Pular para o conteúdo principal

Respiração e Asma

O ar é vital para a sobrevivência do ser humano e a respiração é uma das funções fundamentais para o organismo, tendo como função básica o transporte do oxigênio aos tecidos e eliminação do gás carbônico dos pulmões.

Lavoisier, um célebre cientista francês costumava dizer que a vida é uma combustão, pois para a maior parte dos organismos que vivem na terra, a chama da vida não queima sem oxigênio.

Pode-se dividir o aparelho respiratório para fins didáticos, em dois setores:
- O primeiro, formado pelas vias respiratórias altas (nariz, boca, faringe e traquéia) e pelos brônquios maiores e menores (chamados bronquíolos) que atuam como via de transporte para o ar. É também chamado de "árvore brônquica", em virtude da sua semelhança com os galhos de uma árvore.
- O segundo, formado pelos alvéolos e capilares (pequenos vasos sanguíneos), onde efetivamente ocorrem as trocas gasosas da respiração.

Para um trabalho respiratório eficiente, é necessário a participação harmoniosa de todo o aparelho respiratório, iniciando-se pelo nariz, onde o ar que entra pelas narinas é filtrado, aquecido e umedecido. As fossas nasais são revestidas internamente por um tipo de pele (epitélio) que contém cílios que retém sujeiras e germes existentes no ar. Em seguida, o ar passa pela faringe, ingressa na laringe e daí atinge a traquéia, que consiste num tubo que termina por bifurcar-se em dois tubos (para a direita e para a esquerda) que são os brônquios principais, Estes, por sua vez, ramificam-se inúmeras vezes originando os bronquíolos, que se tornam progressivamente menores até formarem os bronquíolos terminais, que terminam em "bolsinhas" chamadas alvéolos, que parecem com cachos de uvas. É nos alvéolos que se darão as trocas gasosas respiratórias.











Os alvéolos são intimamente ligados a pequenos vasos, chamados capilares que terminarão nas veias pulmonares que chegarão até o coração, levando sangue ricamente oxigenado. Por sua vez, o sangue que vem do coração é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio.







Na inspiração o ar é inalado e conduzido aos pulmões . Na expiração, o ar é exalado e sai do organismo. Para isso, é importante também a participação do músculo diafragma e da musculatura intercostal. Na inspiração, ocorre contração da musculatura respiratória: o diafragma se achata e desce. Os intercostais dirigem as costelas para cima e para frente, ocorrendo diminuição da pressão interna da caixa torácica e o ar então penetra, como se fosse sugado.

Na expiração, os músculos relaxam, o diafragma fica abaulado e sobe. Com isso, as costelas voltam à posição original, o volume da caixa torácica diminui, a pressão interna aumenta, forçando a saída do ar.


E na asma?
A asma se acompanha de uma inflamação crônica na camada interna do aparelho respiratório (mucosa), gerando também secreção (gosma) e inchação, dificultando todo o processo da respiração.

A inflamação continua mesmo quando a pessoa está bem e não sente nada, podendo ser provocada por diferentes estímulos externos (poeiras, pêlos de animais, fungos, cheiros fortes, fumaça de cigarro, alguns alimentos e alguns remédios, entre outros). Os brônquios inflamados se assemelham a um dedo após uma topada: ficam inchados e vermelhos. Isso resulta que o espaço interno se torne menor, diminuindo a passagem de ar e necessitando que se faça mais força para respirar a fim de vencer a resistência do estreitamento. Em consequência, surgem os sintomas da asma: falta de ar, cansaço, tosse, catarro, chiados no peito.

Comentários

  1. Tenho 16 anos e tenho alergia à: Dipirona, Paracetamol Benzetacil, Ibuprofeno, Profenid, Dolantina, Toragesic, Liverpax e Dolamin. Já sofri três choques anafiláticos e tenho que extrair um dente e estou com muito medo confesso. O que eu faço? Tomo anti alérgico antes de tomar a anestesia? Me responda doutor. Estou desesperada.

    ResponderExcluir
  2. Samyla: tomar antialérgico antes da extração dentária não é o procedimento correto. Você deve procurar um (a) médico(a) alergista para orientá-la, pois não é possível emitir um parecer pela internet, sem uma avaliação criteriosa.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Fiz cirurgia vesicula e hernia umbilical. Na entrevista c anestesista falei q passei mal no pos operatorio de plastica mama c raqui. Mesmo assim ele disse q Daria raqui e geral juntas . Apos cirurgia confusao mental vomito. Passada 4 h tive reacao pressao 6x4 e temperatura 34.me aqueceram e soro. Depois muita coceira . Quero saber e reacao a raqui ou a morfina . Por favor retornem me ajudaria muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Ana Márcia: nem toda reação durante um procedimento anestésico é causada por alergia. Contudo, o parecer que solicita não pode ser feito sem conhecer o relato cirúrgico e sem examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Sugiro que solicite ao anestesista que envie os dados cirúrgicos ao (à) alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho várias reações e algumas alergias a vários remédios tenho arritmia cardíaca e sopro além de tá ter desmaiado com anestesia dentária, no meu último procedimento anestesia foi usada que grávidas usam e mesmo assim eu fiquei toda mole meus braços como também estivessem anestesiados o corpo todo!
    A dentista se nega a me atender informando que sou forte candidata a ter uma parada cardíaca por causa da anestesia que tipo de exame devo fazer será que não posso usar anestésico algum? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Lyndaia: bom dia. O diagnóstico não se baseia em exames. O diagnóstico de alergia é clínico, ou seja, ao apresentar algum sintoma característico, procura-se através da história clínica a relação com algum desencadeante. Se houver um ou mais desencadeantes suspeitos, estes sim poderão ser investigados através de testes ou exames. Por isso é que é importante a consulta com um alergista, ele é o profissional mais adequadamente treinado para este tipo de investigação. Para saber se o seu médico possui título de especialista em alergia, consulte o site da ASBAI (www.asbai.org.br). Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/7/16 03:36

    Oii . Quando tinha 3 anos tive que fazer 3 pontos na cabeça por conta de um acidente e tive reação alérgica a anestesia. Dizem que fiquei inchada e vermelha ... Agora que eu estou grávida fico preocupada se tiver que ser cesária o meu parto . Eu não sei se e o mesmo tipo de anestesia usada ou sei lá ... Vcs sabem me dizer se tem algum risco pra mim ou pro bebê caso precise ser feita uma cesárea ? Obrigada . beijos

    ResponderExcluir
  8. Não é possível afirmar se haverá problemas no parto sem confirmar o tipo de alergia que você apresenta e sem saber qual a medicação que será usada no procedimento anestésico. Recomendo que procure um(a) alergista, mas é importante que seja feito pessoalmente Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Quem toma varios remedios controlados pra saude mental ...e tem alergia a dipirona pode usar rinosoro nasal???

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. A lavagem nasal com rinosoro pode ser usada par pessoas com alergia a dipirona com a orientação do seu médico. Por favor informe quais os medicamentos que faz uso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno