Pular para o conteúdo principal

Tosse

A tosse é um reflexo do organismo para retirar corpos estranhos, impurezas do ar e secreções das vias respiratórias. No momento da tosse, há uma inspiração profunda, seguida do fechamento da glote e de uma expiração forçada. O diafragma se contrai, criando uma pressão positiva, expulsando o ar. A glote então se abre, culminando com a saída ruidosa e súbita do ar pela boca.

É importante saber que existem estruturas, verdadeiros sensores de tosse, localizadas em pontos variados do organismo, não apenas na árvore brônquica. Por exemplo, temos sensores de tosse nos seios da face, ouvidos, laringe, esôfago, estômago, coração. Estas estruturas são sensíveis ao reflexo e estão conectadas ao cérebro, que é o grande coordenador da tosse: emitem um aviso, o cérebro responde e envia a ordem para desencadear o sintoma. A tosse, portanto, é um reflexo que depende parcialmente de nossa vontade - mas em algumas situações não há como evitá-la.

Concluindo:

1) Todo ser humano tosse. Parece simples, mas não o é. O mecanismo da tosse é complexo e envolve muitas estruturas no organismo.

2) Tosse não é uma doença. É um sintoma.Por isso, o tratamento deve ser acompanhado pelo médico. Xaropes não resolverão se a causa não for detectada e tratada.

3) Nem toda tosse é igual: pode ser seca ou com secreção (gosma ou catarro). Em alguns casos pode se acompanhar de escarro com sangue. Algumas vezes, pode piorar à noite ou quando se faz uma atividade física. Em algumas pessoas, a tosse surge quando ri ou fala muito. Outras tossem quando submetidas a situações de estresse. Por isso, o xarope que "deu certo" em uma pessoa pode não funcionar em outra.

Algumas causas de tosse:
- Resfriados e gripes
- Viroses respiratórias
- Tabagismo
- Asma, Rinite, Sinusite
- Fatores irritantes (cheiros, fumaças, mudanças de tempo, etc.)
- Tabagismo
- Efeito colateral de alguns remédios
- Refluxo gastro-esofágico
- Doenças pulmonares obstrutivas crônicas
- Fatores psicogênicos

 Dicas para combater a tosse

- Beber bastante água.


- Mel é um recurso caseiro que pode ajudar, em especial nos casos de gripes e resfriados, pois protege os receptores que desencadeiam a tosse.

- O uso de remédios deve ser orientado por médico, pois varia em cada pessoa, na dependência da causa da tosse. Nem sempre um xarope será a solução. Por exemplo, uma pessoa que tem asma poderá obter melhora se usar um broncodilatador. Já no caso da rinite, a lavagem nasal com solução salina e um antialérgico podem aliviar a tosse.

- Gripes e resfriados têm uma evolução própria, melhorando em geral no decorrer de 4 a 5 dias. A ingestão de líquidos, dieta equilibrada, repouso e uso de antitérmicos em geral são suficientes para a cura do processo, sem que haja necessidade de xarope para tosse.

- O tabagismo é uma causa comum de tosse, tanto no fumante como nas pessoas que convivem com ele. A inalação da fumaça do cigarro piora a asma e a rinite, mas pode provocar tosse mesmo em pessoas saudáveis

- Não se recomenda o uso de remédios para gripe e tosse sem orientação do médico, pois têm riscos, em especial nas crianças e nos idosos. Os princípios ativos presentes nos xaropes de tosse e nos descongestionantes podem provocar efeitos colaterais desconfortáveis, como: alteração do ritmo cardíaco (taquicardia), no sistema nervoso central, (sonolência, irritabilidade) e intoxicações.

- Atenção especial deve ser dada ao ambiente da casa e às condições do dormitório, pois a alergia aos ácaros pode ocasionar sintomas respiratórios e tosse.

- Se a tosse é persistente, o ideal é procurar um médico especialista para orientar o tratamento mais adequado. 

Comentários

  1. Anônimo9/2/11 11:27

    Que alegria em achar um site como esse! Só mesmo quem "fuça" na internet tem acesso a essa maravilhosa equipe. A começar pelo Dr Rios (pai) de quem somos pacientes ha 30 anos, eu e meus filhos. O mais velho tinha 5 anos na epoca e eu, inexperiente e desesperada com as alergias e pneumonias seguidas fui bater no seu consultorio. Ao me ver Dr Rios falou "que cara de tamanco molhado é essa?" e desse jeito, ali, nasceram o nosso afeto e confiança. O diagnostico sempre foi preciso e com o bom humor que é peculiar a pai e filho.. Quero deixar aqui o nosso agradecimento e dizer a todos que aqui entrarem: confiem, porque essa turma faz diferença!Beijos e felicidade a todos (desculpando a intimidade..)

    ResponderExcluir
  2. Estou tossindo a um mês ,no começo eu nem coseguia dormir, minha medica me passou uma bombinha de fumaroto de formoterol (Alenia),melhorei , e passei a dormir.So que sinto que ainda estou com problemas , pois sinto a minha garganta áspera,e nao posso rir , senão começo a tossir e fico sem ar.Por fvr me de uma ajuda,o raio x , não deu nada.O pior que a minha esposa tá com o mesmo sintomas , tem Duas semanas que ela nao consegue dormir , por causa da tosse .
    Desde ja obrigado !

    ResponderExcluir
  3. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para tratar a tosse é essencial pesquisar/combater a causa da tosse e para isso, é necessário a consulta médica tradicional. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  4. A tosse é uma contração espasmósdica, repentina e frequentemente repetitiva da cavidade torácica, resultando em uma violenta liberação de ar dos pulmões, e geralmente acompanhada por um som característico.A tosse é uma ação que o corpo toma para se livrar das substâncias que estão irritando as passagens de ar na faringe, laringe, traquéia ou pulmões.
    O importante aqui, além do significado e da fisiologia da tosse, é que tenhamos a capacidade de observar os sinais de quem está tossindo, seja um familiar ou paciente. O inicio da tosse, a progressão, o aspecto do muco caso haja expectoração, se junto à tosse a pessoa tiver febre, suor excessivo, queixas de dores pelo corpo, entre outras; à td isso devemos ficar atentos e sempre buscar auxilio médico, nunca se auto-medicar pois pode mascarar possíveis e provaveis doenças em evolução.
    Abço.
    Dr. Abraão Rosah.

    ResponderExcluir
  5. quando eu vou falar em tom um pouco mais alto, dá uma certa irritação na garganta e é inevitável não tossir. Ou mesmo quando passo uns minutos falar, assim de repente a garganta irrita.
    A tosse continuou, e piorou eu tossia, ficava até sem espaço para respirar.
    Eu não tenho febre, não sinto dores de cabeça, eu sou um fumador diario sera quem tem alguma coisa a ver .

    ResponderExcluir
  6. Helder: tabagismo é a causa mais comum de tosse. Contudo, não é possível emitir um parecer sobre a causa de sua tosse sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/6/15 10:16

    Somente após rir intensamente é normal o aparecimento da tosse contínua no momento.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não é possível definir a tosse baseado apenas nos poucos dados enviados. Avaliar pela internet tem limitações e pode gerar erro no diagnóstico e no tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  9. Eu quando dou uma gargalhada eu começo a tossir, e fico sem ar ás vezes, uma vez à noite comecei a tossir e fiquei sem ar, demorou pra ficar normal de novo, queria saber o que é isso, mas acho que deve ser algum sintoma do zika vírus, porque eu estava com zika enquanto estava com tosse.

    ResponderExcluir
  10. Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará seus dados clínicos, julgará os fatores envolvidos, examinará o paciente e, se for necessário, solicitará exames. Por isso, não há como afirmar se a tosse foi causada pela virose (zika) através de um aconselhamento na internet e sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. gente minha tossi, ja tem mais de 1 mes, so que a vontade de tossi so na hora de falar, ou quando vou contar, quando estou falado não torso. mais quando vou falar ou cantar, da uma coisa na garganta e da vontade de torssi, vou sou fumante. oque pode ser?

    ResponderExcluir
  12. Max: o fato de ser fumante torna suas vias respiratórias mais suscetíveis.Mas, espero qu compreenda que não é possível afirmar a causa de sua tosse sem examiná-lo. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Mas se só é possível avaliar o sintoma através de uma consulta médica, qual o sentido desse blog?

    ResponderExcluir
  14. Este blog não tem a intenção de substituir a consulta médica. O objetivo é difundir conhecimento sobre a Alergia. É ajudar os alérgicos e seus familiares, educando sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e tratamento. Ensinar que tratar não se resume a tomar remédios. Mas, avaliar sintomas, diagnosticar e tratar, só mesmo numa consulta tradicional e realizada pessoalmente. Para medicar, é essencial analisar de forma criteriosa a história clínica de cada pessoa e depois de examinar pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Já fazem alguns anos que tenho essa tosse maldita. Apenas quando falo, já que sou professor. Não tem secreção ou quaisquer outros sintomas. Poderia ter a ver com tensão, um minimo de nervosismo? Por favor, me deem alguma dica.

    ResponderExcluir
  16. Jayro Boa tarde A tensão, o estresse e fatores emocionais podem ser agravantes mas não a causa única de uma tosse. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Já venho há 3 meses assim... Ando desanimando quanto a isso... É os sintomas sao... Falta de ar ao tossir... Sei lá parece que ao tossir fecha a garganta, outro sintoma é pior nem posso rir e beber algo gelado e ainda come algo meio apimentado e já vem a tossi... Parece que tenho algo na garganta, sei que umas das coisa é pigarro... Estará estudando para receita federal, até parei , porque não aguento ... O desânimo bate , tossi vem e ainda nem durmo a noite , com medo de morrer kkkk , parece doentio mas não é , pf me indique algo sei la, um especialista nessa área ...

    ResponderExcluir
  18. Rafael Bom dia. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Selma, meu filho esta com treze anos, ate aos dois anos nao podia tomar leite que dava diarreia,tomou dois anos leite de soja, melhorou e passou a tomar leite normalmente,passou a ter muitas tosses e qdo ia ao medico so passavam anti alergicos, a tosse passava e logo voltava.Aos cinco anos um dos medicos que ele passou disse que é asma bronquica,fez diversos exames ao longo destes anos.Nassofribroscopia,exames de alergias,o que deu um indice elevado de alergia a pó,acaros,videodeglutograma,exame de refluxo(estes negativos)tuberculose(negativo).Este medico disse que precisava tratar a asma,isto somente com o exame de alergia que tinha na época ele ja passou os medicamentos,depois que pediu mais exames,passou o seretide 50/250,montelair e allegra o que fez uso por cinco anos porem durante cinco anos,seretide era um jato de manha e outro a noite, mas piorou veio a tosse ao rir e desde entao a anos esta assim,passei em outro especialista mudou o medicamente,passou Oximax 400mg,so piorou entao ele mudou para Vanair,Bamifix,montelair,o ultimo medicamento foi o Vanair, um jato de manha e outro a noite,durante nove meses fazendo este tratamento so piorou,vieram as faltas de ar que ele nao tinha ao praticar esportes e o cansaço por pequenos esforços.Cansei de anos vê-lo tomando tanto medicamento e só piorando e parei com o medicamento e hj estou usando medicamentos naturais e orando,orando,pedindo a Deus para encontrar uma soluçao,para que ele possa brincar e sorrir normalmente.Preciso de ajuda nao sei o que fazer,meu coraçao sangra ao ver o sofrimento dele,seja na escola ou no dia a dia,pois tem vergonha nao pode rir,se der risada vem aqueles ruidos altos de tosse de cachorro que nao acaba nunca, as vezes piora e faço inalaçao com berotec,o que melhora um pouco,mas ao rir continua,qualquer risadinha que de,vem junto o ruido de tosse de cachorro assustador.Sou de Sao Paulo,meu convenio é intermedica max 250, é simples mas é o que tenho no momento.Mas preciso de ajuda,será que podem me instruir me ajudar a encontrar mais uma opçao.Muito obrigada,desculpe o desabafo.

    ResponderExcluir
  20. Selma Boa tarde. Se o tratamento do seu filho está adequado e ele não melhorou, pode ser que existam fatores agravantes que impeçam sua melhora. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Ola boa tarde! eu sempre tusso muito apos uma risada boa, e quando vou cantar não acontece nada e quando eu tusso logo em seguida dou espirro seco. Eu gostaria de saber o que pode ser?

    ResponderExcluir
  22. Jair: Bom dia. A tosse não é uma doença, mas sim o sintoma de algum problema em seu organismo. As causas são variadas e para apontar o que está fazendo você tossir é essencial examiná-lo pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso more no Rio de Janeiro.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Quando eu falo mais alto ou canto alto na igreja me dá uma enritaçao na garganta e fico tossindo. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  24. Habbo: boa tarde. Várias causas podem estar envolvidas no aparecimento da tosse ao cantar ou falar alto, como por exemplo: alterações das cordas vocais, alergia respiratória não controlada, alterações da faringe, secreção pós nasal, entre outras. Recomendo que procure atendimento médico para esclarecer seu caso. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite amei o blog...parabéns
    Bom li qse tudo e a duvida de muitos a mesma q a minha ..no meu caso logo após passar um problema familiar muito intenso percebi q toda q dou risada começo a tossir muitoooo tusso bastante
    Fora isso tudo normal .oq sera ? Desde ja muito obg

    ResponderExcluir
  26. Cristina Bom dia Tossir não é normal. A tosse é um reflexo que precisa ser pesquisada para definir sua casa. Ao gargalhar, o aparelho respiratório se altera, surgindo contrações fortes e repetidas dos músculos torácicos, abdome e diafragma, resultando em uma inalação aumentada do ar, ressecando as vias aéreas, em uma expiração aumentada e numa respiração forçada. Tudo acontece de forma natural e normalmente passará despercebido. Mas em algumas pessoas, estas alterações podem provocar a tosse após riso. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Estou com uma tosse bastante irritante apenas quando estou rindo. Basta começar a rir que a tosse vem imediatamente, sempre acompanhada de uma gosma branca. Não é catarro, só uma baba branca. Que causa provável tem isso?

    ResponderExcluir
  28. Mônica Bom dia A tosse que surge acompanhando o riso indica um estado de sensibilidade dos brônquios, chamado de e pode indicar a suspeita de asma (ou bronquite alérgica). Aconselho que procure atendimento médico com especialista para que seja feito o diagnóstico correto da causa de sua tosse. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Quando fico rindo muito.chega uma hora que sai igual de cachorro ..o que pode ser

    ResponderExcluir
  30. Para diagnosticar a causa de uma tosse, é essencial conhecer os dados clínicos da pessoa, história anterios, doenças associadas, medicações que faz uso, entre antes. Além disso, é essencial examinar, auscultar, para poder confirmar a causa e indicar tratamento. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno