Pular para o conteúdo principal

Criança e esmaltes de unhas

A moda de pintar as unhas chegou até as crianças. A tentação é grande: cores e marcas variadas, florzinhas, estrelinhas... Cada vez mais cedo as meninas querem usar esmaltes. Mas, será válido? É seguro? 
Reproduzirei aqui algumas perguntas que foram enviadas para o e-mail do blog da Alergia: 


“Por que não pode? Minha filha não tem alergia a esmalte. Ela nunca teve nada.”
O problema é que a alergia surge de repente, em qualquer momento da vida, mesmo depois de muito tempo usando o esmalte. Crianças têm a pele mais sensível e fina, podendo se sensibilizar aos esmaltes. O sistema imunológico é imaturo na infância. A chance de ter uma alergia de contato é maior quanto mais cedo elas são expostas às substâncias (alérgenos).
E, a alergia pode não surgir na infância, mas sim bem depois, com o passar do tempo. Leia o depoimento da Paula: Minha mãe adorava pintar minhas unhas quando eu era pequena! Desde que me entendo como gente tinha as unhas pintadas com esmaltes de todas as cores possíveis. Hoje tenho 30 e uma baita alergia de contato e não posso mais usar os esmaltes “normais” porque tive muita exposição aos componentes alergênicos e acabei desenvolvendo uma alergia super séria. Descobri com 17 anos a alergia e na época não havia esmaltes hipoalergênicos acessíveis no mercado. Por isso, hoje, sou super a favor da vaidade infantil, mas acho que também precisa ter preocupação com a saúde


E se antes eu fizer um teste? 
O teste de contato é válido para avaliar a alergia que já se instalou, mas não adianta para prever se uma criança poderá ou não ter alergia a esmaltes no futuro. 


Como posso saber se é uma alergia ao esmalte? Quais são os sintomas? 
Os sintomas mais comuns são: coceira e vermelhidão em olhos, pescoço e face. Eczema e descamação nas pálpebras, dedos coçando em volta da cutícula e pele irritada, configurando uma dermatite de contato.  

Quem tem alergia pode usar base? E removedores? 
O alergista identificará as substâncias às quais a criança é alérgica para poder orientar. As bases possuem substâncias similares aos esmaltes e podem agravar a alergia. 


Existe vacina ou tratamento para alergia ao esmalte? 
Não há um tratamento definitivo. È indicado parar de usar o esmalte. Algumas pessoas aceitam bem o uso dos esmaltes chamados hipoalergênicos. 

Os esmaltes antialérgicos não causam alergia? 
Esmaltes hipoalergênicos contem em sua fórmula produtos mais naturais e por isso são bem tolerados. Mas algumas pessoas mais sensíveis podem ter reação alérgica mesmo a estes produtos. 


E, como devo fazer? Minha filha faz questão de pintar as unhas.
Você pode conversar com ela, dependendo da idade. Diálogo e bom senso sempre ajudam. Ensine o cuidado com as unhas, mas reservando o uso de esmalte para ocasiões especiais. Evite que pinte todos os dias. Prefira que use fórmulas hipoalergênicas ou esmaltes de linhas especiais infantis, elaborados de acordo com as características da pele da criança. Verifique se o produto tem o registro da Anvisa. 


Estas são as recomendações do Manual de Cosméticos Infantis da Anvisa
Esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos. Os esmaltes também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental por parte das crianças, e cada tonalidade deve ser testada a fim de se avaliar o seu potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. O rótulo deve possuir orientações e advertências de uso.


Dicas para cuidar das unhas das crianças 

- Limpar as unhas. Habituar a criança a lavar as mãos durante o dia. 
- Cortar as unhas retas. 
- Usar hidratante.
- Verificar se a criança rói as unhas ou a pele em volta das unhas. 
- Crianças maiores e adolescentes que frequentam manicure devem levar seu material 
- Não retirar cutículas, pois fazem parte da defesa natural contra infecções. 

Comentários

  1. Olá, blogueiro (a).
    O Ministério da Saúde lançou a campanha “Médicos Perto de Você” com o objetivo de estimular médicos residentes a trabalharem no interior do país, pois assim vamos melhorar a qualidade de vida de todo o Brasil sem distinção de região. Você não acha?
    Faça parte você também dessa campanha. Precisamos incentivar os novos médicos nessa caminhada.
    Saiba mais sobre o assunto através do site: www.medicospertodevoce.com.br. Lá, você poderá conferir depoimentos de médicos que construíram carreira sólida no interior do país e muito mais.
    Caso tenha interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado,
    Ministério da Saúde
    Faça contato conosco!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho 16 anos, e adoro pintar as unhas, é uma paixão minha desde que parei de roer as unhas, 1 ano atrás. Vendo isso, minha vizinha de 3 aninhos(uma fofa)começou a querer que eu pintasse a unha dela também. No início eu usava o esmalte hipoalergênico da Revlon, mas depois que descobri esses esmaltes infantis, a base de água, achei melhor testar. Comprei o Impala Kids e achei muito bom, ela adorou, e assim é melhor para a saúde dela. Aconselho vocês a testarem, paguei R$6,20 num vidrinho com 6mL(o esmalte normal da Impala tem 8mL), não é barato, mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Todo cuidado é pouco com crianças. O ideal mesmo é que uma criança de 3 anos não pinte as unhas regularmente pois é imprevisível se terá alergia, mas as chances aumentam ao contato repetido com o esmalte. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/4/13 22:29

    agora entendi,eu queria tanto usar estas coisas mas agora que eu entendo,só quando eu crescer eu vo usar essas coisas porque eu quero ficar bonita e sem alergias e eu tenho 09 anos

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por enviar seu comentário ao nosso blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno