Pular para o conteúdo principal

Como usar os sprays nasais

Corticóides para uso nasal
* São medicamentos eficazes para tratar a rinite alérgica
* Têm um bom perfil de segurança, podendo ser utilizados por tempo prolongado.
* Estes medicamentos não têm os efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos, xaropes ou de injeções.
* Não viciam e não engordam.
* Devem ser usados diariamente, mesmo que os sintomas estejam controlados.


Mas, é importante que sejam aplicados com técnica adequada. O jato do spray não deve ser aplicado em direção ao septo nasal, mas sim para as às asas laterais das narinas. Desta forma o medicamento se distribuirá melhor e com menor risco de efeitos colaterais como por exemplo: ardência, irritação e sangramento local.

Como usar o spray nasal
1) Antes do uso, lave as narinas com solução fisiológica e assoe suavemente
2) Agite o frasco e remova a tampa
3) Segure o frasco na posição vertical, mantendo o polegar na sua base e colocando os dedos médio e indicador em torno do bico aplicador.
4) Se estiver usando pela primeira vez, dispare a válvula até que ocorra a liberação uniforme do medicamento.
5) Incline levemente a cabeça para baixo, como se estivesse lendo um livro.
6) Introduza  a ponta do aplicador na narina  e pressione para disparar o jato

Tenha o cuidado de aplicar com a mão esquerda na narina direita. Depois, utilize a mão direita para aplicar na narina esquerda. Assim, o jato disparado não atingirá o septo nasal.
7) Repetir o procedimento na outra narina
8) Limpe  o aplicador e guarde tampado a fim de proteger o aplicador.


Corticóides para uso intra nasal disponíveis no Brasil são: Dipropionato de Beclometasona (Alerfin nasal, Beclosol e Clenil nasal), Budesonida (Budecort aqua, Busonid e Noex); Propionato de fluticasona (Flixonase, Flutican, Plurair) Furoato de Fluticasona (Avamys), Furoato de mometasona (Nasonex), Triamcinolona (Nasacort) e Ciclesonida (Omnaris).

Fonte: World Allergy Organization

Comentários

  1. Obrigado, hj levei ele no pediatra e detectaram um pouquinho de sinusite, passaram cefalexina 250, 4ML de 6/6hrs por 14 dias, espero que resolva, e tb passaram clenil A, mas o nebulizador q tenho é ultrassônico, e na bula, diz para não usar o remédio com este tipo, então nem vou comprar... tomara q só a cefalexina resolva, obrigado pelo pronto atendimento. Otimo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu retorno Athlon Desejo melhoras ao seu filho.

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma alternativa (genérico) mais barata para o Avamys? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Existe alguma alternativa (genérico) mais barata para o Avamys? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Consultei recentemente otorrino, ele me receitou alektos e nasonex. Desconfio ter sinusite, não sei qual o tipo, mas a tempo ja possuo os sintomas. O anti alérgico não piora o quadro da sinusite? Pois a alergia é uma defesa do corpo, se eu tirar a defesa piora a inflamação?

    ResponderExcluir
  6. Fernando: a causa mais comum de sinusite é a rinite alérgica. Por isso, o otorrino prescreveu os medicamentos citados (Alektos e Nasonex) Estes remédios não alteram a defesa e não pioram a sinusite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Edson: não há genéricos para Avamys (furoato de fluticasona) Existem similares mas não idênticos: Flutican, Flixonase e Plurair ( propionato de fluticasona)Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho rinite e sinusite, e estou tendo crises frequentes, ha um tempo atrás usei clenil nasal , aliviou bastante, queria saber se posso usá-lo novamente

    ResponderExcluir
  9. Clenil nasal é indicado para uso contínuo no tratamento de controle da rinite alérgica - todos os dias - mesmo que esteja bem. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/9/13 16:06

    Olá,

    minha filha é extremamente alérgica. Tem adenoides e amigdalas superdesenvolvidas, mas como ela tem 4 anos a médica achou melhor esperar até os 5 anos por conta das defesas do organismo. Gostaria de saber se houver a regressão das amigdalas e adenoides haverá melhora no quadro alérgico de minha filha?

    Att.

    Flávia

    ResponderExcluir
  11. Flávia: é imprevisível. A evolução depende do grau de acometimento, bem como do grau de alergia associado e dos sintomas. Ou seja, depende de características de cada criança. É certo que o tratamento especializado da rinite alérgica, as medidas de controle ambiental e a imunoterapia (vacinas para alergia) têm papel fundamental na melhora clínica. A médica alergista que trata de sua filha poderá orientá-la de forma mais específica. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviarei para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9/9/13 11:25

    meu nome é Bruno e sofro desde pequeno com a rinite alérgica, estou usando o busonid a 1 semana, mas está me dando dor de garganta, li na bula que é normal esse efeito, o que posso fazer para não ter dor de garganta? tem algum outro corticóide similar ao busonid que não causa esse efeito?

    ResponderExcluir
  13. Bruno: a orientação que deseja não pode ser feita pela internet, sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar a troca do seu spray nasal. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Tenho alergia a poeira, porem trabalho em um local que tem muita poeira, posso usar nasoclean ?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Sim Nalva. Pode usar Nasoclean para lavar as narinas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  16. uso spray Noex, dose de 256 mcg ao dia, gostaria de saber se corro risco de sofrer retenção de líquido, síndrome de cushing, etc...

    abraços.

    ResponderExcluir
  17. Sprays nasais contendo corticóides, mesmo com dose aumentada, são seguros. O seu médico definirá o tempo de tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Excelente post. Eu acho que muitas bulas (e médicos também) falham ao não instruir corretamente o paciente como usar medicamentos de uso intranasal. Não é só chegar e aplicar o spray, tem que aplicar corretamente segundo as instruções no início do artigo.

    Concordo que limpar as narinas com soro fisiológico é primordial antes de aplicar sprays intranasais, pois quando se sofre de rinite e outras enfermidades, quase sempre há muito muco recobrindo a mucosa nasal, o que impede a absorção eficaz do medicamento, como corticosteróides de uso tópico.

    Eu utilizo soro hipertônico a 3% como recomendado pelo meu otorrino, é muito mais eficaz na limpeza de muco que o soro comum a 0,9%. É um pouco caro mas vale muito a pena, dura bastante tempo. Talvez seja interessante discutir com o médico alergista/otorrino se vale a pena utilizar esse soro hipertônico em vez do comum, no meu caso alivia bastante.

    Essas instruções valem também para outros sprays de uso tópico, como o antihistamínico azelastina?

    ResponderExcluir
  19. Ola, estou atacada aqui com uma rinite alergica, procurei um otorrino e contei pra ele que uso NEOSORO a mais de 10 anos... ele disse que preciso urgente parar de usar pq e muito prejudicial e me passou um tratamento com Alegra D e Nasacort. A pergunta é: Tento comecar o tratamento agora pra parar de usar o NEOSORO ou espero melhorar a crise da rinite alergica? pq agora meu nariz esta entupindo o tempo todo, mais que em dias normais...

    ResponderExcluir
  20. Cássio: as instruções são úteis para aplicação da azelastina pois diminui a chance de efeitos irritativos e sangramento nasal. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Fabiana: é super importante trabalhar a retirada do vício no uso do neosoro. Recomendo que inicie o tratamento indicado pelo médico. Além disso, é importante tratar a alergia que é a causa de sua rinite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, tenho uma bebe super saudável de dia e nao dorme a noite porque o nariz entope. Sem secreção, acontece nas viradas do tempo, se botamos ereta melhora, deitada piora. Tomou inalação de corticoide e nada. Ja fui em alguns pediatras e nada... Estou desesperada, pensei em adenóide, o nariz dela é bem pequenininho... Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. O seu relato sugere que seu bebê tenha uma rinite alérgica, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu bebê e prestar maiores esclarecimentos.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Alex: os dados que envia não são suficientes para que eu possa fazer um diagnóstico do tipo de rinite que apresenta. Contudo, gostaria de lembrar que a imunoterapia (vacina para alergia) não causa alívio imediato mas sim com o passar do tempo. É importante questionar se você usa gotas para desentupir o nariz (vasoconstritores nasais) pois agravam o problema, causam vício e impedem a melhora da obstrução nasal mesmo com tratamento adequado. Além disso, é essencial analisar as condições ambientais em sua casa, no seu trabalho, pesquisar se existem fatores agravantes que precisam ser controlados, se há comorbidades associadas, etc. Assim será possível analisar variáveis envolvidas e indicar a conduta mais adequada para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. olá tudo bem, eu uso o spray avamys e queria saber se posso substituir por noex.

    ResponderExcluir
  26. Estou usando noex posso consumir bebida alcolica

    ResponderExcluir
  27. Estou há 5 dias com uma forte crise de rinite, incluindo ouvido direito entupido, todos em casa sofrem comigo, pois, minha qualidade de vida fica zero, por causa da agonia do ouvido entupido, eu não como, não bebo e não durmo. Estou tomando alektos, mas para alivio imediato do entupimento nasal continuo pingando neosoro, o uso do mesmo atrapalha a eficácia do alektos? O que fazer?

    ResponderExcluir
  28. Em princípio, sim, mas só o seu médico pode orientar com segurança esta substituição. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Daniel: as aplicações de Noex não sofrem interferência com bebida alcoólica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. O uso do Neosoro agrava a rinite, piora a obstrução e impede o efeito do Alektos. Aconselho que retorne ao seu alergista para que oriente um tratamento para que consiga abandonar o vício do uso do Neosoro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Meu nome é Mamede e ultimamente passei a sofrer com uma rinite terrível que está me tirando até a vontade de viver. Comecei o tratamento com noex, receitado por um médico no pronto socorro. O último médico com quem me consultei me indicou nasonex, dizendo que se trata de um medicamento mais moderno. Mas eu sentia que o noex tinha melhores e mais duradouros efeitos. Qual deles é melhor?
    obrigado

    ResponderExcluir
  32. Mamede: os sprays nasais, dmbora tenham diferenças farmacológicas, são todos eficazes. Contudo, é importante personalizar o tratamento. O melhor remédio para uma pessoa pode não ser para outra Aconselho que converse com seu médico e explique sua preferência para que ele a oriente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. O agendamento é demorado? A Policlinica é referência no tratamento de distúrbios alérgicos.Quero conhecer o local. É muito caro ser atendido na Policlinica?

    ResponderExcluir
  34. Alex: a Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada – basta chegar de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre preços. O Conselho de medicina não permite a divulgação de preços de consultas pela internet. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  35. Tenho um filho de 5 anos e ele a cada15 ou no máximo vinte dias fica com o nariz congestionado, não tem nenhuma secreção, se mexe muito a noite para dormir e respira na maioria das vezes pela boca,levei ao pediatra e ele disse que estava com sinusite, afetando o olho e o ouvido e receitou antibiotico(Clauvulin BD)e eu estava dando Loremix e colocando Hidrocin no nariz ele mandou parar e dar só o antibiotico, mas o que acontece é que o entupimento do nariz piorou,gostaria de saber se posso voltar a dar o Loremix mesmo dando antibiotico

    ResponderExcluir
  36. A causa mais comum de sinusite em crianças é a rinite alérgica. Por isso é indicado que leve seu filho a um alergista para que receba um tratamento especializado , controle sua rinite e evite as complicações da doença. E possível tomar o Loremix junto com o Clavulin BD. Mas evite o Hidrocin que pode trazer complicações em especial nas crianças pequenas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  37. Meu filho sofre com hipertrofia na adenóide que obstrui cerca de 90 a 95 %. Ele tem 3 anos. A pediatra dele prescreveu Nasonex; o otorrino falou que tanto o nasonex como o avamys surtem o mesmo efeito para o seu problema. Já que o nasonex é o dobro do preço, eu poderia de fato substituir um pelo outro? Além do problema na adenóide, ele também tem renite alérgica.

    ResponderExcluir
  38. Rafael: a causa mais comum da hipertrofia de adenóides é a rinite alérgica. Nasonex e Avamys são similares e podem ser usados no tratamento da rinite infantil, Escreva para nosso e-mail e receba uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, o pneumo me passou nasonex e clenil spray os dois fazem o msm efeito?

    ResponderExcluir
  40. Alessandra: os medicamentos são similares em sua função embora tenham diferenças na absorção e potência. Aconselho que converse com seu médico e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail e receba uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde,
    Meu nome é Jaqueline e estou tratando de uma sinusite aguda, consequência da renite, estou tomando antibiótico amoxil, predinisona e a medica pediu pra usar FLUTICASONA SPRAY NASAL, minha duvida é se posso utilizzar o BECLOSOL 50 mg no lugar do Fluticasona?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Jaqueline: embora ambos sejam corticóides para uso intranasal, tem composição, propriedades e potências diferentes. A escolha de um ou de outro depende do tipo e gravidade de sua alergia. Por isso, o seu médico é a pessoa mais adequada para esclarecer sua dúvida. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  43. por favor alguém pode me ajudar? descobri que estou com sinusite a medica na emergência me receitou Penetro inalante .A muito tempo tinha parado de usar o busonid que a alergista receitou e comprei fui voutar a usar e ao mesmo tempo a bombinha e o penetro quando levantei pela manhã desmaiei não sei se foi devido a mistura . Não sei o que fazer acho que a sinusite tbm é de fundo alérgico pois quando uso o penetro não sai secreção com cor mas só transparente. favor alguém me ajude

    ResponderExcluir
  44. Paula: o seu relato não deixa claro se as medicações citadas causaram o desmaio. Mas, não há confirmar pela internet. É essencial examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  45. Uso descongestionante nasal frequentemente e para conseguir parar fui ao medico que me passou um tratamento com Avamys, eu gostaria de saber a diferença do Avamys para o Busonid?

    ResponderExcluir
  46. Erlita: os dois medicamentos são eficazes. Mas a fluticasona (Avamys) tem potencia superior à budesonida (Busonid). A aceitação é individual e depende de cada caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  47. olá!! caros amigos,especialistas e campeoes em areas respiratórias,compartilho com meus colegas, pois tenho os mesmos problemas de respiração, tenho 56 anos,se isso não bastasse, ainda sofro de Miastenia grave a 7 anos ,+ diabeth, imbolia pulmonar , e para completar tenho polipo nasal, já usei avamys,naosonex, e por ultimo estou usando o noex, mas como vcs, mesmos disseram estava usando de forma incorreta , pois eu enfiava o bico do frasco dentro do nariz,e muitas vezes acabava de espirrar o remédio, o mesmo já estava saindo todo fora, desse jeito, posso colocar uma tonelada de remédio que nunca irá melhorar, e tambem fiquei sabendo que mesmo fazendo cirurgia, o tal problema ainda pode aparecer denovo . Só queria perguntar, se eu fizer o uso desse medicamento corretamente eu terei alivio por mais tempo? Agradeço a Deus pela vida de vcs e a satisfação de orientar os pacientes em geral, meu muito obrigado!!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. O uso regular do corticóide em forma de spray nasal pode não curar, mas certamente ameniza o problema e contribui para melhorar a qualidade de vida para a pessoa. Por isso, é importante manter o tratamento mesmo que esteja se sentindo melhor. Agradecemos a visita e suas palavras carinhosas, que certamente são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  49. O uso de corticoides em spray nasal ajudam a deixar o vício em sorine/naridrin? Sei que precisarei passar em consulta com otorrino ou alergologista. Mas gostaria de saber se é possível ter essa ajuda. Pq deixar de usar o sorine ou naridrin e ficar absolutamente congestionada é horrível.
    Obrigada
    Marília

    ResponderExcluir
  50. Marília: corticóides em forma de spray nasal não têm efeito aliviador imediato, Mas, não causam vício e o uso repetido (associado aos demais cuidados relacionados ao tratamento da rinite alérgica) pode ter um efeito significativo. Controlam a rinite alérgica, evitam crises e combatem o vício das gotas nasais Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Olá, primeiro quero parabenizá-los pela iniciativa, é uma grande alegria contar com os esclarecimentos de vocês. Obrigada!
    Tenho uma filha de 1 ano e meio que tem passados por crises constante de rinite, ela usa muito o Desalex e o Salsep e eles sempre resolvem bem essas crises.
    Só que no momento ela está passando por uma crise muito muito forte( meu condomínio está em reforma e acredito que isso tem agravado a situação dela).
    Ela faz acompanhamento com alergista desde os 7 meses de idade e confio muito na médica dela, que também é minha médica há anos.
    Ela foi consultada hj fiquei assustadacom a quantidade de remédio, porém o que mais me preocupou foi ela ter receitado o Nasonex. A criança tem apenas 1 ano e meio, será que não tem uma alternativa mais leve e recomendada para a idade dela?
    Eu não conhecia o remédio e depois que li a bula fiquei muito preocupada em dar para ela. Peço o esclarecimento de vocês.
    Informo que Além do Desalex e do Salsep, ela também receitou o Predsim solução, nebulização com soro e Aerolin e o Nasonex.
    Desde já agradeço
    Luciene

    ResponderExcluir
  52. Luciene: fique tranquila. Nasonex pode ser usado com segurança na idade de sua filha. O seu efeito de tratamento controla a inflamação da mucosa nasal, previne crises e diminui a necessidade dos corticoides por via oral (exemplo: Predsim). Estes sim, não podem ser usados por tempo prolongado. Agradecemos sua visita. Escreva para nosso e-mail e enviarei para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite alérgica.

    ResponderExcluir
  53. Olá, adorei o blog. Já tirei várias dúvidas. Mas tenho uma bem específica, pois comecei a tomar o ALEKTOS e OMNARIS tem uma semana e não sinto exatamente nenhuma melhora. Ao contrário, continuo espirrando muito, coriza e dores de cabeça. Esses medicamentos demoram mesmo a fazer efeito? A médica receitou o ALEKTOS por um mÊs e o omnaris por 2 meses. :_(

    ResponderExcluir
  54. Natalia: Omnaris é uma medicação para controle da rinite Ou seja, não tem efeito aliviador imediato, mas atua com o passar do tempo e por isso deve ser usado por tempo longo (meses). Alektos é um antialérgico (antihistamínico) e tem efeito aliviador. Se você está usando a medicação e não obteve nenhuma melhora, é aconselhável que entre em contato com sua alergista e peça uma nova orientação. Vale ressaltar que tratar não se resume a tomar remédios, Escreva para nosso e-mail e enviarei para você uma cópia me PDF do nosso livro sobre a rinite alérgica: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  55. Ola, fui ao medico tenho sinusite e fui receitado um spray "flixonase " mas o conselho do medico é de eu fazer uma operacao e tenho medo do efeito apos a operacao. Neste momento estou a usar constantimente o spray entem me caido bem. Gostaria de saber quais os riscos da operacao e se posso usar o spray por mais anos nao prejudicara?

    ResponderExcluir
  56. Ola, fui ao medico tenho sinusite e fui receitado um spray "flixonase " mas o conselho do medico é de eu fazer uma operacao e tenho medo do efeito apos a operacao. Neste momento estou a usar constantimente o spray entem me caido bem. Gostaria de saber quais os riscos da operacao e se posso usar o spray por mais anos nao prejudicara?

    ResponderExcluir
  57. Emídio Ricardo: Flixonase é um spray contendo corticóide mas formulado em doses mínimas (microgramas). Por isso atua direto na mucosa nasal e não interfere no organismo, podendo ser usado com segurança mesmo por tempo prolongado, sob orientação médica. Quanto à cirurgia não posso opinar sem conhecer o diagnóstico e a técnica cirúrgica que será realizada. Aconselho que converse com seu médico, exponha suas dúvidas e temores para que ele o oriente de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo2/1/14 02:56

    Olá, meu filho de 14 anos é um alérgico em potencial, segundo o médico. Nos casos de crises de alergia e rinite, tratava-o com loratadina. Ele também sempre roncou muito a noite, desde criança. No raio-x contatou-se um pouco de carne esponjosa. O médico encaminhou a um otorrino que fez um exame por video onde constatou-se que a presença de carne esponjosa era pequena. O otorrino receitou Avamys. Antes de começar a usar o Avamys, ele começou com uma tosse que já dura 20 dias, está tomando o xarope Seki, recomendado por outro pediatra (2 vidros), mas já tomado outros dois vidros de xarope e a tosse ainda persiste. O que está me preocupando muito é que a partir do uso do Avamys, ele começou a ter crises de falta de ar, no início era pela manhã, mas agora ocorrem no meio da noite também. É como se ele engasgasse com a saliva ou um muco. Estou muito preocupada e assustada, não sei se são devido ao uso do Avamys ou devido a tosse.

    ResponderExcluir
  59. Não tenho condições para afirmar o que causa a tosse do seu filho pela internet, sem examinar pessoalmente. Mas o seu relato sugere que seu filho tenha rinite alérgica, que não está sendo tratada adequadamente. A rinite parece uma doença simples, mas pode causar muitos problemas, como por exemplo a tosse e a falta de ar com piora noturna. Aconselho que leve seu filho a um alergista para um tratamento de sua alergia que pode estar originando o problema. estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviarei para você uma cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite. O alergista passou avamys p mim e minha filha de 6 anos. Gostaria de saber se existe genérico e se o uso continuo engorda? obrigada. temos renite e sinosite e minha filha ainda tem asma e bronquite.

    ResponderExcluir
  61. Gleici: os sprays nasais não tem genéricos. Avamys contém furoato de fluticasona No mercado brasileiro temos mais 2 produtos: Flixonase e Flutican, mas estes contém o dipropionadto de fluticasona. Ou seja, são parecidos, mas não iguais. Os aprays nasais são seguros, mesmo para uso rprolongado no controle dos sintomas da rinite alérgica. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/.../corticoides... Escreva para nosso e-mail e envio para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  62. Boa noite!! Tenho crises de rinite alérgica. Estou gravida de 9 semanas. Posso usae Budecor aqua 64 mcg com segurança??

    ResponderExcluir
  63. Budecort (budesonida) está autorizado para uso na gestação. Mas, tratar não é só tomar remédios! Procure seu alergista para uma orientação completa já que a rinite se modifica na gestação. Assim você terá mais saúde com mais segurança para seu filho. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  64. Catherine6/2/14 23:13

    Olá. Sofro por causa de rinite alérgica e piorei por causa do uso contínuo do Neosoro. Fui em uma alergologista que me receitou primeiramente o Maresis e outra me receitou o Avamys para o tratamento da rinite. Descontinuei imediatamente o uso do Neosoro e não tive mais crises constantes desde então. Atualmente uso o Maresis, mas o meu nariz ainda continua congestionado há meses. Estou grávida de dez semanas e minha ginecologista disse que não há problema em usar o Noex. Será que ele me proporcionará algum alívio, mesmo que mínimo?
    Gostaria de receber o arquivo "É mais feliz quem respira pelo nariz."

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  65. Anônimo8/2/14 11:03

    Olá, estou usando o alektos e gostaria de saber se ele tem muito corticóide, se engorda?

    ResponderExcluir
  66. Alektos não é um corticóide. É um antialérgico (antihistamínico) e não causa aumento do peso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. O uso do Noex ou Busonid ou Budecort (Budesonida nasal) é seguro e pode ajudar sobremaneira no controle da rinite durante a gestação. Para receber a cópia do livro, basta escrever para o nosso email: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  68. Meu bebe de 3 meses está com o nariz muito entupido e a pediatra receitou o AVAMYS, porém estou com medo de usar devido a bula ter restrições diversas, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  69. Jader: não tenho condições para opinar especificamente sobre o caso do seu filho pela internet, sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer duas considerações:
    1) Toda medicação, ao ser aprovada pela Anvisa para uso no Brasil, recebe uma bula. Mas, segundo a própria Anvisa, " Podem ocorrer situações de um médico querer tratar pacientes que tenham uma certa condição que, por analogia com outra semelhante, ou por base fisiopatológica, ele acredite possam vir a se beneficiar de um determinado medicamento não aprovado para ela.
    2) Quando o medicamento é empregado nas situações descritas acima está caracterizado o uso off label do medicamento, ou seja, o uso não aprovado, que não consta da bula". Caso queira, pode ler neste link o texto completo da Anvisa:
    http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/registro/registro_offlabel.htm
    Ou seja, o médico pode utilizar uma determinada medicação fora das indicações da bula ("off label") se julgar necessário, baseado no exame realizado em seu paciente Aconselho que exponha sua preocupação ao pneumologista ou à pediatra que cuida do seu filho pois conhece seus dados clínicos podendo esclarecer de forma adequada.Gratos pela visita ao Blog da Alergia


    ResponderExcluir
  70. Parabéns, o que vocês estão fazendo aqui pelas pessoas é fantástico. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  71. Muito obrigado pelo seu comentario
    Estamos a disposição.

    ResponderExcluir
  72. Olá, tenho rinite medicamentosa, uso cloridrato de nafazolina constantemente, e quero parar, procurei um médico que me recomendou usar o noex, mas depois de dois dias de uso, desencadeou um processo alérgico como nunca tive, o que devo fazer? É normal? Detalhe: eu nunca tiver rinite alérgica, uso a nafazolina devido a uma gripe forte, na qual eu fiquei viciado... Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde.
    É garantido que o Avamys não engorda?
    A minha melhora foi significativa mas engordei mto no período. Aí estou receosa de ter sido o corticóide.

    ResponderExcluir
  74. Existem medicamentos e formas de tratamento para interromper essa sua dependência em relação ao uso do cloridrato de nafazolina.
    Converse com seu alergologista
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  75. Os corticoides inalatórios são de forma geral muito seguros. Não é muito frequente esse tipo de queixa com uso desta medicação. Converse melhor com o médico responsável pelo seu tratamento.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Olá pessoal, boa tarde!
    Primeiramente parabéns pelo blog e pelo nobre trabalho de ajuda a pessoas que sofrem de todos os terríveis males alérgicos.
    Gostaria de saber se posso substituir o medicamento de Propionato de fluticasona por Furoato de fluticasona sem alterar o meu tratamento, pois o médico me receitou o Flixonase, mas eu já tenho o Avamys, e gostaria de usá-lo.
    Muito Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  77. Mariana: não há problema na troca. Mas, comunique seu médico para que possa incluir a modificação em seu plano de tratamento. Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Abraço!

    ResponderExcluir
  78. ola pessoal, parabéns pelo blog.
    meu filho de 3 anos tem adenoide crescida obstruindo 60% da narina,
    o otorrino medicou Nasonex, esse medicamento pode diminuir a adenoide, ou sera que ele vai ter que fazer cirurgia.
    o otorrino antes passou o Avamys, e não deu resultado.
    vcs podem me dizer se o Nasonex é melhor?

    ResponderExcluir
  79. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  80. Por favor, qual o corticoide spray, visto que a ação de todos são semelhantes, que tem o melhor custo benefício? Obrigado.

    ResponderExcluir
  81. Verifiquei que o medicamento Mometasona é muito eficiente, entretanto achei o preço um pouco elevado. Existe um substituto, com um preço mais em conta e com a ação semelhante, ou seja, ação tao boa quanto? Obrigado.

    ResponderExcluir
  82. Rafael: a escolha do corticóide inalado em forma de spray para uso intranasal varia de acordo com as características clínicas de cada paciente, como por exemplo: idade, tipo de rinite, gravidade dos sintomas se há outras doenças (comorbidades da rinite) associadas, etc. Embora sejam similares, há diferenças entre os diferentes sprays na potência, características químicas, biodisponibilidade, etc. Além disso, é preciso considerar ainda as características individuais e próprias de cada paciente na aceitação do uso, técnica, etc. Algumas pessoas se adaptam melhor a um e rejeitam outro. Já outras pessoas podem se dar melhor com aquele produto remédio. Por isso, não há como afirmar qual seria o melhor produto. É preciso analisar cada caso de forma criteriosa. Aconselho que exponha suas dúvidas ao seu alergista, pois o examinou e conhece seu histórico clínico, sendo a pessoa apropriada para orientar de forma objetiva e adequada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Olá, gostaria de saber qual dos sprays nasais é o mais moderno q cause menos efeitos colaterais e melhor alívio dos sintomas. Podem comentar sobre o RILAN? Grato e parabéns pelo portal,
    Cláudio

    ResponderExcluir
  84. Cada dispositivo em spray tem sua característica própria. Não há "o melhor". Deve-se avaliar a real necessidade do uso de cada spray e sua indicação para cada paciente.
    O Rilan contém a substancia cromoglicato dissódico utilizado para tratamento de rinite alérgica; não contém corticoide.

    ResponderExcluir
  85. ola, estou fazendo uso do nasonex a exatos 22 dias e nas ultimas 2 semana meu nariz tem apresentado secreção com sangue, é normal? minha otorrino me receitou usar-lo por um periodo de 1 ano 1 vez ao dia, existe alguma restrição para um uso tao prolongado?

    ResponderExcluir
  86. Minha filha tem 6 anos, tem adenoide crescida e ultimamente tá tendo otites frequentes a médica passou NASONEX, este medicamento pode diminuir a adenoide e parar as otites?

    ResponderExcluir
  87. Não é habitual esta medicação causar sangramento com tão pouco tempo de uso. Converse com seu médico para avaliar a causa de sua queixa nasal.

    ResponderExcluir
  88. O uso de Nasonex melhora o controle da rinite alergica, diminuindo as infecções e em alguns casos esta indicado como medicacao coadjuvante no tratamento da otite.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  89. Anônimo5/6/14 21:21

    o Alergista indicou para minha filha de 2anos e meio o avamys, porem tenho em casa o nasonex, a pediatra disse que posso usar o nasonex ao invés do avamys. O que faço, compro o avamys ou uso o nasonex? vi que a composição é diferente

    ResponderExcluir
  90. Esse spray pode ser usado para tratar alergia à ácaro? Por que meu alergista recomendou um spray chamado nasonex e n ta funcionando!!
    Obs:Tenho alergia a pó, ácaro e dipirona.

    ResponderExcluir
  91. Marcelo: Nasonex é um spray usado no tratamento de controle da rinite alérgica. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você a cópia em PDf sobre a rinite, formas de prevenção e tratamento: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  92. ola minha filha tem 4 aninhos e sofre com bronquite alergica, quando a crise ataca mesmo a respiraçao dela fica muito acelerada, e sempre corro na mesma hora para o hospital mas quando chego la a saturaçao do oxigenio esta muito baixa, não é frequente pois passo ela com um alergista muito bom e quando ela esta tomando medicaçao fica um bom tempo boa, mas a minha pergunta é, eu posso dar noex budesonida 50 mc em spray quando ela tiver com a rinite atacada?

    ResponderExcluir
  93. Os dois medicamentos: Nasonex e Avamys estão indicados para uso em crianças a partir de 2 anos de idade. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  94. Renata: Noex pode ser usado no tratamento de controle da rinite alérgica. É um tratamento a longo prazo, para ser usado todos os dias, não só nas crises. Convido que escreva para nosso e-mail e receba a cópia em PDF do livro Alergia - doença do século XXI Gratos.

    ResponderExcluir
  95. Tenho rinite e estou há dias com uma sensação de desconforto na parte de trás do nariz, não conseguindo terminar o ciclo da respiração, causando cansaço e falta de ar. Já fui 3 vezes ao PS otorrino, fiz inalação e melhorei um pouco, mas depois volta. Não sei se é refluxo, pq tb estou com dores de estomago e marquei uma endoscopia. Estou passando muito maresis, porque alivia cada vez que é feita a limpeza. Há limite para o uso? É que da ultima vez saiu um pouco de sangue com o catarro, que é bem claro. Grata

    ResponderExcluir
  96. O seu relato sugere que as lavagens repetidas nasais possam estar provocando irritação da mucosa nasal, resultando no sangramento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  97. Olá, adorei o blogue! Gostaria de lhe pedir um breve esclarecimento, por favor. Moro no Oriente Médio, e, em razão de uma tosse persistente, o médico me examinou e me indicou Nasonex. Em ato falho associado à tosse e à garganta, e sem explicação adicional dele, me dei conta de que, ao invés de usar o spray no nariz, usei na garganta, duas vezes ao dia. Claro que agora passarei a usá-lo no nariz, mas o que acontece com a garganta, neste caso, por favor? A tosse melhorou muito e eu só me dei conta do erro ao bater o olho no nome "nasonex", hoje à tarde, e correr para checar a bula, quando vi que é mesmo para as narinas! Se puder me ajudar, lhe agradeço, obrigada, Ana Luiza

    ResponderExcluir
  98. Ana Luiza: o uso do Nasonex pela boca pode causar irritação local e interfere no efeito da medicação. Convido que escreva para nosso e-mail e receba a cópia do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. A budesonida pode ser usada no tratamento da Sinusite, estou em uma crise horrível com fortes dores de cabeça, até febre tive.
    Vocês médicos sempre nos orientam a não tomar remédios por conta própria mais no Brasil é um terror só consegui marcar consulta com o otorrino pra 18/07.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo2/7/14 15:21

    Olá, belo blog. Parabéns pela iniciativa.
    Bom, meu nariz sempre esteve entupido ao longo minha vida. Eu contornava a situação com Naridrin, Neosoro e Vick. Recentemente estive por vários dias seguidos com as duas narinas entupidas, razão pela qual eu "exagerei" na utilização do Neosoro. Pouco depois, o nariz voltava a ficar entupido e eu aumentava as gotas. Agora, estou a alguns dias com o nariz completamente tapado e respirando pela boca, nem mesmo o Neoroso ajuda mais. Não tenho tosse, pigarro, inchaço, o catarro quase não sai quando estou assoando, simplesmente está fechado. O que acham que pode ser? Obrigado

    ResponderExcluir
  101. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Procure um serviço de pronto atendimento em sua cidade para avalia-lo nesta fase aguda antes da sua consulta agendada.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  102. Ola , posso fazer o uso do avamys ou nasonex durante a gestação..??? estou com 14 semanas... obrigada

    ResponderExcluir
  103. A rinite pode ser tratada com segurança na gravidez. Mas evite a automedicação. Só use medicamentos prescritos por seu médico alergista. Convido que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e receba a cópia do nosso livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  104. Posso dar hixizine para minha filha de 3 anos, que está fazendo tratamento com avamys? Obrigada

    ResponderExcluir
  105. O uso de hixizine xarope e avamys não são incompatíveis, porém só use medicações com orientação médica.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  106. Boa noite, tenho um filho de 5 anos que tem rinite, problemas com adenoide e estava fazendo vários episódios de amigdalite. O otorrino entrou com um tratamento de 3 meses com avamys e desloratadina.Mas tenho observado meu filho mais "pesadinho" rsrsrs será que são efeitos desses medicamentos. ( ele já está usando há 2 meses e meio).

    ResponderExcluir
  107. Os medicamentos citados não causam aumento de peso. Aconselho que converse com o médico que trata do seu filho e peça que a oriente. Convido que escreva para nós e receba a cópia em PDF do livro sobre a Alergia. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Anônimo8/8/14 10:20

    Minha filha tem rinite alérgica forte há muitos anos, fez tratamento recentemente com medicamentos e nasonex, enquanto estava medicada não teve crises, mas quando terminou o tratamento voltou tudo de novo, rapidamente, será que ela pode usar diariamente pelo menos o nasonex, ou ele não pode ser usado direto assim?

    ResponderExcluir
  109. Sofro com rinite, na verdade quando ela ataca eu sofro por cerca de 5 dias sempre com mesmo ciclos, 2 primeirs muitos espirros e escorrimento, e uma narina entupiada, apartir do terceiros secrecoes mais secas, e a narinas tapadas, a muito tempo foi no medico e lembro que era rinite alergica, e ele informou que o po afetava a minha e outros dias elementos que nao lembro no momento, queria apenas saber se eu realizar a automedicacao de busonid podera ajudar neste problema? Minha rinite nao ataca sempre mais quando ataca fico de mal humor por conta dos escorrimentos ilimitados, e espirros.
    Qual Busonid usar no meu caso 50 ou 64? ou 100?

    ResponderExcluir
  110. Busonid é um corticóide inalado para uso intranasal indicado no tratamento de controle da rinite alérgica. Esta medicação é usada por tempo longo com objetivo de atuar na inflamação da mucosa nasal causada pela doença. A escolha da dose do medicamento depende do tipo da rinite e da gravidade da doença Por isso, não é possível indicar a dosagem pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  111. O tratamento medicamentoso é uma parte da terapêutica. O uso de todo medicamento deve ser temporário. Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  112. Graças a Deus encontrei voçês, minha rinite está me matando e vendo esses sprays criei uma esperança, meu medo maior é que sempre tive ótia saúde, mas a rinite estava tão recorrente , que até abaixou minha imunidade, observei no exame de rotina, meu Deus que perigo! Obrigado pelas dicas ótimas!

    ResponderExcluir
  113. É a primeira vez que eu uso, tomara que dê certo.

    ResponderExcluir
  114. Alan: Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Desejamos melhoras em seu tratamento e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Daniel Santos26/9/14 08:45

    Gostaria que os senhores me ajudassem! Fiz uma radiografia, o qual acusou cisto de retenção. Porém, a minha otorrino solicitou uma tumografia para "conhecer" melhor o cisto. Mas estou ancioso, pois receio que possa ser algo grave. Ela disse que pode ser um cisto "limpo" ou não e dependendo do caso, poderá optar por cirugia! O que os senhores acham? Tenho Renite e sinosite e agora mais essa novidade!!! Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  116. Daniel: cistos de retenção são benignos e resultam do muco acumulado no assoalho dos seios maxilares. Na maioria das vezes essas imagens são achados tomográficos sem maior relevância. Portanto, nem sempre têm indicação cirurgica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. Leve seu filho em um gastro pediátrico. O meu filho estava assim e era refluxo.

    ResponderExcluir
  118. Olá, tenho uma filha de 3 anos e ela tem alergia respiratória e foi diagnosticada pela Alergista à usar o Flixotide 250mcg (1 jato) em 12/12h e Nasonex (1 jato cada narina) em 12/12h. Como os remédios são muito caros e não tenho condições de compra-los, estou fazendo o tratamento com o pneumologista do SUS. Onde foi receitado o Clenil HFA 250 mcg Spray (1 jato) de 12/12h e Noex (1 jato cada narina) em 12/12h. Quando peguei os remédios e verifiquei que ambos remédios são de uso adulto. A minha filha pode usar ? Mesmo sendo adulto ? Estou preocupada. Aguardo retorno e obrigada

    ResponderExcluir
  119. Os medicamentos citados podem ser utilizados em crianças, com segurança, a critério médico. Convido que escreva para nosso e-mail e receba o livro sobre Alergia Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  120. Ôla queria saber qual espray é bom para rinite alergoa pois tenho constantimente. Por favor ajude mim

    ResponderExcluir
  121. Os sprays nasais contendo corticóide para uso inalado são indicados no tratamento da rinite alérgica pois atuam na mucosa nasal, combatendo a inflamação e controlando a doença. Mas para indicar qual o medicamento deverá usar, é essencial conhecer seus dados clínicos de forma minuciosa e examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento de forma segura e completa. Convido que escreva para nosso e-mail e receba uma cópia do livro sobre a rinite "É meis feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde a todos...
    Meu nome é Monica.
    Buscado saber mais sobre alergia achei este blog, q me ajudou muito. Eu gostaria de saber se posso usar Plurair apos usar Nasonex em minha filha q tem 5 anos.De uns 8 meses pra k ela tem apresentado um quadro de alergia com muitas tosse, espirros e secreção nasal, tendo dificuldade em dormir. Desde já agradeço a resposta.
    Meus parabéns a toda equipe do blog.

    ResponderExcluir
  123. Monica: oscorticóides parauso nasal são seguros para uso infantil. Mas, o idealé que esta orientação seja feita pelo(a) médico(a) alergista que trata de sua filha pois conhece seus dados clínicos. Agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Convido que escreva para nós (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia em PDF do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  124. Gostaria de saber a diferença entre o Rilan 2% e o Busonid 32 mc . Qual pode ser usado a longo prazo com segurança e quais riscos cada oferece para bebê de 1 ano e 3 meses.

    ResponderExcluir
  125. Estou usando Nasonex, a alergia parou totalmente mas, estou engordando e retendo liquido...talvez seria possivel tomar um dioretico junnto? obrigado!

    ResponderExcluir
  126. Mário: Nasonex é um spray contendo corticóide mas formulado em doses mínimas (microgramas). Por isso atua direto na mucosa nasal e não interfere no organismo, Não é comum que cause retenção hídrica, nem aumento de peso corporal. Não recomendo que tome um diurético. Aconselho que retorne ao seu (sua) médico(a) para que avalie a causa do problema e assim possa indicar a conduta mais apropeiada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  127. Ola achei seu blog apos pesquisa e estou gostando muito pois esta me esclarecendo muitas duvidas! A minha duvida eh, se posso trocar o Avamys por Busonid 50... Posso ? Grata!

    ResponderExcluir
  128. Embora ambos os sprays nasais contenham corticóides para uso tópico, Avamys contém fluticasona e Busonid contém budesonida, com propriedades diferentes. Recomendo que consulte seu médico(a) alergista para fazer a troca da medicação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  129. Obrigada! Eu ja faço trat. com desalex , alektos e avamys, receitado por um prof. porem queria trocar o avamys pelo Busonid 50. Era mesmo pra saber se a eficacia seria a mesma. Grata Abçs

    ResponderExcluir
  130. Medo do Medo: Os dois medicamentos são usados no tratamento de controle da rinite alérgica. Mas, têm composição diferente - Rilan 4% contém cromoglicato dissódico e Busonid 32 contém budesonida. Ambos podem ser usados por tempo longo com segurança, mesmo em crianças pequenas. Mas a indicação varia de acordo com o quadro clínico de cada paciente pois apresentam também propriedades químicas diferentes. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Há 1 ano uso Avamys , ultimamente o meu nariz entope o tempo todo. Não sei o que é assoar o nariz. Será que foi o uso do medicamento?Me responda, por favor.Obrigada.

    ResponderExcluir
  132. Avamys não causa nem agrava a obstrução nasal. É preciso avaliar cuidadosamente seu caso para definir os fatores que estão ocasionando o problema. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  133. Olá, me chamo Nicole e tenho 12 anos. Desde pequena sofro com renite, sinusite e adenoide, sem contar as alergias a poeira, pelo de cão, gato, ácaros etc. No momento estou passando por uma crise alérgica muito forte. Meus olhos ardem, lacrimejam, meu nariz está obstruído e com secreção. Com isso, minha médica receitou o Noex(spray nasal) e o antialérgico Destadin. Essas alergias vão melhorar conforme meu crescimento ou vão continuar? Também gostaria de saber algumas medidas que posso tomar para diminuir o aparecimento de crises alérgicas.

    ResponderExcluir
  134. Nicole: a rinite alérgica parece uma doença simples e sem importância mas pode provocar muitos problemas, como por exemplo a sinusite. Adenóides são comuns na infancia, regridem na adolescência e desaperecem no adulto. Mas, a rinite precisa ser controlada com tratamento adequado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  135. Comecei a utilizar omnaris um jato a cada 12 horas e minha rinite piorou o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  136. Ale: é pouco provável que a medicação seja a causa da piora dos sintomas da sua rinite. Vários fatores podem interferir no resultado do tratamento, incluindo a técnica de aplicação da medicação. Alem disso, recomenda-se avaliar se existem fatores agravantes da doença que não tenham sido detectados. Aconselho que entre em contato com seu(sua) alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  137. Meu filho tem rinite alérgica e está sempre com dificuldade para respirar. O otorrino receitou budesonid 32 mcg 2x ao dia, mas vi na bula que é para crianças a partir de 6 anos de idade e ele completou 5 anos recentemente. Estou com receio de medicá-lo, é seguro?

    ResponderExcluir
  138. O medicamento citado pode ser utilizados em crianças de 5 anos de idade, com segurança, a critério médico. Convido que escreva para nosso e-mail e receba o livro "Alergia, doença do século XXI" Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  139. Anônimo7/1/15 01:35

    Tenho 15 anos e utilizo o AVAMYS desde meus nove anos

    Gostaria de saber se ele pode influenciar no meu crescimento e também gostaria de saber a diferença entre o Nasonex e o Avamys

    ResponderExcluir
  140. ola boa tarde tenho uma filha que sofre com entupimento no nariz desde pequena só q agora ela não precisa estar gripada para sentir-se assim a muito tempo q ela usa neosoro ou afrim, só q hoje o médico receitou Clenil nasal aquoso spray, mais depois de aplicar não estar vendo resultado, ela pode usar os dois? ou não é indicado?

    ResponderExcluir
  141. Olá, descobri que estou com rinite alérgica a poucos dias, estou usando o budecort a uns 3 dias, porém os sintomas pioraram, meu nariz escorre o dia inteiro e muito espirro, isso é normal? não era para melhorar os sintomas? grata desde já pelo retorno. kelly

    ResponderExcluir
  142. Vaninha: não recomendo. Clenil é uma medicação que atua a longo prazo e ajuda na retirada do vício do Neosoro. Este medicamento é danoso, agrava a obstrução apesar da sensação de alívio imediato que proporciona. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  143. Budecort não tem efeito imediato. Não é uma medicação para alívio. Contudo o uso mantido e prolongado combate a inflamação nasal e colabora para um tratamento eficaz da rinite Mas lembro que tratar não se resume ao uso dos remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  144. O uso de Avamys não altera crescimento. Nasonex e Avamys são corticóides para uso nasal usados no tratamento de controle da rinite alérgica. Mas, têm composição diferente - Nasonex: mometasona e Avamys - fluticasona. A indicação varia de acordo com o quadro clínico de cada paciente pois apresentam também propriedades químicas diferentes. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Moro em uma cidade maravilhosa, porém, extremamente poluída.
    Minha filha de 2 anos e meio está sofrendo muito com isso. Tinha ma rinite constante (coceira no nariz e olhos e engole muita secreção durante o sono, além de roncar muito.)
    Esteve internda por sibilos e bronco espasmos. No pulmão ainda ha muita secreção de catarro, ela não tosse, porém, tem o nariz obstruído e fala anasalada, como se estivesse gripada.
    Tomou predisin, solumelidrol, bobinhas de aerolin no hospital e em casa.
    Fui a alergista e ela receitou 10 dias de Desalex e aplicações de Nasolex 2 vezes por dia por 30 dias.
    Estou preocupada com essa quantidade de coticoides no organismo da minha bebê e com medo da bula do predisin (não podem ter contato com crianças com sarampo e varicela e nem ser imunizadas nesse período)Qto tempo dura "esse período"?
    E a do nasonex diz que atrapalha o crescimento. .. devo dar?

    ResponderExcluir
  146. Sueli: os corticoides usados sob a forma de sprays nasais são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  147. minha filha foi diagnósticada com Rinite e gostaria de sabe porque a Rinite dela não é de espirra e sim tosse?

    ResponderExcluir
  148. A tosse pode ser sintoma da rinite. Mas também pode sinalizar uma sinusite ou uma asma (ou bronquite) associada e incipiente. Vale lembrar também que nem toda rinite é causada por alergia. Por isso, não é possível emitir um parecer soibre sua filha pela internet. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  149. Boa noite, tenho renite??? Meu nariz não fica entupido . Não há catarro ou coriza, espirros as vezes ou tosse muito raro, mas tenho tido nariz queimando, embaixo do olho ,em cima do olho ,ouvido
    sensível, enfim foi ao medico e ele pediu para usar avamys 27,5 duas vez ao dia manha e noite. Você acha que vai ser bom? a exame clinico ele não viu nada. obrigada!!!

    ResponderExcluir
  150. Rinite é uma palavra que significa: Rino=nariz e Ite=inflamação Ou seja, rinite é a inflamação da mucosa que reveste o nariz resultando em sintomas. Nem toda rinite é causada por alergia. Aconselho que mantenha o tratamento e peça ao médico(a) que esclareça suas dúvidas e temores. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  151. Anônimo3/4/15 15:04

    gostaria de saber se tem agum spray nasal que atue diretamemente na valvula nasal interna fazendo abrir.

    ResponderExcluir
  152. Boa noite tenho uma filha de 6 anos que desde os 2 sofre com crises de tosse seca e não sei mais o que fazer nem a quem recorrer pois o máximo de tempo que fica sem crise é 2 meses, mas geralmente não passa de um mês, só nesse ano já ficou internada 2 vezes para uso de inalação com adrenalina e corticoide na veia... O IGE dela está sempre aumentando o que prova que é alérgica mas ninguém descobre ao que exatamente e já passei com otorrino, pneumologista, homeopata, alergista e diversos pediatras e nada nem ninguém consegue ao menos espaçar essas crises. Senti muita firmeza no trabalho de vcs mas infelizmente moro em São Bernardo - SP e não tenho como ir até o rio, então gostaria de saber se existe em são paulo alguma clinica com trabalho semelhante ao de vocês, ou algum alergista que poderiam me indicar, não aguento mais ver minha filha nesse sofrimento com tantos corticoides e tantos antibióticos e nada resolver... SOCORROOOOO

    ResponderExcluir
  153. Daiane: gostaria muito de poder ajudá-la no tratamento do seu filho. Mas, como não é possível diagnosticar e tratar pela internet, sugiro que procure no site da Asbai(www.sbai.org.br) no setor "Localize seu especialista" a lista de médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia em S Bernardo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  154. Existem inúmeros medicamentos formulados sob a forma de sprays nasais. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando qual o medicamento que se refere para que possamos esclarecer sua dúvida de forma adequada, Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  155. Bom dia
    Eu to aplicando a bombinha fostair, tomando a noite fluimicil e aplicamdo budecort,,porque estou com diagnóstico nao definido asma,porem preciso fazer uns exames para saber se é mesmo...esses remedios posso tomar eles assim juntos..
    A pneumologista que passou.

    Agradeco
    Carla

    ResponderExcluir
  156. Boa tarde, Carla. Essas medicações podem ser administradas ao mesmo tempo. Siga a orientação de seu(sua) medico(a). Em caso de dúvida, entre em contato com ele(a). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  157. qual o melhor: busonid, always ou nasonex... o busonid foi indicação do pneumologista da minha filha, nasonex foi otorrino, e o always foi pediatra...

    ResponderExcluir
  158. Boa tarde

    Fui na pneumologista e tenho que continuar com o.fostair por mais um mes,porem a dra passou para tratar também a rinite com busonida(busonid), interfere algo na bombinha?
    O busonid por mais tres meses.
    Agradeço informação
    Obrigada
    Carla

    ResponderExcluir
  159. Carla: Busonid spray nasal pode ser usado em conjunto com Fostair aerossol. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  160. Busonid (budesonida) Avamys (fluticasona) e Nasonex (mometasona) são corticóides para uso intranasal, mas cada um tem composição, propriedades e potências diferentes. A escolha de um ou de outro depende de cada caso, tipo e gravidade da alergia. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  161. Conceição4/5/15 16:38

    Tenho renite alérgica e quando estou muito atacada, tomo antialérgicos e uso noex. Só q desta vez comprei busonid, mas não estou tendo muito resultado. O bulsonid e o no ex tem o mesmo principio ativo q é o budesonida?

    ResponderExcluir
  162. Conceição4/5/15 16:40

    Tenho renite alérgica e quando estou muito atacada, tomo antialérgicos e uso noex. Só q desta vez comprei busonid, mas não estou tendo muito resultado. O bulsonid e o no ex tem o mesmo principio ativo q é o budesonida?

    ResponderExcluir
  163. Busonid e Noex spray nasal são corticóides contém o mesmo princípio ativo: budesonida Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba a cópia em PDF do livro:
    - “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  164. Anônimo7/5/15 20:38

    TINHA MUITO MEDO DE USAR SPRAY , MAS ESSE BLOG ME ESCLARECEU QUE NÃO FAZ MAL, VCS ESTÃO DE PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  165. Obrigado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  166. boa tarde,
    Fiquei muito feliz em conhecer essa pagina,pois sofro de rinite,em meio a desespero, venho usando naridrin a um bom tempo,mais sei que isso prejudica que é um vaso construtor, ja tentei por varias vezes parar de usar,mais quando deixo de aplicar meu nariz entope não consigo respirar minha garganta começa a coçar,sensação horrivel dai vem o desespero e não aguento e acabo aplicando,principalmente p dormir,como meu organismo ja acostumou com esse remedio,costumo acordar no meio da noite para aplicar, preciso largar esse vicio pois não aguento mais,onde vou preciso leva-lo,e quando deparo que não esta em minha bolsa tenho que voltar ou ir em uma farmacia mais proxima, tudo p me sentir aliviada e respirar.
    Hj comecei o uso do Busonid 50 mcg, mais até agora meu nariz não desintopiu, estou aguentando o maximo para não aplicar o naridrin,preciso saber se o busonid tem ação rapida, pois ja estou pensando na hora de ir dormir e ja esta me dando desespero, por favor me ajudem...

    fico no aguardo de um breve retorno
    grata...

    ResponderExcluir
  167. Olá tenho uma filha de 12 anos diagnosticada desde d recém nascida com rinite alérgica. O ultimo médico q consultei receitou nasonex e montelair sache uso diário durante seis meses. Fico receosa por usar essa medicação por um período tão longo. Por favor me ajudem.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  168. O tratamento do vício do vasoconstritor nasal (no seu caso, Naridrin) deve ser feito com a supervisão do médico especialista. Busonid não tem ação de desentupir narinas mas sim de atuar na inflamação da mucosa nasal que acompanha a rinite. Não tem ação rápida mas tem efeito duradouro. Aconselho que informe suas dificuldades ao especialista para que possa orientar e ajudar nessa difícil etapa do tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  169. A sua filha, embora jovem, tem uma longa história como portadora de rinite alérgica. O tratamento com remédios é importante e o tempo de uso varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Vale lembrar que o tratamento não se resume ao uso de remédios. É essencial buscar os fatores agravantes (variam em cada caso) , assim como controlar a presença de ácaros em sua casa(edidas de controle ambiental) e da imunoterapia (vacina para alergia) Escreva para nós e receba a cópia do livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  170. Boa tarde!! Minha filha tem 12 anos e faz tratamento de asma, o médico receitou Avamys para controlar a renite, a mesma faz uso diariamente. Quando acaba o remédio que fique de 03 a 05 dias sem o uso, começa atacar a renite. Será que minha filha terá que fazer uso durante toda a vida dela?
    Fico preocupada que prejudique, já perguntei ao médico que acompanha e indicou o remédio, segundo ele não fará mal.

    ResponderExcluir
  171. Boa noite. Os sprays nasais são medicações com bom perfil de segurança e tolerância, com baixa incidência de efeitos adversos. A medicação é indicada para controle sintomático, ou seja, em caso de rinite alérgica, ele controla o sintoma, mas não trata a causa da doença. A medida em que a causa alérgica é tratada, a necessidade de medicamentos diminui. Converse sempre com seu(sua) médico(a). Tire suas dúvidas, para ter um resultado ainda melhor no tratamento.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  172. boa tarde! comecei hoje o uso de Noex budesonida 50mcg/dose. mais continuo muito entupida sem conseguir respirar pelo nariz. conseguindo somente a respiração pela boca. isso é normal? eu posso passar o Neosoro

    ResponderExcluir
  173. olá qual remédio é mais indicado para rinite vasomotora rintal ou avamys?

    ResponderExcluir
  174. Patrícia: compreendo sua preocupação, mas não é possível emitir um parecer ou indicar um tratamento para aliviar seus sintomas e para eliminar a epistaxe sem uma análise criteriosa dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimento. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  175. Já estive aí. Fiz uma cauterização que não surtiu efeito e não fui encaminhada para o setor de Alergia, apesar da otorrino ter me receitado um anti-alérgico, que também não foi efetivo.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  176. Livre: estamos ao seu dispor. . A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2517 4206ou para 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  177. Ale: os dois medicamentos citados são bastante diferentes. Intal (cromoglicato dissódico) tem ação limitada aos casos de rinite comprovadamente alérgica. Avamys ( furoato de fluticasona) é um corticóide de ação no processo inflamatório que acompanha diversos tipos de rinite incluindo rinite vasomotora e não apenas alérgica. A indicação do uso depende a avaliação médica e do diagnóstico para seu caso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  178. Boa Tarde, Joyce Hipólito. Os corticosteroides em forma de spray nasal não são medicações de ação imediata, ou seja, não desentopem o nariz no momento do uso. Eles vão funcionar com o uso contínuo, mantendo deu nariz sem inflamação. Mantenha o uso conforme prescrição médica. O uso dos descongestionantes tópicos (Neosoro), não é recomendada, por conta dos problemas que podem estar associados ao seu uso rotineiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  179. minha médica receitou noex e rilan juntos, gostaria de saber se posso usar o avamys no lugar do noex juntamente com o rilan?

    ResponderExcluir
  180. Ale: em tese, noex pode substituir o Avamys. Mas, recomendo que fale com sua médica antes de realizar a troca, pois ela a examinou e conhece seus dados clínicos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  181. Anônimo5/8/15 13:47

    Boa tarde, Tenho um menino de 2 anos e 5 meses que sofre constantemente de crise alergica. O médico dele receitou: desalex nos momentos de crise, montelair todo dia e avamys um jato em cada narina 1 x por dia. O problema é que eu não tenho encontrado o avamys em minha cidade e me receitaram o omnaris. Disseram que ele é mais moderno e com menos efeito colateal. É verdade? posso passar o omnaris sossegada?

    ResponderExcluir
  182. Anônimo7/8/15 11:30

    Bom dia. Tenho rinite crônica e desvio de septo. Meu médico receitou Omnaris para solucionar o problema do nariz entupido e surpreendentemente tive alergia ao medicamento. Meus sintomas foram: coriza muito forte, irritação na garganta, muitos muitos espirros e coceira absurda no nariz. Meu médico orientou suspender o medicamento e em 3 dias os sintomas sumiram. Agora tentaremos outro medicamento, o Avamys. Tomara que dê certo...

    ResponderExcluir
  183. Avamys é mais adequado para crianças pequenas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite.Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Obrigado pelo depoimento e pela visita ao Blog da Alergia. Desejamos melhoras para sua rinite.

    ResponderExcluir
  185. Olá, minha filha tem 4 anos e foi hoje orientada pelo médico pediatra a utilizar Busonid 0,5 1 x ao dia antes de dormir e como vi na bula que é apra cirancas a partir de 6 anos, gostaria de saber se ela pode utilizar desse medicamento?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  186. Embaixo dos meus lábios sinto uma ardência e ta vermelho oq é?? Oq faço pra parar a ardência ? Aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  187. Oi....meu nome é Talita...tenho uma filha de 3 anos. .....ela tem carne no nariz e tem dificuldade na respiração. .....eu queria saber se o uso de noex traz algum risco pra ela? ?? Ela pode usar esse medicamento??????

    ResponderExcluir
  188. Olá! Amei o blog, vcs estão de parabéns.
    Preciso q me tirem uma dúvida, pode fazer o uso de alektos na gestação? Por favor me mande o livro de vcs. Ruana.alpiri@gmail.com

    ResponderExcluir
  189. Bruna: os dados enviados em seu relato não são suficientes para afirmar a causa dos sintomas que descreve. É preciso examinar para analisar as lesões. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta feita pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Toda medicação, ao ser aprovada pela Anvisa para uso no Brasil, recebe uma bula. Quando o medicamento é empregado em situações não descritas na bula, está caracterizado o uso off label do medicamento.. O médico pode portanto indicar uma medicação fora da faixa etária indicada na bula, desde que haja necessidade. Caso queira, pode ler neste link o texto completo da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/registro/registro_offlabel.html Ou seja, o médico pode utilizar uma determinada medicação fora das indicações da bula ("off label") se julgar necessário, baseado no exame realizado em seu paciente Aconselho que exponha sua preocupação ao pediatra que cuida de sua filha pois conhece seus dados clínicos podendo esclarecer de forma adequada.Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  191. Talita: Noex é um spray nasal que contém um corticóide para uso intra nasal (budesonida) e pode ser usado no tratamento da rinite alérgica, oedecendo a prescrição do(a) médico(a) que trata de sua filha. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI” para que aprenda sobre a rinite, meios de prevenção e tratamento. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Ruana: Alektos é uma medicação nova e ainda não há estudos suficientes para avaliar sua segurança no uso durante a gravidez.
    Enviei a cópia do livro para seu e-mail. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e passar a receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail. Obroigado pela visita.

    ResponderExcluir
  193. Meu nome é Maurílio. Eu tenho rinite constante e já fiz vários tratamentos, porém com o tempo os sintomas retornam. Ultimamente passei a usar BUDESONIDA aplicação nasal e senti uma melhora enorme. Acontece, que por saber que esse medicamento possui corticoide, pergunto se o uso prolongado pode causar alguma dependência grave ou algum efeito colateral mais severo? Queria registrar que esse medicamento foi uma descoberta bastante eficiente.

    ResponderExcluir
  194. Maurílio: os corticoides usados sob a forma de sprays nasais (exemplo: budesonida) são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Não causam dependência nem efeitos severos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite.Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  195. Bom dia!!! Estou aqui acordada por uma intensa alergia e não sei mais o que fazer, meu nariz está extremamente ressecado,com muita coceira, nau consigo dormir,tamanho encomodo, já usei budecort faz muito tempo, mais não sei o que seria adequado nesse caso, pois que eu me lembre é a primeira vez que fico assim. Estou desesperada,estou tonando histamin,que pouco alivia, tanto a coceira do nariz quanto a dis olhos!

    ResponderExcluir
  196. Budecort é uma medicação eficaz no tratamento controle da rinite. Mas seu efeito de alívio é pequeno e portanto não está indicado no tratamento de piora da rinite. Ao contrário, deve ser usado todos os dias, para prevenir sintomas. Hstamin é um antialérgico, mas de antiga geração, com efeitos mais limitados e com maior incid~encia de sonolência e sedação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Boa noite!!! Então posso usar awamys por tempo indeterminado?

    ResponderExcluir
  198. Paulo: o uso do Avamys assim como dos demais sprays nasais deve ser feito pelo tempo determinado pelo(a) médico(a). Este tempo não é fixo nem padronizado. Varia em cada pessoa de acordo com a necessidade clínica de cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  199. Cocaína pode provocar edema de glote por processo alérgico ?
    como proceder em primeiros socorros se isso ocorrer com alguém ?

    ResponderExcluir
  200. O uso repetido da cocaína pode provocar sérios problemas nasais como: rinite crônica, sinusite, sangramento nasal, ossificação ou necrose do septo nasal e até perfuração do palato (céu da boca). Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno