Pular para o conteúdo principal

Tosse em idosos



A tosse é uma queixa comum e pode ser um problema no caso dos idosos. Em primeiro lugar, por ser incômoda e interferir na qualidade de vida, do sono e do repouso noturno, em especial no caso de idosos. Além disso, em grande parte dos casos, inicia-se a busca de alívio com xaropes caseiros, antitussígenos e expectorantes, que vem se somar aos medicamentos que o idoso já utiliza.  Contudo, é essencial buscar a causa da tosse, pois pode ser o sinal de diversas doenças, desde resfriados simples até situações mais sérias. 


Principais causas de tosse no idoso

- A causa mais comum é o tabagismo. Idosos fumantes, mesmo aqueles que abandonaram o vício do cigarro podem apresentar tosse produtiva recorrente. É importante ressaltar a ocorrência em idosos que foram tabagistas passivos, ou seja, em pessoas que conviveram longo tempo com tabagistas, seja na família como em ambientes de trabalho. 

- Viroses respiratórias, gripes e resfriados podem causar tosse seca e irritativa. O reconhecimento é fácil, pois se acompanha de sintomas clássicos como: mal estar, coriza e congestão nasal. A febre pode ou não estar presente. 

- A tosse pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, como por exemplo,
naqueles pacientes em uso de inibidores da ECA para controle da hipertensão arterial, mesmo em pessoas que nunca tiveram qualquer manifestação alérgica. A tosse não é produtiva e se acompanha de sensação de coceira na garganta, ocorrendo em cerca de 10% dos usuários da medicação. Surge mais comumente em mulheres e não guarda relação com a dose nem com o tempo de uso do remédio: em algumas pessoas, pode ocorrer meses ou mesmo após anos de uso. 

- Na asma, a tosse tende a ser seca, persistente, com piora noturna, após esforços físicos, riso ou quando o paciente fala em demasia, cedendo com uso de broncodilatadores. Em alguns casos especiais, a doença se manifesta apenas por tosse, sem sinal de cansaço ou chiados aparentes e a ausculta pulmonar pode estar normal. Por outro lado, a tosse pode evidenciar uma crise leve, precedendo a dispnéia e os chiados. A tosse é, portanto uma acompanhante natural da maioria das crises de asma. 

- A rinite e a sinusite podem provocar uma secreção que escorre por trás das narinas, ocasionando uma tosse em geral seca, com piora noturna. 

- Refluxo gastroesofágico: neste caso, a tosse em geral surge no meio da noite, intensa e seca, podendo se acompanhar de sensação de engasgo, sufocação, azia, dor no peito, com ou sem vômitos. Em contrapartida, a tosse crônica de qualquer etiologia poderá precipitar o refluxo. Recomenda-se investigar a possibilidade de refluxo em qualquer paciente idoso com tosse de difícil controle, mesmo que outro diagnóstico já tenha sido comprovado. A tosse causada pela doença do refluxo pode se acompanhar de sintomas laríngeos como rouquidão e dor de garganta. 

- Fatores emocionais: manifestam-se por tosse improdutiva, persistente, ora ruidosa, ora assemelhando-se a um pigarro, que cessa com o paciente adormecido. 

Vale ressaltar que a ocorrência de tosse de duração arrastada em idosos pode ser sinal de
alarme para a busca de doenças variadas, como doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças pulmonares, por exemplo: pneumonia, tuberculose, entre outras. A pneumonia no idoso pode se manifestar com prostração, desânimo, queda do apetite e sem febre. Cabe ao médico a pesquisa adequada para cada caso. 

O tratamento da tosse no paciente em idade avançada deve ser individualizado. É preciso analisar cada pessoa, realizando uma anamnese minuciosa, cujos dados serão avaliados em conjunto ao exame físico e se necessário, com exames complementares. O tratamento deve visar à detecção da causa, já que os remédios têm efeito limitado. Xaropes podem melhorar a tosse, mas não resolverão se a causa não for detectada e controlada. Por isso, a orientação médica é fundamental no combate à tosse. Medicações caseiras podem atrasar o diagnóstico preciso e a solução do problema.
Fonte dos desenhos: Gartic

Comentários

  1. Tenho 21 anos e fui diagnosticada com asma há 8 anos.
    A tosse seca sempre surge a noite, a única forma de aliviar é tomando xarope (cloridato de clobutinol), mas ao tomar o xarope e também inalar o Fluir eu sinto alguns tremores.
    Quando fui diagnosticada a médica só me receitou o Fluir. Em 2011 e 2012 consultei pneumologistas diferentes e ambos me receitaram Oximax para uso continuo e Fluir em caso de crises. Mas por descuido eu não mantive o tratamento com o Oximax, inalei somente por uns 2 meses de cada ano.
    Há 3 semanas estou com tosse seca e mal consigo dormir,aí tomo o xarope e inalo Fluir, mas às vezes acordo com o coração disparado e sem ar. Hoje voltei a tomar Oximax.
    Gostaria de saber se o uso frequente do xarope pode causar algum problema para o coração. E quando só o Fluir não for eficiente o quê fazer?
    Também tenho muita facilidade de me engasgar com a saliva e ao tossir para desengasgar esta tosse fica continua provocando a crise asmática.

    ResponderExcluir
  2. O seu relato sugere que seu tratamento não está adequado. A tosse é um sintoma significativo para julgar o controle da doença. O uso do xarope (clobutinol) é controvertido já que apenas tem efeito antitussígeno. Fluir é um broncodilatador de ação longa, devendo ser utilizado sempre em conjunto com os medicamentos controladores, ou seja, com corticóides inalados (exemplo Oximax). O uso isolado não é adequado e aumenta a possibilidade de efeitos colaterais indesejáveis. Vale lembrar que o tratamento da asma deve ser feito todos os dias e não só nas crises. Aconselho que retorne ao médico especialista que trata de sua asma, relate o ocorrido e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe tem 89 anos e tem refluxo, além de ser cardiopata e com um acentuado prolapso na válvula mitral. O único e incômodo sintoma do refluxo é a tosse intensa, crônica, a ponto de não deixá-la dormir. Há períodos no decorrer do ano que torna-se menos intensa. Por um tempo melhorou significativamente com Pariet. Agora, na crise, busca um tratamento alternativo. É possível? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  5. Eu estou em meio uma crise de asma medico que me atendeu no pronto socorro me deu fluir de 8 em 8 horas por 2 dias prelone dose ataque 60mg por 3 dias e ir reduzindo eu ja usava duovent n mais medico disse que fluir eh mais moderno e so devo usar o duovent se crise piorar 3 jatos esse fluir eh moderno eu axo que me da tosse irrita a garganta por isso sempre prefiro os spray mais esse so tem po seco

    ResponderExcluir
  6. O medicamento fluir é um tipo de broncodilatador indicado quando associado a um corticóide inalatório para tratamento intercrise. O medicamento duovent esta indicado nas crises de asma. Estas indicações estão descritas nas bulas de ambos os medicamentos.
    Converse com seu médico.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Eu nao sei onde pus a receita do meu antialérgico desalex sei que era de 12h em 12 mais nao sei a dosagem tenho 62kg 30 anos alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  8. Mr1dias: A posologia de Desalex em adultos é: um comprimido revestido de 5 mg uma vez por dia, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Qual especialidade médico e mais indicado para levar meu pai ele tem 72 anos em está com tosse a três semanas, ja levei no posto de saúde mas não resolveu.

    ResponderExcluir
  10. O primeiro passo é levar seu pai ao clínico geral ou geriatra, onde poderão ser pesquisadas as principais causas de tosse no idoso. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. tosse prolongada que não resolve com xarope

    ResponderExcluir
  12. Xaropes não resolvem quando a causa da tosse não é detectada e tratada. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral RJ, avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Se você mora em outra cidade, procure no setor "Público" do site da ASBAI (www.asbai.org.br) e localize os médicos especialistas em Alergia em sua cidade. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/5/17 22:33

    Minha vo tem 84 anos, com uma tose seca , o que é bom para acabar com essa tose ?

    ResponderExcluir
  14. O melhor meio de acabar uma tosse é detectar a causa. Xaropes não resolvem se a causa não for combatida. Aconselho que sua avó seja avaliada por um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia em pessoas idosas". Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Meu pai tem uma tosse já tomou doversose xarope e nada. Ele tem 79 anos

    ResponderExcluir
  16. Xarope é uma maneira genérica de se chamar um medicamento. Mas, para tratar a tosse é essencial detectar a causa e combatê-la. Recomendo que leve seu pai a um(a) alergista para que seja diagnosticado o tipo de tosse que apresenta.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia em pessoas idosas". Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/3/18 16:23

    Minha mãe tem 83 anos, nunca teve tosse seca, começou a tomar belisato de aloidipino pra tossir ,tosse seca , diz q coça a garganta, está parecendo alergia ao medicamento , o xarope mel agrião resolve para acalmar a tosse seca?

    ResponderExcluir
  18. Adriana Bom dia Xaropes apenas aliviam a tosse. Para resolver, é preciso detectar e controlar a causa da tosse. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Minha mãe tem 66 anos e há uma semana está tossindo persistente e seca todas as noites. Estou dando mel alivia, mas volta. Ela é cardiopata, já fez dois cateterismos. Essa tosse terá alguma relação com doença cardíaca?

    ResponderExcluir
  20. Tatiana: a tosse em idosos é um sintoma , ou seja, é um sinal de que algo não está bem. Por isso, xaropes não resolvem se a causa da tosse não for pesquisada e controlada. No caso de sua mãe, para afirmar se a tosse está ou não relacionada com sua cardiopatia, é essencial examiná-la. Avaliar pela internet pode gerar erro, Recomendo que entre em contato com o (a) médico que trata dela. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite..meu pai tem parkinson e está com uma tosse terrível q parece ser tosse alergica ..alguém conhece algum remedio natural q possa melhorar ..sabem se isso e normal da doenca? Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Camila: a tosse é sempre um sintoma. Por isso, em especial num idoso, é preciso detectar a causa para tratar a tosse. Aconselho que procure atendimento médico para seu pai. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno