Pular para o conteúdo principal

Associação Brasileira de Alergia (ASBAI) lutando pelos direitos dos alérgicos

Mudança de rotulagem de alimentos industrializados, medicamentos, cosméticos e produtos de uso pessoal

8/10/2009


Atendendo a solicitação do Juiz Federal da 2ª Vara de Sergipe, o Dr Fernando Escrivani Stefaniu, a Diretoria da ASBAI indicou o Dr José Carlos Perini como seu representante perito para auxílio na fundamentação técnico-científica de ação civil pública deflagrada naquele estado por paciente alérgico. O grupo inicialmente constituído teve além do Dr Perini, a contribuição dos Drs Jackeline Motta Franco e Mário Adriano dos Santos, ambos residentes em Sergipe e especialistas pela ASBAI.

Após a primeira audiência pública e de posse das informações técnicas fornecidas por esse grupo, identificou-se fatos de extrema relevância que motivaram, em concordância com o Ministério Público Federal e ANVISA, na ampliação desse grupo inicial de especialistas. Ainda sob a coordenação do Dr José Carlos Perini os onze membros trabalharam de forma intensa e contínua, elaboraram documentos que foram muito importantes para subsidiar a necessidade de mudança de rotulagem de embalagens de alimentos industrializados, produtos de uso pessoal, cosméticos e medicamentos haja vista a freqüência com que pacientes alérgicos são acometidos por reações necessariamente evitáveis.

A não concordância da ANVISA, mesmo por acordo, sobre as ponderações do Juiz Fernando Escrivani Stefaniu com relação às modificações solicitadas fez com que ele em respeito ao direito fundamental à vida, à saúde e à proteção ao consumidor a condenasse a exigir e fiscalizar a modificação dos rótulos dos alimentos industrializados apontando-se o alimento como ele é conhecido, por exemplo contém leite de vaca e não caseína.

Em continuidade a esse trabalho conjunto realizou-se em Aracaju, durante os dias 16 a 18 de setembro o Curso "Ativismo Judicial e Direito à Saúde: Contrapontos". Realizado sob os auspícios da Advocacia Geral da União-Escola de Advocacia Geral da União (AGU), ESMAFE e ASBAI o curso destinou-se a profissionais das áreas: jurídica, médica, gestores de saúde, membros e servidores da AGU e sociedade civil em geral, reuniu mais de 200 participantes.

Além da apresentação de juristas envolvidos com a área da saúde, especialistas pertencentes ao grupo de trabalho fizeram exposições sobre tópicos de extrema relevância e que fundamentaram tecnicamente a decisão do Juiz Fernando Escrivani Stefaniu. Após breve apresentação do problema "doenças alérgicas no Brasil" pelo Dr Dirceu Solé, presidente da ASBAI e dos motivos que culminaram com essa ação civil pública pela Dra Jackeline Franco Motta (em anexo) iniciaram-se as apresentações dos convidados: Dermatite de contato - Dr Marti A Antila (SP); Alergia Alimentar - Dra Jackeline Motta Franco (SE); Reações adversas a Drogas - Dra Inês C Camelo Nunes (SP); Anafilaxia - Dra Norma de Paula Rubini (RJ) e Rotulagem de alimentos, medicamentos e produtos de uso pessoal: prevenção de acidentes alérgicos - Dr José Carlos Perini (ES).

Cremos que esse é o primeiro passo que a ASBAI em associação com o Ministério Público Federal dá em direção aos direitos do cidadão, sobretudo se alérgico. Uma vez mais é importante ressaltar o empenho do Dr José Carlos Perini na condução desse grupo de trabalho, essencial para fundamentar a decisão do Juiz Fernando Escrivani Stefaniu.

Dirceu Solé
Presidente ASBAI
Visite o setor de atendimento ao público no site da ASBAI

Comentários

  1. Amei...vcs sao demais!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, em nome de toda a equipe! Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  3. Algumas pessoas tês problemas com ar condicionado. O problema é que ultimamente só se fala em colocar 100% da frota de ônibus com refrigeração. A mídia só entrevista pessoas favoráveis a essa imposição, eu e algumas pessoas mandamos cartas para alguns meios de comunicação e até para fa prefeitura. Que tal vocês enviarem cartas também, pedindo ônibus com ar condicionado sim, mas não toda a frota. Vamos nos unir asmáticos, etc e outros para que também entrem nessa campanha. Não somos contra o ar condicionado mas que respeitem nossas fragilidades.

    ResponderExcluir
  4. preciso faz um teste de alegia pelo sus mais nao sei aquem trocura,pois tenho dos sitoma de alegia e dematologista falou que e rosacea mais eu sei que nao e porque tomei um medicamento e fiquei com as poupilas inchada e pele vermenhada, me ajude me orienta que eu possa faz meu mail=soujaciaradejesus@hotmal.com, muito obrigado pela sua atençao. ass jaciara

    ResponderExcluir
  5. Jaci: enviamos um e-mail para o seu endereço mas retornou Por favor, escreva para nós: blogdalergia@gmail.com ou para alergiapgrj@yahoo.com.br para que possamos orientá-la adequadamente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Porque não se cria um simbolo que represente os alérgicos a medicamentos, como o símbolo dos diabéticos?

    ResponderExcluir
  7. Edson: a sua sugestão é muito interessante. Você pode escrever diretamente para a ASBAI (www.sbai.org.br) ou envie para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para a equipe ASBAI. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno