior: os dados que envia não são suficientes para que eu possa valiar e julgar o tratamento prescrito para seu filho. Conto com a sua compreensão e agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Olaaaa!! Nossa Ameii o blog!! Eu tenho rinite alérgica e faço o uso de busonid ... tenho um filho de 4 anos que foi diagnosticado com rinite alérgica também e a pediatra receitou busonid 32mcg para ele 2x dia por um ano! Mas estou com medo de dar essa medicação para ele pois a bula do mesmo fala que não é indicado para crianças menores de 6 anos a que atrapalha no crescimento da criança no uso prolongado !! O que faço? O farmacêutico me indicou um chamado nasojet 9mg ... não sei o que fazer ...

    ResponderExcluir
  65. Paulinha Boa tarde Crianças menores também podem usar Busonid. Até mesmo gestantes podem usar. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Por favor, gostaria de saber se o uso de Noex ou Nasonex aumentam a pressão arterial. Sou hipertensa e lembro que um cardiologista havia me prescrito um spray nasal que não subiria a minha pressão mas não lembro qual foi. Obrigada.

    ResponderExcluir
  67. O uso do spray nasal contendo corticóide não afeta a pressão arterial, pois sua dose é mínima (microgramas) o que faz com que seu efeito seja limitado à mucosa nasal e não atimja o resto do organismo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  68. Bom dia meu filho tem 2 anos e 9 meses e o otorrino receitou avamys 120 doses uma vez a noite por 30 dias. Acontece que as veze pela manhã ele acorda com o nariz irritado, espirrando, posso usar pela manhã também, quando ele estiver assim??

    ResponderExcluir
  69. Crianças pequenas têm narinas mais sensíveis. Por isso, não é recomendável aumentar a dose sem a orientação do otorrino que trata de seu filho. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  70. Meu nariz entope e espirro constantemente,isso já vem acontecendo faz um bom tempo. Qual o melhor medicamento para usar?

    ResponderExcluir
  71. Boa Tarde, meu filho tem 2 anos e desde que entrou para creche (como qualquer bebê), sofreu muito com as ites e resfriados, mas no caso dele, um leve resfriado ou alergia sempre evoluía muito rápido e acabava em pneumonia. Bom, hoje, usando Montelair e fazendo natação, não está tendo mais nenhum problema, mas percebemos que à noite, na hora que deita o nariz ou peito (não sei bem de onde vem) faz um barulhinho de ronco. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
  72. Ariany: o seu relato sugere que você possa ter uma rinite. O tratamento se baseia em alguns pontos importantes: 1) diagnosticar o tipo da sua rinite 2) controlar os fatores que possam provocar crises ou agravar sua doença 3) uso de medicamentos, que devem ser escolhidos de acordo com o tipo da rinite e de acordo com as necessidades de cada paciente e 4) imunoterapia específica com alérgenos (vacinas para alergia). Por isso, não há como afirmar qual o "melhor remédio", uma vez que depende da aceitação de cada pessoa. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. As causas mais comuns de ronco na criança são a rinite, a respiração bucal e o aumento das adenóides. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Anônimo4/8/16 11:27

    ola, sofro de insonia cronica e fui ao medico especialista em sono, que me receitou, entre outros remedios calmantes, budesonida para parar de roncar e melhorar o sono, mas não fez nenhum teste de sono comigo. é isso mesmo?? corticoide para parar de roncar? fiquei insegura e só vcs podem me ajudar. outra duvida, esse inalatório pode engordar e m efazer ficar com a "cara de lua cheia", comum nos corticoides? muito abrigada por me ajudarem!!! aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  75. A rinite pode provocar alterações de sono e roncos. Corticoides em forma de sprays nasais são formulados em doses mínimas (microgramas) o que faz com que seu efeito seja limitado à mucosa nasal e não atinja o resto do organismo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  76. Patricia8/8/16 21:54

    Pessoas que tem epistaxe de repetição, por causa da rinite, podem usar sprays nasais?

    ResponderExcluir
  77. Gostaria de saber qual a diferença de Propianato e Furoato (de fluticasona)

    ResponderExcluir
  78. Boa noite,tenho um filho com paralisia cerebral,que sofre com a rinite,ele tem faringomalacia e isso dizem os especialistas e a causa do ronco.
    Ele tem estado com muita dificuldade para respirar,a noite piora muito,aspiro ele mas não sai nada,sem coriza,catarro,ou qualquer outra coisa,mas e sofrido demais ver ele respirar assim.
    Tbm faz uso de bombinha spray de avamys mas tenho a impressão de que nada adianta,sera q estou usando errado?

    ResponderExcluir
  79. Patrícia: boa noite. A epistaxe pode ser evitada aplicando o spray em direção às laterais das narinas e evitando direcionar o jato para a região do septo nasal. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Nathalie: os dois medicamentos contém o mesmo princípio ativo (fluticasona)mas com radicais químicos diferentes: propionato e furoato - o que confere propriedades químicas e potência diferentes em cada um deles. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Adriane: não tenho condições para opinar especificamente sobre seu filho sem o examinar pessoalmente. Mas vale ressaltar que crianças portadoras de paralisia cerebral tendem a ter outros problemas associados como cita a laringomalácia, hipotonia muscular, etc., o que agrava as condições respiratórias, independente da alergia que possa estar associada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Olá tenho uma filha de dois anos,ela esse mês teve duas vezes,crises de nariz entupido sem tosse e sem saí secreção do nariz só q veio a febre a pediatra receitou busonid 32mlg e um antialérgico na segunda crise eu estou sem saber se dou o antialérgico junto com o spray e necessário ou devo levar ela em um alergista para tratar essa suposta rinit alérgica. Obrigada sou GREISSE de porto seguro

    ResponderExcluir
  83. Rubens: Bom dia. Tratar uma rinite não se resume ao uso dos remédios. É muito importante tratar a alergia que origina o problema. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Bom dia!
    Sofro de rinite crônica ha alguns anos, desde que me mudei, infelizmente minha casa tem mofo e bolor constantemente. Já usei de tudo no nariz, alguns não fazem qualquer efeito, outros causam ardência insuportável e outros fazem efeito na hora depois parece que piora. Me dei melhor com o Flutican, e vejo que o Avamys é um dos mais indicados! Pesquisei a diferença entre Flutican e Avamys e não encontrei. Poderia me dizer o que muda no efeito de um para o outro? Qual deles é melhor?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  85. Karen Boa noite. Os dois medicamentos - Flutican e Avamys contém o mesmo princípio ativo (fluticasona)mas com radicais químicos diferentes: propionato e furoato - o que confere propriedades químicas e potência diferentes em cada um deles. Não há um melhor do que o outro. O médico escolherá de acordo com os dados clínicos de cada paciente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Olá! Tive pneumonia e estou tendo crise de tosse e falta de ar. O médico receitou 5ml de soro, 25 gotas de atrovent e 3 de berotec. Também passou o clenil spray para as crises de falta de ar. Desejo saber se isso trará dano à minha saúde. Foi a primeira crise nos meus 45 anos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  87. Fique tranquilo: o uso do Clenil spray nasal contendo corticóide é seguro e não causa dano à saúde. A dose é mínima (microgramas) o que faz com que seu efeito seja limitado à mucosa respiratória e não atinja o resto do organismo. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Olá, algumas vezes em crises fortes de alégica, fui receitado pelo médico a tomar um medicamento chamado prednisona 20mg, 10 comprimidos e nasonex uso continuamente. Gostaria de saber sobre o prednisona, sobre os riscos e benefícios desse remédio.

    ResponderExcluir
  89. Helysson: Prednisona é um corticoide para uso sistêmico em forma de comprimidos. Têm efeito de alívio por sua intensa ação na inflamação que acompanha os processos alérgicos. Porém não deve ser mantido pois o uso prolongado aumenta sobremaneira os efeitos colaterais. Nasonex é um corticoide inalado para uso nasal que é formulado em doses mínimas (microgramas), o que permite o uso prolongado. Mas tratar não é só tomar remédio. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Olá meu filho tem 3 anos ronca muito e tem difiuldade pra reapirar, otorrino dele passou noex, mais quando aplico ele chora muito Pq diz que doi .. Estou usando só uma vez no dia por favor será que estou usando da forma correta pois ele chora muito ...

    ResponderExcluir
  91. É provável que a aplicação esteja inadequada ou então a medicação está irritando a mucosa nasal Recomendo que retorne ao otorrino para que a oriente. Não se esqueça de levar o medicamento e aplicar na consulta para que ele possa avaliar melhor. Mas tratar não é só tomar remédio. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Olá tenho rinite alérgica e asma.. Meu médico receitou nasonex.. Mas ganhei variados amostras de noex.. Gostaria de saber se tem o mesmo efeito???

    ResponderExcluir
  93. Lili: Boa tarde. Ambos contém corticóides inalados e são usados no tratamento de controle da rinite. Contudo, Noex contém budesonida e Nasonex mometasona, ou seja, corticóides inalados com características e propriedades farmacológicas diferentes. Recomendo que entre em contato com seu médico, pois a examinou e conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para esclarecer sua dúvida. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Olá, tenho rinossinusite cronica, e o medico me receitou omnaris por 1 mês, estou fazendo uso a 10 dias e houve uma boa melhora, só que estou com medo de usar por muito tempo, pois estava com uma secreção um pouco esverdeada na garganta e na bula diz que não pode usar esse medicamento nessa condição, será que posso parar de usar Omnaris? qual o risco em continuar, ah a secreção já passou. Me ajudem por favor, estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  95. Boa noite. Mantenha o uso do medicamento. Caso suas dúvidas persistam, entre em contato com seu médico. Ele a examinou, conhece o tipo e grau de sua rinite e poderá orientar de forma mais adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Olá, Bom Dia!!! amei esse blog obrigado por criar um blog tão importante para nós alérgicos. O meu filho tem 9 anos e nas crises de asma eu trato com o uso do salbutamol e do predisim. pela idade eu ainda tenho que usar com o espaçador ou somente o médico poderia e falar ?

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde, uso budecort 32 para controlar minha rinite esporadicamente, nas crises de rinite alérgica, e percebi que ele provoca tonturas leves (não chega a incomodar) porém esse efeito colateral não está relatado na bula. Essa medicação pode provocar esse efeito colateral?
    Grato, Ricardo.

    ResponderExcluir
  98. Boa noite A inalação do spray com auxílio de espaçador pode ser feita em qualquer idade, desde o bebê até o idoso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Ricardo Bom dia. Desconheço o sintoma como um efeito colateral do uso do Budecort. Aconselho que peça ao(à) alergista que acompanha seu tratamento para que oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde, acabei de conhecer o blog que maravilha poder esclarecer algumas dúvidas, e aqui vai uma eu gostaria de saber qual o spray nasal mais indicado para crianças de 3 anos sei que o nazonex é um deles mas o médico só me falou o nome de outro que eu não me lembro, será que voces pode,m me ajudar ?

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde! Meu nome é Fabrícia
    Tenho uma dúvida em relação aos exames laboratoriais para dosagem de IgE específicos: latex, banana, gema e clara de ovo; teste de tolerancia a lactose.
    Preciso fazer esses exames, mas no momento, conforme orientação do alergista estou fazendo uso de budecort aqua e há cerca de 10 dias tomei apenas um comprimido de loratadina. Esqueci de perguntar ao alergista se esses medicamentos interferem no resultados desses exames. Assim, gostaria de saber se, pelo tempo que tomei loratadina, já posso fazer tais exames? Tenho que para o bedecort (budesonida) para fazê-los? Qual o intervalo de tempo?

    ResponderExcluir
  102. Bianca: praticamente todos os corticóides para uso nasal podem ser usados em crianças. Contudo, a autorização em bula se restringe aos sprays: Nasonex, Nites e Avamys. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Fabrícia: boa noite. O uso de antialérgicos (anti-histamínicos) não interfere na dosagem da IgE específica. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  104. Bom dia Minha filha ja foi operada para a retirada da Adenoide e das amigdalas. Mas ainda tem Rinite, e asma. usa o budesonida e Alvesco continuos, quando em uma crise tem que usar o Aeroline tambem.Tudo isso indicados por um alergista e um Pediatra. Minha preocupaçao é que como sempre foi acima do peso, e nao consigo com que seu peso abaixe, tenho medo destes medicamentos estarem atrapalhando. Hoje ela tem 10 anos e pesa 65 kg.

    ResponderExcluir
  105. Simone: Os corticoides usados sob a forma inalada são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Olá! Meu filho tem 2 Anos e 7 meses ele ronca muito o pediatra esta suspeitando de carne espojosa , e receitou Clenil Nasal Aquoso splay 2 vzs ao dia o médico disse que pode recredir se for , mais meu filho bpode usar a bula diz q não só a partir dos 6 anos, vou tet q voltar no médico ?

    ResponderExcluir
  107. Maria: é possível usar a medicação mesmo para crianças numa faixa etária não autorizada na bula, desde que o médico avalie esta necessidade. Sugiro que converse com o pediatra que trata do seu filho e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Ola
    Minha duvida seria quanto ao uso prolongado(6 meses) do Nasonex.
    Existe algum estudo referente ao uso em crianças?

    ResponderExcluir
  109. Bom dia. Estudos clínicos comprovam a segurança do uso do spray nasal em crianças. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  110. Olá! !Amei i Blog! !
    Gostaria de saber se realmente o Busonid atrapalha o crescimento??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  111. Olá! !Gostaria de saber por favor se o uso de Busonid atrapalha o crescimento da criança?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  112. Emanuela Bom dia. Busonid é um spray nasal contendo corticóide e não interfere no crescimento, pois sua dose é mínima (microgramas) o que faz com que seu efeito seja limitado à mucosa nasal e não atinja o resto do organismo. Mas deve ser usado sempre com acompanhamento e supervisão médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  113. Olá, gostaria de saber os efeitos do uso prolongado da loratadina

    ResponderExcluir
  114. Robert Bom dia Loratadina é um anti-histamínico (antialérgico) autorizado para uso em crianças e adultos e usado no tratamento de diversas doenças alérgicas. O uso prolongado é seguro e com poucos efeitos colaterais, na maioria das vezes. Contudo, vale lembrar que seu efeito é apenas aliviador, ou seja, alivia sintomas, mas não trata a causa da alergia. Gratos pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Boa noite,meu filho está fazendo tratamento com avamys, segundo o médico sobre carne espanjosa,uso contínuo toda noite por 6 meses e não senti alteração, por isso o alérgico do meu filho indicou o otorrino devido ao filho está com sintomas parecidos com apnéia,o otorrino olhou o exame e passou bussonid eu não sei se é indicado a uma criança de 3 anos,pelas informações que li na bula ,pode ocorrer sangramento nasal, o otorrino solicitou uso contínuo sendo 2 vezes ao dia . De manhã e à noite.

    ResponderExcluir
  116. Boa noite. Busonid apresenta indicação na bula a partir dos 6 anos, pois foi a faixa etária mínima presente nos testes laboratoriais. O uso em crianças menores não é proscrito, porém isso vai da experiência profissional de cada médico. Como não examinei seu filho, não tenho condições para opinar sobre seu caso. Aconselho que pergunte a seu médico e converse com ele. A confiança e o diálogo são a base para gerar melhores resultados e adesão ao tratamento. Obrigado pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. boa tarde !
    assiste em um filme que avamys aumenta adrenalina, isso procede?

    ResponderExcluir
  118. Bom dia! Posso trocar o NASONEX pelo AVAMYS?

    ResponderExcluir
  119. Andrey Bom dia. Em tese, a resposta é sim. Mas, embora ambos contenham corticóides inalados para uso nasal, possuem características químicas e farmacológicas diferentes. Por isso, o ideal é que seu médico opine, uma vez que ele conhece o tipo e grau da sua rinite, para indicar o tratamento mais adequado para você. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  120. Olá! Gostaria de saber como fazer a troca de um medicamento por outro - no caso, do Plurair para o Avamys. Basta substituir e pronto?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  121. Ana Boa noite O princípio ativo dos dois medicamentos é bastante semelhante: Plurair (dipropionato de fluticasona) e Avamys (furoato de mometasona) mas possuem características terapêuticas com algumas diferenças. A escolha depende do tipo e gravidade da rinite e das características pessoais de cada paciente para escolher entre um ou outro. A substituição portanto deve ser orientada pelo(a) médico(a). Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  122. Meu filho tem 5 anos e a médica receitou Nasonex 32 mcg, mas o farmacêutico disse que não existe. Daí estou dando o Nasonex 50 mcg 2 vezes ao dia. Tem algum perigo? E muito obrigada pelo blog.

    ResponderExcluir
  123. Paula: Bom dia. O spray nasal Nasonex é usado n tratamento da rinite alérgica, com dosagem de 50mcg e contém um corticoide para uso nasal (furoato de mometasona). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde meu filho tem 6 anos e foi diagnosticado com refluxo e o losec mups mudou a vida dele e uso nasonex uma vez ao dia, e montelair para alergia e rinite e sinusite, e antialergicos como desloratadina, pois eu queria saber se morar em lugares com variacoes climaticas, onde um dia chove e outro faz sol faz aumentar os quadros alergicos? obrigada.

    ResponderExcluir
  125. Paulo Josué25/3/17 18:19

    Parabéns pelo blog. Desde criança sofro com rinite, quando fiquei adulto deixei de ser sedentário e vi que melhorou muito. Ainda assim, quando há grandes mudanças climáticas repentinas, a rinite ainda retorna, trazendo corrimento nasal excessivo e obstrução nasal, principalmente quando estou deitado, o que incomoda bastante. Vou usar Dymista. Essa medicação pode ser usadas apenas nos dias de sintomas mais agudos, ou preciso utilizá-la sempre? sendo sempre, por quanto tempo?
    Tenho desvio de septo, isso influi na rinite, ou não tem nada a ver? depois que tomei conhecimento do desvio, parece que minha sensação de obstrução piorou, acredito que deva ter componente psicológico.
    Fiquei tranquilo ao ver que corticóides intranasais não engordam, pois tinha receio desse efeito. Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  126. Juliana: as mudanças climáticas bruscas podem influenciar nas alergias. Contudo, esta influência não é igual para todos os alérgicos. A resposta é individual. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Paulo Josué: Dymista é uma medicação lançada recentemente para o tratamento da rinite alérgica. Combina no mesmo inalador, um antialérgico e um corticóide nasal. Deve ser usado todos os dias para controle da doença e não só nas crises. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. ola meu nome e José roberto tenho 37 anos. Envés de eu colocar 2 jatos no nariz do avamys nasal spray, dei 4,jatos fiquei com o lado direito do rosto dormente e a garganta fechando, isso depois de 6 dias de uso, o que devo fazer, ja que eu creio que foi doce de mais que coloquei.

    ResponderExcluir
  129. Roberto Bom dia O número de jatos aumentado da medicação contendo corticoide nasal aumenta a dose e pode provocar irritação local, agravando o problema. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: é mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Silvana: Busonid, Noex e Budecort são sprays nasais contendo o mesmo princípio ativo: budesonida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. ESSES SPRAYS PODEM CAUSAR INFLAÇÃO NA GARGANTA CASO INGERIDO DE FORMA ERRADA?

    ResponderExcluir
  132. Gabriela: os sprays nasais usados no tratamento de controle da rinite alérgica não causam inflamação. Pelo contrário, combatem a inflamação que acompanha a doença e evitam as crises de rinite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  133. Boa tarde Me chamo Amilcar e tenho 41 anos sofro de alergias desde criança mas com o tempo tenho muitas crises frequentes de alergia como renites principalmente com a mudança na temperatura os medicos em que me consulto geralmente me indicam o nasonex ou noex e budesonida porém tenho uns frascos de clenil minha pergunta é posso usá-lo no lugar do budesonida ou nasonex?

    ResponderExcluir
  134. Amilcar: Pode usar o Clenil nasal e comunique seu médico para que possa ser orientado de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  135. Boa noite! Minha filha tem 3 anos e 5 meses e a pediatra passou o nites splay nasal mas li na bula que é indicado para maiores de 12 anos é seguro usar em mim há pequena?

    ResponderExcluir
  136. Lilian Boa noite Nites ou Nasonex (furoato de mometasona) tem indicação de bula para crianças a partir de 2 anos de idade. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  137. eu tenho asma/bronquite e há mais de 5 anos uso fluir + budesonida(capsulas)todos os dias e nunca senti nenhuma melhora. uso tb o busonid nasal de tempos em tempos. será q meu caso é perdido?

    ResponderExcluir
  138. Leoni Boa noite O tratamento da asma deve ser dinâmico e se modificar de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso, se não obteve melhora, talvez seja o caso de modificar seu tratamento.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  139. Ola boa noite me chamo sueme e tenho uma filha de 11 meses que foi diagnosticada pela pediatra com reniti alergica.(desde os 4 meses) quando um leve chiado em sua respiraçao incomodava a mim . mas ate entao minhabfilha dormia bem e nao tinha coriza nem tosse. Foi quando começou a primeira crise de verdade : bastante coriza a noite e tosse. E isso aconteceu depois da mudança de clima . moro no sertao da paraiba e o clima aqui fica bem seco e frio essa epoca do ano. Enfim a pediatra receitou Montelair por 60 dias e rilan 4% . sobre o montelair acabei nao fazendo o tratamento pois achei que minha filha teve uma mudança de comportamento ficandl agitada e bem irritada um tanto agressiva . esse mwdicamento eh seguro fiz certo em interromper . usar umidificador e nubulizaf com soro ajuda realmente? Nao sei lidar com essa doença nunca tive problemas de cunho respiratorios . fico apreensiva em usar tanto medicamento numa bebe tao nova . virei seguidora do blog com certeza.creio que vou obter informaçoes que ajude minha filha aqui .

    ResponderExcluir
  140. Boa tarde! Parabéns pelo blog! Meu filho de 4 anos tem uma leve hipertrofia da adenoide, mas o médico disse que não ha necessidade de intervenção cirúrgica nem tratamento mais serio a não ser que ele comece a ter muitas infecções ligadas a esse problema, o que graças a Deus raramente acontece, mas moro em uma região onde ultimamente esta tendo mudanças bruscas no tempo e a adenoide incha ele fica respirando pela boca, ataca rinite e tosse alérgica por dias, então o farmacêutico indicou fazer o uso de NOEX budesunida 32mcg por 60 dias, mas li a bula e fiquei preocupada pois ele é indicado para crianças acima de 6 e ele tem 4, além de dizer que pode interferir e inibir o crescimento da criança. e ai posso usar? é seguro? desde já agradeço! Nayara

    ResponderExcluir
  141. Sueme: a medicação citada pode provocar irritabilidade como efeito colateral. Mas, não tenho condições para afirmar se é o caso de sua filha sem examiná-la. Aconselho que entre em contato com a médica que trata dela e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Nayara: Boa noite. O uso de budesonida nasal é seguro mesmo em crianças de 4 anos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário e por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. oi meu filho tem 21 anos e esta com fungueiras constante..ele esta usando avamis a 15 dias e o barulho incomoda muito e pra piorar nao quer ir ao medico nao sei mais q tipo de spray usar ..se puder me indicar um agradeco

    ResponderExcluir
  144. O seu relato sugere que seu filho esteja aprsentando uma rinite. Mas, não tenho condições para atender sua solicitação. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina: não é permitido medicar, prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar o paciente. Caso more no Rio, estamos ao dispor para atendê-lo e orientar de forma adequada e segura. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Olá, boa noite, gostaria se possível um esclarecimento pra minha dúvida. Me foi receitado pela alergologista o uso do awamys, 2 pufs em cada narina, somente à noite. Pq dessa prescrição, apenas noturna? Muito obrigada, acompanho sempre esse blog. Abraço

    ResponderExcluir
  146. Claudia Bom dia A sua médica poderá esclarecer melhor. Pois eu não conheço seus dados clínicos, nem o tipo ou a intensidade de sua rinite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Olá ! O pneumo do meu filho descartou pneumonia e deu diagnóstico de asma alérgica ! Após raio x. Existe tosse decorrente de alergia ? Outra: meu filho tem 2 anos e 4 meses, receitou busonid 1 jato 2 x ao dia. Mas na caixa vem dizendo acima de 6 anos. E agora ? Pode??

    ResponderExcluir
  148. O uso de corticoides corta o efeito do anticoncepcional? Faço uso do Noex

    ResponderExcluir
  149. Olá, vinha sofrendo com uma congestão nasal terrível que surgiu depois de um forte resfriaado. Passeia não viver mais sem neosoro. Em consulta ao otorrinolaringologista, este me receitou Avamys por 2 meses. Estou no final do primeiro mês e estou me sentindo muito bem. Aplico 2 borrifadas em cada narina pela manhã e me sinto ótima. O Avamys pode ser usado por tempo indeterminado? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  150. Bom dia. A tosse pode ser decorrente de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós-nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta, provocando tosse. Por outro lado, a tosse pode acompanhar a asma Ou ainda, a tosse pode ser o unico sintoma da asma. Apesar da indicação na bula, Busonid nasal pode ser usado, a criterio médico, em crianças menores. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Samira: o uso de Noex não interfere no efeito da pílula anticoncepcional. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Que bom que você conseguiu interromper o uso do Neosoro! Mantenha uso contínuo do Avamys durante o inverno ou pelo tempo indicado pelo seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  153. Olá!
    Qual a diferença entre o nasonex 50mcg e o nasonex 0,05%?
    Grato

    ResponderExcluir
  154. Nasonex tem apenas uma apresentação sob a forma de spray nasal 50 mcg. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  155. Bom dia!
    A dra. do meu filho receitou o uso do NASONEX para lavar as narinas a noite, mas eu tenho um frasco de AVAMYS fechado. Eu posso substituir um pelo outro?

    ResponderExcluir
  156. Em tesse, pode. Mas, como desconheço o tipo de rinite do seu filho, características clinicas, idade etc. recomendo que comunique ao médico que trata dele para que receba uma orientação adequada e segura, Obrigada por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  157. Que maravilha de blog,com respeito e atenção aos internautas com seus problemas respiratórios.
    Estou vindo de uma gripe fortíssima,embora tome vacina contra Influenza todos os anos,e esse ano tomei no final de abril último. Depois de uma semana de cama,com febre 03 dias, falta de ar,prostração, muita tosse, espirros sucessivos de 15 por vez, coriza abundante,dor na cabeça, nas faces, e narinas,fazendo inalação em casa, por minha conta, fui ao Pronto-Socorro, o médico ao me auscultar, disse que não precisaria fazer RX do tórax, e, portanto, me receitou Amoxicilina de 500mg, de 8 em 8 horas, por 10 dias, vitamina C, e analgésico. Tomei, mas em curso, consegui consulta no Ambulatório Municipal, e a médica clínica me examinou, e tinha um pouco de secreção na parte média do pulmão, mas nada alarmante,pediu-me RX do tórax, e continuar com o antibiótico. Voltei a trabalhar, mas ainda me sentia meio cansada, fadiga, e um pouco de falta de ar, minha respiração não estava confortável. Preocupadíssima, fui ao Pneumologista, que auscultou-me, perguntas clínicas, e me diagnosticou com Rinossinovite, me receitou Tamiran de 500mg por 10 dias, Zina, 1 compr. à noite, e Rinosoro, 4 vezes ao dia, estou me sentindo um pouco melhor, fiz O RX, e vou levar pra ele avaliar. Doutor, essa doença dá falta de ar, assim?
    Desculpe me alongar demais!
    Atenciosamente,
    Dora de Moraes



    ResponderExcluir
  158. Dora Boa noite. Embora o nariz e os brônquios tenham funções diferentes, compõem a mesma via respiratória, ou seja, um caminho único e revestido por um mesmo tipo de mucosa. Por isso, os sintomas de uma rinossinusite podem se refletir nos pulmões e causar tosse, sensação de cansaço ou falta de ar. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos por suas palavras carinhosas e pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. Queria receber esse livro tbm. Meu email é tacylamayane@hotmail.com parabens por ajudar tanta gente.

    ResponderExcluir
  160. posso usar nas nasonex após ter usado rilan em um bebe de um ano, logo em seguida?

    ResponderExcluir
  161. Não recomendo que use uma medicação em um bebê de um ano sem orientação medica Avaliar pela internet ode gerar erro. Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) que trata dele e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  162. comecei usar busonid, só que usava antes o neosoro, quando passo o busonid não desentope meu nariz igual ao neosoro, queria saber, se faz mal usar os dois juntos e se o neosoro tira o efeito do busonid.

    ResponderExcluir
  163. Renen: o uso do neosoro agrava a rinite, causa vício, provoca complicações. Além disso pode agravar hipertensão e causar taquicardia. Não recomendo seu uso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. o meu filho usa noex32 Av três meses CE ontem pela primeira vez teve um sangramento ...gostaria de saberpor que..

    ResponderExcluir
  165. Bom dia. O sangramento pode ocorrer por motivos que variam de pessoa para pessoa, mas o mais comum é a técnica de aplicação inadequada, em especial quando o jato é direcionado para o septo nasal. A medicação deve ser aplicada em direção às laterais das narinas. Aconselho que peça ao alergista que trata do seu filho que avalie seu caso e assim possa receber uma orientação adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Oi tenho rinosinosite crônica e rinite alérgica a médica me receitou dymista e não encontrei em nenhuma farmácia queria saber se tem algum que substitue ele.obrigada

    ResponderExcluir
  167. Vicente: Dymista foi retirado do mercado temporariamente. A substituição deve ser recomendada pelo seu médico. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  168. Manuel Dias21/10/17 15:46

    Ontem abusei na dosagem, hoje não me tenho sentido bem da cabeça, tenho sentido muitas tonturas e mesmo mau estar,
    chegando mesmo a perder o equilíbrio, será que foi da quantidade em demasia?

    ResponderExcluir
  169. Manuel Bom dia O seu relato não sugere que possa ser um efeito colateral. Contudo, como não foi informado qual o medicamento e qual a dose utilizada, sugiro que entre em contato pessoalmente com seu médico para que seja orientado de forma adequada e segura Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Hoje levei minha filha de sete anos no especialista, e ela foi diagnosticada com rinite alérgica, mas eu esqueci de dizer pra doutora que durante três meses ela usou nasonex,e hoje na consulta, a doutora passou busonid, não sei o que faço, continuo com nasonex ou posso começar o tratamento com busonid? Qual o melhor?

    ResponderExcluir
  171. Elida Bom dia Busonid (budesonida) e Nasonex (mometasona) são corticóides para uso intranasal. Mas, cada um tem composição, propriedades e potências diferentes. Não há como definir qual o melhor ou o pior. A escolha de um ou de outro depende de cada caso, tipo e gravidade da alergia. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  172. Boa noite! Há 4 meses estou sofrendo de um gotejamento pos nasal. Fui ao otorrino e ao alergista, me passaram antibióticos, antialergicos, sprays nasal, porem continuo com o gotejamento pos nasal. Existe algum remédio que que seja específico para acabar com esse gotejamento? Obrigado

    ResponderExcluir
  173. Aleson Bom dia Não há uma medicação específica para tratar gotejamento pós nasal. A avaliação clínica feita pelo médico é a base para diagnosticar a causa do problema e assim instituir o tratamento adequado. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  174. Por favor me ajudem faço o uso do dymista pra rinite que tenho mas já tô atacada faz quase 2 meses e não acho o dymista que é o único que passa minha alergia não acho ele em nenhum lugar.. poderia me orientar dizer o que ouve? E quando vira o medicamento? Ou onde posso encontrar pra comprar? ??? Obrigada gostaria de receber o livro em PDF por favor.

    ResponderExcluir
  175. Kellen Bom dia Dymista foi retirado do mercado Para obter informações, sugiro que entre em contato com o SAC do laboratório que fabrica este medicamento: Meda Pharma. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) - 0800 7705553
    Para receber o livro, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Oi por gentileza me informa o nasonex ajuda nas crises de adnoide

    ResponderExcluir
  177. Olá! Gostaria de saber se o Avamys pode desencadear extras sístoles em quem já tem essa tendência. Obrigada

    ResponderExcluir
  178. Adenoides são um tipo de amígdala, normais na infância. Podem aumentar de tamanho e trazer problemas. O tratamento da rinite utilizando o spray nasonex pode melhorar a alteração causada pelo aumento das adenoides. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. Renata Boa tarde Desconheço relato de Avamys como causa de extrassístoles. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  180. Olá, gostaria de saber, se posso usar o clenil nasal, apos a aplicação da vacina de febre amarela.
    Ou ele contem corticóide?
    Minha pneumologista falou que não tem problema. Já as enfermeiras o posto, falaram que não pode usar por 15 dias.
    Poderiam me tirar essa duvida?
    Grata.

    ResponderExcluir
  181. Bom dia. A sua pneumologista está correta Corticoides inalados não interferem no efeito da vacina de febre amarela Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  182. Olá , há mais ou menos dois meses peguei uma gripe muito forte e comecei a usar neosoro nesse período para desobstrução nasal ,a gripe passou e meu nariz continua entupindo direto e o continuo a usar neosoro, meu médico passou noex pra mim usar um jato de 12 em 12 horas , comecei ontem , porém o noex não desobstrui meu nariz imediatamente e se eu não ultilizar o neosoro , não consigo respirar . Últilizar o noex e o neosoro quando necessário é perigoso?

    ResponderExcluir
  183. Boa tarde O uso repetido do Neosoro (nafazolina) por tempo longo leva ao vício. Por isso você não consegue suspender o uso. Com o passar do tempo, aumentam os prejuízos A ajuda médica é importante para conseguir interromper o vício. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Olá boa tarde. Sempre tenho crises de coriza, garganta arranhamda, olhos lacrimejando e tosse constante a noite. Agora estou pela segunda vez com a garganta arranhando e coçando e muita tosse e muito catarro na garganta mas nada nos olhos e nariz. Minha garganta está vermelha com umas bolinhas acho que machucada de tanto tossir. Fui em um otorrinolaringologista e ela me passou alentos, adepept e avamys. Será q minha rinite é alergica? Sempre q tenho contato com poeira essas coisas tenho essas crises. Mas nunca fui em um alergista. Mesmo sem esses sintomas sempre tenho catarro na garganta o dia todo e isso me incomoda muito.

    ResponderExcluir
  185. Cintia Bom dia Os dados enviados em seu relato não permitem fazer um diagnóstico e afirmar se é uma rinite alérgica ou não. É essencial conhecer mais dados de sua história pessoal, história familiar, sintomas atuais e testes alérgicos. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Boa tarde tudo bem? Tenho Rinite Alérgica.. Para um tratamento com o spray Nites, quanto tempo seguido posso usá-lo? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  187. Bom dia meu filho tem rinite persistente está usando avamys. Mas a otorrino falo pra usar so nas crises mas ela ficou muito bem qnd estava usando qnd para volta com muita rinite .faz mal vivia usar todo dia obrigada queria o pdf .e-mail monalisalahr@oi.com.br grata

    ResponderExcluir
  188. Boa noite Nites é um spray contendo corticoide para uso nasal (mometasona) e está indicado no tratamento de controle da rinite alérgica. Pode ser usado com segurança por tempo prolongado, de acordo com a prescrição médica para cada caso. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite escreva para: blogdalergia@gmail.com. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  189. O livro foi enviado para seu email: monalisalahr@oi.com.br Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  190. Olá boa noite parabéns pelo texto ajuda muito a gente que cai de paraquedas no mundo alérgico
    Infelizmente aconteceu comigo meu filho tem 16 anos a há muito tempo ele passa mal com isso
    Estou com uma grande dúvida
    Meu filho usa seretid e avamys 2 vezes ao dia
    Um medico de plantão passou Afrin mas esqueçi de perguntar se pode utilizá-lo mesmo usando este medicamento
    Vc pode me ajudar por favor?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  191. Bia Bom dia. Afrin é uma medicação que deve ser usada pelo menor tempo possível Avamys está indicado para uso prolongado como tratamento da rinite. Converse com o médico que acompanha o tratamento do seu filho Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Boa tarde,minha filha 2 anos e quatro meses,está com hipertrofia adenóide 80% ,o otorrino passou um tratamento com busonib 50 1 vez ao dia por 60 dias!! Pode?? Está dizendo na bula que retarda o crescimento da criança ! E verdade??
    Por favor me respondam ela tambet tem rinite!!

    ResponderExcluir
  193. Bom dia. A rinite é a causa mais comum do aumento das adenoides. Por isso, tratar a rinite é muito importante para resolver o problema. Os sprays nasais contendo corticoide são seguros, pois são formulados em dose mínima (micrograma) o que faz com que seu efeito seja limitado à mucosa nasal e não atimja o resto do organismo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Meu filho tem 3 anos e o médico receitou noex 32 aplicar um jato em cada batina uma vez ao dia minha dúvida é a está escrito na bula é usado para criancas a partir de 6 anos

    ResponderExcluir
  195. Bom dia. É possível usar a medicação mesmo para crianças numa faixa etária não autorizada na bula, desde que o médico avalie esta necessidade. Sugiro que converse com o (a) alergista que trata do seu filho e peça que a oriente os motivos pelos quais escolheu a medicação citada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. Minha filha tem 2 anos de idade e pelo fato de roncar muito a noite com dificuldade em respirar, o pediatra receitou Noex 32mcg 2 jatos em cada narina 2x ao dia, mas não deixou marcado na receita por quanto tempo devo usar nela, e eu só irei retornar com ele em dezembro. Será que posso continuar usando nela até lá?

    ResponderExcluir
  197. Larissa: bom dia. Noex é uma medicação para tratamento de controle da rinite alérgica. Ou seja, não se trata de uma medicação para alívio dos sintomas, mas sim para controle a longo prazo. Mas, cada caso é um caso e cada criança é diferente. Por isso, a minha resposta para você será: "É possível". Mas o tempo de uso deve ser definido pelo pediatra que acompanha sua filha. Sugiro que entre em contato com ele e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal, é mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  198. Levei minha filha de 3 anos a emergência por conta de uma tosse constante que variava com e sem secreção, a médica prescreveu Busonid 32mcg, 1 jato, uma vez ao dia, mas li que é recomendado para crianças a partir de 6 anos. É seguro usar na minha filha?

    ResponderExcluir
  199. Olá! Gostaria de saber se grávidas podem usar Avamys?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno