Pular para o conteúdo principal

"Olho vermelho"

 

Olhos são estruturas sensíveis e podem ficar avermelhados com facilidade: se choramos, se ficamos cansados, num resfriado ou se estão irritados por algum motivo, como por exemplo, shampoo, fumaça, poluição, ar refrigerado, etc. Se algo entrar nos olhos, por menor que seja o corpo estranho, logo surge a vermelhidão. Mas o que parece normal, pode ser sinal de um problema: se seus olhos estão constantemente irritados, avermelhados...pare e procure a causa!

A causa mais comum de olhos vermelhos é a inflamação da conjuntiva, que é o revestimento delgado e resistente que cobre o branco do olho e a parte posterior da pálpebra, servindo para proteção contra microorganismos, substâncias químicas, entre outras. Serve também para lubrificar a região e para permitir a movimentação dos globos oculares. Quando a conjuntiva fica avermelhada, é em geral porque ocorreu dilatação dos vasos nessa região.

Chama-se portanto de conjuntivite, a inflamação da conjuntiva. Entretanto, é importante entender que existem fatores variados que podem ocasionar este problema. Por exemplo, o uso de óculos com graduação antiga e algumas doenças, como o glaucoma, podem provocar o surgimento de olhos vermelhos. A conjuntivite mais comum é de origem viral, que pode passar de uma pessoa para outra.

Leia mais sobre conjuntivite viral no portal da Sociedade Brasileira de Oftalmologia: http://www.sboportal.org.br/sbo/scripts/ap/destaques/2.asp

Tipos de conjuntivite:- Infecciosas (ocasionadas por microrganismos: vírus, bactérias ou fungos)
- Não infecciosas (por causas alérgicas, mecânicas ou químicas)
"Olho vermelho" é um sinal de conjuntivite, mas nem todo olho vermelho é igual. Por isso, o melhor caminho é buscar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento.

Os sintomas mais comuns que acompanham as conjuntivites são: ardência ou coceira ocular, sensação de “areia” nos olhos, lacrimejamento, inchação das pálpebras, podendo ocorrer também embaçamento da visão e fotofobia (sensibilidade à luz). A presença de dor deve ser observada, pois pode ser um sinal de que outros setores dos olhos, além da conjuntiva, podem estar também acometidos.

Recentemente foi realizado no Brasil um estudo para avaliar a prevalência de doenças alérgicas e verificou-se que cerca de 20% da população brasileira têm alergia e seis em cada 10 alérgicos manifestam o problema nos olhos.

A alergia ocular pode variar desde sintomas leves e esporádicos, até quadros graves e que poderão ameaçar a visão. O que confunde o paciente é que os sintomas alérgicos são muito parecidos a outros tipos de conjuntivite, em especial às causadas por vírus, retardando a procura de atendimento especializado.

A conjuntivite alérgica pode ocorrer isolada ou acompanhando a Rinite Alérgica. A principal causa de conjuntivite alérgica é a alergia aos ácaros da poeira de casa. Em alguns locais no Sul do Brasil e nos países onde existe polinização, citam-se ainda os polens de plantas e flores. Também pode ser provocada por fatores externos, como uso inadequado de lentes de contato, produtos de maquiagem, produtos de beleza usados no rosto e ainda: poluição, fumaças (citando em especial o cigarro), medicamentos, produtos químicos, irritantes, etc.

Em geral, os casos de alergia coçam mais e ardem menos, ao contrário das conjuntivites virais, onde a ardência tende a ser mais comum.

Leia mais sobre a conjuntivite alérgica no texto publicado neste Blog em 05/11/2006: http://blogdalergia.blogspot.com/2006/11/conjuntivite-alrgica.html

Cuidados com os olhos:- Evite coçar os olhos.
- Lave suas mãos e o rosto regularmente.
- Evite compartilhar produtos de maquiagem.
- Se você utiliza lentes de contato, não descuide dos cuidados de higiene.
- Ao praticar natação, procure usar óculos de proteção.
- Mantenha sua casa arejada e limpa. Cuide do ambiente do seu quarto: a limpeza deve ser diária e com pano unido. Evite vassouras e espanadores. Encape travesseiros e colchões. Troque a roupa de cama com freqüência.
E, principalmente: Não use colírios por conta própria.

Colírios não são todos iguais e não são inócuos: são medicamentos contendo substâncias específicas e que variam de acordo com a necessidade de cada caso. Existem casos onde os próprios colírios mascaram ou pioram o olho vermelho, como por exemplo, no uso dos chamados “clareadores oculares”. Estes medicamentos são vasoconstritores, ou seja, contraem o vaso sanguíneo para resolver o problema. No entanto, após o efeito passar, a vasodilatação volta, retornando a vermelhidão.

Nenhum colírio deve ser usado sem acompanhamento médico.

Comentários

  1. Compreendo sua preocupação, mas há como condirmar o diagnóstico de alergia ou de indicar tratamento através de um simples aconselhamento por e-mail. Aconselho que procure um alergista em sua cidade para orientá-lo. Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é kleber e tenho 16 anos desde pequeno tenho renite alergica e por todo o ano meus olhos ficam vermelhos e irritados tenho tb manchas amarelas na parte branca do olho.
    Vcs poderiam me dar uma dica de como diminuir essas manchas, algum remédio algum colírio? Por favor me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  3. Kleber: a rinite alérgica é uma alergia de origem nasal mas que pode se acompanhar de sintomas oculares associados, configurando a chamada rinoconjuntivite alérgica. Para tratar, é essencial equacionar também o tratamento de sua rinite alérgica. Por isso, não há como indicar uma medicação sem examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo tratamento para hipertensão ocular e devido ao uso do colírio Ganfort, meus olhos tem ficado vermelhos, estou usando o Lacrifilm como lubrificante, mas de nada tem adiantado, há algo que se possa fazer para melhorar está situação?

    ResponderExcluir
  5. Ganfort é um colírio que contém bimatoprosta + maleato de timolol e pode causar com certa frequência o avermelhamento (hiperemia) da conjuntiva como efeito colateral. Aconselho que peça esta orientação ao seu oftalmologista pois só examinando pessoalmente é possível fazer o diagnóstico preciso do seu caso. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/5/12 20:19

    oi boa noite,meu nome e thiago desde criança meus olhos sao muito vermelhos principalmente quando acordo e quando vou me deitar,inclusive uso colirio legrand para clarear sem prescricao medica. fui ao oftalmo mas ele disse que pode ser genetico,gostaria de saber se pode ser uma alergia e se genetico tem cura??? me ajudem por favor nao aguento mais falarem que uso drogas

    ResponderExcluir
  7. Thiago: Não tenho condições para afirmar o diagnóstico do seu problema ocular através deste aconselhamento na internet, baseado apenas em seu breve relato e sem examiná-lo pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não é possível afirmar se o seu caso é causado por alergia baseado apenas no seu breve relato. É preciso examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. oi... meu olho direito esta levemente inchado ... e bem pouco vermelho ... quaze não da pra perceber o vermelho ... e sempre quando acordo ele ta sempre grudado e lacrimejando ... quando saio na luz do sol ele fica embasado... ja faz 1 dia que ele ta assim ... ainda não fui no medico ... mas vou ir hoje ... minha mãe disse que é conjuntivite... mas não sei se é mesmo ... o que tu acha que é ? Meu nome é Paola !

    ResponderExcluir
  10. O seu relato não sugere que seja uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista que poderá fazer o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Paola: existem diversos tipos de conjuntivite e não há como diagnosticar sem examiná-la. Aconselho que procure um oftalmologista. Se for o caso, ele encaminhará a um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. olha meu nome é Juliana e tenho 25 anos, meus olhos são são sempre vermelhos, já fui ao oftalmologista e ele falou que tenho alergia, fui ao alergista q me mando pingar um colírio (Relestat) durante 90 dias, mas nada mudou muito. Não ardem e não incomoda, além do estético, gostaria de saber se existe cura?

    ResponderExcluir
  13. Juliana: existem diversos tipos de alergia que podem provocar o chamado "olho vermelho". Infelizmente não há como afirmar se terá cura ou não, sem conhecer o diagnóstico exato do seu problema. O seu médico é a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  14. Acordo todos os dias com meus olhos vermelhos e pregados,ardem em vez em quando uso o colírio do meu pai nem sei pra que é mais resolve por algum tempo depois volta,tenho varias duvidas sobre a causa,uso óculos graduado e faço natação e tenho rinite.

    ResponderExcluir
  15. Elaine: nem toda conjuntivite é igual e por isso é perigoso usar o colírio de outra pessoa sem ter o diagnóstico bem estabelecido. É melhor procurar um oftalmologista que poderá afirmar se seu caso é relacionado com a alergia e assim poderá indicar o tratamento mais adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/6/12 18:52

    No branco do meu olho esquerdo surgiu uma veia, linha ou vaso sanguíneo, não sei o nome para isso. Tenho algumas outras veias mais embaixo, só que estas não ficam visíveis pq as palperas inferiores as cobrem. Gostaria de ter uma ideia do que se trata, e principalmente se um dia ela pode sumir.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente não posso ajudar: não há como afirmar a causa do seu problema sem examinar seus olhos pessoalmente. Aconselho que procure um oftalmologista. Se for confirmada uma alergia, ele encaminhará ao alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6/6/12 09:36

    meu olho está com o lado direito vermelho com se fose uma mancha de sangue,sente uma dor a noite e no outro dia ele ficou assim.O que é isso?

    ResponderExcluir
  19. O seu relato não sugere que seja uma alergia. mas, não há como afirmar através deste aconselhamento na internet. Recomendo que procure um oftalmologista para examiná-lo, fazer o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7/6/12 22:29

    Gostaria que me ajuda-se pois tenho os olhos completamente vermelhos quando acordo e de noite , e quando acordo sempre a muita remela, e a noite ele arde bastante, quando estudo a noite dói masi quando eu fico em casa pois tenho que forçar um pouco a vista mas eu enchergo muito bem . Ja passei em tres oftalmologistas diferentes e eles me disseram que era blefarite .
    O primeiro medico me disse para usar uma pomada cilodex e fazer o tratamento certinho com o xampu neutro.
    Eu fiz e não adiantou nada , continuo do mesmo jeito.
    O segundo médico me passou uma outra pomada chamada tobrex e disse que era mais forte e que iria melhorar e para eu continuar usando xampu neutro. E continuou do mesmo jeito denovo.
    Agora o terceiro me disse tbm q é blefarite e me passou gentamicina colirio .fiz o tratamento correto nos tres medicos mas nenhum apresentou melhoras.
    Tenho Rinite alérgica tbm e minha roupa de cama, colchão travesseiro e edredom são todos anti alérgicos.
    Pode ser rinoconjutivite alérgica?
    Ou pode ser algo mais sério , me ajudem não sei mais o que fazer, pois isso ja virou motivo de zoação comigo , fora o incomodo que é d+.

    Meu email é : pedrotorrado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. É possível que possa ser uma rinoconjuntivite, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde...preciso de uma orientação.Ontem acordei com olho direito ,Vermelho e pouco inchado,pouco de secreção do lado,Logo pensei ser conjutivite,levei com soro e algumas horas depois a vermelhidao sumiu,agora sempre que dormo acordo com olhos hiper vermelho.(não coça,nem arde nada)
    detalhe meus olhos estava ficando vermelho tb sempre apos o banho.

    ResponderExcluir
  23. O seu relato não deixa claro se o olho verneho pode ter sido causado por alergia, Aconselho que procure um oftalmologista. Se for o caso, ele o encaminhará a um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  24. bom dia, meu nome é Rafael e desde novo eu tenho vermelhidao nos olhos, principalemnte no direito. Já fui em vários oftamologistas e todos dizem e não é nada. Já usei 2 colirios diferentes e hoje uso um por conta própria.a vermelhidao aparece quando eu durmo pouco, quando tomo um banho quente demorado e em shoppings, por causa do ar condicionado. atualemnte uso o clorio claroft, mas só em casa extremos de muita vermelhidao. queria a ajuda de vcs e tb saber se o meu caso tem cura

    ResponderExcluir
  25. Rafael:o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar se seu caso tem cura, seria necessário examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo1/7/12 12:46

    Meus olhos ficam vermelhos direto e lacrimejando oq pode ser ?

    ResponderExcluir
  27. Fernando: o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet: para afirmar a causa dos seus olhos vermelhors, seria necessário avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ para prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  28. wellida rocha14/8/12 08:51

    oi o meu nome e wellida ,tenho 18anos e tenho rinite e coseira nos olhos e acompanhado de vermelhidao e sencibilidade a luz,e o remedio que tomo nao estar mas fazendo efeito....o que faço ...me ajudem...

    ResponderExcluir
  29. Wellida: na maioria das vezes as queixas oculares derivam da rinite alérgica, daí o nome de rinoconjuntivite alérgica. Por isso, é essencial tratar a alergia nasal para controlar os sintomas oculares. Colírios e remédios não resolverão se a rinite não estiver bem controlada. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. Olá , meu nome é Jade , tenho 1o anos , Tem 3 dias que estou com meu olho direito vermelho só no cantinho. Estou usando o colírio Visazul , que é indicado para irritação , vermelhidão e conjuntivites, mas eu acho que não resolve. Ele começou a coçar e ficar vermelho depois que peguei no chão e levei aos olhos. No chão havia só areia, O que faço ?

    ResponderExcluir
  31. Jade: o seu relato não sugere que seja uma alergia, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um oftalmologista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  32. ola eu uso lentes de contao a um tempo e agora toda vez que eu as uso meus olhos ficam vermelhos eu ja troquei de lente e nao adianta me ajuda?

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível atender sua solicitação através de um aconselhamento na internet, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  34. boa noite!!! o meu filho tem um problema de vermelhidão nos olhos desde os 2 aninhos... agora eleestá com sete e tem piorado bastante... ja fui em varios oftalmos mas até agora nada... e agora o olhinho dele esta soltando um camadazinha branca... não sei te explicar o que é exatamente... o que será? existe cura? realmente é alergia? não sei mais o que fazer... morro de dó dele por que qualquer coisinha fica vermelho arde e tudo mais... me ajude!!!

    ResponderExcluir
  35. Pocahontas: peço sua compreensão, mas não há como afirmar o que é, se existe cura e se é uma alergia, sem examinar seu filhinho. Aconselho que o leve a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  36. Ontem a noite senti no olho como se tivesse uma pequena secreção que estivesse deixando a minha visão um pouco embassada, na medrugada com o olho grudado, e bem vermelho. Hoje de manhã do mesmo jeito, grudado e vermelho, mas foi melhorando. Não coça, e nem tem sensação de areia. Recentemente a minha filha também tem ficado com o olhinho vermelho, chegou a ficar grudado um dia, usou corticoide, antibiotico, e voltou a ficar vermlho e grudando, mas levei no médico e como já não estava vermelho ela falou pra não usar nada de só observar. Aí hoje aparece isso em mim. Será que é algo alérgico mesmo?

    ResponderExcluir
  37. Fernanda: o seu relato não sugere que seja uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  38. Olá, gostaria da sua ajuda. Tenho desde os 4 anos olhos com bastante vermelhidão. Não sinto coceira, não sinto incomodo algum, apenas a vermelhidão. Fui em varios oftalmologistas, em alergistas e disseram que era um sintoma associado a rinite alergica. Me passaram varios colirios como por exemplo florate e pantanol. Nenhum deles resolveu meu problema. Eu uso lentes de contato durante o dia todo e no periodo da noite uso oculos para descanso. Hoje moro na Europa e a irritação aumentou quase 100%. Todas as noites, independente de usar os colirios, meu olho constantemente fica vermelho. Gostaria de saber o que posso fazer, já que aqui ficaria dificil consultar um oftalmo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Olá, meu olho está coçando, parece que tem alguma coisa nele e fica vermelho e pequeno!! Deve ser conjutivite mesmo né?? (Não consegui ir ao médico)

    ResponderExcluir
  40. Luana: existem várias causas de vermelhidão ocular. O seu relato não deixa claro que seja um caso de conjuntivite alérgica, já que uma característica frequente das alergias oftálmicas é o fato de se acompanhar de intenso prurido (coceira). É preciso diferenciar da irritação e conjuntivite ocasionado pelo uso de lentes de contato, bem como de de outros tipos de conjuntivite. Infelizmente não tenho condições para avaliar seu caso sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. Nem todo olho vermelho é sinal de conjuntivite. Além disso, vale lembrar que existem vários tipos de conjuntivite, como por exemplo, irritativa, medicamentosa, alérgica, infecciosa. Por isso, o fato de estar com o olho coçando e vermelho não faz o diagnóstico. É aconselhável que procure um oftalmologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  42. Olá, volto eu aqui, porque tenho uma esperança no trabalho de vocês, como disse no comentário acima, passo por um problema muito sério nos olhos, e isso me incomoda muito porquê dá ate vergonha de olhar para pessoas por causa deste problema, a resposta do meu problema citado, foi que se deveria fazer uma avaliação num alergista. Será que se eu consultar ae com vocês, se não for problema alérgico, vocês me indicam um oftalmologista que resolva meu problema? já não aguento mais. Abraço Wladimir

    ResponderExcluir
  43. Wladimir: pode nos procurar no Serviço de Alergia da Policlínica RJ Analisaremos o seu caso para fazer o diagnóstico e indicar a conduta apropriada. Sendo necessário, encaminharemos para um oftalmologista . Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  44. Ana: olhos são estruturas sensíveis, em especial quando apresentam um grau de irritação, conforme descreve no seu caso. Infelizmente não há como fazer um diagnóstico através da internet, baseado apenas em seu relato, sem examinar pessoalmente. Aconselho que apenas lave com soro fisiológico. Evite uso de medicamentos - por mais inocentes que pareçam, sem a orientação do seu médico. Aproveito para lembrar que é essencial tratar sua rinite e a sua alergia para obter melhora da alergia ocular. O seu alergista poderá orientá-la de forma adequada. Gratos por sua compreensão e pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  45. olá, bom dia,meus olhos estão com coceira e sensação de bichinhos andando na raiz dos cilios, isso incomoda por demais, mas no municipio q moro não tem oftalmo, tenho q me deslocar para outro estado, pois é onde fica o especialista mais proximo....além destes sintomas, cria um pouco se secreção, mínima mais cria e doe tambem...agradeço desde já se poderem ao menos falarem o q poderia ser.

    ResponderExcluir
  46. Deny: compreendo sua dificuldade, mas não é tão fácil como parece. É essencial examinar pessoalmente. Na ausência do oftalmologista, o médico clínico geral poderá examiná-la e orientá-la de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Olá meu nome é Laura e to muito preocupada com o meu olho esquerdo...
    É o seguinte, comecei a usar lentes de contato incolores por 3 anos e nunca tive problemas com elas, dps desse tempo, no final de 2011 mudei para as lentes de contato colorida anual, elas são muito confortáveis tbm e até então nunca tive problemas com elas até chegar Agosto/2012 quando fui a um congresso cochilei com elas a tarde, mas logo acordei, assim que acordei meu olho esquerdo estava muito vermelho, li até aqui que ao dormir com a lente a córnea entra num sofrimento e isso pode levar a consequencias sérias..... foi um arrependimento e tanto, estou arrependida até hoje de ter cochilado aquele dia....
    Fui até meu oftalmologista...na 1ª vez ele disse q meu olho estava precisando de oxigenio, entao me recomendo um colirio chamado zymar para usar 3 dias, meu olho volto ao normal e eu continuei a usar as lentes, mas infelizmente só durou 2 meses, logo o vermelho do meu olho esquerdo volto e eu retornei ao médico, e então ele me passo para usar o zymar + florate por um determinado tempo e disse que assim q meu olho melhorasse eu poderia fazer um teste com as lentes incolores..
    Tá, voltei fiz o teste por 2 dias com a lente incolor, meu olho continuo normal e eu comprei, duro só 1 semana, já nao consegui me adaptar com a lente de novo....quando eu coloco ela meu olho fica normal, mas se fico muito tempo com ela assim q tiro passa um tempo meu olho fica vermelhão...
    Será que isso tem cura? pode me ajudar? quero muito voltar a usar lente colorida..
    sera q nem depois de um tempo sem usar lentes eu possa voltar a usar a colorida?? só nao me diga que NUNCA MAIS =(
    isso ta me deixando muito pra baixo poxa, odeio usar oculos e não enxergo nada de longe, e cirurgia só assim q os graus estabilizar e eu tenho 17 anos ainda...me ajuda a encontrar uma solução por favor!!!! =(

    ResponderExcluir
  48. D: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) De qualquer modo, para afirmar e para predizer se haverá cura ou se poderá usar novamente as lentes coloridas, é essencial examiná-la pessoalmente. Infelizmente não tenho condições para esclarecer estas dúvidas através da internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato. Aconselho que exponha sua preocupação ao seu oftalmologista para que possa orientá-la adequadamente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. ola bom dia.Faz 3 dias que estava andando de moto e um besouro (pequenininho) bateu no meu olho esquerdo doeu muito e dps de 5 minutos consegui retira-lo.So que agora. esta doendo muito esta vermelho demais .Estou pingando Patanol S duas vzs ao dia e sinto que nao esta resolvendo.O que devo fazer?Tem algum risco?

    ResponderExcluir
  50. Cleber: é melhor procurar um oftalmologista para examinar seu olho e indicar a conduta mais apropriada. Infelizmente não posso ajudá-lo pela internet. Gratos pela visita;

    ResponderExcluir
  51. Olaa, meu nome eh bruna, preciso mto sabe. A mais ou mrnos 1semana , todos os dias quando xega a noite meus olhos começam coça e inxa, e eles fica mt irritados arde mt parece q tem areias e inxa demais ai quando eu acordo eles esrao inxadados e n arde e nen cosa. E so da esses sintomas quando chega a nooite. Ai coça arde fica super vermelho e inxa. E de manha acorda normal. Poderia me dizer oq pode ser ?? Estou mt preocupada. Bjoos

    ResponderExcluir
  52. Bruna: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Infelizmente não posso ajudá-la pela internet, sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um oftalmologista para definir o diagnóstico e indicar a conduta de tratamento mais adequada para seu caso. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  53. Olá , eu me chamo Beatriz e tenho 14 anos.. quando eu era pequena fui diagnosticada com rinite alérgica pois quando fiz nove anos meus olhos começaram a ter uma vermelhidão constante então fiz um tratamento por 2 anos e depois parei.. enquanto fazia o tratamento ajudou bastante com a vermelhidão nos meus olhos mais depois que parei eles voltaram a fikar vermelhos.. e sao assim ate hj e tbm tem umas manchas escuras quando olho para baixo e levanto a palpebra superior.. nao coça, nao arde e nao incomoda minha visão (a nao ser que eu fike perto de poeira ou animais com pelo) ai a coceira é bem forte.Vcs poderiam me dar alguma dica do que poderia ser? obrigada :)

    ResponderExcluir
  54. Beatriz: é possível que seja um caso de rinoconjuntivite alérgica. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  55. Fiz cirurgia de pterígio no dia 09/04/2013 posso usar algum colírio para minimizar o vermelhão? ou só posso usar os colírios prescritos pelo medico?
    Obrigado
    sandro broges

    ResponderExcluir
  56. Sandro: é aconselhável que só utilize colírios prescritos pelo oftalmologista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  57. meu e nome e marcela tenho 15 anos e meu a olho sempre de vez em quando sai agua sozinho e de manha sai tipo puz de dentro dele o q posso fazer para melhorar , também as vezes ele fica embasado e o olho esquerdo as vezes fica torto sozinho mais isso começou quando eu comprei um lente de contato para mudar a cor dos olhos

    ResponderExcluir
  58. meu olho esta vermelho da parte branca o q posso fazer para melhorar a irritação

    ResponderExcluir
  59. Faça apenas compressas com soro fisiológico e procure seu oftalmologista para definir a causa do problema. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  60. Marcela: é essencial fazer o diagnóstico para poder indicar um tratamento, Olhos são estruturas sensíveis e você pode estar apresentando uma reação em consequência do uso das lentes de contato. Aplique apenas compressas com soro ou com água boricada e procure seu oftalmologista Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  61. olá, tenho 19 anos , porém faz 4 anos que meus olhos sempre ficam avermelhados e é direto, sempre ficam e coçando muito, sempre acordo com uma secreção e com os olhos até colados, tendo que passar praticamente por um ritual de lavagem todos os dias pra poder limpar e assim abrir os olhos normalmente, passe por vários oftamologistas, mas sempre passam o colírio " RELESTAT " pra pingar todos os dias, e o FLORATE com estiver com uma crise mais aguda , e não aguento mais isso , pois da um resultado imediato mais depois volta a irritação nos olhos , como se tivessem grãos de areia dentro ...

    ResponderExcluir
  62. Marcello: existe a possibilidade de que seus sintomas sejam ocasionados por alergia. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo3/8/13 13:56

    Meu olho esta vermelho e n sei mas oq fazer ja faz qse 24 horas e acho que é uma alergia.Oq faço para melhorar??

    ResponderExcluir
  64. Infelizmente não posso ajudar, pois não é possível prescrever uma medicação atraves da internet, sem examinar seus olhos pessoalmente. Aconselho que procure um médico oftalmologista para confirmar se é mesmo uma alergia e indicar o tratamento apropriado para seu caso. Conto com a sua compreensão e agradeço a visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  65. Meus olhos então vermelhos a mas de 1 semana fui no medico falo q era conjutivite bacteriana ate me passo um colirio trobamicina usei durante 1 semana mas a irritação vermelho não saiu ate agora!

    ResponderExcluir
  66. Wellington: se você cumpriu o tratamento e não houve melhora, é aconselhável que retorne ao médico para nova avaliação e conduta. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia

    ResponderExcluir
  67. há muitos anos eu sofro com problemas na visão meus olhos sempre ficam vermelhos, coçam e arde muito. Já passei por vários oftalmologista e eles me passam colírios que na maioria das vezes não da em nada, meus olhos ficam do mesmo jeito, eu uso claroft mas já to dependente( quando o efeito do colírio passam meus olhos voltam a ficar vermelhos) as vezes ficam umas linhas brancas dentro do meu olho como se fosse remela, que ficam embaçando a minha visão, quando coloco o colírio elas saem com mais facilidade. um dos oftalmologista que fiz exame disse que eu tenho uma doença nos olhos que não tem cura, tem tratamento que é ficar lavando com shampoo neutro, mas queria saber o que realmente tenho.

    ResponderExcluir
  68. Lyly: infelizmente não posso ajudá-la pois não é possível fazer o diagnóstico do seu problema ocular sem examinar pessoalmente.Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  69. Olá,
    meus olhos ficam vermelhos constantemente, fui ao oftalmologista e ele disse que estava normal, só os vasos que são muito dilatados e me passou um lubrificante. Só que não está resolvendo, fui a um outro e disse que está normal também. Qual é a opinião de vocês, uma vista vermelha pode estar normal? Fico muito incomodado com isso.

    ResponderExcluir
  70. Wellington: é bem difícil opinar sem examinar. Acredito que os colegas detectaram que não há uma causa localizada. Aconselho que procure agora um alergista para orientá-lo. Estamos ao seu dispor. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite já faz mais de 8 meses que estou com o olho vermelho e lacrimejando e forma muito pus nos cantos em grande quantidade e não passa nem dez minutos que lavo e começa a formar de novo.S ai um liquido que escorre e queima a pele ao redor o olho fica quente e sempre vermelho. Apesar de ter passado em vários oculistas e ter usado os remédios, Tenho usado remédios como Tobrex, Premild Lastcaft e Hyabak. Ma nada de ceder o olho esquerdo continua sempre vermelho irritado e formando pus e secreção que queima nos cantos. O que fazer?

    ResponderExcluir
  72. Fabbio: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. O seu relato não sugere que seja uma alergia. É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico e indicar uma conduta de tratamento. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  73. olá, me chamo chris, de uns meses pra ca quando da umas 4 horas da tarde, meus olhos começam a queimar e fica com uma ardensia insuportavel e fica vermelhão e sai muita lagrimas ,isso dura 2 minutos e depois volta a normal. isso se repeti todos os dias, eu queria saber o pq, me ajude e me da uma resposta por favor.

    ResponderExcluir
  74. Chris: infelizmente não é possível apontar a causa dos sintomas que descreve através da internet. É essencial examinar pessoalmente.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  75. Oi meu filho tem 5meses e ele coça muito o olho direito ele até chora já chegou a machucar o rostinho di tanto coçar , as vezes fica vermelho e as veses não .. o que pode ser ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  76. Infelizmente não é possível emitir um parecer sem examinar pessoalmente seu filho. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar o caso e prestar maiores esclarecimentos.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  77. meu sobrinho fica com os olhos muito vermelhos e ele passa a unha dentro dele para coçar pq ele diz q coça muito , e sempre fica assim muitoo vermelho, vermelho sangue

    ResponderExcluir
  78. É muito importante realizar consulta médica com oftalmologista e alergologista para melhor elucidação do caso narrado.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  79. Meu nome e gabriel meus olhos ardem na hora que eu olho no olho de outra pessoa eles ficam muito vermelhos e arde ao mesmo tempo e sai agua ...o que pode ser?

    ResponderExcluir
  80. Gabriel: não é possível afirmar a causa dos sintomas que descreve pela internet, sem examinar pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  81. Estou com um problema nos olhos a cinco dias. Os sintomas são: olho muito vermelho e inchado, lacrimejando muito e é uma lagrima um pouco mais grossa que o normal, sai lagrimas o tempo todo e estou usando óculos de sol até em casa porque o brlho faz com que saia mais lagrimas. Não coça, e só arde quando olho pra baixo. E, claro, acordo com os dois olhos grudados. Ja tive conjuntivite antes e não foi desse jeito então fiquei com dúvidas se isso pode ser algo sério!

    ResponderExcluir
  82. Sandro: não é possível emitir um parecer pela internet, sem examinar pessoalmente A conduta mais adequada é procurar atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde!
    Minha esposa fez uso de algumas medicações, Mirtazapina, bup e topiramato. Após 10 dias de tratamento ela começou a reclamar de visão turva a distância e principalmente os olhos dela ficou vermelhos.
    Meu nome é Gerson e estou muito preocupado. Isso tudo pode ser reação desses medicamentos, devo aguardar ou é preciso levar a um oftalmologista? Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  84. Gerson: não é possível avaliar pela internet. Aconselho que leve sua esposa ao oftalmologista para que receba uma orientação segura e adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Nathaliaa31/5/15 07:27

    Oi Bom diaa
    Meu filho acordou com uma bolinha no olho perto dos cilios e com ele inchado.. Diz ele que caiu algo no olho dele ele coçou ..
    oque pode ser?

    ResponderExcluir
  86. Nathalia: não há como afirmar a causa do problema no olho do seu filho pela internet. É preciso examinar seus olhos pessoalmente. Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  87. Anônimo4/6/15 11:37

    - Eu Dormir Bem Sem Nada No Olho QuandoAcordei Tinha Uma Mancha No meu Olho NNão Muito Grande Vermelha Alguem Saber Mim Disse Oq E Isso ? 👀👀

    ResponderExcluir
  88. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, tenho um filho de 4 anos, hj qdo cheguei do trabalho ele estava cm o olho um pouco vermelho, mais tarde na hora d ele dormir seu olho estava muuuuuito vermelho, e conversando cm ele, ele disse q na escola a prof estava pintando o rosto das crianças e pingou um pouquinho d tinta em seu olho. O que podemos fazer??? É algo sério ou somente uma irritação... Ele está sempre cm mta alergia, dei para ele o koide d que o dr. Havia receitado anteriormente mas é bom tbm neste caso??? Devo procurar ajuda??? Seu olho esta inchado e saindo bastante remela... O q devo fazer, estou preocupada

    ResponderExcluir
  90. Angelica: olhos são estruturas sensíveis. Não é recomendada a automedicação. Pode ser perigoso. Aconselho que leve seu filho a um oftalmologista para uma orientação adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Oi, eu tenho uma dúvida. Por que quando eu durmo, meus olhos caem lágrimas, eu pensei que fosse alergia e maquiagem, ou sei lá. Mas até mesmo sem maquiagem, meu olho sai lágrimas..

    ResponderExcluir
  92. Thamirez: o seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um oftalmologista. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  93. Oi , já fazem uns 4 dias que amanheco com o meu olho esquerdo muito irritado o que poderá ser?

    ResponderExcluir
  94. A sensação de olho irritado pode ter causas variadas. Para tratar, é preciso definir esta causa e para isso é essencial examinar você pessoalmente. Recomendo que procure um oftalmologista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Boa noite meu nome é claudia dentro do olho do meu marido tem uma mancha preta na parte de baixo já fomos a um médico ele disse qe era como se fosse um sinal passo um colorido e disse que era normal mas as vezes também fica agitado .Por favor queríamos saber o que era nos ajude.!

    ResponderExcluir
  96. Claudia: o seu relato não sugere que seu marido tenha uma alergia ocular. Contudo, só é possível afirmar a causa do problema examinando pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Ola meu nome e larissa hoje tenho 16 anos sofro com uma coseira nos olhos desde os 14 anos sinto sensacao de areia nos olhos,eles amanhecem grudados e ficam machucados de tanto q cocam,eles vivem inchados ja fui em varios oftalmologistas ja usei varios colirios mais eles so melhoram por um tempo depois q a vista se acostuma com o colirio a coceira e a vermelhidao volta,tem tipo uma pele na parte branca do meu olho o q e isso por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  98. Larissa: peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através deste aconselhamento por e-mail. O Blog da Alergia não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Não é possível afirmar a causa da coceira e da pele que descreve em seu olho, através da internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista na forma de consulta tradicional. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  99. Olá bom dia ou boa tarde, Eu estava deitado em baixo de uma arvore e caiu por duas vezes um líquido bem pequeno no meu olho, fiquei preocupado no momento mas depois não liguei, dois dias depois os meus olhos começou a ficar irritado como se tivesse sujeira algum sisco ou algo parecido algumas horas depois começou a inchar muito vermelho e não para de cair lágrimas e cada hora piora mais.
    Me ajudem no que pode ser? e se corro risco de perder a visão?

    ResponderExcluir
  100. Valdemir: aconselho que procure um oftalmologista: infelizmente não posso definir a causa de seu problema sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  101. Tenho 18 anos e desde a minha puberdade meu olho so fica vermelho em constante tempo... Todos os médicos que ja fui não solucionaram o problema eles dizem que o problema e a alergia mas os colirios passados não resolveram.
    Obs: esse problema eh hereditário em minha familia.

    ResponderExcluir
  102. Alexsander: e possível que seja uma conjuntivite alérgica. Neste caso, o tratamento não é feito só com colírios. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Se você mora em outra cidade, procure no setor "Público" do site da Asbai (www.sbai.org.br) os médicos especialistas em Alergia em sua cidade. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Tenho 15 anos, e, quando eu durmo pouco, meu olho fica vermelho, remelando, e como se tivesse areia, já fui várias vezes no oftalmologista e todos dizem que não tem nada, tudo normal, o mais preciso diagnóstico foi alergia, a oftalmologista só não disse a que, estou à procura de um diagnóstico preciso para saber sobre o meu problema, às vezes o vento e quando eu chego do mar/piscina ele fica assim!

    ResponderExcluir
  104. O seu relato não deixa claro possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Marcela mota12/7/16 18:32

    Me chamo Marcela, e tenho uma constante irritação no olho esquerdo,se forma durante todo o dia uma remela branca parecendo uma teia de aranha dentro do olho passo o dedo e retiro,isso me incomoda porque parece sempre que tenho um cabelo dentro do olho,coloco sempre colírio refres ,, o que pode ser já não aguento mais,

    ResponderExcluir
  106. Marcela Bom dia. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um oftalmologista. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  107. oi boa noite MEU filho ta Com os olhos vermelhos e o ofotomologista falou q e alergia so q os olhos dele fica so a noite

    ResponderExcluir
  108. Se o oftalmologista fez o diagnóstico de uma alergia ocular, é recomendado que leve seu filho a uma consulta com especialista em Alergia. Não é possível opinar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  109. Oi,tenho 25 ans e estou tendo um problema,já tem um tempo q meu olho esta vermelho,ardendo e coçando sendo q passei por dois oftalmologista:
    O primeiro disse q achava q podia ser conjuntivite alergica,mais ele falo alguns sintomas da doença q n batia com o q eu estava sentindo, ele passou PATANOL s mais fiquei meio com medo de usar o medicamento pq n batia os sintomas.
    O segundo medico disse q minhas pálpebras era visível de mais por isso q ficava assim vermelho mais sendo q nem sempre foi assim,ela passou um colírio clareador pra mim mais só sei q só esta escondendo o problema pq quando o efeito do colírio passa volta de novo .
    Obs:tem dia q acordo parecendo q estou com o olho cheio de areia e bastante vermelho.
    Sei q pra dar um diagnostico preciso precisa examina meus olhos mais queria ouvir algo de vc q poderia mim ahudar...obrigado pelo espaço um abraço

    ResponderExcluir
  110. Marcos: Boa tarde. A coceira, o lacrimejamento e a fotofobia (sensação de incômodo com a luz) são sintomas da conjuntivite alérgica. Além disso, podem estar presentes sintomas da rinite: espirros, coriza, congestão e coceira nasal.
    O diagnóstico é feito pela história clínica: em geral a pessoa é portadora de Rinite e tem história de doenças alérgicas em outras pessoas de sua família. O sintoma mais característico é a coceira. Os testes cutâneos com antígenos inalantes feitos no braço do paciente são úteis para confirmar a alergia.
    A conjuntivite alérgica pode se confundir com as formas bacterianas, que em geral não coçam, mas costumam se acompanhar de sensação de areia nos olhos, ardência ou dor. Além disso, deve ser diferenciada de outras doenças que acometem os olhos e que provoquem sintomas semelhantes. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Me chamo mirian meus olho estão vermelho inchado amanhece pregado e as vezes fica escorrendo água e fica aparecendo umas coisas branca nele que cais eu encherga meio embaçado agora o outro esta vermelho também! AIS não igual o outro ele também esta pregando isto já tem 4 dias estou preocupada oque pode ser estou usando colírios

    ResponderExcluir
  112. Míriam: Boa tarde. Os dados enviados não permitem concluir se é mesmo uma alergia. É preciso examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  113. Meus olhos estão avermelhados e acordaram com um pouco de "remela", n estou com nenhum outro sintomas da conjutivite, mas pode ser ela? Como tratar?

    ResponderExcluir
  114. Kainê Boa noite. O seu relato não sugere que possa ser uma conjuntivite alérgica (imunológica). Mas, para afirmar, é imprescindível uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um(a) oftalmologista. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Eu tinha pterigio meus olhos ficavam muito vermelhos;meu oftalmologista me passou colírios para clarear usei muito tempo,Fiz a serurgia correu tudo bem segundo o médico, mas meus olhos so ficam vermelhos o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  116. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Pterígio é alteração na membrana que recobre o olho, que na maioria das vezes, resulta da exposição ao sol e à poeira. A doença é caracterizada pelo crescimento de uma massa vermelha na direção da córnea, causando desconforto. A orientação é feita por oftalmologista. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Bom dia,uso lente já faz 1 mês e lente anual bom nesse meio tempo meu olho ficou muito vermelho então parei de usar,estou uma semana sem usar a lente meu olho não esta mais vermelho mas agora esta cheio de veias vermelhas não esta me incomodando mas estou preocupada tem algum perigo de usar lentes com os olhos dessa forma ??

    ResponderExcluir
  118. Michelle: não recomendo que use as lentes nas condições oculares descritas. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Ola boa tarde meu nome é Júnior Tenho 33 anos fui ao médico foi constatado que tenho pterígio o oftalmologista me passou somente colírios Lubrificantes mas não amenizar vermelhidão você pode me indicar algum colírio para diminuir a vermelhidão obrigado boa tarde

    ResponderExcluir
  120. Junior Boa tarde. Sinto muito mas não posso atender sua solicitação. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos, mesmo que sejam colírios, através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno