Pular para o conteúdo principal

Alergia a luvas – esclarecendo dúvidas

Sou alérgico ao látex e preciso utilizar luvas no trabalho: como devo fazer?

A alergia ao látex das luvas pode se manifestar de formas variadas:
1) dermatite de contato irritativa: resulta da ação direta da borracha sobre a pele, que se torna ressecada e irritada. Pode ser amplificada pelo uso de sabões, umidade e pelo talco das luvas.
2) dermatite de contato por mecanismo alérgico (imunológico) gerando eczema no local de contato com as luvas.
3) reação alérgica de sensibilidade às proteínas do látex, podendo ocorrer pelo contato com a pele ou pela inalação de partículas de proteína transportadas no ar pelo pó das luvas. Neste caso pode gerar sintomas variados e imediatos: na pele, respiratórios, oculares, ou mesmo um quadro anafilático.


É indicado que procure um alergista para analisar seu caso e indicar a conduta mais adequada. Existem muitos produtos que contém látex, além das luvas. Além disso, são descritas reações cruzadas com alimentos, principalmente frutas. Ou seja, cerca de 50% dos pacientes alérgicos ao produto, também o são a pelo menos uma fruta, como por exemplo: banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi ou mamão, já que o látex é um produto de origem vegetal e contém proteínas semelhantes às das frutas.


A seguir, listamos algumas alternativas que poderão ser usadas, dependendo do tipo e da gravidade de sua alergia:


- Luvas sem talco
- Luvas de látex de baixa proteína e baixo pó
- Luvas de vinil
- Luvas de nitrilo

O alergista orientará como se comportar no seu caso.

Comentários

  1. Descobri que sou alergica ao latex e a xilocaina , lidocaina. etc... quando fui doar meu rim..tenho reação cruzada com esses produtos.Ate hoje passo muito aperto por conta disso , minhas mãos estão sempre feridas, porque as vezes preciso usar luvas , e tambem os antibioticos me dão muitos problemas

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber de fato o que me faz mau, porque medicos ficam com medo de me tratar , principalmente dentista

    ResponderExcluir
  3. O parecer que solicita não pode ser feito através de um aconselhamento por e-mail. Para afirmar a causa de sua alergia, é essencial examinar pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica RJ.
    Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. quando vou fazer limpeza eu uso luva e minha mãos ficam vermelha ressecadas
    e latejam muito , depois de alguns dias começam a soltar a pele eu queria saber porque esta acontecendo isto
    muito obrigado !

    ResponderExcluir
  5. É possível que seja uma reação às luvas (de origem irritativa ou de causa alérgica) Para afirmar e emitir um parecer é ssencial examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Quando uso luvas multiuso, cirúrgicas ou luva de vinil, aparecem bolhas nas mãos, a pele fica vermelha e muita coceira. Retiro a luva lavo bem com sabão e preciso colocar pomada Fernegan, então depois de um tempo passa toda a alergia. Gostaria de saber se tenho alergia ao látex

    ResponderExcluir
  7. Olá Angela, boa noite. A alergia ao látex é uma patologia que geralmente acomete profissionais da área da saúde, pacientes com vários procedimentos cirúrgicos, e profissionais da própria manufatura das luvas e outros objetos feitos a partir do látex. Porém, as luvas de vinil não possuem látex. O diagnóstico depende de uma série de procedimentos que podem confirmar ou afastar a alergia. Sugiro que procure um(a) alergista para realizar a investigação. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. desde que comecei a trabalhar com luvas a 3 meses estou desenvolvendo alergias nas maos sera que pode ser o tipo de luva ou otalco que tem nelas

    ResponderExcluir
  9. Gláucia: o seu relato sugere que possa ser uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Usei um tipo de luvas de borracha e minhas mãos ficaram manchadas de vermelho . Essas manchas viraram bolhas e coçam muito. Agora ,após 25 dias (+ou-) estão coçando e e vermelha do novamente. Estou com muito medo pq em alguns lugares, as manchas estão escurecendo.

    ResponderExcluir
  11. Laurita: é possível que tenha ocorrido uma alergia baseado nos dados enviados em seu relato. Mas, não é possível opinar pela internet sem examinar suas mãos. Aconselho que procure uma consulta tradicional realizada pessoalmente, com alergista, em sua cidade. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Ola meu nome é descobri que sou alérgica a sulfato de níquel e ao latex tb,gostaria que me indique qual luva posso ta usando no dia dia e o que não contem níquel.

    ResponderExcluir
  13. Olá Barbara. Luvas, para você, terão de ser de Vinil. O níquel está presente em vários produtos, principalmente de estrutura metálica, tintas, solventes e objetos com a cor prateada. Até mesmo alguns objetos feitos em ouro podem conter partes com ligas de níquel. É necessário que você converse e receba orientações de seu(sua) médico(a). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  14. Cada vez que uso luvas com pó, coça e dá erupções vermelhas nas mãos. Se esfregar a mão no nariz e olhos, eles incham e coçam também. É o verdadeiro "pó de mico".Luvas para lavar louças com pó deveriam ser proibidas

    ResponderExcluir
  15. Janine: converse com o(a) alergista sobre opções de luvas mais adequadas para seu caso: vinil ou luvas de nitrila. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. No aniversário de um primo fui ajudar na decoração e enchi vários balões começou a me dar coceira no corpo todo principalmente no rosto senti minha garganta inchada fiquei com dificuldade pra respirar e sempre que vou em festas que tenham balão se eu ficar muito próximo senti um encomodo no meu corpo e começo a me coçar... Porém faço faculdade de odontologia então necessito usar luvas, porém essas luvas na minha não não me causam mal algum mais se eu levar a minha mão com as luvas ao meu rosto ai começa a coceira desesperadora sinto meu rosto arde é horrível.... porque esse contato contado direto com meu rosto causa tanto encomodo sendo que em outras partes do meu corpo como a mão que está em direto contato com a luva não sinto nada?.

    ResponderExcluir
  17. Uma alergia pode se instalar de forma progressiva. Não acontece no primeiro contato e sim com o passar do tempo. Por isso, aconselho que procure um Serviço de Alergia para que seja orientada de forma adequada e segura. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia.
    Já sei que sou alérgica ao látex e ao talco que contém nas mesmas.
    Vou começar a usar de vinil,porém minhas mãos estão muito secas.
    Vocês podem me indicar um creme ou pomada para amenizar o ressecamento.
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde.
    Mas uma dúvida: tenho alergia ao látex.
    Posso usar creme como luva de silicone?
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Cleide: existem diversos hidratantes hipoalergênicos. Cito alguns: Cetaphil, Fisiogel, Umidita, Neutrogena. podem ser usados após banho nas mãos e em todo o corpo. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia
    Sou fisioterapeuta trabalho com drenagem linfatica...sou alergica a caton cg e.metil parabenos..e ao latex tb...componente presente em quase todos cremes hidratante..
    Qual a melhor luva para meu caso que trabalho com massagem? Uma que na rasgue tanto e seja mais confortavel para paciente receber a massagem?
    Vc conhece algum creme mais barato que mao contenha esses componentes que eu possa fazer a massagem com ele?o que poderia colocar no meu pulso ja que o creme quando eatou com a luva nao toca na mao mas tova no pulso e este ja esta todo irritado????

    ResponderExcluir
  22. Bom dia. Peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação pela internet. Desconheço o tipo de creme que utiliza Para orientar com segurança é preciso conhecer sua história clínica, avaliar a intensidade do resultado do teste e examinar as lesões em sua pele. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  23. Olá eu tenho alergia a PARAFENILENODIAMINA E PPD MIX posso usar as luvas de nitrilo ou elas também são contra-indicadas?
    As luvas de vinil rasgam com muita facilidade o que impedem que sejam usadas em procedimentos odontológicos.Há alguma alternativa?

    ResponderExcluir
  24. Walquíria: luvas de nitrilo podem ser uma alternativa importante para as pessoas alérgicas. Contudo, desconheço seus dados clínicos e sugiro que fale com seu alergista que a examinou, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Olá..os médicos disseram que estou com dermatite de contato nas mãos, não sei se é só isso. Recomendaram usar luva,mas tenho alergia do latex.Estou usando uma que receitaram, de latex mas que é forrada.
    Mesmo assim estou tendo reações na pele. Antes era só no pulso e agora estão na parte de cima da mão e cada vez mais espalhando. Os médicos não passaram exames, apenas medicação tópica, e hidratante, mas não melhora.
    Preciso usar luva pra tudo atualmente: limpar casa,lavar roupa, louças e etc. Não sei mais o que fazer. Não uso esmaltes faz muito tempo, tenho receio de passar qualquer coisa nas mãos.
    Que luva eu poderia usar? O que poderia fazer? Pode ser consequência de estresse e ansiedade?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  26. Luvas de vinil ou luvas de nitrila podem ser opções para pessoas com alergia ao látex. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Olá, sou enfermeira e em caso de disidrose qual a melhor luva para trabalhar em hospital?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia. O fato de ter disidrose nas mãos, não implica que terá alergia a luvas. Na maioria das vezes trata-se de uma reação irritativa, em função das lesões cutâneas associadas à disidrose. Por isso, é essencial examinar você pessoalmente para orientar de forma adequada e segura. Aconselho que peça esta orientação ao médico que acompanha seu tratamento. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia!! Eu sou alérgica, demorei muito pra descobri. Entao minhas maos estao muito machucadas, ficam extremament ressecadas, racham, sangram e ficam com buracos enormes na palma da mao.Enfim, gostaria de saber se existe uma luva especifica. O dermatologista disse pra usar macumbo ou saro, porém existem vários tipos.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia. Para orientar sobre a sua alergia, é preciso definir o tipo que apresenta. A dermatite de contato pode ser alérgica ou não. Não há um tipo de luvas que seja adequado para qualquer tipo de dermatite de mãos. por isso, é essencial estabelecer o diagnóstico antes de indicar o tipo de luvas para você. Aconselho que procure um especialista em Alergia, para que receba uma orientação personalizada e adequada. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo7/3/18 11:25

    sempre fui ao dentista normal,mais ja umas 2 vezes que eu fui fiz uma obturaçao que necessitou usar anestesia,eu fiquei com o pescoço,boca e partes do meu braço todo vermelho e cheio de caroço,com o meu olho inchado,o meu medico falou que nao é por causa da anestesia e sim por causa da luva latex,mais nao tenho alergia ao preservativo?Tem outras opiçoes de luva para o dentista estar usando?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde. Existem opções de luvas sem látex. Contudo, o mais importante é definir a causa de sua alergia. Por isso, antes de mais nada, procure um(a) alergista para fazer o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno