Pular para o conteúdo principal

Escova progressiva



O governador Sérgio Cabral sancionou a lei número 5421 proibindo o uso de formol nos estabelecimentos do Rio de Janeiro. Esta medida trouxe à tona um assunto muito importante, pois o uso da escova progressiva aumentou de forma vertiginosa, na busca de cabelos lisos e cachos controlados. O problema é que os produtos utilizados na escova progressiva para alisamento capilar nem sempre são registrados na Anvisa e utilizam formol, uma substância que pode provocar riscos à saúde, quando usado em concentração elevada, acima dos limites permitidos de uso.
Segundo dados obtidos no site do INCA o formol ou formaldeído, solução a 37%, é um composto líquido claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e anti-séptico. Também é usado para embalsamar peças de cadáveres, mas é útil também na confecção de seda artificial, celulose, tintas e corantes, soluções de uréia, tiouréia, resinas melamínicas, vidros, espelhos e explosivos. O formol também pode ser utilizado para dar firmeza nos tecidos, na confecção de germicidas, fungicidas agrícolas, na confecção de borracha sintética e na coagulação da borracha natural. É empregado no endurecimento de gelatinas, albuminas e caseínas. É também usado na fabricação de drogas e pesticidas.
O formol é autorizado para uso como conservante em cosméticos e como endurecedor de unhas, mas sempre obedecendo o limite previsto por lei. Mas, no caso das escovas progressivas, para obter o efeito alisante, estes limites são ultrapassados, aumentando sobremaneira a possibilidade de reações indesejáveis e perigosas. Ou seja, o risco é maior quando se utiliza concentrações maiores e no uso frequente do produto.


E quais são estas consequências adversas no uso de formol nas escovas progressivas?

Nos cabeleireiros:

- A inalação do vapor contendo formol pode provocar do de garganta, sintomas nasais, tosse, falta de ar. Olhos lacrimejando e conjuntivite. Além disso, pode agravar sintomas da alergia respiratória, como a asma e a rinite alérgica.

- Podem surgir também: dor da cabeça, tonteira, vertigem.

- A inalação de concentrações maiores pode ferir a via respiratória, provocando graves sequelas posteriores. Há relato de câncer, em especial nos trabalhadores de fábricas que manipulam o produto por tempo prolongado.

- Dermatite em mãos e rachaduras na pele, resultantes da manipulação repetida do produto.

Nos usuários:
- A reação mais comum é a queda de cabelos, que pode ser localizada em áreas específicas ou ocorrer de forma intensa.

- Reação no local da aplicação por mecanismo irritante: surgimento de vermelhidão, inchação, ardência, dor, podendo evoluir para queimadura.

- Irritação da pele, olhos e mucosas. Olhos ficam avermelhados, lacrimejando, além de ardência e dor ocular, em especial no momento da aplicação do produto alisante, em virtude da inalação do vapor contendo formol.

- Espirros, coriza, obstrução nasal, tosse e sensação de falta de ar. Agrava a asma e a rinite nas pessoas portadoras de alergia respiratória.

- O uso repetido pode levar à sensibilização e resultar em dermatite alérgica de contato no couro cabeludo.
 
- Casos raros e graves poderão se acompanhar de edema na glote e faringe, comprometendo a respiração.



Conclusão: Use apenas os produtos autorizados pela ANVISA. Desconfie de produtos com embalagens sem identificação do fabricante, sem número de registro pois é indicativo de que não foram submetidos à análise da autoridade sanitária.

Leia mais no site da ANVISA


Comentários

  1. Infelizmente não há como fazer um diagnóstico pela internet
    É importante que você seja submetida a uma consulta médica.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gostaria de saber porque toda vez que faço progressiva depois de um dia minha garganta doi, É sempre assim eu faço em um dia e logo apos ela está infecionada, Depois de alguns mas ou menos dois ou três dias ela volta já normal, só que eu fico em duvida se a progressiva ou ser é o frio porque eu faço sempre na época do frio,e Tenho sinusite e costuma atacar e tudo, tanto o seio frontal e a garganta,Mas minha progressiva é sempre sem formal!Portanto eu queria muito saber se é a progressiva ou frio mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.

    ResponderExcluir
  4. minha testa descascou por conta de uma progressiva isso e normal?

    ResponderExcluir
  5. A descamação não é normal. Sugiro que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/9/14 18:05

    Boa Tarde, preciso que me ajudem estou passando mal a uma semana fiz luzes depois a progressiva, logo em seguida tive dor nos olhos e muita dor de cabeça fui ao medico me passou um colirio e remedio pra dor de cabeça. Mais depois de uns dias estou sentndo muita ardencia no couro cabeludo perto da nuca e ainda com dor de cabeça constante.Queimando demais estou preocupada.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente não há como fazer um diagnóstico pela internet Aconselho que procure uma consulta médica. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  8. Oi meu nome é gisele.. Usei a cola super bons para colar apliques.. No começo não deu problemas .. Mas perdi muito cabelo e estou com milhares de feridas no couro cabeludo.. Feridas que saem uma agua e as vezes sangue.. Coça muito.. Me ajuda oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  9. Gisele: não recomendo medidas caseiras: você deve procurar atendimento médico para evitar complicações mais sérias. Tratar pela internet pode agravar seu problema.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria que me esclarecesse uma dúvida trabalho com cabelo, e trabalho com uma escova que o meu professor desenvolveu, muito boa para recuperar fios danificados, mas é a base de ureia assim o mesmo di. tenho medo de estar fazendo algo errado, tanto par mim como para os meus clientes. poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Não é possível esclarecer sua dúvida sem conhecer a formulação completa do produto referido. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. fiz uma progressiva em algumas clientes e não usei luvas, minhas mãos ficaram ressecadas e enrugadas ja faz 15 dias o que devo fazer se puderem me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Luana: as lesões causadas pela progressiva podem variar em tipo e gravidade. Para tratar, é essencial examinar sua pele e estabelecer o diagnóstico do tipo de lesão ocasionada pela aplicação inadequada da escova progressiva. Avaliar pela internet pode resultar em erro e agravar o problema. Você deve procurar atendimento médico para evitar complicações mais sérias. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite. Na quinta feira 12/12/14 a tarde 18:00 h fiz. Uma selagem da marca Cadiveu...já é a quarta ou quinta vez que uso este produto, mas desta vez as quatro horas da manha, acordei com uma diarreia forte que persiste ate esta data. Comi coisas leves durante o dia de quinta e quinta a noite comi a mesma coisa que outras duas pessoas comeram e não sentiram nada. Sera que a diarreia pode ser um efeito desta escova? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho alergia no corpo e quero mandar fazer uma progressiva no meu cabelo é a primeira vez , se eu mandar fazer pode acontecer alguma coisa comigo ?

    ResponderExcluir
  16. O seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica) ao produto. Infelizmente não há como afirmar a causa da diarréia que descreve pela internet Aconselho que procure uma consulta médica. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  17. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Não é possível afirmar se terá reaçãoà progressiva sem conhecer seus dados clínicos, que tipo e qual a intensidade de sua alergia. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite e tenho labirinteti posso fazer escova progresiva si poder responde minha pergunta fico grata brigado

    ResponderExcluir
  19. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Não é apenas o fato de ter labirintite que influi na decisão de autorizar ou não a fazer uma escova progressiva. A decisão depende de uma análise mais ampla. É essencial conhecer sua idade, dados clínicos, se é portadora de alergias, etc.
    para prestar este esclarecimento com segurança. Aconselho que procure orientação médica em consulta tradicional, feita pessoalmente. Conto com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. fiz uma progressiva,depois de um mes tive duas crises de falta de ar,quase morri,fiquei rocha,fiz exame de coraçao nao deu nada,a medica me perguntou se eu tinha asma,mas nunca tive sempre pratiquei atividade fisica,estou com medo de me dar novamente a falta de ar,que medico devo procurar,obrigado

    ResponderExcluir
  21. Andreza: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia à escova progressiva, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Fiz progressiva selante, meu nariz ficou queimando, depois despelando em volta por fora e minha boca tambem despelando em volta minha boca quando como parece que queima, isso foi o formil?

    ResponderExcluir
  23. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia à escova progressiva. Para afirmar e fazer o diagnóstico, é necessário examinar pessoalmente, conhecer seus dados clínicos e ter acesso à fórmula química do produto urilizado no procedimento. Sugiro que procure um(a) alergista para orientá-la de forma adequada. Gratos por suavisita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/6/15 19:59

    Olá passei escova progressiva no cabelo da minha mãe da marca FOX GLOSS e o couro cabeludo dela ficou vermelho e ela as vezes fica com os olhos lacrimejando, oque eu faço ? oque posso passar no cabelo para amenisar isso, é algo grave?

    ResponderExcluir
  25. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível indicar uma medicação para sua mãe sem examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Olá fiz uma progressiva á 5 duas atrás , no dia seguinte em que realizei meu couro cabeludo inchou e formou bolinhas e casquinhas, depois meu rosto começou a inchar, fui ao pronto socorro e tomei remédios na veia , e estou tomando corticóides receitados pela médica, quando tempo demora pra que meu rosto diminua o inchaço ?

    ResponderExcluir
  27. Olá, boa noite. Em média, essas reações quando alérgicas e com medicações corretas, tendem a apresentar melhora entre 48 e 72 horas. caso haja persistência ou surjam novos sintomas, procure um serviço de emergência. É interessante procurar um especialista para identificar a causa da reação, para evitar eventos futuros. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  28. neidytaua@hotmail.com17/7/15 17:18

    eu fiz uma selagem,a uma semana,ainda me sinto enjoos,e dormencia no couro cabelo.obrigadoo

    ResponderExcluir
  29. A aplicação da escova progressiva pode ocasionar problemas e nem sempre a causa é uma alergia ao produto. Por isso, não é possível orientar sem examinar pessoalmente. O couro cabeludo já está sensível e poderá piorar com um tratamento inadequado. Avaliar pela internet pode induzir a erros de conduta. É aconselhável que procure um atendimento na forma de consulta médica tradicional.Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Sempre fiz escova progressiva, fiz uma semana porém estou sentindo ardência nos olhos moderada e ardência no courocabeludo ...q faço para retirar o efeito da escova e acabar com essa ardência?

    ResponderExcluir
  31. O seu relato não caracteriza uma alergia. Mas, não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure atendimento médico para esclarecer o que aconteceu. Só fazendo o diagnóstico é possível orientar as medidas adequadas para tratar o problema Obrigado pela visita ao Blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  32. Boa noite , fiz uma progressiva e no outro dia sentir uma pinicacao no couro cabeludo que não passar e surgiu várias bolhas atrás da minha nuca e orelha o que eu faco

    ResponderExcluir
  33. Recomendo uma consulta médica para que seja possível avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Oi meu nome e Jessica queria saber se eu posso fazer progressiva com urticária obrigado

    ResponderExcluir
  35. Jessica: não recomendo que faça o procedimento sem uma orientação feita pelo(a) alergista que trata de sua urticária. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. ola meu nome e thalita hoje fiz uma pogressiva e depois de uns minuto meu rosto começou a ficar vermelho..lavei o cabelo e deixei pouco produto e saiu a vermelidao soque lavei meu olho com colirio . e terminei de fazer o cabelo .. pode atingir minha saude cm o passar do tempo

    ResponderExcluir
  37. Bom dia !

    usei um produto chamado therapi liss da solar, e no dia seguinte ,estou sentindo náusea , a cabeça toda repuxada, estou muito mal.

    ResponderExcluir
  38. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao produto. Mas não é possível avaliar pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato. Recomendo que procure atendimento médico para que seu caso seja avaliado e investigado, para que se indique o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Se você aplicou o produto e teve sintomas, é aconselhável que procure atendimento médico para que seja examinada e orientada de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. O mesmo aconteceu comigo

    ResponderExcluir
  41. Fiz progressiva há 1 mês estou com uma tosse insuportável acompanhado de catarro ,corriza no nariz e uma coceira insuportável também ,pode ser por causa do formol ?

    ResponderExcluir
  42. O seu relato não deixa claro que a tosse possa ter sido causada pelo uso da escova progressiva. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. Ola fiz o progreciva deu reação alérgica , foi ao medico e OK ,mais a parte da franja do meu cabelo ta saindo pus ,como tratar ?

    ResponderExcluir
  44. A presença de pus indica que ocorreu ma reação inflamatória e provavelmente há uma infecção associada. Mas, não é possível afirmar a causa sem examinar. Você deve procurar atendimento médico pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Olá. Recentemente, fiz um botox capilar. E na hora que a cabeleireira estava secando o meu cabelo, o vapor passou pela minha boca, no momento aberta, e causou uma irritação em minha garganta. Já faz uma semana, e a irritação não passou e junto veio a tosse. A princípio eu achei que eu tinha gripado. Mas, há perigo de ter sido causado pelo formol do produto, caso contiver?? Quais são os riscos que isso pode me trazer no futuro? Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  46. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao procedimento capilar. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. hoje fiz 5 chapinhas de progressiva, e aconteceu algo que nunca tinha acontecido, quando tirei as luvas observei que minhas mão apareceram umas pequenas bolinhas doloridas e q coçam , será q e por causa d formol?

    ResponderExcluir
  48. Jo: Não é possível responder que sim, nem não. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. É aconselhável que você procure atendimento médico pessoalmente com um(a) especialista em Alergia. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Olá fiz uma progressiva na cliente na hora não senti nada mais a noite comecei espirrar e estou até agora assim nariz entupido espirros fortes cm nunca tive coriza e a noite falta de ar horrível pra dormir,passa sozinho ou é caso de Hospital??
    Obrigada e Boa noite

    ResponderExcluir
  50. Roselane: recomendo que procure atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. olá meu nome é Neimeyer Alves, moro em Juiz de Fora, M.G, e gostaria de saber se da para ligar uma horrível queimação labial inferior, uma semana após ter feito escova progressiva em um salão de beleza.Porque minha esposa fez a dois meses e sente esta queimação.Desde já agradeço e aguardo resposta.19/01/2016.

    ResponderExcluir
  52. Neimeyer: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) após aplicação do procedimento de escova progressiva. Contudo, não há como afirmar pela internet, sem examinar sua esposa. Aconselho que ela procure atendimento médico pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite..
    Fiz uma progressiva essa semana, e assim que terminou eu senti uma dor na barriga muito forte. Como se fosse uma cólica.. Mas passou sozinha depois de uns 10 minutos. Alguem sabe me explicar o porque?

    ResponderExcluir
  54. Bom dia O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia ao procedimento de escova progressiva. Os dados que envia não são suficientes para afirmar a causa da dor que descreve e nem para afirmar se houve relação direta com a aplicação. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. SOCORRO!!! Minha irmã fez progressiva a um ano e desde o primeiro dia sentiu uma ardencia q até hoje não cessa, já fez todos os tipos de exames até ressonância da cabeça ela fez e nada, penso comigo que veio dedta progressiva. Gente alguém já sentiu isto? Pode ser mesmo da progressiva? Nunca mais ela fez mas não passou mais isto está levando a depressão fico com dó mas não sei o que fazer só estou orando pra que Deus ajude. Quem ler e quiser meandar e-mail para me orientar agradeço. rosana.romano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  56. Rosana: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à progressiva. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que leve sua mãe a um(a) alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  57. não aguento fazer progressiva fico toda vermelha e dói

    ResponderExcluir
  58. Não recomendo que repita o procedimento sem antes consultar um médico especialista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Ola
    Há alguns dia tive uma reação alérgica devida a inalação de um produto utilizado para alisar cabelos(não foi no meu),apenas estava perto para aprender o procedimento.Acabei indo parar no pronto socorro sem voz,tosse e ardência na garganta.Grata pelo trabalho que vcs fazem.

    ResponderExcluir
  60. Obrigado por enviar seu depoimento e pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Fiz uma escova progressiva de macadamia com formol,fiquei 3 dias com o produto no cabelo conforme orientação do profissional e no final de 3 dias quando fui lavar percebi que o couro cabeludo encontrava-se dormente (perda de sensibilidade),isso é normal?
    O que pode acontecer e oque fazer?
    Aguardo resposta
    Desde já
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  62. Adriana: nem toda reação causada pela progressiva é alérgica Pode ser uma reação irritativa devido ao longo tempo de contato com o couro cabeludo. Se não melhorar, recomendo que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo9/8/16 18:56

    oi eu tenho 10 anos e tenho dermografismo eu posso fazer progressiva

    ResponderExcluir
  64. Boa noite. Não recomendo que faça a progressiva sem antes falar com seu alergista. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite! ! usei a progressiva salone quando estava acabando de secar o cabelo me enchi toda de bolhas . Tive que lavar na hora. ..fui pro hospital e fui medicada. ...queria saber qual o motivo dessa reação

    ResponderExcluir
  66. bom dia...meu nome é simone .r.w ..
    tenho renite desde jovem,mas nunca tomei nada e fasso escova progressiva a uns cinco anos mas,ultimamentesempre que fasso me da inchaço e muita coceira no couro cabeludo .
    sendo que a ultima fiz em fevereiro deste ano,foi a que me deu menas reaçaõ na hora,mas umas semanas depois começei a sentir uma coceira terrivel nas maõs,pés ate o tornozelono....nos braços só que mais intenso no lado esquerdo,mas como tomava omega 3 ,bupropiona e quando sentia dores adversas tomava remedios,suspeitei e fui parando um por um e notei que melhorei muito,pra quem tiver lendo só pra ter uma ideia,a coceira parece picadas de pulga acompanhada de muita coceira vermelhidão e um queimor que vem fervendo,sendo que pra passar tive que tomar baho de madrugadaem plena noite de geada e por minhas maõs no congelador.
    consultei pelo sistema sus mandou que eu tomasse antialergico,por fim ,qualquer tipo de medicaçaõ me da coceira intensa e ultimamente naõ posso mais comer salgadinhos nem o tempeiro da massinha muiojo....se puder me ajudar agradeceria.....

    ResponderExcluir
  67. O produto progressiva da marca Maria Escandalosa está acima de 0,2%?

    ResponderExcluir
  68. Yasmin: desconheço esse produto. Sugiro que ligue no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do fabricante e solicite esta informação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. oi boa tarde, fiz um botox capilar ha uma 3 semanas atrás, mas todas as vezes que lavo o cabelo, me da dor de cabeça, meu couro cabeludo arde e sinto meus dentes bastante sensiveis, nao entendi muito bem, pq quando fiz progressica, nao dei esses sintomas e meu cabelo está caindo muito, gostaria que se possivel respondesse meu comentario.
    boa tarde
    Elida

    ResponderExcluir
  70. Elida: Boa noite. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica à escova progressiva. Mas, para afirmar o que aconteceu, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Olá sou cabelereira e toda fez que faço uma progressiva em alguma cliente eu fico com falta de ar , tosse , e costeira no corpo .
    Tem alguma coisa q posso fazer para amenizar esses sintomas ?

    ResponderExcluir
  72. Luana Bom dia. Grande parte das reações causadas pela escova progressiva não é causada por mecanismo alérgico (imunológico). Por isso, para orientar como amenizar os sintomas, é preciso que você seja submetida a uma consulta médica tradicional, feita pessoalmente. Assim será possível fazer o diagnóstico correto e indicar tratamento adequado para seu caso. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  73. fiz progressiva no cabelo masculino e minha amigdala está inflamada a 3 dias já o que pode ser é o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  74. Lucas: se a inflamação não cedeu me 3 dias, é importante procurar atendimento médico para avaliar a gravidade do quadro Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Você conseguiu melhorar?

    ResponderExcluir
  76. Lucy Boa noite Não entendi sua pergunta Por favor escreva para nosso e-mail informando mais detalhes para que possamos orientar de forma adequada Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde. Eu tenho asma e meus cabelos são crespos gostaria de fazer escova a base de aminoácido tem algum problema? Pois minha cabeleireira disse que não contém formol e nem cheiro. Gostaria muito de saber desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde. É preciso conhecer a fórmula do produto bem com o tipo de sua asma para orientar. Por isso, avaliar pela internet ode gerar erro. Aconselho que fale com o(a) alergista que trata de sua asma, pois conhece seus dados clínicos e peça que a oriente. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Anônimo3/9/17 21:31

    Boa noite sou cabeleleira e fiz uma uma progressiva ontem e desde ontem estou sem consegui senti cheiro de nada paresse que tudo que vou cheira tem o cheiro do produto o que pode ser será que posso ter tido alergia ou esta intoxicação.

    ResponderExcluir
  80. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) aos produtos utilizados na escova progressiva. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Ola boa tarde tenho urticária quero fazer uma progressiva,mais estou com medo de dar alguma reação,oque me diz?pode ocorre morte mesmo com mascara,ventiladores, ar livre,e o produto ser liberado,e ter apenas 0,2%de formol pode ocorre morte? E quais as chance de morte quantos %?

    ResponderExcluir
  82. O procedimento de escova progressiva pode provocar efeitos adversos variados (nem sempre alérgicos). A possibilidade de morte é mínima. Mas, não recomendo que faça sem antes falar com seu médico. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Ola,
    Fiz uma progressiva ha quatro meses e logo apos, peguei uma tosse de 1mes e 1semana. Mas nao relacionei com a progressiva. Semana passada dei outra, e olha a tosse seca incessante, garganta inflamada . E so hoje que me veio em mente o motivo. Fui no Google para pesquisar e eis me aqui, tendo a confirmação. Meu Deus! Nunca mais progressiva em minha vida. Qual medicamento tomar?

    ResponderExcluir
  84. Joana: Bom dia. O procedimento de escova progressiva pode causar sintomas variados, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. O medicamento para tratar sua tosse deve ser indicado após uma avaliação médica feita pessoalmente. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  85. Quais seriam esses produtos?
    Tenho vontade de alisar o meu, mas como tenho enxaqueca fico receiosa.

    ResponderExcluir
  86. Fadinha Boa tarde Não entendi sua pergunta. Por favor escreva para nosso email informando mais detalhes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde!!
    Sou Fabiana, quando sempre faço escova uma vez ao ano, essa ultima pensei que iria me sufocar e passou. Depois de 5 dias me deu uma alergia pelo corpo que pensei que fosse algp que comi. Mas deppis perceobi que a coceira e alergia vem quando eu lavo a cabeça e começa a coseira pelo corpo, na cabeça e vem a alergia como fosse picada de inseto. Já faz um mês com isso. Alergia vem quase todos os dias. Tomi antialergico todos os dias. Não sei o que faço mais. Será que foi a progressiva?

    ResponderExcluir
  88. Fabiana Os dados enviados em seu relato sugerem que pode ter ocorrido uma reação à escova progressiva. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Fiz progressiva há quase dois anos ,no início tive falta de ar ,n conseguia ficar em pé,tosse, pneumonia,depois de um tempo minha tosse ficou crônica e a rinite tb,n aguento dormir em outros lugares q dá pneumonia já tive 3 após a progressiva e sinusite eu tenho toda hora,sera q desenvolvi asma e rinite crônica??q será q é isso??

    ResponderExcluir
  90. Boa noite. Não tenho condições para responder sua pergunta pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato É essencial examinar você pessoalmente. Recomendo que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  91. Também tive reação alérgica com esse produto dessa marca.

    ResponderExcluir
  92. O material utilizado nas escovas progressivas varia dependendo do salão, marca utilizada, produtos etc. Da mesma forma, as reações causadas variam em cada pessoa. Algumas reações resultam do poder irritante das substâncias e podem ocorrer em qualquer pessoa. No entanto, as reações verdadeiramente alérgicas ocorrerão em pessoas suscetíveis.Por isso, é fundamental examinar pessoalmente e conhecer a história clínica de cada paciente para opinar e para indicar tratamento Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Ola eu tambem fiz uma progressiva na verdade nao senti nada mas tengo ansiedade e agora com tudo que tou vendo ta me deixando com neura... Tou sentindo ate uma leve ardencia em uma das minhas narinas...

    ResponderExcluir
  94. Os dados enviados em seu relato sugerem que não tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à escova progressiva. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Ola eu gostaria mto de fazer uma progressiva mais tenho medo pq tenho constante queda de cabelo. Usei quimica a mto anos e fiquei com couro cabeludo cheio de ferida gostaria de saber si tem um ante alérgico bom para tomar antes de fazer progressivas

    ResponderExcluir
  96. Não recomendo. O uso de um antialérgico antes da aplicação da escova progressiva não impede que surja uma alergia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno