Pular para o conteúdo principal

Gotas descongestionantes nasais


O uso abusivo das gotas nasais provoca uma reação inflamatória na mucosa nasal, fazendo com que seja preciso quantidades cada vez maiores do remédio para se obter bem-estar. O alívio da congestão nasal é imediato. Por isso, a pessoa acha que está fazendo um grande negócio. Mas é só um paliativo. Logo a sensação de nariz entupido volta e termina piorando cada vez mais, gerando vício. 

O hábito de pingar continuamente remédio no nariz, além de viciar, mascara um perigo para a saúde do coração. A longo prazo, os efeitos dos descongestionantes elevam o risco de trombose e formação de coágulos. 

O correto é buscar ajuda para descobrir e tratar a causa do entupimento das narinas, que pode ser rinite, sinusite, desvio de septo ou pólipo nasal, entre outras. Lavar as narinas com soro fisiológico é uma boa alternativa para aliviar a congestão sem remédios 


Fonte
Leia também: Você sabe o que é rinite medicamentosa?

Comentários

  1. Olá !
    Por favor, existe levocetirizina de 10mg ? Se sim, com qual nome comercial ? Na receita que a médica me deu, consta que eu posso tomar 1 comprimido de 5mg ou 10mg, mas nas farmácias só encontro de 5mg. Eu estou usando o de 5mg sob o nome de Zyxem, mas na bula a dose recomendada é de 1 comprimido de 5mg por dia. No primeiro dia funcionou, as urticárias sumiram, mas no segundo dia apareceram algumas antes do prazo para eu tomar uma nova dose.

    ResponderExcluir
  2. Eu comi algo que pode ter desencadeado uma alergia no domingo, é possível que mesmo sendo medicado(prednisona) a alergia continue até sexta-feira ?
    Ou deve ser um outro alimento que continuo comendo que possa ter desencadeado a alergia ? São manchas vermelhas concentradas no tronco e uma ou outra nos braços, a pomada com acetato de dexametasona 1mg/g tem funcionado.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Não existe apresentação comercial no Brasil de Levocetirizina de 10 mg. Entre em contato com sua médica. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. Em tese, se a causa não for adequadamente controlada, as lesões permanecerão. Além disso, é preciso saber qual a medicação foi prescrita no atendimento médico. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!

    Meu filho começou seu tratamento com vacina (immunotech - alergia de ácaros mix (blomia tropicalis + D.pteron + D.farinae) + fungos do ar (mix) + bacterianos... porém notei que na atual dose (2°), do tratamento de 8 semanas, a rinite dele teve uma piora absurda (muito espirro, coriza, nariz entupido e dificuldade para respirar (devido aos sintomas antes informados).
    Gostaria de saber se isso tem algo a ver com o tratamento, se tal reação é de fato já esperada, ou se, por conta disso, devo pausar o tratamento.
    Estou preocupada, pois como a alergia dele é muito forte, a vacina era realmente a minha última solução de melhora e eficácia, portanto, não queria parar o tratamento.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Juliana: o fato de ter uma crise durante o tratamento não significa que a piora seja decorrente das vacinas. Mas, não há como definir a causa sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata do seu filho e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Clínica da Alergia, muito obrigada pelo esclarecimento.
    Desejo muito sucesso no blog, afinal, tem sido de grande serventia a todos nós!

    Grata pela ajuda ☺

    ResponderExcluir
  8. Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  9. Para fazer exame de sangue tem que ter 15 dias sem tomar antialergico ?

    ResponderExcluir
  10. Não há necessidade de suspender o uso de antialérgicos antes do exame de sangue. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. minha filha fez a cirurgia de adnoide ha um ano, de algumas semanas o nariz vive entupindo com casquinhas ressecadas,limpo com soro fisiológico sempre para aliviar, isso a prejudica?
    estou. errada em tentar aliviar desta forma ?
    o uso esta sendo frequente pode vicia-la?
    obrigado

    ResponderExcluir
  12. Lidiane Boa tarde. O uso do soro para lavar narinas não causa vício. Mas, o seu relato sugere que sua filha tenha uma rinite alérgica. Aconselho que a leve a um(a) alergista para que a rinite seja tratada e controlada, evitando um novo crescimento das adenoides. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Alguém me ajuda, preciso de um descongestionante que usei uma vez pq tenho rinite. Mas não me lembro mais o nome, era um de gotas que se pingava no nariz, era perfeito, alívio imediato.

    ResponderExcluir
  14. Josmar Boa tarde. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno