Pular para o conteúdo principal

Orientações para diminuir a coceira e irritação da pele

Cuidados com o banho
Embora o banho possa gerar um desconforto nos casos de dermatite moderada ou grave ele é fundamental para a hidratação da pele, remoção de toxinas e restos de descamação.
Entretanto alguns cuidados devem ser tomados:
- O banho deve ser rápido (durar no máximo 10 minutos)
- Se possível pode ser de banheira, pois o jato do chuveiro pode agredir a pele e tornar o processo desconfortável
- Use pouco sabonete, pois mesmo sabonetes com pouca alergenicidade podem agredir a pele
- Nunca use bucha ou esponjas!
- Seque-se sem esfregar a toalha
- Aplique rapidamente o emoliente (o nome mais correto do hidratante). Alguns pesquisadores afirmam que este processo deve ser realizado em até 3 minutos após a secagem. Estes produtos têm, na verdade, uma fina camada de gordura que impede a perda de água da pele.

Cuidados com o vestuário
- Vista-se com roupas leves, lavadas sem amaciantes e sem sabões que deixem resíduos
- Evite roupas sintéticas, justas ou que facilitem a sudorese
- Evite roupas novas muito coloridas, lave-as antes de usar

Fonte: Barreira cutânea

Comentários

  1. Parabéns à equipe. É uma marca merecida, pelo cuidado com que desenvolvem o blog, e pela grande ajuda que proporcionam a todos que acessam o endereço.
    Que continuem assim.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, querida Aninha. Que venham muitos e muitos milhões!

    ResponderExcluir
  3. interesante!!!gostaria de saber se tem algum tratamento totalmente natural?!

    ResponderExcluir
  4. Depende da causa da coceira. Na verdade, a base para tratar uma alergia na pele é detectar a causa e buscar controlá-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...Eu tenho todos os problemas citados acima, roupa nova, sintética, apertada, etc...
    que além da coceira eu fico numa irritabilidade incrível, como se chama este desconforto dermatológico, e qual o tratamento.
    Grato Devair
    São José do Rio Preto SP

    ResponderExcluir
  6. Devair: é possível que seja uma forma de dermografismo, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergistapara confirmar e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma filha de 4 anos. Ela é diagnosticada alergia a corantes artificiais e tem rinite alérgica a poeira domestica.hoje ela ingeriu muito corante e começou a tossir. Tem alguma coisa a ver?

    ResponderExcluir
  8. Marcelle: é possível que a tosse seja causada pela rinite alérgica, mas não há como afirmar sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que faça contato com seu alergista. Escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,
    Fui paciênte do dr. Joao Filho e fui dianosticada com urticaria emocional e receitada a tomar Rupafin aconteçe que estou morando na europa e aqui nao existe a formula e passei a usar Cetalerg que alivia os sintomas mas se paro de tomar os sintomas voltam!
    Estou gravida e hoje descobri que posso encomendar a formula na Alemanha.
    Mas o que eu realmente gostaria é de ser curada, existe algo que eu possa fazer? Ou algum tipo de terapia uma vez que essa doença é emocional? Desde ja agradeço!

    Vanessa Fernandes

    ResponderExcluir
  10. Vanessa: peço sua compreensão, mas não tenho condições para afirmar se sua alergia tem cura ou para indicar terapia sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente.Cada pessoa tem uma maneira própria de reagir às doenças e, da mesma forma, cada pessoa reage diferente aos tratamentos. Por isso, é muito importante conhecer o histórico clínico, condições de saúde, comorbidades associadas, etc. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Existe algum anti-alergico que nao retem liquidos ou que nao engorda?? Qual a eficacia do exercicio fisico pra uma pessoa alergica?

    ResponderExcluir
  12. Os antialérgicos (antihistamínicos) modernos, chamados de “segunda geração” ou de “nova geração” não causam sonolencia nem aumento do peso. Publicamos um texto sobre o tema: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/08/antialergicos-ou-ant-histaminicos.html
    O exercício físico é benéfico aos alérgicos, mas antes deve ser avaliacdo pelo médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. oi estou presisando de ajuda ,tenho 15 anos e me chamo kayo ,começo a auguns meses aquela coserinha que encomodava depois começou a piora aonde eu coçar com as unhas ficar marcas que parecem cicatrizes a pele fica iritada vcs podem me ajudar porfavo

    ResponderExcluir
  14. Kayo: coceiras na pele podem ter causas variadas e nem sempre são alérgicas. O primeiro passo para orientar, é pesquisar e definir a(s) causa(s) da coceira. Infelizmente, não é possível fazer esta pesquisa pela internet, sem examinar sua pele e sem conhecer seus dados clínicos de forma rigorosa. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Um abraço e obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/4/13 11:31

    oi preciso de ajuda meu pai foi cortar uma arvore e não sei oque aconteceu ele esta com uma coceira intensa .já tomou antialérgico
    e a coceira não parou consultou com
    dermatologista

    ResponderExcluir
  16. As reações causadas por plantas nem sempre são alérgicas, sendo frequentes as reações irritantes cutâneas. É essencial examinar para poder orientar tratamento. Aconselho que seu pai procure um alergista para orientar seu tratamento. Gratos pela sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Ja tem mais ou menos uma semana que minha pele começou a irritar o que pode ser? É O banho ou outra coisa tipo sabonete ou bucha, quando vou dormir encomoda.

    ResponderExcluir
  18. Peço sua compreensão, mas não é possível afirmar o que está causando seus sintomas pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Oi me chamo alexandra fiquei doente eo medico me receito ibopril
    Tomei mas deu reacao alergica estou com urticalhas nas pernas e bracos cobriu td parte doi como queimadura e coceira intensa to tomando anti alergico
    Oq faser pra aliviar a coceira e dor me ajude mei gmail gatablindada@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Alexandra: sinto muito, mas não é possível prescrever ou indicar nomes de medicamentos pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite me chamo Marcio..muuita cooceira nao região da barba

    ResponderExcluir
  22. Márcio: o seu relato não é suficiente para que possamos definir a causa do seu problema, Nem sempre uma coceira e causada por alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Ola bom dia, me chamo Samara, e tenho uma alergia que sempre aparece quanda estar calor, Cossa bastante nas dobras do braço e da perna por trás do joelho, fica muito vermelho e com bolhas, e exatamente hj apareceu ao redor dos olhos, gostaria de saber o que poderia estar fazendo para diminuir essa alergia. Obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  24. Samara: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/3/16 22:54

    Boa noite! Gostaria de saber se alguma irregularidade no sangue pode ser fator pra uma alergia, fui diagnosticada com dermatite de contato, mas está horrível agora, pelas pernas, face, axilas, barriga, braços, enfim, o que a princípio foi uma coceira no pulso, agora está tirando meu sono! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  26. Não há um exame de sangue específico ara diagnóstico da alergia de contato. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno