Pular para o conteúdo principal

É alergia ao leite ou intolerância à lactose?

“- Doutor, meu filho tem alergia ao leite de vaca?” 
“- Doutor, meu filho tem alergia a lactose?” 
¨- Mas afinal, o que meu filho tem?" 

Essas perguntas vêm se tornando cada vez mais freqüentes nos consultórios de alergistas e pediatras. A alergia às proteínas do leite de vaca e intolerância à lactose são coisas completamente diferentes. O que é cada uma? 


A alergia às proteínas do leite de vaca é uma reação imunológica do organismo contra proteínas presentes no leite de vaca. 

intolerância a lactose é a incapacidade do organismo de digerir/processar o açúcar do leite. 

Mas na prática, quais as diferenças? 

Na alergia, o organismo reage através da formação de anticorpos específicos às proteínas do leite. Essas reações podem se apresentar de várias formas, como quadros gastrointestinais (diarréia e vômito), manchas na pele, e em casos extremos, com quadros de choque anafilático. 

Os mecanismos imunológicos envolvidos podem ser vários, e o mais comum, através de reações IgE mediadas, que são as reações imediatas, aonde ao contato, o paciente reage em poucos instantes. 

Na intolerância a lactose, em que o organismo tem falta da produção ou uma produção deficiente de lactase, enzima que quebra a lactose, os sintomas se apresentam exclusivamente com sintomas intestinais, como distensão abdominal, dor abdominal, diarréia e dificuldade para ganho de peso. 

Diagnóstico e tratamento

Na forma mais comum da alergia ao leite, o diagnóstico é feito através de exames de sangue, exames cutâneos de leitura imediata (Prick Test), e a história clínica do paciente. Através dessa avaliação, o médico é capaz de avaliar o grau dessa alergia, e como proceder. 

Em estudos recentes, verificou-se que as crianças alérgicas perdem essa sensibilidade até por volta de 5 anos e meio. Fato esse que não é obrigatório, pois podem apresentar melhora antes ou depois disso. 

A maioria dos pacientes apresenta melhora espontânea, apenas realizando dieta de exclusão do leite, e esperando o organismo “esquecer” (tolerar) o contato com tais proteínas. 

na intolerância, a deficiência de lactase pode ser uma manifestação de imaturidade do intestino, ou seja, pela diferença estrutural do açúcar do leite bovino com o nosso, o intestino é incapaz de quebrá-lo, e então ele começa acumular, gerando os sintomas. 

O diagnóstico pode ser feito por testes orais de tolerância a lactose (testes laboratoriais), ou por dietas de exclusão e reintrodução. 

O tratamento depende da intensidade dos sintomas, podendo variar de dietas de exclusão total, restrições parciais, até a suplementação de lactase. 


O que é importante frisar: 

• A alergia pode ser muito perigosa, portanto, não teste seu filho em casa. 
• Procure a orientação médica logo que surgirem os primeiros sintomas. 
• Leites não humanos, cabra, égua, ovelha, por exemplo, tem grande similaridade entre si, NÃO TENTE INTRODUZI-LOS a pacientes com alergia às proteínas do leite de vaca. 
• Leia os rótulos! Procure o auxílio de nutricionistas para montar a dieta. 


Entre na campanha “Põe no rótulo”. 
A rotulagem correta nos produtos auxiliará a todos nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno