Pular para o conteúdo principal

Asma e inalador de pó seco - respondendo à leitora

Tenho asma e gostaria de ter mais informações sobre as bombinhas de inaladores secos. Obrigada, Elizia.


O tratamento da asma segue as recomendações do Consenso Brasileiro no Manejo da Asma, organizado por renomados especialistas no país. É ponto pacífico que a melhor maneira de administrar os remédios é por via inalada.

Se uma pessoa inala um medicamento, é comprovado que:
- A dose é menor (micrograma), comparado a comprimidos e xaropes (miligrama).
- O efeito é mais rápido.
- A segurança é maior, já que os efeitos colaterais são menores.

Existem 3 maneiras de inalar um medicamento para tratar a asma:
1.Nebulização ou inalação comum com aparelhos compressores de ar.
2.Spray (ou aerossol) - a popular “bombinha”.
3.Inalador de pó seco.

Atendendo a solicitação da leitora Eliza, hoje falaremos do inalador de pó seco.

Trata-se de um dispositivo moderno para inalação de remédios, muito parecidos com as “bombinhas”, mas que atuam sob forma de um pó muito fino que penetra nas vias respiratórias, atingindo até os brônquios inflamados pela asma.

Existem vários dispositivos inalatórios de pó seco e seus nomes parecem complicados pois são todos em inglês, sem tradução para o português. Os mais conhecidos são:
- Aerolizer – utiliza cápsulas para inalação.
- Diskus – utiliza um aparelho de formato redondo, semelhante a um disco.
- Turbuhaler – assemelha-se a um tubo




Remédios que podem ser encontrados sob forma de inalação de pó seco:

- Remédios aliviadores ou broncodilatadores: Formoterol, Salmeterol. Nomes comerciais: Fluir, Foradil, Formare, Formocaps.

- Remédios controladores ou corticosteróides inalados: Beclometason, Budesonida, Fluticasona, Mometasona. Nomes comerciais: Miflasona, Miflonide, Busonid, Flixotide, Fluticaps, Oximax.

- Terapias combinadas, utilizando combinações de um remédio aliviador com um remédio controlador. Nomes comerciais: Alenia, Foraseq, Seretide, Symbicort.

Os inaladores de pó seco são formados por um bocal e um receptáculo para o remédio que se encontra em forma de pó - podendo vir como cápsulas ou livremente dentro do aparelho. O uso destes inaladores tem bons resultados no tratamento da asma, mas não são indicados para crises agudas ou para uso em crianças pequenas, que não possuem a força necessária para inspiração da medicação.

Técnica de uso:
1.Preparar a dose (varia em cada dispositivo).
2.Expirar, soprando lentamente.
3.Colocar o dispositivo na boca.
4.Inspirar o mais forte e profundo possível.
5.Parar de respirar e mentalmente contar até 10.
6. Lavar a boca, bochechar com água e cuspir.

Atenção: inalar corretamente é fundamental para que o remédio faça efeito. Por isso, se tiver dúvidas, pergunte. Leve seu aparelho na consulta e aplique junto ao seu médico para que ele oriente se a aplicação está mesmo adequada.


Vantagens dos inaladores de pó seco:

- Portáteis, práticos e duráveis.
- Não usam propelentes.
- Tem controle de dose.
- A técnica de uso é simples.

Desvantagens:

- A técnica de uso não é adequada para crianças pequenas ou para pessoas com dificuldade em inspirar com a força adequada para aplicar o medicamento.
- A inalação do pó pode deixar resíduo na garganta.
- O custo ainda é alto.


Em resumo, cada pessoa é única e diferente. Converse com seu médico especialista e escolha junto com ele o medicamento e a forma de inalação que melhor se adapte e que traga maior benefício para seu caso.

Remédios não devem ser usados por conta própria. Mas, o asmático deve conhecer seus medicamentos e saber como e quando usá-los. Para isso, ele deve ter um “Plano de Ação” orientado pelo médico, para que tenha o auto-manejo de sua doença.


Auto – manejo não é sinônimo de auto – medicação !






Comentários

  1. Seretide é uma medicação inalada para uso contínuo, usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Desculpem, não estou afirmando, estou perguntando se posso fazer uso contínuo do Seretide?

    ResponderExcluir
  3. Pablo, conforme explicamos na resposta anterior "Seretide é uma medicação inalada para uso contínuo, usada no tratamento de controle da asma". Ou seja, não é uma medicação para resgate de crises, mas sim para uso contínuo, mesmo você esteja se sentindo bem.

    ResponderExcluir
  4. Estou gravida ( 9 semanas ) faço tto de asma ha anos e o ultimo medicamento receitado ha 1 ano foi Seretide, a primeira coisa q a obsteyra fez foi suspender o uso do Seretide ainda questionei pois nao posso ficar sem q tenho crises horriveis, ela pediu que eu usasse somente qdo necessario ( esta sendo necessario usar +- 8xs ao dia ) o Aerolyn e inalaçao com Berotec e Atrovente ( estou fazendo + - 4 xs ),para ajudar a vida de um asmatico estou de repouso absoluto ficando deitada praticamente 24 hs/dia pois sofri ameaça de aborto e estou com um coagulo dentro do utero atrapalhando a fixaçao da placenta, hj liguei para minha pneumo e expliquei a situaçao para a secretaria q conversou com ela, entao ela me disse o seguinte : Eu terei q escolher com quem quero fazer o tto da asma obst ou pneumo, pois segundo a pneumo o uso da bombinha Seretide durante a gravidez nao faz mal algum e se continuar com as medicaçoes q estou só vou piorar ( concordo pois é o q esta acontecendo ), mas 2 obst me pediram para suspender o uso, agora não sei o que faço, me ajudem please ( tem perigo de má formação ou sei lá ...???? )

    Obrigada

    Danny

    ResponderExcluir
  5. Danny: confie na sua médica pneumologista pois ela está correta: a asma pode e deve ser tratada na gravidex. A ama sem controle prejudica a mãe e seu bebê. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2012/07/alergias-na-gravidez.html Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/8/13 08:46

    Olá doutora, gostaria de saber se posso usar naridrin 12h antes do exame de espirometria? o naridrin é um broncodilatador? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Naridrin não é um broncodilatador. Contém nafazolina, um vasoconstritor nasal. Este medicamento não deve ser usado por conta própria pois induz vício e com o passar do tempo, pode provocar efeitos colaterais indesejáveis cardíacos como por exemplo hipertensão arterial e taquicardia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe tem problemas respiratórios a 12 anos e as bombinhas e nebulizações não resolviam, a média era de quatro internações por ano, até que a 7 anos atrás um médico receitou Alenia 12/400 duas x ao dia, a qualidade de vida melhorou 90%, mas é alto o custo, esse ano descobri o programa do laboratório Achè, onde vc se cadastra e tem quase 50% de desconto em determinados medicamentos de uso contínuo, inclusive o Alênia. Fica a dica, é só entrar no site do laboratório.

    ResponderExcluir
  9. Olá, respeito muito o trabalho de vocês !!! Minha anamnese: Tenho uma amiga que faz uso de seretide (diskus) quase que diário há uns 8 anos... relata que suas crises de asma sempre se resolvem com o uso do medicamento...acredito que possui uma certa dependência..pois relata que não consegue ficar 2 dias sem usar o medicamento...ocorre que desde o início (há 8 anos) relata "alergia ao sol" que vem piorando muito nos últimos 2 anos...particularmente acredito que seja um tipo de fotossensibilidade ocasionado pelo seretide...resumindo...ao sair ao sol a parte que fica a mostra fica totalmente avermelhada...as partes à sombra não...dá até para fazer desenho!!... Pergunto: Há relatos de fotossensibilidade associada ao seretide? caso seja uma hipótese a ser considerada..a substituição por outro (por exemplo Aerolin)pode ser uma alternativa? paciente atualmente com 23 anos.

    ResponderExcluir
  10. Rosangela: obrigado pela dica. Para completar, lembro que se a pessoa já tiver o inalador, poderá comprar apenas o refill e o custo cairá mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
  11. Fábio: a resposta ao seu comentário foi encaminhado para seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  12. Gustavo: Miflonide é uma medicação indicada no tratamento de controle da asma, mas não tem efeito de alívio na crise. Talvez seja o caso de acrescentar uma medicação para a crise. Converse com seu médico. É preciso examiná-lo para indicar uma medicação com segurança Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. ola bom dia gostaria de saber se o miflasona corta o efeito do anticoncepcional.obrigado

    ResponderExcluir
  14. Le Damm: Miflasona não interfere no efeito do anticoncepcional. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Estou tomando o alenia 12/400.Na ausência dele posso tomar o Symbicort. Os Medicamentos citados tem o mesmo efeito?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Sim. Alenia 12/400 tem os mesmos princípios ativos do Symbicort 12/400 O que muda é apenas a técnica inalatória. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/9/13 10:32

    O que acontece se por acidente eu tomar o Alenia? hj pela manha sem querer misturei meus remédios e acabei engolindo o Alenia ao invés de inalar, o que pode acontecer devo fazer lavagem estomacal??

    ResponderExcluir
  18. A ingestão de uma cápsula do Alenia pode provocar efeitos colaterais indesejáveis, mas não há necessidade de lavagem. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostaria de saber se o inalador de Forasec é o mesmo inalador de Alenia, para poder comprar somente o refil.
    Grata Lidiã

    ResponderExcluir
  20. Linda: sim, os inaladores de Foraseq e Alenia são semelhantes. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  21. Sabe me dizer se o inalador do AEROCAPS serve para o FLUIR ou para o FORADIL? O médico fez a troca do primeiro medicamento por um dos dois ultimos mas não encontro o inalador para comprar.

    ResponderExcluir
  22. Aerocaps é o nome do inalador que acompanha o Alenia e pode ser usado com Fluir ou com Foradil Vale lembrar que nos 3 medicamentos, o inalador não é comprado separadamente mas sim acompanhados do medicamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ FAÇO USO DE ALENIA E GENTAMICINA MAS O USO DE TODOS É INALATORIO. TEM ALGUM PROBLEMA FAZER USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ?OBRIGADA...

    ResponderExcluir
  24. A avaliação se pode ou não ingerir bebidas alcoólicas não depende apenas dos remédios que usa. A medicação inalada tem pouca interação com o álcool. Contudo, aconselho que peça esta orientação ao seu médico pois ele conhece seus dados clínicos de forma criteriosa. Gratos pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  25. Oi, eu uso o Oximax, minha medica me receitou uma dose dele todos os dias, porém, já faz quase 2 anos que uso ele diariamente, notei que apareceu estrias em mim e eu não tinha, será que é pelo corticoide do medicamento? e tbm minha garganta fica muito seca e consequentemente tenho muita tosse seca, que já dura cerca de 3 a 4 meses, será que pode ter algum envolvimento com o oximax?

    ResponderExcluir
  26. Monalisa: estrias podem ter causas variadas, como por exemplo: obesidade, crescimento rápido, hereditariedade, alterações hormonais, gravidez, entre outras. Corticóides inalados (como Oximax) não causam estrias porque sua ação é direta na árvore respiratória com mínima absorção no organismo. Além disso são formulados em doses mínimas (microgramas) ao contrário dos corticóides usados em forma de comprimidos, xaropes e injeções (miligramas). Quanto à tosse, é essencial examinar pessoalmente já que a asma pode se manifestar por tosse mesmo sem sibilos ou cansaço aparente. Aconselho que entre em contato com sua alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  27. Bom dia
    Recentemente iniciei tratamento para asma com o foraseq e gostaria de saber se ele causa inchaço e engorda ?

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito das explicações claras e objetivas ... vocês estão de parabéns.
    TENHO UMA PERGUNTA:
    Qual a diferença do FORASEQ com uma dose e o FORASEQ com duas doses?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Lorena: Foraseq não incha nem engorda. É uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma, atuando na inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. Foraseq é uma medicação que traz duas cartelas: na primeira, as cápsulas brancas contém formoterol, um broncodilatador de ação longa e na segunda, as cápsulas rosas contém budesonida, um corticóide inalado. Trata-se da chamada terapia combinada e por isso, devem ser inalados sempre juntos - as duas cápsulas na mesma dose. Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Fabiula:ola tenho uma alergia muito forte..estou fazendo tratamento com imunoterapia (vacinas) , minha asma tambem esta um pouco forte demais ..e tenho muito medo disso piorar meus pulmões isso pode acontecer..?? Desde ja obrigada..

    ResponderExcluir
  32. Fabiula: a imunoterapia (vacina para alergia) é um procedimento de eficácia comprovada há cem anos, sendo o único tratamento capaz de modificar o curso das doenças alérgicas. Contudo, se sua asma não está controlada, talvez seja o caso de reavaliar o tratamento como um todo, incluindo os medicamentos, o controle de fatores agravantes e rever as medidas de controle contra ácaros em sua casa. Sugiro que converse com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. Foi-me recomendado Turbuhaler® - AstraZeneca (inalador) para a asma...no entanto...algumas pessoas têm me dito que a medicação engorda imenso uma vez que contem corticoides...mesmo sendo em micrograma´. É verdade ou apenas mito?

    ResponderExcluir
  34. Symbicort turbuhaler é um medicamento inalado usado no tratamento de controle da asma. Deve ser usado todos os dias, mesmo que a pessoa esteja bem. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não causa aumento do peso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. o uso de alenia provoca irritação na garganta, devo continuar usando.
    grata.

    ResponderExcluir
  36. Para combater a irritação da garganta, lave sempre a boca após o uso do medicamento em pó inalado (Mas, vale lembrar que deve-se gargarejar e cuspir ao final). Não recomendo que interrompa o uso. Sugiro que fale com seu médico alergista e peça que oriente se há necessidade de trocar a medicação por outra forma de inalação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  37. andreia
    boa tarde DR faço uso seretide diskus 50/250 gostaria de saber se posso usar durante a gravidez tenho bronquite desde de criança,se faz algum mal para bebe.

    ResponderExcluir
  38. Andreia: os medicamentos de controle da asma em forma de pó seco podem ser usados na gravidez. Contudo, é o médico que avaliará seu caso e definirá se manterá o Seretide ou trocará por outra medicação. Cada pessoa é única e deve ser analisada de forma individual. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. Existe algum problema na combinação do Alenia com Amoxicilina? Estou usando Alenia a tres meses, tenho o chamado asma alérgica. E minha garganta começou pequena infecção! Avermelhado com uns pontos em amarelo.. Tem algum problema com a combinação de ambos?
    Grato, Edney.

    ResponderExcluir
  40. Edney: não há problema na combinação de Alenia e Amoxicilina. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Olá!!!Estou fazendo o uso do Alenia a uma semana, mas estou sentindo tremor no corpo todo assim que inalo e persiste por bastante tempo.Gostaria de saber se é normal e se com o tempo isso vai acabar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Rúbia: o tremor é um efeito colateral que pode ocorrer após uso do Alenia. Em geral é leve e tende a desaparecer com o tempo. Contudo, deve ser avaliado caso a caso. Se o sintoma persiste e se torna incômodo, é recomendado que converse com seu médico para buscar uma alternativa para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  43. Quero saber se o Alenia 12/400 já estão sendo disponibilizados na farmácia popular, seja gratuitamente ou com um excelente desconto, pois está muito caro o frasco com 60 comprimidos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Oi boa noite!
    O medico da emergência passou Alenia até eu ir para o Pneumologista pois estou em crise é a primeira vez que estou usando, estou um pouco assustada pois nunca usei. Quero saber se este medicamento é muito forte e se alguém já usou ele?

    ResponderExcluir
  45. Nadia: a farmácia popular não disponibiliza Alenia. Estão disponíveis apenas: Clenil 250, Miflasona 200 e broncodilatadoresde ação rápida (salbutamol e fenoterol). Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Alenia não é um remédio "forte". É uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). A medicação atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia, tenho graves problemas cardiacos, mas no ano passado surgiu enfisema pulmonar com asma, tenho dificuldades respiratorias.
    Assim, meu pneumologista, junto comigo,receitou FORMOCAPS (formoterol) que é um medicamento, segundo ele, que menos causa efeitos colaterais. Antes, estava usando ATROVENT aerosol, mas nada resolvia.
    Conclusão: ao ler a bula vi que o medicamento causa arritmias cardiacas, palpitação, etc (coisas que ja tenho e tomo inclusve remedios para controlar) e isso me assustou. Comprei o remedio mas estou até com medo de usar.
    Será que estes efeitos colaterais (arritmia, palpitações, etc) são muito frequentes e ocorrem na maioria dos pacientes?
    grato.
    José Carlos

    ResponderExcluir
  48. José Carlos: nem sempre é fácil tomar decisões na medicina. Não existe um broncodilatador isento de efeitos colaterais cardiovasculares. O médico ao escolher uma medicação, precisa analisar prós e contras. No caso da asma e DPOC, o ganho no controle da doença e na qualidade de vida do paciente supera os riscos. Sugiro que mantenha o tratamento. Aconselho que exponha ao seu médico suas dúvidas e temores. Vale sempre lembrar que o diálogo e a confiança que se estabelecem entre você e seu paciente são a base para o sucesso do tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  49. José Carlos: para receber mais orientações sobre DPOC,tratamento e cuidados, convido que visite o site da Associação dos portadores de DPOC: http://www.dpoc.org.br Um abraço e melhoras em seu tratamento

    ResponderExcluir
  50. Anônimo7/1/14 21:08

    O gelo é contraindicado para quem tem problemas respiratórios como asma e rinosinosite? E bebidas alcoólicas? Valeu...Joci

    ResponderExcluir
  51. Pessoas que têm asma e rinossinusite podem tomar gelados, assim como bebidas alcoólicas, com moderação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  52. Oi, fiz um exame em q respiro em um tubo e o medico me diagnosticou cm asma me passou umas vacinas e um remédio inalador de po, porem n tenho nenhum sintoma de asma a n ser me sentir muito cansada e sem disposição e quando fico nervosa tosso muito. Sera q tenho asma MSM????

    ResponderExcluir
  53. A asma pode se manifestar apenas com tosse, sem chiados aparentes. A prova funcional respiratória pode mostrar alterações mesmo nos casos mais leves, colaborando para o diagnóstico da doença. Contudo, não tenho condições para opinar sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde. Já fiz tratamento de asma com o Seretide Diskus 50/250 (pó inalatório) e com o Zenhale 200/5 ("bombinha"). Em relação a efeitos colaterais dos fármacos (principalmente com uso prolongado) e diferenças no veículo dos dois medicamentos (pó x propelente), existem vantagens ou desvantagens significativas entre eles? Obrigado!

    ResponderExcluir
  55. Fernando: Seretide e Zenhale fazem parte de um grupo de medicamentos que utilizam a chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol – formoterol) e um corticóide inalado (fluticasona – mometasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. A ação e eficácia são equivalentes. A escolha do tipo de inalador (spray ou pó seco) depende de uma série de fatores, como por exemplo: idade, coordenação motora, adaptação à técnica de inalação, preferência do paciente, custo, etc. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  56. uso diariamente a quase 3 anos foraseq comecei usando 400/12 engordei muito e troqueipelo 200/12 junto com busonid 32 para renite,vou comecar a usar miflasona que tem na farmacia popular vou continuar engordando e qual remedio tomar para nao eter tanto liquido?

    ResponderExcluir
  57. Gitana: muitos fatores estão envolvidos para explicar o aumento do peso corporal. Os medicamentos inalados são formulados em doses mínimas, permitindo que a medicação exerça seu efeito com mínimos efeitos colaterais. Por isso, não retém líquido e não causam aumento de peso, como os corticóides sistêmicos (comprimidos, xaropes, gotas ou injetáveis). Para afirmar a causa do aumento do peso em seu caso seria necessário examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de parabenizar vocês pelo blog. Dada a saúde pública do Brasil, vocês dão um exemplo de civilidade e paciência com todas as respostas! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Romina: agradecemos suas palavras de incentivo, que certamente nos motiva a continuar nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  60. Uso Oximax 400 há 6 meses. Qual o tempo médio de uso pelos pacientes, ou, seu uso é perpétuo?

    ResponderExcluir
  61. Claudio: o tempo de uso do corticóide inalado para controle da asma não é padronizado. Cada pessoa deve ser avaliada de forma individual. De qualquer modo, o tempo é sempre prolongado, o tempo necessário para manter o controle da doença, algumas pessoas necessitarão usar a medicação por toda a vida. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu médico alergista, pois conhece seus dados clínicos,sendo a pessoa mais apropriada para orientá-lo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  62. por curiosidade qual medicamento seria similar a Zenhale 100/5 ?

    ResponderExcluir
  63. Infelizmente não podemos emitir essa parecer. Converse com seu médico ela saberá qual a melhor alternativa para você.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  64. Bom Dia,
    O pediatra da minha filha que tem 2 anos e 1 mês, indicou que ela tomasse o seretide no período intercrises por período indeterminado. Tenho muitas duvidas em dar um remédio por tanto tempo e que possam surgir efeitos colaterais, visto que quando menor ela já sofreu reações com o uso do predsim que ela não foi diagnosticada por um alergista com asma ou bronquite, mas já teve crises respiratórias diversas vezes chgando a ficar internada este ano no começo do outono. Também já me disseram que as crises podem melhorar a partir dos 2 anos. Minha pergunta á não seria muito cedo para fazer o uso de um tratamento tao prolongado? Sera que o uso de vacinas não seria mais adequado?
    Desde já agradeço muito a atenção de vocês e os parabenizo pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  65. As medicações contendo corticoide inalatorio atualmente são o padrão ouro no tratamento preventivo para as crises de asma. Com relação ao uso, não existe um tempo predefinido para o tratamento, deve-se levar em conta a gravidade da asma e freqüência das crises.
    A imunoterapia ( vacinas ) é uma parte do tratamento, ela não substitui as medicações necessárias para manter o paciente bem.
    A melhor pessoa para determinar o uso e avaliar a real necessidade do tempo das medicações é o seu médico.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  66. Tenho fortes crises de alergia bronquite alérgica.tomo o alenia mas ele acelera muito o coração e passo mal. O.alenia faz mal para o coração?

    ResponderExcluir
  67. Alenia não faz mal ao coração. Mas, se você está se sentindo mal com o uso deste remédio, deve procurar seu médico e pedir que troque por outra medicação. Cada pessoa é única. da mesma forma, a aceitação a este ou aquele remédio é individual. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  68. Tenho bronquite cronica e estou fazendo uso de Vannair 6/200 mcg e do spray nasal Dudecott 64mcg/dose. Por três meses e queria saber se posso fazer uso de bebida alcoolica?

    ResponderExcluir
  69. Renata: o uso das medicações inaladas citadas não impede a ingestão moderada de bebida alcoólica. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite.. minha filha de 4 anos começou usar alenia . Ela gripa e logo em seguida fica cansada com peito chiando. E normal isso. Quando usa alenia e necessário utilizacao de aerosol.

    ResponderExcluir
  71. O Alenia é uma medicação preventiva, se durante o tratamento houver sibilos e cansaço é melhor informar ao seu médico, pois provavelmente a asma não esta sob controle.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  72. Olá tenho asma desde pequeno e recentemente o medico me passou o alenia e já uso ele faz um ano. Está me fazendo super bem, porém tenho duvidas quanto ao duração do tratamento, não sei por quanto tempo devo tomar, se tenho que parar, pois desde que começei não tive mais crises e foi um alivio pra mim.

    ResponderExcluir
  73. Carício: o tempo de tratamento varia em cada pessoa, de acordo com o grau de controle da asma, mas é sempre por tempo prolongado. Algumas pessoas podem necessitar uso contínuo por toda a vida. O seu médico orientará o quanto será necessário para seu caso. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Estou usando o Vannair e mesmo assim ainda tenho umas crises. Outra coisa, estou me sentidno muito inchado e meu peso esta subindo. Pode ser da bombinha?

    ResponderExcluir
  75. Renato: Medicamentos inalados usados no tratamento de controle da asma são formulados em doses mínimas (microgramas) e não causam aumento de peso. Convido que escreva para nosso e-mail para receber a cópia em PDF do livro: "Alergia doença do século XXI" Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Há muitos anos usei o Formocaps e estava me esforçando para lembrar o nome desse medicamento, que havia me esquecido. Ainda bem que encontrei esta matéria e lembrei o nome dele. Obrigada!

    ResponderExcluir
  77. Myriam: aproveito para lembrar que Formocaps (formoterol) é um broncodilatador de ação longa e deve ser usado sempre associado a um corticoide inalado. O uso isolado apenas deste medicamento não trata a asma e aumenta a possibilidade de efeitos colaterais indesejáveis no futuro. Fale com seu médico alergista e peça que a oriente a forma eficaz e segura para tratar sua asma. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Bom dia

    Gostaria de saber se a asma contribui pra fadiga muscular ou cansaço físico e se corticóides interferem na libido. Grato.

    ResponderExcluir
  79. Nos casos de crise de asma existe sim fadiga muscular.
    Os corticóides não são fármacos relacionados com a perda do libido.
    Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  80. oi estou grávida de poucas semanas e tenho bronquite alérgica faço tratamento com Alenia 12/400 duas vezes ao dia. Gostaria de saber se posso continuar utilizando o medicando e se não fará mal a minha gestação.

    ResponderExcluir
  81. Oi minha irma tem passado com frequencia por um problema ela do nada perde o ar e e dificil fazer ela voltar parece q e como se ela engasgace e horrivel. Ela ja teve bronquite quando crianca e fez um tratamento por muito tempo quando acabou o tratamento ela n teve mais crise hj com 18 anos comecou a ter essas perdas de ar.Oque eu gostari de saber com qual especialista devemos proucurar e se isso pode ser bronquite asmatica ou outra coisa?me ajude por favor prq to mto proucupada

    ResponderExcluir
  82. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  83. Infelizmente não podemos fornecer esse parecer via internet.
    Converse melhor com seu médico.

    ResponderExcluir
  84. Olá. Uso Seretide há 12 anos. Há 4 retornei o uso 2x por dia. Há quatro meses passei a usar também o Busonid 50 no nariz e surgiu uma dermatite perioral. A dermatologista disse que preciso parar de usar qualquer medicação com corticóide. Parei o spray nasal e piorei da rinite. O alergista falou para eu substituir por Rilan no nariz e Fluir pro pulmao, mas sinto pânico em ficar sem o Seretide, pois o associo ao controle da minha asma, ainda que seja bem leve. 1- Como tratar sem corticóides? 2- Como parar o Seretide se estou tão acostumada? Tenho medo de parar de uma vez. Por favor, poderia me dar uma informação sobre isso? Obrigada. Dani

    ResponderExcluir
  85. dani: Seretide é uma medicação segura para uso a longo prazo, pois é medida em doses mínimas (microgramas). O seu efeito é direto nas vias respiratórias e mínimo no resto do organismo. Mas, o principal é que o Seretide controla a asma e evita crises. Ou seja, evita que sua asma descompense, evita atendimentos em pronto socorro, evita internações e evita a necessidade do uso do corticóide sistêmico (oral ou injetável). Escreva para nós e receba uma cópia do livro sobre a Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Boa Tarde! Estou muito preocupada gostaria que me tirasse uma dúvida: A minha mãe faz uso do seretide diskus a muitos anos, (acredito que uns 20), mas no último ano tem tido crises frequentes disparadas por irritação e posterior inflamação na garganta. Como ela tem hernia de hiato e gastrite faz acompanhamento e tratamento com um gastro, e nada tem adiantado. Recentemente foi a uma pneumologista e ela disse que o seretide não tem segurado as crises como deveria e que apesar de não estar adiantando ela não ia suspender porque tem medo dela morrer em uma crise... Por mais absurdo que pareça ela disse isso! O problema que agora ela percebeu ficando um dia sem a medicação que a irritação da garganta sumiu e parou de usar, quando ela me contou a orientei a voltar com a medicação, e que era pra marcar com outro pneumologista para ver se existe a possibilidade de troca do seretide, mas que ela tinha que ir nele. Será que por não ser pó e sim cápsulas ou comprimido a aspiração de outro medicamento similar poderia resolver neste caso? Eu nunca sugeriria a troca, mas queria saber se estou enganada ou se realmente essa possibilidade existe. Entendo o desespero dela de não querer usar mais mas acredito que suspender será pior. Me oriente por favou para que me preocupe menos. A um tempo atrás descobri que ela lavava a boca depois do uso, e da segunda vez ela engolia água para melhorar essa irritação, ela parou quando me contou e disse pra ela nunca mais fazer assim, mas quando foi na médica ela disse que lavando antes e cuspindo poderia engolir depois, mas mantive minha opinião dizendo para não engolir, pois acredito que fique resíduos da medicação e nos últimos meses ela não faz mais isso. Neste caso, o que acha? Por favor, me responda ficarei muita grata. e-mail: fernandinha2408@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  87. olá faço uso de Seretide 50/250 só que já não esta me fazendo efeito, pois ainda sinto falta de ar e uma sensação de tosse que não sai. gostaria de saber se posso associar inalação com berotec e atrovent?Obrigada

    ResponderExcluir
  88. Larissa: não recomendo. O uso associado de broncodilatadores (contido no Seretide e nas nebulizações com berotec e atrovent) pode não proporcionar alívio e tende a ampliar efeitos adversos indesejáveis. A conduta mais adequada é entrar em contato com o (a) médico(a) e pedir que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  89. Fe: enviei a resposrta para seu email. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Olá... comecei a usar alenia a pouco mais de um mês e engordei 3 kg, meu peso era o mesmo há uns 7 anos, além disso me sinto inchada, como se retesse liquido. Já li que este remédio não engorda, mas há chances de reter liquído?

    ResponderExcluir
  91. Para avaliar o ganho de peso, é essencial analisar todos os fatores envolvidos. muitas vezes outra medicação em forma de comprimido, xaroope ou injeção pode causar o problema. A medicação inalada exerce seu efeito diretamente sobre os brônquios com mínima absorção no organismo. Não recomendo que pare a medicação pois a tendência é a asma piorar e necessitar de outros medicamentos. mas não deixe de falar com seu médico para que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  92. Bom dia,

    Por favor, gostaria, se possível me ajudassem...
    Uso alenia 12/400 já faz um ano quando tive a minha primeira crise de asma que precisei ser internada pois n conseguia respirar. Antes sempre q mudava o clima,eu tinha sibilos no peito, escutava chiados altos cuando ia dormir, etc
    Nos primeiros meses, usava alenia duas vezes ao dia e estava sendo acompanhada por um pneumologista q me recomendou usar por um tempo mais.
    Depois tive q me mudar para uma região de interior onde o acesso a alergistas e pneumologistas é mais difícil e como já n tinha mais crises e me sentia melhor, mas, sentia a boca muito seca, associando ao alenia, resolvi por conta propria, reduzir para uma dose por dia, a noite...minha pergunta é: fiz mal? Devo tomar o alenia duas vezes ao dia mesmo sem estar em crise e sendo esta dosagem de 12/400??
    Posso parar de tomar e tomar apenas quando estiver em crise??
    Não tenho sentido sibilos, nem chiados no peito, mas, as vezes tenho a impressão q a alenia está me trazendo alguns efeitos colaterais depois a uso, como coração acelerado, boca seca...
    Podem me ajudar??
    Agradeço desde já!

    Fátima

    ResponderExcluir
  93. Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo. Deve ser mantido mesmo que a pessoa esteja bem. Talvez seja o caso de diminuir a dosagem para 6/200 mas não interromper o uso Escreva para nosso e-mail e receba gratuitamente a cópia PDF do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita .

    ResponderExcluir
  94. Anônimo8/9/14 15:09

    Uma médica tinha me receitado o ALENIA, só que qdo fui na pneumologista, ela passou outro remédio, bem melhor, só que não lembro o nome e como estou morando em outro estado, não tenho como ir no consultório dela! Alguém sabe o nome?

    ResponderExcluir
  95. Sinto muito, mas os dados que envia em seu relato não são suficientes para saber o nome do medicamento referido . Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  96. Bom dia!

    Estou fazendo uso do MIFLASONA, amanhã tenho uma festa para ir e gostaria de saber se posso consumir cerveja?

    ResponderExcluir
  97. O uso da medicação inalada para tratar asma (Miflasona) não impede a ingestão moderada de bebida alcoólica. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Ola, frequentemente tenho constantes for de cabeça, e orofacial, percebo que so tenho apos o uso de Aerolin, ppdem estsr mesmo ligados ?

    ResponderExcluir
  99. Giulliana: o seu relato não sugere que haja relação das queixas clínicas e o uso do Aerolin. Mas, não é possível afirmar pela internet. É essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  100. meu cabelo cai muito com cortisona e seus subprodutos. o prop fluticasona em po para analaçao tambem tem esse efeito sistemico???

    ResponderExcluir
  101. Boa noite minha filha tem dois anos e tem asma, faz um ano que ela faz tratamento com seretide 250 mcg duas vezes ao dia e aerolin duas vezes ao dia dependendo na necessidade ja passou a fazer de quatro em quatro horas quando esteve em crise, ela ainda usa piemonte, nasonex e desalex continuo não é muita medicação para a idade dela? fico grata pelo site que esclarece muito nossas duvidas, desde já obrigada

    ResponderExcluir
  102. A necessidade da medicação depende da gravidade de cada caso. Por isso, não tenho condições de opinar sobre sua filha pela internet, baseado apenas nos dados envciados. Convido que escreva para nosso email e receba uma cópia do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  103. Corticóides inalados não causam queda de cabelo. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia do livro sobre a Alergia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  104. boa tarde , gostaria de saber se existe alguma diferença entre o symbicort e o alenia
    obrigado

    ResponderExcluir
  105. Marcelo: os 2 medicamentos contém os mesmos princípios ativos: um broncodilatador de ação longa (formoterol) e um corticóide (budesonida) O que diferencia é o sistema de inalação: Alenia utiliza cápsulas inaladas (aeroliser) e Symbicort utiliza o sistema turbuhaler. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  106. Faço uso de budesonida inalador. É verdade que este medicamento ajuda no ganho de peso?

    ResponderExcluir
  107. Budesonida é um corticóide inalado. É dosado em microgramas e atua diretamente na mucosa respiratória (brônquica). Por isso não causa aumento de peso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  108. Olá.
    De uns tempos pra cá, comecei a sentir falta de ar. Fui ao médico pneumologista e pelo Raio X dos pulmões não tenho nada.
    Porém, devido ao meu histórico alérgico, meu médico me recomendou o uso de alenia, porém, a falta de ar diminuiu muito pouco, o que me assustou, pois pensei que a fata de ar simplesmente sumiria com o uso do medicamento.
    Gostaria de saber se o Alenia é remédio ideal para tratar de falta de ar decorrente de Alergia?

    ResponderExcluir
  109. Foi-me detetada sinusite crónica com infeção aguda e receitado azitromicina 6 dias, ebastina 20 dias e fluticasona 20 dias. Algum deste medicamentos tem interação com bebidas alcoólicas? E ainda, li muitas coisas (um pouco assustadoras...) sobre os efeitos secundários da fluticasona - há razões para preocupação? Estou a tomar rybomunil e pílula Yasmin. Obrigada

    ResponderExcluir
  110. Devido a uma falta de ar, meu médico me indicou o uso de budecort nas narinas e o uso de Alenia 1x ao dia.
    Disse que minha falta de ar era decorrente de um histórico alérgico que possuo.
    Estou utilizando o Alenia, porém, minhas faltas de ar diminuiram e posteriormente voltaram com menor intensidade.
    Gostaria de saber se o ALENIA é o remédio ideal para tratar da Falta de Ar decorrente de Alergia??
    Caso seja, acham que por ser inalado, trata-se de um remédio muito fraco para tal tratamento?
    Att.

    ResponderExcluir
  111. Muito obrigada mesmo.
    Eu comecei a tomar o alenia, e acabei tendo algumas dificuldades quanto ao manuseio do inalador, mas agora já estou bem mais informada.
    Adorei o artigo ele foi bem claro e esclarecedor.
    Eu não tenho asma, mas tenho um problema no pulmão que me faz ter crises de falta de ar do nada.

    ResponderExcluir
  112. Sou janaina e tenho bronquite, faço a utilização de busonida +forasec por 7 anos, toda vez que tento parar fico alguns dias bem mas logo entro em crise . Quais os riscos a logo prazo? E ele é de uso por quanto tempo?

    ResponderExcluir
  113. Alenia está indicado no tratamento da asma (ou bronquite asmática ou bronquite alérgica), A falta de ar pode ser um sintoma de asma. Mas, também pode estar presente em outras doenças Aconselho que converse com seu médico e peça que oriente e esclareça sua dúvida. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. Fluticasona é um corticóide inalado, formulado em doses mínimas (microgramas) Atua diretamente na mucosa respiratória e tem poucos efeitos colaterais no resto do organismo. Não interfere no efeito do anticoncepcional. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. A indicação do Alenia depende da causa de sua falta de ar. Medicamentos inalados não são fracos. E causam menos efeitos colaterais pois atuam diretamente na mucosa respiratória, Gratos pela isita.

    ResponderExcluir
  116. Janaina: Foraseq é seguro e indicado para uso prolongado. Não é para tratar crises. Pelo contrário, deve ser usado todos os dias para atuar na inflaação dos brônquios, controlar a doença e evitar crises. É seguro e eficaz. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Oi bom dia .
    Eu usava seretide,mais minha medica
    troco a medicaçao pra alenia .esto fazendo o uso do alenia a duas semanas ,hoje estou chiando um pouco sera que nao me fes muito bem, ou sera que e porque eu estava acustusmada com seretide?

    ResponderExcluir
  118. Patrícia: Patrícia: vários fatores podem estar envolvidos, como a troca da substância (seretide contém salmeterol e fluticasoma - Alenia contém formoterol e budesonida). Além disso devemos considerar a troca da técnica inalatória: no caso do Seretide - diskus e no caso do Alenia: cápsula inalada). Mas também deve-se levar em conta a variação natural da doença que pode ocorrer durante o tratamento, independente da troca da medicação. Aconselho que entre em contato com sua médica e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  119. Olá, tenho bronquite e descobri a poucos dias que estou grávida. Sempre fiz uso de Oximax 200 e gostaria de saber se tenho que parar. Faz mal pro meu bebê?

    ResponderExcluir
  120. Talita: a asma deve ser tratada na gravidez, para que o bebê possa se desenvolver e nascer com saúde e segurança. Convido que leia este texto que publicamos sobre o tema: Asma tratada, bebê saudável: http://blogdalergia.blogspot.com/2011/09/gravidez-asma-tratada-bebe-saudavel.html Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: Alergia doença do século XXI. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Boa noite,
    Alenia pode aumentar a pressão arterial?

    ResponderExcluir
  122. Medicamentos inalados como Alenia são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que sejam inalados diretamente nos brônquios e com mínimos efeitos no organismo. Por isso não afetam a pressão arterial. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  123. Ola a alguns dias estou atacada da asma meu médico recomendou o uso do fluir e oximax e o aerolin...não estou sentindo melhora...tenho sentido muita dor no corpo não tenho ânimo pra nada ando um pouco e fico com falta de ar...gostaria de saber se é efeito das bombinhas???obrigada

    ResponderExcluir
  124. Acabei de saber que estou grávida. Faço uso do Alenia para controle da asma há mais de dois anos, sei que a asma precisa ser controlada durante a gravidez para não prejudicar o bebê. Posso
    continuar usando o Alenia durante a gestação???

    ResponderExcluir
  125. Mari: mantenha o uso do Alenia e entre em contato com o (a) médico(a) que trata de sua asma.Convido que escreva para nosso e-mail e receba a cópia do livro sobre a alergia Gratos pela visita

    ResponderExcluir

  126. O seu relato sugerem que os sintomas descritos sejam consequência da asma sem controle adequado e não do uso das medicações inaladas. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico para que seja examinada e orientada de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  127. Posso fazer o uso de alenia sem o inalador?

    ResponderExcluir
  128. Não. Para que a medicação alcance as vias respiratórias e exerça seu efeito de forma satisfatória, Alenia deve ser usado sempre com o inalador apropriado que acompanha o remédio. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. Uso siretid e predinisona d e estou sentindo um formigamento nas costas a altura do sutiem e as vezes meu rosto fica rosado, bem vermelho e quente além da minha vista estar embalsada o que pode estar acontece to é efeito colateral do uso continuo do corticoides ?

    ResponderExcluir
  130. O seu relato não sugere que seja um efeito colateral do medicamento Aconselho que entre em contato com seu(sua) médico(a) e peça que a oriente, Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Ou sou a Adriana e faz uns 10 anos que uso o foraseq de 400 mas está muito caro e não estou conseguindo pagar ele, mesmo com o cartão vr, e por conta própria comecei a usar o Aerolin, Fasso o jato pela, tarde e a noite e estou me sentindo muito bem, será que mais tarde poderá dar crise por essa troca, tenho asma crônica

    ResponderExcluir
  132. Adriana: a sua conduta não é correta. Aerolin apenas alivia sintomas mas não trata sua asma. Por isso, com o passar do tempo, os sintomas e as crises reiniciam. Foraseq não apenas alivia mas também controla a doença e evita crises. Aconselho que retorne ao seu médico, explique sua dificuldade e peça que a oriente com um tratamento de menor custo, mas eficaz na prevenção e controle das crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  133. Anônimo9/6/15 20:47

    sou alergica a poeira caseira ,a todos os tipos de acaros e fiz o teste cultaneo ,minha alergista me indicou nasonex ,zetalerg e busonid caps,estou com medo o terceiro contem curtcoids, e me falaram muito mal dessa substancia ,estou usando os medicamentos certos ou n?sou muito nervosa,tenho crises asmaticas constantes e sou domestica,moro no interior,o q dificulta p meu problema pois tem muita poeira,n sei mais o q faço?????????????

    ResponderExcluir
  134. Boa noite, sou usuário de alenia e irei fazer a cirurgia de estômago e gostaria de saber se a posso usar o alenia logo após a cirurgia, desde já agradeço

    ResponderExcluir
  135. Busonid é uma medicação segura. Há um mito de que "bombinhas" viciam e fazem mal ao coração. Este pensamento é errado. Busonid é um remédio que atua diminuindo a inflamação nos brônquios, com objetivo de controlar a asma e evitar crises. Ou seja, Busonid é uma terapia de controle da asma, devendo ser usada todos os dias, mesmo que se esteja bem. Os remédios inalados são os melhores para tratar a asma, pois atuam mais rápido, têm doses menores e provocam menos efeitos colaterais. Infelizmente o preconceito sobre a "bombinha" atrapalha o uso e impede o tratamento da asma . E dos males da asma que também são "efeitos colaterais" - interações, noites mal dormidas, sofrimentos, pronto socorro, ninguém fala,não é? Converse com sua alergista. Fale para ea dos seus medos para que ela esclareça suas dúvidas. Se você morar no Rio, está convidada a assistir gratuitamente as reuniões da ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos) e esclarecer dúvidas. As reuniões ocorrem na Tijuca, nas ultimas segundas de cada mes Rua Cnde de Bonfim 255 no auditório - 1º andar. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. Patrícia: não sei o grau de gravidade e controle de sua asma nem o tipo de cirurgia que será realçizada. Aconselho que entre em contato com seu (sua) médico(a) e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  137. Boa tarde, já à alguns anos que tomo Maizar Diskus (a minha asma desenvolveu-se na adolescência), à cerca de um ano tive alguns problemas de queda de cabelo mas não associei à medicação, entretanto tinha melhorado imenso e por coincidência, ou não, calhou numa altura em que andava com a asma controlada e que tinha deixado de tomar por uns tempos o Maizar, reparei agora que voltei a fazer este medicamento todos os dias que a queda de cabelo voltou a aumentar. Estará de facto relacionado ou será apenas coincidência??

    ResponderExcluir
  138. Ola tenho bronquite asmatica desde pequeno surgiu quando tinha 12 anos desde sempre passei por varios tipos de tratamento comecei com as nebulização depois passei para o foradil e depois fui para o setetide de 50/250 que foram ótimos para minha qualidade de vida fui no meu pneumologista e ele mr indicou o medicamento relvar parece que é um medicamento novo no mercado,so que tenho tido crises de ansiedade e patece que este medicamento nso está sendo tão eficaz quanto o seretide pois no fundo quando forço a respiração fik um chiadinho no peito o que devo fazer voltar com o seretide, tenho medo de ter uma crise asmatica.desde ja quero parabenizar vcs pelo serviço prestado a todos nos com tanto profissionalismo.

    ResponderExcluir
  139. Olá, boa tarde. Nós não temos o Maizar Diskus disponível no Brasil, mas a medicação similar (do mesmo laboratório e formulação), não apresenta, em bula, a queda de cabelo como efeito adverso. Entre em contato com seu médico(a), e converse com ele(a). Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Olá Eduardo, boa noite. O Relvar é uma medicação nova, e do mesmo laboratório do Seretide. Antes de tomar qualquer atitude, entre em contato com seu pneumologista que lhe prescreveu as medicações, converse com ele, sobre essa insegurança com a medicação e os sintomas que vem tendo. Ele, por conhece-lo, poderá lhe orientar. Obrigado pela visita e pelos elogios. Trabalhamos com muito empenho e prazer na busca de ajudar aos pacientes alérgicos e suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  141. Estou grávida de 31 semanas e faço uso da symbicort... Umas horas depois consumi bebida alcoólica. Isso pode causar algum dano ao bebê ?

    ResponderExcluir
  142. Symbicort é uma medicação segura para uso nas gestantes que têm asma. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas na gravidez. Convido que leia o texto que publicamos sobre o tema: Asma tratada, gravidez saudável: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2011/09/gravidez-asma-tratada-bebe-saudavel.html Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. gostaria de saber se o inalador aerolizer vende separadamente ??

    ResponderExcluir
  144. Anônimo1/7/15 19:39

    Tenho um filho de 12anos.ele tem problema de asma ele esta usando Miflasona e aerolin esprei.so q ele está com uma tosse seca como se fasse um pigarro.Gostaria de saber se ele pode usar também Desloratadina de 5mg juntos?

    ResponderExcluir
  145. Boa Tarde, minha sogra esta morando agora comigo e fazia uso da bombinha Duovent N.... usava direto, pois tem efisema pulmonar e sua idade é 84 anos. Agora passou a usar 3 vezes ao dia a alênia 400 e a noite o Ombrise... e disse que peferia ainda o anterior. Qual a diferença entre as 3 ?

    ResponderExcluir
  146. Sim. Pode usar Desloratadina mesmo em uso de Miflasona. Mas, se não obtiver melhora, é aconselhável que entre em contato com o(a) alergisyta do seu filho e peça que oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  147. Denise: os medicamentos citados têm ação deiferente: 1) Duovent é uma medicação que combina dois broncodilatadores de ação curta: fenoterol e brometo de ipratróprio. Tem efeito apenas aliviador de sintomas. 2) Alenia combina num mesmo inalador um broncodilatador de ação longa - formoterol e um corticóide inalado budesonida. O seu efeito é no controle de sintomas e não apenas como alívio. 3) Onbrize é um novo broncodilatador (indacaterol) indicado nas pessoas portadoras de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) como por exemplo, enfisema pulmonar. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Anônimo6/7/15 11:33

    Quero saber se faz mal tomar umas duas canecas de vinho fazendo uso de seretide disco50g/250g

    ResponderExcluir
  149. Anônimo7/7/15 10:12

    Eu tomo Alenia a mas de 4 anos quando tenho falta de ar, estou fazendo errado e ele prejudica a minha saude?

    ResponderExcluir
  150. A ingestão de leve para moderada de bebida alcolólica não interfere no efeito do Seretide, Converse com seu médico e peça que a oriente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. O prednisona comprimido pode morder ou é para engolir direto

    ResponderExcluir
  152. Alenia não deve ser usado apenas quando se tem falta de ar mas sim todos os dias, para controlar a asma e prevenir crises. Este medicamento não faz mal à sua saúde. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  153. Dro: Prednisona é um comprimido que deve ser engolido. Mastigar pode alterar seu efeito e libera um sabor amargo e desagradável. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  154. Boa tarde.
    Eu vou começar a usar uma bombinha (Fostair) de inalador em pó que contêm corticóide. Gostaria de saber se engorda.

    ResponderExcluir
  155. Fostair é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (beclometasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Não causam aumento do peso corporal. Convido que leia mais clicando aqui: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/esclarecendo-duvidas-sobre-cortisona.html Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  156. Minha médica receitou esse remédio mais tenho problemas renais posso utilizar esse medicamento

    ResponderExcluir
  157. Por favor escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com e informe o nome do remédio, para que possamos esclarecer sua dúvida. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  158. Anônimo4/8/15 21:18

    Olá, faço uso de um desses inaladores, minha duvida é.. Corta o efeito do anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  159. Os medicamentos inalados usados no tratamento da asma não alteram o efeito dos anticoncepcionais. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  160. Irei iniciar um tratamento com Singulair de 10 mg, queria saber se durante o tratamento eu posso ingerir bebida alcoólica e se posso ter "danos" com essa atitude. Desde já, agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  161. Não há referência na bula ou na monografia do medicamento (Montelukast) a interação com bebida alcoólica, Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  162. Oi. estou usando o forasec 12/200, predsin e inalaçao de berotec e atrovent. porém sou professora. se continuar em contato com o giz e cheiro de produtos voltará a crise?

    ResponderExcluir
  163. De uma maneira geral, a inalação do pó de giz raramente causa alergia. Mas pode provocar irritação na via respiratória e agravar a asma. Em geral, estando com a asma bem controlada, você poderá usar o giz. Contudo, esta resposta varia em cada pessoa. Por isso, para responder específicamente sobre seu caso, é preciso que se faça uma avaliação pessoalmente, Avaliar pela internet pode gerar erro, Aconselho que peça ao seu médico alergista que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Bom dia!
    Tenho 37 anos e tenho asma faz uns dois anos.
    Tossia muito e também sentia muita falta de ar.
    Portanto a tosse passou e agora só sinto falta de ar, mas todos os dias e tomo Alenia duas vezes por dia desde dois anos atrás.
    Gostaria de saber se posso ter problemas futuramente usando este medicamento todos os dias?

    ResponderExcluir
  165. Anônimo8/9/15 21:43

    Ingeri uma capsula de Formocaps por engano, será que tem algum problema?

    ResponderExcluir
  166. Indianara: Alenia é um medicamento inalado usado no tratamento de controle da asma. Deve ser usado todos os dias, mesmo que a pessoa esteja bem. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não provoca diabetes. Ressalto que Alenia pode ser usado com segurança mesmo por tempo prolongado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. As cápsulas de Formocaps devem ser inaladas e não ingeridas.
    A ingestão acidental de apenas uma cápsula não é passível de provocar reações graves.
    Pode ocorrer uma discreta taquicardia e tremor. Aconselho que comunique seu médico e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  168. Minha filha tem 14 anos e tá fazendo uso desse medicamento relvar ellipta passado p médico só que ela quando comecei da ela já tava gripada e tossindo a tosse almento seca devo parar e compra um xarope p fosse

    ResponderExcluir
  169. É melhor seguir as orientações do médico que trata de sua filha pois a tosse pode ser um sintoma da asma. Xaropes não resolvem se a causa da tosse não for detectada e combatida. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Olá, uso Alenia a mais de 3 anos, mas a + ou - 3 semanas estou ficando muito rouca ( sem voz) gostaria de saber se o uso do alenia pode causar isso? Obrigada.

    ResponderExcluir
  171. LUFERRARI: os inaladores de pós usados no tratamento da asma podem causar rouquidão. Recomenda-se lavar a boca (gargarejar e cuspir ao final) para evitar esrte problema Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  172. Ola! Boa tarde uso miflasona e gostaria de saber se eu posso ingerir bebidas alcoólicas. Eu posso ter alguma reação caso eu beba. Obrigada

    ResponderExcluir
  173. Patrícia: a ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere de forma significativa no efeito da Miflasona. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  174. Oi boa tarde. tenho um filho e 5 anos e nunca tinha dado crise asmática, comecei a fazer caminhadas e levei ele junto, então ele começou com umas crises de cansaço, levei ele no pediatra, ele passou um tratamento p meu filho, inalações de soro, com atrovent e berotec, só q o cansaço não foi embora, quando voltei p retorno, o pediatra me disse q meu filho tava com bronquite asmática, e passou o alenia 6/200, 2 vezes ao dia, me disse q meu filho vai fazer o tratamento com o alenia 3 meses e vai mudar p outro p 2 meses, p ver se dar certo o tratamento, então comecei a pesquisar na net sobre a doença e vi q tem fisioterapia respiratória, q ajuda, posso começar no meu filho a fisioterapia com o uso do remédio? e tb, gostaria de saber se com o tratamento ele tem chance de ficar bom p sempre dessa doença horrível?

    ResponderExcluir
  175. Daniele: Tratar asma (ou bronquite asmática) na criança não é só tomar remédios! De uma forma simplificada, o tratamento da asma pode ser assim resumido:
    TRATAMENTO DAS CRISES
    (com remédios aliviadores)

    TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO CRÔNICA
    (com remédios preventivos para uso a longo prazo)

    TRATAMENTO DE PREVENÇÃO
    a) Controle da poeira, dos ácaros e de outros fatores desencadeantes:
    b) Controle do mecanismo alérgico, através da imunoterapia (vacinas)
    c) Fisioterapia respiratória
    d) Educação da família (manejo familiar orientado da asma)
    O objetivo do tratamento com a fisioterapia é melhorar o condicionamento físico do asmático, proporcionando uma readaptação gradativa aos esforços físicos e encorajando o paciente a participar de atividades físicas em geral. Só assim a pessoa asmática poderá, não apenas controlar sua doença mas melhorar sua qualidade de vida.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Posso trocar o Foraseq pelo Symbicort?

    ResponderExcluir
  177. Olá Igor, boa noite. Qualquer troca de medicação deve ser orientada pelo (a) seu (sua) médico(a) assistente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  178. bom dia tenho asma e percebir que toda vez que como pão ou feijão fico com falta de ar. Isso pode ser uma reação asmática ?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  179. Não Patricia. o seu relato não sugere que seja uma reação asmática. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  180. Olá uso a bombhnha d alenia ha 2 anos e agora sinto leves tremores no corpo pod ter alguma relação?muito obrigada

    ResponderExcluir
  181. Alenia contém duas substâncias: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide (budesonida). O broncodilatador pode provocar sensação de tremos. Mas, não há como afirmar sem examinar você pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que o oriente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. Michelle Camilla5/12/15 18:33

    Ola tudo bem,bom minha duvida e a seguinte minha mae toma todos os dias oximax 400mcg fluir 12mcg e gostaria de saber se ela pode fazer o Clenil HFA 50 ? AGUARDO

    ResponderExcluir
  183. Michelle: não recomendo que troque a medicação sem antes falar com o (a) médico(a) que trata de sua mãe. Embora os dois medicamentos sejam corticoides para uso inalado, pertencem a grupamento químico diferente e têm doses também diferentes. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Bom dia...eu uso o simbycort turbohaer e nas informacoes como o usar este equipamento diz para rodar para a direita e para esquerda e ira ouvir um clique.....mas eu apenas rodo para a direita e oico o clique....sera que estou a usar corretamento o equipamento??
    Mas eu rodo na mesma direita e esquerda mas quando rodo para a esquerda nao oico clique pois ja tinha ouvisto ao rodar para a direira
    Obrigado

    ResponderExcluir
  185. Parabéns pelo blog. Os textos são muito didáticos e de grande utilidade. Por gentileza, gostaria de saber se o medicamento FORASEQ (cápsula com pó de inalação) tem se mostrado EFICIENTE E SEGURO para o tratamento da asma e inflamação dos pulmões. Ferdinando. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  186. Para aprender a técnica correta de inalação do sistema turbuhaler, visite o site do INCOR. Segue o limk: http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/videos/asma-dpoc/index.html Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  187. Ferdinando: Foraseq é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. ola eu faço uso de alenia e spiriva tenho dpoc e asma tenho muito chiado prncipalmente a noite quando estou deitada meu pneumo me mandou consultar o cardiologista pois ele acha que o chiado nao é só do pulmao e sim algum problema coronario pode ser isso mesmo? obrigado

    ResponderExcluir
  189. Existe um aforisma médico que diz: "nem tudo que chia é asma e nem toda asma chia". Ou seja, é importante avaliar cada paciente de forma criteriosa para se estabelecer a causa do problema. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Bom Dia! Espero que consiga me ajudar, faço o uso de Symbicort há mais de 5 anos, o que acontece é que agora após usar o medicamento estou sentindo as mais trêmulas e fraqueza bracos, eu não estou conseguindo consulta por causa do recesso, devo usar somente o Aerolin até verificar esses efeitos colaterais?

    ResponderExcluir
  191. Juliana: tremor é um efeito colateral descrito com uso de broncodilatadores (no caso do Synbicort, formoterol). Contudo pode ocorrer também com Aerolin (que contém um outro broncodilatador - salbutamol). Não tenho condições para prescrever sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar você pessoalmente. Aconselho que procure um setor de pronto atendimento e após os feriados, entre em contato com o (a) médico que a acompanha. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Bom dia. Tenho treze anos e faz três meses que eu tomo Vanair( fumarato de formoterol di-hidrato+ budesonida). Há dois dias no período da noite estou tendo coceiras(urticária) pelo corpo inteiro e no rosto. li na bula e consta que é raro isso acontecer. Será que é do remédio?
    Aguardo uma resposta...

    ResponderExcluir
  193. Jenifer: as medicações inaladas usadas no tratamento da asma, como por exemplo Vannair, são formuladas em doses mínimas (microgramas) Por isso, atuam diretamente no aparelho respiratório com mínimos efeitos colaterais no organismo. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Por isso, é aconselhável que entre em contato com seu(sua) médico(a) e peça que a oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Ola, uso Vannair 6/200 mcg/inalação ( todos os dias antes de dormir) mesmo estando bem, porem acho que as vezes fico com a garganta irritada devido a este medicamento, isso é comum acontecer ?

    ResponderExcluir
  195. Boa noite, a medica receitou o Alenia fumarato d form. di- hidratado12 mg e budesonid 400mg, faço uso de bromazepan 3mg, há algum problema?

    ResponderExcluir
  196. Ryane: Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma e deve ser inalada de modo contínuo, mesmo que a pessoa esteja bem, para combater a inflamação dos brônquios e prevenir crises. É uma medicação bem tolerada, que utiliza doses mínimas (microgramas) e exerce seu efeito diretamente nos pulmões, com mínimos efeitos no resto do organismo. Não há necessidade de suspender o Lexotan. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Henri: recomenda-se lavar a boca, gargarejar e cuspir após inalar o medicamento, para evitar a irritação da garganta.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  198. Olá, eu queria saber se o foraseq apresenta algum efeito colateral a longo prazo ou se apresenta algum tipo de risco grave por uso contínuo (12-12h) durante a crise de bronquite Desde já agradeço a ajuda.

    Caio Dias- RJ

    ResponderExcluir
  199. Oi td bem???sou residente de são Paulo mais tenho diversos percausos e dúvidas a serem esclarecidas uma delas q há quase 4 meses me trato de problemas respiratórios nunca tive quando criança faço uso de clenil,predinisona,e aerolim só q todos médicos q passei disseram q meu pulmão n cibila e minha saturação sempre 99% eu tive síndrome do pânico sentia falta de ar de vez em quando quero saber seguinte a asma eh diagnosticada somente pela espirometria pois sempre fui atleta praticando exercícios diariamente pois quando fiz o exame de função pulmonar deu positivo bronquite asmática se o pulmão n cibila e a saturação smp 99 como deu positivo no exame ???

    ResponderExcluir
  200. Não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso pela internet. Mas, segundo as diretrizes de tratamento, o diagnóstico da asma é clínico, ou seja, se baseia na análise clinica global feita pelo(a) especialista. A espirometria (prova funcional respiratória) é um complemento neste diagnóstico. Nem toda asma se acompanha de chiados (sibilos ) aparentes. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno