Pular para o conteúdo principal

Alergia e Odontologia – parte 2

O Blog do Tio Dentista publicou um texto interessante, que me inspirou a dar continuidade ao tema da Alergia e seus pontos em comum com a odontologia, abordando as alterações da saúde bucal na criança e no adolescente com asma


Li recentemente um texto sobre a Asma e cárie dentária onde os autores realizaram uma revisão sobre o tema, concluindo que o risco de cárie foi aproximadamente o dobro em relação à asma ou ao seu tratamento, em especial na dentição permanente.  O Manual de Atenção à saúde das crianças e adolescentes na página 65, dedica um capítulo ao tema. 


Problemas bucais mais comuns em crianças e adolescentes com asma
- Respiração bucal e obstrução nasal persistente ocasionando alterações de mordida, da deglutição, da fonação, etc. 
- Dor de dente 
- Cárie 
- Gengivite 
- Defeitos do esmalte dentário 
- Sensação de boca seca 
- Candidíase (“sapinho”) 
- Alteração do paladar. 


 Causas envolvidas 
 Não há uma causa única. É provável que a maior ocorrência dos problemas bucais poderia estar ligada a uma conjunção de fatores, a saber: 
- Características da pessoa, questionando-se um determinismo genético e/ou fatores ligados ao seu ambiente. 
- Fatores ligados à asma, em especial ao processo inflamatórios crônico que acompanha a doença. 
- Medicamentos antiasmáticos e repercussões bucais: 1) Remédios infantis sob a forma de xaropes são açucarados e pelo uso repetido podem favorecer o aparecimento de cáries. Por isso, é importante fazer a correta higiene bucal após o uso. 2) Os inaladores contendo beta-agonistas e corticóides inalados poderiam ocasionar diminuição do ph da saliva, do fluxo salivar e maior índice de placa dentária. 3) Corticóides inalados podem favorecer o aparecimento de disfonia (rouquidão) e candidíase (sapinho). Usar espaçadores e lavar a boca após o uso são medidas simples de prevenção. 


Dicas e cuidados de higiene bucal 
É possível tratar a asma e manter a saúde bucal em dia, sem complicação:
- É essencial fazer uma avaliação periódica com o dentista. 
- O tratamento da asma deve ser feito integrado ao tratamento da alergia e da Rinite Alérgica. O médico especialista em Alergia avaliará cada caso para orientar de forma personalizada os cuidados necessários em cada paciente.
- Escovação adequada, em especial após refeições, ao deitar e após a ingestão de xaropes açucarados. Usar pastas dentais contendo flúor. 
- Lavar a boca após a aplicação dos medicamentos inalados contendo corticóides. O ideal é gargarejar e cuspir e não apenas beber água após o uso. 
- Retirar chupetas assim que possível. 
- O ideal é abolir a mamada noturna. Higienizar os dentes após as mamadas.
- Estimular uma alimentação saudável, diminuindo guloseimas açucaradas. Beber água durante o dia, de preferência fora de refeições. 


O Blog da Alergia já falou sobre a Alergia e a Odontologia em outras ocasiões. Relembro:
Dentes limpos - Alergia OK, Saúde OK
Saúde bucal e alergia respiratória
Alergia e odontologia - parte 1


Para relaxar, finalizamos com uma cena clássica do desenho animado "Procurando Nemo" e lembrando a importância de ensinar às nossas crianças a perder o medo do dentista.
Gif: Odonto Blog ia

Comentários

  1. Meu pai está com uma alergia ao gesso, mas ele trabalha com isso. O que fazer?

    Há alguma pomada para curar essa alergia?

    Espero que possam me ajudar, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. O gesso pode provocar reações na pele, mas nem sempre são causadas por alergia. Não há como medicar sem examinar e sem estabelecer um diagnóstico. Aconselho que leve seu pai a um alergista para que possa receber a orientação apropriada para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde. Estava eu navegando pela net e encontrei seu blog que fala do assunto que eu tava procurando, a conjuntivite alérgica. Eu tenho esse tipo de conjuntivite e queria saber mais algumas coisas e talz. Gostei da sua postagem e queria saber se vc se incomoda se eu publicar algumas coisas, lógico, dando os devidos créditos.
    Beijos!

    http://bycarolinaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Carol: não há problema na reprodução com o link para o nosso Blog da Alergia. Aliás, visitei seu blog: agradável de ler, simpático e sincero. Abraços! Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/3/12 00:36

    ola gostaria de saber minha filha etsá usando a bota de gesso e está causando feridas não sei o que fazer agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. A reação causada na pele pelo uso do gesso pode ser irritativa ou pode ser alérgica. Mas, o problema é que pode evoluir e se complicar. Não há como tratar sem examinar. Aconselho que entre em contato com o pediatra de sua filha para que a examine e assim possa indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Como é a relação do asma e o mantenimento da saúde bucal? Os profissionais de estomatologia sabem como é o tratamento para as alergias?

    ResponderExcluir
  8. Mariana: O paciente portador de asma deve ser acompanhado regularmente pelo dentista. Os profissionais da área odontológica estão capacitados para manter este acompanhamento de forma apropriada, de acordo com as necessidades de cada caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno