Pular para o conteúdo principal

Dermatite Atópica - Dia Nacional de Concientização - 23 setembro

O que é? 
Dermatite atópica é uma doença que se manifesta com lesões na pele, que coçam e incomodam bastante. É acompanhada de um processo inflamatório na pele, que evolui por um longo período. Manifesta-se com lesões na pele (eczema) e coceira intensa e incômoda. Trata-se de uma doença de cunho hereditário, que faz com que a pessoa nasça com uma pele mais sensível, muito ressecada, que coça bastante, sendo suscetível a infecções. As lesões são recorrentes, variando de formas leves até casos graves, com lesões extensas e disseminadas. Pode evoluir com períodos alternados de piora e melhora.

Características Clínicas 
É mais comum na infância. Inicia-se após os 3 meses de idade. No bebê: lesões predominam na face (bochechas), pescoço, couro cabeludo e ocasionalmente no resto do corpo. Nas crianças maiores, adolescentes e adultos: dobras de braços e pernas são as localizações mais comuns. A “pele atópica” tem menor produção de gorduras naturais. Por isso, é mais seca, áspera e coça com facilidade, sendo mais suscetível à infecção por bactérias e fungos Apesar do aspecto, não é uma doença contagiosa. Associa-se com frequência com rinite e asma, conhecidas como “doenças atópicas”. Causas envolvidas A doença é genética (hereditária), ou seja, a pessoa nasce com uma pele mais sensível. Mas, sofre a ação de fatores do meio ambiente, como: alimentos, aeroalérgenos – ácaros, fatores irritantes inespecíficos (perfumes, suor, calor). Aspectos emocionais podem agravar a DA. 

Tratamento da DA 
O tratamento da DA não se baseia apenas no alívio dos sintomas, mas engloba também a melhora e controle permanente das condições da pele para evitar as crises. As medicações variam em cada pessoa, seja criança ou adulto, de acordo com o tipo e intensidade das lesões na pele. 

É necessário melhorar a hidratação da pele, evitar ou reduzir o contato com as substâncias que provocam ou agravam a doença e controlar a coceira. Como medidas práticas, recomenda-se evitar o banho quente e o excesso de banhos. Usar hidratante e sabonete orientados pelo médico. 

A imunoterapia com aeroalérgenos ou vacina de alergia está indicada, a critério do alergista. Além disso, é essencial tratar as doenças associadas. 

Dicas Finais 
- Manter a medicação contínua mesmo que esteja bem. 
- Não tomar remédios por conta própria e não passar produtos na pele, sem orientação médica. 
- Usar roupas leves. Evitar roupas apertadas e de cor escura no verão. Preferir tecidos de algodão e malhas. Evitar tecidos sintéticos, lycra ou jeans. 
- Banhos de sol devem ser, de preferência, nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer. Ao sair da piscina ou praia, tirar a roupa molhada e tomar um banho rápido. Usar protetor solar sempre que se expuser ao sol.




Comentários

  1. Meu filho de 3 anos tem dermatite atopica. Qdo tem crises de coceira, dou hixizine pra aliviar. Outro dia teve impetigo e por conta da pele sensivel ficou horrivel.

    ResponderExcluir
  2. Carla Boa noite. A dermatite atópica se caracteriza por uma pele sensível e mais sujeita a infecções, como é o caso do seu filho, que apresentou uma forma mais intensa do impetigo. Estamos em fase de finalização e lançaremos em breve um livro respondendo dúvidas sobre este tema. Convido que acompanhe e assine nosso blog pois assim que possível distribuiremos gratuitamente. Convido que visite o site da AADA (www.aada.org.br) onde poderá obter muitas informações sobre a dermatite. Estamos também ao seu dispor no e-mail: blogdalergia@gmail.com Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Quais cremes são mais eficazes como hidratantes para tratar dermatite atópica, alguém poderia informar ,quais vocês tem usados e enfim, Agradeço quem se dispor a responder..!! Obgd

    ResponderExcluir
  4. O tratamento da dermatite atópica se baseia no uso de cuidados e produtos hidratantes, uma vez que a pele atópica é sensível e ressecada. A aceitação de cada produto não é igual para todas as pessoas e por isso, a indicação de nomes e marcas só pode ser feita após análise criteriosa e pessoalmente. Mas, de uma maneira geral recomenda-se uso de hidratantes ricos em lipídios e sem fragrância. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno