Pular para o conteúdo principal

Alergias e reações na pele causadas por plantas




A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano.

Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico.

Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madeira de alta resistência e durabilidade, mas que pode provocar a chamada “doença da aroeira” com manifestações cutâneas em pessoas sensíveis. Este fato originou uma superstição entre camponeses, descrita por Ernesto Mendes num interessante texto publicado em 1960: para ficar livre da sua ação maléfica as pessoas teriam que sauda-la, mas ao contrário: se é de manhã dirão "Boa tarde, senhora aroeira", e se é de tarde "Bom dia, senhora aroeira". Leia mais clicando aqui.


Principais reações provocadas por plantas

As reações provocadas por plantas podem ser:
- puramente irritativas,
- de origem alérgica,
- sob a ação da luz solar (conhecidas como fotodermatites),
- resultantes de substâncias correlatas às plantas.



Reações irritativas: surgem, como o nome indica porque ocorreu uma irritação da pele, como por exemplo em plantas que possuam espinhos ou farpas. Alguns tipos de cipós encontrados no Nordeste brasileiro podem provocar também sensação de queimação. Estas reações também podem surgir resultando da ação química de substâncias, como é o caso da planta conhecida popularmente como “comigo ninguém pode”.

Reações alérgicas: podem ocorrer por ação de inúmeras plantas e por mecanismos variados. As madeiras, em especial as serragens, são citadas como causa de eczema de contato em profissionais como marceneiros e carpinteiros. Citam-se: jacarandá, peroba, cedro, caviúna, eucalipto, pinho e outras. Flores e plantas decorativas também podem produzir dermatites.
O aparecimento de eczema nas mãos em donas de casa e cozinheiros pode resultar da ação de alimentos, sendo visto com relativa frequência em consequência das chamadas liliáceas (cebola, alho e cebolinha).



Reações que ocorrem por ação da luz solar: nem sempre são de origem alérgica. Em alguns casos verifica-se uma verdadeira queimadura, como por exemplo na aplicação de bronzeadores caseiros produzidos à base de folha de figo, originando casos graves que podem provocar queimaduras de primeiro e segundo grau, algumas vezes necessitando internação hospitalar.

Existe um grande número de pessoas que aparecem com lesões vermelhas, escurecidas resultantes da sensibilização com o sumo de frutas cítricas (o mais frequente é o limão) após expor à luz do sol. É a chamada Fitofotodermatite, ou seja uma reação inflamatória da pele, quando ocorre contato com substâncias sensibilizantes derivadas de plantas e posterior exposição à luz solar. Em geral tem evolução benigna. Em alguns casos, as lesões podem se acompanhar de bolhas e evoluir para uma queimadura de primeiro ou de segundo grau. Crianças ou adultos que tomem picolés ou sorvetes de limão enquanto se expõe ao sol também podem apresentar o mesmo problema.

Reações de substâncias correlatas: podem ser provocadas por inseticidas, fungicidas, fertilizantes e outros produtos utilizados no cultivo de plantas. São mais descritas em lavradores, fazendeiros, jardineiros e outros trabalhadores que têm contato frequente com esses produtos. Esse tipo de dermatite pode ser causada também por substâncias produzidas por fungos e/ou ácaros que se desenvolvem nas plantas e, às vezes, pelo contato com lagartas, como as taturanas, que através de cerdas contidas no corpo do inseto perfuram a pele humana desencadeando as reações na pele.

É citada a observação de prurido relacionado com o manuseio de cereais armazenados ou estocados, particularmente milho e feijão, provavelmente pela presença de fungos e ácaros.

Dermatite alérgica com látex: estas reações foram descritas em nosso texto publicado em novembro de 2006. Clique no link e leia.


Como proceder para tratar uma alergia causada por plantas
O primeiro passo é procurar um médico especialista em Alergia que analisará sua história, examinará a lesão e indicará o tratamento.
O paciente pode ajudar o profissional na coleta dos dados, informando detalhes que poderão se relacionar com o aparecimento da lesão cutânea, como por exemplo: sua atividade profissional, se fez uso de medicamentos ou cosméticos (alguns possuem princípios ativos comuns às plantas), além de relatar sobre contatos com plantas, viagens ao campo, etc.
Havendo suspeita de alergia, é possível realizar testes de contato para que se possa reconhecer o agente causador do problema. Este teste pode ser realizado com uma bateria padrão, ou seja, contendo as principais substâncias causadoras de alergias; ou ainda realizar testes específicos contendo extratos de plantas ou preparados especiais, aplicados pelo médico especialista em Alergia.

Tratamento
O tratamento dependerá do tipo de lesão apresentada, podendo incluir o uso de compressas úmidas na fase aguda e o emprego de medicamentos para controle das lesões apresentadas pelo paciente. Ressalta-se que a base é o reconhecimento e afastamento da causa do problema.


Dicas para prevenir as reações na pele causadas por plantas


- Mantenha hábitos de hidratação da pele, em especial das mãos.
- Use luvas sempre que cuidar do jardim, ou mesmo quando manipular plantas, adubos, fertilizantes e produtos similares.
- Sempre que se expuser ao sol, utilize um protetor solar . Nunca use bronzeadores ou loções caseiras ou mesmo produtos de origem desconhecida.
- Limpe bem a pele após manusear frutas ou vegetais, em especial se estiver ao ar livre ou em local exposto à luz do sol. O uso de filtro solar não impede ou previne uma fitofotodermatite.
- Evite tomar sorvetes ou picolés de limão na praia ou em locais de exposição ao sol.
- Ao espremer limão ou frutas cítricas, evite manipula-los sem proteger as mãos e lave-as cuidadosamente com água e sabão ao terminar sua tarefa.
- Aos trabalhadores, recomenda-se que utilizem vestuário adequado de proteção, condizente com a sua profissão.
O que fazer se surgir uma dermatite

- Faça o possível para não coçar, esfregar ou atritar a lesão.
- Lave em água corrente utilizando sabonete neutro o local da lesão.
- Faça compressa úmida com soro fisiológico no local da lesão.
- Não utilize produtos caseiros ou cremes de antialérgicos (ex: Fenergan creme), que poderão agravar o problema.
- Procure o médico alergista.



Comentários

  1. Estou com uma reação alergica muito forte à planta Aroeira!

    Eu que fui criado sempre em cidades grandes, nao sabia que plantas pudessem causar algum mal a nao ser se ingeridas!

    Otimo artigo, aprendi bastante.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel: obrigado pela sua avaliação. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Tenho no litoral sul uma casa de praia, e na fte da casa uma arvore chamada como ficus, aquela arvore que decoramos com podas decorativas, fazemos cortes redondo e outros tipos de corte.
    So tem um problema, quando voce faz o corte ela solta um tipo de leite, já tive urticaria logo depois da poda que fiz nela, hoje estou com uma urticaria muito forte, faz um dia que fiz uma poda nesta arvore, atenção na poda desta arvore, minha urticaria desta vez esta muito forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por avisar...moro no Sul tbm e aqui o problema é que no terreno ao lado das minhas janelas tem umas 10 Aroeiras, comecei com uma alergia tão grande me coço toda, os braços e as pernas queimadas parecendo que joguei óleo quente, uma dor horrível.
      Fui ao médico e não sabia de onde vinha isso, gastei uns 1600 reais com exames, hospital e remédios!
      Hoje no décimo quarto dia que minha mãe veio aqui e olhou pela janela e me falou que tem certeza que são as Aroeiras.
      Amanhã vou na prefeitura pra tentar resolver isso não aguento mais é tanto sofrimento que me deu até vontade de morrer!!!
      Temos que ter muito cuidado com plantas.

      Excluir
  4. Infelizmente não há como orientar sem examinar sua pele. Sugiro que procure um especialista para tratar sua urticaria e também orientar uma forma de proteger sua pele no contato com a planta. obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. meu filho está com uma alergia pelo corpo e até noso olhos. A pele está vermelha, com manchas e comeczema. Coça e minha nora está também com alergia mas é diferente.Achamos que podia ser da aroeira, foi cortado o pé perto de sua casa mas não adiantou. Ela consultou com am dermatologista mas nem exame de sangue ela mandou fazer! Por favor me mande uma orientação.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não posso ajudar seu filho através de um aconselhamento por e-mail, baseado apenas nos dados enviados. A consulta médica é essencial para colher os dados clínicos de forma minuciosa,incluindo a avaliação da história pregressa do seu filho. É muito difícil (eu diria impossível) dar um diagnóstico de uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Na verdade, uma mesma lesão pode aparecer em diversas doenças. Se não tiver melhora com o tratamento prescrito, retorne ao médico e peça que faça nova avaliação. Contamos com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Tenho arvores de aroeira de jardim no meu terreno meus filhos espiram bastante.ja tentei fazer de tudo p evitar isto mas nada resolve.gostaria de saber se esta planta costuma causar reações alergicas.

    ResponderExcluir
  8. Antes de mais nada, é importante fazer uma avaliação do caso dos seus filhos para definir se é uma rinite e se existem outras causas. Só assim será possível afirmar se a aroeira pode ser um fator agravador dos sintomas. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por terem respondido,é muito bom contar com uma orientação direta como tem nesse blog. Parabéns, está muito bom, continuem sempre.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado: suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog da Alergia. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. Apareceu um pequeno arbusto no lote de minha casa. Fui deixando ele crescer. Hoje já está com uns 3/4 metros de altura. Recentemente cortei uns galhos que me atrapalhavam na passagem do carro. Apareceram-me umas bolhas com água em diversos lugares do meu braço que coçavam muito.Foi-me receitado pomada dermatológica Mud, que, se não curou de imediato, pelo menos aliviava as coceiras. Como não sabia a origem dessa alergia, novamente cortei outros galhos, e, voltaram os mesmos problemas. Então soube que se tratava de um pé da aroeira e que a alergia foi ocasionada pelo contato com as suas folhas. Foi-me orientado a cortá-lo. Fico com pena pois é uma árvore até bonita. Mas se não corto, por certo me voltarão as alergias. Abçs, Dário

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo seu depoimento, Dário, pois pode ser uma ajuda a outras pessoas que passam por este problema. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. olá bom fui pescar no mato e eu e tres amigos estamos cheios de alergia sao bolinhas vermelhas pelo corpo como se foce sarampo! queria saber se isso some depois de algum tempo ou pode se agravar???! ou existe algum remedio?
    pois lá no mato avia uma aroeira!
    obg

    ResponderExcluir
  14. Peço sua compreensão, mas sua solicitação não pode ser atendida através de um aconselhamento na internet: é essencial examinar pessoalmente. Só fazendo o diagnóstico será possível orientar de forma adequada. Aconselho que procurem atendimento médico. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/7/11 20:34

    pesso ajuda pois minha filha esta com uma mancha escura no rosto, ela pegou numa planta de pimenta e passou no rosto estou com muito medo dela ficar assim pra sempre.

    ResponderExcluir
  16. Os dados que envia não são suficientes para que se possa fazer um diagnóstico. Aconselho que leve sua filha a um especialista para que possa receber uma orientação adequada. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica.

    ResponderExcluir
  17. OI EU TENHO UMA ALERGIA QUE JA FAZ 4 MESES ESTOU EM TRATAMENTO FIZ 3 BIOPSIA E OS MEDICOS NAO ACHARAM NADA E AGORA ESTAO ACHANDO QUE EH PITIRIASE RUBRO PILAR

    ResponderExcluir
  18. A Pitiríase rubra pilar não é uma alergia. Manifesta-se por placas descamativas e avermelhadas podendo se confundir com as doenças cutâneas alérgicas. Sua causa é desconhecida. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. maria
    Fui cortar uma planta de nome coroa de cristo porem o seu galho caiu em meu pé e deu um furo minimo.Porem com o passar das horas percebi um inchaço e mta dor por dentro do pé.Fui ao proto atendimento e prescreveu uma injeçao para dor outra p alergia alem de pomada.Apos 2 dias percebi que só piorava a dor e o inchaço.Ourto medico prescreveu mais injeçao pra alergia além de allexofedrim. mas agora j´pa faz 8 dias e meu pé continua doendo mto por dentro parece ser no nervo.Já passei permaganato,choque com agua quente e fria.agua com sal, agua com vinagre e nada resolveu.Gostaria que vcs me dessem uma luz oq faço???

    ResponderExcluir
  20. Maria: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma complicação, provavelmente uma infecção secundária. Recomendo que retorne ao médico para nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,

    por favor gostaria de saber se há um instituto nesta especialidade: "Alergias", aqui na cidade de Santos/SP. Já entrei em desespero por não obter respostas. Ajudem-me eu lhes peço!!!

    Abraço,

    Vanessa Sartori.

    ResponderExcluir
  22. Vanessa: moro no Rio de Janeiro e não sei informar sobre os locais de atendimento em sua cidade. pPara encontrar um médico alergista em sua cidade, aconselho que visite o site da ASBAI (www.asbai.org.br) e procure o setor “Localize um especialista”.Basta digitar o estado e depois a cidade em que reside. Depois clique em OK: abrirá uma lista com os nomes de todos os médicos portadores de título de especialista em Alergia no local escolhido.
    Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  23. Prezados(as)
    Comprei uma fazenda em Goiás e fui levar um pessoal para limpar em volta da casa sede, quando voltei a noite estava com uma coceira infernal 2 dias depois parecia que minhas pernas e barriga estavam com sarampo eum uma coceira sem fim, fui ao médico tiver que tomar injeção e 2 medicamentos, a alergia sumiu, fui a fazenda novamente 2 dias depois estava eu com coceira novamente, achei estranho até então imaginei que éra alguma alimento diferente que havia ingerido, tomei medicamento novamente, lembrei da minha vó que falava sobre muito sobre "benzer rueira ", pesquisei e descobri que na fazenda tem dezenas de Aroeinas centenárias, ai descobri estava com Alergia de Aroeira, gostaria de alguma sugestão para amenizar essa alergia já que nem toquei nessas arvores e não tenho como cortá-las.............abraços

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente não poderei atender sua solicitação sem examinar sua pele pessoalmente. É preciso confirmar o diagnóstico para poder orientar um tratamento eficaz e adequado para seu caso. Aconselho que procure um alergista. Goiânia tem excelentes profissionais. Você pode localizar seus dados no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Não li o blog todo. Vc já ouviu falar do 'Bugreiro'? Recentemente tivemos problemas sérios com esta árvore que é extremamente perigosa. Olhando lembra a Aroeira mas as lesões são causadas, não pelo polém, mas pelo sumo e pode ser apenas do contato com uma folha meio amassada.

    ResponderExcluir
  26. Regina: não conheço esta árvore. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo7/7/12 12:47

    Tenho em minha chácara um grande pé de angico, sempre que vou lá tenho bastante coriza. Gotaria de saber se existe algum estudo ou informção relacionada a alergia respiratória relacionada com esse tipo de arvore ?

    ResponderExcluir
  28. Desconheço trabalho científico relacionando a alergia respiratória ao contato com a árvore referida. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  29. Meu filho foi no final de semana para casa da minha mãe e ficou brincando em volta do pé de acerola e boldo gostaria de saber se já tiveram caso de algum tipo de alergia sobre essas duas arvores pois o menino esta com as pernas todas cheia de bolinha tipo micose mais não coça.

    ResponderExcluir
  30. A reação alérgica se acompanha de coceira. Aconselho que seu filho seja examinado para definir o diagnóstico correto. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Trabalhei durante os dois fins de semana próximos passados na orla de uma mata secundária (na beira de lavoura de soja) no RS, onde existem diversas aroeiras nos arredores. Apesar de ter convivido nestes ambientes durante minha vida (50 anos), somente agora desenvolvi sintomas de alergia, e reputo como significativos. Surgiram nas minhas mãos diversas bolhas aquosas que produzem coceira, que suponho tenham origem nas aroeiras, as quais não tive contato direto, mas sim com uma infestação atípica de moscas que pousavam nas minhas mãos e braços, justamente as partes em que surgiram posteriormente os tais sintomas iniciais. Considero-as até o momento, como vetores de substâncias das aroeiras, onde possivelmente também pousavam. Secundariamente, os referidos sintomas vêm surgindo em outras partes do corpo, notadamente, próximos aos tornozelos, internamente. Até o momento, transcorridos de entre 7 a 14 dias, tenho apresentado piora do quadro, com aumento das áreas afetadas e da quantidade, tamanho e aparência das bolhas. Com a possibilidade de cura espontânea apresentando-se como improvável, deverei procurar profissionais da área na próxima semana. Fica aqui, por enquanto, apenas este relato como um breve contributo de tipicidade e possível causalidade.

    ResponderExcluir
  32. Agradecemos seu depoimento. Vale ressaltar que a alergia não ocorre na primeira vez que se tem o contato com o agente causador, mas sim com o passar do tempo. Não há como prever quanto tempo é necessário para surgimento do quadro alérgico, podendo ser nas próximas vezes ou mesmo após muitos anos de contato com a substância. O seu alergista poderá confirmar o diagnóstico da alergia e orientar de forma mais apropriada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. Minha filha esta com um tipo de alergia que aparece de repente fica vermelho e aparecem vergoes,isso a qualquer hora,o que poderia ser.Pode ser de alguma planta,estresse pode dar esse tipo de alergia?

    ResponderExcluir
  34. Não há como diagnosticar uma alergia na pele sem examinar pessoalmente. Mas seu relato não sugere que seja uma alergia causada por plantas. Aconselho que leve sua filha a um alergista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/8/18 21:08

      Fiz uma poda na planta conhecida como amoreira que dá uma fruta preta estou com muita irritação na pele

      Excluir
  35. oi eu estou com uma alergia muito forte na pele,elas são vermelhas e coçam muito,e tem bolinhas de agua bem pequenas.a pele fica áspera,tenho sensação de febre no local .é de alguma planta que tem na minha casa agora não sei qual.quanto tempo isso pode durar? ja tive uma vez e o medico disse que era por causa dos produtos de limpeza mas tenho certeza que não é pois não tive contato com isso e o calor do sol so piora ai fica muito feio e aumenta de tamanho.

    ResponderExcluir
  36. Mineia: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa ou mesmo definir o tempo de duração de uma alergia sem examinar pessoalmente e sem conhecer os dados de seu histórico clínico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii trabalho no limão e tenho esse tipo de alergia, minha mão fica orrivel, coça muito aparece umas bolinhas de ajuda depois de um tempo ela começa descasca ?

      Excluir
  37. Anônimo3/4/13 10:04

    Olá....meu nome é Fabiana, tenho 30 anos, em 30 de março de 2013 fizemos um churrasco na beira de um rio. Ficamos por lá aproximadamente por 3 horas, quase para arrumarmos as coisas para ir embora, entrei no mato, desclaça, para urinar, o local tinha mato e plantas diversas, e pinheiros próximos. Imediatamente quando voltei comecei a sentir uma coceira intensa nas mãos e virilhas. Pensei ser picadas de pernelongo ou formigas, mas a coceira só aumentava. Em 2 minutos meu rosto começou a ficar inchado e vermelho, o corpo começou a ficar todo empolado em alto relevo, minha boca inchou e ficou roxa por m bom tempo. Em 30 minutos já estavamos no Hospital, lá minha pressão caiu e tive vômitos, após isso comecei a sentir uma cólica muito forte, não sei bem se nos rins ou interstino, acompanhada de calafrios. Tudo voltou ao normal após tomar 2 injeções, a de antialergico e outra para surtir o efeito. Imediatamente minha cor normal voltou e as dores cessaram. Gostaria de saber o que poderia ter me causado essa alergia derrepente, alguma planta ? alguma árvore ? Em quanto tempo um exame de sangue acusará alguma substancia que possa ser avaliada ?

    ResponderExcluir
  38. Fabiana: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Para afirmar a causa do quadro alérgico que apresentou seria necessário analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  39. sou asmatica e tive comtato com a planta comigo ninguem pode ,no caso podei a planta e o liquido branco da planta caiu entre os dedos da mão estou com muita coceira e ficou quente o local e vermelho quando coço,tem uma bolinhas agora que fazem 5dias ,muito inchado os dedos e no outro dia do comtato amanheci tipo muito resfriada ate com febre e antes estava bem faço tratamento com seretide pra asma ,o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  40. Kátia: mantenha o tratamento de sua asma com o Seretide e procure atendimento médico. Infelizmente não é possível orientar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. oi meu pai passou por uma árvore de aroeira e tá todo inchado e com alergia pelo corpo todo ele tem 65 anos e é muito teimoso ñ quer ir ao médico ele está tomando um antialergico por conta própia sou contra,mais ñ consigo levar ele no médico o que posso fazer pra aliviar o inchaso e a coseira obrigada........

    ResponderExcluir
  42. Susana: infelizmente não posso atender sua solicitação. Aroeira pode provocar lesões intensas na pele. Não recomendo que aplique produtos caseiros pois podem agravar o problema. É importante que seu pai compreenda que a avaliação mádica feita pessoalmente é essencial, em especial no caso de idosos, que podem ser mais suscetíveis a reações graves. Agradecemos a visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. Ola meu nome é Elaine tenho alergia a lenha de bugre e todo ano acabo desenvolvendo a alergia, coceira vermelhidão, bolhas parece ate queimadura, gostaria de saber se tem alguma pomada ou medicamento que posso utilizar para secar mais rapido.

    ResponderExcluir
  44. Elaine: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos pela internet, sem examinar o pacientes. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. olá. estou com uma ferida que dá muita alergia no pescoço ax que deve ser pela planta aroeira,... pq mexi com essa planta varias vezes, mas era para retira-la de nosso jardim mas agora me arrepndi hsuashua me muita alegia tenhu vontade de arrancar a pela de tanta coceira!

    ResponderExcluir
  46. Paulo cezar A aroeira pode provocar eczema da contato alérgico ou ainda a chamada “doença da aroeira” com manifestações cutâneas em pessoas sensíveis. Evite coçar, faça compressas com solução salina e procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  47. ola sou jéssica,e tenho alergias a muitas plantas, mas nem todas... mas mesmo assim foi bom ter lido esse texto quem sabe me ajuda a prevenir melhor

    ResponderExcluir
  48. Obrigado, Jessica por seu depoimento. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde. Tive contato com seiva a partir de capsulas de sementes de gravílea que está me causando uma reação bastante forte, com prurido. Fui a um clínico que me receitou hidrocorte (hidrocortisona) no primeiro dia melhorou só a coceira, mas agora no segundo não está nem fazendo efeito. Qual médico devo procurar um dermatologista ou alergista?

    ResponderExcluir
  50. Pelo seu relato sugiro que faça uma consulta médica com um alergologista.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  51. Amigos, sou fregues dessas alergias, pau de bugre ou ainda de arroeiras, cada vez que mexo com essas plantas tenhos graves irritações na pele. A maneira de curar é tomando remédios histamínicos receitados pelos médicos, pois essa alergia deve ser curada de dentro para fora, tudo que passar nas feridas será para aliviar a coçeira e não para curá-la. Procure um dermatologista, tomando o remédio certo em uma semana estará curado.

    ResponderExcluir
  52. Obrigado por seu depoimento. É mesmo importante evitar o uso de medidas paliativas que não resolvem e podem até mesmo agravar o quadro. è indicadp procurar atendimento médico para que possa receber uma orientação de tratamento apropriada.

    ResponderExcluir
  53. Me queimei com folha de figo o que passar pra aliviar a coçeira e sumir as manchas escuras?

    ResponderExcluir
  54. Não recomendo que use nenhuma medicação sem prescrição. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao blog da alergia.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo4/2/15 23:59

    Fui pro cittio da minha com minha filha e ela voltou com o rosto mei vermelhono outro dia ela acordou com rosto muito o inchado mas muito mesmo'ai levei pro medico e ela receitou uma a vacina anti alergicae me um atibiottic o mais naoesta des enchado. Oque fasso

    ResponderExcluir
  56. Se a medicação foi feita e não houve melhora, é aconselhável que sua filha volte ao médico e peça nova orientação. Infelizmente não é possível tratar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. como se livrar da coceira na pele quando colhemos acerolas

    ResponderExcluir
  58. Você pode se proteger com roupas apropriadas e luvas durante o contato com a fruta. Mas recomendo que procure um (a) alergista para diagnosticar a causa da coceira. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  59. Anônimo1/5/15 01:13

    Ola, tomei por uns 15 dias seguidos chá de boldo após o almoço. De uma semana pra cá comecei a ter urticária pelo corpo, principalmente nos bracos e pernas. Gostaria de saber se é possível essa reação ao chá de boldo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. O seu relato não sugere que seja uma reação ao chá de boldo. Aconselho que procure um(a) médico(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Minha filha encostou em uma planta, após lavar as mãos, colocou o dedo na boca, agora reclama de ardência na boca e dor quando tenta tocar a língua,

    ResponderExcluir
  62. Olá, William Alencar, boa tarde. Ela precisa ser examinada, para que sejam avaliadas a possibilidade de reações alérgicas ou irritativas de tal contato. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo6/7/15 23:57

    Ola eu sou florista depois de um ano mexendo com flores mi sugiu uma alergia minhas mãos cosava e queimava muito sarou ficou manchas branca ja voltou um pouco mais nao tudo e ja ten oito mês o q fasso to morrendo de medo das minha mãos nao volta a cor normal

    ResponderExcluir
  64. Sinto, mas não é possível opinar sem examinar. Avaliar pela internet pode resultar em erro de diagnóstico e de tratamento. É aconselhável que procure um(a) alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde!
    Em Março comprei um sofá e um painel em madeira pinus. Desde então tenho crises alérgicas com espirros e muita coceira no céu da boca e nariz todos os dias, uns dias mais outros menos. Seria alergia à madeira ou ao verniz? Não sei se é coincidência, mas jamais senti tal alergia tão forte. Mesmo tomando antialérgico está voltando tudo de novo. Devo procurar um alergista ou otorrinolaringologista ?

    ResponderExcluir
  66. Se a suspeita é que você tenha apresentado uma reação alérgica, é aconselhável que procure um médico especialista em Alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Me bronziei cm cha de figo agora estou com umas manchas escura na barriga na erna e na região dos seios isso é uma alergia ou são queimaduras ? Tem cura essas manchas escura?

    ResponderExcluir
  68. Gabriela: sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar. Você deve procurar atendimento médico na forma de consulta tradicional. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. Minha filha ta com umas manchas q parecem rastro de bicho na pele ta vermelha e inchada será q. Vc saberia me dizer de q planta pode ser ela ficou perto de mamona e picao obg

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde. Não temos como opinar em lesões que não podemos examinar. Leve-a ao médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde então sem querer me desiquelibrei e encostei em uma árvore cheia de espinhos e depois disso ando com uma dor no braço por dentro dependendo do movimento que eu faço dói o que eu faço

    ResponderExcluir
  72. Os dados que envia em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica à planta. Mas, não é possível fazer um diagnóstico sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico, na forma de uma consulta presencial. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Tenho alergia a arnica e estou com as pernas vermelhas,o q fazer p tirar estas manchas q ficaram em minhas pernas.

    ResponderExcluir
  74. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Boa noite, meu filho tem 5 anos e em uma passeio ao zoo, passou a mão e o rosto em umas plantas e tinha espinhos minúsculos amarelados, no outro dia começaram a sair bolinhas brancas e a estourar e virarem feridas até nos labios, poderia me da uma dica , valeu Kelly.

    ResponderExcluir
  76. Boa noite, Kelly Almeida. Não temos como opinar em lesões cutâneas sem examina-la. Procure o atendimento médico.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  77. Bom dia, estive em contato com as mãos em folhas de comigo ninguem pode, isso há 3 dias, porem minhas mãos parecem que estão queimando e com pequeninas bolinhas.
    Qual o procedimento para cessar essa alergia ???
    Obrigado pela atenção;
    Pedro.

    ResponderExcluir
  78. Oliveira: não recomendo medidas caseiras. Você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Ao passar em baixo de um bugreiro VC deve dar um bom dia,boa tarde ou boa noite (-;

    ResponderExcluir
  80. O Folclore brasileiro é rico em referências. Convido que leia este link:
    http://www.jangadabrasil.com.br/revista/dezembro85/pn85012c.asp
    Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Tomei cha folha d figo para gripe melhorei 3 dias após saíram alergias pelo corpo todo ,coseira demais ...estou a um mês assim .sou diabética.agora não consigo consulta no final d ano com especialista..estou sem dormir vários dias quando o corpo esquenta a coseira é maior ..não sei mais o q faço. ...será q foi do cha q tomei?

    ResponderExcluir
  82. Jé.reinherdt:coceira é um sintoma que pode ter causas variadas e nem sempre é relacionada à uma alergia. Por exemplo: sabe-se que as pessoas com diabetes têm um risco aumentado de apresentar coceira (prurido. Por isso, não é possível afirmar a causa da sua coceira pela internet. É essencial examinar você pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde. Necessito c urgência da ajuda de vcs. Estou em viagem e apresento uma grave alergia a arnica. Parece somente nos locais que estava passando a arnica (ombro, joelho e tornozelo). Há mais de seis meses que estava passando arnica e somente agora apresentei essa reação.
    Tento evitar coçar (o que nem sempre é fácil) e coloco compressa de água fria. Alivia, mas volta a coçar e empolar. Está muito irritado e empolado. E parece que está piorando. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  84. Rogério: Boa noite. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Apertei o caule de um cansanção branco com um movimento de pinça, na hora ardeu muito e hoje uma semana depois meus dedos (polegar e indicador) estão cheios de bolhas e coça muito... gostaria de saber o que posso fazer para amenizar os sintomas.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite ? me chamo Junior.
    Então ... minha amiga fez um chá de folhas de figo, e eu passei pelo corpo pra ficar bronzeado, e só passei nas coxas. E conforme que eu passei na coxa, caiu sobre as minhas mãos, mas não percebi... mas não fiquei muito tempo no sol se queimando. e passou alguns dias depois, comecei a ficar com umas coceiras e vermelhidão sobre as mãos. E logo seguida começou a discascar. e passou alguns dias fiquei com a cor das mãos meio marron, meio escuro. Como eu sou clarinho e quero saber se vai voltar a normal ? e minhas coxas, esta somente discascando. mas isso é grave ? preciso dessa resposta !

    ResponderExcluir
  87. Bom dia. Espero que compreenda que não é possível diagnosticar e tratar lesões na pele sem vê-las. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  88. Jumior: o uso de folhas de figo para bronzeamento é perigoso e pode provocar lesões na pele e queimadura (conhecidas como fitofotodermatoses). A minha sugestão é que procure atendimento médico para avaliar a gravidade da queimadura em seu caso. Não é possível avaliar s gravidade ou julgar se ficará marca, pela internet, sem examinar você pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. minha filha de cinco anos teve contato nas mãos com a planta comigo ninguém pode ficou com uma coceira danada nas mãos lavei bem com agua e passei uma pomada diprosalic, será preciso procurar um medico?

    ResponderExcluir
  90. Se a coceira e as lesões estiverem persistentes, é aconselhável levar sua filha para atendimento pediátrico. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. bugreiro....isso é uma verdadeiro castigo.....

    ResponderExcluir
  92. Olá, tive choque anafilático por uma mordida de formiga, nem sabia que era alérgica. Em menos de 3 horas, fiquei toda deformada com o inchaço. Começou coçando o corpo todo, olhos lacrimejando, tosse e secreção da garganta, couro cabeludo repuxa, dor de cabeça. Tudo isso de forma muito rápida. Coceira pelo corpo todo, insuportável. Qdo cheguei ao hospital estava com batimento cardíaco a 260 e pressão 20x13... Vai meu alerta, toda atenção é pouco. Alergia não é brincadeira. Fui corretamente medicada, fiquei uma noite internada. Hoje faço acompanhamento, pois este problema desencadeou algumas outras alergias. Meu sistema de defesa entrou em pane.

    ResponderExcluir
  93. Boa noite passei cha da folha de figo e estou com um monte de bolinha está vermelho,coçando muito,o q eu faço pra melhorar

    ResponderExcluir
  94. Michelly: Bom dia. Folhas de figo podem causar queimaduras graves. Não recomendo que utilize nenhum produto sem orientação médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  95. Estou com aroeira ou bugre não sei que são as mesma coisa gostaria de uma orientação para alivia a coceira

    ResponderExcluir
  96. Mateus Bom dia Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimento na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  97. Anônimo7/2/17 22:25

    Olá, estava limpando um lote e acabei vendo que tinha batido o dedo em um espinho de carneiro , retirei o mesmo porém ficou avermelhada a região e tentei ver se havia ficado algum espinho no meu dedo, no entando ja faz alguns dia que sinto tipo uma queimação no meu dedo e está se espalhando ao redor do meu dedo, parecendo como se estivesse queimado !!

    ResponderExcluir
  98. Bom dia usei folhas de figo estou com meu corpo que parece q comi alguma coisa e ficou tipo entoxicada e cosa sabe aguma medicamento q posso usar

    ResponderExcluir
  99. Bom dia.E preciso cautela e atenção. Muitos pequenos machucados podem inflamar e até infecionar. Recomendo que procure atendimento médico, uma vez que não é possível fazer diagnóstico sem examinar você pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Giselle Cristina, bom dia. O uso da folha de figo é perigosa e pode causar vermelhidão, queimadura, infecção e até mesmo reações graves. Não recomendo medidas caseiras. Você deve procurar atendimento médico. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Tenho alergia na pele todas as vezes que tento usar limão ,laranja ou tangirina. Não posso nem tocar na casca desses alimentos pois sinto muita coceira, a região afetada cria bolhas e a pele descasca.como posso tratar esses sintomas?Pois sou apaixonada por limão . Tenho 28 anos e essa alegria apareceu quando eu tinha 18 anos.

    ResponderExcluir
  102. A base para o controle da reação ocasionada pelo limão, laranja e tangerina é suspender o contato, ou seja, evitá-los. De qualquer modo, para opinar é essencial identificar e diagnosticar o tipo de reação (imunológica ou não) Para isso, é essencial examinar você pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Toquei num arbusto de abóbora q plantei no quintal e notei q tem alguns pequenos espinhos. Após 3 dias fiquei todo cheio de eczemas na barriga e no lado direito do corpo, perto do iliaco e nas costas do mesmo lado. O outro lado n teve nada. Dói muito. O q devo usar.? Esses eczemas demoram p sair.?

    ResponderExcluir
  104. Sergio Bom dia Infelizmente não é possível dar um diagnóstico ou indicar um tratamento para lesões na pele sem examiná-las. Avaliar pela internet pode gerar erros. Procure atendimento médico. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Heloisa Guimas8/6/17 10:16

    Olá! Eu plantei rosas e alguns espinhos me cortaram a pele e estou com as pontas dos dedos inchadas e coçando muito! O que posso fazer para melhorar.? Me ajudem,por favor!

    ResponderExcluir
  106. Heloisa: não há como opinar sem examinar a lesão. Procure atendimento médico pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite
    Hoje fui colher acerolas, após a colheita fiquei com o braço coçando como de contume, mas desta vez apareceu no meu braço urticárias, só na parte do cotovelo até as mãos. Parte que tive contato com o pé de acerola, apenas no braço direito, o qual usei para retirar as acerolas. Esta reação pode acontecer devido ao contato com o pé de acerola?

    ResponderExcluir
  108. Tatiana Bom dia. Pode ser, mas seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) Recomendo que seja feita uma avaliação com alergista, pessoalmente para que possa ser examinada. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Todos os anos vou parar no hospital 3 ou 4 vezes com alergia de aroeira. Meus olhos chegam a fechar de tão forte a alergia. Corto tudo oque vejo.. mas os passarinhos comem afruta edescrevam as sementes por todos os lados.. nasce mais que inço..kkk

    ResponderExcluir
  110. Boa noite. A árvore chamada de aroeira-brava ou aroeira-branca, pode provocar dermatites eczematosas em pessoas sensibilizadas às partículas dispersas no ar liberadas pela árvore. Recomendo que procure um(a) alergista para orientar medidas de proteção e evitar o problema. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Virgínia Bom dia As reações a aroeiras podem ser bem intensas, nas pessoas sensíveis. O tratamento adequado e o afastamento do contato são essenciais caso o diagnóstico se confirme. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. olá gostaria de saber se a aroeira brava seca causa alergias ? obrigada !
    /

    ResponderExcluir
  113. Sim. Aroeira pode ser causa de alergia. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Olá eu sou jardineiro e apodei uma árvore de bugre conhecido como bugreiro e estou com uns groseirao pelo corpo todo até no pescoço e coça muito a ele passou até pra minha esposa eu fui no médico e ele me receitou cimecort e uns comprimidos de alergia mas até agora não tive resultados já faz 4 dias se vocês puderem me receitar algo agradeço obrigado ...

    ResponderExcluir
  115. Bom dia. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido receitar através da internet sem examinar o paciente. Aconselho que procure atendimento pessoalmente Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Oi estou com muitas bolinhas pelo corpo pequenas fui na cachoeira e no dia seguinte por volta das 13:30 da tarde começaram aparecer bolinhas pelo meu corpo somente na parte de cima a noite elas desaparecem um pouco mas durante atarde são muitas e coçam demais moro no centro da cidade, algumas pessoas falam para que eu encontre um pé de aroeira e bata nele até que caíam as folhas e o pé seque ou faça uma ferida nela para que seque aquele lugar assim as bolinhas secaram e sumiram o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  117. Os dados enviados em seu relato não são suficientes para que eu possa fazer um diagnóstico. O ideal é que você seja examinada pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. Bugreiro(bugre) quando pegamos passa de uma pessoa para outra?

    ResponderExcluir
  119. Dani As reações alérgicas (imunológicas) não são contagiosas. Gratos por sua participação em nosso Blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno