Pular para o conteúdo principal

Rinite Alérgica: seja dono do seu nariz!

Crises de espirros, nariz escorrendo, entupido e coçando, olhos lacrimejando, quem já não passou por isso? Mas, quando se escuta: "gripado novamente?" ou então: " voce vive gripado"- é hora de desconfiar que não é gripe mas sim uma rinite, que assemelha-se a um estado gripal, mas tem mecanismos e causas diferentes.

Rinite alérgica é uma doença frequente, que ocorre em qualquer idade, acometendo cerca de 20% da população. Não é uma queixa valorizada pelas pessoas, que são capazes de tolerar um incômodo nasal por longo tempo, porque acreditam (erradamente) que não seja um problema sério.

Sintomas principais da rinite alérgica

espirros repetidos, coriza ("nariz escorrendo"),

congestão (entupimento), coceira do nariz, olhos, ouvidos e garganta

Os sintomas surgem após a inalação da substância que provoca alergia (como poeira, mofo, etc.) Ocorrem como consequência de uma reação de defesa do organismo (imunológica). Anticorpos especiais - chamados IgE, que o alérgico fabrica em grande quantidade, reagem com o alérgeno (substancia que provoca alergia), provocando a liberação de substâncias químicas pelo mastócito (mediadores), provocando uma inflamação, que causa os sintomas.A repetição do processo alérgico leva a uma inflamação crônica que permanece mesmo quando a pessoa não está em crise.

Cada pessoa é uma pessoa diferente e é preciso investigar o que poderia estar causando os sintomas, seja na casa em que mora, na escola ou no trabalho. Até mesmo os hábitos, diversões, hobbies, devem ser pesquisados.

Complicações da rinite:

Se o problema persiste, por tempo prolongado - meses ou até anos, a mucosa nasal torna-se congestionada, as narinas entopem, obrigando a pessoa a respirar com a boca aberta (ou semi aberta): é a chamada "respiração bucal". de problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar Assim, começa a surgir desconforto na garganta - que pode variar desde um pigarro, ressecamento, até amigdalites ou faringites repetidas. Não raro, surge também queixa de voz anasalada . O ressecamento da boca provoca também aumento de cáries.Nas crianças, a respiração bucal prolongada pode levar também à diminuição do apetite, sono agitado (dormem mal, roncam à noite, babam no travesseiro. Pode também causar o aparecimento de alterações dentárias, como a dentição protusa ("dentuço"), e ainda rande problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar prejudicar a dinâmica respiratória e provocar o aparecimento de deformidades do tórax, mesmo quando a criança não tem asma.

Outras complicações: o grande problema é que a boca não substitui o trabalho do nariz e portanto não filtrar sinusites, inflamações do ouvido repetidas, aumento (hipertrofia) das adenóides, alterações do olfato, do paladar, da audição, dores de cabeça, falta de ar, tosse, febre, olheiras, conjuntivite e alterações oculares.

Rinite, sinusite e asma: uma rinite pode provocar piora ou provocação de asma. Em alguns casos a rinite provoca sinusite, que por sua vez, complica a asma. Uma situação comum é a pessoa que evolui com longos anos de rinite sem tratamento e passa a ter asma.

A rinite alérgica não provoca desconforto apenas pelos sintomas nasais, mas também acarreta um forte impacto sobre a qualidade de vida da pessoa. Assim, se não é uma doença grave, comparada com a asma, por exemplo, pode tornar-se uma doença muito trabalhosa, prejudicando a pessoa no trabalho, nas aulas, no descanso e até no convívio social, seja adulto ou criança.

Tratamento da rinite: Tratar a rinite não significa apenas dar alívio imediato aos sintomas mas sim trabalhar para que a pessoa volte ao seu estado normal, corrigindo as consequências da doença.

O primeiro passo é procurar estabelecer a causa da rinite e, se possível, afastá-la através de medidas de controle do ambiente, com recomendações especiais para a limpeza da casa e do quarto do alérgico . Este é o tratamento ideal e muitas vezes, suficiente. No entanto, como nem sempre é possível o afastamento total, como no caso da poeira domiciliar, procede-se o segundo passo que consiste na escolha dos medicamentos que serão utilizados para reduzir a inflamação e controlar os sintomas.

Finalmente, estabelece-se o terceiro passo, que é o uso de vacinas, também chamado de imunoterapia.

Comentários

  1. Olá..estou com coceira no nariz, ele está escorrendo, estou espirrando frequentemente, e o meu olho direito não pára de lacrimejar e coçar (mas só o olhoo direito, o esquerdo está normal). Nunca tive problemas de respiração, posso estar com rinite alérgica? Existe algum medicamento que alivie ou controle esta situação?
    Grata

    ResponderExcluir
  2. O seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao seu dipor na Policlínica. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/6/11 21:10

    olá.... nunca tive nenhum tipo de alergia, mas depois que fiz um exame de vista que foi dilatada minha pupila, fiquei com sintomas de rinite,: coça nariz, olhos, ouvido e garganta. se eu sorri bastante já começo a ficar rouca. não posso chegar perto de gatos, poeira, cigarros, etc.
    estou assim ja faz 2 anos minha ida é sempre estar espirrando. será que este exame de ista que eu fiz tem algo a ver, isto que nunca tie alergia alguma?
    aguardo resposta
    RAFAELA

    ResponderExcluir
  4. Rafaela: rinite alérgica é uma doença de origem genética e pode se iniciar em qualquer idade. O uso do colírio para realizar o exame oftalmológico não é uma causa de rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista.Agradecemos sua visita e colocamos nossa equipe ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/6/11 09:32

    Bom dia, espiro com muita frequencia varias vezes em seguida ate mas de 20 vezes, quando durmo no ar condicionado, ou vou para a o campo, piora mas ainda, fico com nariz entupido, os olhos ardendo e coçando os ouvidos seguidos de dor de cabeça e com se tivesse com febre, pode ser rinite, como posso tratar ou que medico posso procurar.

    Maria

    ResponderExcluir
  6. Maria: Pode ser que seja uma rinite mas não há como confirmar sem examinar. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. NEIDE:BOA TARDE! TENHO ESPIRROS FREQUENTES PELA MANHA, MEU NARIZ COÇA MUITO,TENHO A SENSAÇAO QUE ELE ESTA ARDENDO, TEM MOMENTOS QUE NAO SINTO CHEIRO DAS COISAS, E JA SOFRO DE URTICARIA A UM ANO E MEIO, GOSTARIA DE SABER SE ESTOU COM RINITE..

    ResponderExcluir
  8. Os sintomas que relata sugerem que possa ser uma rinite, mas para afirmar, é essencial examiná-lo pessoalmente. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  9. Estou a uns quatro anos com espirros frequentes,coceira no nariz e tomo profergan.alergia mata?

    ResponderExcluir
  10. Profergan é um antihistamínico (Prometazina) de antiga geração e portanto sujeito a efeitos colaterais como sonolência, sedação, aumento de apetite. Alivia os sintomas da rinite mas não trata nem controla a doença. A rinite alérgica não mata, mas maltrata! Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  11. Ola se puder me responda tenho muita coçeira nos olhos não paro de espirrar a garganta tb coça muito o ouvido coça o nariz sera q tenho riniti alergica

    ResponderExcluir
  12. Brina: os sintomas que relata sugere que seja uma rinite alérgica. Mas, para afirmar é preciso examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Oi poderia me ajudar
    Moro no japao e dificil já o idioma em japones
    Mas como poderei explicar melhor para o medico
    Todas as vezes que fico gripada tenho muita tosse
    Mas essa tosse vem de uma coceira que sinto na garganta
    E nao sei explicar parece ser entre a garganta e ouvido
    As vezes parece que tem algo enroscando na garganta
    Que acabo tossindo comeca a sair lagrimas perco o fôlego e nao consigo falar tambem
    Quando respiro me coca a garganta e ouvido
    Muito obriga descupe me pelos erros virgulas etc

    ResponderExcluir
  14. A rinite pode provocar a secreção pós nasal, ou seja, uma secreção que escorre por trás das narinas em direção à orofaringe. Esta secreção pode provocar os chamados centros específicos que se localizam nesta região e provocar tosse, em geral seca e com piora noturna. A tosse também pode ser sintoma de uma sinusite. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite alérgica e suas consequências, escreva para nosso e-mail: blogdalergioa@gmail.com. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/1/12 15:59

    eu tenho uma alergia mas nao posso tomar remedio porque passo mal o que posso fazer pra nao passar mal sem tomar remedio.e queri saber se eu fizer inalacao se melhora ou piora o meu caso.
    obrigado pela sua atençao♥♥♥
    silvana

    ResponderExcluir
  16. Silvana: os dados que envia são muito vagos. A resposta a um medicamento é diferente de pessoa para pessoa. Para poder orientar quais são os remédios mais adequados para seu caso, é fundamental examiná-la pessoalmente. Dependendo do tipo de alergia que apresenta, a vacina (imunoterapia) é uma opção importante pois controla a doença e diminui a necessidade de remédios. Estamos ao seu dispor na Policlínica,caso more no Rio. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Desde criança tenho alergia. Meu nariz coça, entope e escorre ao mesmo tempo, sem falar na crise de espirros que tenho. Há cinco anos faço uso do remédio Nasonex. Uso frequentemente quando estou ruim. Mais estou com uma dúvida será que esse rémedio ajuda na alergia mais pode prejudicar minha saúde.

    ResponderExcluir
  18. O uso do spray nasal contendo corticóide é seguro, pois contém a medicação em doses mínimas (microgramas)de forma que atue diretamente na mucosa nasal com mínimos efeitos colaterais. Mas este medicamento é para uso contínuo e não apenas nas crises. Aproveito para lembrar que o tratamento não engloba apenas remédios: é essencial tratar sua alergia através da imunoterapia (vacina) e combater os ácaros em seu dormitório. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com)e enviaremos a cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Oi sou Patrícia nunca senti nada disso ate esta semana que comecei a espirrar toda hora o nariz escorre coça e arde ao mesmo tempo e estou com a garganta cossando um pouco...então pode ser sinal de Rinite? Minha mãe tinha e ficava direto asssim.

    ResponderExcluir
  20. Os sintomas que relata sugerem que possa ser um caso de rinite, mas não há como afirmar se é uma rinite de causa alérgica sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  21. Olá, acho que estou sofrendo de rinite, desde ontem não paro de espirrar, uma coceira terrível no nariz, olhos ardendo e garganta doendo!
    Já tenho problemas respiratórios, respiro pela boca, acordo com a boca seca, e tenho voz anasalada! Tenho tido constantes gripes, mas nenhum médico nunca se interessou em investigar o que realmente tenho!!
    Qual é o melhor tratamento?? Tem alguma vitamina ou remédio aconselhável para quem sofre desse problema??

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  22. A rinite provoca sintomas que podem se confundir com gripes constantes, mas trata-se de uma alergia nasal. O tratamento inclui uso de remédios mas também é necessário que 1) coloque em prática medidas de controle dos ácaros da poeira em sua casa, 2) trate a alergia com a imunoterapia e 3) que pesquise quais são e procure controlar os fatores agravantes da doença. Aconselho que procure um alergista. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite, escreva um e-mail para nós: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5/3/12 13:17

    Olá, a mais ou menos 1 mês sinto uma sensação de "bolo na garganta",sinto dor de ouvido, meu nariz arde, tenho um pouco de secreção(transparente)e a região da minha faringe arde mto tambem.Fui ao otorrino e ele disse que é alergia,porém tomo remédios mas não passa estou mto incomodada com essa sensação de aperto na garganta.Vc acha que pode ser algum processo alérgico??
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  24. Não há como afirmar a causa dos seus sintomas através deste aconselhamento na internet. Não só a rinite alérgica, mas outras doenças podem provocar sensação de "bolo na garganta", como por exemplo refluxo gastro esofágico. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  25. Olá boa tarde, eu tenho quase certeza que estou com rinite, há um tempo apareceram 2 caroços pequenos na direita acima do pescoço na minha cabeça, queria saber se isso tem haver com a rinite.

    ResponderExcluir
  26. Não tenho condições para afirmar sem examinar pessoalmente mas seu relato não sugere uma relação direta com sua rinite alérgica. Aconselho que esclareça sua dúvida com seu alergista. Gratos por sua vsita.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Tenho rinite e sinusite. Depois do alergista passar um spray nasal, parei de ter a garganta inflamada. Só que agora a minha garganta vive ressecada e com ardência (principalmente quando acordo), limpo constantemente o quarto evitando poeiras. Devo procurar um otorrino ou voltar ao alergista?

    ResponderExcluir
  28. É provável que você esteja respirando com a boca aberta durante o sono, resultando no ressecamento matutino. Aconselho que retorne ao alergista e peça que o oriente. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Rosely M1/5/12 10:47

    Oi!! Desde que me entendo por gente sofro com esse nariz espirrando,a garganta è muito sensivel, tudo inflama, sempre dolorida, sei que nao tenho o olfato perfeito... enfim, sofro muito com isso. O pior è que meu filho mais novo tambem sofre igualmente a mim e nos dois tivemos crises de asma, eu quando gravida( e eu nunca havia tido asma na vida) dele e ele quando tinha 4 anos.

    ResponderExcluir
  30. Rpsely: a rinite alérgica é considerada uma doença leve para muitas pessoas, mas pode provocar complicações e problemas, afetando paladar, olfato, sono, bem estar. Os sintomas nasais sem controle podem causar ou agravar crises, impedindo a melhora da asma. O tratamento adequado da alergia permite o controle da doença e melhora sua qualidade de vida. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Ola... estou com muita coceira nos olhos, nariz entupido. Meu carro esta com o escapamento furado causando um pouco de fumaca no interior do carro, isso pode ser a causa ?

    Grato

    ResponderExcluir
  32. A rinite alérgica tem causa genética. A fumaça do escapamento tem ação agravante dos sintomas, podendo provocar crises. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e teremos prazer em enviar uma cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. MEU NOME É ANDERSON
    a 8 meses meu nariz entope direto nao consigo respiar e ele escore tambem para respirar eu uso 2 frasco de 30 ml de neosoro ou narix ou sósoro. Só respiro pela boca acordo com a garganta doendo de tao seca . Pode ser rinit. oq devo fazer

    ResponderExcluir
  34. Anderson: pode ser que seja uma rinite, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procureum alergista. Caso queira receber uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, basta escrever para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  35. Bom dia;eu tenho rinite e um otorrino já pediu que eu fizesse cirurgia de desvio de cépto porque fiz um exame e constatou-se também que devido a este desvio, não tenho passagem p/ secreção ficando toda ela na face.Bem, sempre tive o problema rinite e sinusite, porém não fiz a cirurgia e tempos depois fui mexer com salão de beleza, percebi que sempre que ia escovar cabelos, começava a tossir feito louca, depois de progressivas fica de cama, ia para o anti-infla´matório, deixei a profissão, não dava p/ mim, porém; percebi também, que minha coceira na garganta, no nariz, nos ouvidos ficaram pior, agora é constante mesmo não mexendo mais com salão, e ó que só fiquei 5 meses! Vez ou outra até os olhos coçam, o que devo fazer? Vou a otorrino não me passam nada, só quando está inflamada a garganta, fora disso falo do problema e não me é passado tratamento o que faço, pior moro em BRASÍLIA-DF

    ResponderExcluir
  36. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica, mas não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. eu espirro d+ nariz ficar entupido,coçando e com coriza e olhos lacrimejando muito e tem mais todos os dias nas manha quando eu levanto começo a espirra isso pode ser riniti alergica.obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  38. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica, mas é preciso avaliar seu caso pessoalmente para poder confirmar. Aconselho que procure um alergista. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  39. Estou frequentemente com o nariz entupido (como se fosse um gripe que nunca sarasse), tenho ataques de espirros que demoram a parar, e coceira no olhos, que acabam ficando avermelhados. Pode ser uma rinite alergica? usei colirio, nos olhos, porem dentro de alguns dias volta tudo de novo e o nariz continua entupido. o que fazer?

    ResponderExcluir
  40. Professor de Geografia: o seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista. Caso queira, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Eu tenho rinite e sinusite, estou sentindo meu nariz arder na hora de respirar, é um sintoma tbm da rinite ou da sinusite?

    ResponderExcluir
  42. oi meu nome é nete
    tenho alergias a poeira,ar condicionado,tomo histamin, alivia,mas não melhora,o que faço?

    ResponderExcluir
  43. Nete: o seu relato sugere que há necessidade de tratar sua alergia de forma completa. O caminho mais adequado é provurar um alergista para orientar seu tratamento. Nem sempre apenas o uso de remédios é suficiente para tratar a alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. A ardência pode ser sinal de irritação nasal ou de uma complicação da rinite Aconselho que procure seu alergista Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. olá tenho crises de tosse que vem com uma coceira tipo um beliscao forte na garganta e meus olhos começam a chorar e a tosse é algo muito forte que acaba irritando minha garganta e meu nariz só vive congestionado será que é rinite?

    ResponderExcluir
  46. ZZ: pode ser que seja uma rinite, mas para afirmar é essencial examinar você pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Caso queira receber uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, basta escrever para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de saber se tenho rinite,meu nariz fica muito inflamado minha boca fica seca consatantimente fico com febre acho que minha imunidade está baixa,porque me sinto gripada toda semana,antes tinha esses sintomas mais agora piorou e é com mais frequencia, devo procurar um medico.

    ResponderExcluir
  48. O seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista para orientar adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. estou com todos essas caracteristicas ,muita coceira no nariz.me atrapalha em diversos pontos,tenho muitos animais em casa , seis gatos e dois cachorros,mesmo tendo patio convivem grande parte do tempo em casa ,será que tem alguma coisa a ver?

    ResponderExcluir
  50. Paulo: a presença dos animais em sua casa é um fator que contribui para aumento de ácaros na poeira, podendo constituir um fator agravante para sua rinite Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  51. oi meu nome é vanilda.á um ano q sinto meu nariz e garganta coçando,espirro muitas vezes e o nariz escorrendo.passei com uma médica q disse ser sinusite tomei antibióticos mas não tive melhora,e me incomoda dimais me ataca de manhã e a noite!me ajuda!!

    ResponderExcluir
  52. Vanilda: o seu relato sugere que seja portadora de rinite alérgica. A sinusite é uma complicação (consequência) da rinite.É importante tratar a alergia que origina e complica o problema. Aconseloho que procure um alergista para orientá-la. Escreva para nosso e-mail e enviarei para você uma cópia em PDF do livro sobre a rinite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. oiii, gostaria de saber o motivo de depois que tive uma crise de sinusite e fui parar no hospital e tomei alguns remedios,depois disso toda noite qndo vou dormir meu nariz fica intupido e so respiro pela boca, fico muito mal pq resseca demais. Será q é pelo ar condicionado ou to com algum problema?

    ResponderExcluir
  54. olá,tudo bem?o meu problema é porque sofro todos os dias com coceira na garganta e no ouvido,explicando melhor é como se fosse entre os dois,se eu coçar o ouvido nao passa e se eu coçar a garganta tambem nao passa,isso me chateia muito.Sera que isso pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  55. É provável que a sua rinossinusite não tenha sido controlada adequadamente, fazendo com que alguns sintomas ainda persistam. Contudo, é essencial examinar pessoalmente para poder emitir um parecer sobre a causa exata. Aconselho que fale com seu alergista e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  56. A coceira que acomete ouvidos e garganta pode ser causada por alergia. Contudo, não posso afirmar se é o seu caso sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  57. o meu nariz coça muito como se estivesse a andar algo e suspiro muito,

    ResponderExcluir
  58. O sintoma principal da rinite alérgica é a coceira nasal, que pode se acompanhar de coceira em olhos, ouvidos e garganta. Além disso,citam-se: coriza em geral clara e abundante, congestão (obstrução) nasal e espirros repetidos. O tratamento da rinite engloba o uso de medicamentos, mas também as medidas preventivas contra os ácaros e fatores irritantes ambientais. A imunoterapia (vacina para alergia) complementa o tratamento e modula a resposta imunológica, controlando os sintomas não apenas nas crises mas também a longo prazo. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  59. É assim que me sinto toda manhã isso me irrita muito, espirrar, espirrar, espirrar é como se o final do nariz por dentro ficasse ardendo é muito incomodo já diz tratamento de alergia por outros fatores que demonstrava inchaço em algumas partes quando comia algo que não podia agora me vem essa vou começar dando uma geral no meu quarto e vou voltar para o medico:(
    Beijos foi muito bom o post consegui ter uma noção do que eu poderia ter.

    ResponderExcluir
  60. Obrigado por seu depoimento, Tamires. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Escreva para nosso email e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”.

    ResponderExcluir
  61. pessoal do blog da alergia, é normal alguém com otite serosa sentir o nariz entupido, com coriza aquosa? obrigada!

    ResponderExcluir
  62. É comum que a otite média serosa esteja associada com a rinite alérgica. É aconselhável que procure um alergista para tratar sua alergia, controlar a rinite e assim evitar novos episódios de otite no futuro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde. Há uma semana fiz uma progressiva a base de formol, dois dias depois (até hoje) começaram os seguintes sintomas: tosse seca, espirros, nariz ardendo muito e escorrendo, garganta irritada, mal consigo respirar pelo nariz... pode ser uma rinite alérgica? Já tomei remédios mas nada melhora.

    ResponderExcluir
  64. Andiara: os sintomas que relata sugerem que seja uma rinite. Mas, para afirmar se é uma rinite de causa alérgica e se teve relação com o procedimento, só mesmo avaliando pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite,

    busquei no google o seguinte tema:

    Alergia no nariz o que fazer?

    O google me sugeriu este site:

    e foi quando descobri que tinha uma rinite alérgica.

    Sabia que eu tinha uma espécia de alergia, que eu tenho desde criança, porém nunca
    imaginei que fosse uma rinite, aliás, nem nunca havia ouvido falar deste assunto, é triste
    e ao mesmo tempo reconfortante saber o que tenho porque assim posso saber como tratar.

    Além de tudo sou asmático e não sei bem se foi a Rinite que levou á isso já que minha amada mãe
    alega que sofro de asma desde os três anos, mas, fato é que tenho tomos os sintomas descritos no post do blog, babo no travesseiro, ronco muito, meu sono é horrível, meu nariz coça muuuuuito, a fronte da minha cabeça dói, a chieira da asma aumenta, espirros e mais espirros consecutivos, um inferno total, a coriza vem mais no final, ás vezes passo duas semanas assim e depois de uma semana o nariz começa a escorrer. Um sintoma que me chamou á atenção em particular foi a questão do ressecamento da boca, nem fazia ideia disso, de uns meses para cá, uns 6 á 8 meses, tenho a sensação de estar perdendo a voz e uma necessidade muito grande de lubrificar minha boca e agora sei o porque, no site também fala da imunoterapia, o que é? Como faço, qual tipo de especialista procuro? Alergista?

    Aguardo um retorno e desde já agradeço por tantos esclarecimentos, um grande abraço!!!

    Guilherme de Carmo

    ResponderExcluir
  66. Guilherme: fico feliz em saber que pudemos ajudá-lo. É bem comum que a rinite e a asma se associem: são doenças com muitas característricas comuns. Escrevemos um texto sobre este tema (Asma e Rinite - ou: um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais). Acho que esclarecerá muitas das suas dúvidas. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2010/09/asma-e-rinite.html Aconselho que procure um alergista. Para saber mais sobre a vacina para alergia (imunoterapia), leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2011/09/centenario-da-imunoterapia.html
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  67. OLá em 2006 peguei uma gripe muito forte, meu nariz entupiu e o ouvido tb, como sempre acontecia, so que dessa vez a gripe passou e o ouvido continuava entupido, uma sensação de como qdo vc sobe a serra, ele entope e desentope, da uma sensação de que tem uma secreção dentro dele, acontece nos dois ouvidos, mas é pior no ouvido esquerdo. O nariz passou a entupir muito, e uso neosoro constantemente, ja procurei vários otorrinos, tomei alguns antialergicos e antibióticos, q n resolveram, até q o último otorrino me disse ficar tranquila, que assim como o ouvido entupiu, um dia desentupiria, e assim se vão mais de seis anos e eu continuo com os sintomas. Gostaria de um esclarecimento, que tio de médico devo procurar? Outro otorrino, alergista? aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  68. É aconselhável que procure um alergista para fazer o diagnóstico do tipo de rinite que apresenta e para que oriente a forma de abandonar o vício da gota nasal. Neosoro (assim como outros vasoconstritores nasais) provoca vício e o uso repetido da medicação agrava a obstrução nasal. Além disso, pode afetar o paladar, olfato, bem como no futuro pode levar a alteração da pressão arterial. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. eu sofro com isso des de pequeno eu não sinto o cheiro das coisas e meu naris só vive trancado eu só vivo soando o naris!
    alguem pode me ajudar!

    ResponderExcluir
  70. Broly: não há como orientar um tratamento para sua rinite através da internet, sem examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  71. Lendo isso, percebi que os sintomas são coisas pela qual passo desde criança...
    Meu nariz tem sempre um lado que fica entupido, mesmo quando não
    estou em uma crise alérgica, meu tórax tem um lado um pouco maior que o outro e sempre estou com os lábios ressecados, e pouco apetite.
    Grande parte da minha família passa por isso também, inclusive minha mãe.
    Então gostaria de saber o endereço para fazer um exame, pois minha mãe tem alergia a certos medicamentos e tenho medo de ter herdado isso.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  72. Arthur: A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada. Funcionamos de segunda a sexta feira. Basta chegar pela manhã de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  73. Anônimo7/2/13 17:05

    tenho rinite.Faz uns dias que parece que tenho uma coisa presa entre o nariz e a garganta.Pode ser da rinite?

    ResponderExcluir
  74. Anônimo7/2/13 17:23

    tenho rinite.Faz uns dias que parece que tenho uma coisa presa entre o nariz e a garganta.Também sinto uma queimação tipo azia só que logo passa,e as vezes sinto um peso nos pulmões.Pode ser da rinite?

    ResponderExcluir
  75. A rinite pode ocasionar a secreção por trás das narinas, denominada secreção pós nasal e resultar em desconforto. Mas outras situações podem provocar o sintoma, como por exmplo, um refluxo gastro esofpagico, que também provoca azia.Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  76. ola ,eu não sei mais o que faço ,tenho uma tosse que vem e que vai .com coceira na garganta ,ja tomei varios anti alergicos e nada faz bem ,tmb tenho renite alergica .a ja faz uns 5 anos que tenho esta tosse ,tudo cheiro que eu sinto me ataca a tosse ,passo muito mal quase me afogo ,me responda por favor

    ResponderExcluir
  77. A tosse pode ser causada pela rinite sem controle adequado. Isto ocorre porque a rinite pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz, em direção à garganta, provocando a tosse. Convido que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDf do nosso livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  78. ola,tenho muita coceira no nariz e fica escorrendo tipo uma agua ,a minha garganta parece que tem algo arranhando e no fundo do ceu da boca proximo da garganta coça muito ; meus olhos ardem e lagrimejam muito o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  79. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite alérgica. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  80. tenho todos os sintomas já dito acima , mas, tenho um cachorro isso pode piorar ?

    ResponderExcluir
  81. A presença do cachorro em sua casa é um fator que contribui para aumento dos ácaros no ambiente, o que pode agravar sintomas da rinite. Por isso, é recomendado: não deixar que suba em camas ou estofados e banhá-lo semanalmente. Se possível, o cão deve ficar no quintal. Aumente os cuidados de limpeza em sua casa. Gratos por sua visita o nosso blog.

    ResponderExcluir
  82. ola bom dia,sou de Belo Horizonte MG.
    Estou um pouco ansiosa com algumas situaçoes que me vem ocorrendo,mais gostaria de saber se pode ter algo a ver com riniti desde ja agradeço.
    *sinto dores de cabeça deum lado da cabeça geralmente esquerdo
    *meu ouvido sempre com a sensacao de estar escorrendo e coça muito
    *meu nariz todos os dias acordo com ele entupido
    *as vezes acordo com crises de espirros que duram o dia todo,com repetiçoes de 15 em 15 dias
    *e sempre com muco na garganta que de uns dias pra ca parece estar meio irritada mesmo sem eu estar resfriada.
    E esse processo ja vem de alguns anos ouvido e os espirros ja vem de uns 6 anos pra ca.
    por favor me de uma orientaçao.

    ResponderExcluir
  83. Mara: o seu relato sugere que você apresente uma rinite alérgica Aconselho que procure tratamento com especialista. Para localizar um alergista em Belo Horizonte, procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br) no setor: "Localize um especialista". Escreva para nosso e-mail e enviaremos a cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  84. Adorei o blog, muito bom.. irei indicar para varias pessoas e obrigada satisfeitissima com a copetencia de vcs, e tambem pela atencao e irei sim entrar em contato com vcs pelo email,aguarde. E desde ja agradecidissima . Obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Obrigado, Mara. Ficamos felizes em saber qie estamos ajudando as pessoas Suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  86. Anônimo3/3/13 18:17

    Olá desde o mes de dezembro uma das minhas narinas quando abaixo a cebeça pinga uma agua parece lágrimas , não tenho nariz entupido nem sintomas de gripe nem espirros nada a não ser essa agua que sai do meu nariz a 3 meses !!

    ResponderExcluir
  87. O seu quadro não sugere que seja uma rinite alérgica. É importante que procure atendimento médico pois alguns quadros resultantes de alterações estruturais podem ocasionar coriza límpida, unilateral, necessitando tratamento específico. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  88. Anônimo7/3/13 01:13

    olá me chamo cristina sou do RJ,Há 4 anos fui diagnosticada com rinite alérgica,
    pesquisando sobre a doença passei a duvidar se a possuo porque,
    alguns sintomas não tenho como: nariz escorrendo, espirros sucessivos e sensação
    de estar resfriada meus sintomas são outros ex:tenho secreção na garganta 24 horas
    por dia e acabo engolindo sem querer, meu nariz é seco e entupido, com isso sinto muita
    falta de ar que as vezes me dá até sensação de desmaio, sinto também uma pressão na
    cabeça como se tivessem esmagando e fico zonza.Quando a crise é forte e a falta de ar
    e intensa sinto uma pressão no peito horrível. não consigo respirar fundo
    desde criança sempre sofri com esses sintomas, mas com o passar do tempo foi piorando e
    minha qualidade de vida diminuiu muito me ajudem bjs.

    ResponderExcluir
  89. Cristina: nem toda rinite é alérgica.Mas, para definir o tipo de sua rinite, é essencial examinar pessoalmente. Como você mora no Rio, convido que nos procure na Policlínica, no centro da cidade. Estamos ao seu dispor

    ResponderExcluir
  90. Anônimo5/4/13 22:33

    Olá amigos! Estou com um problema. Meus ouvidos estão tapando não totalmente mas parcialmente e minha garganta está arranhando. O que pode ser isso e o que fazer? Por favor me ajudem a ter um ruomo porque a dias que estou assim!

    ResponderExcluir
  91. A alergia nasal pode provocar sintomas em ouvidos e garganta sem foco infeccioso aparente Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  92. Eu tenho crises que apertam a garganta e só alivia com espirro, tenho caso de alergia moderada, rinite cheiros etcc..mas isto está me incomodando, me falaram que pode ser do estômago. Oque acha?

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde! Me chamo Adriana e moro no Rj. Meu nariz sempre entope se sinto algum cheiro forte, como: fumaça, perfume, inseticida, borracha queimada, etc... E acumula muita secreção.Hoje estou com a narina direita entupida, o mesmo lado do nariz e canto do olho inchados e sinto dor, no osso do nariz, como se estivesse latejando. Também tenho sempre enxaqueca. Esses sintomas são de rinite alérgica?

    ResponderExcluir
  94. tenho ardemcia na garganta e coceira no nariz e no ouvido mas nao tenho coriza já faz mais de 2 messe que estou assim por favor me de uma resposta deus os abemçoe

    ResponderExcluir
  95. Roseli: a rinite alérgica pode provocar um processo inflamatório acometendo a região da garganta e causar sintomas. Para afirmar a causa, só mesmo examinando pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  96. Adriana: o seu relato não sugere que os sintomas descritos resultem de uma rinite allérgica. Mas, para afirmar é essencial examinar pessoalmente.
    Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  97. Nem toda rinite é alérgica. Publicamos um texto sobre este tema em 2008 e convidamos que leiam:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2008/09/parece-rinite-alrgica-mas-no.html

    ResponderExcluir
  98. Olá! Há muitos anos não respiro direito, sempre uma narina esta tampada e quando desobstrui a outra tampa, muitas vezes parece que o ar que puxo não é suficiente, isso me atrapalha muito para dormir, as vezes durmo sentada. Tudo coça meu nariz, a garganta e o ouvido. Porém dificilmente eu espirro ou tenho tosse. Sempre tenho sinusites fortes incha meu rosto, coça o rosto meus olhos. Fui ao otorino e ele me passou um spray para usar 40 dias. Há muitos anos meu nariz não desentope, o médico olhou e disse que tenho apenas uma rinite. Mais essa dificuldade de respirar o ar é muito ruim, nunca sara. Se esta muito calor é ruim e se esta muito frio pior, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  99. Ana: rinite parece uma doença simples, mas não é verdade. A rinite pode provocar muitos incômodos, infecções e dificuldade respiratória. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Infelizmente nãoé possível emitir um parecer através da internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  100. Trabalho em uma clinica odontológica e sempre que sinto o cheiro da resina acrilica,ou do medicamento tricresol,que são cheiros fortes,começo a espirrar,coriza,entope demais meu nariz que tenho que usar sorinan para respirar,minha garganta fica vermelha ardendo e arde demais o palato mole e para respirar também,e sinto pontadas nou ouvidos e as vezes chega a inchar o canal do ouvido.ja sofro de sinusite desde criança. provavelmente tenho reniti também?isso acontece frequentemente comigo.

    ResponderExcluir
  101. Priscila: o seu relato de sinusites repetidas sugere que possa ser portadora de uma rinite. O cheiro ativo das substâncias químicas pode agravar seus sintomas e ocasionar a obstrução nasal. O uso da gota nasal não é adequado porque agrava a obstrução e induz ao vício. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento e assim poder trabalhar com saúde. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  102. Ola minha filha adoeceu a uma semana e agora desde ontem o nariz nao para de escorrer uma agua tipo catarro so q e transparente..o dia inteiro e quando vou limpar ela chora muito e tambem respira pela boca..mas o peito nao xia..sera reniti?ela tem apenas 1ano.
    natasha souza

    ResponderExcluir
  103. Eu nunca tive nada disso até cerca de 1 ano atrás em que comecei a espirrar muito em especial pela manhã, meu nariz fica escorrendo o tempo todo, o ouvido por vezes entope e dá estalinho...isso está me tirando qualidade de vida porque já tenho sinusite e dores de cabeça muito fortes, inclusive com dor na região dos olhos e nariz. Não sei se o fato de ter um gato causa isso mas eu só comecei com essas crises há 1 ano atrás e tenho tido gatos durante toda a minha vida... Minha mãe fala que quando eu era criança tinha muita crise de tosse seca durante a noite que chegava quase ao vômito mas nunca nenhum médico conseguiu apurar a causa da alérgia. Tive crise de tosse noturna até aos 12 anos até que depois passou sem fazer nada e até ano passado nunca tinha voltado a ter crise alérgica. É possível que minha sinusite tenha evoluido para rinite alérgica? Obrigada

    ResponderExcluir
  104. Natasha:não é possível fazer o diagnóstico e afirmar se sua filha está com rinite pela internet, sem examiná-la. Aconselho que entre em contato com o pediatra que trata dela. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  105. Anônimo4/5/13 20:32

    ola boa noite!Moro em Palmas-TO e estou passando por quase todos esses sintomas, mas o que mais esta me encomodando éa coceira nos meus olhos seguidos de inchaço e tambem o meu nariz esta entupido!stou com dificuldade para conseguir uma consulta! e estou muito aflita com esses sintomas o que eu faço? posso ir a uma farmacia de minha confiança e tentar comprar algum remedio!
    Maricelia

    ResponderExcluir
  106. Maricélia: é possível que seja uma rinite alérgica. Mas, confirmar o diagnóstico e indicar tratamento, é essencial examiná-la pessoalmente. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina: é proibido prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  107. Anônimo7/5/13 12:15

    Boa tarde! Encontrei o blog ao pesquisar mais sobre o que venho sentindo ultimamente, e gostaria de perguntar: eu tenho rinite alérgica (e às vezes, crises de sinusite, não é tão incomum) e moro numa casa que pega poeira com muita facilidade. Meu pai tem mania por limpeza e se mudou pra cá faz uma semana, e trouxe o gato dele, sendo que eu já vivia com dois, agora tendo três em casa. Ele vive limpando a casa porque diz que me faz mal ficar em ambiente que esteja acumulando poeira, mas acho que toda essa poeira que ele levanta ao faxinar a casa é que está me deixando em crise. Ele também acendeu duas velas de sete dias no meu quarto, e não sei se pode ser o cheiro das velas que está me deixando mal, já que tenho aversão a cheiros fortes, perfumes, incensos e essas coisas, me fazem espirrar e lacrimejar sem parar.
    Agora, o que pode possivelmente estar causando minhas crises? As velas, os gatos, ou meu pai faxinando o tempo todo? Não consigo dormir bem desde que ele se mudou, acordo várias vezes à noite com o nariz escorrendo e isso interrompe meu sono, acordo super cansada e estou com medo de isso começar a interferir no rendimento do meu trabalho. Desde já agradeço a atenção!
    Izabella

    ResponderExcluir
  108. Anônimo8/5/13 11:53

    oi meu nome e jeferson. acabei de descobri que tenho esse poblema deis de pequeno fiquei com meus dentes podres quando fui cresendo fiquei dentusco dai veio essa gripe que nunca acaba só durmo de boca aberta ronco meu nariz coça meus olhos coça eu respirro frequente mente.eu to com 21 anos descobri agora atravez desse blog queria saber ser isso prejudicou minha saude e como??. o que tenho de fazer? muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  109. Jeferson: o seu relato sugere que seja um portador da rinite alérgica Aconselho que procure um alergista Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite, escreva para nosso e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. Izabella: a rinite é uma doença de causa genética mas que sofre a ação dos fatores ambientais. Infelizmente, as condições de sua casa não são adequadas, pois a fumaça e odor ativo desprendido da vela são um fator irritante do aparelho respiratório Além disso, a presença de 3 gatos certamente contribui para aumentar a quantidade de ácaros em sua casa. A limpeza diária é necessária mas deve ser feita de forma adequada, com pano umido, sem vassouras ou espanadores, evitando produtos de odor ativo. Sugiro que peça ao seu alergista que a oriente. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite,escreva para nosso e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  111. Joana: o seu relato sugere que você seja portadora de rinite alérgica desde a infância, com períodos de piora alternados com períodos de acalmia. A sinusite é a complicação mais frequente da rinite alérgica. Converse com seu alergista, exponha sua dúvida pois como ele conhece seus dados clínicos, é a pessoa mais apropriada para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  112. Olá meu nome é Fabiana. Adorei o site. Eu e meu filho de nove anos sofremos muito com a rinite. A pediatra dele passou flixotide para ele por dois meses. O medicamento PLURAIR é a mesma coisa do Flixotide? Ele atua só na parte de asma ou no tratamento da rinite como um todo, atacando os sintomas de coriza e coceira?

    ResponderExcluir
  113. Fabiana: embora ambos contenham a mesma substância (fluticasona) são remédios bem diferentes, formulados em formato diferente. Flixotide é uma medicação inalada via oral para tratamento de controle da asma. Plurair é um spray para uso nasal no tratamento de controle da rinite. Agradecemnos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  114. Eu tenho Rinite , mas estava tudo bem
    ate que hoje estou com muita coriza e muito forte , os espirros estao muito fortes , uma moleza no corpo
    teria alguma coisa a ver? ou seria uma virose?

    ResponderExcluir
  115. Deblyssa: não há como firmar a causa dos seus sintomas pela internet. É essencial examinar pessoalmente Tanto a rinite como as viroses respiratórias podem provocar sintomas muito parecidos. Aconselho que procure atendimento médico Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  116. Ola Bom dia eu estou espirando muito minha gargata e ouvido coça demais e o meu olho esquerdo vive lagramejando e estou muito imtupida respiro pela boca o tempo todo e não consigo dormi a noite .

    ResponderExcluir
  117. O seu relato sugere que você tenha uma rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. Oi,meu nome é anna, tudo bem? Espero que sim,pois comigo não anda,então eu tenho dito espirros,cosseira nos olhos,mas sem lagrimejar,somente as vezes,fico assim por dias e até meses,não sei se é somente uma gripe normal ou até mesmo um resfriado, até pelo fato de que isso se estende,queria que você me ajuda-se a esclarecer isso se fosse possível,oque você acha? Pode ser uma alergia realmente? Meu nariz fica coçando e escorrendo,mas nem sempre escorre e meus olhos coçam,será que tem alguma coisa haver com o fato de que eu tomo líquidos gelados? ou mesmo a temperatura??? . Ah,eu não sinto dor de cabeça,por favor me ajude! Beijos e agradeço dez de já.

    ResponderExcluir
  119. Anna: o seu relato sugere que você possa estar apresentando uma rinite, mas é preciso examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  120. Olá , eu até possuo rinite alérgica porém a causa geralmente é poeira e logo sinto dores de cabeça. Diariamente mesmo eu não estando com a rinite atacada, eu sinto meu nariz meio entupido, e isso desde criança, as vezes minha voz sai até fonha sem ao menos eu estar gripada, quando eu canto sinto até dificuldades em determinados tons parece que meu nariz fecha completamente o que pode ser ? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  121. Pamela: o seu relato sugere que sua rinite não está bem controlada, ou seja, a inflamação da mucosa nasal permanece mesmo quando se sente melhor. Aconselho que retorne para consulta com seu alergista e peça que a oriente. Caso queira receber nosso livro, escreva para nosso e-mail Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  122. Olá, o blog é muito bom! Estou um pouco preocupada porque meu nariz e o olho do lado esquerdo está ardendo muito, também estou com nariz entupido e espirrando bastante mas sem secreção com cor, meu olho esquerdo inchado e lacrimejando, que eu saiba não tenho nenhuma alergia, será que pode ser rinite? Fonseca

    ResponderExcluir
  123. Olá,

    há alguns dias tenho acordado com a boca seca, nariz entupido e fortes dores de cabeça... sinal de rinite?

    Grato

    André

    ResponderExcluir
  124. André: pode ser que seja uma rinite. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. Vale lembrar que nem toda rinite é causada por alergia. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  125. Fonseca: pode ser que seja uma rinite, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet.Aconselho que procure um alergista para orientá-lo de forma adequada. Vale ressaltar que nem toda rinite é causada por alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  126. Meu nariz começa a escorre so quando estou comendo ou seja refeições mais demoradas ai fica escorrendo e entope depois de uma hora volta ao normal mais o q me encomoda e a parte em q nao posso demora pra comer ou tenho q comer pouco ou nem consigo termina minhas refeições e me deixa constragido na frente das outras pessoas sera q vcs podem me dizer q tipo de alergia pode ser ou q tipo de remedio posso tomar pra amenizar essa corize.
    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇAO

    ResponderExcluir
  127. Existe um tipo de rinite chamada de "rinite gustativa", com sintomas relacionados com determinados tipos de refeições. Aconselho que procure um alergista para analisar seus dados clínicos, fazer o diagnóstico e indicar tratamento específico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  128. Ola... Quando esta frio, ventando, vou varrer algum lugar com muita poeira minha cabeça começa a doer.. meu nariz começa a querer escorrer, no meio dos meus olho doem muito tbm. O único sintoma que não sinto é a tosse.
    Sera que poderia ser rinite ou não?
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  129. Líndice: é possível, mas para fazer o diagnóstico de uma rinite alérgica, é essencial examiná-la pessoalmente Aconselho que procure um alergista.Se você mora no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. Olá, Boa noite, ja faz alguns anos que tenho esses sintomas, nariz sempre trancado, falta d ar a noite, coceira nos olhos garganta e ouvidos muita tosse e ja não sinto mais o gosto e o cheiro das coisas como eu sentia antes tbm sinto cheiro ruim no nariz e olhos... Estou muito preocupada pois a medida q o tmpo passa esses sintomas pioram. Voces tem alguma instrução para mim?! Obgd

    ResponderExcluir
  131. Jéssica: o seu relato sugere que você possa ser portadora de uma rinite alérgica. Contudo, é essencial examinar pessoalmente para poder confirmar o diagnóstico e indicar tratamento. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Convido que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDf do nosso livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  132. luana ramos4/8/13 21:29

    olá, tenho alergia a poeira, mofo, e pelos de animais, apois o contato, quando estou varrendo a casa e limpando os moveis, fico espirrando sem parar e o naris começa a escorrer, e só para quando eu termino de arrumar a casa. sera que posso ter rinite? como saber se uma pessoa tem rinite? obg!!!!

    ResponderExcluir
  133. Luana: é possível que possa ser uma rinite alérgica. Mas, para afirmar, é essencial que você seja examinada pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  134. Olá, meu nariz parou de coçar, não sinto mais nada dos sintomas citados. Mais apenas meu nariz continua entupido só de um lado e o outro continua livre, uso NEOSORO mais depois do efeito ele entope de novo. Mais não sinto nada, e nem coriza. O que deve ser? Isso tem haver com a baixa umidade do ar?

    ResponderExcluir
  135. Murilo: o seu relato não sugere que seja uma rinite alérgica, mas sim uma rinite medicamentosa, ou seja, agravada pelo uso do neosoro. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  136. Boa noite, tenho todos os sintomas de uma rinite, meu nariz arde muito quando espirro, gostaria de saber: isso também é um sintoma de rinite? Obrigada!

    ResponderExcluir
  137. A ardência nasal pode indicar uma complicação da rinite. É aconselhável que entre em contato com seu alergista e peça uma orientação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  138. Boa Noite...
    Tenho 27 anos e desde sempre meu nariz fica quase que o tempo todo entupido quando não é o lado esquerdo é o direito,e quando estou gripado é horrível porque tenho muita dificuldade de dormir respirando só pela boca, estava usando muito os descongestionates nasais de farmácia mais me disseram que faziam mal usar por tempo prolongado aí parei de usar.
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
  139. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  140. Bom dia!!

    Tenho rinite alérgica e está me fazendo ficar com falta de ar, é horrível, estou tomando ZINA e Plurair para o nariz, mas não fico boa. Gostaria de saber se devo tomar as vacinas antialérgicas?

    ResponderExcluir
  141. - Olá, estou com o nariz escorrendo direto,o liquido é transparente, parece uma agua normal, meu nariz arde muito, tenho muita vontade de espirrar e o espirro não sai, meus olhos lacrimejam muito, meus lábios ficam resecados e quando acordo sinto um desconforto na garganta. ja senti outras vezes a alguns meses, so que agora o problema persiste a 3 dias. pode ser renite?

    CYNTIA

    ResponderExcluir
  142. A imunoterapia (vacina para alergia) deve ser indicada pelo médico especialista, após confirmar o diagnóstico e a participação da alergia como causa de sua rinite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  143. Cyntia: o seu relato sugere que possa ser um caso de rinite, mas não há como afirmar pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  144. Bom dia, fico em duvida se tenho rinite ou não.
    Näo tenho alguns sintomas caracteristicos como espirros, nariz escorrendo.

    Mas meu nariz vive INCHADO e tapado 24h por dia, ja usei Budecort Aqua por 1 mes e nada.

    Usei Nasonex por 2 meses seguidos todo dia pra ver se uma hora ia fazer efeito, e nada

    Quando coloco Sorine abre, mas só dura no maximo 2 horas.

    ResponderExcluir
  145. Rayan: nem toda rinite é causada por alergia. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2008/09/parece-rinite-alrgica-mas-no.html
    Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida ao seu alergista e peça que o oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  146. Anônimo6/9/13 15:11

    Tenho problema com a minha respiração e com a minha garganta, meu nariz só destranca com neosoro e minha garganta arranha todos os dias, principalmente antes de dormi, meu incomoda muito, para dormi eu fico de boca aberta, e já uso aparelho por causa dos meus dentes, mais minha garganta incomoda demais, todo hora eu tusso ou arranha ela! O que eu poderia fazer para melhorar isso ??? tem tratamento??

    ResponderExcluir
  147. Nem toda rinite é causada por alergia. Os dados que envia no seu relato não deixam claro que sua rinite seja causada por alergia. O uso repetido do Neosoro pode ocasionar vício e a chamada rinite medicamentosa. Publicamos um texto sobre o tema e convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/09/parece-rinite-alrgica-mas-no.html Aconselho que procure um alergista para analisar seus dados clínicos, examiná-la. Fazendo o diagnóstico, será possível indicar um tratamento apropriado para seu caso. A nossa equipe médica está ao dispor na Policlínica Geral RJ Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  148. Olá bom dia. Tenho uma curiosidade sobre meu quadro alérgico. Tenho rinite e faço tratamento homeopático, e no geral funciona muito bem. Porém em certas ocasiões, quando ela resolve atacar, não encontrei pastilha ou spray nasal que amenize minha tosse. Ela começa e eu tenho que ter paciência porque nem falar eu consigo. Existe algum tipo de recomendação que eu pode a seguir para ao menos amenizar as tosse quando elas começam? Obrigado

    ResponderExcluir
  149. Nossa que post legal, muito esclarecedor,
    eu tenho todos os dias o nariz escorrendo, as vezes pouco as vezes muito, a coceira na parte perto da garganta no céu da boca é insuportável, mas coça também os ouvidos, é horrível, só quem tem pra saber o tormento que é, tenho isso a anos.
    Em um ano meu grau de miopia e estigmatismo aumentaram 1 grau, o oftalmo fez até exames por que não se aumenta assim tão rápido, não tenho nada que pudesse causar isso, acredito que lendo seu post encontrei o motivo, respirar de boca aberta.
    Vou tentar me reeducar em relação a isso e também retirar o pó do quarto.
    Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  150. A tosse que acompanha a rinite pode ter causas variadas. Pode ser consequência de secreção pós nasal. Contudo, pode ser um sintoma de hiperreatividade brônquica. Por isso,para orientar é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  151. Patrícia: obrigado pelo depoimento. Desejamos melhoras em seu tratamento. Abraços.

    ResponderExcluir
  152. Boa tarde....estou com o nariz entupido a uma semana nao estou tossindo e nem gripada,e de vez enquado espirro umas cinco vezes sera q rinite??

    ResponderExcluir
  153. O seu relato sugere que possa ser um caso de rinite, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar adequadamente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  154. Olá, tenho andado com as vias respiratórias congestionadas a mais de dois meses, durante a noite a situação é mais critica, sou obrigada a respirar pela boca o que causa secura na garganta. As vezes existe espirros sucessivos, o qual ajudam a expelir uma secreção nasal, semelhante aquela quando estamos gripados, mas de cor castanha. Será isto uma renite alérgica mais avançada?

    ResponderExcluir
  155. Ayandra: o seu relato sugere que seja uma rinite, mas não deixa claro que seja de causa alérgica. Como não é possível afirmar pela internet, o ideal é que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  156. Ola, sou Izabel, venho a dois meses sofrendo com muita tosse a noite e nariz entopido e pela manha sai muita secreção, não sei se pode ser alergia a poeira ou rinite.

    ResponderExcluir
  157. Izabel: os sintomas que descreve podem ser causados por alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e para orientá-la. Caso você more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor,Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  158. Olá, sou Carlos, Vivo com um lado do nariz quase entupido que fica mudando de lado por vontade própria, quando me deito um lado fica totalmente entupido que pode mudar de lado sem nem eu mesmo perceber, no frio fico com congestão nasal e respirando pelo nariz quase que apulso, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  159. oi, desde alguns dias atras meu nariz está sempre escorrendo, minha garganta dói e as vezes espiro. Gostaria de saber se tem algum tratamento que eu possa fazer em casa, ou algum remédio que eu devo usar? obg

    ResponderExcluir
  160. Carlos: o seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas para definir o tipo e os fatores envolvidos, é essencial examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Se você mora no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  161. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  162. Boa Tarde, Eu já faz dias q sinto um bolo na garganta tenho espirrado mto, meu nariz fica entupido o tempo inteiro, mta coceira no nariz, e boca seca. a Garganta fica irritada. Será q é rinite?

    ResponderExcluir
  163. O seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas para confirmar o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Se você mora no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  164. Oi, curso medicina e desde que entrei em contato com as peças que são armazenadas em formol, minha rinite/sinusite piorou. Como proceder?

    ResponderExcluir
  165. OLÁ faiz uns 8 mesês que tenhu nariz trancado e não tenhu apetite e tenhu um cataro claro e raramente da um zumbido no ouvido e quando viro o rosto pro lado da um barulinho na nuca ,e tmb tenhu uma sensaçao de presão na cabeça que fica quase o dia todo assim ) :e meus olhos direito incha um polkinho pode ser rinite ?? to preocupado já ) :

    ResponderExcluir
  166. Marcos: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. O seu relato não sugere que seja uma alergia. É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico e indicar uma conduta de tratamento. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. O formol não causa alergia mas pode provocar forte irritação da mucosa nasal e agravar a rinite alérgica Aconselho que procure um alergista pois quanto melhor sua rinite estiver controlada, menos sofrerá com o formol. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  168. estou gravida de 6 semanas tenho renite alergica posso usar algum spray nasal

    ResponderExcluir
  169. Sim, Luciano. É possível utilizar sprays nasais para tratar a rinite alérgica na gestante, mas este uso deve ser supervisionado pelo seu médico alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  170. Olá... eu já me consultei com médico especializado pois estava tossindo muito há 3 meses, ele falou q eu tinha rinisinusite, que quando a rinite não sai pra fora com espirros, mas volta pro organismo causando a tosse, enfim, tomei antibiotico e melhorei, mas a gente nunca está livre do pó né, e tive q lidar com papéis antigos pra pesquisa, e agora meu nariz não para d coçar, já apliquei diversos remédios dentro do nariz, mas não resolve e é muuuito insuportável, da vontade d arrancar, o que fazer???

    ResponderExcluir
  171. Kelen: o primeiro passo é voltar ao alergista para tratar sua rinite e a alergia. Desta forma, poderá controlar a doença alérgica e evitar crises. Além disso, é recomendado manter cuidados de controle ambiental em sua casa e no trabalho. A imunoterapia (vacina para alergia) pode contribuir para alterar a história natural de sua alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  172. Meu nariz toda noite entope, quando nao e uma narina e a outra, tem horas que acontece ate com as duas, A 6 meses atras eu usava cocaina, mais sera que o problema se agravou logo agora? Espero me ajudar, Jah tomei varios medicamentos, jah fiz inalaçao e nada, jah tem 1 mes que estou assim.

    ResponderExcluir
  173. Quando era pequena tinha muitas crises de bronquite...conforme fui crescendo essas crises cessaram. Só que depois de grande comecei a ter constantemente a sensação de nariz ressecado ou entupido,respiro pela boca,ronco e babo durante a noite,as vezes até engasgo com a saliva,por isso durmo de lado.Fiz um tratamento dentário pois tinha o palato muito pequeno e achava que essa poderia ser a causa de meus problemas.Não possuo desvio de septo nem adenoide.Também fiz anos de natação o que pode ter ajudado na bronquite.Toda vez que o tempo muda,fica seco ou com umidade baixa,fico com a garganta ou nariz ressecados,fico com falta de ar.Essas crises duram mais ou menos uma semana.Também não posso ficar em locais com ar condicionado por muito tempo pois fico com dor de cabeça,,dor na face e nariz entupido.Quando vou ao médico alguns dizem ser rinite e outros sinusite.Não sei em qual diagnóstico confiar. O que me recomenda?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  174. A rinite deve ser tratada de forma adequada. O uso de medidas paliativas não resolve o problema. A cocaína pode provocar sequelas graves e irreversíveis que interferem e agravam a rinite, Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  175. Maria Luiza: a associação da asma (ou bronquite) com a rinite alérgica é frequente. Em alguns casos, a asma fica com os sintomas contrilados mas a rinite persiste. A sinusite é a complicação mais comum da rinite. Por isso, modernamente se prefere a denominação "rinossinusite alérgica" O tratamento pode controlar a doença, evitando a sinusite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  176. Oi , já suspeitava que era rinite alérgica..
    tem alguns anos que sofro desses sintomas e me identifiquei com as complicações da doença realmente minha voz ficou anasalada, dores de cabeça, ouvido, garganta inflamada são frequentes devido fazer respiração bocal.
    Meu erro foi por alguns meses ter usados soros ao qual no meu ponto de vista só me fez piorar, espero que consiga fazer o tratamento e me livre dessa rinite irritante, rs

    ResponderExcluir
  177. Josiely: convido que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Ficamos gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  178. Ola meu nome e valdirene e todos os dias ao acordar minha filha de 16 anos espirra muito mais ou menos umas 7 vezes e para. .. o nariz nao escorre nem nada só espirra pode ser rinite alergica? Ps não e so de manhã e a qualquer hora que ela acorda... se for um cochilo no meio da tarde também. ... aguardo ansiosamente sua resposta. ... obrigada

    ResponderExcluir
  179. Val: pode ser que sua filha tenha uma rinite alérgica, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalomente Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos Gratos por sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  180. Olá, me chamo Brenda e tenho 14 anos. Sempre fui muito alérgica, evito ficar no ar condicionado, usar ventilador. Uma médica que recomendou minha mãe a trocar meus lençois de 2 em 2 dias. Eu tenho alergia ao cloro da piscina, quando tomo banho no chuveiro meu corpo coça, e não posso ir a praia porque me coço ao entrar na água.
    Faço uso do remédio Budecort. Sempre estou com meu nariz coçando e já viciei em sprays nasais. Se eu usá-lo demais, pode prejudicar minha saúde?

    ResponderExcluir
  181. Brenda: todo remédio deve ser feito conforme a orientação médica. Até mesmo a água, que é benéfica para o ser humano, se for em excesso pode afogar. Aconselho que converse com seu alergista, explique suas dúvidas para que seja orientada de forma apropriada. Convido que escreva para nosso e-mail e enviarei para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  182. Oi, tenho crises de espirros, muitos mesmo, meu nariz até fica inchado, e meus olhos coçam tanto, que chego a machuca-los, tenho falta de ar, e dor nas costas, isso é muito constate. Pode ser renite?

    ResponderExcluir
  183. Anônimo7/1/14 19:44

    Olá...meu nome é Amanda, sofro de rinite alergica desde muito nova, antes as minhas crises duravam em torno de uma semana e eu não tolerava cheiro de nada diferente, nem o sabonete e o amaciante de roupas podia ser mudado. De dois anos pra ca as coisas pioraram muito, tenho crise alergica 24 hs por dia, mal posso usar maquiagem por estar sempre com os olhos irritados mas o que me encomoda mais é a coriza...meu nariz não para de escorrer por nada...fico triste e morrendo de vergonha...uso neosoro vaaaarias vezes ao dia...ja não sei mais o que fazer....SOCOOOORRO!!!

    ResponderExcluir
  184. Ola, me chamo Larissa tenho 16 ano e desde pequena que era alergica tinha crises de espirro e sangrei pelo nariz uma vez , a agora acho q esta muito mais grave sangra peli nariz um dia atras do outro nn estou gripada mais meu nariz esta entopido quando o esquerdo esta sangra peloblado direito ai para de sangra e entope o lado que estava sangrando e comeca a sangra o outro depois para e comeca a escorrer um liquido transparente e guspo sangue tbm tenho crise de espiros muito tbm as vezes espirro sangue.

    ResponderExcluir
  185. Sim, Ariane. Pode ser que seja uma rinite. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  186. Amanda e Larissa: a rinite é uma doença que parece simples, mas na verdade pode trazer muitos problemas. Os 2 relatos sugerem que existe algum tipo de complicação ou de doença associada que está impedindo a melhora da rinite. Infelizmente não é possível orientar pela internet. Recomendo que vocês procurem um alergista para um tratamento adequado. Convido que escrevam para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos para vocês uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos o contato com o nosso blog.

    ResponderExcluir
  187. Oi meu nome é Wellison , tenho 18 anos .Meu irmão(Diogo,10 anos) tem um problema parecido com isso , praticamente todos os meses isso acontece , ele começa a espirrar muito num dia e logo no outro dia , ao acordar, seus olhos incham de uma forma assustadora , suas pálpebras ficam enormes e avermelhadas , minha mãe já foi ao médico lhe consultar e eles disseram que poderia ser renite , mas até agora não sabemos o que causa tal doença .Atualmente ela está tomando HISTAMIXE dosagens de corticóide e por tal fato , está engordando muito com apenas 10 anos de idade . Queria saber se você pode nos ajudar a reconhecer a verdadeira CAUSA desta doença ! me dê informações,por favor.Desde já , muito obrigado !

    ResponderExcluir
  188. Wellison: a rinite alérgica é uma doença de causa genética (hereditária) e sofre ação de fatores ambientais. Os casos de rinite aumentaram muito nos últimos anos, no Brasil e no mundo, em função de vários fatores, tais como: poluição; modificação das residências, alimentação, estilo de vida, entre outros. Aconselho que procure um alergista. O tratamento da rinite deve ser feito mesmo quando a pessoa está bem, para evitar crises. Não se deve tratar apenas nas crises. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  189. Boa noite,
    Não sei se é Rinite, alergia ou gripe, mas acontece que já tem quase 3 meses que estou em uma situação parecida. Começou depois de pegar uma chuva muito forte por 3 dias seguidos (sempre no fim da tarde) no mês de novembro/2013, logo passado alguns dias comecei a desenvolver os sintomas: espirrar e a tossir frequentemente, nariz congestionado, garganta irritada, olhos lacrimejando e ouvidos "fechando"(como se colocasse as mãos nos ouvidos tapando-os). Até ai, pensei comigo, legal depois da chuva já levei de brinde uma boa gripe para dezembro. O problema é que sempre que fico gripada em 1 semana é o suficiente para me curar sem tomar nenhum remédio, mas no entanto fui seguir o conselho da minha mãe e comecei a tomar um remédio para gripe vendido em qualquer farmácia, tomei esse tal remédio por duas semanas e nada dessa gripe ir embora, os sintomas já estavam me irritando então decidi parar de tomar esse "bem feitor " e depois de uma semana a gripe foi embora junto com aqueles sintomas que mencionei anteriormente, só que desde que essa gripe se foi notei que sempre antes dormir e depois de me levantar começo a espirrar umas 6 ou 7X seguidas, o nariz fica escorrendo as vezes parede que há algo, os olhos lacrimejam direto e na garganta parece que há catarro, só que isso só acontece antes de ir dormir e depois de me levantar. Tenho sono normal sem acordar a noite e durante o dia e a tarde não tenho nada sem espirros sem irritações ou desconforto. Tentei me consultar mas o posto de saúde só fica remarcando a consulta.

    PS: Nunca usei fone de ouvido, mas reparei nesse período que meus ouvidos começaram a "reduzir sua função" quando escuto muito barulho ou me esforçar em algum exercício físico.

    ResponderExcluir
  190. Cris: a rinite alérgica se manifesta com sintomas que podem se assemelhar a resfriados ou gripes, mas tem origem genética (hereditária). Por outro lado, nem toda rinite tem causa alérgica (imunológica) Sendo assim, é essencial examinar para tentar definir a causa e o diagnóstico dos sintomas que relata. Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico ou indicar tratamento pela internet. Aconselho que procure atendimento médico Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  191. Boa tarde doutor! tenho corrimento posterior, meu nariz vive seco e entupido, sinto muita falta de ar,pois não consigo respirar pela boca, em crise paro até no pronto socorro.Tenho rinite alérgica descobrir há 5 anos, mais esses sintomas são desde a infância, infelizmente minha mãe era fumante e fumou na gestação inteira só parou quando apresentei muitas crises.Eu não sei o que é sentir um ar no pulmão vivo congestionada e tenho secreção 24 hs por dia. Tenho medo de ter adquirido uma asma, mais aí penso asma dá tosse e chiado no peito e eu não tenho, enfim, essa secreção posterior é normal numa rinite alérgica? qual é a eficácia do tratamento para uma pessoa que sofre há anos 20 anos precisamente? GRATA

    ResponderExcluir
  192. Boa noite. A alguns anos venho com problema de nariz entupido. E alguns meses pra ca começou a me dar coceira no nariz, pigarro e garganta seca. E tenho refluxo gastrico. E nao tem como me afastar da poeira porque trabalho na fazenda..
    Oque poderia ser feito? Obrigado!

    ResponderExcluir
  193. Marcos: a poeira que causa a rinite é a poeira domiciliar, onde habitam os ácaros. Por isso, a poeira das etradas e da fazenda não são empecilho ao tratamento. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Convido que escreva para nosso email blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos o contato com o nosso blog.

    ResponderExcluir
  194. Tenho sinusite crônica. Faz 1 mês q estou com mta coceira no nariz olhos garganta e ouvidos. O palato mole fica irritado vermelho e coça bastante. E com a sinusite fico com mta dor no olho e sensação de gripada. Esses sintomas seriam rinite??

    ResponderExcluir
  195. Isabela: a rinite se acompanha de sintomas característicos como: espirros, coriza, congestão nasal, coceira Contudo, não é raro que a secreção predomine por trás das narinas (secreção pós nasal) A rinite parece uma doença somples mas pode provocar muitas complicações como por exemplo, sinusite, amigdalite, tosse crônica, asma, distúrbios do sono, entre outras. O tratamento está indicado em qualquer idade e tem ótimos resultados para controle da doença. Nos casos de rinite alérgica a imunoterapia (vacina para alergia) pode obter controle da doença e melhora da qualidade de vida do paciente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  196. boa noite meu filho sofre muito com seguido e entra em crise de rinite tenho uma duvida qual spray resolve mais budesonida,nasonex ou avamys para crises de rinite obirgado pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  197. Roselaine: a rinite alérgica é uma doença crônica em que atuam fatores genéticos e ambientais. O tratamento inclui o uso dos remédios para alívio - nas crises e para controle - para uso diário a longo prazo (como por exemplo os sprays nasais). Mas, tratar não é só tomar remédios. É importante: 1) controle ambiental, isto é, evitar a exposição aos alérgenos e irritantes ambientais e 2) imunoterapia específica (quando indicada). A resposta ao tratamento não é imediata, pois trata-se de um processo inflamatório. Felizmente, existem várias opções de remédios e alguns são citados em seu relato. Contudo, não há um medicamento "melhor" do que outro. A escolha depende de fatores variados, como por exemplo: tipo dos sintomas do paciente, gravidade do quadro e doenças associadas. Além disso, deve ser individualizada, considerando-se características de cada paciente, tais como adesão e custos financeiros. Por isso, não é possível apontar pela internet qual o medicamento mais adequado para seu filho. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  198. Olá tenho todos os dias logo de manha corisa nasal e coceiras. Isso pode ser sintomas ? Oque devo fazer ? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  199. Michele:o seu relato sugere que possam ser sintomas de rinite, mas não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno